Sei sulla pagina 1di 9

SECRETARIA MUNICIPAL DE SADE DE MACEI

Junta Mdica/Secretaria Municipal de Administrao

Recursos Humanos e Patrimnio

Fonoaudilogo
LEIA COM ATENO

01 - S abra este caderno aps ler todas as instrues e quando for autorizado pelos fiscais da sala. 02 - Preencha os dados pessoais. 03 - Autorizado o incio da prova, verifique se este caderno contm 50 (cinqenta) questes. Se no estiver
completo, exija outro do fiscal da sala.

04 - Todas as questes desta prova so de mltipla escolha, apresentando como resposta uma alternativa correta. 05 - Ao receber a folha de respostas, confira o nome da prova, e seu nome e nmero de inscrio. Qualquer
irregularidade observada, comunique imediatamente ao fiscal.

06 - Assinale a resposta de cada questo no corpo da prova e s depois transfira os resultados para a folha de
respostas.

07 - Para marcar a folha de respostas, utilize apenas caneta esferogrfica preta e faa as marcas de acordo com o
modelo ( ).

A marcao da folha de resposta definitiva, no admitindo rasuras. 08 - S marque uma resposta para cada questo. 09 - No risque, no amasse, no dobre e no suje a folha de respostas pois isso poder prejudic-lo. 10 - Se a Comisso verificar que a resposta de uma questo dbia ou inexistente, a questo ser
posteriormente anulada e os pontos a ela correspondentes distribudos entre as demais.

11 - Os fiscais no esto autorizados a emitir opinio nem prestar esclarecimentos sobre o contedo das provas.
Cabe nica e exclusivamente ao candidato interpretar e decidir.

Nome: Identidade: Assinatura:

Inscrio: rgo Expedidor:

COMISSO DE PROCESSOS SELETIVOS E TREINAMENTOS Fone: (0XX81) 3412-0800 Fax: (0XX81) 3412-0805

Portugus
TEXTO 1 LNGUA E PODER "A terapia teve um efeito idiossincrtico com prognstico favorvel em caso de pronta supresso". Essa frase, enigmtica para os no-iniciados nas sendas mdicas, no significa muito mais do que "o remdio teve efeito contrrio, mas no causar problemas se for suspenso logo". Esse um dos exemplos de jargo que consta da reportagem sobre linguagens tcnicas publicada na semana passada no caderno Sinapse. O jargo , de fato, inevitvel, mas isso no significa que ele deva ser empregado em todas as ocasies. Com efeito, toda profisso, do telemarketing fsica de partculas, acaba por desenvolver um vocabulrio especfico, muitas vezes impenetrvel para o leigo. No apenas neologismos so criados, como palavras comuns podem ter sua significao alterada. Em alguns casos, trata-se de uma necessidade. O jargo, no mnimo, economiza palavras, concentrando carga informativa em termos especficos. Em determinadas reas cientficas, os prprios objetos de estudo no passam de jargo. o caso, por exemplo, da Lingstica, com seus morfemas, sintagmas e lexemas, e da fsica de partculas, com seus quarks, ons e lptons. No limite, sem o jargo, os fenmenos estudados no podem nem ser enunciados. Reconhecer a importncia e a necessidade do jargo em certas situaes no significa chancelar seu uso indiscriminado. Um mdico ou um advogado que se dirijam a seus clientes em linguagem tcnica incompreensvel esto, na verdade, atendendo muito mal ao consumidor, que deve ter, em todas as ocasies, acesso a uma explicao completa de sua situao em linguagem acessvel. Infelizmente, as coisas nem sempre se passam assim. Desde que o mundo mundo, profissionais de uma determinada rea tendem a unir-se para manter sua arte impenetrvel para o pblico em geral e, assim, aumentar seu poder. No foi por outra razo que os escribas do antigo Egito complicaram desnecessariamente a escrita hieroglfica: era uma forma de conservarem e at de ampliarem sua posio hierrquica. Os tempos e as circunstncias mudaram, mas o princpio de complicar para valorizar-se permanece em vigor. No devemos, claro, ser ingnuos e acreditar que poderemos promover a plena igualdade atravs da lngua. Democracia , antes de mais nada, a arte de negociar, de aplicar o bom senso na soluo de problemas. Nesse sentido, o bom profissional aquele capaz de comunicarse, no melhor jargo, com seus colegas, mas que consegue, sem grandes perdas, fazer-se entender pelo leigo. Os que ostensivamente abusam da linguagem tcnica tendem a ser os menos capazes, os que mais precisam afirmar-se para no perder poder.
Folha UOL, 29/06/2003.

01. A idia principal do texto 1 pode ser assim sintetizada:


A) B) C) a linguagem tcnica um instrumento de as profisses mostrarem no apenas suas caractersticas, mas tambm suas necessidades. a lngua, embora seja um instrumento de comunicao, pode ser tambm utilizada como instrumento de poder. desde que o mundo mundo, o homem vem tentando encontrar meios de complicar a lngua, para a manuteno das profisses. a humanidade somente chegar Democracia se conseguir alcanar a plena igualdade atravs da lngua. o jargo absolutamente necessrio em determinadas reas cientficas, como a Lingstica e a Fsica de partculas.

D) E)

02. A principal crtica do texto 1 dirige-se:


A) B) C) D) E) aos profissionais da rea mdica, pela linguagem difcil que usam, em referncia s enfermidades. existncia, na lngua, de palavras e expresses muitas vezes impenetrveis para o leigo. aos escribas do antigo Egito, por complicarem a escrita para manterem sua posio hierrquica. ingenuidade de algumas pessoas em acreditarem numa democracia lingstica. aos profissionais que abusam da linguagem tcnica, na tentativa de demonstrar poder.

03. Em relao ao jargo, pode-se afirmar que o autor do


texto 1: A) B) C) D) E) demonstra indeciso no que se refere ao seu benefcio para a sociedade. constata sua inevitabilidade, mas critica seu uso indiscriminado. defende seu uso em qualquer ocasio, mas apenas por determinadas reas cientficas. critica aqueles que reconhecem sua importncia e necessidade. demonstra um profundo preconceito em relao ao seu uso por profissionais da rea mdica.

04. Uma concluso autorizada pelo texto 1 :


A) B) C) D) E) o uso do jargo por um profissional da rea mdica demonstra incompetncia. o uso ostensivo do jargo, em qualquer profisso, sinal de necessidade de auto-afirmao. a profisso do lingista restringe-se ao estudo do jargo na sociedade. o jargo o meio pelo qual os profissionais desenvolvem a arte de negociar. o pblico em geral precisa estudar mais, para dominar a linguagem tcnica das profisses.

05. No texto 1, so utilizadas expresses que ratificam a


pretenso do autor de ser enftico. Esse recurso lingstico evidencia-se em: A) B) C) D) E) "O jargo , de fato, inevitvel, " "Em alguns casos, trata-se de uma necessidade." " o caso, por exemplo, da Lingstica, " "Infelizmente, as coisas nem sempre se passam assim." "... o bom profissional aquele capaz de comunicar-se, no melhor jargo, com seus colegas, "

06. Assinale a alternativa em que os termos sublinhados


so semanticamente equivalentes. A) B) C) D) E) ... para os no-iniciados nas sendas / artes mdicas... ... muitas vezes impenetrvel para o leigo / laico... ... no significa chancelar / reprovar seu uso indiscriminado... ... acesso a uma explicao completa de sua situao em linguagem acessvel / ininteligvel. Os que ostensivamente / intensamente abusam da linguagem tcnica...

Conhecimento do Sistema nico de Sade SUS / Sade Coletiva


11. Segundo a Constituio Federal de 1988, em relao
s aes e servios de sade no Brasil, correto afirmar que: A) B) C) o Poder Pblico regulamenta, fiscaliza e controla somente as aes e servios pblicos de sade. o Poder Pblico no controla as aes e servios privados de sade. todas as aes e servios de sade devem ser vinculados ao Sistema nico de Sade SUS. cabe somente ao Poder Pblico a regulamentao, a fiscalizao, o controle e a execuo das aes e servios de sade. so de relevncia pblica as aes e servios de sade, cabendo ao Poder Pblico dispor sobre sua regulamentao, fiscalizao e controle.

07. "Os tempos e as circunstncias mudaram, mas o


princpio de complicar para valorizar-se permanece em vigor." Nesse trecho, podem-se evidenciar, respectivamente, as seguintes relaes semnticas: A) B) C) D) E) oposio e finalidade. causa e tempo. concesso e causa. tempo e oposio. tempo e finalidade.

D) E)

12. Em relao ao Sistema nico de Sade SUS,


correto afirmar que: A) B) C) D) E) as instituies filantrpicas no podem participar do SUS. somente as instituies privadas sem fins lucrativos podem participar do SUS. permitida a participao de forma complementar das instituies privadas no SUS. permitida a destinao de recursos pblicos para auxlios ou subvenes s instituies privadas com fins lucrativos. vedada a participao de instituies privadas com fins lucrativos no SUS.

08. O trecho entre aspas com que o autor inicia o texto 1


tem a funo de: A) B) C) D) E) exemplificar o que ser dito em seguida. sintetizar o pensamento do autor. delimitar o assunto a ser tratado no texto. concentrar a idia principal do texto. antecipar a concluso.

09. Assinale a alternativa em que a mudana de posio


dos elementos destacados implica alterao do sentido. A) B) C) "A terapia teve um efeito idiossincrtico com prognstico favorvel (favorvel prognstico) em caso de pronta supresso." "O remdio teve efeito contrrio, mas no causar problemas se for suspenso logo (logo suspenso)". " que consta da reportagem sobre linguagens tcnicas publicada na semana passada no caderno Sinapse (publicada no caderno Sinapse na semana passada)". " profissionais de uma determinada rea tendem a unir-se para manter sua arte impenetrvel (para manter sua impenetrvel arte) para o pblico em geral". "No apenas neologismos so criados, como palavras comuns podem ter sua significao alterada (podem ter alterada sua significao)".

13. O controle social no Sistema nico de Sade SUS


exercido, inclusive, com a participao da comunidade em instncias colegiadas. Em relao a essa participao, incorreto afirmar que: A) o Conselho de Sade, em cada instncia de governo, pode extraordinariamente convocar a Conferncia de Sade. as Conferncias de Sade e os Conselhos de Sade tm sua organizao e normas de funcionamento definidas em regimento prprio, aprovadas pelo respectivo conselho. a Conferncia de Sade avalia a situao de sade e prope as diretrizes para a formulao da poltica de sade nos nveis correspondentes. a representao dos usurios nos Conselhos de Sade e Conferncias paritria em relao ao conjunto dos demais segmentos. a Conferncia de Sade, nas respectivas instncias, somente pode ser convocada pelo Ministro da Sade e pelos Secretrios Estaduais e Municipais de Sade.

B)

D)

C) D)

E)

E)

10. Sobre o lxico,

o texto 1 afirma que s vezes "neologismos so criados" (2 ). Exemplo de neologismo foi o emprego do termo "imexvel", criado por um Ministro h alguns anos. Esse termo foi composto com um prefixo que tambm est presente em: inbil. imerso. injetar. irromper. iludir.

A) B) C) D) E)

14. Considerando-se somente as causas definidas de


bito, correto afirmar, epidemiolgico brasileiro: A) sobre o atual perfil

18. A deglutio consiste em uma atividade neuromuscular


complexa, na qual esto envolvidos msculos da respirao e do trato gastrintestinal. Assinale a alternativa correta quanto aos aspectos envolvidos nessa funo. A) B) C) A deglutio est presente desde a 20 semana de gestao, sendo uma ao automtica comandada pelo tronco cerebral. A fase esofgica da deglutio totalmente involuntria e inconsciente. Na fase farngea da deglutio, ocorrer o abaixamento da laringe, facilitando o fechamento das pregas vocais, que ser concomitante abertura do msculo cricofarngeo, para que o alimento possa entrar no esfago. Em casos em que a alterao ortodntica j ocorreu, no observada mais a deglutio atpica. A deglutio adaptada corresponde movimentao inadequada da lngua e/ou de outras estruturas que participam do ato de deglutir, durante a fase oral da deglutio, sem que haja nenhuma alterao de forma, na cavidade oral.
a

B) C)

D) E)

as doenas do aparelho circulatrio constituem a primeira causa de bito no pas e em todas as regies, exceto no Norte e no Nordeste. nas regies Sudeste e Sul, a segunda causa de bito so as causas externas. as neoplasias constituem a primeira causa de bito no pas e em todas as regies, exceto no Norte e no Nordeste. a primeira causa de bito nas regies Norte e Nordeste so as doenas infecciosas e parasitrias. a segunda causa de bito na Regio Nordeste so as causas externas.

D) E)

15. Dentre as diretrizes abaixo citadas, assinale a que no


se vincula ao Programa de Sade da Famlia (PSF): A) B) C) D) E) atendimento dirigido prioritariamente demanda espontnea. programao e planejamento descentralizados. integralidade da assistncia. abordagem multiprofissional. estmulo participao e controle social.

19. Sobre a presbifagia, correto afirmar que:


A) uma degenerao fisiolgica do mecanismo da deglutio decorrente do envelhecimento sadio das fibras nervosas e musculares responsveis pela funo. uma alterao da deglutio que acomete indivduos idosos vtimas de AVEs, TCEs, doenas neuromusculares (ex: parkinsonismo) e tumores de cabea e pescoo. as alteraes da deglutio, na presbifagia, acontecem apenas na fase oral, em conseqncia da falta de elementos dentrios e do aumento da quantidade de tecido conjuntivo da lngua. o objetivo principal do tratamento fonoaudiolgico na prebisfagia tentar conter a evoluo e o carter progressivo dessa doena neuromuscular, proporcionando uma melhor qualidade de vida ao paciente. o tratamento fonoaudiolgico na presbifagia deve ser mantido durante todo o perodo em que o paciente possa alimentar-se por via oral, devendo ser suspenso caso o paciente necessite de outra via de alimentao.

Conhecimentos Especficos
B)

16. Sobre os reflexos orais presentes no recm-nascido


(RN), correto afirmar que: A) o reflexo de suco assegura a alimentao do beb desde o nascimento, mas deve desaparecer o como reflexo at o 2 ms de vida. o reflexo da deglutio controlado pelos II, III e VI pares cranianos. o reflexo da deglutio controlado pelo VI e VII pares cranianos e por um centro especfico o centro romboenceflico, localizado no crtex frontal. nos RNs, apenas as fases farngeas e esofgicas da deglutio so reflexas. a deglutio do RN passa a ser voluntria quando este adquire um maior controle da suco e da regio anterior da boca. a C)

B) C)

D)

D) E)

E)

17. Assinale
A) B) C) D) E)

a alternativa que corresponde caractersticas da Seqncia de Moebius.

20. Quanto s caractersticas orofaciais dos respiradores


orais, marque V para verdadeiro ou F para falso. ( ) Maxila atrsica e protruso de incisivos superiores. ( ) Mordidas abertas e cruzadas e retruso do mento. ( ) Crescimento facial aumentado sagitalmente e narinas estreitas. ( ) Everso de lbio inferior e lbio superior hipodesenvolvido. A seqncia correta, de cima para baixo, : A) B) C) D) E) F, V, V, V. V, F, V, V. V, V, F, V. V, V, V, F. F, V, V, F.

Micrognatismo, glossoptose e fissura palatina. Paralisia facial uni ou bilateral e estrabismo convergente. Hipoplasia malar, maxilar superior ou mandibular. Anomalias anatmicas e funcionais da lngua e entalhe no lbio superior. Malformaes da laringe e incompetncia velofarngea.

21. Quanto aos aspectos morfolgicos, posturais e


funcionais em uma avaliao miofuncional orofacial, marque V para verdadeiro ou F para falso. ( ) A presena de vula bfida ou sulcada no palato mole, associada a um padro vocal hipernasal pode ser indicativo de uma fissura submucosa, necessitando de exames otorrinolaringolgicos mais especficos. ( ) A avaliao da deglutio no deve limitar-se a observar se existe ou no projeo de lngua entre os dentes ou contra os mesmos. ( ) Em um processo de avaliao da respirao, o espelho de Glatzel utilizado abaixo das narinas do paciente, apenas para visualizar se h ou no passagem de ar pelo nariz. A seqncia correta, de cima para baixo, : A) B) C) D) E) V, F, V. V, V, F. F, V, V. V, F, F. F, F, V.

24. Ao realizar o teste de suco no-nutritiva em um


beb, nascido a termo, portador de Sndrome de Down, foi verificado que o mesmo possua um reflexo dbil. A fim de adequar esse padro de suco, recomenda-se: A) B) estimular o reflexo de procura e suco, 3 a 4 vezes antes da mamada. estimular o reflexo de suco, 3 a 4 vezes antes da mamada e esvaziar um pouco a mama, colocando o beb quando a ejeo do leite estiver presente. posicionar os lbios do beb corretamente, puxando-os delicadamente, e estimular o reflexo de suco, 3 a 4 vezes antes da mamada. segurar o lbio inferior do beb com o indicador, durante toda a mamada. massagear, com o indicador, a cavidade intra-oral do beb, antes de cada mamada.

C) D) E)

25. So considerados Centros corticais da expresso e


compreenso da respectivamente: A) B) linguagem no crebro,

22. De acordo com as caractersticas funcionais dos


pacientes com Disfunes e Alteraes da Articulao Tmporo-Mandibular (ATM), assinale a alternativa correta. A) B) O estalido o mais comum dos rudos, mas, no pode ser considerado um dos sinais de desequilbrio mecnico da ATM. As queixas de sintomas auditivos costumam ser freqentes. Sensao de ouvido tapado e/ou presso so bastante relatadas. No tratamento das disfunes de ATM, a aplicao de compressas frias uma medida bastante til, pois aumenta a vascularizao das estruturas comprometidas responsveis pela manifestao dolorosa. Necessitam de interveno fonoterpica as funes de mastigao e deglutio. A articulao da fala no est relacionada com as disfunes de ATM. Os hbitos parafuncionais orais no so descritos como um dos fatores etiolgicos, mas podem ser agravantes dessa patologia.

C)

C)

D)

E)

D)

O tero anterior do giro frontal superior esquerdo (rea de Broca) e o tero anterior do giro temporal inferior esquerdo (rea de Wernicke). O tero posterior do giro frontal inferior esquerdo (rea de Broca) e o tero posterior do giro temporal superior esquerdo (rea de Wernicke). A poro anterior do giro parietal superior esquerdo (rea de Broca) e a poro anterior do giro temporal superior esquerdo (rea de Wernicke). A poro posterior do giro parietal superior esquerdo (rea de Broca) e a poro anterior do giro temporal superior esquerdo (rea de Wernicke). A poro superior do sulco central esquerdo (rea de Broca) e o tero anterior do giro temporal inferior esquerdo (rea de Wernicke).

26. A avaliao dos aspectos pragmticos da linguagem


indicada nos(nas): A) B) C) D) E) distrbios fonticos. atrasos de linguagem. distrbios da fluncia. disartrias. distrbios de aprendizagem da leitura e da escrita.

E)

23. Sobre a atuao fonoaudiolgica nas disfagias


neurognicas, correto afirmar que: A) B) o refluxo gastresofgico, quando presente, um complicador no tratamento fonoaudiolgico. se o paciente estiver internado, em home care ou com dieta enteral ou parenteral, o fonoaudilogo deve aguardar a evoluo do quadro para iniciar a sua interveno. a saturao de oxignio do paciente no um fator relevante para a interveno fonoaudiolgica. pacientes que permanecem muito tempo deitados devem ser colocados em uma posio que favorea a hiperextenso cervical. a ausculta pulmonar e cervical so procedimentos que devem ser realizados apenas pelo mdico assistente.

27. Com base na proposta de Friedman sobre as


condies psicossociais que geram a gagueira, indique a alternativa que corresponde orientao correta para os pais e familiares de uma criana de 2 anos que esteja apresentando uma gagueira natural. A) B) C) D) E) Aguardar a evoluo do quadro para iniciar a escolarizao da criana. Iniciar imediatamente a terapia fonoaudiolgica. Procurar no interromper o fluxo natural da fala da criana. Retirar a criana de atividades que exijam esforo respiratrio. Chamar a ateno da criana para a dificuldade e oferecer-lhe o modelo articulatrio correto.

C)

D) E)

28. Considerando caractersticas de comunicao de


crianas autistas, assinale a alternativa correta. A) A ecolalia definida como sendo a repetio de uma palavra ou de um grupo de palavras ditas na fala do outro, e acontece sempre imediatamente aps a fala do outro. As principais alteraes lingsticas em indivduos autistas esto relacionadas aos aspectos morfossintomticos e semnticos da linguagem. Todas as crianas diagnosticadas como autistas apresentam movimentos estereotipados. Qualquer que seja a abordagem conceitual, a hiptese etiolgica e o critrio diagnstico envolvendo autismo infantil, a linguagem sempre representa um aspecto fundamental do quadro clnico. A inverso pronominal consiste em uma dificuldade na utilizao da terceira pessoa do singular e uma tendncia a sua substituio pela primeira pessoa do singular.

31. Na terapia de pacientes afsicos com discurso fluente,


as seguintes condutas podem facilitar a compreenso da linguagem, EXCETO: A) B) C) D) E) sempre falar de frente para o paciente. usar enunciados automticos. usar a repetio e a redundncia. usar frases curtas e diretas. reduzir a velocidade da fala.

B) C) D)

32. O atraso de linguagem pode ter como fator etiolgico a


deficincia mental. So caractersticas desse quadro: 1) 2) 3) 4) tendncia a ser amigvel; procurar contatos sociais. vocabulrio limitado e construo de estruturas frasais mais elementares. tendncia ao uso de gestos com finalidades comunicativas. uso marcante de inverses pronominais.

E)

Esto corretas, apenas:

29. Quanto aos Desvios Fonolgicos e Desvios Fonticos,


assinale a alternativa correta. A) B) Nos desvios fonolgicos, os erros de articulao ocorrem em funo de uma desorganizao em algum nvel perifrico do processo articulatrio. Os erros de distoro dos sons da fala, como por exemplo a produo interdental anterior e/ou palatal para os fonemas /t, d, n, l, s, z/ so muito comuns em casos de desvios fonolgicos. Nos desvios fonolgicos, a dificuldade de produo de sons est na representao mental da regra fonolgica. No desvio fontico, a etiologia pode estar relacionada aos aspectos cognitivo-lingsticos e psicossociais. Em casos de desvios fonticos, h sempre integridade anatmica e fisiolgica dos rgos fono-articulatrios.

A) B) C) D) E)

1 e 3. 1 e 2. 2 e 3. 2 e 4. 1 e 4.

33. Ao avaliar a leitura e a escrita de uma criana de


7 anos de idade, foi observado, em sua produo textual, a escrita de palavras como xapu e meza. Esse tipo de erro pode ser categorizado como: A) B) C) D) E) inverses. generalizao. confuso entre letras parecidas. apoio na oralidade. representaes mltiplas.

C)

D) E)

34. So aspectos freqentemente apontados como


desencadeadores de problemas de aprendizagem, EXCETO: A) B) C) D) E) alteraes fontico-articulatrias. transtornos do dficit de ateno com ou sem hiperatividade associada. alteraes nas habilidades de processamento auditivo. distrbios do sono, como os observados em respiradores orais. alteraes no sistema fonolgico.

30. Analise as produes de fala a seguir e estabelea os


processos fonolgicos encontrados, respectivamente, de acordo com a Teoria dos Processos Fonolgicos. Sapo - /tapu/ Carta - /kata/ Avio - /afiw/ A) B) C) D) E) Plosivisao, apagamento de lquida final e dessonorizao de obstruinte. Anteriorizao de palatal, dessonorizao e substituio de lquidas. Plosivisao, substituio de lquidas e anteriorizao de palatal. Dessonorizao de obstruinte, apagamento de lquida final e posteriorizao de palatal. Posteriorizao de palatal, reduo de encontro consonantal e dessonorizao de obstruinte.

35. Com relao s funes da orelha mdia, correto


afirmar que: A) B) C) D) E) compensa a perda de energia sonora atravs de trs mecanismos principais. atenua estmulos acsticos intensos, acima de 7090dB, em aproximadamente 35dB, pela contrao reflexa e simultnea dos msculos acsticos. recupera a perda de energia sonora em quase 40dB, devido razo de rea entre o tmpano e a platina do estribo. compensa a diferena de impedncia, em cerca de 2dB, atravs do complexo sistema de alavanca que se presume existir entre os ossculos. protege a orelha interna contra a entrada de corpos estranhos.

36. A avaliao audiolgica em crianas a partir de


6 meses geralmente realizada atravs do condicionamento e da observao comportamental. Considerando-se que essa avaliao seja feita em um ambiente de campo livre, correto afirmar que: A) a criana deve ser colocada em uma cadeira ou no colo da me, a qual tem que estar entre dois alto-falantes, posicionados em um ngulo de 45 em relao cabea da criana. um sinal acstico controlado dever ser apresentado em um nvel bem acima do limiar (75-90 dBNA), e as respostas comportamentais observadas. o sinal acstico dever ser diminudo em etapas de 25dB para cada resposta positiva observada na criana. devero ser utilizados, na avaliao, diversos tipos de brinquedos sonoros, uma vez que esses possuem energia sonora em vrias freqncias, o que facilita determinar a perda auditiva em funo da freqncia. dentre os diversos tipos de sinais gerados eletronicamente, o mais indicado o tom puro.

38. Paciente com 45 anos, do sexo feminino, refere


diminuio auditiva na orelha esquerda, percebida ao acordar. Refere, ainda, zumbido, cujo aparecimento se deu antes da diminuio auditiva. Aps avaliao audiolgica, foi diagnosticada uma perda auditiva unilateral de grau severo na orelha esquerda. Na avaliao vocal, apresentou LRF (SRT) compatveis com as mdias das freqncias da fala em ambas as orelhas, o IRPF (IRF) alterado na orelha esquerda e normal na orelha direita. Esses sintomas e achados audiolgicos caracterizam: A) B) C) D) E) surdez sbita. caxumba. doena de Menire. sarampo. surdez ototxica.

B)

C)

D)

39. Paciente com 32 anos, do sexo feminino, refere


sensao de zumbido tipo cachoeira, diminuio da acuidade auditiva em ambas as orelhas, iniciada h quatro anos, acentuando-se aps a gravidez de seu primeiro filho. Diante desse histrico, que achados audiomtricos e imitanciomtricos so esperados? A) Curva audiomtrica plana, gap areo-sseo mximo de 40dB, valores de complacncia baixos, timpanogramas do tipo B, ausncia de reflexos acsticos contra-laterais em ambas as orelhas. Curva audiomtrica descendente, ausncia de gap areo-sseo, timpanogramas do tipo A, valores de complacncia normais, presena de reflexos acsticos contra-laterais em ambas as orelhas. Curva audiomtrica ascendente, gap areo-sseo podendo ultrapassar 50dB, ligeira reduo da conduo ssea na freqncia de 2000Hz, timpanogramas do tipo Ar, valores de complacncia acentuadamente baixos, ausncia de reflexos acsticos contra-laterais em ambas as orelhas. Curva audiomtrica em U, ausncia de gap areo-sseo, timpanogramas do tipo A, valores de complacncia normais, presena de reflexos acsticos contra-laterais em algumas freqncias e ausncia em outras. Curva audiomtrica horizontal, ausncia de gap areo-sseo, timpanogramas do tipo C, valores de complacncia baixos, ausncia de reflexos acsticos contra-laterias em ambas as orelhas.

E)

37. Paciente de 30 anos apresenta quadro de paralisia


facial no lado direito. Relata dor ao redor da orelha direita, no entanto no refere diminuio auditiva. Com base nessas informaes, quais os achados audiomtricos e imitanciomtricos compatveis com o quadro clnico deste paciente? A) Audio normal bilateral, LRF (SRT) alterados, IRPF (IRF) alterados, timpanogramas do tipo A, reflexos acsticos contra e ipsi-laterais presentes em ambas as orelhas. Perda condutiva leve na orelha esquerda e audio normal na orelha direita, LRF (SRT) compatvel com a perda auditiva na orelha esquerda e normal na orelha direita, IRPF (IRF) normais, timpanogramas do tipo C para orelha esquerda e A para orelha direita, reflexos acsticos contra e ipsi-laterais ausentes em ambas as orelhas. Audio normal bilateral, LRF (SRT) normais, IRPF (IRF) normais, timpanogramas tipo A, reflexos acsticos contra-laterais direitos presentes e esquerdos ausentes, reflexos ipsilaterais ausentes na orelha direita e presentes na orelha esquerda. Perda auditiva condutiva leve bilateral, LRF (SRT) compatveis com a perda auditiva, IRPF (IRF) normais, timpanogramas do tipo B, reflexos acsticos contra-laterais ausentes e ipsilaterias presentes em ambas as orelhas. Audio normal bilateral, LRF (SRT) normais, IRPF (IRF) normais, timpanograma tipo Ar para orelha direita e A para orelha esquerda, reflexos acsticos contra e ipsi-laterais presentes em ambas as orelhas.

B)

C)

B)

D)

C)

E)

D)

40. Pelo fato de poderem ser medidas de maneira no


invasiva e por serem sensveis ao estado coclear, as emisses otoacsticas tm usos clnicos em potenciais que incluem: A) B) C) D) E) triagem de disfuno do sistema perifrico e central da audio. predio do limiar auditivo. avaliao da integridade neural. monitorizaro dos efeitos de agentes nocivos cclea, tais como vrus e bactrias. avaliao de perda auditiva flutuante (Doena de Menire).

E)

41. Alm dos parmetros de estmulos, existem diversas


variveis no patolgicas relacionadas ao indivduo que merecem ser consideradas para que se possa compreender as limitaes e interpretaes da avaliao realizada atravs do ABR (BERA). Analise as proposies abaixo: 1) Mudanas maturacionais precoces do ABR esto completas por volta de dois anos de idade, em crianas, em termos cronolgicos, com audio normal. Na adolescncia, os meninos comeam a apresentar latncias significativamente mais longas que as meninas. Na idade adulta, a diferena entre os sexos de aproximadamente 0,2 milissegundos na latncia absoluta da onda III. Com o processo de envelhecimento, as latncias de todas as ondas podem aumentar novamente, especialmente aps os 50 anos, podendo este achado ser potencializado e/ou confundido com a presena de perda auditiva.

44. Entre as disfonias, esto includas as alteraes vocais


acompanhadas por ndulos vocais. Considerando esse tipo de leso, assinale a alternativa correta. A) Os ndulos so leses de massa, benignas, geralmente unilaterais, de caracterstica esbranquiada ou levemente avermelhada, que se desenvolvem na regio anterior das pregas vocais. Os ndulos localizam-se na camada superficial da lmina prpria, e so constitudos, basicamente, de tecido edematoso e/ou fibras colgenas. A formao dos ndulos vocais ocorre, principalmente, por reao natural do tecido ao trauma fonatrio, associado ao consumo de tabaco por longo perodo de tempo. Na presena do ndulo vocal, o principal sinal perceptivo-auditivo a voz rouco-spera, com ressonncia alta. A conduta teraputica nos casos de ndulos vocais , sempre, cirurgia para retirada da leso, seguida de fonoterapia.

B)

2) 3)

C)

D) E)

4)

Esto corretas, apenas: A) B) C) D) E) 1, 3, 4. 1, 2, 3. 1, 4. 3, 4. 2, 3.

45. De acordo com os fatores causais das principais


leses abaixo relacionadas, numere a segunda coluna de acordo com a primeira. 1) edema de Reinke ( 2) leucoplasia 3) ndulo 4) lcera de contato 5) granuloma ( ( ( ( ) comportamento vocal e predisposio anatomofuncional ) fonotrauma e tabagismo ) gentico, lcool e fumo; fonotrauma; refluxo gastresofgico ) fonotrauma; trauma mecnico ps-cirurgias larngeas ) trauma isolado, fonatrio ou no

42. exemplo de alterao relacionada s disfonias


funcionais: A) B) C) D) E) uso inapropriado de registro. alteraes estruturais mnimas. paralisia de prega vocal. vasculodisgenesia. laringomalcia.

Assinale a seqncia correta, de cima para baixo: A) B) C) D) E) 3, 1, 2, 5, 4. 4, 3, 5, 2, 1. 3, 5, 2, 4, 1. 2, 4, 5, 1, 3. 5, 1, 3, 4, 2.

43. O sistema de ressonncia vocal consiste em um


conjunto de elementos do aparelho fonador que permite a moldagem e projeo do som no espao. Quanto ao foco de ressonncia, assinale a alternativa correta. A) Pessoas que apresentam ressonncia equilibrada concentram a energia sonora na cavidade da boca, permitindo-lhes a possibilidade de uma articulao bem trabalhada. O uso excessivo da laringe confere emisso uma caracterstica estridente e metlica, tornando o foco de ressonncia vertical alto. O uso excessivo da ressonncia nasal est sempre relacionado a fatores orgnicos, envolvendo alteraes de palato mole. Quando h tensionamento conjunto das regies de laringe e faringe, a ressonncia denominada de laringo-farngea e a voz apresenta uma riqueza de harmnicos amplificados, de acordo com a anlise espectrogrfica. O uso excessivo da cavidade da faringe confere emisso uma caracterstica tensa, e identifica-se o foco vertical de ressonncia como baixo.

46. Quanto ao comportamento da musculatura extrnseca


e intrnseca da laringe, assinale a alternativa correta. A) B) Os msculos extrnsecos da laringe so primordialmente responsveis pela produo do som. Os msculos intrnsecos da laringe so primariamente responsveis pela sustentao da laringe e por seu posicionamento. Os msculos extrnsecos da laringe so os esternotireideos, tiro-hiideos e tiroaritenideo superior. Existe apenas um msculo abdutor na laringe, o cricoaritenideo posterior, um msculo largo em forma de leque. O msculo cricoaritenideo lateral um abdutor gltico importante que, em certas circunstncias, tambm pode funcionar como relaxador da glote.

B)

C) D)

C) D) E)

E)

47. Leses,

geralmente unilaterais, ssseis ou pediculadas, de caracterstica gelatinosa, fibrtica ou hemorrgica, com alterao vocal evidente, caracterizada por voz rouca e, muitas vezes, freqncia fundamental dicrtica, ocorrendo na idade adulta e, predominantemente, no sexo masculino, corresponde a: granulomas. leucoplasias. plipos. lceras de contato. edemas de reinke.

50. O cdigo de tica da Fonoaudiologia dispe em um de


seus artigos, das Responsabilidades do Profissional para com o Cliente. A este respeito correto afirmar que o fonoaudilogo deve: A) B) permitir o acesso do cliente ao pronturio, dandolhe as explicaes necessrias compreenso do mesmo. minimizar o quadro diagnstico ou prognstico, diminuindo, assim, o impacto dos mesmos em relao aos aspectos psquicos e afetivos do cliente. utilizar tcnicas especficas no tratamento fonoaudilogo que tenham ou no eficcia comprovada. fornecer diretamente ao cliente os resultados dos procedimentos realizados, exceto quando o servio for contratado por terceiros. permitir o acesso do responsvel ou representante legal durante a avaliao e tratamento, ainda que sua presena comprometa a eficcia do tratamento.

A) B) C) D) E)

C) D) E)

48. Sobre a atuao fonoaudiolgica nas disfonias infantis,


correto afirmar que: A) em uma criana de 6 anos, a medida do tempo mximo de fonao deve ser semelhante medida do tempo mximo de fonao encontrado em mulheres. devido dificuldade de conscientizao da criana, o trabalho voltado higiene vocal deve ser dirigido apenas aos pais. o uso de tcnicas vocais, como vibrao sonorizada e sons nasais, indicado nos casos de disfonia organofuncionais e contra-indicado nas disfonias funcionais. a tcnica do bocejo-suspiro indicada em todos os casos de disfonia infantil, pois propicia uma fonao menos tensa, elevando a laringe permitindo uma fonao mais relaxada. comum observarmos, em crianas, um agravamento abrupto nos finais de suas emisses, decorrente da mudana do registro modal para basal.

B) C)

D)

E)

49. Paciente, 69 anos, encaminhado pelo setor de


Neurologia de um hospital para terapia fonoaudiolgica. Na avaliao realizada, foram observadas alteraes cognitivas e comportamentais importantes, ficando evidente sintomas de transtorno de memria recente e desorientao temporal. Alm disso, foi verificado anomia, manifestada atravs do uso de termos indefinidos e circunlquios, no discurso, bem como desorganizao de idias. O quadro sugestivo de: A) B) C) D) E) Doena de Parkinson. Doena de Huntington. Sndrome de Asperger. Seqncia de Pierre Robin. Doena de Alzheimer.

Potrebbero piacerti anche