Sei sulla pagina 1di 9

FONOAUDILOGO

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.


01
Voc recebeu do fiscal o seguinte material: a) este caderno, com as 50 questes das Provas Objetivas, sem repetio ou falha, assim distribudas: LNGUA PORTUGUESA III Questes Pontos 1a 5 1,0 6 a 10 3,0 CONHECIMENTOS GERAIS Questes 11 a 15 Pontos 2,0 NOES DE INFORMTICA Questes Pontos 16 a 20 2,0 CONHECIMENTOS ESPECFICOS Questes 21 a 30 31 a 40 41 a 50 Pontos 1,0 2,0 3,0

b) 1 Carto-Resposta destinado s respostas s questes objetivas formuladas nas provas.

02

Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTO. Caso contrrio, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal. Aps a conferncia, o candidato dever assinar no espao prprio do CARTO, preferivelmente a caneta esferogrfica de tinta na cor preta. No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica de tinta na cor preta, com um trao contnuo e denso. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras; portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: A B C D E

03 04 -

05 -

Tenha muito cuidado com o CARTO, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR. O CARTO SOMENTE poder ser substitudo caso esteja danificado em suas margens superior ou inferior - BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. SER ELIMINADO do Concurso Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o Caderno de Questes e/ou o CARTORESPOSTA. Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Caderno de Questes NO SERO LEVADOS EM CONTA. Quando terminar, entregue ao fiscal O CADERNO DE QUESTES E O CARTO-RESPOSTA E ASSINE A LISTA DE PRESENA. O TEMPO DISPONVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTES OBJETIVAS DE 3 (TRS) HORAS E 30 (TRINTA) MINUTOS.

06 -

07 08 -

09 10 11 -

1
FONOAUDILOGO

dezembro 2004

2
FONOAUDILOGO

LNGUA PORTUGUESA III


Texto I MEDIDAS PARA VIVER MELHOR A evoluo do conceito de qualidade total criou em diversos setores organizacionais um sistema de pontuao ISO que usado na avaliao da qualidade de produtos, servios, de meio ambiente e assim por diante. Os parmetros a serem alcanados para obter o certificado ISO, que torna produtos mais competitivos e servios mais eficientes, indicam o "caminho das pedras" que deve ser seguido para se alcanar a qualidade total. Em praticamente todos os setores de atividades o ser humano o elo importante desse sistema. Ento por que no avaliar os parmetros da qualidade de vida do ser humano? Por que no tentar buscar a qualidade total de vida? importante se promover o bem-estar total, pois o moderno conceito de sade vai muito alm da ausncia de doenas e engloba o bem-estar fsico, social, intelectual, emocional, espiritual e profissional, que devem ser avaliados periodicamente. Alm desses fatores, outro segmento que muito influi na qualidade total de vida a sade familiar. Com o objetivo de melhor administrar a sade, deve-se procurar um equilbrio entre o trabalho, o lazer e o repouso, valorizar as frias e os fins de semana, priorizar a auto-estima, preservar e aprimorar o equilbrio emocional. Temos verificado que mesmo as pessoas que fazem exames mdicos peridicos ou checkups, muitas vezes, devido a dificuldades emocionais, no seguem as recomendaes finais, o que representa um fator limitante na promoo da sade. Quem assimila o conceito de sade total e adota medidas positivas de comportamento e hbitos saudveis, consegue melhor pontuao e conseqentemente mais se aproxima do almejado "ISO ser humano". Para isso cada pessoa deve estabelecer o seu programa de sade. Todos podem conseguir um viver melhor desde que haja uma firme deciso de se cuidar. Deve-se fazer um planejamento geral e escolher a primeira meta a ser alcanada. As prioridades variam de pessoa para pessoa.
JACQUES, Haroldo. O Globo. 16 maio 2004. (adaptado)

1
De acordo com o Texto I, ISO um sistema de pontuao que avalia, nas empresas, a: (A) competitividade dos produtos e a eficincia dos servios. (B) qualidade das matrias-primas e a evoluo do conceito. (C) capacidade de produo e a qualificao do pessoal. (D) qualidade do produto e as condies de produo. (E) poltica empresarial e a estratgia organizacional.

2
Segundo o Texto I, a postura de vida que, por sua abrangncia, mais se aproxima do "ISO ser humano" : (A) ter uma alimentao variada e balanceada. (B) saber conjugar trabalho, lazer e frias. (C) adotar medidas positivas de comportamento e hbitos saudveis. (D) fazer periodicamente visitas ao mdico e ao dentista. (E) evitar estresse, pensamentos negativos e excesso de tarefas.

10

15

3
De acordo com o Texto I, INCORRETO afirmar que: (A) os procedimentos para atingir o "ISO ser humano" variam de pessoa para pessoa. (B) o conceito de sade ultrapassa os limites fsicos. (C) o bem-estar total um dos aspectos da sade fsica. (D) a sade familiar um fator relevante no contexto de vida do ser humano. (E) a qualidade de vida do ser humano depende do programa de sade por ele estabelecido.

20

25

4
Analise a ordem em que os tpicos abaixo esto abordados no Texto I. I - O papel desempenhado pelo ser humano no sistema. II - A relao entre sade e bem-estar. III - O conceito de ISO. IV - A qualidade total de vida. A seqncia correta : (A) I II III IV (B) I III IV II (C) II III IV I (D) III I II IV (E) III IV I II

30

35

40

3
FONOAUDILOGO

5
"Todos podem conseguir um viver melhor desde que haja uma firme deciso de se cuidar." (l. 36-37) A segunda orao do perodo acima estabelece com a anterior uma relao de: (A) causa. (B) tempo. (C) concluso. (D) concesso. (E) condio.

7
Nas passagens "Impecvel, transitava o marido pelo tempo." (l. 9) e "... a presena de duas fortes pregas ..." (l. 15-16), as palavras destacadas podem ser substitudas, sem alterar o sentido do texto, respectivamente, por: (A) imaculado marcas. (B) infalvel rusgas. (C) incensurvel manchas. (D) indiferente dobras. (E) indiscutvel carquilhas.

6
Considerando-se a regra ortogrfica de "auto-estima", qual dos vocbulos abaixo est corretamente grafado? (A) Auto-ajuda. (B) Auto-destruio. (C) Auto-biografia. (D) Auto-correo. (E) Auto-motriz. Texto II NUNCA DESCUIDANDO DO DEVER Jamais permitiria que seu marido fosse para o trabalho com a roupa mal passada, no dissessem os colegas que era esposa descuidada. Debruada sobre a tbua com olho vigilante, dava caa s dobras, desfazia pregas, aplainando punhos e peitos, afiando o vinco das calas. E a poder de ferro e goma, envolta em vapores, alcanava o ponto mximo da sua arte ao arrancar dos colarinhos liso brilho de celulide. Impecvel, transitava o marido pelo tempo. Que, embora respeitando ternos e camisas, comeou subrepticiamente a marcar seu avano na pele do rosto. Um dia notou a mulher um leve afrouxar-se das plpebras. Semanas depois percebeu que, no sorriso, franziam-se fundos os cantos dos olhos. Mas foi s muitos meses mais tarde que a presena de duas fortes pregas descendo dos lados do nariz at a boca tornou-se inegvel. Sem nada dizer, ela esperou a noite. Tendo finalmente certeza de que o homem dormia o mais pesado dos sonos, pegou um paninho mido e, silenciosa, ligou o ferro.
COLASANTI, Marina. Contos de amor rasgados.

8
No Texto II, o substantivo que, semanticamente, define a ao da mulher : (A) gratido. (B) respeito. (C) insegurana. (D) vaidade. (E) obstinao.

9
A relao entre o vocbulo destacado e a categoria gramatical a ele atribuda est correta em: (A) "... com a roupa mal passada," (l. 2) adjetivo. (B) "... que era esposa descuidada." (l. 3) pronome relativo. (C) "comeou sub-repticiamente a marcar..." (l. 10-11) preposio. (D) "... um leve afrouxar-se das plpebras." (l. 12-13) verbo. (E) "... s muitos meses ..." (l. 15) advrbio.

10
Assinale a opo em que, ao transcrever a orao "embora respeitando ternos e camisas," (l. 10), o sentido permanece. (A) Como respeitava ternos e camisas. (B) Ainda que respeitasse ternos e camisas. (C) Por respeitar ternos e camisas. (D) Quando respeitou ternos e camisas. (E) Uma vez que respeitava ternos e camisas.

10

15

20

4
FONOAUDILOGO

CONHECIMENTOS GERAIS
11
Das proibies feitas aos servidores pblicos do Estado do Tocantins fazem parte: I - ausentar-se do servio durante o expediente sem autorizao; II - receber presente em razo de suas atribuies; III - recusar f a documentos pblicos; IV - utilizar recursos do Estado para fins particulares; V - recusar-se a atualizar seus dados cadastrais, quando solicitado. Esto corretos os itens: (A) II e IV, apenas. (C) II, III e IV, apenas. (E) I, II, III, IV e V. (B) I, II e III, apenas. (D) I, II, III e IV, apenas.

NOES DE INFORMTICA
16
O boto da barra de ferramentas Padro do Word permite: (A) chamar o calendrio. (B) exibir o mapa do documento. (C) inserir uma tabela. (D) inserir uma planilha do Excel. (E) remover objetos selecionados.

17
A clula A3 de uma planilha Excel contm e apresenta o valor 0,62. Se esta clula for selecionada e, em seguida, o for pressionado, a clula A3 passar a conter o boto valor: (A) 0,62 e exibir 6,2% (B) 0,62 e exibir 62% (C) 6,2 e exibir 6,2% (D) 6,2 e exibir 62% (E) 62 e exibir 62%

12
A aposentadoria um direito do servidor pblico. O principal documento que garante esse direito o(a): (A) Estatuto nico dos Servidores Pblicos. (B) Estatuto do Idoso. (C) Constituio Federal. (D) Lei de Seguridade Social. (E) Consolidao das Leis Trabalhistas.

13
A Secretaria de Sade do Estado do Tocantins estabeleceu vrias aes importantes, tais como criao de unidades de sade, capacitao de profissionais, campanhas de vacinao, medidas de saneamento e criao de Agentes Comunitrios. Isto significa que no Estado desenvolve-se uma poltica de sade com carter: (A) assistencial. (B) emergencial. (C) populista. (D) preventivo. (E) teraputico.

18
No Outlook, o cone que indica que uma mensagem possui algum documento anexo : (A) (B) (C) (D) (E)

19
Os cones e ao lado de uma mensagem no Outlook indicam, respectivamente, que a mensagem apresenta prioridade: (A) baixa e ainda no foi lida. (B) baixa e j foi lida. (C) alta e ainda no foi lida. (D) alta e j foi respondida. (E) alta e j foi encaminhada.

14
Nos ltimos anos, a economia tocantinense tem demonstrado um excelente desempenho. Em 2003, as exportaes aumentaram cerca de 646% em relao a todo o ano de 2001, sendo esse crescimento do comrcio exterior puxado especialmente pelas exportaes de: (A) soja. (B) feijo. (C) milho. (D) arroz. (E) algodo.

15
O Aeroporto Internacional de Palmas considerado estratgico pela Infraero para a movimentao de cargas e passageiros. Isto acontece porque o aeroporto: (A) um dos mais modernos aeroportos de mdio porte do Pas. (B) tem capacidade para mais de 350 000 passageiros/ano. (C) vem aumentando gradativamente seu movimento. (D) localiza-se prximo Usina de Lajeado. (E) situa-se no ponto mais central do Pas.

20
No Windows 2000 a combinao padro de teclas Ctrl + Z utilizada para: (A) excluir o item selecionado. (B) exibir a caixa de dilogo executar. (C) exibir o menu iniciar. (D) desfazer o efeito do ltimo comando. (E) minimizar todas as janelas abertas.

5
FONOAUDILOGO

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
21
De acordo com a Constituio Federal de 1988, assinale a afirmativa correta, a respeito do Sistema nico de Sade (SUS). (A) O SUS deve colaborar com as aes de sade do trabalhador. (B) O SUS deve ser centralizado, com direo do governo Federal. (C) As instituies privadas de sade devem participar do SUS. (D) Compete ao SUS controlar a proteo do meio ambiente. (E) Compete ao SUS fiscalizar e inspecionar alimentos.

25
Em relao aos recursos humanos que atuam no SUS so feitas as afirmaes a seguir. I - Os cargos e funes de chefia, direo e assessoramento, s podero ser exercidos em regime de tempo integral. II - Os servidores que legalmente acumulam dois cargos ou empregos somente podero exercer suas atividades em um nico estabelecimento do SUS. III - Somente podero exercer suas atividades em mais de um estabelecimento do SUS os ocupantes de cargos ou funes de chefia, direo ou assessoramento. Est(o) correta(s) a(s) afirmao(es): (A) I, apenas, (B) II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

22
Em relao sade do trabalhador, disposio da Lei 8.080/1990, que trata das condies para a promoo, proteo e recuperao da sade e da organizao e funcionamento dos servios correspondentes: (A) a garantia ao sindicato dos trabalhadores de requerer a interdio de mquina, quando houver exposio a risco para a sade dos trabalhadores. (B) a indicao da entidade sindical regional como responsvel pelo acompanhamento e avaliao do impacto das novas tecnologias sade. (C) a promoo de atividades de educao para a sade como a determinao do uso de equipamentos de proteo individual. (D) a responsabilidade da entidade sindical pela informao e o controle dos riscos de acidentes de trabalho e das doenas profissionais nas empresas. (E) as polticas de sade do trabalhador com a responsabilidade da formao de recursos e promoo de cursos de reciclagem.

26
Durante a fonao, a inspirao do paciente deve ser: (A) essencialmente nasal. (B) essencialmente bucal. (C) abdominal. (D) costal superior. (E) buco-nasal.

27
No ser humano, o controle do mecanismo respiratrio para o canto e para a fala caracteriza-se por: inspirao (A) (B) (C) (D) (E) prolongada rpida rpida lenta lenta expirao prolongada prolongada rpida rpida interrompida

23
So princpios do Sistema nico de Sade (SUS) que constam na Lei 8.080 de 19 de setembro de 1990: (A) centralizao, utilizao da epidemiologia e regionalizao. (B) igualdade, universalidade e direito informao. (C) igualdade, duplicidade de meios e hierarquizao. (D) universalidade, integralidade e autonomia da comunidade. (E) regionalizao, centralizao e individualidade das aes.

28
No treinamento vocal, so utilizados sons de apoio como suavizadores da emisso. O som de apoio utilizado na reabilitao vocal conhecido como utilizao da "voz na mscara" o: (A) fricativo. (B) vibrante. (C) plosivo. (D) basal. (E) nasal.

24
Faz parte do SUS um subsistema de Ateno Sade Indgena que deve: (A) ser custeado exclusivamente pela Unio, com seus recursos prprios. (B) ser centralizado, hierarquizado e regionalizado, tal como o SUS. (C) adotar um modelo de ateno sade pautado por uma abordagem diferenciada e global. (D) selecionar as populaes indgenas a serem atendidas. (E) servir de retaguarda e referncia ao SUS nas regies onde residem as populaes indgenas.

6
FONOAUDILOGO

29
Deglutio de ar e injeo so mtodos utilizados na reabilitao do paciente portador de: (A) dislalia. (B) disartria. (C) disfonia. (D) laringectomia. (E) disfemia.

34
O mecanismo da deglutio acontece em quatro fases. A fase farngea da deglutio caracteriza-se por: (A) movimento ondulatrio da lngua. (B) passagem do bolo atravs do esfncter cricofarngeo superior. (C) fechamento da glote. (D) transformao do bolo alimentar. (E) ao do orbicular da boca.

30
A laringectomia quase total contra-indicada quando h: (A) grandes leses de hipofaringe. (B) insucesso no tratamento radioterpico. (C) presena de T2 e T3 no seio piriforme. (D) presena de T3 supragltico com fixao de uma prega vocal. (E) tumor envolvendo a regio interaritenidea ou fixao de ambas as pregas vocais. Analise o caso clnico abaixo e responda s questes de nmeros 31 a 33.

35
A reabilitao do paciente com disfagia orofarngea pode ser feita atravs da utilizao de tcnicas ativas que visam (ao): (A) adequao de posturas compensatrias e atuao junto s equipes de nutrio e enfermagem e famlia. (B) desenvolvimento da hipersensibilidade oral e ao retorno alimentao por via oral. (C) treino da deglutio de alimentos diferenciados e adequao de posturas compensatrias. (D) treino da deglutio de alimentos lquidos de diferentes sabores e ao estmulo de reflexos de proteo. (E) preparo da famlia para a gastrostomia, com os demais profissionais envolvidos.

J., 10 anos, sexo masculino, tinha o hbito dirio de gritar na escola durante o recreio, enquanto jogava futebol. Com o passar do tempo, comeou a apresentar irritao na garganta e alteraes na voz. O exame laringoscpico indireto revelou a presena de ndulos bilaterais e J. foi submetido a um programa de reabilitao e orientao vocal. Aps um perodo de 20 semanas, J. obteve significativa melhora na qualidade vocal e regresso dos ndulos vocais apresentados.

36
A gagueira pode ter duas formas: tnica e clnica. A forma tnica se apresenta como: (A) bloqueios espasmdicos no incio da frase. (B) bloqueios insignificantes no meio das frases. (C) bloqueios e tenso em todo o corpo. (D) repetio de uma slaba ou de um grupo de slabas. (E) fixidez no olhar e repetio de movimentos do corpo.

31
Na avaliao fonoaudiolgica realizada no caso J., foi diagnosticada uma disfonia classificada como: (A) ventricular. (B) orgnico-funcional. (C) espasmdica. (D) orgnica. (E) presbifonia.

32
Os sintomas vocais e as alteraes nas pregas vocais citadas no caso J., em decorrncia do hiperfuncionamento vocal, foram causados por: (A) cncer de laringe. (B) hemorragia submucosa. (C) abuso e mau uso vocal. (D) ndulos. (E) fenda gltica.

37
A gagueira uma condio natural ao ato de falar, devido a trs tipos de determinaes. Uma dificuldade da determinao cognitiva a(o): (A) demora na evocao de certas palavras. (B) alterao do ritmo cardaco. (C) produo articulatria imprecisa. (D) acelerao da respirao. (E) tensionamento do pescoo.

33
A fase inicial do Programa de terapia vocal destinado eliminao do hiperfuncionamento vocal baseia-se em: (A) reduo ou eliminao dos abusos e mau uso identificados. (B) busca, com o paciente, de abordagens vocais de facilitao. (C) identificao do abuso mau uso vocal. (D) utilizao de abordagens facilitadoras da voz para o paciente, na vida prtica. (E) realizao de repouso vocal absoluto, durante uma semana.

38
A disartria flcida acomete o(s): (A) cerebelo. (B) tronco cerebral. (C) neurnio motor superior. (D) neurnio motor inferior. (E) gnglios basais.

7
FONOAUDILOGO

39
A estrutura da orelha que converte energia acstica em impulsos neurais a(o): (A) cclea. (B) bigorna. (C) tmpano. (D) martelo. (E) nervo auditivo.

42
Atravs de que teste medida a complacncia timpnica? (A) Timpanometria. (B) Logoaudiometria. (C) Acufonometria. (D) Audiometria. (E) Prova de Weber.

43
Em paciente com surdez profunda de aproximadamente 90 dB em um ouvido, sem condies para cirurgia, e 50 dB no outro ouvido, a indicao correta a(o): (A) educao especial. (B) terapia de voz e de fala. (C) treinamento auditivo. (D) uso de prtese no ouvido melhor. (E) uso de prtese no ouvido pior.

40
2 000 4 000 3 000 6 000 1 500 1000 8 000 250 125 500 750

-10 0 10 20

-10 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 110

PERDA EM DECIBIS

30 40 50 60 70 80 90 100 110

44
Uma criana com uma disacusia neurossensorial severa, com indicao de A.A.S.I., ter um melhor prognstico na habilitao da linguagem oral se: (A) aprender a lngua de sinais aps a alfabetizao. (B) iniciar a fonoterapia aps 5 anos de idade. (C) iniciar o treinamento da leitura labiofacial na idade escolar. (D) for submetida a treinamento auditivo. (E) for submetida precocemente a um programa de comunicao total.

Freqncia em Hertz (ciclos por segundo) Mdias: O. E. O. D. Area 13 dB 17 dB ssea 13 dB 17 dB Discriminao 92% 84%

45
A criana portadora de retardo de linguagem como parte do atraso global do desenvolvimento apresenta como caracterstica(s): (A) tendncia a que a funo dos comportamentos comunicativos seja regulatria. (B) dificuldade ou desinteresse na imitao de sons e palavras. (C) dificuldade de ateno e tempo de concentrao reduzido. (D) comportamento agressivo. (E) dificuldade de articulao.

A perda auditiva representada pelo audiograma acima sugestiva de: (A) presbiacusia. (B) trauma acstico. (C) surdez sbita. (D) disacusia de transmisso. (E) Doena de Mnire.

41
A alterao auditiva encontrada nos pacientes fissurados palatinos, devido falta de mobilidade dos msculos elevadores do vu palatino, tensores do vu palatino e da tuba auditiva a: (A) otosclerose. (B) surdez sbita. (C) disacusia mista. (D) disacusia de conduo. (E) disacusia sensrio-neural.

46
A criana que apresenta dificuldades ou impedimentos na aquisio da linguagem, sem comprometimento dos outros aspectos do desenvolvimento, possui uma alterao denominada: (A) disfasia. (B) retardo motor. (C) retardo simples de linguagem. (D) atraso global da fala. (E) dislogia.

8
FONOAUDILOGO

47
Uma das estratgias facilitadoras na terapia de crianas com atraso no desenvolvimento da linguagem : (A) complementar suas frases para ajud-la a falar mais rapidamente. (B) satisfazer a criana sempre que ela pedir. (C) atuar de forma diretiva, controlando a manifestao da criana. (D) dar as respostas criana antes mesmo de haver perguntas. (E) propiciar situaes de interao com equilbrio de termos comunicativos.

48
Quando propomos criana com disgrafia que execute diferentes formas grficas como linhas retas, verticais, oblquas e circulares, o objetivo teraputico, a(o): (A) motricidade geral. (B) motricidade fina. (C) discriminao visual. (D) seqncia temporal. (E) desenvolvimento da fala.

49
Para desenvolver a audibilizao da criana com dificuldade de leitura e escrita, utilizamos exerccios de discriminao auditiva, como por exemplo: (A) rimar palavras. (B) executar ordens simples. (C) imitar os sons dos animais vista de gravura. (D) evocar palavras vistas em uma gravura. (E) nomear objetos diferentes.

50
Na terapia dos distrbios de leitura e escrita, o fonoaudilogo, para desenvolver o plano temporal, solicita ao paciente que: (A) trace linhas dividindo o corpo humano. (B) passe por baixo de obstculos. (C) reproduza diferentes ritmos. (D) se desloque em cima de espaos. (E) imite uma posio.

9
FONOAUDILOGO

Potrebbero piacerti anche