Sei sulla pagina 1di 21

Falncia, recuperao judicial e recuperao extrajudicial do empresrio e da sociedade empresria, segundo a Lei n 11.101, de 09.02.

2005
Desembargador Manuel Saramago 1 rea de incidncia da Lei 11.101/2005 A legislao revogada, Decreto-lei 7.661/45, tinha rea de incidncia mais restrita do que a atual. A falncia e a concordata eram institutos aplicveis apenas ao comerciante, individual ou em forma societria. A atual legislao que disciplina a matria - Lei 11.101/2005, em seu artigo 1 ampliou a aplicao do instituto da falncia, ao dispor que a sua aplicao se estende ao empresrio, a se incluindo tambm a sociedade empresria, cujo conceito objeto da disposio do artigo 966 do Cdigo Civil, in verbis: Considera-se empresrio quem exerce profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou a circulao de bens ou de servios. Fora, pois, concluir que os prestadores de servios organizados, empresarialmente, esto sujeitos falncia e podem usufruir da recuperao judicial ou extrajudicial, o que no se permitia na legislao revogada. O estudo da falncia e da recuperao judicial ou extrajudicial passa, ainda que perfunctoriamente, pelo estudo especfico do conceito de empresa e em que esta se distingue do conceito de comerciante, que nos foi trazido pelo Cdigo Comercial de 1850, segundo o qual
ningum considerado comerciante para efeito de gozar da proteo que este Cdigo liberaliza em favor do comrcio, sem que se tenha matriculado em algum dos Tribunais do Comrcio do Imprio, e faa da mercancia profisso habitual.

O legislador do Cdigo Comercial de 1850 no definiu o que seriam atos de comrcio, para que se pudesse chegar ao conceito de comerciante, j que mercancia significa a prtica de atos de comrcio. Ao contrrio, procedeu o legislador do Cdigo Civil em vigor, que precisou, no artigo 966, o conceito de empresrio. Assim, coube doutrina, com base no direito francs, definir comerciante como sendo a pessoa que pratica ato de comrcio ou mercancia, habitualmente (ou profissionalmente), com intuito de lucro. O Regulamento 737, nos pargrafos do seu artigo 19, enumerou, exemplificativamente, quais os atos so considerados como de comrcio, juris et de jure, in verbis:

Palestra proferida em 23/11/2006, na Escola Judicial Desembargador Edsio Fernandes Tribunal de Justia de Minas Gerais. Desembargador do Tribunal de Justia de Minas Gerais.

Art. 19. Considera-se mercancia: 1 A compra e venda ou troca de effeitos moveis ou semoventes para os vender por grosso ou a retalho, na mesma espcie ou manufacturados ou para alugar o seu uso; 2 As operaes de cambio, banco e corretagem; 3 As emprezas de fbricas, de commisses, de depsito, de expedio, consignao, e transporte de mercadorias; de espetculos pblicos; 4 Os seguros, fretamento, riscos, e quaesquer contractos relativos ao commercio martmo; 5 A armao e expedio de navios (FARIA, Bento. Cdigo Comercial brasileiro. Rio de Janeiro: Jacintho Ribeiro dos Santos Editor, 1912, p. 727-728).

O comerciante, como tal definido, que estava sujeito ao processo falencial e podia gozar dos benefcios da concordata. Seguindo doutrina moderna e as disposies do Cdigo Civil em vigor, que, alicerado no direito italiano, sistematizou a matria referente empresa, embora legislaes antigas a ela fizessem referncia, como o Regulamento 737, foi afastado da legislao falencial o velho conceito de comerciante, passando a contemplar a figura da empresa, na qual o empresrio considerado um componente da organizao, pois esta que o cerne do conceito de empresa. Desaparece, assim, a figura do dono da atividade, e surge esta como o ponto de maior relevncia para o estudo do fenmeno empresarial, com os seus diversos rgos, como direo, produo, vendas, compras e vrios outros departamentos que compem toda a entidade. Caracteriza-se, portanto, a figura da empresa, que se encontra dentro da esfera de incidncia da lei falencial, como a organizao destinada a uma determinada atividade econmica, realizada de forma habitual (profissional), que produz servios e bens e sua circulao, seja ela comerciante, nos moldes definidos pela doutrina comercialista do sculo XX, ou no. Importa relevar que, como restou claro, os prestadores de servios organizados em empresa podero ser alcanados pela legislao falencial antes dela afastados, tais como: hospitais, clnicas, escolas que distribuem lucros aos seus scios, construtora de imveis, administradoras e corretoras de imveis, etc. O artigo 2, incisos I e II, da Lei 11.101/2005 estabelece a inaplicabilidade desta s empresas pblicas, s sociedades de economia mista, que so rgos da administrao indireta do Estado, e s entidades que esto sujeitas liquidao extrajudicial; a estas se aplicam as disposies concernentes falncia, at que nova legislao seja aprovada a respeito, por fora do disposto no artigo 197 da lei ora focalizada. No tm as ditas entidades direito recuperao, porquanto no tinham direito concordata, por fora do disposto no artigo 198. 2 Natureza jurdica e objetivos da falncia e recuperao da empresa A falncia, objeto do nosso estudo, processo cujo incio ocorre com o ajuizamento da petio inicial e com a vinculao das partes, credor e devedor, o que
2

constitui a relao jurdica processual, que resta caracterizada aps a citao vlida art. 263 do CPC. Pela legislao revogada - Decreto-lei 7.661/45 -, fatos tipificadores da situao de insolvncia da empresa, que precediam a declarao da falncia, eram cenrio de atuao de outros atores, como administradores, economistas, contadores, advogados tributaristas e trabalhistas e demais profissionais que atuam no campo empresarial. No interessava ao estudo da falncia se esta ocorrera por fora de uma excessiva carga tributria; se faltou uma coordenao entre os diversos rgos da empresa; se a concorrncia da indstria asitica teria sido a causa na reduo significativa das vendas; se a margem de lucro possvel no suportou o pagamento de uma estratosfrica taxa de juros imposta pela poltica de combate inflao exercida pelo governo. Enfim, todos esses eram problemas que deveriam ser solucionados pela empresa, e no pelo juzo da quebra. Caso idntico ainda ocorre com o Direito Penal, em que as causas do crime no interessam ao criminalista, e sim aos criminlogos. Atualmente, aos atores do cenrio falencial - Estado-Juiz, Administrador, Devedor, Credores, Comit de Credores e Assemblia de Credores - no s cabe fazer evoluir o procedimento falencial na forma da lei, mas tambm ter a sensibilidade empresarial e procurar recuperar o empreendimento, porquanto o atual legislador lhes conferiu tambm essa misso, por fora do que se extrai do preceito emergente do artigo 75, in verbis:
Art. 75. A falncia, ao promover o afastamento do devedor de suas atividades, visa a preservar e otimizar a utilizao produtiva dos bens, ativos e recursos produtivos, inclusive os intangveis, da empresa.

Conferiu-se ao juiz atividade empresarial, evidentemente que coadjuvado pelos demais rgos da quebra, o que significa uma responsabilidade maior, qual seja a de tornar uma atividade econmico-financeira malograda em um empreendimento possvel. No sei se os juzos falenciais esto equipados para tal mister. O tempo dir. A legislao de 2005 tem como caracterstica marcante a recuperao da empresa, e no sem razo: esta fonte de riqueza, fazendo produzir e circular bens e servios - distribuio de lucros, pagamentos de impostos e preservao de empregos. Seria necessrio, todavia, que houvesse mais coerncia do legislador, reduzindose a carga tributria e os privilgios do Fisco, caso contrrio de nada valer uma legislao falencial moderna. 3 Dos pressupostos da declarao da falncia e da legitimidade do pedido 3.1 Dos pressupostos da declarao da falncia

Dentre os vrios sistemas legais que determinam a insolvncia do devedor, o direito brasileiro adotou o sistema misto, qual seja o da impontualidade, do elenco de fatos previstos na lei e o da confisso do devedor. Com efeito, o referido artigo 94 no adota critrio nico para a caracterizao do estado de insolvncia, pois, alm da impontualidade - inciso I -, outros atos praticados pelo devedor empresrio podem justificar o pedido de falncia - incisos II e III -, e o inciso I do artigo 97 prev a hiptese da autofalncia. No que respeita impontualidade, que, diga-se de passagem, deve ser injustificada, ela caracterizada pelo protesto de ttulo executivo vencido, que possa ser cobrado no juzo da quebra, de valor superior ao equivalente a 40 (quarenta) salrios mnimos. O protesto para fim falimentar a que se refere o legislador, a meu juzo, diz respeito somente queles ttulos no sujeitos a ele, obrigatoriamente, para os demais, como a nota promissria, a duplicata e a letra de cmbio, o protesto cambial suficiente para conferir legitimidade ao seu portador para o requerimento da falncia. Pertinente colacionar o magistrio de Fbio Ulhoa Coelho a respeito, in verbis:
No se tratando de ttulo sujeito a protesto cambial (sentena, certido da dvida ativa, etc.), ser ele tambm protestado como forma de caracterizao da impontualidade ( o chamado protesto especial da falncia). Nenhum outro meio de prova - testemunhal, documental, etc. apto a essa finalidade, isto , demonstrar a impontualidade para os fins da Lei Falimentar (...). De acordo com o artigo 23, caput, da Lei n 9492/97, todos os protestos sero lavrados num nico livro, inclusive os destinados a fins especiais. O pargrafo nico desse dispositivo, por sua vez, estabelece que apenas os ttulos e documentos de dvida de responsabilidade de pessoas sujeitas falncia podem ser protestados para fim falimentar. Em termos procedimentais, portanto, a especificidade do protesto para fim falimentar reside no exame que o cartrio deve fazer da sujeio, em tese, do devedor falncia. No se trata de exame fcil, at mesmo porque ao cartrio de protesto so apresentados apenas dados genricos de identificao do devedor. Assim, no se deve desconsiderar a hiptese de um protesto no poder ser tirado com especfica finalidade falimentar por insuficincia de informaes ou mesmo por impreciso do cartrio. Em vista dessa dificuldade - e tambm levando em conta a completa inutilidade da distino na lei entre protesto em geral e para fim falimentar -, qualquer protesto deve ser admitido na instruo do pedido de falncia fundado na impontualidade injustificada (Comentrios nova Lei de Falncias e de recuperao de empresas. 2. ed., So Paulo: Saraiva, p. 256 e 261).

Os incisos II e III do artigo 94 ora focalizado elencam os fatos que fazem presumir uma situao de insolvncia - a execuo frustrada, em que no se paga a quantia devida, nem a deposita, nem se oferecem bens para a garantia do juzo da execuo, nos casos de fraude, simulao, desdia e descumprimento de obrigaes assumidas em sede de recuperao judicial - tudo a caracterizar estado de insolvncia, que justifica o pedido de decretao da falncia.
4

O elenco dos incisos do artigo 94 taxativo. A falncia s poder ser decretada alicerada naqueles fatos, exceto nas hipteses em que o juiz dever, de ofcio, decret-la. Enumeradas, pois, as situaes por que passa a empresa em fase precedente decretao da falncia e que justificam o pedido desta. 3.2 Da legitimidade para o requerimento da falncia O artigo 97 enumera as pessoas que tm legitimidade para o requerimento da falncia o prprio devedor, na forma do disposto nos artigos 105/107; o cnjuge sobrevivente, qualquer herdeiro do devedor e o inventariante; o cotista ou o acionista na forma da lei ou do ato constitutivo da sociedade; e qualquer credor de quantia superior a 40 (quarenta) salrios mnimos. O credor, evidentemente, a que faz meno o artigo 105, o portador de ttulo susceptvel de ser pago no juzo da quebra e, se for empresrio, ter que comprovar a regularidade de suas atividades. Ficar sujeito prestao de cauo o credor que no tiver domiclio no Brasil. No entendimento de Fbio Ulhoa Coelho, o credor com ttulo no vencido tem legitimidade para requerer a falncia com base na impontualidade e na execuo frustrada, desde que comprove a existncia de ttulo vencido e protestado e ou de execuo frustrada referente a outro credor. Importa ainda ressaltar que diversos credores, portadores de ttulos de valor inferior quantia correspondente a 40 (quarenta) salrios mnimos, mas que, somados os valores, ultrapassam o referido valor, tm legitimidade, constituindo um litisconsorte ativo, para requerer a falncia do devedor comum. 4 Dos efeitos da decretao da falncia O legislador de 2005 foi mais tcnico do que o de 1945, ao usar o verbo decretar, no artigo 99 da Lei 11.101, em vez de declarar, conforme fez no art. 14 do Decreto-lei 7.661/45, porquanto a deciso ora focalizada tem, deveras, carter constitutivo. Com efeito, cria a sentena que decreta a quebra situao nova, ao transformar, por inteiro, a caracterstica do patrimnio do empresrio, tornando-o uma universalidade de bens destinada alienao, para que o negcio possa ter sua continuidade com outro titular, caso seja invivel a recuperao, ou para que se encerrem as atividades e se alienem os bens arrecadados, objetivando-se, unicamente, na segunda hiptese, o pagamento aos credores. Essa uma viso que, de imediato,
5

se vislumbra com a decretao da quebra, mas outros fatos tambm podem ocorrer, criando, evidentemente, uma nova situao jurdica. O artigo 99 da Lei 11.101, ao estabelecer os requisitos da deciso que decreta a falncia, de imediato, j produz diversos efeitos, tais como:
1. ser estabelecido o termo legal da falncia, prazo dentro do qual os atos praticados pelo falido, anterior decretao, sero de extrema relevncia no juzo falencial - 90 (noventa) dias contados do pedido de falncia, do pedido de recuperao judicial ou do 1 (primeiro) protesto por falta de pagamento; 2. ser nomeado um administrador para a universalidade de bens sujeita ao juzo da quebra; 3. estar submetida a pessoa do falido, obrigatoriamente, ao juzo falencial, passando este a ser um cooperador do administrador, inclusive fornecendo a relao nominal dos credores; 4. ser determinado que se d ampla publicidade decretao da falncia; 5. ser decretada a indisponibilidade dos bens do falido; 6. ficar o falido sujeito priso, no caso de caracterizada a prtica de crime falimentar; 7. ser determinada a suspenso das aes ou das execues contra o falido, ressalvadas as hipteses previstas nos pargrafos 1 e 2 do artigo 7; 8. ser fixado prazo para o ajuizamento das declaraes de crdito.

Tais efeitos constituem requisitos especficos da sentena que decreta a quebra, mas outros existem, de extrema importncia, que eu qualificaria como conseqncias necessrias ao estado falimentar, reconhecido por deciso judicial:
1. suspenso do curso da prescrio; 2. instaurao do juzo relativo universal da quebra, o qual no absoluto, porque, nas aes em que a massa for autora, aes trabalhistas e aes fiscais, ser obedecida a regra comum de competncia; 3. condio objetiva de punibilidade dos crimes previstos na Lei 11.101; 4. proibio do falido de exercer atividade empresria e imposio de deveres diversos, consoante estabelecido no artigo 104 da indigitada lei; 5. instituio do comit de credores; 6. ineficcia e revogao de atos praticados dentro do termo legal da quebra; 7. produo de efeitos diversos nas obrigaes do falido, conforme disciplinado nos artigos 115/128; 8. determinao do vencimento antecipado das dvidas do devedor e dos scios, ilimitada e solidariamente responsveis, com o abatimento proporcional dos juros, e converso de todos os crditos em moeda estrangeira para a moeda do Pas, pelo cmbio do dia da deciso judicial, para todos os efeitos da Lei 11.101.

5 Da classificao dos crditos na falncia Um dos objetivos fundamentais do processo falimentar conferir aos credores um rigoroso tratamento igualitrio - par conditio creditorum -, o que significa: credores em situao igual, tratamento igual. O legislador, ao estabelecer as preferncias dos crditos no juzo falimentar, seguiu o critrio adotado pelo legislador do Cdigo Civil, nos artigos 956 a 965.
6

A atual Lei de Falncias, no seu artigo 83, disciplinou a matria com algumas diferenas do que fizera o Decreto-lei 7.661/45. O primeiro na ordem de preferncia o crdito trabalhista, se de valor inferior ao correspondente a150 (cento e cinqenta) salrios mnimos por credor, e o crdito em decorrncia de acidentes de trabalho. O legislador de 2005 igualou o crdito em decorrncia de acidente de trabalho ao trabalhista. A circunstncia de limitao do valor do crdito trabalhista para fazer jus preferncia no me pareceu justa, porque relegou categoria de quirografrio crditos de natureza alimentar. Aps o crdito trabalhista, vm os crditos preferenciais com garantia real, at o limite do bem gravado; nesse ponto, no houve mudana, uma vez que a legislao revogada colocava os credores com garantia real como os primeiros na ordem da preferncia, inferior apenas aos crditos trabalhistas e por acidente de trabalho. No que respeita ao crdito fiscal, este foi colocado pelo legislador como terceiro na ordem de preferncia. Importante colacionar, naquilo que pertinente, a Lei Complementar n 118, de 9 de fevereiro de 2005, que modificou a Lei n 5.172/1966, verbis:
Art. 1o A Lei n 5.172, de 25 de outubro de 1966 - Cdigo Tributrio Nacional, passa a vigorar com as seguintes alteraes: Art. 133 (...) 1o O disposto no caput deste artigo no se aplica na hiptese de alienao judicial: I - em processo de falncia; II - de filial ou unidade produtiva isolada, em processo de recuperao judicial. 2o No se aplica o disposto no 1 deste artigo quando o adquirente for: I - scio da sociedade falida ou em recuperao judicial, ou sociedade controlada pelo devedor falido ou em recuperao judicial; II - parente, em linha reta ou colateral at o 4 (quarto) grau, consangneo ou afim, do devedor falido ou em recuperao judicial ou de qualquer de seus scios; ou III - identificado como agente do falido ou do devedor em recuperao judicial com o objetivo de fraudar a sucesso tributria. 3o Em processo de falncia, o produto da alienao judicial de empresa, filial ou unidade produtiva isolada permanecer em conta de depsito disposio do juzo de falncia pelo prazo de 1 (um) ano, contado da data de alienao, somente podendo ser utilizado para o pagamento de crditos extraconcursais ou de crditos que preferem ao tributrio. (NR) Art. 155. (...) 3o Lei especfica dispor sobre as condies de parcelamento dos crditos tributrios do devedor em recuperao judicial. 4o A inexistncia da lei especfica a que se refere o 3 deste artigo importa na aplicao das leis gerais de parcelamento do ente da Federao ao devedor em recuperao judicial, no podendo, neste caso, ser o prazo de parcelamento inferior ao concedido pela lei federal especfica. (NR) (...) Art. 186. O crdito tributrio prefere a qualquer outro, seja qual for sua natureza ou o tempo de sua constituio, ressalvados os crditos decorrentes da legislao do trabalho ou do acidente de trabalho. Pargrafo nico. Na falncia: 7

I - o crdito tributrio no prefere aos crditos extraconcursais ou s importncias passveis de restituio, nos termos da lei falimentar, nem aos crditos com garantia real, no limite do valor do bem gravado; II - a lei poder estabelecer limites e condies para a preferncia dos crditos decorrentes da legislao do trabalho; e III - a multa tributria prefere apenas aos crditos subordinados. (NR) Art. 187. A cobrana judicial do crdito tributrio no sujeita a concurso de credores ou habilitao em falncia, recuperao judicial, concordata, inventrio ou arrolamento.(...) (NR) Art. 188. So extraconcursais os crditos tributrios decorrentes de fatos geradores ocorridos no curso do processo de falncia (...) (NR) Art. 191. A extino das obrigaes do falido requer prova de quitao de todos os tributos (NR). Art. 2o A Lei n 5.172, de 25 de outubro de 1966 Cdigo Tributrio Nacional, passa a vigorar acrescida dos seguintes arts. 185-A e 191-A: (...) Art. 191-A. A concesso de recuperao judicial depende da apresentao da prova de quitao de todos os tributos, observado o disposto nos arts. 151, 205 e 206 desta Lei.

Posteriormente ao crdito fiscal, consideram-se tendo privilgio especial, por fora do artigo 964 do atual Cdigo Civil e das demais leis civis e comerciais, os credores subscritores ou candidatos aquisio de unidade condominial sobre as quantias pagas ao incorporador falido - Lei n 4.591, art. 43, inciso III; as empresas de armazns gerais titulares de direito de reteno sobre a coisa dada em garantia, consoante dispe o art. 14 do Decreto n 1.102/1903. Seguindo a ordem legal, consideram-se, aps os crditos com privilgio especial, os com privilgio geral - previstos no art. 965 do atual Cdigo Civil e no art. 67, pargrafo nico, da Lei 11.101/2005 -, e outros previstos em leis civis e comerciais, tais como os referentes a honorrios de advogado - Lei 8.906/94, art. 24 -, e os debenturistas, na falncia das sociedades annimas - art. 58, 1, da Lei 6.404/76 (Lei das Sociedades Annimas). O crdito quirografrio o quarto na ordem estabelecida. So aqueles que no se encontram nas classes precedentes. A lei atual criou os crditos subordinados. So aqueles previstos nos incisos VII e VIII do artigo 83. H crditos que so pagos no juzo da falncia e que no se submetem ao concurso, conforme o que est previsto no artigo 84 da Lei 11.101. 6 Do procedimento falencial O processo de falncia tem duas fases bem distintas, no caso de ser decretada a falncia. A primeira constitui processo de conhecimento, em que se estabelece o contraditrio, tendo incio com o ajuizamento do requerimento de falncia e trmino com o trnsito em julgado da deciso que decreta a falncia. A segunda a fase
8

administrativa ou da execuo, em que os bens do falido so arrecadados e alienados para o pagamento dos credores. Na primeira fase do procedimento da falncia requerida com base nos incisos I e II do caput do artigo 94 da Lei 11.101, no prazo da contestao - 10 (dez) dias -, o devedor poder ilidir a falncia, depositando a quantia devida, corrigida monetariamente, acrescida de juros, e o correspondente a honorrios advocatcios, caso em que no ser decretada a falncia e o requerente levantar o quanto depositado, se o devedor no conseguir comprovar os fundamentos da sua defesa. A falncia requerida com base no inciso I do caput do artigo 94 da mencionada lei no ser decretada se o devedor comprovar: falsidade do ttulo; prescrio; nulidade da obrigao ou do ttulo; pagamento da dvida; qualquer outro fato que extinga ou suspenda a obrigao ou no legitime a cobrana do ttulo; vcio em protesto ou em seu instrumento; apresentao do pedido de recuperao judicial, observados os requisitos do art. 51; cessao da atividade empresarial h mais de dois anos, antes do pedido de falncia, comprovada por instrumento hbil do Registro Pblico de Empresas, o qual no prevalecer contra a prova de exerccio posterior ao ato registrado - artigo 96, incisos I a VIII. A falncia requerida com base no inciso II e em uma das alneas do inciso III do artigo 94 da Lei 11.101 enseja maior horizonte cognitivo, com a possibilidade de produo, pelas partes, de todo gnero de prova permitido em direito. A deciso que decreta a falncia desafia recurso de agravo de instrumento, que quase sempre recebido com efeito suspensivo pelos tribunais; e a que julga improcedente o pedido desafia recurso de apelao, recebido em ambos os efeitos. Proferida a sentena que acolhe o pedido do credor, qual se d ampla publicidade, tem-se, de imediato, o incio da segunda fase do procedimento falencial, que a execuo coletiva. O falido afastado da direo da empresa, assumindo as atividades o administrador nomeado, que ser pessoa qualificada, conforme estabelece o artigo 21. O administrador assinar o termo de sua nomeao e, ato contnuo, proceder arrecadao e remoo, se necessrias, de documentos e bens do falido, exceto os absolutamente impenhorveis, e a sua avaliao. Poder ocorrer, nessa fase, a alienao antecipada de bens, nas hipteses previstas nos artigos 111 e 113 da Lei 11.101. Aps a arrecadao dos bens, com a juntada do respectivo auto no processo, ser iniciada a realizao do ativo, ou seja, a alienao dos bens, segundo a forma estabelecida nos artigos 140/148.
9

Posteriormente, ocorre o pagamento dos credores, obedecendo-se, evidentemente, ao que restou estabelecido no quadro geral de credores, consoante o disposto nos artigos 149/153. Finalmente, h o encerramento da falncia, aps o administrador prestar suas contas e apresentar o relatrio final. 7 Da ineficcia dos atos praticados pelo devedor A ineficcia dos atos praticados pelo devedor elencados nos incisos do artigo 129 pode ser declarada de ofcio pelo juiz, alegada em defesa ou pleiteada mediante ao prpria, incidentalmente no curso do processo. Nesse ponto, a legislao atual inovou, porquanto o Decreto-lei 7.661/45 exigia a propositura da ao declaratria de ineficcia relativa falncia dos negcios jurdicos consistentes em alienao e onerao de bens, dentro de determinado prazo, o que se pode chamar de perodo suspeito, e o pagamento de dvidas no exigveis, dentro do termo legal da quebra. Nesse caso, ocorre a ineficcia em relao massa, que, objetivamente, no depende da prtica de fraude, soubesse ou no o contratante da situao de crise por que passava o devedor. Importa ressaltar que no se trata de nulidade ou anulao do negcio pelo falido, pois tais atos so vlidos em relao a terceiros. O artigo 130 da Lei 11.101 trata da ao revocatria, da qual tratava o artigo 53 do Decreto-lei 7.661/45, em que se exige a fraude como causa de pedir, para se declarar o negcio ineficaz em relao falncia. Tm legitimidade para a propositura da ao revocatria o administrador, qualquer credor ou o Ministrio Pblico, dentro do prazo decadencial de 3 (trs) anos contados da decretao da falncia. 8 Das aes incidentes ao processo de falncia Em razo dos princpios da unidade ou da indivisibilidade, estabelecidos no artigo 76 da Lei 11.101, e da universalidade, estabelecido no artigo 115 dessa mesma lei, do juzo da quebra, instaura-se um juzo nico e universal, com a decretao da falncia. Isso significa que haver um juzo nico da falncia (princpio da unidade), ou seja, no poder haver em tramitao mais de um processo de falncia da mesma empresa, e todos os credores a ele estaro sujeitos (princpio da universalidade). Dispem os artigos 76 e 115, in verbis :
10

Art. 76. O juzo da falncia indivisvel e competente para conhecer todas as aes sobre bens, interesses e negcios do falido, ressalvadas as causas trabalhistas, fiscais e aquelas no reguladas nesta Lei em que o falido figurar como autor ou litisconsorte ativo. Art. 115. A decretao da falncia sujeita todos os credores, que somente podero exercer os seus direitos sobre bens do falido e do scio ilimitadamente responsvel na forma que esta Lei prescrever.

Todas as aes em que a massa falida for r, com exceo das aes trabalhistas e fiscais, tramitaro no juzo falencial, como tambm aquelas aes reguladas pela Lei 11.101/2005. As aes reguladas pela Lei 11.101/2005 so as seguintes:
1 - habilitao de crdito (art. 9); 2 - impugnao de crdito (art. 8); 3 - ao para apurar a responsabilidade pessoal dos scios de responsabilidade limitada, dos controladores e dos administradores da sociedade falida, estabelecida nas respectivas leis (art. 82); 4 - pedido de restituio (art. 85); 5 - embargos de terceiro (art. 93); 6 - ao revocatria (pargrafo nico do art. 129 e art. 130); 7 - ao de prestao de contas do administrador (art. 154); e 8 - ao declaratria de extino das obrigaes do falido.

9 Da liquidao e pagamento aos credores Liquidao, segundo De Plcido e Silva, a operao que tem por objetivo reduzir a quantias certas valores que no o eram (Vocabulrio jurdico. 9. ed., Rio de Janeiro: Forense, 1986, p. 95). No procedimento falencial, a liquidao, a qual se nominou de realizao do ativo, uma etapa da execuo coletiva, em que se alienam os bens arrecadados e, com o seu produto, atende-se aos credores e demais encargos da falncia. A Lei 11.101 regulou a liquidao de modo diverso do que fez o Decreto-lei 7.661/45. Pela legislao revogada, a liquidao tinha incio aps a soluo que se dava ao inqurito judicial, se no fosse requerida a concordata suspensiva. Atualmente, a liquidao tem incio logo aps a arrecadao, conforme estabelece o artigo 139.

11

A alienao ser realizada da forma que melhor atenda aos interesses da massa falida, compatibilizados com a possibilidade de preservar-se o empreendimento, conforme se depreende do artigo 140. Dispositivo de extrema relevncia o inciso II do artigo 141, in verbis:
II - o objeto da alienao estar livre de qualquer nus e no haver sucesso do arrematante nas obrigaes do devedor, inclusive as de natureza tributria, as derivadas da legislao do trabalho e as decorrentes de acidente de trabalho.

O legislador, prevendo a hiptese de fraude, que, na falncia, encontra campo frtil para prosperar, estabeleceu no pargrafo 1 do referido artigo 141, in verbis:
1 - O disposto no inciso II do caput deste artigo no se aplica quando o arrematante for: I - scio da sociedade falida, ou sociedade controlada pelo falido; II - parente, em linha reta ou colateral at o 4 grau, consangneo ou afim, do falido ou de scio da sociedade falida; ou III - identificado como agente do falido com o objetivo de fraudar a sucesso.

Depreende-se do preceito emergente do inciso II do artigo 141, precedentemente transcrito, interpretado sistematicamente com as disposies do artigo 140, que o legislador de 2005 teve, realmente, o propsito de preservar o empreendimento. Importa relevar que os juzes de falncia devem ficar atentos. A preservao deve ser levada a efeito por aquilo que preservvel, porquanto, muitas vezes, nos juzos falenciais, procura-se, a pretexto de resguardar-se o empreendimento, fraudar os credores, dificultando a evoluo do procedimento falencial com incidentes infundados. O artigo 142 estabelece que a forma de alienao ser determinada pelo juiz, diferentemente da lei revogada, que delegava tal mister ao sndico. A alienao ser na forma de leilo, por lances orais, propostas fechadas e prego, tudo cercado por ampla publicidade, com a publicao de editais. A venda por prego ser levada a efeito por meio de leilo, limitados os lances queles que oferecerem proposta correspondente a 90% (noventa por cento) da melhor proposta oferecida. O juiz poder autorizar outro meio de alienao, desde que aprovada pela assemblia geral de credores, inclusive a constituio de sociedade de credores ou de empregados do devedor, aplicando-se, nesse caso, as disposies do artigo 141. do Aps a liquidao, ser efetuado o pagamento em obedincia estrita ao constante quadro geral de credores: primeiramente, sero pagos os credores
12

extraconcursais,conforme o disposto no artigo 84; e, aps, ser obedecida a ordem traada pelo artigo 83. Havendo reserva de importncia, esta ficar depositada at que seja julgado definitivamente o crdito. As despesas da falncia, inclusive aquelas com a continuao do negcio, como tambm os crditos trabalhistas, de carter estritamente salarial, vencidos nos 3 (trs) meses anteriores decretao da falncia, at o limite de 5 (cinco) salrios mnimos, sero pagas desde que haja disponibilidade de caixa. Aps o pagamento de todos os credores, o saldo, se houver, ser entregue ao falido - art. 153. 10 Dos rgos da falncia 10.1 O juzo falimentar rgo que precede decretao da quebra, constitudo pelo juiz, que vai presidir todo o procedimento falencial, e por seus auxiliares, como diretor da secretaria, escreventes e oficiais de justia. No processo falimentar, o juiz pratica no s atos formal e materialmente jurisdicionais, como tambm atos materialmente administrativos. Os atos formal e materialmente jurisdicionais so prprios de sua atividade, quando resolve questes de direito que surgem no curso do processo. Tem caracterstica de ato materialmente administrativo a autorizao de venda antecipada de bens perecveis. 10.2 Do administrador judicial Com a decretao da falncia, surge nova situao jurdica em conseqncia do desapossamento do devedor de todo seu patrimnio penhorvel, que se transforma numa universalidade de bens denominada massa falida, sem personalidade jurdica, mas com capacidade processual, dependente de rigorosa e eficiente administrao, para que sejam resguardados os interesses dos credores e do prprio falido. Dentro desse contexto, h a necessidade da instituio de outro rgo, que o administrador judicial, de livre nomeao pelo juiz, que agir sempre sob a superintendncia deste e, consoante o disposto no artigo 21, dever ser profissional idneo, preferencialmente advogado, administrador de empresa ou contador, ou pessoa jurdica especializada. A sua funo ser, precipuamente, a de administrar a massa falida, sob a superintendncia do juiz, como um bom pater familias.
13

10.3 Da assemblia geral de credores A assemblia geral de credores, que j era prevista na lei anterior, com atuao de menor expresso do que na atual, ser convocada pelo juiz quando entender conveniente, na forma estabelecida pelo caput do artigo 36 ou por requerimento de credores que representem 25% do valor total dos crditos de uma determinada classe, consoante o disposto no pargrafo 2 do artigo 36. Na falncia, as atribuies da assemblia geral so:
1. a constituio do Comit de credores; 2. a adoo de outras modalidades de realizao do ativo, na forma do artigo 145; e 3. qualquer outra matria que possa afetar os interesses dos credores.

A convocao da assemblia ser cercada de ampla publicidade, conforme estabelece o artigo 36, presidida pelo administrador judicial, salvo nos casos de afastamento deste, em que ser presidida pelo credor de maior crdito, e sua composio ser conforme estabelece o artigo 41, in verbis:
Art. 41. A assemblia-geral ser composta pelas seguintes classes de credores: I titulares de crditos derivados da legislao do trabalho ou decorrentes de acidentes de trabalho; II titulares de crditos com garantia real; III titulares de crditos quirografrios, com privilgio especial, com privilgio geral ou subordinados.

Todos os credores que compem as classes estabelecidas pelo artigo 41 devero ser arrolados no quadro geral de credores, ou, na sua falta, na relao de credores apresentada pelo administrador judicial ou, ainda, na relao apresentada pelo prprio devedor. O voto do credor ser proporcional ao valor do crdito. A deciso da assemblia geral ser acatada. Evidentemente que poder ser revista pelo juiz, se houver fraude comprovada, deixando de observar princpios, como, por exemplo, a quebra da par conditio creditorum. A respeito da matria, deve ser conhecida a lio de Carvalho de Mendona, pela sua pertinncia, ao comentar a Lei 2.024/1908, considerando-se, obviamente, as modificaes, in verbis:
A assembla dos credores no soberana, nem lhe cabem attribuies equivalentes s das assemblas dos accionistas nas sociedades anonymas. Ella no exerce actos de administrao ou de liquidao; no assume vestes de reclamante; no representa a massa nas relaes externas; no toma contas aos liquidatrios que nomea. O seu circulo de aco muito limitado pela lei.

14

Outra peculiaridade dessa assembla que nem todos os credores que a compem tm o direito de voto com egual extenso. Algumas vezes, uma turma de credores apresenta-se com interesses oppostos aos de outra, e, no raro, se um grupo tem interesse directo em certa deliberao, ao outro grupo esta completamente indifferente, seno incompatvel ou offensiva aos seus direitos. Assim: entre os credores privilegiados e os chirographrios podem surgir conflictos; os privilegiados no tm interesse nas concordatas; os credores sociaes e os credores particulares de cada um dos scios podem representar interesses contrrios; etc. O direito de votar nas deliberaes relativas fallencia mede-se pelo interesse de cada classe de credor nestas deliberaes. Essa a regra fundamental que convem no esquecer para que se conciliem os interesses de todos, ainda que oppostos, sem attritos, sem offensa de direitos e de garanias legitimas e sem infrao da lei da egualdade. E mais uma tarefa deixada ao critrio e a capacidade scientifica do juiz, que deve saber distinguir os casos e applicar effizcamente a lei (Tratado de direito comercial brasileiro, 1916, v.7, p. 407-408).

10.4 Do comit de credores O comit de credores ser constitudo por deliberao de qualquer das classes de credores na assemblia geral, cujos componentes atuaro como o administrador judicial, sob compromisso. Sua composio e atribuies esto determinadas, respectivamente, nos artigos 26/27. Importa considerar que o comit de credores s ser institudo se assim for deliberado em assemblia geral. 11 Da recuperao judicial A legislao revogada previa o instituto da concordata, que era um direito do comerciante honesto, que atendesse a determinadas condies e que passasse por uma difcil situao econmico-financeira. Com o decorrer do tempo, tal instituto deixou de atender s suas finalidades, quais sejam a recuperao do devedor comerciante e, em conseqncia, a preservao do empreendimento, porquanto as exigncias impostas pela legislao inviabilizavam o xito do concordatrio, tais como: somente os crditos quirografrios ficavam sujeitos concordata; inexistncia de protesto; a excessiva carga tributria, etc. Tornou-se, pois, muito mais um instrumento para burlar a lei falencial do que para recuperar a empresa. A legislao atual instituiu a recuperao da empresa, podendo ser judicial ou extrajudicial. Tratam da recuperao judicial os artigos 47/72. Dispositivo inovador e de importncia o artigo 49, em que restou determinado que todos os crditos existentes na data do pedido esto sujeitos recuperao judicial, ainda que no vencidos. As condies para o requerimento da recuperao judicial esto estabelecidas nos incisos do artigo 48.

15

Os meios pelos quais poder o devedor empresrio recuperar judicialmente a sua empresa esto enumerados, exemplificativamente, no artigo 50, isto , outros no elencados no indigitado dispositivo podero ser manejados, desde que no sirvam de subterfgio para a burla da lei. O artigo 51 disciplina a instruo da petio inicial da recuperao judicial, fase em que dever o requerente comprovar que est revestido das condies exigidas pelo artigo 48. Satisfeitas as condies e instruda a petio como determinado pelo artigo 51, ser, com base no artigo 52, deferido o processamento da recuperao judicial, cuja deciso ter ampla publicidade, suspender o prazo prescricional, ocasio em que ser nomeado o administrador judicial; as aes ou execues contra o devedor sero suspensas, na forma do artigo 6, exceto as previstas nos pargrafos 1, 2 e 7 do mesmo artigo 6 e as elencadas nos pargrafos 3 e 4 do artigo 49. A qualquer tempo, os credores podero requerer a convocao de assemblia geral para a constituio do comit de credores. O plano de recuperao ser apresentado pelo devedor em juzo no prazo de 60 (sessenta) dias da deciso que deferir o processamento da recuperao judicial, consoante os incisos do artigo 53, sob pena da convolao em falncia. Tal plano ser publicado por edital e ser objeto de manifestao de eventuais objees. O prazo mximo para a recuperao ser de um ano para os credores trabalhistas e por acidente do trabalho. Em no havendo objeo ao plano apresentado pelo devedor e apresentadas as quitaes fiscais, ser deferida a recuperao judicial. Se houver objeo por um dos credores, por determinao judicial ser convocada a assemblia geral de credores para deliberar sobre o plano de recuperao, que poder sofrer alteraes, com a expressa concordncia do devedor, de modo que no impliquem diminuio dos direitos dos credores ausentes, conforme o disposto no artigo 45. A recuperao poder ser deferida mesmo com a objeo da assemblia geral, na forma do artigo 45 e do 1 do artigo 58. Reitero aqui o meu entendimento no que respeita validade das deliberaes da assemblia geral, as quais podero ser revistas pelo juiz, desde que elas no observem a lei e ou seus princpios inspiradores.

16

Efeito do deferimento da recuperao judicial a novao dos crditos anteriores ao pedido, e obriga o devedor e todos os credores a ele sujeitos, sem prejuzo das garantias. Ficar o devedor sob o estado de recuperao judicial at cumprir todas as obrigaes previstas no plano que se vencerem at 2 (dois) anos depois da concesso da recuperao. Caso no cumpra as obrigaes na forma prevista no plano de recuperao, poder ser decretada a falncia. Aps o perodo de 2(dois) anos previsto no artigo 61, no cumpridas as obrigaes pelo devedor, poder o credor requerer a execuo especfica ou a falncia. Por uma interpretao sistemtica dos artigos 61 e 62, conclui-se que o estado de recuperao judicial ter a durao de 2 (dois) anos. Cumpridas as obrigaes pelo devedor, ser encerrada por sentena a recuperao, com a determinao de prestao de contas pelo administrador judicial, aps a apresentao de relatrio circunstanciado, e dissolvido o comit de credores. Os artigos 70/72 estabelecem o plano de recuperao judicial para microempresa e empresa de pequeno porte. 12 Da recuperao extrajudicial A atual lei que disciplina a falncia e a recuperao de empresa criou o instituto da recuperao extrajudicial. A meu juzo, o legislador aplicou equivocadamente o termo extrajudicial, porquanto a recuperao de tal natureza passa pelo crivo do Judicirio. Poder-se-ia dizer que a recuperao estabelecida pelos artigos 161/167 tem outro rito que no a recuperao denominada judicial. Certo laborou o legislador do CPC que denominou a separao do casal em litigiosa e consensual, mas ambas judiciais. Tem legitimidade para requerer a recuperao extrajudicial o devedor empresrio que preenche os requisitos estabelecidos no artigo 48 da Lei 11.101. Esto fora da incidncia da recuperao extrajudicial os crditos tributrios, trabalhistas, decorrentes de acidente de trabalho, as multas contratuais, as penas pecunirias por infrao das leis penais e as demais que no podem ser includas na recuperao judicial. O credor no poder requerer a recuperao ora focalizada se estiver em curso pedido de recuperao judicial ou se houver obtido recuperao judicial ou extrajudicial h menos de dois anos.
17

O pedido de recuperao extrajudicial no produzir efeito nos crditos dela excludos, como tambm no produzir o sobrestamento de processos. O pedido dever ser minuciosamente fundamentado e instrudo com o respectivo plano, em que devem constar os seus termos e condies, com a concordncia dos credores que a ele aderirem, ou apresentar plano que abranja todos os credores nele includos, desde que o plano esteja assinado por credores que representem 3/5 (trs quintos) de todos os crditos de cada espcie por ele abrangidos. Ao pedido de recuperao ser dada ampla publicidade, com a publicao de edital convocando os credores para que ofeream impugnao ao plano de recuperao, se quiserem. A impugnao dos credores est limitada s disposies dos incisos do pargrafo 3 do artigo 164. Oferecidas as impugnaes, o devedor ter o prazo de 5 (cinco) dias para se manifestar, aps o que o juiz sentenciar, apreciando as impugnaes, deferindo ou no a homologao do plano de recuperao, contra o qual caber apelao com efeito suspensivo. A recuperao extrajudicial no impedir que o devedor convencione outras modalidades de cumprimento de suas obrigaes para com os credores. 13 Dos crimes falimentares As figuras tpicas penais esto elencadas nos artigos 168/178, que tm como condio objetiva de punibilidade a sentena que decreta a falncia, que concede a recuperao judicial ou que concede a recuperao extrajudicial. So crimes prprios de todos que militam no procedimento falencial, de recuperao judicial e de recuperao extrajudicial. Os crimes so de ao penal pblica incondicionada, podendo ocorrer a ao penal pblica subsidiria - oferecida a queixa por qualquer credor habilitado ou administrador judicial -, caso o Ministrio Pblico no oferea a denncia no prazo estabelecido pelo artigo 46 do CPP. A persecuo criminal ter incio quando o Ministrio Pblico for intimado da sentena que decreta a falncia ou que concede a recuperao judicial. Fonte de informao de relevncia ser a exposio cincunstanciada apresentada pelo sndico, consoante a alnea e do inciso III do artigo 22 da Lei 11.101.

18

Recebida a queixa ou a denncia, observar-se- o rito estabelecido pelos artigos 531/540 do CPP. 14 Principais alteraes na Lei de Falncia, apontadas por Fbio Ulhoa Coelho 1. A medida judicial de preservao do devedor relativamente falncia deixa de ser a concordata (preventiva ou suspensiva) e passa a ser a recuperao judicial. As principais diferenas entre elas so: a) a concordata um direito a que tinha acesso todo empresrio que preenchesse as condies da lei, independentemente da viabilidade de sua recuperao econmica, mas recuperao judicial s tem acesso o empresrio cuja atividade econmica possa ser reorganizada; b) enquanto a concordata produz efeitos somente em relao aos credores quirografrios, a recuperao judicial sujeita todos os credores, inclusive os que titularizam privilgio ou preferncia (a nica limitao legal o pagamento das dvidas trabalhistas em no mximo um ano), exceto os fiscais (que devem ser pagos ou parcelados antes da concesso do benefcio); c) o sacrifcio imposto aos credores, na concordata, j vem definido na lei (dividendo mnimo) e da unilateral escolha do devedor, ao passo que, na recuperao judicial, o sacrifcio, se houver, deve ser delimitado no plano de recuperao, sem qualquer limitao legal e deve ser aprovado por todas as classes credoras. Atente-se: se o devedor microempresrio ou empresrio de pequeno porte, a recuperao judicial segue rito simplificado. 2. O pedido de falncia perde, em parte, a caracterstica de medida coercitiva utilizvel na cobrana de dvida. Diversas alteraes o indicam, entre elas: a) na nova lei, s cabvel o pedido de falncia se o valor da dvida em atraso for superior ao mnimo estabelecido em lei (40 salrios mnimos); b) pela nova lei, a simples apresentao de plano de recuperao, no prazo da contestao, impede a decretao da falncia com base na impontualidade injustificada; c) amplia-se o prazo para a contestao (ou depsito elisivo) de 24 horas para 10 dias. 3. A venda dos bens do falido (realizao do ativo) pode ser feita desde logo. No est, como na lei de 1945, condicionada concluso da fase cognitiva (verificao dos crditos e investigao dos crimes falimentares). A venda dos bens perecveis, sujeitos a considervel desvalorizao, de conservao arriscada ou dispendiosa pode ser feita antecipadamente. 4. Ainda sobre a venda dos bens do falido, prev a nova lei uma ordem de preferncia: alienao da empresa com venda de seu estabelecimento em bloco; alienao da empresa, com a venda de unidades isoladamente; alienao em bloco dos bens que integram o estabelecimento; alienao parcelada ou individual dos bens. Cria-se, tambm, nova modalidade de venda, alm das j existentes (leilo ou propostas), que o prego. A escolha da melhor forma e da modalidade de venda cabe ao juiz, e no mais ao administrador judicial.

19

5. A nova lei expressamente prescreve que o adquirente de bens do falido ou do requerente da recuperao judicial (nesse ltimo caso, se previsto no plano aprovado em juzo) no sucessor deles quando a alienao ocorre em hasta judicial. 6. Muda substancialmente a participao do Ministrio Pblico na falncia. Agora, ele no precisa intervir em todos os processos de que seja parte ou interessada a massa falida. Tambm no participa do pedido de falncia. Salvo algumas intervenes especficas (impugnao venda, resciso de crdito admitido etc.), o Ministrio Pblico s deve participar do processo de falncia quando houver fatos como indcio de crime, desobedincia lei ou ameaa de leso ao interesse pblico. 7. O sndico passa a chamar-se administrador judicial. Alteram-se os critrios de sua remunerao e define-se que ela extraconcursal (ser paga antes dos credores). A autonomia do administrador judicial menor que a do sndico. A definio da forma pela qual ser feita a realizao do ativo (que, na lei anterior, cabia ao sndico) passa a ser atribuio do juiz. Cria-se novo rgo na falncia (Comit) e amplia-se a funo da Assemblia dos Credores. 8. O pedido de restituio de mercadorias entregues nos 15 dias anteriores ao requerimento da falncia no poder ser atendido se elas j tiverem sido alienadas pelo prprio devedor (antes da falncia). Antes, apenas a alienao da mercadoria pela massa falida (na liquidao ou em venda antecipada) obstava a restituio. 9. Altera-se a ordem de classificao dos credores. As vtimas de acidente de trabalho passam a concorrer com os empregados titulares de direitos trabalhistas (estes ltimos limitados a 150 salrios mnimos por credor). Os titulares de garantia real passam a ter preferncia sobre os credores fiscais. As despesas com a administrao da falncia, incluindo a remunerao do administrador judicial, bem como as restituies em dinheiro so atendidas antes dos credores (crditos extraconcursais). Tambm so atendidos antes dos demais credores do falido aqueles que lhe outorgaram crdito (no quirografrio) enquanto tramitava a recuperao judicial. Se o crdito concedido quirografrio, ele reclassificado, na convolao em falncia, para privilegiado. Define-se, por fim, como crdito subordinado o titularizado por administrador sem vnculo trabalhista ou scio. 10. Passam a ser reclamveis, na falncia, as penas pecunirias por infrao lei penal ou administrativa, inclusive as multas tributrias estaduais e municipais, crditos que se classificam agora como subquirografrios com preferncia sobre os subordinados. 11. A verificao dos crditos, na falncia, passa a adotar procedimento diverso relativamente lei de 1945. O prprio falido deve apresentar a lista de seus credores. O credor que discordar do valor ou classificao do seu crdito e aquele que no teve seu crdito includo na lista devem apresentar respectivamente suas divergncias e habilitao ao administrador judicial. Se na republicao da lista dos credores o
20

interesse do credor no tiver sido atendido, ele deve apresentar ao juiz a impugnao. Aps o julgamento de todas as impugnaes, o administrador judicial procede terceira publicao da lista, como consolidao do quadro geral de credores. 12. A ao revocatria passa a ser cabvel apenas na hiptese de ineficcia subjetiva (atos revogveis). Para a ineficcia objetiva, prev-se a declarao por simples despacho no processo falimentar, ao prpria ou medida incidental. O prazo de decadncia para a ao revocatria passa de um ano a contar do incio da liquidao para trs anos contados da sentena declaratria da falncia. A legitimidade ativa cabe ao administrador judicial, a qualquer credor ou ao Ministrio Pblico. 13. Deixa de existir a verificao de contas, medida cautelar de supresso do ttulo executivo na hiptese de falncia por impontualidade injustificada. 14. Vrias mudanas no direito penal falimentar. Deixa de ser tpica a conduta culposa. Aumentam-se consideravelmente as penas. A existncia de Caixa 2 passa a ser agravante do crime falimentar. A prescrio passa a ser a mesma do Cdigo Penal, tanto quanto ao prazo como s hipteses de interrupo. Deixa de existir o inqurito judicial. O crime falimentar passa a ser investigado em inqurito policial. Referncia bibliogrfica COELHO, Fbio Ulhoa. Comentrios nova Lei de Falncias e de recuperao de empresas. 2. ed. So Paulo: Editora Saraiva, 2005, p. 39-42.

21

Potrebbero piacerti anche