Sei sulla pagina 1di 10

pois Graia era o nome de um distrito obscuro da Grcia LNGUA PORTUGUESA ocidental, de onde, talvez, tivessem emigrado alguns

colonos. Graeci , portanto, uma forma derivada de Graii, e Graecia foi 20. o nome dado pelos romanos Hlade. Desse modo, o termo Grcia est vinculado ao perodo de dominao da Hlade pelos romanos. Esse termo se imps no Ocidente, mesmo
(Grande almanaque de Frias Turma da Mnica, junho de 2008)

depois que a Hlade se tornou independente. 1. Para produzir o humor na histria em quadrinhos acima reproduzida, o autor (A) trabalha de modo relevante a caracterizao das personagens que dialogam na cena, chamando a ateno para a semelhana entre elas. estabelece jogo intertextual com conhecidas falas de tradicional histria infantil, para sinalizar que esse tipo de narrativa est ultrapassado para o pblico contemporneo. 2. (C) concentra-se essencialmente no silncio do segundo quadro, resposta visual pergunta feita com ansiedade. recupera situao narrativa bastante familiar ao universo infantil, inovando-a pela alterao que faz quanto s personagens em cena: so alheias histria tradicional. cria o desapontamento da protagonista valendo-se do pressuposto acionado pelo emprego de nesta no ltimo quadro. Para responder s questes de nmeros 2 a 8 considere o texto abaixo. (D) Ora, recentemente, quando a Hlade passou a fazer 25. parte da Unio Europeia, o nome que passou a ser includo entre as naes integrantes foi Hells (Hlade), que o nome oficial do pas, e no Graecia ou Greece [...]. (B)
(M. Andronicos e outros. Trad. de Luiz Alberto Machado Cabral. So Paulo: Odysseus Editora, 2004, p. XII)

correto afirmar que, no texto acima, (A) o tradutor constri um discurso dissertativo, no qual defende a superioridade histrica dos helenos sobre outras tribos ocidentais. o tradutor argumenta para demonstrar que outros autores que tratam da Grcia antiga nem sempre tm domnio pleno da histria dos povos estudados. o tradutor faz esta advertncia ao leitor acerca da peculiaridade da obra prefaciada: termos eruditos no so usados por afetao, mas em respeito correta etimologia das palavras. a exposio do tradutor esclarece que sua opo pelo termo Hlade est ancorada na tradio dos helenos, cujo zelo pela independncia se expressa na escolha do nome oficial do pas. a inteno do tradutor, como ocorre em todo prefcio, orientar a leitura da obra: neste caso, narrando episdios histricos, salienta que o perodo tratado o da dominao da Hlade pelos romanos.

(D)

(B)

(E)

________________________________________________________________

(C)

Ateno:

O que segue fragmento do Prefcio do tradutor, na obra Os jogos olmpicos na Grcia antiga: Olmpia antiga e os jogos olmpicos. 1. O leitor talvez fique surpreso de encontrar a palavra

(E) Grcia apenas no ttulo deste livro (apenas por uma questo de primeira identificao), ao passo que em todas as outras pginas unicamente se mencione o seu sinnimo mais erudito: 5. Hlade. Do mesmo modo, no encontrar, como ocorre (A) praticamente em todas as tradues que versam sobre a Grcia antiga, o etnnimo grego, com referncia ao povo da Hlade, mas sim o termo heleno, utilizado para este mister. No se trata, desde logo, de pedantismo ou mera 10. afetao de erudio. O termo Grcia jamais foi empregado pelos povos de lngua helnica para designar o seu pas: nos tempos histricos, os helenos chamavam sua ptria de Hells (D) (que , atualmente, o nome oficial do pas) e denominavam-se a si mesmos helenos, nome de uma tribo que, na poca das 15. migraes, estabeleceu-se em uma parte da Tesslia. Foram (E) os romanos que denominaram Graii os colonos de Cumas,
PUCCAMP-10-Lngua Portuguesa

________________________________________________________________

3.

No primeiro pargrafo, o tradutor levanta hipteses baseado no senso comum e se dedica, em seguida, a comprovar a inconvenincia das suposies. o paralelo entre o ttulo (linha 2) e as outras pginas (linhas 3 e 4) evidencia a conscincia do tradutor acerca da perda de preciso devido mudana efetuada, como o comprova o emprego de unicamente (linha 4). o tradutor explicita, nos parnteses (linhas 2 e 3), o motivo do emprego da palavra Grcia. o emprego da expresso ao passo que (linha 3) tem o mesmo valor do observvel na frase Sua retido de carter se fortalecia ao passo que enfrentava os sucessivos desafios. o emprego das aspas em Hlade (linha 5) e heleno (linha 8) indicativo de que as palavras foram empregadas em sentido figurado. 3

(B)

(C)

4.

Do mesmo modo, no encontrar, como ocorre praticamente em todas as tradues que versam sobre a Grcia antiga, o etnnimo grego, com referncia ao povo da Hlade, mas sim o termo heleno, utilizado para este mister. Considerado o perodo acima, em seu contexto, correto afirmar: (A) o emprego da forma verbal encontrar constitui deslize, se for levada em conta a natureza da situao comunicativa trata-se de um prefcio.

7.

A alternativa que apresenta legtima afirmao, sempre considerado o contexto, : (A) (linhas 19 e 20) Transpondo Graecia foi o nome dado pelos romanos Hlade para a voz ativa, a forma verbal corretamente obtida deu-se. (linha 22) Transpondo Esse termo se imps no Ocidente para a voz passiva, a forma correta Impuseram esse termo no Ocidente. (linhas 22 e 23) Na expresso mesmo depois, mesmo exprime ideia de incluso. (linha 23) O termo independente exerce a mesma funo sinttica exercida pelo segmento destacado em Concedeu-lhe o abono prometido. (linha 24) Ora foi empregado com o mesmo valor e funo notados na frase Ora um cavalheiro, ora surpreende pela deselegncia.

(B)

(C)

(B)

o emprego de praticamente recurso para atribuir certa reserva ao que se afirma acerca das tradues que versam sobre a Grcia antiga.

(D)

(E) (C) o emprego de uma vrgula aps tradues preserva a correo e o sentido originais da frase.

________________________________________________________________

8. (D) tomado como certo que etnnimo designa tribo, etnia, raa, grupo humano definido, nao e, em alguns casos, equivale a nome gentlico ou gentlico, a palavra, no prefcio, est empregada em sentido figurado.

No prefcio, onde (linha 18) est empregado em consonncia com o padro culto escrito. A frase em que o emprego dessa palavra foge a tal padro : (A) Acabamos resolvendo tudo, onde eu digo que no adianta sofrer por antecipao. Nas pginas iniciais do trabalho, onde se nota o maior cuidado com a preciso. Encontrei-o numa feira de produtos orgnicos, onde jamais pensei encontr-lo. O lugar onde ele nasceu foi-lhe irreconhecvel depois de dez anos. No sabiam onde se realizaria o encontro.

(E)

na formulao mas sim o termo heleno est subentendida a expresso poder ser adotado.

(B)

________________________________________________________________

5.

Levando em conta o pargrafo dois, em seu contexto, afirmase com correo que: (A) (linhas 9 e 10) Substituindo pedantismo ou mera afetao de erudio por atitudes presunosas, a forma verbal a ser adotada para manter a correo gramatical tratam. 9.

(C)

(D)

(E)

________________________________________________________________

(B)

(linhas 10 a 15) Na estruturao do texto, o segmento que vai de O termo Grcia a uma parte da Tesslia constitui uma justificativa.

A frase que est redigida de maneira clara e correta : (A) Frente algumas questes, atrapalhou-se, sendo que ficou prejudicado. Minha trajetria estudantil, como a maioria dos indgenas brasileiros, marcada por muitos preconceitos e com alguma superao das dificuldades. No sculo XIX, casamentos arranjados eram muito comum e mais ainda, para garantir asceno social. uma forma de fraude inovadora, que no nos demos conta ainda. A questo de o exerccio do jornalismo dispensar diploma controversa, por isso muitos reivindicam discusso mais ampla sobre o tema.

(C)

(linha 11) Os dois-pontos introduzem a voz dos helenos, expressa diretamente.

(B)

(D)

(linha 13) Os parnteses acolhem uma correo.

(C)

(E)

(linhas 13 e 14) A formulao denominavam-se a si mesmos equivale, sem prejuzo da correo e do sentido originais, a denominavam-se reciprocamente.

(D)

________________________________________________________________

(E)

6.

Foram os romanos que denominaram Graii os colonos de Cumas, pois Graia era o nome de um distrito obscuro da Grcia ocidental, de onde, talvez, tivessem emigrado alguns colonos. Na frase acima, a substituio que preserva o padro culto escrito e o sentido originais a de (A) Foram os romanos que denominaram Graii os colonos de Cumas por A denominao Graii dada aos colonos de Cumas devem-se aos romanos. pois por portanto. de onde por de cuja. de onde por do qual. (E) (E) tivessem emigrado por havia emigrado.

________________________________________________________________

10.

A frase em que o emprego do elemento destacado respeita o padro culto escrito : (A) Nem tudo o que eles citaram advinha de doaes dos associados. Ele que continui a atrasar as encomendas e perder a clientela. Se ele requiser a aposentadoria antecipadamente, perder alguns benefcios. Alguns estudos do artista constituem-se verdadeiras obras-prima. Caso ele repe o que desviou, pode conseguir atenuao de pena.
PUCCAMP-10-Lngua Portuguesa

(B)

(B) (C) (D)

(C)

(D)

13. ESPECFICAS Ateno: Para responder s questes de nmeros 11 a 14 considere o texto abaixo.

Observe a estrutura da glicina:


O H OH

Nasa descobre substncia para formao de vida em amostras de cometa Cientistas da Nasa (agncia espacial norte-americana) descobriram glicina, elemento fundamental para a formao de vida, em amostras do cometa Wild 2 trazidas Terra pela sonda Stardust em 2006, revelou hoje o Laboratrio de Propulso a Jato (JPL) da agncia. "A glicina um aminocido usado pelos organismos vivos para produzir protenas e esta a primeira vez que encontrada em um cometa", afirmou Jamie Elsila, do Centro de Voos Espaciais da Nasa. "A descoberta apoia a teoria de que alguns ingredientes da vida surgiram no espao e chegaram Terra por meio do impacto de meteoritos e cometas", informou um comunicado do JPL. Carl Pilcher, diretor do Instituto de Astrobiologia da Nasa, afirmou que a descoberta tambm respalda a hiptese de que os blocos bsicos da vida abundam no espao e que a vida no universo mais comum do que se acredita.
(http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u611268.shtml)

H2N

Conclui-se que:

I. pode ser neutralizada por NaCl; II. possui dois tomos de carbono secundrios; III. solvel em gua.
Est correto o que se afirma SOMENTE em (A) (B) (C) (D) (E) 14.

I. II. III. I e II. I e III.

________________________________________________________________

A anlise isotpica consiste na determinao das quantidades e variedades de istopos de um elemento em uma determinada amostra. Considerando istopos do carbono, 12 C, 13 C e 14 C , todos neutros, pode-se concluir que 6 6 6 possuem

(A) (B) (C) (D) (E) Ateno:

diferentes nmeros atmicos. diferentes nmeros de eltrons. o mesmo nmero de massa. o mesmo nmero de prtons. o mesmo nmero de nutrons. Para responder s questes de nmeros 15 a 17 considere o texto abaixo.

________________________________________________________________

11.

Se houvesse uma maneira de marcar a glicina e depois injetla em uma clula viva, esse aminocido poderia ser posteriormente encontrado (A) nas substncias produzidas nos ribossomos.

Baixe filmes, salve o planeta

(B)

nas molculas de RNAm recm-sadas do ncleo celular.

xistem muitas maneiras de diminuir o impacto humano ao planeta. Reciclar o lixo, plantar muda de espcies ameaadas, ir ao trabalho de bicicleta, assistir a filmes em streaming em vez de ir ao cinema... Como? Isso mesmo. Usar computador e internet para fazer compras, alugar filmes e ler livros em vez de se deslocar para realizar essas atividades reduz a emisso de carbono.

(C)

na poro lipdica da membrana celular.

Veja o esquema a seguir:


ALUGAR UM FILME:

(D)

nas duplas-hlices de DNA, dentro do ncleo celular.

2,3 kg de CO 2 83% das emisses so causadas pelo


deslocamento de carro at a locadora

(E) 12.

nas molculas de ATP, dentro das mitocndrias.

17% so emitidos na
produo do DVD

________________________________________________________________

Um dos cientistas entrevistados na reportagem menciona a expresso blocos bsicos da vida referindo-se aos aminocidos. Uma outra substncia que pode ser caracterizada como um "bloco bsico da vida" (A) a amnia.

0 kg de CO 2
quantidade de energia gasta Fonte: Oscip Iniciativa Verde

(Revista Galileu, outubro 2009, p.17)

15.

O texto faz algumas sugestes para diminuir o impacto humano ao planeta:

(B)

o nucleotdeo.

I. Plantar mudas de espcies ameaadas. II. Ir ao trabalho de bicicleta. III. Assistir a filmes na Internet.
Reduz a liberao de carbono presentes nos combustveis fsseis o que se afirma SOMENTE em (A) (B) (C) (D) (E)

(C)

a ptialina.

(D)

o carbono.

(E)

o gs oxignio.

I. I e II. I e III. II. II e III.


5

PUCCAMP-2010-Medicina

16.

O volume de CO2 (g), nas condies ambientais de temperatura e presso, CATP, que emitido na produo do DVD corresponde a, aproximadamente, (A) (B) (C) (D) (E) 25 135 171 222 578
Dados: Massa molar do CO2 = 44 g mol1 Volume molar dos gases nas CATP = 25 L mol1

19.

A transformao da amnia, NH3, para nitrito, NO2, muda o nmero de oxidao do nitrognio de (A) (B) (C) (D) (E) 0 para 3. 0 para 4. 3 para +2. 3 para +3. +3 para 4.

________________________________________________________________

17.

A massa de oxignio, em gramas, presente no total de CO2 (g) gerado quando se aluga um filme (A) (B) (C) (D) (E) 2,5 102 7,2 102 1,7 103 3,4 103 5,1 103
Dados: Massas molares (g mol1) C = 12; O = 16.

________________________________________________________________

20.

A filtragem ou filtrao um mtodo de separao de misturas do tipo slido-lquido e slido-gs. Outras tcnicas que permitem separar misturas desses tipos so, respectivamente, (A) (B) (C) (D) (E) destilao simples e sedimentao. destilao fracionada e centrifugao. centrifugao e decantao. cristalizao e cromatografia. cromatografia e destilao simples.

________________________________________________________________

Ateno:

Para responder s questes de nmeros 18 a 21 considere o texto e a ilustrao abaixo.

Em aqurios estabilizados, ou seja, com equilbrio biolgico, a ocorrncia de doenas e a morte prematura de peixes dificilmente ocorrero. Alguns dos cuidados fundamentais com a qualidade da gua esto relacionados ao ciclo do nitrognio e sistema de filtragem, alm de outros parmetros que devem ser controlados, como a dureza total, a dureza em carbonatos, o oxignio dissolvido e o pH.
(http://www.labcon.com.br/livreto/aquario/qualidadedaagua.htm)

________________________________________________________________

21.

O pH determina a dureza total quantidade de sais de clcio e magnsio dissolvidos num aqurio. Considerando o equilbrio qumico a seguir, em pH = 6,8, Ca2+ (aq) + 2 HCO 3 (aq)
_

A imagem a seguir ilustra o ciclo do nitrognio no aqurio.


Ciclo do Nitrognio
Luz CO 2 Alimento Plantas e algas

CaCO3 (s) + H2O (l) + CO2 (g)

e a adequao do pH para 7,2 para abrigar um peixe betta, conclui-se que ocorrer (A) (B) (C)
Peixes

aumento da dureza. aumento de ons H+ na soluo. diminuio da formao de CaCO3. diminuio dos ons OH na soluo. diminuio da dureza. Para responder s questes de nmeros 22 a 25 considere o texto abaixo.

Nitrato

NO 3

O2

(D) (E)

Bactrias Nitrobacter

________________________________________________________________
Matria Orgnica NH 3
+ NH 4

Nitrito NO 2
Bactrias Nitrosomonas

Ateno:

Bactrias e Fungos

Amnia

Japo prev perdas milionrias com invaso de guasvivas gigantes Uma quantidade incalculvel de guas-vivas gigantes, vindas do Mar Amarelo, na China, deve chegar nos prximos meses ao Mar do Japo e causar prejuzos que podem passar dos US$320 milhes, segundo estimativas da indstria pesqueira. (...) o primeiro registro da chegada de grandes quantidades de guas-vivas gigantes ao Mar do Japo foi em 1920. Depois, o fenmeno voltou a acontecer em 1958 e em 1995. (...) Houve uma mudana radical na fauna marinha do mar da China, alm da modificao da costa pelo homem, poluio e elevao da temperatura da gua do mar. Empresas locais tm procurado medidas para conter os prejuzos. Pescadores usam agora redes mais resistentes e cortantes, e cientistas desenvolvem mtodos para extrair colgeno dos animais para ser usado em cosmticos e at em comida.
(http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u598472.shtml)

18.

A eutrofizao resulta em morte de todas as formas de vida do aqurio e liberao de gases mal cheirosos. Para combater esse problema no aqurio, algumas sugestes foram feitas:

I. Instalar uma bomba para dissolver gs oxignio na


gua.

II. Aumentar a populao de algas microscpicas. III. Remover alguns animais do aqurio. IV. Aumentar o tempo de luminosidade do aqurio. V. Aumentar a disponibilidade de alimento para os animais. So sugestes adequadas SOMENTE (A) (B) (C) (D) (E) 6

I, II e III. I, II e IV. I e III. II, IV e V. III e IV.

PUCCAMP-2010-Medicina

22.

As guas-vivas podem queimar banhistas e algumas pessoas acreditam que urinar sobre as queimaduras pode cur-las. uma caracterstica da urina de pessoas normais (A) (B) (C) (D) (E) conter glbulos brancos. conter hemoglobina. conter glicose. ser levemente cida. no conter sais.

26.

A capacidade de autocura dos crustceos, do ponto de vista darwinista, resultado (A) (B) (C) (D) (E) das altas taxas de mortalidade de indivduos que produzem quitosana. de alteraes no seu cdigo gentico que surgiram para aperfeio-los. do uso intenso de quitosana, que causa o aperfeioamento dos animais. da maior taxa de reproduo dos indivduos que apresentavam essa caracterstica. das mutaes que aconteceram para aumentar a taxa reprodutiva das espcies.

________________________________________________________________

23.

As guas-vivas surgiram relativamente cedo na histria dos animais. Entre as caractersticas a seguir, a que deve ter surgido mais cedo na histria evolutiva dos animais foi (A) (B) (C) (D) (E) simetria bilateral. clulas musculares. multicelularidade. tubo digestivo completo. notocorda.

________________________________________________________________

27.

Dentre os tomos que formam a molcula de quitosana esto o carbono e o nitrognio. Antes de serem incorporados na quitosana, esses tomos podem ter sido absorvidos da atmosfera por (A) (B) (C) (D) (E) plantas e animais. animais. bactrias e fungos. fungos. plantas e bactrias.

________________________________________________________________

24.

A elevao da temperatura aumenta o valor numrico de Kw (produto inico da gua). Nesse caso, pode-se concluir que guas do mar mais quentes, em relao s mais frias, possuem

I. mais ons provenientes do equilbrio da gua; II. mais ons OH provenientes do equilbrio da gua; III. densidade maior.
Est correto o que se afirma SOMENTE em (A) (B) (C) (D) (E) 25.

H+

________________________________________________________________

28.

A quitosana um derivado de quitina, um polissacardeo (A) (B) (C) (D) (E) exclusivo dos crustceos. exclusivo do exoesqueleto dos artrpodes. presente apenas em grupos animais. presente na parede celular de fungos. de reserva energtica das plantas.

I. II. III. I e II. II e III.


29.

________________________________________________________________

Compare as estruturas abaixo.


CH 3 H H CH2 OH O HO H O NH H CH 3 QUITINA O H HO O H H CH2 OH O H NH H H CH2 OH O HO H O

________________________________________________________________

O colgeno em alimentos seria indicado para suprir deficincia em (A) (B) (C) (D) (E) acares. protenas. sais minerais. gorduras. vitaminas. Para responder s questes de nmeros 26 a 30 considere o texto abaixo. Quitosana Uma tinta capaz de "curar-se" de marcas e arranhes est

O O NH H CH 3

________________________________________________________________

Ateno:

H O HO

H CH2 OH

H O H HO O H H H CH2 OH O NH 2

H CH2 OH H O HO H

O O

NH 2

NH 2

mais perto de se tornar realidade graas ao trabalho de cientistas da Universidade do Mississipi. Eles usaram molculas de quitosana

QUITOSANA

(http://cvnaturplas.dnsalias.com/materiais-naturais/polimerosbiodegradaveis-de-origem-natural. Acesso em 10/11/2009)

que confere aos caranguejos e outros crustceos a capacidade de


autocura para criar um revestimento para materiais capaz de se restaurar quando exposto luz do sol. Arranhes foram reparados depois de 30 minutos. As molculas customizadas foram adicionadas a um composto para vernizes chamado poliuretano, usado em diversos produtos como cortinas de tecido, asas de avio e brinquedos infantis.
(BBC Know Ledge)

Estruturalmente, a quitosana se diferencia da quitina porque possui (A) (B) (C) (D) (E) aminas primrias. grupos carbonila. grupos OH. cadeia fechada. estrutura polimrica. 7

PUCCAMP-2010-Medicina

30.

Abaixo est representado o esquema de formao de um tipo de poliuretano.

31.

Os cromossomos de uma clula nervosa da abelha rainha de uma determinada espcie foram fotografados e organizados em um caritipo apresentado a seguir.

OCN

R H OCN O

NCO + HO O R NCO H

R'

OH

R' n

Sobre esse tipo de poliuretano, pode-se afirmar que

10

11

12

13

14

15

16

I. se forma pela insaturao da cadeia carbnica dos monmeros;

O nmero de molculas de DNA em um ncleo de uma clula somtica de cada casta de abelhas dessa espcie A B C D E 32. rainhas 16 32 32 2 1 zanges 16 32 16 1 1 operrias 16 32 32 2 1

II. um polmero de condensao; III. durante a polimerizao h eliminao de gua.


Est correto o que se afirma SOMENTE em (A) (B) (C) (D) (E) Ateno:

I. II. III.

________________________________________________________________

A variabilidade gentica nas abelhas (A) (B) muito baixa, pois os filhotes machos so idnticos, sem variabilidade alguma. exclusivamente dependente das mutaes que podem ocorrer no DNA das clulas germinativas da rainha. exclusivamente dependente das mutaes que podem ocorrer no DNA das clulas germinativas do zango. dependente dos processos de segregao independente e permutao que ocorrem na meiose das fmeas. dependente dos processos de segregao independente e permutao que ocorrem na meiose dos machos e das fmeas.

I e II. II e III.
Para responder s questes de nmeros 31 a 36 considere o texto abaixo. (C) (D) (E)

________________________________________________________________

Abelhas As abelhas so insetos sociais. Os indivduos que vivem nas colmeias se dividem em trs castas: rainha, operrias e zanges. A maioria das abelhas de uma colmeia formada por fmeas: 1 rainha e cerca de 5.000 a 100.000 operrias. Os machos os zanges so encontrados em um nmero mximo de 400 indivduos. A rainha quase duas vezes maior que as operrias e a nica fmea frtil da colmeia, com um sistema reprodutivo bastante desenvolvido. Ela coloca cerca de 2.500 ovos por dia! Os ovos fertilizados produzem operrias e rainhas. Ovos no fertilizados se desenvolvem em zanges. O que determina se o ovo formar uma rainha ou uma operria o alimento oferecido larva originada do prprio ovo. As larvas que se alimentam exclusivamente de geleia real se desen-

________________________________________________________________

33.

Ao realizar uma de suas atividades, as operrias contribuem para a reproduo das angiospermas. Isso acontece quando, em busca de nctar, a operria fica com o corpo repleto de

I KK . Ao visitar outras flores em busca de mais nctar, as II abelhas levam esses KK .


O texto acima estar correto se I e II forem substitudos, respectivamente, por (A) (B) (C) (D) (E) 34. gametfitos masculinos e gametfitos at o estigma. gametfitos femininos e gametfitos at o estigma. gametfitos masculinos e gametfitos at a antera. gametfitos femininos e gametfitos at a antera. gros de plen e esporos at o estigma.

________________________________________________________________

Dentre os exemplos de relaes ecolgicas a seguir, assinale aquele que apresenta a mesma classificao do que o das abelhas descrito no texto. (A) Os plipos de coral apresentam morfologia diferenciada de acordo com as funes que desempenham, mas todos esto unidos anatomicamente. Alguns suricatos alertam o bando quando predadores se aproximam, outros so responsveis pelo cuidado com a prole ou pela caa para o grupo. Entre as girafas, machos disputam as fmeas por meio de lutas utilizando seus fortes e compridos pescoos. Formigas vivem dentro do tronco oco da embaba e coletam secrees nutritivas da planta e a protegem de animais que se alimentam de suas folhas. Os cupins ingerem celulose, mas a digesto desse acar realizada por protozorios no interior de seu intestino. PUCCAMP-2010-Medicina

volvem em rainhas. As que se alimentam de geleia de operria, contendo menos acar do que a geleia real, mais mel e plen, transformam-se em operrias. A rainha mantm a ordem social por meio da liberao de substncias qumicas, os feromnios, que informam os outros membros da colnia que ela est ativa e presente, alm de inibir a produo de novas rainhas.
(http://educacao.uol.com.br/ciencias/abelhas2.jhtm)

(B)

(C) (D)

(E)

35.

Um dos acares da geleia real a glicose, cuja concentrao mdia de 11,50 g/100 g de geleia. Sabendo que a entalpia de formao, Hf, da glicose 1012 kJ/mol, a energia obtida a partir da glicose, em kJ, pelo consumo de 1,0 g de geleia real,

38.

O grfico a seguir representa o crescimento de uma espcie que vive estreitamente relacionada aos corais.

(A) (B) (C) (D) (E) 36.

1,5 103 3,0 102 6,5 101 1,0 101 10,1

Dado: Massa molar da glicose = 180 g mol-1

Massa (gramas)

, aproximadamente,

Tempo (dias)

Essa espcie poderia ser: (A) (B) (C) (D) (E)


o

________________________________________________________________

golfinho. polvo. estrela-do-mar. tubaro. caranguejo.

As abelhas tambm produzem um feromnio de alarme, que exalam quando percebem algum perigo. Essa substncia o acetato de isoamila, cuja estrutura est representada a seguir:
o

________________________________________________________________

39.

Quando sofre hidrlise, esse feromnio produz lcool isoamlico (3-metil-1-butanol) e cido actico (cido etanico), consumindo uma quantidade de gua, para cada mol de acetato de amila, correspondente a (A) (B) (C) (D) (E) 1 mol. 2 mols.

Alguns tipos de coral vivem em guas muito profundas, mas a imensa maioria est presente em guas rasas, em profundidades de menos de 60 metros. Isso est relacionado ao fato de os corais (A) (B) no produzirem seu prprio alimento e portanto dependerem de organismos que fazem fotossntese. serem predados intensamente por organismos que vivem em guas mais profundas, como alguns peixes, moluscos e crustceos. no respirarem por brnquias e portanto necessitarem da oxigenao proporcionada pelas ondas. no possurem tentculos e portanto no suportarem grandes presses de gua. serem organismos ssseis e terem a movimentao dos

(C) 3 mols. 4 mols. 5 mols. (D) (E)

gametas associada s correntes superficiais. ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ Ateno: Para responder s questes de nmeros 37 a 42 considere o texto abaixo. Corais Recifes de corais artificiais esto sendo usados para acelerar o processo de restaurao dos recifes naturais. Para isso, a Biorock Inc. utiliza armaes de ao que so energizadas por uma corrente eltrica de baixa voltagem. Isto faz com que os minerais da gua do mar nelas se prendam, formando uma fina camada de calcrio. Desse modo, pode-se prender pequenos pedaos de coral nas armaes, que ficam seguras devido ao calcrio acumulado.
(BBC Knowledge, outubro de 2009, p. 9)

40.

O calcrio pode se formar por reaes qumicas, como na equao representada a seguir:

Assim, para cada 1,0 g de CaCO3 que se forma deve reagir uma quantidade, em mol, de ons bicarbonato, HCO 3 , correspondente a (A) (B) (C) (D) (E) 0,01 0,02 0,03 0,04 0,05
Dados: Massas molares (g mol1) HCO3 = 61 CaCO3 = 100
_

________________________________________________________________

37.

Alguns tipos de corais podem se reproduzir assexuadamente por brotamento. Esse tipo de reproduo requer o processo de (A) (B) (C) (D) (E) meiose.

41.

Considerando uma corrente eltrica de 1,0 mA, o tempo gasto, em segundos, para formar 1,0 g de H2, considerando somente esta reao no ctodo, , aproximadamente, (A) 9 107 1 106 9 105 1 105 1 103 9
Dados: Semi-reao no ctodo: 2H+ (aq) + 2e H2 (g) Constante de Faraday: 9,65 104 C mol1 Massa molar (g mol1): H2 = 2,0

mitose. formao de clulas haplides. gametognese. formao de blstula.

(B) (C) (D) (E)

PUCCAMP-2010-Medicina

Ca2+ (aq) + 2 HCO 3 (aq)

CaCO3 (s) + H2O (l) + CO2 (g)

42.

A armao de ao, citada no texto, utilizada para (A) (B) (C) (D) (E) impedir a captura de eltrons pelos ons da gua do mar. que os ons do ao aumentem a condutibilidade eltrica da gua do mar. usar matria-prima de recursos renovveis. que os corais se alimentem do ferro contido no ao. permitir boa conduo de eletricidade por toda a estrutura metlica. Para responder s questes de nmeros 43 a 50 considere o texto. Espinafre prejudica a absoro de ferro

46.

O cido oxlico pode reagir com bases, segundo a equao: H2C2O4 (aq) + 2 NaOH (aq) Na2C2O4 (aq) + 2 H2O (l) Considerando que 100 g de espinafre cru contm 294 mg de cido oxlico, para neutralizar o cido contido nessa quantidade de vegetal necessrio utilizar um volume, em mL, de NaOH 0,1 mol L1, de, aproximadamente, (A) (B) (C) (D) (E) 3,2 6,5 32,5 48,2 65,3
o

________________________________________________________________

Dados: Massas molares (g mol1) H2C2O4 = 90 NaOH = 40

Ateno:

________________________________________________________________

Graas ao marinheiro Popeye, personagem que recorre a uma lata de espinafre quando precisa reunir foras para enfrentar o vilo Brutus, at as crianas pensam que a verdura uma boa fonte de ferro. O que os pequenos e muitos adultos no sabem que a disponibilidade desse mineral para o organismo bastante limitada. "O cido oxlico presente no espinafre forma sais insolveis com o ferro e tambm com o clcio, dificultando a absoro dos dois minerais", afirma a nutricionista Lara Cunha, da USP (Universidade de So Paulo). Segundo ela, a verdura contm muita fibra, vitaminas A, C e do complexo B, potssio e magnsio, alm de ser considerada laxativa e diurtica, mas no deve ser consumida por pessoas com deficincia de ferro ou propenso a formar clculos renais, tambm devido ao grande teor de cido oxlico.
(http://www1.folha.uol.com.br/folha/comida/ult10005u374889.shtml)

47.

Considerando que o clcio pertence ao 2 grupo da tabela peridica, a frmula correspondente do sal insolvel formado entre ele e o on oxalato, C2O42, (A) (B) (C) (D) (E) CaC2O4 Ca(C2O4)2 Ca2C2O4 Ca2(C2O4)3 Ca4C2O4

________________________________________________________________

48.

O cido oxlico um cido fraco cuja constante de dissociao total, K, 4,0 106. Uma substncia que adicionada sua soluo aquosa propiciar o deslocamento do equilbrio desse cido no sentido da ionizao (A) (B) (C) (D) (E) NH4Cl HCl NaCl Na2CO3 H2O
Dados: Fora de cidos e bases HCl = forte; NH3 = fraca; H2CO3 = fraco Equilbrio de dissociao total do H2C2O4

43.

A via percorrida pelo magnsio, potssio e o ferro desde sua absoro do solo at comporem a seiva bruta do espinafre : (A) (B) (C) (D) (E) endoderme, parnquima, epiderme, xilema. endoderme, parnquima, epiderme, floema. epiderme, parnquima, endoderme, xilema. epiderme, parnquima, endoderme, floema. parnquima, epiderme, endoderme, floema.

________________________________________________________________

49.

Considere as seguintes estruturas de algumas vitaminas presentes no espinafre:


H3C CH3 H3C H3C OH CH3 Vitamina A HO O HO HO HO H O O OH

________________________________________________________________

44.

O ferro um mineral necessrio para o bom funcionamento do nosso organismo e est diretamente associado funo de (A) (B) (C) (D) (E) digesto de cidos graxos. sntese de protenas. combate a agentes invasores. transporte de oxignio. absoro de glicose.
O OH

O CH3 N N

N H OH N H2N N N NH

________________________________________________________________
N

45.

O texto informa que o espinafre pode no ser uma boa fonte de ferro, mas uma boa fonte de fibras. Sobre as fibras, considere as proposies a seguir:

Vitamina B9 ou cido flico

As vitaminas hidrossolveis so SOMENTE (A) (B) (C) (D) (E) 50. AeC B2 e B9 A, B2 e B9 B2, B9 e C A, B9 e C

I. As fibras no so absorvidas pelo nosso organismo. II. As fibras podem servir como fonte rpida de energia. III. Nenhum tipo de fibra vegetal contm colesterol. IV. As fibras so compostas principalmente de aminocidos. Est correto o que se afirma SOMENTE em (A) (B) (C) (D) (E) 10

________________________________________________________________

I e II. I e III. II e IV. III. III e IV.

Considere a abelha, o espinafre e os corais. O processo que ocorre em apenas uma dessas espcies a (A) (B) (C) (D) (E) utilizao do ATP. fixao no substrato. regulao do pH celular. queima de glicose. sntese de celulose. PUCCAMP-2010-Medicina

H2C2O4 (aq)

2 H+ (aq) + C2O42 (aq)

Vitamina C

O NH N O OH OH OH Vitamina B2 ou riboflavina

CH3

HO

Potrebbero piacerti anche