Sei sulla pagina 1di 16

SERVIO PBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR CENTRO DE PROCESSOS SELETIVOS

PROCESSO SELETIVO ESPECIAL 2010-1 EDITAL N. 001/2010 (30 de maio de 2010)


Nome: N. de Inscrio:

BOLETIM DE QUESTES
LEIA COM MUITA ATENO AS INSTRUES SEGUINTES.
1 Este BOLETIM DE QUESTES contm o comando da REDAO e 40 QUESTES OBJETIVAS (5 de Lngua Portuguesa, 5 de Matemtica, 5 de Histria, 5 de Geografia, 5 de Fsica, 5 de Qumica, 5 de Biologia e 5 de Literatura). Cada questo apresenta cinco alternativas, identificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E), das quais apenas uma correta. Esta prova est redigida conforme o Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa (1990). Para a redao, sero aceitas como corretas ambas as ortografias, isto , a forma de grafar e acentuar as palavras vigente at 31 de dezembro de 2008 e a que entrou em vigor em 1 de janeiro de 2009. Confira se, alm deste BOLETIM DE QUESTES, voc recebeu o CARTO-RESPOSTA destinado marcao das respostas das questes objetivas e o FORMULRIO DE REDAO para elaborao do texto definitivo da redao proposta. necessrio conferir se a prova est completa e sem falhas, bem como se o seu nome e seu nmero de inscrio conferem com os dados contidos no CARTO-RESPOSTA e no FORMULRIO DE REDAO. Caso exista algum problema, comunique-o imediatamente ao fiscal de sala. A marcao do CARTO-RESPOSTA e a transcrio do texto definitivo da redao no FORMULRIO DE REDAO devem ser feitas com caneta esferogrfica de tinta preta (preferencialmente) ou azul. O CARTO-RESPOSTA e o FORMULRIO DE REDAO no podem ser dobrados, amassados, rasurados, manchados ou conter qualquer registro fora dos locais destinados s respostas e ao texto definitivo da redao. No permitida a utilizao de qualquer espcie de corretivo. O Carto e o Formulrio s sero substitudos se contiverem falha de impresso. O CARTO-RESPOSTA e o FORMULRIO DE REDAO so os nicos documentos considerados na avaliao. O BOLETIM DE QUESTES deve ser usado apenas como rascunho e no valer, sob hiptese alguma, para efeito da correo. A redao consiste na elaborao de texto com, no mnimo, 20 linhas e, no mximo, 30 linhas, com letra legvel. O FORMULRIO DE REDAO no deve ser assinado, rubricado, nem conter, em outro local que no o apropriado, qualquer palavra ou marca que o identifique, sob pena de anulao da redao.

3 4

5 6

7 8 9

10 Ao trmino da prova, devolva ao fiscal de sala todo o material relacionado no item 3 acima e assine a LISTA DE PRESENA. A assinatura do seu nome deve corresponder quela que consta no seu documento de identificao. 11 O tempo disponvel para a prova, includo o de elaborao da redao, de quatro horas, com incio s 8 horas e trmino s 12 horas, observado o horrio de Belm-PA. O candidato na condio de PcD tem direito a 1 (uma) hora alm do tempo determinado para a prova, desde que tenha, previamente, solicitado esse tempo adicional ao CEPS. 12 Reserve os 20 minutos finais destinados prova para a marcao do CARTO-RESPOSTA.

PSE 2010-1 Edital N. 001/2010

PROCESSO SELETIVO ESPECIAL 2010-1 EDITAL N. 001/2010

MARQUE A NICA ALTERNATIVA CORRETA NAS QUESTES DE 1 A 40.


LNGUA PORTUGUESA Leia o texto abaixo para responder s questes de 1 a 5.

CARTA DE FREI BETO

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17

Irm Ruth, A priso um fardo leve ao se transformar num testemunho da liberdade. Tenho grande admirao pelo seu trabalho; imagino-o consistir principalmente em dar todo carinho e amor possveis a essas crianas excepcionais. As pessoas podem, s vezes, no aceitar nosso ponto de vista, mas dificilmente se negam a receber nosso amor. Como voc diz, muitas vezes, no trabalho que realizamos, no existe uma resposta imediata, apenas esperana. o que sustenta todos ns que acreditamos na terra prometida onde corre o leite e o mel mesmo sabendo que no haveremos de pis-la. Mas, como Moiss, j podemos contempl-la, vemos que ela se estende alm desta vida e desta histria. Isso nos fortalece e encoraja. J no h que ter medo dos prncipes deste mundo, que guardam seus tesouros nos cofres do The First National City Bank e confiam na imortalidade da General Motors. Se a Fiat falir, o senhor Agnelli ir ao desespero. Mas, para ns, morrer lucro. S perda para quem vive para si e de aes que oscilam na Bolsa de Valores. Ora, a morte inexorvel, tudo morre um dia: o Partido Democrata Cristo, a Rols Royce, a dinastia sovitica, o automvel Renault, o subdesenvolvimento africano, a 20th Century Fox, os ditadores latino-americanos, os filhos e netos de Mr. Nixon e todos aqueles que tm medo de morrer. Ningum pode matar o homem que j no se apega sua vida e, portanto, no pode mais perd-la. Este vive do amor, imortal e eterno.
(BETO, Frei. Cartas da priso, 1969 a 1973. Rio de Janeiro: Agir, 2008, p. 226.)

01. No trecho o que sustenta todos ns que acreditamos na terra prometida onde corre o leite e o mel mesmo sabendo que no haveremos de pis-la. (linhas 7 e 8), as pessoas a quem o autor se refere, entre as quais se inclui, so aquelas que (A) (B) (C) (D) (E) vivem encarceradas e sem esperana de liberdade. escolheram seguir a carreira do sacerdcio. creem na existncia da imortalidade da alma. no tm bens materiais ostensivos. desprezam os homens que ostentam bens materiais.

02. O trecho que apresenta uma orao explicativa, pela qual o autor procura respaldar uma afirmao anteriormente expressa, : (A) (B) (C) (D) (E) As pessoas podem, s vezes, no aceitar nosso ponto de vista, mas dificilmente se negam a receber nosso amor. (linhas 4 e 5). o que sustenta todos ns que acreditamos na terra prometida onde corre o leite e o mel mesmo sabendo que no haveremos de pis-la. (linhas 7 e 8). J no h que ter medo dos prncipes deste mundo, que guardam seus tesouros nos cofres do The First National City Bank e confiam na imortalidade da General Motors. (linhas 9, 10 e 11). Ora, a morte inexorvel, tudo morre um dia [...].(linhas 12 e 13). Ningum pode matar o homem que j no se apega sua vida [...].(linha 16).

PSE 2010-1

PSE 2010-1

PROCESSO SELETIVO ESPECIAL 2010-1 EDITAL N. 001/2010

03. Considerando o emprego conotativo da linguagem, julgue o que se afirma abaixo: I. O senhor Agnelli um dos prncipes deste mundo (linha 10), no dizer de Frei Beto. II. Do trecho [...] na terra prometida onde corre o leite e o mel (linha 7), pode-se compreender a ideia de que existe um lugar em que a vida e o amor so inesgotveis. III. A palavra priso, no trecho A priso um fardo leve ao se transformar num testemunho da liberdade (linha 2), poderia ser substituda por presdio, sem afetar o sentido do enunciado. IV. No trecho A priso um fardo leve ao se transformar num testemunho da liberdade (linha 2), o autor apresenta, por meio de paradoxo, um conceito de liberdade. V. Em Ora, a morte inexorvel (linhas 12 e 13), personifica-se a morte, apresentando-a como se fosse um juiz implacvel. Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) I, somente II, somente III e V I, III e IV I, II, IV e V

04. Considerando o emprego dos sinais de pontuao em vista do contedo do texto, correto afirmar: (A) (B) No enunciado Este vive do amor, imortal e eterno (linha 17), a pontuao feita concorre para expressar a ideia de que o amor , intrinsecamente, imortal e eterno. No trecho [...] o que sustenta todos ns que acreditamos na terra prometida onde corre o leite e o mel (linha 7), se fosse empregada a vrgula entre a penltima e a ltima orao, o sentido do enunciado no seria modificado. Na passagem Ora, a morte inexorvel, tudo morre um dia: o Partido Democrata Cristo, a Rols Royce, a dinastia sovitica, o automvel Renault, o subdesenvolvimento africano, a 20th Century Fox, os ditadores latino-americanos, os filhos e netos de Mr. Nixon e todos aqueles que tm medo de morrer (linhas 12, 13, 14 e 15), os dois pontos precedem uma parfrase. Em J no h que ter medo dos prncipes deste mundo, que guardam seus tesouros nos cofres do The First National City Bank (linhas 9 e 10), a vrgula concorre para sinalizar a ideia de que, no mundo, somente uma parte dos afortunados procura guardar cuidadosamente seus bens. Em o que sustenta todos ns que acreditamos na terra prometida onde corre o leite e o mel mesmo sabendo que no haveremos de pis-la (linhas 7 e 8), o travesso antecede uma citao de fala.

(C)

(D)

(E)

05. No texto, o autor tem o devido cuidado de modalizar afirmaes para esclarecer que est concebendo um fato do mundo na sua eventualidade. Essa estratgia textual-discursiva se exemplifica na seguinte passagem: (A) (B) (C) (D) (E) o que sustenta todos ns que acreditamos na terra prometida onde corre o leite e o mel. (linha 7). Mas, como Moiss, j podemos contempl-la, vemos que ela se estende alm desta vida e desta histria. (linhas 8 e 9). J no h que ter medo dos prncipes deste mundo, que guardam seus tesouros nos cofres do The First National City Bank e confiam na imortalidade da General Motors. (linhas 9, 10 e 11). Se a Fiat falir, provavelmente o senhor Agnelli ir ao desespero. (linha 11). Ningum pode matar o homem que j no se apega sua vida [...]. (linha 16).

PSE 2010-1

PSE 2010-1

PROCESSO SELETIVO ESPECIAL 2010-1 EDITAL N. 001/2010

REDAO
Em sua carta Irm Ruth, Frei Beto nos conduz reflexo de que nos tornamos livres quando no estamos aprisionados pelo apego a coisas perecveis. Tambm reala a qualidade de homens que no se apegam prpria vida, porque so capazes de viver do amor, imortal e eterno, quer dizer, do amor incondicional, que faz o homem esquecer-se de si mesmo em favor do bem comum. Tomando como base essa reflexo feita por Frei Beto acerca da imortalidade de homens que no tm medo de morrer, porque mais forte neles o amor pelo prximo, escreva um texto, em prosa, em que voc identifique, na histria da humanidade, um grande homem ou uma grande mulher com esse perfil. Apresente os motivos pelos quais este(a) assim pode ser considerado(a).

PSE 2010-1

PSE 2010-1

PROCESSO SELETIVO ESPECIAL 2010-1 EDITAL N. 001/2010

MATEMTICA 06. A altura da rede no voleibol feminino no a mesma da rede no voleibol masculino. Isto devido diferena entre a estatura mdia dos homens e a das mulheres. Enquanto para os homens a altura da rede de 2,43 m, para as mulheres de 2,24 m. J no basquetebol, no h esta adequao para o jogo feminino: homens e mulheres jogam suas partidas com o aro da cesta mesma altura, que de 3,05 m. Se a Federao Internacional de Basquete decidisse adotar um procedimento similar ao do vlei, mantendo a altura 3,05 m para os homens e alterando a altura do aro da cesta de basquetebol feminino, e, para isso, utilizasse a mesma razo entre as alturas das redes de vlei, a nova altura dos aros de basquete feminino seria de (A) (B) (C) (D) (E) 3,05 m. 2,86 m. 3,31 m. 2,69 m. 2,81 m.

07. No estudo de um determinado tipo de bactria, foram analisadas trs caractersticas, C1, C2 e C3, distintas e independentes entre si. Para cada caracterstica Ci (onde i igual a 1, 2 ou 3), uma bactria pode assumir os valores: apenas A, apenas B, ambos os valores A e B, ou nenhum valor (no possuir a caracterstica). A tabela abaixo fornece os percentuais dos valores de ocorrncia para cada uma das caractersticas: C1 10% 40% 30% C2 60% 15% 15% C3 50% 20% 15%

AeB Apenas A Apenas B

Com bases nesses dados, correto afirmar que a probabilidade de uma bactria, escolhida aleatoriamente, possuir valor A e B para a caracterstica C1, no possuir valor A para a caracterstica C2 e no possuir nenhum valor para a caracterstica C3 (A) (B) (C) (D) (E) 0,375 % 37,5% 0,1% 15% 0,15%

08. Considere os pontos P = (0, 0) , Q = ( a, 0) e S = (b, c) , com c 0 . Sabendo que os segmentos PQ e PS so lados de um paralelogramo PQRS, correto afirmar que a interseo das diagonais deste mesmo paralelogramo o ponto (A) (B) (C) (D) (E)

(a, c) (b a, c a ) ( a b, c ) ba c ( , ) 2 2 a+b c ( , ) 2 2

PSE 2010-1

PSE 2010-1

PROCESSO SELETIVO ESPECIAL 2010-1 EDITAL N. 001/2010

09. Para realizar os clculos de um determinado experimento, um estudante necessita descrever a posio dos ponteiros de um relgio. Sabendo-se que o experimento se iniciar s trs horas da tarde, correto afirmar que a equao que descreve a medida (em graus) do ngulo que o ponteiro das horas forma com o semieixo vertical positivo (que aponta na direo do nmero 12 do relgio) em funo do tempo decorrido (em minutos), contado a partir de trs horas da tarde,

(A) (B) (C) (D) (E)

(t ) = 3 + 30t
1 2 1 (t ) = 3 + t 30 (t ) = 90 30t 1 (t ) = 30 + t 2

(t ) = 90 + t

10. Uma colnia de bactrias dobra de nmero a cada dia. Supondo que cada bactria consuma uma unidade alimentar (u.a.) por dia, uma colnia que comece no primeiro dia com 10.000 bactrias consumir, nos dez primeiros dias, cerca de (A) (B) (C) (D) (E) 256.000 u.a. 1.024 u.a. 10.230.000 u.a. 956.300 u.a. 1.024.000.000 u.a. HISTRIA 11. A partir dos sculos IV e V d.C., o Imprio Romano tinha se tornado cristo, depois da converso dos imperadores ao cristianismo. Isso significou o (A) (B) (C) (D) (E) incio de uma era obscurantista na qual a razo esmagava a f em Deus, impelindo os hunos e godos a repudiarem a crena na Santssima Trindade. sentimento de desprezo que os imperadores romanos comearam a ter em relao aos deuses da natureza e aos povos adoradores do Esprito Santo. fim do paganismo, como era considerada a religio romana pelos cristos, e a substituio de um panteo de deuses e deusas por um nico Deus, o da Bblia. desaparecimento da unidade crist que existia durante o reinado de Clvis, considerado o mais fervoroso rei dos francos. acirramento das relaes conflituosas entre os cristos e os seguidores da religio brbara que acreditavam no poder mgico do Santo Graal.

PSE 2010-1

PSE 2010-1

PROCESSO SELETIVO ESPECIAL 2010-1 EDITAL N. 001/2010

12. O imaginrio do colonizador portugus, que considerava a terra brasileira farta e dadivosa, foi lentamente se modificando e aos poucos foi substitudo pela ideia de implementao da agricultura. Nesse cenrio de ocupao da terra, o colonizador procurou torn-la mercantil e, para tanto, (A) (B) (C) (D) (E) implementou a cultura da cana-de-acar (produto trazido de fora), que na fase inicial da colonizao contou com a mo-de-obra indgena, mas consolidou-se com braos africanos. combateu as teses acerca da debilidade do solo brasileiro e da degenerao dos ndios, considerados mais adaptados ao trabalho na lavoura do que os negros africanos. desqualificou as teses da inferioridade do ndio que serviam para prejudicar a empresa mercantil aucareira e o avano do processo civilizador iniciado pelo padre Antnio Vieira. desenvolveu as prticas agrcolas em terras litorneas com a ajuda dos indgenas e de vrios cientistas estrangeiros que conheciam a fertilidade do solo e a melhor cultura de exportao. introduziu a cultura da mandioca e da batata-doce, visto que o milho era considerado um alimento dos deuses e, portanto, proibido de ser plantado, a no ser para produzir a bebida usada nos rituais indgenas.

13.
PAR, outubro, 1970. O general Mdice presidiu ontem (dia 9), no municpio de Altamira, no Estado do Par, a solenidade de implantao, em plena selva, do marco inicial da construo da grande Rodovia Transamaznica, que cortar toda a Amaznia, no sentido Leste-Oeste, numa extenso de mais de 3 mil quilmetros, e interligar essa regio com o Nordeste. O presidente, emocionado, assistiu derrubada de uma rvore de 50 metros de altura, no traado da futura rodovia [...]

A notcia acima, veiculada pelo jornal Folha de S. Paulo, retrata a poltica dos governos militares em relao Amaznia. Sobre essa estratgia de ocupao de uma rea de fronteira, correto afirmar: (A) (B) (C) (D) Os projetos para a Amaznia tinham como lema integrar para no entregar, em razo das constantes invases de garimpeiros bolivianos. Aliado ao incentivo de deslocamento de trabalhadores do Nordeste e do Sudeste, como estratgia de ocupao da Amaznia, tm-se o fato de que os militares determinaram a construo de agrovilas ao longo da BR-316. Com o fracasso do Plano de Integrao Nacional, os militares determinaram que parte da floresta amaznica deveria ser derrubada para a construo de modernas agrovilas para abrigar os plantadores de cana-de-acar. Para atender aos interesses de empresas estrangeiras, como a Bordon, Wolksvagen, entre outras, ocorreu um expressivo desmatamento da floresta nativa, com a destruio de castanhais e o aparecimento de extensivos pastos. Com o propsito de assentar cem mil famlias camponesas, o Governo Federal determinou a abertura da Rodovia Transamaznica, que depois foi abandonada por ser considerada invivel ao escoamento da produo da soja de Mato Grosso.

(E)

14. O ano de 1978 marcou o fim do AI-5 e a reposio de algumas liberdades legais, como o fim da censura imprensa, ao mesmo tempo em que se assistia a um surto de mobilizao social. Nesse processo de reorganizao das oposies, verificou-se que o (as) (A) Estado brasileiro entrou em crise em razo do endividamento causado pela euforia do milagre econmico, que havia estabelecido, como uma das metas, a desconcentrao da renda e o aumento salarial da classe operria brasileira. medidas adotadas contra os movimentos sociais haviam surtido efeito, sobretudo a aplicao de mecanismos de tortura pelos aparelhos repressivos do Estado, como a ABIN e o DIP. solues adotadas pela burguesia industrial, apoiadora do golpe militar, em relao ao desenvolvimento industrial, causaram o fortalecimento das camadas populares em face do autoritarismo do Estado militar brasileiro. tentativas de proibio dos comcios populares pelos rgos de represso favoreceram as organizaes populares que contavam com o apoio do Partido do Movimento Democrtico Brasileiro (PMDB). Movimento Democrtico Brasileiro (MDB) centralizou partidariamente as aes polticas desse processo de enfrentamento ao Estado, atuando com associaes no partidrias, como a Ordem dos Advogados do Brasil e a Conferncia Nacional dos Bispos do Brasil.

(B) (C)

(D) (E)

PSE 2010-1

PSE 2010-1

PROCESSO SELETIVO ESPECIAL 2010-1 EDITAL N. 001/2010

15. Os anos de 1990 reordenaram as questes poltico-econmicas mundiais determinadas por novos acontecimentos, como o fim do socialismo na atual Rssia. Dentre as repercusses dessa nova ordem mundial, destaca-se a (o) (A) eficcia da propaganda norte-americana diante da Rssia, o que levou ao fortalecimento do dlar, que se tornou muito mais forte do que o euro, a libra e o rublo. (B) fim da bipolaridade ideolgica das superpotncias e a retomada da hegemonia econmica mundial pelo capitalismo, alm do reordenamento poltico-territorial da Europa Oriental. (C) desintegrao do Leste Europeu, fato que teve como reflexo a extino do Partido Comunista Brasileiro, cuja liderana de Carlos Prestes foi mortalmente atingida pelo restabelecimento da democracia brasileira. (D) fracasso da ideologia comunista, o que colocou em xeque as convices e as prticas de partidos socialdemocratas, especialmente nos pases governados por ditadores, como Cuba. (E) mudana da base do poder do partido comunista para o Estado, acelerando o desmoronamento da autoridade e do governo da URSS e a materializao de diversos movimentos de oposio, como o do sindicato Solidariedade. GEOGRAFIA 16. A foto abaixo o registro de uma manifestao na qual trinta ativistas do Greenpeace, fantasiados de orangotango, protestaram diante dos acionistas da Nestl, na Sua, em 15/04/10, contra a destruio de florestas da Indonsia.

Fonte :Folha on line. Disponvel em:www.folhaonline.com.br . Acessado em 18/04/2010.

Como exemplifica a manifestao referida acima, os problemas relacionados s questes ambientais esto na ordem do dia. Sobre esse tema, correto afirmar: (A) Desde o advento da era industrial no sculo XVIII e com o avano tecnolgico dos sculos XIX e XX, a sociedade tem-se preocupado com as consequncias dos impactos das atividades humanas sobre o meio ambiente, demonstrando uma verdadeira concepo holstica entre sociedade e natureza, principalmente nos pases de industrializao tardia. At o sculo XX, no havia preocupao concreta da humanidade com as condies de sua sobrevivncia no planeta, pois era grande o interesse pelo desenvolvimento industrial e tecnolgico, principalmente das sociedades tradicionais e das Organizaes No Governamentais (ONGs). A conscincia de que recursos naturais so esgotveis e de que impactos ambientais sobre tais recursos chegariam escala planetria promoveu o fortalecimento das polticas estatais de reduo em nveis significativos da emisso de gases poluentes referendadas em acordos internacionais, como na primeira Conferncia Mundial sobre Meio Ambiente, em Estocolmo, na dcada de 1970. Em decorrncia da Conferncia Mundial sobre Meio Ambiente realizada em 1992, no Rio de Janeiro, foram assinados importantes documentos, como a Conveno de Mudanas Climticas, a Declarao sobre as Florestas e a Agenda 21. O discurso ambiental, encampado pelos diversos grupos polticos em seus programas de governos, vem sendo uma tendncia mundial. Paralelamente, considervel o crescimento das Organizaes No Governamentais (ONGs) ambientalistas, articuladas em projetos desenvolvimentistas das grandes empresas transnacionais.
PSE 2010-1

(B)

(C)

(D)

(E)

PSE 2010-1

PROCESSO SELETIVO ESPECIAL 2010-1 EDITAL N. 001/2010

17. O grfico abaixo representa a distribuio do uso de fontes de energia primria no Brasil.

Fonte: Disponvel em:< www.iea.sp.gov.br>. Acessado em 19/04/2010 Com base no conhecimento sobre o assunto e no grfico acima, correto afirmar: (A) (B) (C) A utilizao do gs natural como matriz energtica no Brasil tem sido significativa em funo da facilidade de extrao, o que permite inclusive a exportao desse recurso para a Bolvia. Embora a gua seja um recurso abundante no Brasil, sua participao na produo de eletricidade pouco significativa, apesar do apelo do movimento ambientalista pela construo de hidreltricas. O petrleo, matriz energtica bsica para a sociedade industrial, a fonte de energia primria mais expressiva no Brasil. Apesar disso, o papel da produo de energia eltrica no pas desempenhado, principalmente, pelas usinas hidreltricas. A participao do carvo mineral, recurso abundante e inesgotvel, resultado dos atuais investimentos em construo de termoeltricas no sul do pas. As pesquisas no setor de biocombustvel destacam o uso da cana-de-acar na produo do lcool e diesel. Justifica-se, assim, a criao do projeto Prolcool, que contribui para a reduo dos impactos socioambientais no pas.

(D) (E)

18. O clima das cidades tem recebido ateno nos fruns de discusso sobre meio ambiente. Quanto ao clima urbano, que apresenta caracterstica peculiar decorrente das atividades da sociedade moderna, correto afirmar: I. A inverso trmica um fenmeno que ocorre quando a camada de ar mais fria se situa sob o ar mais quente, ou seja, mais prxima do solo. Nas grandes cidades, essa situao favorece a concentrao de poluentes porque o ar frio funciona como um tampo que impede a dissipao da poluio atmosfrica. O fenmeno da ilha de calor, que muito comum em cidades com elevado grau de urbanizao e substituio de reas verdes pelas construes, promove elevao da temperatura. A concentrao de poluentes nas grandes cidades adensa a massa de micropartculas em suspenso e esta estimula o processo de condensao, proporcionando um ressecamento da atmosfera. Dessa maneira, as precipitaes nas reas urbanas costumam registrar ndices menores que os do seu entorno.

II. III.

Est(o) correta(s) a(s) seguinte(s) afirmativa(s) (A) (B) (C) (D) (E) I, II e III I e II I e III II e III apenas I

PSE 2010-1

PSE 2010-1

PROCESSO SELETIVO ESPECIAL 2010-1 EDITAL N. 001/2010

19. Na anlise da organizao do espao agrrio do continente europeu e americano, deve-se considerar a formao do capitalismo, o papel que neste processo desempenharam os grandes proprietrios de terra e as polticas de Estado para o campo. Sobre esse assunto, correto afirmar: (A) Na Europa, encontra-se um espao rural modernamente estruturado, economicamente rentvel, ambientalmente sustentvel e socialmente justo. Este foi modelado por polticas agrrias que priorizaram a monocultura agroexportadora praticada nas grandes propriedades, o que fez a agricultura contribuir decisivamente na formao do Produto Interno Bruto europeu. Na Europa, sobretudo nos sculos XIX e XX, a formao do capitalismo exigiu a extino das grandes propriedades, por meio de reforma agrria. Isso possibilitou a afirmao da pequena propriedade e da moderna e competitiva agricultura familiar, cuja produo se destina at hoje exportao e contribui fortemente na formao de supervit primrio na balana comercial europeia. Na Amrica Latina, a formao do capitalismo precisou eliminar as oligarquias agrrias, o latifndio e a monocultura agroexportadora, que representavam srios obstculos para a construo de uma sociedade urbana e industrial. Para tanto, a reforma agrria esteve presente na agenda poltica dos governantes, sendo executada a partir das primeiras dcadas do sculo XX. A formao do capitalismo brasileiro contou com o apoio decisivo das oligarquias agrrias monocultoras e agroexportadoras. Elas comandam a vida poltica, econmica e social at a dcada de 1930, quando passam a dividir o comando do Estado brasileiro com outras classes e segmentos sociais. Essa presena marcante impede a realizao de polticas que ameacem seus interesses, como a reforma agrria. Nos Estados Unidos, o espao agrrio marcado pela intensa mecanizao e concentrao de terras nas mos de poucos proprietrios, que praticam a moderna monocultura para exportao. Esse processo foi modelado por uma poltica agrcola que valorizou a produo para exportao, sobretudo de cereais, o que levou formao dos belts do milho, do algodo e do trigo.

(B)

(C)

(D)

(E)

20. Na formao do territrio brasileiro, os programas, planos e polticas estatais exerceram papel fundamental na organizao e diferenciao do espao nacional, principalmente a partir de 1930, tanto que no se pode contemplar a complexidade da dinmica nacional sem considerar as polticas de planejamento econmico e territorial. Nesse sentido, correto afirmar: (A) Os governos de Getlio Vargas empreenderam aes com o objetivo de possibilitar o desenvolvimento de uma sociedade urbana e industrial. Para tanto, o Estado criou condies infraestruturais a fim de consolidar as indstrias de base, to necessrias ao processo de industrializao. Alm disso, a legislao trabalhista varguista trouxe aos trabalhadores do campo e da cidade melhorias substanciais na qualidade de vida. O Plano de Metas estabelecido no governo Juscelino Kubitschek celebrou a sada do pas do modelo de desenvolvimento econmico associado ao capitalismo mundial. Neste momento, o Estado abandona sua orientao de substituio das importaes e a construo de um capitalismo nacional desenvolvimentista e opta por ser scio minoritrio das multinacionais. A poltica de criao das agncias de desenvolvimento regional, tais como SUDAM e SUDENE, parte da constatao de que o desenvolvimento desigual e combinado do capitalismo no territrio brasileiro produziu regies que necessitavam de maior investimento empresarial e privado para superarem seus problemas, dinamizarem sua sociedade, economia e espao e se integrarem ao conjunto nacional. Para isso, os investimentos empresariais e privados foram fundamentais, porque lhes coube a criao de grandes obras de infraestrutura, como hidreltricas. O Programa de Acelerao do Crescimento consiste no conjunto de obras de infraestrutura financiadas pela iniciativa privada para ampliao, construo e manuteno de rodovias, portos, aeroportos, ferrovias, hidreltricas e linhas de transmisso, dentre outras que possibilitaro melhorar a integrao regional. A Amaznia tem seu territrio e economia modelados segundo os planos de desenvolvimento, que priorizam agropecuria, polos de crescimento e desenvolvimento, programas e projetos mnero-metalrgicos e energticos. Pode-se dizer que a histria da economia regional amaznica se confunde com a dos planos de desenvolvimento elaborados para serem executados nesta frao do Brasil.

(B)

(C)

(D)

(E)

PSE 2010-1

10

PSE 2010-1

PROCESSO SELETIVO ESPECIAL 2010-1 EDITAL N. 001/2010

FSICA 21. O grfico abaixo relaciona a velocidade (V) em termos da potncia (P) desenvolvida por um ciclista em um tnel de vento. Cada curva representa uma postura aerodinmica diferente do atleta na bicicleta (pedalando, por exemplo, sentado verticalmente; sentado e inclinado para frente; em p; etc.). Especialistas afirmam que 70% da resistncia aerodinmica esto relacionados postura do ciclista sobre sua bicicleta enquanto pedala. Os 30% restantes ficam com a bicicleta. V (km/h) Com base no grfico, correto afirmar que (A) (B) (C) (D) (E) 43
3 2 1

a mxima velocidade alcanada pelo atleta foi da ordem de 10 m/s. 36 a melhor postura aerodinmica a da curva 3. a melhor postura aerodinmica a da curva 1. 28 a mxima fora imprimida nos pedais foi da ordem de 9,3 N. a energia desenvolvida pelo atleta nas trs situaes foi a mesma. 25 21

P (W) 100 200 300 400 Fonte: revista VO2max edio novembro / 2006

22. Em Belm, algumas emissoras de televiso de canal aberto j esto operando com o sinal digital. Na TV digital, o sinal transmitido na faixa de UHF, que utiliza frequncias de 300 MHz a 3 GHz, enquanto na TV analgica, que opera em VHF, utiliza-se a faixa de 30 MHz a 300 MHz. A tabela abaixo mostra os canais e as faixas de frequncias para trs emissoras de Belm que operam com o sinal digital.
Emissora Liberal Record RBA Canal Digital 21 22 35 Frequncia (MHz) 512-518 518 - 524 596 - 602

Em relao ao exposto, correto concluir que (A) (B) (C) (D) (E) o sinal de TV digital se propaga no ar com velocidade menor que o sinal analgico. o sinal de TV digital pode se propagar tanto atravs de ondas longitudinais quanto transversais. os comprimentos de onda operados pelo sinal digital da RBA so maiores do que os da Liberal. um sinal de TV digital com comprimento de onda de 50 cm pode ser captado por um televisor digital sintonizado na RBA. 3 a frequncia superior da faixa de transmisso digital 10 vezes maior do que a frequncia superior da faixa do sinal analgico.

23. A lanterna representada abaixo no precisa de pilhas, pois funciona com base na Lei de Faraday. Ela possui um m que pode deslocar-se no seu interior por dentro de uma espira metlica fixa. Com o movimento, origina-se, por induo, uma fora eletromotriz (FEM), a qual alimenta duas pequenas baterias que se carregam e alimentam um circuito para acender a lmpada de LED.

Sobre esse dispositivo, correto afirmar: (A) (B) (C) (D) (E) A energia mecnica do movimento da lanterna toda transformada em energia eltrica para acender a lmpada. O movimento da lanterna produz variao no fluxo do campo magntico, a qual responsvel pelo aparecimento da FEM induzida. O movimento da lanterna faz com que o m se comporte como um eletrom, o que causa o aparecimento da FEM induzida. O movimento da lanterna produz variao no campo magntico, que a responsvel pela gerao de eletricidade. O valor da FEM induzida no depende da velocidade com que se efetua o movimento da lanterna.
PSE 2010-1

11

PSE 2010-1

PROCESSO SELETIVO ESPECIAL 2010-1 EDITAL N. 001/2010

24. Um fabricante de queijo do Maraj, objetivando entrar no ramo de exportao, teve que fornecer algumas caractersticas do leite de bfala que usava. Para calcular o calor especfico, c, do leite, usou um fogo a gs, cujo queimador tinha uma potncia de 2 kW. Ao aquecer 500g de leite, observou, aps 20 s, uma variao de 20 na C temperatura do leite. O valor encontrado para c, em kJ/kg. foi C, (A) (B) (C) (D) (E) 2,0 2,8 3,2 4,0 4,2

25. As fibras pticas so dispositivos que servem para conduzir sinais de voz, de vdeo ou de dados e tm uma ampla gama de aplicaes tecnolgicas em redes de telecomunicaes. Consistem de um ncleo transparente de plstico ou vidro, cercado por uma blindagem e um revestimento plstico de proteo ou capa, como mostrado, em corte, na figura abaixo.

eixo ncleo blindagem capa


Sobre a fibra mostrada, correto afirmar que (A) (B) (C) (D) (E) o ndice de refrao da blindagem menor do que o ndice de refrao do ncleo. qualquer raio luminoso que penetre na fibra sofre reflexo total. o tempo gasto pela luz para percorrer a fibra o mesmo para qualquer raio. o raio que incide sobre a fibra coincidindo com o eixo no sofre refrao. quanto maior o ndice de refrao do ncleo, maior a velocidade da luz na fibra. QUMICA 26. Considere o seguinte sistema com a reao em equilbrio:

Analisando as informaes, correto afirmar que a (A) (B) (C) adio de cido clordrico concentrado diminuir a quantidade de precipitado branco presente. adio de gua no provocar qualquer efeito, pois a gua atua apenas como solvente. constante de equilbrio para o sistema, considerando uma soluo diluda, pode ser escrita como

KC =
(D) (E)

[BiOCl ][HCl ] [BiCl3 ][H 2O]

lenta adio de uma soluo alcalina diluda diminuir a quantidade de precipitado branco presente. a adio de qualquer um dos produtos ou reagentes ir provocar mudana no valor da constante de equilbrio (KC).

PSE 2010-1

12

PSE 2010-1

PROCESSO SELETIVO ESPECIAL 2010-1 EDITAL N. 001/2010

27. Ao se dissolver 4,0 gramas de NaOH puro em 100 mL de gua, obtm-se uma soluo de concentrao igual a (A) (B) (C) (D) (E) 0,001 mol/L 1 mol/L 0,04 g/L 0,4 % (m/m) 4 ppm
H =1; O = 16; Na = 23;

Dados: Massas molares (g/mol): Densidade da gua: 1 g/mL

28. A decomposio trmica de KClO3 representada pela seguinte equao qumica no balanceada:

Partindo-se de 4 mols de KClO3 e considerando-se que a reao de decomposio se d de forma completa, a quantidade, em gramas, de gs oxignio produzido (A) (B) (C) (D) (E) 64 96 128 160 192
Dados: Massas molares (g/mol): O =16; Cl = 35,5; K = 39

29. O valor aproximado da variao de potencial (em Volts) para uma pilha de zinco e ferro, que aps algum tempo 2+ 2+ -1 -1 de funcionamento apresenta concentraes de Zn e Fe iguais a 1,50 mol.L e a 0,10 mol.L , respectivamente, (A) (B) (C) (D) (E) 1,20 0,76 0,32 0,28 0,10
Dados: E (Zn /Zn) = - 0,76V; Log 1,50 = 0,18;
0 2+

E (Fe /Fe) = - 0,44V Log 0,1 = -1

2+

30. A seguir esto apresentados quatro pares de compostos: i) butano e ciclobutano ii) ciclopentano e penteno iii) iv)

e
e

Com relao a esses pares, correto afirmar que os compostos do grupo (A) (B) (C) (D) (E) i so ismeros estruturais. ii no so ismeros. iii so ismeros geomtricos. iv so ismeros ticos. ii apresentam carbono assimtrico.
PSE 2010-1

13

PSE 2010-1

PROCESSO SELETIVO ESPECIAL 2010-1 EDITAL N. 001/2010

BIOLOGIA 31. O tecido vegetal que transporta os produtos da fotossntese das folhas maduras para reas de crescimento e armazenagem, incluindo as razes, o (A) (B) (C) (D) (E) Xilema. Esclernquima. Parnquima assimilador. Parnquima amilfero. Floema.

32. Pode-se afirmar, em relao aos fentipos dos filhos de um casal em que o pai normal e a me daltnica, que (A) (B) (C) (D) (E) todas as filhas sero daltnicas. 50% das filhas sero daltnicas. todos os filhos (sexo masculino) sero daltnicos. 50% dos filhos (sexo masculino) sero daltnicos. nenhum dos filhos (no importando o sexo) ser daltnico.

33. A fase da diviso mittica em que os cromossomos ficam totalmente espiralados e se organizam no plano equatorial da clula, e em cujo final as cromtides se separam, a (A) (B) (C) (D) (E) anfase. prfase. interfase. metfase. telfase.

34. A vida na Terra s possvel graas energia do Sol. Essa energia armazenada nas ligaes das molculas orgnicas que formam os corpos dos seres vivos, sendo transferida ao longo de cada elo da cadeia alimentar. Em relao aos ecossistemas, correto afirmar que essa energia (A) (B) (C) (D) (E) aumenta medida que vai sendo transferida. mantm-se medida que vai sendo transferida. diminui medida que mudam os nveis trficos. no se altera, pois a energia e a matria so constantes nos ecossistemas. aumenta, porque, segundo a terceira lei da termodinmica, a energia tende a aumentar no universo em expanso.

35. O mtodo contraceptivo que tambm impede a transmisso de doenas sexualmente transmissveis a(o) (A) (B) (C) (D) (E) plula anticoncepcional. DIU. vasectomia. camisinha. diafragma.

PSE 2010-1

14

PSE 2010-1

PROCESSO SELETIVO ESPECIAL 2010-1 EDITAL N. 001/2010

LITERATURA 36. Leia atentamente o poema: DESENCANTO Eu fao versos como quem chora De desalento... de desencanto... Fecha o meu livro, se por agora No tens motivo nenhum de pranto. Meu verso sangue. Volpia ardente... Tristeza esparsa... remorso vo... Di-me nas veias. Amargo e quente, Cai, gota a gota, do corao. E nestes versos de angstia rouca Assim dos lbios a vida corre, Deixando um acre sabor na boca. Eu fao versos como quem morre.
(BANDEIRA, Manuel. A cinza das horas. In: _ Poesia completa e Prosa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1985, p. 119-120)

Em relao s rimas do poema, correto afirmar: (A) (B) (C) (D) (E) So cruzadas, auxiliam na sonoridade do poema, inserem uma atmosfera lgubre no poema e contradizem o ttulo. So cruzadas, auxiliam na sonoridade do poema e representam apenas a vontade de jogar com as palavras, atitude prpria dos poetas. So cruzadas, auxiliam na sonoridade do poema e enfatizam a desiluso do eu lrico j indiciada no ttulo. So emparelhadas, auxiliam na sonoridade do poema e representam apenas a vontade de jogar com as palavras, atitude prpria dos poetas. So misturadas, auxiliam na sonoridade do poema e no interferem na leitura que podemos fazer dele.

37. O romance Cinco Minutos, de Jos de Alencar, tem por mvel (A) (B) (C) (D) (E) a histria de amor do narrador e Carlota, por quem ele empreendeu esforos e sacrifcios e com quem est casado. a histria trgica de amor e sacrifcio de um homem desconhecido por uma mulher que se atrasa no embarque de um nibus. a histria de um tringulo amoroso entre o narrador, sua prima, a quem ele escreve uma carta, e a tsica Carlota. uma histria tpica do Romantismo, que comea no Brasil e termina na Europa, onde as personagens se casam e terminam seus dias. uma histria que contradiz as expectativas da poca, uma vez que Carlota possui atributos de vil e a protagonista da obra.

38. Considerando os contos realistas Jos Matias, de Ea de Queirs, e O alienista, de Machado de Assis, correto afirmar: (A) (B) Em ambos temos um narrador externo no s responsvel por narrar os fatos, mas tambm por analis-los e conduzir o leitor a tomar uma posio. Ambos so irnicos ao criticarem aspectos da realidade. Enquanto O alienista revela a obsesso pela cincia como elemento aprisionador do homem, Jos Matias desvela a obsesso amorosa como elemento que leva runa. Ambos criticam o comportamento amoroso do homem. Em O alienista temos o casamento, por interesse, de Simo Bacamarte com D. Evarista; em Jos Matias, o medo de amar, que impede o protagonista de ser feliz com Elisa. Ambos se pautam em crnicas locais: O alienista em crnicas remotas da vila de Itagua, no Rio de Janeiro; Jos Matias, nas de Lisboa de 1865. Ambos terminam com uma reflexo moral: O alienista trabalha a modstia como atributo fundamental para o homem; Jos Matias, a fidelidade.

(C)

(D) (E)

PSE 2010-1

15

PSE 2010-1

PROCESSO SELETIVO ESPECIAL 2010-1 EDITAL N. 001/2010

39. Leia o poema de Camilo Pessanha: FLORIRAM POR ENGANO AS ROSAS BRAVAS Floriram por engano as rosas bravas No Inverno: veio o vento desfolh-las... Em que cismas, meu bem? Porque me calas As vozes com que h pouco me enganavas? Castelos doidos! To cedo castes!... Onde vamos, alheio o pensamento, De mos dadas? Teus olhos, que num momento Perscrutaram nos meus, como vo tristes! E sobre ns cai nupcial a neve, Surda, em triunfo, ptalas, de leve Juncando o cho, na acrpole de gelos... Em redor do teu vulto como um vu! Quem as esparze... quanta flor!... do cu, Sobre ns dois, sobre os nossos cabelos?
(PESSANHA, Camilo. Clpsida e outros poemas. Lisboa: tica, 1969)

acrpole = s.f. a parte mais elevada das cidades gregas, que servia de cidadela (= fortaleza) esparze (v. esparzir) = derramar, espalhar, espargir

Quanto ao poema, correto afirmar: (A) (B) (C) (D) (E) Os recursos sonoros e as imagens cromticas inserem o poema nas sugestes tpicas do Simbolismo. As imagens como um vu, acrpole de gelos demarcam a atmosfera decadentista do poema. A imagem das rosas bravas que floriram por engano sugere a leveza com que o eu lrico est encarando a realidade. As neves,de repente,so flores que caem sobre os cabelos do eu lrico e o aliviam da angstia existencial. As imagens dos tercetos reforam a sugesto de tristeza, amargura e solido em que o casal se encontra.

40. Em Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, destaca-se a diviso do tempo em trs planos. Sobre esses planos, INCORRETO afirmar: (A) (B) (C) (D) (E) O plano da realidade tem como enredo o atropelamento de Alade, a tentativa dos mdicos de salv-la, a correria dos jornalistas para divulgar a notcia. O plano da alucinao e o da memria reconstituem o tringulo amoroso da pea, centrado em Alade, sua irm Lcia e Pedro, e fazem aflorar as frustraes da protagonista Alade. O plano da alucinao traz a figura de Madame Clessi, que fora assassinada por seu jovem namorado e de quem Alade tinha um dirio. O plano da realidade traz a histria de Madame Clessi, moa de famlia abastada, mas prostituda e renegada, depois que roubou o noivo da irm, Lcia, a figura que aparece coberta de vu. O plano da alucinao, cruzado ao da memria, d a tnica da pea e carrega-a de tenso, uma vez que a histria do plano da realidade simples e se confunde com tantas do cotidiano.

PSE 2010-1

16

PSE 2010-1

Potrebbero piacerti anche