Sei sulla pagina 1di 5

ALIANA ESPRITA EVANGLICA ENCONTRO REGIONAL DE PLANEJAMENTO ESTRATGICO ESPIRITUAL 2011

3. COMUNICAO A LISTA DOS 14 ITENS A TRABALHAR

Planejar o processo de estabelecer objetivos e determinar o que deve ser feito para alcan-los. Foram 14 as sugestes dadas para MELHORAR A CONSCIENTIZAO E VIVNCIA DOS CONCEITOS DE ALIANA PELOS VOLUNTRIOS, em debate na reunio do Planejamento Estratgico Espiritual realizada em 15/03/2009, onde houve o comparecimento de quantidade expressiva de Aliancistas dispostos a uma tempestade de idias sobre o assunto. O Grupo 2 de Estudos foi assim orientado para estudar o que deve ser feito para alcanar esta melhor conscientizao dos Conceitos de Aliana, tomando como base a lista de 14 sugestes, que so as seguintes: 1) Os dirigentes dos trabalhos devem revisar sempre os conceitos de Aliana; 2) Convidar voluntrios a participar, junto com os representantes das Casas, das reunies da Regional e da AEE; 3) Voluntrio no somente da Casa Esprita. Dar enfoque ao voluntario no Movimento; 4) Trazer claridade e aprofundar a vivncia sobre isso atravs de reciclagens e outros mtodos de fixao;

5) Minuto da Aliana - nas turmas de EAE trabalhos, falar da Aliana desde a aula inaugural;

6) Estampar a Misso da Aliana no interior da Casa Esprita; 7) Estimular o relacionamento entre a Casa Conselheira e Casa Apoiada; 8) Mostrar nos trabalhos das casas a importncia da AEE; 9) Manter os dados sobre AEE atualizados; 10) Criar o espao CONCEITOS DE AEE; de vivncia e convivncia dos

11) Promover o estudo constante das obras de Edgard Armond; 12) Conjugar "ns somos a Aliana"; trabalhar o eu sou a Aliana; 13) Mostrar as experincias em que o conceito tenha sido visvel; 14) Convidar outras Casas para aplicar a reciclagem.

Como se pode observar, muitos dos 14 itens podem ser auto-aplicveis, independentemente da realizao de maiores estudos pelo Grupo 2. O Grupo 2 porm tem vem estudando sugestes a respeito de como implementar alguns deles, conforme a seguir exposto.

ITEM 05 - OPSCULO MINUTO DE ALIANA/MOMENTO DE ALIANA

A maneira mais efetiva de melhorar a conscientizao e vivncia dos Conceitos de Aliana pelos voluntrios abrir oportunidades de estudo, conversas e reciclagens sobre os referidos Conceitos, em todos os momentos em que as Casas realizam reunies, encontros, cursos, confraternizaes e outros eventos, destinados a dirigentes e voluntrios espritas. Para facilitar esta vivncia, o Grupo 2 ofertou s Casas Espritas um Opsculo denominado Minuto de Aliana / Momentos de Aliana, que uma coletnea de frases de Edgard Armond retiradas de seus livros, do jornal O Trevo e de outros livros utilizados no mbito da Aliana que nos permitem refletir sobre o que este Ideal, e como podemos vivenci-lo em ns. O Opsculo est disponvel para impresso ou download no site da Aliana. Os textos esto apresentados de duas formas: Momentos de Aliana, para discusses mais prolongadas, e Minutos de Aliana, para trazer certas frases reflexo nos momentos iniciais ou momentos finais dos diversos trabalhos realizados na Casa Esprita, considerando-se os trechos apropriados compatveis com as possibilidades de tempo que possam ser destinadas a essa atividade. Em todas as atividades desenvolvidas nas Casas Espritas, e em todas as atividades em Aliana, a realizao do Minuto de Aliana possibilitar uma melhor conscientizao de cada integrante do nosso Movimento sobre os Conceitos de Aliana, o que fundamental para o fortalecimento, aprimoramento e crescimento das Casas que integram a Aliana, e da Aliana Esprita Evanglica.

ITEM 06 - CARTAZ DA MISSO DA ALIANA


A Aliana Esprita Evanglica um ideal de vivncia esprita consubstanciado em um programa de trabalho e fraternizao. Sua misso: Efetivar o ideal de vivncia

do espiritismo religioso por meio de programas de trabalho, estudo e fraternidade para o bem da humanidade. Todas as Casas da Aliana receberam um Cartaz com a misso da Aliana, para afixao em local visvel, de maneira a relembrar-nos de maneira constante o nosso grande ideal.

ITEM 11 CONSTANTE ARMOND

PROMOVER O DAS OBRAS DE

ESTUDO EDGARD

Edgard Armond deixou-nos um conjunto de obras espritas muito relevante para a compreenso dos Conceitos de Aliana, sendo alguns deles temas doutrinrios ou evanglicos que poderiam ser estudadas nos Grupos de Estudos das diversas Casas Espritas. So exemplos:
Falando ao Corao, Mensagens e Instrues, Na Seara do Evangelho, Respondendo e Esclarecendo, Relembrando o Passado, Religies e Filosofias, O Livre Arbtrio, Na Semeadura I, Na Semeadura II, O Espiritismo e a Prxima Renovao, Verdades e Conceitos I, Verdades e Conceitos II, Enquanto Tempo, O Grupo 2, de maneira a exemplificar como poderiam ser estes estudos, disponibilizou no site da Aliana, um Programa de Estudos do Livro Mensagens e Instrues, de Edgard Armond (arquivo em separado).

REFLEXES SOBRE AS VIVNCIAS QUE J TEMOS EM ALIANA E SENTIMENTOS

- COOPERAO NO TRABALHO e IDEAL

Como me sinto fazendo parte deste Ideal? O que eu espero da Aliana no futuro? FRATERNIDADE e UNIO Revendo as obras de Edgard Armond j consigo entender a importncia que o combate ao personalismo tem no sucesso de todos os trabalhos que realizo? Eu respeito as opinies das outras pessoas dos meus grupos de trabalho?

Potrebbero piacerti anche