Sei sulla pagina 1di 4

INTRODUO A histria da contabilidade uma parte de nosso conhecimento cientfico, que se divide em dois grandes segmentos: a Histria Geral

l e a Histria das Doutrinas. Com isso a preocupao de diversos estudiosos foi determinar o verdadeiro objeto de estudo da contabilidade, no campo da cincia, para estruturar doutrinas, de acordo com a metodologia cientfica, tambm determinou a fixao das diversas correntes de pensamentos, dentre elas, o Reditualismo.

DOUTRINA DE RDITO Desenvolveu-se principalmente na Alemanha, tendo como principal lder

EugenSchmalenbach e, entre outros seguidores, W. Malhberg, E. Geldmacher, M. R. Lehmannn, E. Walb e FrederichLeiter com seu reditualismo especfico. Era a corrente de pensamento que enunciava ser o resultado (lucro ou prejuzo) o objeto de estudo da contabilidade, ou seja, o reconhecimento da perda ou do lucro como fonte principal da continuidade da atividade empresarial. Os reditualistas estudavam a dinmica da riqueza patrimoni l, mas desprezavam a a estrutura dos elementos patrimoniais. Conseguiram desenvolver-se num pas socialista, embora a corrente estivesse voltada para o capitalismo. Schmalenbach visualizava os fenmenos circulatrios da riqueza patrimonial em sua dinmica, dando a essa dinmica o aspecto temporal no coincidente com o ano calendrio, mas com o ciclo operacional. O julgamento do rdito deve ser uma medida relativa entre o que o capital oferece ao empreendedor e o que a azienda oferece sociedade em que se en contra. Os reditualistas tiveram a propriedade de reconhecer o valor da considerao dos fluxos em contabilidade, ou seja, do estudo de uma dinmica patrimonial, da relatividade do lucro, da realidade empresarial. Eembora admitissem sob a denominao de economia da empresa todos esses princpios, em realidade no fizeram seno desenvolver seus principais raciocnios sob a tica patrimonial, contbil, inclusive com um sem nmero de exemplos prticos. 15 O reditualismo no ganhou fora como escola pois diversos apreciadores das enunciaes de Schmalenbach criticavam seu objeto de estudo argumentando que o rdito o efeito da dinmica patrimonial e no a causa. o objeto de estudo da contabilidade, ou seja, o reconhecimento da perda ou do lucro como fonte principal da continuidade da atividade empresarial. O elemento bsico do estudo o rdito. A focalizao do rdito por parte da Teoria Reditualista surge como resposta incapacidade, da poca de adequar os modelos contabilsticos existentes aos contextos scio-econmicos adversos, mantendo a sua perspectiva utilitarista. Existem, ainda hoje, duas correntes do pensamento reditualista, uma que considera o aspecto individual do rdito (maximizao do lucro) e outra que considera o aspecto social (como base de sustentabilidade social). Eugen dedicava-se ao estudo das empresas e resultados, em sua obra Balano Dinmico, destaca uma idia fundamental de fluxos ou comparaes de diversos estados

patrimoniais.Sua teoria muito mais patrionalista do que aziendalista, pois, analisa a dinmica do movimento do capital e dos frutos deste. Entende que o sucesso ou insucesso de uma empresa depende dos lucros que ela possa ou no obter. Para ele, o tempo do lucro no coincide, quase nunca, com o ano astronmico, pois, tem seu prprio tempo e um fenmeno caracterstico e especial, ou seja, varia de atividade para atividade. Wilhelm Rieger, outro estudioso entendia a empresa como instrumento de lucro, devendo ser considerada de maior significao.Para Eugens, as relaes ambientais so fatores determinantes na formao do fenmeno patrimonial e que a formao do lucro no depende s da empresa, como tambm das pessoas externas.De um lado havia uma concepo aziendal econmica e do outro uma concepo patrimonialista. Longo foi o curso do pensamento de intelectuais para conduzir a contabilidade a uma condio superior do conhecimento humano. Hoje, como cincia, rica em doutrinas, segue o saber contbil, valorizado pelos esforos de grandes escolas de pensamento cientfico. O RDITO E SUA RELATIVIDADE SOCIAL NA TEORIA DA DINMICA DA RIQUEZA Na viso de Schmalenbach, o julgamento do rdito deve ser uma medida relativa entre o que o capital oferece ao empreendedor e o que a azienda oferece a sociedade em que vive. Diferentemente de Rudolf Dietrich, no abomina o rdito nem o julga esprio, mas algo que se deve coadunar com o ambiente do qual a azienda contribui.Entende que a formao do rdito no depende s da empresa, mas das presses do ambiente externo que seu continente.O balano dinmico, tal como prope o mestre, deveria ser apto para distinguir os efeitos sobre o rdito de acordo com suas origens ou provenincias, ou seja, da produtividade interna ou dos favorecedores elementos de uma conjuntura exgena. A medida do rdito relativo que naquele incio do sculo surgia prossegue sendo expressiva na modernidade, na dita Contabilidade Social, pois as relaes ambientais so fatores determinantes na formao do fenmeno patrimonial. OS GRANDES COMPONENTES DO SISTEMA REDITUAL Em um aspecto geral pode-se afirmar que o sistema do rdito compe-se de dois grandes subsistemas:
y y

CUSTOS ou aplicaes para obter o bem da venda ; RECEITAS ou recuperao dos custos, acrescido do rdito;

O que se aplica compe-se de elementos diretos (que fazem o bem, fiscalmente) e elementos indiretos (que colaboram para produzir, mas no integram fisicamente o bem de vendas). Um poderoso conjunto terico alicera o conhecimento cientfico dos custos e das receitas. H uma considerao geral e uma setorial, ou seja, h uma doutrina que cuida dos componentes de forma genrica e existem estudos especficos dedicados aos diversos segmentos ou atividades.O estudo do comportamento dos custos inicia-se pela estrutura dos mesmos e pela participao que possuem em face da quantidade de produtos.As teorias dos custos fixos (os que ocorrem independentemente da quantidade produzida) e a dos custos variveis (os que oscilam de acordo com o volume da produo) formam um poderoso acervo doutrinrio em Contabilidade. Os limites em que ocorrem os custos, o suprimento de seus ciclos e as recuperaes formam outro ngulo terico, do mais significativo valor.As pesquisa mostram, na prtica, que o processo da formao do rdito te efeitos internos e externos (como foi visto ao se tratar do fenmeno patrimonial, em em suas influncias exgenas), peculiares a cada segmento e a cada poca; embora tais variveis concorram para produzir alteraes efetivas, existem leis que governam as relaes entre tais fatos. A sistematizao metodolgica, no caso, de relevante importncia, ditando condutas de anlise e pesquisa deveras pecualiares (como usual, tambm, em outros ramos do conhecimento humano).Fatores bsicos concorrem para o exame de estrutura, do funcionamento e da concluso na formao dos custos.A velocidade do ciclo produtivo, a participao do mtodo de produo, a automatizao, tudo pode determinar variao nos sistemas do custo. O estudo, pois, dos componentes do rdito: custos e receitas. Embora formando um acervo de conhecimentos que se tem desenvolvido como se fosse, cada um, autnomo, deve processar-se em correlao sistemtica.Variaes nas receitas, variaes nos custos, promovem, por decorrncia, variaes no rdito e, finalmente, variaes no capital. O rdito uma variao do capital, pois, por efeito da gesto e as oscilaes nos componentes produz. Por decorrncia, variaes no mesmo.

Potrebbero piacerti anche