Sei sulla pagina 1di 2

Prova Dissertativa (2 Etapa) TRT 4 Regio 15/04/2007 1 Parte: Ponto Sorteado para dissertao (4 pontos) sem limite de linhas:

s: A representao comercial tanto pode ser exercida por representante autnomo (Lei n 4.886, de 09/12/1965), como por vendedor empregado. Embora de naturezas distintas, estas duas formas de relao de trabalho nem sempre so facilmente identificveis, inclusive porque a realidade ftica pode no coincidir com aquela revelada por documento ou por outra expressa manifestao de vontade. O candidato dever abordar as duas espcies de contrato, conceituando-as e traando pontos de distino e de afinidade. 2 Parte: Questes, 1 ponto cada, limite de 25 linhas por questo. 1) Atos administrativos: validade; atos nulos e anulveis; teoria dos motivos determinantes. 2) A Exceo do Contrato no Cumprido, segundo a doutrina, o meio de defesa que assiste parte que deixa de cumprir a obrigao por no ter o outro cumprido a sua. Esta exceo se opera no plano da existncia, da validade ou da eficcia do ato jurdico? Justifique. 3) O 2 do artigo 114 da CF est assim redigido: Recusando-se qualquer das partes negociao coletiva ou arbitragem, facultado s mesmas, de comum acordo, ajuizar dissdio coletivo de natureza econmica, podendo a Justia do trabalho decidir o conflito, respeitadas as disposies mnimas legais de proteo ao trabalho, bem como as convencionadas anteriormente (Emenda 45/04). No entender do candidato: a) constitucional a exigncia de comum acordo para o ajuizamento do dissdio? Fundamente. b) Se o juzo competente, tendo por ausente o comum acordo, decidir pela extino do processo, esta se dar com ou sem resoluo de mrito? Justifique. 4) As disposies de ordem processual contidas na Consolidao das leis do trabalho, embora pouco numerosas, porque inspiradas em princpios prprios, so tidas pela doutrina (ou parte dela), como evidncias da autonomia do Direito processual do Trabalho. Processa-se, atualmente, profunda reforma no Cdigo de Processo Civil. As sucessivas leis inovadoras contemplam, exemplificativamente, a desnecessidade de citao para deflagrao da execuo do ttulo judicial (sincretismo), a imposio da multa de 10% do montante do dbito para o devedor que no satisfaz a obrigao no prazo de 15 dias e a supresso da oportunidade de nomeao de bens penhora por parte do devedor, quando citado. Os dispositivos resultantes das alteraes do Cdigo de Processo Civil t~em aplicao no processo do trabalho? 5) Pedro Pedroso, que foi scio da Construtora Casa Nova Ltda, sete anos depois de retirar-se da sociedade, citado para satisfazer obrigao decorrente de sentena que julgou procedentes em parte os pedidos formulados em ao trabalhista ajuizada h trs

anos, por ex-empregado, que trabalhou para a construtora por nove anos. Por entender que, embora a pessoa jurdica tenha se tornado insolvente, o seu patrimnio no pode ser atingido, o ex-scio ope exceo de pr-executividade. O juzo da execuo, em tese, pode: a) no conhecer da exceo por consider-la incabvel no processo trabalhista, rejeitando-a in limine; b) admitir a exceo decretando a extino da execuo quanto ao excipiente, depois de ouvir o exceto; c) conhecer da exceo rejeitando-a por considerar que o ex-scio responde solidariamente pelas obrigaes da sociedade que integrou. A deciso, qualquer que seja, atacvel pela parte inconformada? De que forma? 6) Joo dos Santos foi contratado por JC Telefones Ltda para o exerccio da funo de instalador de telefones. Quando da sua admisso, foi registrado na sua CTPS, na forma prevista no artigo 62, inciso I, da CLT, que sua atividade seria desenvolvida externamente. Igual anotao constou da ficha de registro de empregados. A jornada iniciava s 7:00 horas, quando o trabalhador comparecia sede da empresa, onde recebia a relao dos clientes que aguardavam a instalao de aparelhos, em nmero que atingia, em regra, 20 (vinte). Em cada instalao eram despendidos cerca de 28 (vinte e oito) minutos. A atividade somente era suspensa por 30 minutos para repouso ou alimentao. Depois de executadas todas as instalaes, que demandavam em torno de 10 horas, o instalador apresentava seu relatrio, o que era feito diretamente na empresa ou por meio eletrnico. Aps ter sido despedido, o trabalhador ajuizou Reclamao trabalhista contra sua exempregadora, postulando, alm de outros direitos, o pagamento da remunerao de horas extraordinrias. A reclamada, em sua defesa, sustentou nada dever a esse ttulo, invocando o exerccio de atividade externa, sem controle de horrio. Na condio de juiz, como o candidato resolve a questo?

Potrebbero piacerti anche