Sei sulla pagina 1di 7

PROFo: MORAIS 2a SRIE ENSINO MDIO

TEMTICA:

BIMESTRE: PRIMEIRO

1 TODOS NECESSITAM DE AMOR


Somos diferentes de todos os seres existentes! Essa a concluso a que chega o ser humano atravs da sua tomada de conhecimento acerca de si mesmo como um ser capaz (dotado) de conscincia e liberdade. Por ser diferente o ser humano percebe-se como um solitrio face suas (in)possibilidades. (...) Essa conscincia de si mesmo como entidade separada, a conscincia de seu curto perodo de vida, do fato de haver nascido sem ser por vontade prpria e de ter de morrer contra sua vontade, de ter de morrer antes daqueles que ama, ou estes antes dele, a conscincia de sua solido e separao, de sua impotncia ante as foras da natureza e da sociedade (...). (FROMM, Erich. A arte de amar. Belo
Horizonte: Itatiaia, 1976, p.28)

A soluo para tal sentimento [solido, angstia] relacionar-se com os demais seres humanos (homens e mulheres) e com a natureza ao seu redor. Dessa necessidade de unio nasce o amor. O amor torna-se o meio buscado e desenvolvido pelo ser humano para vencer o isolamento e escapar da loucura. Sem amor o ser humano torna-se insensvel, incapaz de encantar-se (admirar-se) com a vida e de envolver-se com os outros. Sem amor no h encontro (relacionamento), persiste o individualismo e a incapacidade de aproximao, de vinculao. O que o Amor? Na mitologia grega o amor, Eros, um desejo (nsia) de qualquer coisa que no se tem e que se deseja ter. Filho de Pros (engenhosidade, artifcio) e de Pnia (pobreza), Eros herdou de seus pais a inquietude de procurar sair da situao de pobreza (penria) e a engenhosidade para alcanar aquilo que deseja. Segundo Scrates, no dilogo platnico O Banquete, o amor o desejo (necessidade) em primeiro lugar, de alguma coisa, em segundo lugar, somente de coisas que lhe estejam faltando. O amor capaz de desabrochar e de viver, morrer e ressuscitar em um mesmo dia. D e derrama e nunca est rico ou pobre. Amar estar sempre a caminho. Amor um buscar incessante. O amor significa a procura do outro que nos completa. Eros leva o indivduo a sair de si para que na relao com os outros possa realizar o encontro (relacionamento) e, assim, realizar-se como ser. Amar preservar a identidade e a diferena do outro, sem perder a sua prpria. estar comprometido com a realizao do outro, querer sempre seu bem. O amor uma fora de aproximao, unio, envolvimento e responsabilidade. Essa fora dinamiza a vivncia entre as pessoas, derruba fronteiras, estabelece contatos. A capacidade de amar pode expandir-se e atingir um envolvimento e um compromisso universal com todos os seres vivos. Exemplo disso so os movimentos ecolgicos, movimentos de ajuda e solidariedade entre povos e naes etc. Formas de Amor O amor uma vivncia que se manifesta de vrias maneiras: amor materno, amor paterno, amor pela ptria, amor a si mesmo, amor ertico, amor a Deus, amizade, amor pela natureza etc. AMOR ERTICO a forma de amor mais lembrada, pois essa forma de amar envolve o desejo, a busca de unio e desenvolvimento a dois.
FILOSOFIA DIRIA - Blog: PROFEMORAIS.BLOGSTPOT.COM e-mail: PROFEMORAIS@GMAIL.COM

Do ponto de vista biolgico, o amor ertico consiste na relao sexual e na procriao. Ah, erotismo a transformao da energia sexual, biolgica, em energia psquica, o que amplia consideravelmente a sexualidade. O ser humano ao mesmo tempo corpo e psiquismo (faculdades mentais). As solicitaes do corpo expressam-se tambm de maneira psquica atravs das artes, cincias, no trabalho, na poltica e no envolvimento prazeroso com as pessoas e com o mundo. O amor ertico se destaca porque pressupe o retorno (devoluo) do sentimento vivido: um dar e receber que se manifesta no prazer da convivncia com o outro tanto no plano fsico quanto no psicolgico. Essa forma de amor quer exclusividade, porque os amantes pretendem ser nicos um para o outro, e querem reciprocidade, pois buscam alimentar um no outro o amor que sentem. AMIZADE uma forma mais abrangente de amor. Os amigos partilham a vida com suas angstias e alegrias, que assinalam (marcam) a condio humana. A empatia a forma de comunicao que mais caracteriza a amizade. Na amizade a compreenso maior que as exigncias, as cobranas e as crticas, por isso, colocarem-se no lugar do outro minimiza os conflitos, os impulsos agressivos e apara arestas. A amizade um sentimento que deveria chegar ao ntimo (penetrar) todas as relaes e estender-se humanidade, porque os amigos se aceitam em suas limitaes. O amor presente na amizade possibilita a solidariedade e a compaixo. A principal caracterstica da amizade o compromisso com o outro.

ATIVIDADE 1 1) Releia os 4 (quatro) primeiros pargrafos e diga o que justifica a necessidade de o ser humano buscar o amor. 2) Explique a frase: Sem amor o ser humano torna-se insensvel, incapaz de encantar-se com a vida e de envolver-se com os outros. 3) O que faz com que o ser humano perceba-se isolado no mundo e busque no amor a soluo para esse isolamento? 4) Diante do que aqui foi tratado, elabore uma definio para o amor. 5) Explique a diferena entre amor ertico e amizade.

2 A RELAO HOMEM-MULHER
Necessito de ti porque te amo Erich Fromm

Em tudo que compe a natureza percebe-se uma fora de atrao e repulso, isto , uma fora de aproximao e afastamento. Entre as plantas, a fora atrativa se revela nas cores e perfumes das flores, preparando-se para a gerao de frutos e sementes.
FILOSOFIA DIRIA - Blog: PROFEMORAIS.BLOGSTPOT.COM e-mail: PROFEMORAIS@GMAIL.COM

Entre os animais, essa fora se expressa em rituais, danas e disputas que culminam no acasalamento. A funo sexual nos animais instintiva. Nos seres humanos a funo sexual se transforma em erotismo. Atravs do erotismo o ser humano abandona o puro instinto da genitalidade e conquista de vez a sexualidade ertica. Mulher e homem posicionam-se como iguais: parceiros, companheiros que se enriquecem no convvio mtuo. Tornam-se iguais em humanidade e diferentes em relao ao sexo. O relacionamento entre mulher e homem tem de ser um encontro de seres autnomos e independentes. A relao homem-mulher um relacionamento suplementar, onde cada um dos membros busca a partir de si e da parceria com o outro o desenvolvimento mximo de suas potencialidades. (...) Assim, inteiros e juntos, comeariam a viver sensaes inditas, extraordinrias, impossveis de se viver sozinho (...). (FREIRE, Roberto; BRITO,
Fausto. Utopia e paixo. Rio de Janeiro: Rocco, 1988, p.100)

O papel masculino X O papel feminino Apesar de o amor ser uma relao entre iguais, culturalmente tem-se manifestado quase sempre como dependncia e dominao. Ao se assumir como macho, o homem cria a dominao; e a mulher, ao aceitar o machismo, cria a dependncia. A origem de tudo isso est na luta pela sobrevivncia que homem e mulher enfrentaram desde os primeiros tempos. Hoje, mulher e homem defrontam-se (deparam-se) com o desafio de equilibrar os aspectos masculino e feminino de suas personalidades. O equilbrio precrio e no h frmulas prontas capazes de garanti-lo. O machismo, representado pela dominao do homem e a submisso da mulher, impede uma relao autntica. Por outro lado, o conflito dos papis sexuais e sociais, com a insero da mulher no mercado de trabalho e na vida pblica, exercendo as mais variadas funes, gerou um clima de competio com os homens, que passaram a v-las como rivais. Homens e mulheres ficaram extremamente exigentes uns com os outros. Querem dos companheiros novos papis e modos de ser, aos quais ainda no esto adaptados culturalmente. Por exemplo, a mulher espera que o homem seja ao mesmo tempo provedor, amigo, amante; que seja sensvel, terno com ela e com os filhos, bem-sucedido e agressivo na luta pela vida; o homem, por sua vez, espera que a mulher divida com ele as responsabilidades econmicas da famlia, ao mesmo tempo em que sonha com uma parceira disponvel, submissa, amante fogosa (animada, calorosa) e esposa recatada (sensata, decente). A ascenso da mulher como ser autnomo confundiu o homem, provocando insegurana na identidade masculina: estava acostumado ao poder e hegemonia, e de repente solicitado a dividi-los com a mulher. Esta, por sua vez, acostumada submisso, agora obrigada a competir na luta por sua sobrevivncia. ATIVIDADE 2 1) Procure com suas prprias palavras explicar o que o erotismo descrito no texto acima. 2) Segundo o texto, como deve ser o relacionamento entre mulher e homem? 3) Nos dias atuais, em que o mercado de trabalho e a vida social andam to exigentes, qual o principal desafio enfrentado por mulheres e homens? 4) Que problemas a ascenso da mulher ao mercado de trabalho tem trazido para a relao homem-mulher?
FILOSOFIA DIRIA - Blog: PROFEMORAIS.BLOGSTPOT.COM e-mail: PROFEMORAIS@GMAIL.COM

2 O AMOR MANIPULADO SOCIALMENTE


A sociedade neoliberal investe no amor ertico, porque nele encontra excelente meio de atingir seu objetivo: vender.

A sociedade neoliberal permite que a indstria da diverso e a propaganda explorem o amor ertico. O sexo, por seu potencial de seduo, tornou-se um produto de mercado. hoje um instrumento com o qual se tenta manipular o desejo das pessoas. A mdia associa o desejo sexual a objetos neutros, procurando erotiz-los. Por exemplo: a imagem de uma mulher atraente associada a um automvel. Ao assim fazer, mostra o produto como necessrio. Por esse mtodo, as pessoas so induzidas a perder o contato com suas necessidades reais: passam a desejar aquilo que ao mercado interessa vender. A mdia empenha-se em exercer um poder de controle sobre o prprio ato de desejar, contribuindo para o surgimento do ser humano hedonista (que busca o prazer individual), consumidor e acrtico. O amor ertico empobrecido ao ser limitado unicamente ao ato e aos rgos sexuais, como nos mostram todos os dias os mais variados meios de comunicao de massa. A banalizao do ertico O apelo sexual est sempre presente na propaganda, na moda, nos clipes, nos filmes, nos outdoors, nas revistas, nas novelas... A propaganda parece erotizar os objetos que ela divulga, ligando-os a imagens de homens e mulheres belos, ricos e sexualmente sedutores. A mdia cria e estabelece padres para corpos, rostos, roupas, comidas, gostos, utilizando-se de imagens e frases de efeito com apelo sexual. Tudo parece erotizado, mas s aparncia, porque se trata na verdade de uma deserotizao do ertico, uma banalizao do sexo, desvinculando-o dos projetos e da afetividade de cada um. A banalizao do sexo produz um pseudo-erotismo que reduz a sexualidade ampla, ertica, envolvente, ao exerccio sexual restrito, ao sexo ligado somente genitlia e ao corpo. Esse empobrecimento do erotismo rouba do ser humano a capacidade de envolvimento amoroso. As relaes entre as pessoas tornam-se relaes de uso e de troca. Nessa espcie de relao, comum na sociedade neoliberal, o lucro e o benefcio pessoal sobrepem-se entrega, ao compromisso e doao. As relaes tornam-se, portanto, superficiais, impedindo o crescimento e o amadurecimento do indivduo. ATIVIDADE 3 1) De que forma e para que fins a sociedade, atravs da mdia, utiliza o amor ertico no dia a dia? 2) Da maneira que o amor ertico est sendo utilizado e manipulado diariamente, que espcie de ser humano est sendo formado? Faa um comentrio sobre esse problema. 3) Explique a afirmao: O amor ertico empobrecido ao ser limitado unicamente ao ato e aos rgos sexuais (...). 4) Quais as formas utilizadas pela mdia que visam apenas tornar banal o erotismo caracterstico do ser humano? 5) O que acaba por produzir essa banalizao generalizada do amor ertico?

FILOSOFIA DIRIA - Blog: PROFEMORAIS.BLOGSTPOT.COM

e-mail: PROFEMORAIS@GMAIL.COM

3 FATORES QUE IMPOSSIBILITAM DO AMOR


O egosmo O egosmo caracteriza-se como ausncia de auto-estima. Aparentemente, o indivduo egosta ama, sobretudo a si mesmo e autovaloriza-se ao extremo. O indivduo egosta aparenta ter uma boa dose de amor-prprio, mas, na verdade, trata-se de uma pessoa carente que busca retirar dos outros aquilo que lhe falta. Por ser uma personalidade exploradora que quer tudo para si, o egosta no desenvolve a amizade. O egosta incapaz de perceber a presena de outros eus com expectativas e projetos prprios, diferentes dos seus. Na relao a dois transforma o parceiro em objeto. O egosta no sabe conviver de maneira sadia, pois torna os outros apndices (anexos, acrscimos) de seus desejos. O narcisismo O narcisismo caracteriza-se por ser um comportamento patolgico gerado pelo reforo social do individualismo em nvel de um egocentrismo infantil exarcebado (agravado). O mito de Narciso
Em tempos idos, na Grcia, o rio Cefiso engravidou a ninfa Lirope. Meses depois, Lirope, apesar de no desejar a gravidez, deu luz uma criana de beleza extraordinria. Por causa disso, Lirope consultou o adivinho Tirsias sobre o futuro de seu filho, e ele previu (vaticinou) que Narciso viveria, desde que nunca visse sua prpria imagem. Sob essa condio, ele cresceu e tornou-se um moo to belo quanto o fora quando criana. No havia quem no se apaixonasse por ele. Narciso, entretanto, permanecia indiferente. Um dia, porm, estando sedento, Narciso aproximou-se das guas plcidas de um lago e, ao curvar-se para beber, viu sua imagem refletida no espelho das guas. Maravilhado com sua prpria figura, apaixonou-se por si mesmo. Desesperadamente, passou a precisar do objeto de seu amor, viu que no conseguiria mais viver sem aquele ser deslumbrante. Sua vida reduziu-se contemplao daquele jovem to belo: desejava-o, queria possulo. Desvairado (alucinado), inclinando-se cada vez mais ao encontro do ser amado, mergulhou nos braos frios da morte. s margens do lago, nasceu uma entorpecedora flor: o narciso. Ela relembra para sempre o destino trgico daquele que, aparentemente apaixonado por si mesmo, era, na verdade, incapaz de amar.

A psicologia distingue duas formas de narcisismo: o narcisismo primrio e o narcisismo secundrio. No narcisismo primrio, a criana nos primeiros meses de vida no se distingue do mundo exterior. A criana se percebe como unida me: as duas so uma s. Unida com a me, sente-se um ser completo e feliz. Somente aos poucos que vai percebendo que ela uma pessoa e a me, outra. Quando o rompimento do vnculo narcisista primrio rompido de modo brusco, a criana d entrada no narcisismo secundrio. A criana, e mais tarde o adulto, criar um ego idealizado que se confundir com seu prprio eu. Ir imaginar-se poderosa, sem necessidade dos outros, e ficar envaidecida com sua pseudo-perfeio (falsa perfeio). No poder, ento, interessar-se de verdade pelos outros, simplesmente os usar para o enaltecimento (exaltao, engrandecimento) de suas qualidades.
FILOSOFIA DIRIA - Blog: PROFEMORAIS.BLOGSTPOT.COM e-mail: PROFEMORAIS@GMAIL.COM

O amor na sociedade narcsica O narcisismo revela a incapacidade de relao amorosa autntica. O narcisismo s se interessa por quem alimenta a imagem engrandecida e envaidecida que ele faz de si mesmo. A sociedade contempornea, individualista, sem esprito comunitrio e dependente do consumo, desenvolve condies para que o narcisismo aflore (venha tona). As propagandas investem nos indivduos, alisando-lhes o ego e tratando-os como onipotentes e merecedores de ver todos os seus desejos satisfeitos. A pessoa se sente engrandecida, medida que adquire e possui coisas. No admite mais as frustraes da vida, reagindo a elas de maneira infantil e destrutiva. Na sociedade narcsica, quase no h lugar para valores como justia, honestidade e integridade. Vigora a lei do mais esperto, que procura levar vantagens em tudo. Os membros dessa sociedade comportam-se como se estivessem constantemente diante das cmeras, dos holofotes, representando, buscando o melhor ngulo, exibindo o melhor sorriso, o melhor e o mais comercial de si; essa uma outra caracterstica da personalidade narcsica: a necessidade constante da admirao alheia. O desejo permanente da fama, sucesso e beleza levam os indivduos a temer e rejeitar a velhice; por isso, a eterna juventude glorificada e a velhice, execrada (detestada). Na sociedade narcsica, as pessoas so vazias, incapazes de relaes profundas e verdadeiras. O verbo da moda ficar, ficar com algum ao invs de namorar, amar. ATIVIDADE 4 1) De acordo com o texto, qual a real necessidade de um indivduo egosta? 2) Analisando o que expe o texto sobre o egosmo, o que faz com que uma pessoa com personalidade egosta no seja capaz de se relacionar com as demais pessoas? 3) Pela experincia que voc j possui, e pelo que foi lido at aqui, o que um indivduo narcisista? 4) Releia o Mito de Narciso e justifique a seguinte frase: Narciso, que aparentemente ama, na verdade, era incapaz de amar. 5) Fale sobre o narcisismo secundrio. 6) Escreva um pequeno texto procurando tecer um comentrio crtico sobre como o amor est sendo tratado na sociedade narcsica em que vivemos.

FILOSOFIA DIRIA - Blog: PROFEMORAIS.BLOGSTPOT.COM

e-mail: PROFEMORAIS@GMAIL.COM

LENDO E REFLETINDO A REALIDADE

Amar se aprende amando


Carlos Drummond de Andrade

Como nos enganamos fugindo ao amor! Como o desconhecemos, talvez com receio de enfrentar sua espada coruscante [reluzente], seu formidvel poder de penetrar o sangue e nele imprimir uma orqudea de fogo e lgrimas. Entretanto, ele chegou de manso e me envolveu em doura e celestes amavios [encantos]. No queimava, no siderava [atordoava]; sorria. Mal entendi, tanto que fui, esse sorriso. Feri-me pelas prprias mos, no pelo amor que trazias para mim e que teus dedos confirmavam ao se juntarem aos meus, na infantil procura do Outro, o Outro que eu me supunha, o Outro que te imaginava, quando por esperteza do amor senti que ramos um s.

FILOSOFIA DIRIA - Blog: PROFEMORAIS.BLOGSTPOT.COM

e-mail: PROFEMORAIS@GMAIL.COM

Potrebbero piacerti anche