Sei sulla pagina 1di 5

Como Testar MOSFETs de Potncia (INS032)

Page 1 of 5

Busca rpida

OK

INSTITUTO

Newton C. Braga
Escrevendo sobre Tecnologia para as principais revistas do mundo desde 1966
Home Contato Mensagens recebidas Dvidas dos internautas Conversando com os amigos
Eletrnica

Como Testar MOSFETs de Potncia (INS032)


Escrito por Newton C. Braga

Os MOSFETs ou Transistores de Efeito de Campo MOS (Metal-Oxide Semiconductor) so dispositivos da famlia dos semicondutores com o smbolo e estrutura mostrados na figura 1.

Artigos Banco de Circuitos Circuitos Simulados Como funciona Dicas de PIC Eletrnica Paranormal Idias, Dicas e Inf. teis Instrumentao Matemtica para Eletrnica Meio Ambiente e Sade Microcontroladores Mundo das Vlvulas Novos Componentes Telecomunicaes
Eletricidade

Esses transistores operam de modo similar aos transistores de efeito de campo de juno (JFET) exceto pelo fato de que o eletrodo de comporta (gate) totalmente isolado do canal por uma microscpica camada de xido de metal (da o seu nome). Quando uma tenso aplicada ao eletrodo de comporta (gate ou g) ela controla o fluxo de corrente entre o dreno (d) e a fonte (s). Existem famlias de tipos de baixas potncias, indicados para aplicaes de udio e RF enquanto que existem tipos de alta potncia indicados para aplicaes em baixas freqncias e controle. Os tipos de alta potncia ou MOSFETs (Power MOSFETs) so projetados para controlar intensas sob tenses que chegam a mais de 1000 V. Na figura 2 temos os smbolos adotados para representar os tipos de canal N e canal P, assim como os aspctos mais comuns em que eles so encontrados.

Login

Nome de Usurio

Senha

Industrial - Eletrotcnica Instalaes residenciais


Prticas de Service

Lembrar-me g c d e f
Entrar

Esqueceu sua senha? Esqueceu seu nome de usurio? Registrar-se Parceiria

Aparelhos de TV Aparelhos de som Aparelhos diversos Como colaborar


Mecatrnica

Automao Kits PNCA Robtica


Cursos On-Line

Eletrnica Automotiva Eletrnica Digital Eletrnica Bsica Curso de Reparao MultiSIM 11


O Autor

Mtodo de Ensino Parceiros Sobre o autor Palestras FotoLog Videolog Memria Histrica As trapalhadas de Eltron
Literatura Tcnica Pensamento

Tempo Matamos o tempo; o tempo nos enterra.

Machadoi de Assis (1839 1908) - Memrias Pstumas de Brs Cubas

Apostilas Livros Nacionais Livros internacionais Aventuras do Prof. Ventura Almanaque Tecnolgico Ingls para Eletrnica Livros para Download Li, Lendo e Recomendo

+conexes

O que testar O teste mais simples feito com o multmetro ou provador de continuidade e permite detectar apenas quando o componente est em curto. Testes mais completos podem ser feitos com circuitos simples de simulao ou ainda com o osciloscpio com a ajuda do gerador de funes.e circuitos de simples de teste. Instrumentos Usados

RSS facebook twitter

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/instrumentacao/77-testando-componentes/... 20/8/2011

Como Testar MOSFETs de Potncia (INS032)

Page 2 of 5

Colaboradores

Multmetro ou provador de continuidade Circuito de teste Traador de curvas e osciloscpio

Perfil

Localizar Literatura
OK

O Teste 1.Multmetro ou provador de continuidade

Localizar Datasheet
OK

Como usar este quadro de busca

O que se faz neste caso medir a resistncia entre os diversos terminais do componente. Um componente em curto pode ser facilmente descoberto com esse teste. Evidentemente, somente no caso de haver curto que detectamos um componente ruim. Se o problema no for curto-circuito ento outros testes devem ser realizados. Procedimento a)Coloque o multmetro numa escala intermediria de resistncias (ohms x 10 ou ohms x 100 para os analgicos 2000/20 000 ohms para os digitais). Para os analgicos preciso zerar antes de usar. No caso do provador de continuidade, prepare o instrumento para uso. b)Retire o MOSFET de potncia do circuito e identifique os terminais (na verdade, o teste dado tambm pode servir para fazer a identificao dos terminais). c)Mea a resistncia de forma combinada entre todos os terminais. A figura 3 mostra como realizar este teste.

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/instrumentacao/77-testando-componentes/... 20/8/2011

Como Testar MOSFETs de Potncia (INS032)

Page 3 of 5

Importante Esses componentes, assim como os JFETs so extremamentes sensveis a descargas estticas (ESD). Um simples toque nos seus terminais, havendo carga acumulado no seu corpo, pode causar sua queima. Nunca segure o componente pelos terminais ao fazer os testes. Interpretao dos Resultados Se as resistncias lidas forem as indicadas na figura ento, com certeza o componente est bom (o teste no revela se o componente est aberto). No entanto, uma resistncia anormalmente baixa numa medida em que o correto seria uma resistncia elevada ou infinita indica fuga ou curto.

2.Usando um circuito de teste Uma forma simples de se testar de maneira dinmica um transistor de efeito de campo de potncia a que faz uso de um circuito de teste. Na figura 4 mostramos um circuito simples que pode ser usado para essa finalidade.

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/instrumentacao/77-testando-componentes/... 20/8/2011

Como Testar MOSFETs de Potncia (INS032)

Page 4 of 5

Esse circuito testa MOSFETs de canal N com correntes de dreno a partir de 500 mA. Para MOSFETs de canal P basta inverter a polaridade da alimentao e de todos os componentes polarizados do circuito. A lmpada vai determinar a corrente de teste, observando-se que existem tipos de potncia em que est especificada uma corrente mnima de dreno para que ele opere satisfatoriamente. Essa corrente vai determinar as caractersticas mnimas da lmpada que deve ser usada no provador. Procedimento a)Identifique os terminais do transistor MOSFET de potncia em teste e coloque-o no circuito de prova mostrado na figura. b) Ligue a alimentao do circuito. No ser preciso dotar o transistor de radiador de calor, pois a corrente de teste pequena em relao sua capacidade de dissipao . c) Observe o que acontece com a lmpada indicadora e depois aperte o interruptor S1.

Interpretao dos Resultados Se a lmpada acender to logo a alimentao do circuito seja estabelecida, ento o MOSFET de potncia se encontra em curto. Um brilho fraco nessas condies indica que o transistor tem fugas. Se a lmpada no acender aperte S1. Se acender agora, ento o MOSFET de potncia se encontra bom. Se a lmpada no acender, ento isso indica que o transistor se encontra aberto.

3.Osciloscpio e Traador de Curvas Podemos simular o funcionamento dinmico do MOSFET de potncia, inclusive observando suas caractersticas montando o circuito de teste mostrado na figura 5.

Conforme podemos ver, o circuito o mesmo usado no caso dos MOSFETs comuns. Procedimento a ) Monte o circuito de prova indicado. b) Ajuste o osciloscpio para visualizar o sinal conforme mostrado na figura. Veja que o sincronismo H deve ser colocado na posio externa (EXT , X/Y ou A/B) e o ganho de acordo com as tenses do circuito. c) Ligue o circuito, refazendo os ajustes dos dois instrumentos para melhor visualizao da imagem. Na figura 6 mostramos a curva que deve ser visualizada no osciloscpio.

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/instrumentacao/77-testando-componentes/... 20/8/2011

Como Testar MOSFETs de Potncia (INS032)

Page 5 of 5

Interpretao da Prova Se a curva visualizada estiver de acordo com o esperado, ento o MOSFET se encontra em bom estado. caso contrrio, podemos esperar que existe algum problema com o componente.

Politica do Site - Como Anunciar - Contato Newton C. Braga, Powered by Joomla!; Joomla templates by SG web hosting

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/instrumentacao/77-testando-componentes/... 20/8/2011

Potrebbero piacerti anche