Sei sulla pagina 1di 23

Juventude como esprito do tempo, faixa etria e estilo de vida: processos constitutivos de uma categoria-chave da modernidade Juventud como

espritu del tiempo, edad y estilo de vida: procesos constitutivos de una categora clave de la modernidad Youth as spirit of time, age range and life style: constitutive process of one modernitys key-category
Ana Lucia Enne1

Resumo Neste artigo buscamos refletir sobre a relao entre a construo


da categoria semntica juventude e o processo histrico da constituio da modernidade ocidental. Partimos do princpio de que a ideia de juventude, em sua convergncia com os ideais de renovao, ruptura e movimento, traduz-se como categoria-chave para a modernidade, constituindo-se em valor positivo e em um esprito do tempo. No entanto, o jovem como sujeito objetivado, ou seja, a partir do recorte da faixa etria, s se consolida em cena efetivamente a partir de meados do sculo XX, quando o contexto sociocultural permitir que a confluncia entre juventude, consumo e mdia se traduza na possibilidade de configurao e reconfigurao das identidades (como discursos produtores de sentidos) a partir da construo de mltiplos estilos de vida. Por fim, objetivamos mostrar que alguns eixos dos estilos de vida jovens construdos ps-50 em especial, renovao, hedonismo e relao com o consumo se legitimam, na modernidade tardia, como novo esprito do tempo, agora celebrado como estilo de vida coletivo, levando a uma busca por no envelhecer e manter-se jovem, independentemente da faixa etria em que se vive. Palavras-chave: Juventude. Modernidade. Esprito do tempo. Estilo de vida. Consumo.

Ana Lucia Enne jornalista, mestre e doutora em Antropologia pelo PPGAS/MN/UFRJ. Atualmente professora do curso de Estudos de Mdia e da Ps-graduao em Comunicao da UFF, onde coordena o LAMI (Laboratrio de Mdia e Identidade http://www.uff.br/lami) e o Grecos (Grupo de Estudos sobre Comunicao e Sociedade http://www.uff.br/grecos) email: anaenne@gmail.com.
1

c o m u n i c a o , m d i a e c o n s u m o s o p a u l o v o l . 7 n . 2 0 p . 1 3 - 3 5 n o v. 2 0 1 0

d o s s i

14 juventude como esprito do tempo, faixa etria e estilo de vida d o s s i

Resumen En este artculo, buscamos una reflexin sobre la relacin entre


la construccin de la categora semntica juventud y el proceso histrico de la constitucin de la modernidad occidental. Partimos del principio de que la idea de juventud, en su convergencia con los ideales de renovacin, ruptura y movimiento, se traduce como categora clave para la modernidad, constituyndose en valor positivo y en un espritu del tiempo. Entre tanto, el joven como sujeto objeto, o sea, a partir de la edad, solamente entra en escena a partir de meados del siglo XX, cuando el contexto socio-cultural permitir que la confluncia entre juventud, consumo y medios se traduzca en la posibilidad de configuracin y reconfiguracin de las identidades (como discursos productores de sentidos) a partir de la construccin de mltiplos estilos de vida. Por fin, objetivamos mostrar que algunos ejes de los estilos de vida jvenes construidos pos-50 - en especial, renovacin, hedonismo y relacin con el consumo se legitiman, en la modernidad tarda, como un nuevo espritu del tiempo, ahora celebrando como estilo de vida colectiva, llevando a una bsqueda por no envejecer y mantenerse joven, independiente de la edad en la cual se vive. Palabras-clave: Juventud. Modernidad. Espritu del tiempo. Estilo de vida. Consumo.

Abstract In this article, we aim to reflect over the relationship between the
semantic category youth and the historical constitution process of the western modernity. We take as premise the idea of youth, within its convergence with the concepts of renovation, rupture, movement, turns out to be a key-category to the modernity, constituting itself as a positive value and a spirit of time. However, the youth as objectified subjects, it means, based on age range perspective, was only consolidated from mid- 20th century, when the socio-cultural context will allow the confluence of youth, consumption and media and to translate them to identities configuration and reconfiguration possibilities (as sense producer discourses) from the construction of multiplies life styles. Finally, we aim to show that some youth constructed life styles after the fiftys- in special renovation, hedonism and the relation with the consumption - are legitimated in the late modernity, as the new spirit of time, now celebrated as a collective life style, leading to a search for not aging and maintaining the youth, independently of the age range your are living. Keywords: Youth. Modernity. Spirit of time. Life style. Consumption.
Data de submisso: 10/2010 Data de aceite: 11/2010

e s c o l a s u p e r i o r d e p r o pa g a n d a e m a r k e t i n g

Apresentao2 Em seu fascinante retrato sobre a sociedade chinesa, Claudia Trevisan (TREVISAN, 2010, p. 47) aborda, embora muito timidamente, uma caracterstica cultural que considera fundamental para a compreenso dos chineses, de forma geral: a perda da face. Segundo ela, os chineses encaram como uma vergonha profunda quando so, de alguma forma, desmascarados em relao a uma faceta pblica que assumem. A manuteno das mscaras sociais, independentemente de sua veracidade, elemento central para a preservao de seu guanxi, ou seja, o prestgio social que permite que cada membro da sociedade construa redes de relaes e acumule um capital de status, notabilidade e reconhecimento. Interessante notar que a descrio acima, relacionada a uma sociedade tradicional e profundamente holista, surpreendentemente se aproxima de alguns traos fundamentais da lgica constitutiva da modernidade ocidental, em que indivduos, por meio de redes sociais e processos interativos, vivenciam mais plenamente a experincia de se construrem como pessoas, personas no sentido proposto por Erving Goffman (GOFFMAN, 2005), cujas mscaras sociais so culturais porque assumem facetas pblicas e permitem aos sujeitos se movimentarem dentro das estruturas sociais e, rompendo com funes previamente a que estavam destinados no sistema holista pr-moderno, desempenharem diversos papis sociais. Para Norbert Elias (ELIAS, 1993), por exemplo, isso caracteriza o indivduo moderno, eixo fundamental para a implementao do processo civilizatrio que marcar o ocidente urbano, metropolitano e complexo.

As reflexes agora apresentadas neste artigo so parte de um amlgama de atividades de pesquisa e docncia, em que as temticas da juventude, do consumo e da mdia estiveram sempre presentes. Destaco, em especial, os cursos de Mdia e cultura do consumo, Mdia e juventude, Sociologia e Comunicao e Mdia e cultura popular, que ofereci, em 2008, 2009 e 2010, na graduao em Estudos de Mdia e na Ps-graduao em Comunicao da Universidade Federal Fluminense/UFF. Alm disso, realizo, desde 2009, como Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ, a pesquisa Das Casas de Cultura s ONGs na Baixada Fluminense: reflexes sobre mdia, cultura, poltica, prticas de comunicao e juventude, com auxlio das bolsistas de Iniciao Cientfica Andressa Lacerda Aquino Silva (PIBIC/CNPq/UFF) e Gyssele Fabia Mendes Pereira (FAPERJ). Algumas discusses aqui publicadas foram partilhadas com o pblico presente no 8 Simpsio Comunicao e Prticas de Consumo, realizado na ESPM/SP, em setembro de 2010, a quem agradeo pelo convite e pela excelncia da interlocuo.
2

c o m u n i c a o , m d i a e c o n s u m o s o p a u l o v o l . 7 n . 2 0 p . 1 3 - 3 5 n o v. 2 0 1 0

d o s s i

ana enne

15

16 juventude como esprito do tempo, faixa etria e estilo de vida d o s s i

Talvez o conceito que permita alinhavar de forma mais clara essas duas formas culturais de vivenciar personagens pblicos seja o de estilo de vida. Max Weber (WEBER, 2000) e Georg Simmel (SIMMEL, 1971) j chamavam a ateno para o carter significativo das aes sociais, em que os atores sociais desempenhariam seus papis em jogos interativos. Uma ao social, ou uma sociao, nos termos simmelianos, seria sempre simblica, requerendo esforo interpretativo, ou compreensivo, da parte dos envolvidos em cada processo relacional. Dessa forma, muitos elementos seriam acionados, signos em processo de significao, permitindo maior complexidade nesse jogo hermenutico. Formas de estar no mundo, de fazer com, estariam em consonncia com vises de mundo. Assim, o ethos, o estilo de vida, estaria fortemente relacionado com o eidos, permitindo que os sujeitos, historicamente, por meio de seus modos de viver, materializassem suas concepes acerca desse estar e ser no mundo, construindo sistemas hierrquicos e valorativos. Isso, sem dvida, no seria constitutivo somente da modernidade. O exemplo chins nos chama a ateno para isso, mas poderamos beber tambm em fontes ocidentais, e perceber a estreita relao entre as prticas camponesas da idade mdia e a cultura oficial catlica medieval, ou o quanto as regras de conduta na sociedade de corte, levando ao ridculo os que no se curvavam a elas, so expresses de uma lgica de distino que a base estrutural daquela sociedade. O que seria caracterstico da modernidade ocidental, ento? Em primeiro lugar, o carter cada vez mais individualizante da construo dos estilos de vida. Evidentemente, toda construo cultural sempre social e individual, no sentido de que se manifesta individualmente, mas est sempre ancorada nas estruturas sociais. Gilberto Velho, a partir especialmente de Alfred Schutz e G. Simmel (VELHO, 1981 e 1994), chama a ateno para o fato de que as construes dos estilos de vida esto imersas em projetos, que sempre se do dentro de campos de possibilidades, sendo que a estreiteza ou a amplitude das fronteiras desses campos so mutveis e dependentes de uma srie de variveis. Assim, se so os indivduos que constroem, pelos mais diversos recursos, sua rea-

e s c o l a s u p e r i o r d e p r o pa g a n d a e m a r k e t i n g

lidade social, eles o fazem dentro de sistemas mais ou menos rgidos de regras, valores, hbitos etc. A isso Norbert Elias (ELIAS, 1997) e Pierre Bourdieu (BOURDIEU, 2007) chamaram de habitus, que so os valores introjetados que carregamos, quase sempre manifestos no nosso corpo, e que em muitos aspectos condicionam nossas escolhas e possibilidades de construo de si. Mesmo levando tais aspectos em considerao, sem dvida na modernidade ocidental que, dentro de uma ideologia individualista, os sujeitos disporo de maior autonomia para compor suas pessoas pblicas. Por rupturas polticas, econmicas ou culturais, haver claramente, em especial para as camadas mdias, a ampliao dos campos de possveis para a reinveno de si. S para citar alguns exemplos, a postura liberal acerca da liberdade individual, as possibilidades de aquisio dadas pela ampliao do consumo via cultura massificada, as exigncias de novos sujeitos sociais para ocuparem posies de protagonismo histrico (como as mulheres e os jovens), dentre outros, paulatina e ao mesmo tempo vertiginosamente transformaro as concepes e limites dos processos de construo da pessoa moderna ocidental, permitindo a conjugao de dois conceitos-chaves, como indica Gilberto Velho: as dimenses do projeto e da metamorfose, sobre as quais falaremos mais detalhadamente adiante. Evidentemente, os constrangimentos sociais no desapareceram. No na fase de formao da modernidade nem em seu adensamento nas ltimas dcadas, bom lembrar. Como tambm abordaremos mais cuidadosamente em outro ponto deste artigo, a construo de um individualismo qualitativo, em que a singularidade e distino so elementos centrais e, portanto, profundamente devedores da noo de estilo de vida, s foi possvel a partir da consolidao de um individualismo de tipo quantitativo, ancorado em valores de igualdade e padronizao, como explicou G. Simmel (SIMMEL, 1971). Mas proporcionalmente, em comparao com a sociedade encompassadora pr-moderna, sem dvida na modernidade ocidental, em especial na sua fase de consolidao, em meados do sculo XIX e incio do sculo XX, o indivduo passa a dispor

c o m u n i c a o , m d i a e c o n s u m o s o p a u l o v o l . 7 n . 2 0 p . 1 3 - 3 5 n o v. 2 0 1 0

d o s s i

ana enne

17

18 juventude como esprito do tempo, faixa etria e estilo de vida d o s s i

de capital simblico ampliado para construir seu estilo de vida e complexificar o desempenho de seus papis sociais. Mas no s pela projeo da dimenso individual a modernidade ocidental, no que tange s possibilidades de construo de estilos de vida, se diferencia das fases precedentes ou de outras formas societrias, como os chineses com que abrimos este artigo. Dois outros aspectos, claro que dentre outros, merecem ser destacados. Em primeiro lugar, a relao entre esse processo acima descrito e o crescimento de forte cultura miditica, em que a esfera do consumo se torna elemento central para a efetivao desse alargamento dos estilos de vida. E, tambm fortemente atrelada a esse ltimo ponto, a demanda cada vez mais crescente por renovao, mudana, movimento, ruptura, entre outros signos caros modernidade em sua luta afirmativa contra a tradio, valores esses, todos, de algum modo, associados a um conceito ainda em florescimento, que em meados do sculo XX seria o amlgama perfeito entre modernidade, mdia, consumo e estilo de vida: a juventude. So esses os temas que pretendemos desenvolver a seguir.

Juventude, consumo e estilo de vida consenso que a partir de meados do sculo XX, em especial no ps-guerra, o protagonismo juvenil se consolidou. Eric Hobsbawm (HOBSBAWM, 1995) fala do incio de uma cultura jovem. Edgar Morin (MORIN, 1987) considera que nesse momento se estabelece a pedocratizao, em detrimento de uma gerentocracia, que vai perdendo fora principalmente com o desmantelamento das instituies tradicionais, com destaque para a crise do modelo familiar patriarcal burgus.3 Sem dvida, uma srie de movimentos colocou o ator social jovem
Em pequeno e instigante post publicado no blog do Grecos, a aluna de Estudos de Mdia Andressa Lacerda de Aquino Silva apontou, a partir de reflexes do curso de Mdia e Juventude, que oferecemos em 2010/2, a relao entre a exploso da juventude e a morte de deus. Cf. http://blogdogrecos.blogspot.com/2010/09/sobre-morte-ejuventude.html.
3

e s c o l a s u p e r i o r d e p r o pa g a n d a e m a r k e t i n g

definitivamente em cena a partir das dcadas de 50 e 60, e a cultura miditica tem forte relao com esse processo. No entanto, possvel perceber que a ideia de juventude, como um certo esprito do tempo, relacionado s rupturas, ao novo, ao que no se conforma, busca por experincias e mudanas, j havia encontrado respaldo no prprio movimento constitutivo da modernidade ocidental. Os valores acima citados, relacionados no senso comum contemporneo juventude, so signos caros ao conceito de moderno, em especial a partir do sculo XIX, quando a prpria palavra moderno incorporada definitivamente ao vocabulrio cultural do perodo (KOSELLECK, 2006), fazendo com que modernidade seja no s uma poca, mas tambm uma viso de mundo e uma forma de estar nele, ou seja, um ethos, um estilo de vida (BERMAN, 1986). Portanto, entendemos que, como esprito do tempo, juventude signo vital do ser moderno. E a aceitao e valorizao da ideia precedem, nesse sentido, a prpria aceitao e valorizao do sujeito concreto jovem, no que se refere faixa etria, ou seja, etapa intermediria entre a infncia e a vida adulta, que convencionalmente se estende, com variaes, em torno da faixa que vai dos 15 aos 25 anos (ao menos no que se refere aos padres socioculturais do ocidente ps-50, que estamos abordando aqui). Mais ainda, quando esse sujeito concreto, o jovem, o rebelde sem causa americano dos anos 50, ativista e contestador universitrio de maio de 68, alienado f da Jovem Guarda, apologista do imperialismo americano, hippie remando contra a cultura e pregando o poder da flor para vencer os males do sistema, dentre outros tantos esteretipos que se firmaram historicamente no imaginrio mundial (contando, para isso, com a preciosa ajuda dos meios de comunicao massivos), passa a exigir voz e reconhecimento aos seus princpios, dvidas, desejos e vontades, esse movimento, embora v encontrar no poucas resistncias, j se d em uma herana de aceitao e reconhecimento do esprito juvenil. Sem dvida, ser moderno ser jovem, mesmo antes do prprio, em termos etrios, ser percebido no sem temores em sua existncia.

c o m u n i c a o , m d i a e c o n s u m o s o p a u l o v o l . 7 n . 2 0 p . 1 3 - 3 5 n o v. 2 0 1 0

d o s s i

ana enne

19

20 juventude como esprito do tempo, faixa etria e estilo de vida d o s s i

Assim, mesmo quando ainda destinado ao silncio e ao esquecimento, como cabia maior parte dos jovens na virada do sculo XIX para o XX (os homens desde muito cedo preparados para o trabalho e para assumirem o papel de provedores, e as mulheres duplamente silenciadas em termos de gerao e de gnero), havia, sem dvida, uma disposio juventude como esprito do tempo, e isso foi, paulatinamente, se traduzindo em novas formas de conduta e hbitos. E a cultura de massa, tambm essa filha da modernidade, soube traduzir essa transformao nas concepes de mundo desde muito cedo, mesmo quando as instituies tradicionais ainda exerciam maior fora. No incio do sculo XX, por exemplo, a publicidade comea a mudar consideravelmente de formato, e a presena de figuras e valores jovens nos anncios j se faz sentir nas primeiras dcadas. A cultura romntica da boemia, sem dvida j no sculo XIX, lcus do esprito inquieto e inovador dos novos tempos, ganha flego nos efervescentes anos 20. Os esportes com a consequente celebrao do corpo forte e vigoroso, traos de bvia juvenilizao tambm cresceram explicitamente no perodo. E o cinema, mais talvez do que qualquer outro campo, traduziu claramente essa tendncia, construindo seu panteo de olimpianos em torno de figuras esteticamente jovens. No por acaso, os governos totalitrios que tomaro forma em especial nos anos 30 exploraro claramente, em ambguo jogo de composio entre tradio e modernidade, o potencial renovador da juventude, direcionando a ela grande parte de seu discurso e assumindo parte de seus valores e membros. Percebemos, nesse processo, que a construo entre modernidade, juventude, mdia e estilo de vida antecede sua exploso nos anos 50 e 60, embora, sem dvida, tome outra dimenso aps esse momento. Uma das caractersticas mais marcantes, para muitos, da ps-modernidade, ou da modernidade tardia, a flexibilizao das possibilidades de construo das identidades dos sujeitos, em poesis mais complexas e fluidas (GUATTARI, 1992). Os jovens seriam atores fundamentais, se no os principais, exatamente por encarnarem, em razo de sua prpria histria, uma fase de transio que se adequa perfeitamente s deman-

e s c o l a s u p e r i o r d e p r o pa g a n d a e m a r k e t i n g

das por fluidez e experimentao valorizadas na modernidade adensada. Argumentamos aqui que, embora alguns traos sejam especficos dessa fase tardia da modernidade, a juventude como esprito do tempo (eidos) e estilo de vida (ethos) j estava sedimentada com a prpria ideia de modernidade, e se adensar aps a entrada em cena do jovem propriamente dito, como ator social, e com o crescimento e acelerada diversificao das formas miditicas e das prticas de consumo. Sem dvida, h a um corte importante. No mesmo momento em que a cultura jovem, como denomina E. Hobsbawm, est se constituindo, tambm assistimos transformao de uma sociedade industrial voltada para o consumo para uma cultura do consumo, em que a capacidade (evidentemente sempre existente) dos bens materiais de significarem e produzirem sentido se amplia consideravelmente. Os bens sempre foram simblicos, mas nesse momento algumas ideias-chave para a cultura do consumo aumento da variedade de produtos, expanso do acesso aos mesmos, formas hbridas e mediadas de us-los se consagraro, permitindo que a mercadoria assumisse, como ressalta J. Baudrillard (BAUDRILLARD, 1995), cada vez mais sua face sgnica, como a transformao da marca em conceito permite claramente perceber. Tal movimento encontrar seu cenrio ideal na cultura miditica, espetacularizada e imagtica, que tambm est em franco crescimento nesse momento. Sem dvida, a mdia massiva se voltar muito fortemente para a cultura juvenil, no campo imagtico e no da msica, mas os jovens se apropriaro fortemente dessa cultura miditica, adotando o tom publicitrio em slogans identitrios (faa amor, no faa a guerra; tudo aqui e agora; viva e deixe viver; proibido proibir, dentre outros), utilizando-se claramente dos recursos visuais e sonoros como forma de expresso, adotando o espetculo como linguagem-chave de sua existncia etc. No h, portanto, como no relacionar, nesse processo histrico, a afirmao concomitante das trs culturas: jovem, miditica e consumista. No processo, novos sistemas de distino sero continuamente postos em cena, na luta dos indivduos por sua afirmao como pessoas singu-

c o m u n i c a o , m d i a e c o n s u m o s o p a u l o v o l . 7 n . 2 0 p . 1 3 - 3 5 n o v. 2 0 1 0

d o s s i

ana enne

21

22 juventude como esprito do tempo, faixa etria e estilo de vida d o s s i

lares. Entendendo que esse jogo de constituio identitria via consumo encontrar seu paraso no capitalismo liberal, individualista e racional, ou seja, sobre uma base em princpio igualitria sob o manto universal do dinheiro e no por privilgios a priori, ser preciso, para esse indivduo quantitativamente prximo dos demais (embora no tanto, como nos mostram as estruturas vrias, dentre elas as de classe, gnero, raa etc.), buscar qualitativamente se diferenciar dos demais. O estilo de vida ser, como j vimos neste artigo, caminho fundamental no processo. Nessa busca, aparentemente contraditria, mas que preferimos ler como ambiguidade constitutiva da modernidade, o indivduo, necessariamente, construir seu estilo de vida em interao com outros indivduos e estilos de vida. Portanto, a ideia de construo identitria plenamente individual nunca se concretizar, porque as aes significativas em que o sujeito est imerso possuem carter pblico e se relacionam com os demais atores sociais. Evidentemente, quando os campos de possveis se ampliam, o indivduo pode dispor de maior autonomia na construo de seu estilo de vida e fazer uso de forma mais clara da dimenso do projeto, entendido como conduta deliberada visando a um fim (VELHO, 1981). Ou seja, quando mais autnomos, os sujeitos podem planejar mais livremente, em alguma medida, a construo de seu estilo de vida. Pierre Bourdieu (2007) mostra isso claramente em estudo sobre as formas de distino na Frana dos anos 1960. J os sujeitos com menor autonomia (com menos capital, em especial o econmico), precisam lanar mo, como indica Michel de Certeau (1998), de tticas e astcias para construir seus sistemas de representao. Porm, mesmo com graus diferenciados, comum aos indivduos dos dois universos acima citados a capacidade de construir, a partir de recursos diversos, seu estilo de vida, e o fato de esses estilos estarem ligados a outros estilos de vida, com os quais precisam dialogar. Com o crescimento da cultura do consumo a partir da metade do sculo XX, o igualitarismo quantitativo, no sentido acima descrito, tambm se ampliou, evidentemente com graus diferentes de autonomia, dos sujeitos para a construo de seu estilo de vida. Mas novos personagens

e s c o l a s u p e r i o r d e p r o pa g a n d a e m a r k e t i n g

se colocaram e foram colocados em cena, dentre eles jovens, mulheres, negros, minorias tnicas e sexuais. Ao mesmo tempo, a demanda por novos recursos na construo do individualismo qualitativo se ampliou. O potencial de metamorfose, caracterstico da modernidade, permitindo que os sujeitos assumissem variedade maior e mais complexa de papis sociais, no to fixos quanto no perodo pr-moderno, se amplia. O universo da cultura do consumo ser um recurso claro nesse processo. Os bens adquiridos sero fundamentais no processo de significao das propostas igualitrias e nas de distino, que se alternaro no jogo identitrio de acordo com as fronteiras culturais que se estabelecem ou se busca estabelecer. Por vezes, os objetos sero marcas de singularidade e separao. Em outras, sero intrumental decisivo para construo de pertencimentos e aceitao. Adensando de forma definitiva o que j vinha fazendo desde a sua constituio, a cultura miditica ser central no fornecimento de imagens e diretrizes para os sujeitos vivenciarem esse dramtico jogo de personalizar-se sem perder, com isso, seus liames culturais. Isso abranger praticamente todos os sujeitos sociais que esto inseridos nas sociedades ps-modernas, em especial com a globalizao, mas no h dvida de que sero os jovens que exponenciaro e daro maior visibilidade a esse processo. Ganharo com isso, pagaro por isso.

Resistncias e re-existncias Considerando a sua entrada em cena definitivamente, a partir de meados do sculo XX, o que ganharam os jovens? Em primeiro lugar, a crescente autonomizao frente a alguns estratos tradicionais de forte opresso, como famlia, trabalho, sistema educacional. Sua intensa luta por visibilidade, voz e representao tem conquistado vitrias importantes. E sobre eles, signo claro do esprito do tempo da modernidade, foi sendo depositada a esperana da transformao e da mudana histrica. De atores relegados da histria, os jovens passaram a ser os depositrios da confiana de que nada ser como antes.

c o m u n i c a o , m d i a e c o n s u m o s o p a u l o v o l . 7 n . 2 0 p . 1 3 - 3 5 n o v. 2 0 1 0

d o s s i

ana enne

23

24 juventude como esprito do tempo, faixa etria e estilo de vida d o s s i

Parte de seus penares advm da. Tal peso colocado sobre os ombros de atores sociais concretos, que ainda vivem longo processo de luta por afirmao e que enfrentam seus prprios problemas como segmento social (vivem fase de instabilidade, moratria no s social, como apontam diversos estudos, mas tambm emocional, em que conjugam momento de certeza plena com insegurana absoluta, como sabem perfeitamente todos que algum dia vivenciaram essa etapa da vida), tem custo enorme e grande possibilidade de frustrao. Suas atitudes pouco convencionais, que buscam romper com os parmetros institudos, sero lidas ou como resistncia ou como infantilidade. Como resposta infantil s demandas da vida adulta, as atitudes dos jovens tendem a ser desqualificadas e muitas vezes ignoradas. Como resistncia, por vezes temidas e duramente combatidas, especialmente no que se convencionou chamar de pnico moral, quando as atitudes juvenis passaram a despertar a sensao de insegurana e perigo. Mas muitas vezes valorizadas e constantemente cobradas, como se ser jovem necessariamente implicasse no aceitar o institudo, novamente nos lembrando a associao entre juventude e modernidade. A isso provavelmente se referia Guy Debord quando, por volta dos anos 1960, conforme ressalta Joo Freire Filho, pontificara que o conceito de juventude, no sentido de mudana daquilo que existe, era uma espcie de anacronismo (FREIRE FILHO, 2007, p. 55, grifo do autor).4 O que poderia ser visto como paradoxo (a indicao de que no exato instante em que se coloca em cena o jovem, como tal, no mais existe como atitude libertria, pois estaria subjugado ao poder da mercadoria/espetculo), faz sentido quando pensamos na associao entre o esprito do tempo moderno e a atitude renovadora da juventude. Para Debord, quando o jovem protagoniza, de fato, sua histria, a modernidade revolucionria estava sucumbida pela mdia mercadolgica.
Diz Debord: (...) a juventude, a mudana do que existe, no de modo nenhum propriedade destes homens, que so agora jovens, mas do sistema econmico, o dinamismo do capitalismo. So as coisas que reinam e que so jovens; que se deitam fora e se substituem a si prprias. (Cf. tese 62, disponvel em http://www.arq.ufsc.br/esteticadaarquitetura/debord_sociedade_do_espetaculo.pdf).
4

e s c o l a s u p e r i o r d e p r o pa g a n d a e m a r k e t i n g

Na verdade, tal qual a burguesia em seu processo de afirmao histrica, os jovens da segunda metade do sculo XX se defrontam com encruzilhada de difcil soluo. Por um lado, precisam lutar contra as instituies que, historicamente, os anularam como sujeitos sociais. Mas, nessa luta, precisam dispor de recursos muitas vezes conservadores, como os valores da cultura hegemnica miditica e os bens de consumo de um sistema capitalista profundamente aprisionador, mas que configuram sistemas de capital importantes na disputa simblica por representao e visibilidade, como falamos acima. Em seu estudo sobre o hip-hop entre jovens do Rio de Janeiro, Jacimar Silva Gomes (GOMES, 2009) prope leitura mais generosa sobre esse dilema, indicando a necessidade de resistir e de re-existir por parte dos jovens (no caso especfico a que ela se refere, isso se d de forma mais acentuada porque estamos lidando com jovens de periferia, com pouco capital econmico para criar margens de manobra para projetos de resistncia a longo prazo). Acreditamos que esse seja um caminho interessante a percorrer na nossa discusso. Neste sentido, tambm seguem os muitos estudos de Joo Freire Filho, j citado acima, dentre outros. Se, como frisamos previamente neste artigo, a construo de estilos de vida como forma de marcao identitria, mesmo no sendo caracterstica peculiar da modernidade ocidental, alastra-se consideravelmente neste perodo histrico, frente s possibilidades de autonomizao dos sujeitos de suas funes sociais, permitindo maior flexibilidade em termos de composio dos papis sociais desempenhados no cotidiano, os jovens so claramente herdeiros dessa dinmica. E talvez os atores que melhor desfrutaro do potencial de metamorfose dessa concepo moderna, nesse caso beneficiados pela sua prpria etapa transacional em termos etrios (ou seja, em um perodo de diversas indefinies, torna-se mais propcio arriscar formatos identitrios ou transitar entre estilos de vida diferentes, antes de buscar definies mais slidas). Mais ainda: se a construo dos estilos de vida, na poca moderna, se valer claramente parte fundamental para sua afirmao como estratgia de flexibilizao identitria e qualificao individual dos

c o m u n i c a o , m d i a e c o n s u m o s o p a u l o v o l . 7 n . 2 0 p . 1 3 - 3 5 n o v. 2 0 1 0

d o s s i

ana enne

25

26 juventude como esprito do tempo, faixa etria e estilo de vida d o s s i

recursos dispostos pela cultura miditica e pela ampliao da oferta e pelo acesso aos bens de consumo, esse processo atingir sua maturidade exatamente a partir de meados do sculo XX, quando os jovens, como sujeitos plenos, entram definitivamente em cena. Os processos no se do nem por coincidncia, nem em separado. So parte de uma mesma configurao histrica. Talvez os jovens, mais do que outros sujeitos sociais, tenham explorado a capacidade dos bens produzirem sentido e, dessa forma, construdo representaes acerca de suas identidades utilizando os recursos simblicos da cultura do consumo. Mas isso no caracterstico somente desses sujeitos sociais. Estamos imersos e em contexto globalizado ainda mais adensado em uma cultura de turboconsumo, como adverte Gilles Lipovetsky (LIPOVETSKY, 2007), em que a prpria concepo metafsica do ser parece atravessada pelas lgicas do ter e do parecer (este, na concepo de Debord, na sociedade do espetculo contempornea teria substitudo o segundo, que, por sua vez, na sociedade industrial massiva, teria tomado o lugar do primeiro). Colin Campbell (BARBOSA e CAMPBELL, 2006) argumenta que o discurso falacioso de que a metafsica contempornea se d pelo consumo (consumo, logo existo) acabou se transformando em senso comum e se tornou referncia absoluta, mesmo sendo construo histrica e cultural. A esfera do consumo hoje central no cotidiano do mundo globalizado, no s para os jovens, mas para os sujeitos contemporneos de forma geral, ainda que caiba queles lugar privilegiado no processo cultural. No contexto das ltimas dcadas, em que a profuso de signos consumveis aumentou vertiginosamente, assim como as possibilidades de acesso a eles, as condies para os processos de construo e mesmo inveno de si tambm se complexificaram e se tornaram mais fluidas. A disponibilidade e variedade de bens passveis de significao, e a velocidade com que so produzidos, consumidos e descartados, em um movimento quase ininterrupto, permitem que os indivduos joguem mais com essas formas de capital, at mesmo abrindo mo de sua capacidade de produzir sentido com eles. Isso se d dentro de uma

e s c o l a s u p e r i o r d e p r o pa g a n d a e m a r k e t i n g

lgica de bricolagens e amlgamas de signos por vezes descolados de qualquer sistema pblico de significao (o que, por vezes, resulta em enorme dificuldade interpretativa do senso comum, atravessado cotidianamente por diversas quebras de paradigmas e sistemas narrativos tradicionais).5 Novamente, talvez tenha sido o jovem, como ator social ainda no to amarrado a estruturas e convenes, que melhor pde fazer uso dessas possibilidades de construir e inventar subjetividades a partir dos bens de consumo. Mas, tambm novamente, isso uma das mais fortes marcas da cultura global contempornea, no se restringindo a nenhum segmento em especial. Mais ainda, Lipovetsky considera que na sociedade contempornea do hiperconsumo o estilo de vida associado juventude (aquele do esprito do tempo moderno, mas principalmente os mltiplos formatos que assumem os jovens no ps-50) contestao, vontade de experimentar, movimento, velocidade, renovao, capacidade de reinventar-se, fluidez, impermanncia, bricolagens, hedonismo, consumismo, carpe diem etc. acabou se convertendo no smbolo-mor dessa cultura de consumo turbinada. E, consequentemente, passou a constituir o paradigma hegemnico acerca da melhor forma de viver e se inserir na nova ordem, se tornando topos de desejo de todos os segmentos sociais, evidentemente que de forma genrica e com as excees possveis. Ou seja, os valores associados ao estilo de vida jovem catapultados na modernidade do sculo XIX como esprito do tempo passam a ser consumidos como meta e desejo por diversos atores sociais, incluindo adultos e idosos, para quem o discurso miditico tende a incentivar e a cobrar a eterna juventude, no que auxiliado por um arsenal da cultura do consumo voltada para esta questo, incluindo o setor de vesturio, prtica esportiva, cuidados com a sade, tcnicas de embelezamento e interveno no corpo, celebrao do hedonismo etc. Algumas cobranas colocadas sobre os jovens contemporneos de que seriam alienados, consumistas, pouco conscientes, despolitizados,
Algumas discusses deste captulo resultam de conversas profcuas com o psiclogo Lucio Hillen vila, meu terapeuta, que tem grande vivncia e sensibilidade para o tema da juventude, a quem agradeo imensamente.
5

c o m u n i c a o , m d i a e c o n s u m o s o p a u l o v o l . 7 n . 2 0 p . 1 3 - 3 5 n o v. 2 0 1 0

d o s s i

ana enne

27

28 juventude como esprito do tempo, faixa etria e estilo de vida d o s s i

preocupados somente com o prazer, com dificuldades de se estabelecer, pouco afeitos ao compromisso, sendo volteis e pouco estveis, dentre outras deveriam, caso de fato tenham que ser feitas, ser dirigidas cultura contempornea globalizada, de forma geral. Pois como sujeitos sociais objetivados em sua faixa etria, os jovens (em si, no plural, j uma categoria problemtica, visto sua enorme diversidade nos mais diversos sentidos) so talvez a parte mais visvel, at mesmo por sua necessidade de publicizar seu estilo de vida em sua luta por reconhecimento, voz, visibilidade e representao, do longo processo histrico que caracterizou a formao da modernidade ocidental. Assim, quando Edgar Morin (1967) afirma, em seu texto de 1967, que a construo de uma pedocratizao estava relacionada perda do poder paterno, ele chegava concluso de que a juventude, como faixa etria e segmento, tenderia a se alinhar mais por valores geracionais do que por distines e pertencimentos em torno da luta de classes. Se o argumento de Morin faz sentido e a nosso ver sim , perguntamos: se como afirma Lipovetsky a juventude a palavra e a ideia-chave da cultura do turboconsumo contemporneo, tendo se alastrado como estilo de vida hegemnico para os demais segmentos sociais, podemos entender que os sujeitos contemporneos, de forma geral, como jovens no estilo de vida, tambm tendem a se afastar das lutas de classe para uma postura de alinhamento de valores em torno desse estilo? No nos causa surpresa que, em pesquisa recente que realizamos entre jovens de baixa renda da Baixada Fluminense, regio metropolitana do Rio de Janeiro, quando perguntados acerca de seu maior sonho em termos de consumo, muitos quase todos responderam que gostariam de ter um mp3 ou um all star, mesmo quando vivendo, cotidianamente, situaes de muitas dificuldades financeiras e dentro de um quadro desalentador em termos de perspectivas futuras (dificuldades na escolaridade, problemas familiares, condies de vida precrias, ausncia de empregos etc.). Da mesma forma, em muitos de nossos contatos no decorrer do trabalho de campo, nos deparamos com militantes do hip-hop, com postura sensivelmente crtica ao sistema econmico e po-

e s c o l a s u p e r i o r d e p r o pa g a n d a e m a r k e t i n g

ltico vigente, propondo atitudes de ruptura, vestindo roupas de marcas famosas e caras, muitas pirateados, mas algumas outras originais, o que implica gastos de consumo claramente superiores s possibilidades racionais dos entrevistados. O que alinha esses exemplos acima a necessidade de insero na ordem da cultura do consumo, mesmo quando vivenciando situaes de excluso ou assumindo postura crtica frente sociedade que celebra esses valores. Na verdade, possvel perceber, nessas prticas de consumo, um continuum com outros jovens, de classes e condies sociais diferentes, em torno de construes de si orientadas pelo universo do consumo. Mas tambm possvel perceber que esse jogo no se d sem idiossincrasias e mediaes. E a roupa de marca consagrada pode ser subvertida ao ser usada com acessrios que subvertam seu sentido, como a camiseta debochada, a gestualidade agressiva de determinados movimentos culturais, a carnavalizao simblica dos signos acessados, dentre outras tticas. Resistir no necessariamente se associa a uma postura de ruptura radical, mas a complexo processo de re-existncia, que, como em todas as formas de cultura, implica um misto de conter e resistir, como fala Stuart Hall (2003), de um sinuoso jogo entre seduo e negao, como nos lembra Jess Martn-Barbero (1997). Para exemplificar, uma ilustrao complexa: a do menino que, disciplinado em instituio de confinamento, impedido de acessar bens materiais de consumo, expressa sua vontade de partilhar de uma ordem cultural que extrapola os muros institucionais raspando a cabea e desenhando, com o corte, o smbolo da Nike (ABDALLA, 2003). Submisso sociedade de controle? Expresso de subjetividade? Alienao? Exerccio pleno de autorrepresentao? So muitas as formas de interpretao, mas, inegavelmente, estamos diante de fenmeno complexo, para o qual, provavelmente, os velhos paradigmas interpretativos no funcionaro mais. Nunca foi exatamente fcil ser um jovem. Mas a gerao atual, dos anos 2000, carrega alguns fardos bem dolorosos, embora seja, talvez, a mais livre, em termos genricos, para experimentaes e possibilidades de representao. Para eles, os jovens, foram criadas inmeras polticas

c o m u n i c a o , m d i a e c o n s u m o s o p a u l o v o l . 7 n . 2 0 p . 1 3 - 3 5 n o v. 2 0 1 0

d o s s i

ana enne

29

30 juventude como esprito do tempo, faixa etria e estilo de vida d o s s i

pblicas. A maior parte dos editais no campo da cultura e das intervenes est voltada para eles. So tema de programas televisivos, debates, entrevistas. Fala-se muito deles e, proporcionalmente, nunca foram to ouvidos, to visveis, to representados. Suas possibilidades de construo e inveno de si se ampliaram consideravelmente. O acesso aos bens de consumo, ferramentas fundamentais nos processos acima descritos, tambm se ampliou (mesmo que ainda fortemente marcadas pelas interdies econmicas, so muitas as maneiras de apropriao de tais bens). Mais ainda: seu estilo de vida, tantas vezes recriminado, marcado pela mobilidade, pela transformao, pelo inconformismo, pelo apelo hedonista, pelo descompromisso, pelo presentismo, dentre outras caractersticas, se propagou para toda a sociedade contempornea consumidora. De certa forma, todos querem ser jovens, ao menos como slogan publicitrio. No entanto, os signos da angstia esto no ar. A experincia docente e de pesquisa tem revelado, no s a mim, mas a muitos que trabalham com juventude, que os valores associados ao estilo de vida jovem tm custos e no s para os prprios, evidentemente. Mas concomitantemente aos ganhos acima listados, possvel perceber as perdas. A escola no consegue, de forma geral, contato com esses meninos e meninas, muitas vezes desprezando seus principais capitais expressivos, em especial a oralidade, a linguagem publicitria, a msica. As dificuldades de insero no mundo profissional, com a crise da empregabilidade, aumentam a moratria social (no caso dos filhos da classe mdia) e condenam ao desemprego e ao trampo ocasional os jovens das classes subalternas economicamente. A cultura do consumo, ao mesmo tempo em que fornece instrumentos para a construo de si, impe limites, gera estigmas, provoca a frustrao. A diversidade de sistemas sgnicos, presentes nas mais diversas formas de comunicao (em especial as digitais), ampliou possibilidades de contato, mas reduziu, de forma paradoxal, a primazia do sentido, se convertendo em um turbilho de signos aleatrios, que muitas vezes se perdem e no permitem a construo de trajetrias (o twitter talvez seja exemplo eloquente) coerentes, por vezes desejadas.

e s c o l a s u p e r i o r d e p r o pa g a n d a e m a r k e t i n g

E, principalmente, a eternizao da juventude, como estilo de vida, faz com que a atual gerao dos vinte anos se depare com o fenmeno social dos pais jovens. Isso, evidentemente, tem ganhos, mas, novamente, tambm tem custos. Proximidade e tolerncia, de um lado. Perplexidade e inverso, de outro. Recentemente, em conversas com alunos, escutei frases do tipo: estou preocupada com meu pai, ele est obcecado com malhar o corpo, passa quatro horas por dia na academia, ou minha me est muito pirada desde que comeou a namorar mulher. Obviamente, esses dados no esto aqui com nenhum sentido moral. So s constatao de uma nova ordem cultural, talvez mais complexa do que os paradigmas anteriores tenham lidado. Talvez o exemplo mais contundente seja o da aluna que, num sbado noite, desabafou no seu perfil no Twitter: esperando minha me ir pra balada pra eu poder estudar. Maria Rita Kehl (2004) descreveu que os jovens das primeiras dcadas do sculo XX procuravam, muito cedo, imitar o estilo de vida dos pais, o que fazia com que um rapaz de 25 anos, nos seus hbitos, modos de vestir e atitudes, se parecesse mais com seu pai de 45 anos do que com seu irmo de 18. Hoje, de forma genrica, percebemos que um jovem de 25 anos assiste, por vezes embevecido, por vezes estarrecido, a uma enorme proximidade entre os hbitos, modos de vestir e atitudes de seu pai de 45 anos com seu irmo de 18. Como vemos, se alguns constrangimentos sociais foram encolhidos, outros surgiram ou se ampliaram. Todos esses dados ressaltam, a meu ver, um redesenho da complexidade intrnseca da vida moderna, e acredito que precisamos estar mais atentos a isso.

Consideraes finais Tentamos demonstrar, nesse artigo, a paulatina transformao da categoria de juventude no processo histrico da modernidade ocidental e depois global. De um esprito do tempo moderno, a juventude se caracterizou em um estilo de vida da ps-modernidade, a partir da entrada em cena do jovem como sujeito objetivado, mas ampliando em muito essa

c o m u n i c a o , m d i a e c o n s u m o s o p a u l o v o l . 7 n . 2 0 p . 1 3 - 3 5 n o v. 2 0 1 0

d o s s i

ana enne

31

32 juventude como esprito do tempo, faixa etria e estilo de vida d o s s i

delimitao etria e se transformando em um novo esprito do tempo, no qual os valores da renovao permanecem em alta, mas acrescidos do hedonismo e da busca pela manuteno do tempo presente. Talvez dos valores associados ao estilo de vida jovem, o da contestao tenha se constitudo no mais ambguo e escorregadio. No novo esprito do tempo, do turboconsumo ps-moderno, ele no aparece como categoria-chave, embora seja evidente o esforo coletivo de juvenilizao. No entanto, como memria afetiva dos anos efervescentes das dcadas de 50 e 60 do sculo passado, em especial a contracultura e Maio de 68, a contestao se transformou em smbolo do que, de certa forma, se espera do jovem: resistir, no sucumbir. Ao consumo, poltica corrupta, ao capitalismo, alienao, ao descaso com a educao, ao fim do emprego, s instituies hierrquicas, s drogas, vida perdida, ao envelhecer etc. etc. etc. Sem dvida, um enorme peso a se carregar, sem que se pergunte, muitas vezes, aos jovens contemporneos, se eles querem o fardo da histria sobre os seus ombros (LIPOVETSKY, 2007). Queria retomar a questo das mltiplas formas de resistncia e re-existncia dos jovens contemporneos. Em nossas e inmeras outras pesquisas etnogrficas realizadas com movimentos de juventude atuais, percebemos muitas vezes formas diversas de resistncia, que se no esto presas aos modelos de contestao dos anos 60, o fazem dentro de outros formatos, usando talvez menos o combate direto e mais os recursos discursivos, as pardias, a carnavalizao, o humor (FREIRE FILHO e CABRAL, 2007), e as novas tecnologias de comunicao e informao, em especial a internet e o celular (ENNE, 2008), dentre outras estratgias e tticas. Por vezes, so necessrias negociaes em vez de enfrentamento direto, algumas pequenas astcias, no sentido citado por Certeau, para a obteno do direito expresso, visibilidade, a uma existncia dentro de campos de possibilidades em alguns nveis muito fechados. Para exemplificar, citamos a malandragem de membros de um dos pontos de cultura do Rio de Janeiro que, ao receberem os equipamentos, cansaram de solicitar aos tcnicos do Ministrio da Cultura que mandassem um representante para ensinar como manusear parte deles, em especial os de filmagem. Para forar

e s c o l a s u p e r i o r d e p r o pa g a n d a e m a r k e t i n g

a vinda do tcnico, substituram o sistema gratuito dos equipamentos de computao por sistemas operacionais piratas, e ligaram para o Ministrio avisando. O rgo governamental, ento, enviou um tcnico para refazer a instalao original (a pirataria ilegal), ocasio devidamente aproveitada pelos responsveis pelo ponto de cultura para tirar todas as dvidas sobre o funcionamento das demais mquinas. Talvez a concluso mais significativa acerca do que pretendemos indicar, em nosso ltimo pargrafo, tenha vindo da observao de uma aluna durante debate, no curso de Mdia e Juventude, no segundo semestre de 2010 (ver nota 1), sobre o filme Os sonhadores, de Bernardo Bertolucci. Quando comparvamos a viso de Bertolucci sobre os jovens nos anos 60 e a postura dos jovens nos anos 2000 nos mais diversos movimentos de resistncia, a partir do texto citado de Joo Freire Filho e Ana Julia Cabral, a aluna afirmou que tambm os enxergava, a esses ltimos, como sonhadores: por no desistirem, acreditarem no sonho, mas tambm porque, como os jovens em cena nos anos 60, quebrando paradigmas, rompendo fronteiras, sonharam mesmo sem saber que parte de seus sonhos se realizaria e parte seria transformada no turboconsumo que citamos acima, tambm os jovens de hoje, desses confusos anos 2000, querem seu direito de continuar sonhando, buscando novos mtodos e formas de resistir e re-existir, sem serem condenados, pelo fardo da histria, a serem aqueles que no souberam honrar a herana de outros saudosos para alguns tempos.

Referncias
ABDALLA, J. Priso concreta, liberdade virtual: os atos comunicacionais dos adolescentes infratores. Dissertao de Mestrado em Comunicao pelo PPGCOM/UFF. Niteri: UFF, 2003.

Agradeo aluna Natalia Medeiros, de Estudos de Mdia/UFF, por essa observao, e aos demais alunos da turma de Mdia e Juventude, em 2010/2, em muitos momentos coautores deste artigo.
6

c o m u n i c a o , m d i a e c o n s u m o s o p a u l o v o l . 7 n . 2 0 p . 1 3 - 3 5 n o v. 2 0 1 0

d o s s i

ana enne

33

34 juventude como esprito do tempo, faixa etria e estilo de vida d o s s i

BAUDRILLARD, J. A sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Elfos; Lisboa: Edies 70, 1995. BERMAN, M. Tudo que slido desmancha no ar: a aventura da modernidade. So Paulo: Companhia das Letras, 1986. BOURDIEU, P. A distino. Crtica social do julgamento. So Paulo: Edusp, 2007. BARBOSA, L. e CAMPBELL, C. (orgs.). Cultura, consumo e identidades. Rio de Janeiro: FGV, 2006. CERTEAU, M. de. A inveno do cotidiano. Petrpolis: Vozes, 1998. DEBORD, G. Sociedade do espetculo. Rio de Janeiro: Contracampo, 1997. ELIAS, N. O processo civilizador. Vol. 1 e 2. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1993. ELIAS, N. Os alemes: a luta pelo poder e a evoluo do habitus nos sculos XIX e XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. ENNE, A. L. Prticas miditicas e disputas por hegemonia: reflexes a partir de estudos de caso na Baixada Fluminense. In: COUTINHO. E. G. (Org.). Comunicao e contrahegemonia. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2008. FREIRE . J. Reinvenes da resistncia juvenil. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007. FREIRE F. J. e CABRAL, A. J. A resistncia juvenil em tempos espetaculares: ecos e ensaios da contracultura no sculo XXI. In: ALMEIDA, M. I. M. de NAVES, S. C. (Orgs.). In: Por que no? Rupturas e continuidades da contracultura. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007. GOFFMAN, E. A representao do eu na vida cotidiana. Petrpolis: Vozes, 2005. GOMES, J. S. Paixo em estado bruto. Movimento hip-hop: palco e projeto de uma juventude. Dissertao de Mestrado em Comunicao pelo PPGCOM/UFF. Niteri: UFF, 2009. Disponvel em: http://www.bdtd.ndc.uff.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3728 GUATTARI, F. Caosmose: um novo paradigma esttico. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992. HALL, S. Da dispora: identidades e mediaes culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003. HOBSBAWM, E. Era dos extremos: o breve sculo XX19141991. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. KEHL, M. R. A juventude como sintoma da cultura. In: NOVAES, R. e VANNUCHI, P. (Orgs.). Juventude e sociedade. Trabalho, educao, cultura e participao. So Paulo: Editora Fundao Perseu Abramo, 2004. KOSELLECK, R. Futuro passado: contribuio semntica dos tempos histricos. Rio de Janeiro: Contraponto, Editora PUCRio, 2006.

e s c o l a s u p e r i o r d e p r o pa g a n d a e m a r k e t i n g

LIPOVETSKY, G. A felicidade paradoxal. Ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. So Paulo: Companhia das Letras, 2007. MARTN-BARBERO, J. Dos meios s mediaes. Comunicao, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1997. MORIN, E. Cultura de massas do sculo XX: o esprito do tempo. Vols. 1 e 2. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1987. SIMMEL, G. On individuality and social forms. Chicago: The University of Chicago Press, 1971. TREVISAN, C. Os chineses. So Paulo: Contexto, 2009. VELHO, G. Individualismo e cultura. Rio de Janeiro: Zahar, 1981. VELHO, G. Projeto e metamorfose: antropologia das sociedades complexas. Rio de Janeiro: Zahar, 1994. WEBER, M. Economia e sociedade. Vol. 1 e 2. Braslia: UNB, 2000.

c o m u n i c a o , m d i a e c o n s u m o s o p a u l o v o l . 7 n . 2 0 p . 1 3 - 3 5 n o v. 2 0 1 0

d o s s i

ana enne

35

Potrebbero piacerti anche