Sei sulla pagina 1di 93

A Administrao e suas perspectivas Antecedentes histricos da Administrao TGA I

Professora MSc.: Fernanda Pereira Silva

tarefa da Administrao
consiste interpretar os objetivos propostos pela organizao e transform-los em aes organizacionais, por meio do planejamento, organizao, direo e controle, de todos os esforos, em todas as reas e em todos os nveis da organizao, a fim de alcanar tais objetivos de maneira mais adequada a cada situao garantindo a competitividade organizacional.

Contedo da Administrao
As variveis Organizacionais Tarefas Pessoas Tecnologia Ambiente Estrutura

As Variveis Bsicas da TGA


Competitividade

Tecnologia

Pessoas

Organizao

Estrutura

Ambiente

Tarefas

Estilos de Organizaes

Organizao Formal consiste em estabelecer um conjunto de regras mais ou menos permanentes, e uma estrutura de papis que exercem o controle e estabelecem a forma de sua utilizao, bem como a diviso de trabalho, e as relaes formais entre amigos, podendo ser deliberada por meio de organogramas. Organizao Informal - caracterizada a partir das relaes interpessoais surgindo a partir da interao entre os membros institucionais, com maior facilidade de comunicao baseando-se na formao dos grupos de interesses com propsito comuns.

Estilos de Ambiente

Interno a parte interna da organizao, constitudo da estrutura (departamentos), cargos (hierarquias) e pessoas. Externo a parte externa da organizao, composta por cliente, fornecedores, concorrentes, etc

NFASE DAS TEORIAS ADMINISTRATIVAS PRINCIPAIS ENFOQUES

Tarefas - Administrao Cientfica (1903) Racionalizao do trabalho no nvel operacional. Estrutura - Teoria Clssica (1916) Teoria Neoclssica (1954) Organizao formal; Princpios gerais da Administrao e Funes do administrador. Teoria da Burocracia (1909)Organizao formal burocrtica; Racionalidade organizacional. Teoria Estruturalista(1947)Mltipla abordagem: Organizao formal e informal. Anlise intra-organizacional e interorganizacional. Pessoas - Teoria das Relaes Humanas (1932)Organizao informal; Motivao, liderana, comunicaes e dinmica de grupo.

Pessoas - Teoria do Comportamento Organiz. (1957) Estilos de Administrao. Teoria das Decises. Integrao dos objetivos organizacionais e individuais Desenvolvimento Org. (1962)Mudana organizacional planejada; Abordagem de sistema aberto. Ambiente - Teoria Estruturalista(1947) Anlise intra-organizacional e anlise ambiental. Abordagem de sistema aberto. Teoria Contingencial(1972)Anlise ambiental (imperativo ambiental). Abordagem de sistema aberto.

Tecnologia - Teoria da Contingncia (1972) Anlise ambiental (imperativo ambiental). Abordagem de sistema aberto. Competitividade - Novas
Abordagens na Administrao

(1990) Caos e complexidade; Aprendizagem organizacional. Capital Intelectual

Nvel Institucional

Alta Direo

Habilidades Conceituais
(Idias e conceitos abstratos)

Nvel Intermedirio

Gerncia

Habilidades Humanas
(Relacionamento Interpessoal)

Nvel Operacional

Superviso

Habilidades Tcnicas
(Manuseio de coisas fsicas)

Execuo das Operaes

Fazer e executar

NVEIS HIERRQUICOS E AS HABILIDADES

As Competncias Dureis do Administrador

Conhecimento Saber. Know-how. Informao. Atualizao profissional. Reciclagem constante.

Perspectiva Saber fazer. Viso pessoal das coisas. Maneira prtica de aplicar o conhecimento na soluo de problemas e situaes.

Atitude Saber fazer acontecer. Comportamento ativo e proativo. nfase na ao e no fazer acontecer. Esprito empreendedor e de equipe. Liderana e comunicao.

Figura I. As Competncias Pessoais do Administrador


Habilidades Conceituais

Conhecimento (Saber)

Habilidades Humanas

Perspectiva

Atitude

Sucesso Profissional

(Saber Fazer) (Saber Fazer Acontecer)

Habilidades Tcnicas

Figura I.5. Os Dez Papis do Administrador:

Papis Interpessoais

Papis Informacionais

Papis Decisrios

Como o administrador interage:

Como o administrador intercambia e processa a informao:

Como o administrador utiliza a informao nas suas decises:

* Representao * Lderana * Ligao

* Monitorao * Disseminao * Porta voz

* Empreendedor * Soluo de conflitos * Alocao de recursos * Negociao

A influncia dos Filsofos


Autor
Scrates Plato

Descobertas
Estudou o ponto de vista da ADM com habilidade pessoal separada do conhec. e experincia. Analisou os problemas sociais e polticos do desenv. Social e cultural do povo grego. Expe a democracia do gov. e a ADM dos neg. pbl.. Filosofia, Cosmologia, Nosologia, Metafsica e as Cincias Naturais. Monarquia, Aristocracia e democracia Lgica Moderna baseado na metod. Experimental e Indutiva. Separa o essencial do acidental ou acessrio; preocupou-se com os princpios da ADM (diviso, ordem e controle).

Aristteles

Francis Bacom

Autor
Ren Descartes
Thomas Robbes Jean Jacques Rosseau Karl Marx

Descobertas
Criador da Filosofia Moderna apresentou as coordenadas cartesianas. Na Adm preocupou-se com a diviso do trabalho, da ordem e do controle.
Desenvolveu a Teoria da origem contratual. Desenvolveu o contrato social, onde o Estado surge por meio de acordos de vontades (homens vivem cordialmente e pacificamente). Prope a Teoria da Origem do Estado e do poder pblico (A dominao do homem pelo prprio homem homens livres e escravos (explorador e explorado)).

Fonte: Adaptado a partir de Chiavenato, 2004

A Influncia da Igreja Catlica

Contribuiu para a criao da Administrao: A hierarquia de autoridade; Criou seu estado maior (assessoria STAFF); Coordenao Funcional

A Influncia da Organizao Militar

Contribuiu para a criao da Teoria da Administrao: Organizao Linear; O princpio da Unidade de comando; A escala de hierarquia; A Autoridade delegada A centralizao de comando e a descentralizao da execuo; Criou-se o Estado Maior (Staff), para assessorar o comando de linha; O princpio de direo.

A influncia da Revoluo Industrial


O marco Inicial da RI: Criao da Mquina vapor(Jammes Walt, XVIII); RI foi divididas em duas pocas: 1780 a 1860 1 RI ou Rev. do Carvo e Ferro; 1860 a 1914 2 RI ou Rev. do Ao e da Eletricidade.

4 Fases da RI

1 Fase Mecanizao da Indstria e da Agricultura substituio do trabalho do homem pelas mquinas. 2 Fase Aplicao da Fora motriz da indstria oficinas se converteram em fbricas com a criao da mquina vapor; 3 Fase O desenvolvimento do Sistema fabril pequenas oficinas patronais deram lugar s fbricas e operrios 4 Fase O espetacular aceleramento dos transportes a navegao vapor

2 Revoluo Industrial

1 fato o processo de fabricao do ao

(1856); 2 fato A aperfeioamento do dnamo (1873); 3 fato inveno do motor de combusto interna(1873);

Caractersticas 2 RI
1. 2.

3.

4. 5.

6.

Ferro X ao; Vapor X eletricidade e derivados de petrleo; Desenv. de mquinas automticas e a especializao do trabalhador; Crescente domnio da Indstria pela cincia; Transformao radical nos transportes e comunicao; Desenv. de novas formas de organizaes capitalistas (pluralismo)

7 . As caractersticas do capitalismo financeiro; 8. Transferncia da habilidade do arteso para a mquinas e a substituio da fora animal ou do msculo humano; 9. A maquinizao das oficinas;

Marco inicial para Surgimento da Administrao


Surgimento das fbricas e das empresas industriais; A substituio do arteso pelo trabalho especializado; O crescimento das cidades; Surgimento de sindicatos (XIX); Incio do marxismo em funo da explorao do capitalismo; Criao de doutrinas sociais da igreja para contrabalancear o capital e o trabalho; Primeiras experincias da ADM e consolidao na rea do conhecimento; Marco inicial da era industrial XX;

A influncia dos Economistas liberais


Criaram as teorias econmicas centradas na explicao dos fenmenos administrativos. O direito natural a ordem mais perfeita. Os bens naturais, sociais e econmicos so de carter eterno, inalienveis.

FASES DO SURGIMENTO DAS EMPRESAS


1- FASE ARTESANAL produo artesanal; 2- FASE DA TRANSIO DO ARTESANATO INDUSTRIALIZAO energia do carvo, uso do ferro, surgimento da mquina de tear, descaroador de algodo, mquina a vapor, estradas de ferro. 3- FASE DO DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL substituio do carvo pea eletricidade e derivados do petrleo. Surgimento do carro, violo, telgrafo sem fio, telefone, cinema. 4- FASE DO GIGANTISMO INDUSTRIAL fase entre as duas Guerras Mundiais, material blico, avies, logstica. 5- FASE MODERNA produtos sofisticados, uso do plstico, alumnio, televiso a cores, automao. 6- FASE DA GLOBALIZAO- desafios, dificuldades, ameaas, incertezas, concorrncias.

A influncia dos Pioneiros e empreendedores

Caractersticas se constituem na criao e solidificao do processo de

ORGANIZAO.

A Organizao
Uma organizao uma combinao de esforos individuais que tem por finalidade realizar propsitos coletivos Elementos: Propsito: orientao para a realizao de objetivos; Diviso do trabalho: Cada pessoa tem um papel especfico que converge para a realizao da misso Coordenao: Controla a interdependncia e convergncia das tarefas para atingir os objetivos

O QUE UMA EMPRESA? Uma empresa uma organizao que tem por objetivo fornecer um bem ou servio para a sociedade. Tipos comuns de empresas:

Com fins lucrativos Sem fins lucrativos

COMO ELA FUNCIONA?

Comprar, produzir algo, vender, cobrar, receber, pagar, desenvolver algo novo, coletar informaes, calcular o custo do seu produto ou servio, etc... saber quando deve fazer cada coisa

A organizao
O processo de organizar compreende as decises que tem como finalidade dividir uma tarefa em tarefas menores e atribu-las a grupos e indivduos O que h para ser feito? Quem vai fazer o que? Para cumprir sua misso, toda organizao precisa desempenhar um conjunto de funes (ou tarefas)

A organizao
Tarefa Misso ou Objetivos

Partes da Tarefa

Funes Organizacionais

O Ambiente das Organizaes

Ambiente Externo: constitudo por tudo aquilo que envolve externamente uma organizao. Ele determinado por variveis no controladas pela organizao. Exemplos: tecnologia, poltica, economia, leis e regulamentos, social, demografia, ecologia, cultura, clientes, concorrentes, etc. Ambiente Interno: constitudo por um grupo de pessoas que mantm um inter-relacionamento, necessrio a realizao de tarefas, de forma cooperativa, que conduziro ao alcance dos objetivos.

Por que as organizaes so necessrias?


Servem sociedade; Realizam objetivos; Preservam o conhecimento; Proporcionam carreiras; Influenciam um ambiente em rpida mudana; Criam valor para seus proprietrios, clientes e funcionrios; Lutam com os atuais desafios da diversidade da fora de trabalho; Promovem sinergia.

As funes da empresa: Produo


Atividades: Compra de matria-prima, mquinas e equipamentos e materiais diversos; Planejamento e controle de estoque; Armazenagem de matria-prima, produtos (acabados ou em processamento); Logstica: transporte de produtos acabados aos pontos-de-venda; Organizao e mtodos: servios de informtica, documentao, elaborao de normas e rotinas; Engenharia de produto: pesquisa e desenvolvimento; Engenharia de processo: estudo de fluxo e layout; Engenharia de fabricao, programao e controle e manuteno.

As funes da empresa:Financeira
Atividades: Contabilidade e oramento: contabilidades geral e auditoria, oramento e custos, planejamento fiscal, demonstrativos financeiros e contbeis; Finanas: aplicaes e programao financeira, controle de duplicatas, conciliao bancria, banco de dados de informaes financeiras nacionais e internacionais.

As funes da empresa:Marketing
Atividades: Marketing e vendas: pesquisa de mercado, venda, formao da equipe de vendas, publicidade e divulgao, promoo e desconto, estratgias mercadolgicas, fixao de preos, acompanhamento de vendas.

As funes da empresa:Recursos Humanos


Atividades: Planejamento de Recursos Humanos: estabelecimento da poltica de Recursos Humanos; determinao das necessidades de mo-de-obra. Recrutamento e seleo: recrutamento interno e externo, seleo de pessoal. Educao, desenvolvimento e avaliao de desempenho: educao continuada a fim de aumentar a capacitao e as habilidades do pessoal, avaliao de desempenho, promoo ou transferncia de pessoal, elaborao de plano de carreira.

O que Administrar?
Gerir negcios pblicos ou particulares; Reger com autoridade suprema, governar, dirigir; Administrar um processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a aplicao de recursos visando a realizao de objetivos.
Pessoas Dinheiro Materiais Informao Planejamento Organizao Direo Controle Objetivos

Quanto maior a quantidade de recursos, maior a complexidade em organizar e distribuir os recursos

As quatro funes administrativas


Planejamento
Formular objetivos e os meios para alcan-los

Recursos
Humanos Financeiros Materiais Tecnolgicos Informao

Resultados Controle
Monitorar as atividades e corrigir os desvios

Organizao
Modelar o trabalho, alocar recursos e coordenar atividades

Desempenho Objetivos Produtos Servios Eficincia Eficcia

Direo
Designar pessoas, dirigir seus esforos, motiv-las, lider-las e comunicar

FUNES DO ADMINISTRADOR
Planejamento Planejar o processo de definir objetivos, atividades e recursos. Organizao Organizar o processo de definir o trabalho a ser realizado e as responsabilidades pela realizao; tambm o processo de distribuir os recursos disponveis segundo algum critrio. Direo Dirigir o processo de mobilizar e acionar os recursos, especialmente as pessoas, para realizar as atividades que conduziro aos objetivos. Controle Controlar o processo de assegurar a realizao dos objetivos e de identificar a necessidade de modific-los.

Histrico da Administrao
Escola Clssica - Enfoque Tcnico
Administrao Cientfica - Frederick Winslow Taylor - 1911 Estudo dos tempos e movimentos; Desenvolvimento de rotinas para atingir os padres identificados. Princpios da Administrao Cientfica: O objetivo da boa administrao era pagar salrios altos e ter baixos custos de produo; A administrao deveria aplicar mtodos de pesquisa para determinar a melhor maneira de executar tarefas; Empregados cientificamente selecionados e treinados; Atmosfera ntima e cordial cooperao entre administrao e trabalhadores.

Teoria da Administrao Histrico

Gantt, Henry Laurence (1861-1919):

Seguidor de Taylor, preocupava-se com os aspectos psicolgico e humanstico; Elemento humano como fator de produtividade; Planejamento do trabalho do indivduo: grfico de distribuio de carga de trabalho - Grfico de Gantt - Programao da produo;

Deficincias na operao fabril


A administrao no tinha uma noo clara da diviso de suas responsabilidades com o trabalhador; No eram aplicados normas eficazes de trabalho; No havia incentivos para melhorar o desempenho do trabalhador; A malandragem era sistemtica em todos os postos de trabalho; As decises administrativas baseavam-se na intuio e no palpite; No eram feitos estudos globais visando integrao entre os departamentos de uma empresa; Os trabalhadores eram colocados em tarefas para as quais no tinham aptido;

Os gerentes pareciam ignorar que a excelncia no desempenho significaria recompensas tanto para eles prprios quanto para a mode-obra;
Havia conflitos entre capatazes e operrios a respeito da quantidade

Teoria da Administrao Histrico

Henry Ford

Conceito de linha de montagem, 1912, adotado por Ford em 1914; Adotou o dia de trabalho de 8 horas; Duplicou o salrio para cinco dlares por dia. Produo em massa (dois princpios): Diviso do trabalho; Fabricao de peas e componentes padronizados e intercambiveis.

Teoria da Administrao Histrico

Henry Fayol Em 1916 escreveu o livro Administrao Geral; Criou a teoria da Administrao; Separou a administrao das demais reas da empresa; Organizou o conhecimento administrativo relacionando-o com as demais reas da empresa; A organizao de programas de formao gerencial com base nas funes do processo administrativo. Funes administrativas: Tcnica - produo, manufatura; Comercial - compra, venda, troca; Financeira - procura e utilizao do capital; Segurana - proteo da propriedade e das pessoas; Contabilidade - registro de estoques, balanos, custos, estatsticas; Administrao - planejamento, organizao, comando, coordenao e controle.

Fayol

Nvel Executivo

Taylor Ford

Cho de fbrica

Teoria da Administrao Histrico


O Modelo Burocrtico Max Weber, 1947 Burocracia um tipo ideal de estrutura organizacional; Caractersticas do modelo burocrtico: Organizao regida por normas escritas; Diviso de trabalho e grau hierrquico de cada cargo; Mrito individual como critrio de seleo e promoes; A organizao deve estar livre de controles externos; Profissionalizao dos seus membros; Impessoalidade e racionalidade.

Teoria da Administrao Histrico

Escola comportamental

Efeito do comportamento e ambiente de trabalho sobre o desempenho. (General Eletric em 1927 a 1933 -iluminao no trabalho) Preocupao com os recursos humanos na organizao Estudo das relaes do homem com o trabalho. Elton Mayo:

Dinmica de grupo; Sociologia e Psicologia aplicadas administrao.

Enfoque Sistmico

Elementos que interagem e se influenciam para realizar objetivos; Inter-relao dos elementos. Um sistema um grupo de elementos interrelacionados e integrados de forma a obter um dado resultado

Os sistemas deveriam ser estudados como entidades e no como ajuntamento de partes (Ackoff)

Origens do Enfoque Sistmico

1. Gestalt teoria das formas (psiclogos alemes em 1924) Os fenmenos no devem ser separados uns dos outros para ser explicados e devem ser considerados como conjuntos indissociveis. Cada elemento faz parte do conjunto; 2. Bertalanffy teoria geral dos sistemas (final dos anos 30 Alemanha) Anlise das inter-relaes entre os elementos. Noo de um todo formado de partes que se inter-relacionam.
3. Ciberntica auto-controle do desempenho, visando o alcance de um objetivo Matemtico americano Norbert Wiener Busca alcanar os elementos comuns no funcionamento das mquinas e do sistema nervoso humano. Teoria do controle e da comunicao, em mquinas e organismos vivos. O comportamento autocontrolado, tendo em vista um objetivo, um comportamento ciberntico.

Teoria da Administrao Histrico

Abordagem contigencial ou Situacional

Surgiu a partir da abordagem Sistmica; Um sistema organizacional o resultado da interao do subsistema e do ambiente; Analisa a situao atual para buscar a melhor soluo; Organizao atenta aos elementos do ambiente.

Prontido em que a organizao deve estar para acompanhar a evoluo do seu ambiente.

Resumo das escolas de Administrao Conceito de organizao


Clssica o estudo das atividades que so empreendidas para se conseguir objetivos. Identificadas as atividades, so agrupadas em funes facilitando a especializao e coordenao. Relaes Humanas Do estudo da motivao do homem e do seu comportamento so deduzidas normas, que ajudaro no projeto de uma organizao que estimule as pessoas a cooperar na consecuo dos objetivos de empreendimentos Sistemas O estudo se concentra nas decises que precisam ser tomadas para se conseguirem os objetivos e a organizao deve ser estruturada para este fim. Desde que as decises exigem informaes e as informaes devem ser transmitidas, a abordagem se baseia no estudo das comunicaes. Contigencial Prontido em que a organizao deve estar para acompanhar a evoluo do seu ambiente.

Resumo das escolas de Administrao Natureza da soluo


Clssica Distribuio racional do trabalho para obteno de: - Especializao eficiente; - Estrutura de autoridade para manter coordenao e controle. Relaes Humanas Sistemas - Cooperao Minimizao da - Motivao carga de comunicaes Contigencial Interao empresa ambiente

Resumo das Escolas de Administrao Meios

Clssica Princpios tirados da experincia

Relaes Humanas Participao dos grupos de trabalho nas decises que os afetem

Sistemas Contigencial Proviso de canais de Perfeito informao e entrosamento entre as comunicao partes do sistema apropriados s decises a serem tomadas

Planejamento

Planejamento a atividade pela qual administradores analisam condies presentes para determinar formas de atingir um futuro desejado; um processo composto de aes interrelacionadas e interdependentes que visam alcanar objetivos previamente definidos (Peter Drucker).
Situao atual Situao futura desejada

Planejamento

Planejamento
Pontos Fortes Pontos Fracos
Organizao

Meio Ambiente

Oportunidades Ameaas

Mudanas no Meio Ambiente

Reorganizao

Planejamento

Planejamento

Planejamento Estratgico: Processo que consiste na anlise sistemtica das oportunidades e ameaas (atuais e potenciais) do meio ambiente, e dos pontos fortes e fracos (atuais e potenciais) da empresa visando a formulao de objetivos, estratgias e aes Planejamento operacional: Geralmente deriva do Planejamento Estratgico. Consiste em elaborar plano de ao para atingir um determinado objetivo.
Nvel Organizacional Alta Administrao Administrao de segundo nvel Nvel no administrativo Tipo de Planejamento Objetivos, polticas, plano a longo prazo para toda a organizao Cotas, programas, projetos, objetivos a curto prazo, planilhas, plano operacional Rotina de trabalho e procedimentos

Planejamento Operacional 5W 1H

Atividade: Treinamento na utilizao do Microsoft Excel no departamento financeiro


What O que Who Quem Why Por que When Quando Where Onde How Como

Para preparar o Preparar Jlio Curso e o 10 a 15/03 Informtica (Inform) material treinamento Para garantir Mrio A comunicao 15/03 Financeiro Convocar usurios (Financ.) Aos interessados Para capacitar 20 a 25/03 Realizar treina- Jlio Auditrio da as pessoas do (Inform) financeiros 14 as 18hempresa mento

Preparao de apostila para o curso Enviando e-mail para todos func. Aula expositiva e exerccios prticos

Funes Organizacionais Microempresa


Administrao Geral Contabilidade e Finanas Recursos Humanos Distribuio Comercial

Suprimento

- Nas organizaes de pequeno porte normal uma nica pessoa cuidar de toda uma funo, e mesmo de uma srie de funes. Ex: Sacoleiro de informtica (Paraguai)

Funes organizacionais Empresa Industrial

Gerncia Geral

Gerncia de Produo

Gerncia de Gerncia de Gerncia de Gerncia de Vendas Distribuio Administrao Finanas

Linha de Montage m

Filiais

Expedio Transporte s

Recursos Humanos/ Suprimento s

Funes Organizacionais
As funes dividem-se em dois grandes grupos: ha: dedicadas misso da organizao; Funes de apoio ou staff: sua misso fornecer a sustentao administrativa para os primeiros, respectivamente as reas-fins e as reas meio da organizao. Divises, departamentos e sees Cargos: a menor unidade de trabalho, ou seja, a menor unidade de diviso do trabalho Contedo dos cargos: atribuies, responsabilidades e tarefas.

Modelos de Organizao
Caractersticas da Burocracia

Modelos Organizacionais

Impessoalidade Estrutura e Hierarquia


Maior nfase

Mecanicista (Burocrtico) Orgnico (Adhocrtico)

Normas e Regulamentos

Menor nfase

Estrutura Organizacional
a forma de organizar e distribuir o modo como as tarefas sero realizadas.

Organizao funcional

Usa as funes organizacionais como base da diviso do trabalho. Cada departamento corresponde a uma funo principal. Esto no comeo de sua vida; So de pequeno porte; Manufaturam apenas um produto.

Este modelo usado em organizaes que:


Organizao Funcional
Presidncia

Diretor Industrial

Diretor Comercial

Diretor Financeiro

Diretor Administrativo

- Produo -manuteno

- Vendas -Promoo

- Oramento e Controle - Contabilidade - Custos - Contas a pagar

- Pessoal - Compras

- Engenharia
- Utilidades

- Assistncia Tcnica
- Distribuio

- Servios Gerais
- Almoxarifado

Organizao Territorial
Gerncia Geral

Produo

Vendas

Administrao e Finanas

- Filial Rio - Filial Florianpolis - Filial Porto Alegre

Ex: ORACLE - a produo e suporte so feitas em So Paulo, mas existem divises de Vendas em SC e RS.

Divisionalizao
Processo de descentralizao de atividades e de autoridade
Por territrio Presidncia

Diviso Sul

Diviso Norte

Diviso Central

Diviso de Servios Gerais - Recursos Humanos - Promoo

- Industrial - Vendas - Finanas - Social

- Industrial - Vendas - Finanas - Social

- Industrial - Vendas - Finanas - Social

- P&D
- Relaes Internacionais

Divisionalizao
Por Produto

Presidncia

Diviso Cosmticos

Diviso Alimentos

Diviso Produtos de Limpeza

Diviso de Servios Centrais

EX: Gessy Lever, que tem vrios tipos de produtos e possui fbricas diferentes para cada um deles.

Organizao por Produto


Serve para estruturar linhas de produo, ou comerciais (vendas)

Gerncia Geral

Produo

Vendas

Administrao e Finanas

- Fbrica de nibus

- Fbrica de caminhes
Ex: Gessy Lever. Marcas Omo, Kolynos, etc...

Organizao por Produto


Gerncia Geral

Vendas

Assistncia Tcnica

Administrao e Finanas

- Motos

- Veculos Novos
- Veculos Usados - Consrcio Ex: DIMAS (venda de carros e caminhes em locais diferentes)

- Peas

Organizao por Fases da linha de produo


Administrao Geral

Produo

Vendas

Finanas

- Prensas - Montagem
Ex: EMBRACO (cada parte do compressor uma unidade de negcio)

- Pintura
- Acabamento

Organizao por Cliente


Administrao Geral

Atendimento

Criao e Produo

Finanas

- Indstria X

- Banco Y
- Lojas W - Outras contas

- Usada quando os produtos so feitos especialmente para os clientes. EX: Marketing, Desenvolvimento de Sistemas, alta costura.

Organizao Disciplinar
Diretor

Engenharia Civil

Engenharia Mecnica

Engenharia Eltrica

Engenharia da Computao

- Escolas, laboratrios industriais e centros de pesquisa, que tem como objet a educao e a produo de informaes.

- Cada departamento corresponde a um grupo de especialistas, que dominam mesmos conhecimentos e tem interesses similares.

Organizao por Perodo


Gerente de Produo

Chefe de Fabricao

- Quando a empresa trabalha horas alm do horrio comercial.

Chefe da linha A

EX: Chefes por turno, mdicos de planto.

Supervisor do turno 1

Supervisor do turno 2

Novas Formas Organizacionais Desafios do incio do sculo XXI


Maior globalizao dos mercados; Maior competio internacional; Mercados mais segmentados; Consumidores mais exigentes; Competio nos preos/custos; Servios/produtos sob medida; Desenvolvimento acelerado e maior; Importncia da tecnologia; Mudanas scio-polticas; Expanso do setor de servios; Maior importncia do conhecimento.

Organizao Inovadora
Voltada para o ambiente externo e para o longo prazo; No repetitiva e criativa; Profissionais altamente capacitados; Auto-realizao, curiosidade intelectual, autonomia; Estilo gerencial participativo, decises conjuntas; Deciso intuitiva, com eventuais estudos analticos; Assume riscos, tolera falhas; Auto-avaliao e avaliao pelos pares; Tecnologia complexa, prxima a fronteira do conhecimento; Comunicao em todos os sentidos (verbal e escrita); Flexibilidade (Produo e Recursos Humanos).

Novas Formas Organizacionais Organizao por Processos

Empresa Vertical X Empresa Horizontal


Logstica Engenharia Produo Vendas

Fluxo por Processos

Organizao por Projetos


Organizaes que no fazem sempre a mesma coisa; No seguem um mesmo padro; Fazem algo apenas uma vez; As atividades de um projeto tem comeo e fim definidos; Conceito de equipe de projeto ou fora-tarefa; Exemplos: Indstrias que trabalham por encomenda (congressos, convenes, programas de treinamento); Implantao de mudanas organizacionais; Pesquisa, desenvolvimento e lanamento de novos produtos (novo carro); Implantao e operao de novas instalaes fabris; Implantao de ERP - sistema corporativo.

Projetos Puros
Diretoria

Administrao e Servios

Gerente de Projeto

Gerente de Projeto

Gerente de Projeto

O projeto o critrio predominante de departamentalizao Vantagens: Concentrao da equipe nos objetivos de um nico projeto; Desvantagens:

Uma vez que o projeto acaba, toda a equipe tem que ser redistribuda ou seus membros demitidos.

Projetos Autnomos
Diretoria Diviso Operativa A Diviso Operativa B

Diviso Operativa C

Div. de Adm. e Finanas

Administrao e Servios

Gerente de Projeto

Gerente de Projeto

- uma fora-tarefa que tem um gerente de Projeto, encaixada dentro de uma estrutura maior. - Utilizada quando os projetos espordicos ou quando uma atividade importante demais para ser tratada de modo comum.

Estrutura Matricial
Diretor Geral

G e r e n t e

Divises Tcnicas Usurio do Projeto 1 Usurio do Projeto 2

P r o j e t d o e

Contribuio tcnica para realizao do Projeto 1 Contribuio tcnica para realizao do Projeto 2

Estrutura Matricial

Pode ser empregada quando for necessrio conduzir diversos projetos de natureza similar, utilizando os mesmos Recursos Humanos. Consiste em um modelo funcional estvel combinada com uma estrutura horizontal de coordenao. Vantagens: Combinao de dois tipos de estrutura (funcional e por projetos) Combina o potencial de ao com a ao efetiva orientada para o resultado Desvantagens: Os profissionais devem ter um comportamento colaborativo para trabalhar nas equipes de projeto e ter

Efeito combinado da Estrutura Matricial


Caractersticas da Estrutura Funcional Caractersticas da Estrutura por Projeto

Eficincia no uso de recursos Capacitao tcnica especializada Progresso tcnico do especialista

Sensibilidade ao ambiente externo


Coordenao sobre o produto

Desenvolvimento de gerentes de projeto

Organizaes Virtuais

So indivduos ou grupos que se ligam por meio eletrnico e criam redes de informaes necessrias ao seu trabalho

Consultores com notebooks; rea de vendas: computadores mveis e acesso a informaes; Profissionais que trabalham em casa; Reunies virtuais.

As organizaes como Sistemas


Um sistema um conjunto de elementos ou componentes interdependentes que interagem e produzem um ou mais resultados.

Entradas

Processo Atividades de Transformao e Interao

Sadas

Recursos

Resultados

Feedback

Arquitetura Organizacional

Insumo Ambiente Recursos Estratgia Trabalho Histria

Organizao Informal Arranjos Organiz. Formais Pessoal

Sadas Nvel do Sistema Nvel da Unidade/ Grupo Nvel Individual

Eficcia, Eficincia e Produtividade


Eficcia: Comparao entre o que se pretendia fazer e o que efetivamente se conseguiu. Fazer o planejado; Eficincia: Relao entre os resultados que se conseguiu alcanar e os recursos que se empregaram. Utilizao tima dos recursos. Produtividade: Relao entre recursos empregados e resultados obtidos. Ex: peas produzidas por uma mquina em um dia, clientes visitados por um vendedor em uma semana.
Objetivos

Eficincia Recursos

Eficcia

Controle

Controle gerencial o processo de garantir que as atividades realizadas se conformem s atividades planejadas Tipos de controle:

Pr-ao: garantir oramento de recursos Direo: Detectar desvios e permitir medidas corretivas Sim/No: condies que devem ser cumpridas antes que as aes continuem Ps-ao: mede os resultados de um atividade completada

Os mecanismos de controle tem por objetivo fornecer informaes para tomada de deciso.

Controle financeiro

Demonstrativo financeiro: Anlise monetria do fluxo de bens e de servios que entram na organizao, se movimentam dentro dela e saem dela

Balano: descrio da organizao em termos de seus ativos, passivos e patrimnio lquido.

EMPRESA XYZ Balano consolidado de 31 de dezembro de 2002


Ativo circulante Caixa Ttulos Negociveis Contas a receber Estoques Ativo Fixo Terrenos Fbricas e equip. Menos deprec. Acum. Outros ativos Patentes Ativo Total ATIVO 850.000,00 50.000,00 350.000,00 250.000,00 200.000,00 1.250.000,00 50.000,00 Patrimnio Lquido 1.500.000,000 Aes Ordinrias 300.000,00 Lucros Retidos Acum. 100.000,00 2.200.000,00 1.200.000,00 900.000,00 300.000,00 Passivo Circulante Contas a pagar Despesas Acumuladas Exigvel a Longo Prazo Passivo Total PASSIVO 500.000,00 375.000,00 125.000,00 500.000,00 1.200.000,00

Passivo total e Patr. Lq.

2.400.000,00

Demonstrativos Financeiros
Demonstrativo de resultado: Resumo do desempenho financeiro da organizao num dado intervalo de tempo
Demonstrativo de resultados Exerccio Encerrado em Dezembro de 2002 Vendas Brutas Menos devolues Vendas lquidas Menos custos das vendas e despesas operacionais Custo dos produtos vendidos Depreciao Despesas de vendas e Administrativas Lucro Operacional Outras receitas Lucro Bruto Menos despesas de juros Lucro antes dos impostos Menos impostos Lucro aps os impostos 5.500.000,00 500.000,00 5.000.000,00 3.000.000,00 500.000,00 200.000,00

3.700.000,00 1.300.000,00 100.000,00 1.400.000,00 1.250.000,00

150.000,00 500.000,00 750.000,00

Anlise dos ndices financeiros


CATEGORIA NDICE TPICO CLCULO MEDIDAS

Lucratividade

Retorno sobre o investimento


Liquidez corrente

Lucros depois dos impostos Ativos totais


Ativos correntes Passivo corrente

A produtividade dos ativos


Solvncia de curto prazo (capacidade de converter ativos em dinheiro) A eficincia da administrao do estoque A proporo de financiamento fornecido pelos credores (recursos de terceiros)

Liquidez

Atividade

Rotatividade do estoque ndice de endividamento

Vendas Estoque Dvida total Ativos totais

Alavancagem

Controle oramentrio

Oramento um demonstrativo formal quantitativo dos recursos financeiros separados para a execuo das atividades planejadas durante determinados perodos de tempo.
RUBRICA VALOR
20.000,00 6.000,00 8.000,00 5.000,00 6.000,00 9.000,00 25.000,00 Total 54.000,00

Salrios e encargos Aluguel Comunicao (telefone e correio) Exemplo: Oramento anual Manuteno Da empresa XYZ Material de consumo Servios de terceiro Matria-prima

Credibilidade profissional; Slida formao acadmica; Competncias, Habilidades e Atitudes desenvolvidas e caracterizadas; Empreendedorismo como base de preparo profissional; Atuao tica e comprometida com a Sociedade.

Obrigada pela sua ateno!

At a prxima...

Potrebbero piacerti anche