Sei sulla pagina 1di 17

ANO 2 N 4

maro 2001

A TICA NAS ORGANIZAES

Instituto Ethos Reflexo uma publicao do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, distribuda gratuitamente aos seus associados.

Agradecimentos Elma Lourdes Campos Pavone Zoboli, pela autorizao ao uso e reproduo do captulo, A tica nas organizaes, de sua dissertao de mestrado A interface entre a tica e a administrao hospitalar, pginas 58 a 82. Relevo Araujo Pre Press, pelos fotolitos desta edio.

Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social Rua Francisco Leito, 469 14 andar Conj. 1407 05414-020 So Paulo SP Tel./Fax: 11 - 3068.8539 e-mail: ethos@ethos.org.br visite o nosso site: www.ethos.org.br

APRESENTAO
Nesta edio de Instituto Ethos Reflexo, entramos no segundo ano da publicao, que foi idealizada com o propsito de estimular o esprito crtico nas organizaes, motivando as empresas a refletir sobre a forma como esto gerindo seus negcios. O Instituto Ethos sempre defendeu que incorporar a cultura da responsabilidade social um caminho que deve ser construdo diariamente, por meio de mobilizao, engajamento, parcerias entre os diversos atores sociais, troca de informaes e a implementao de aes prticas. Cada vez mais, a responsabilidade social e a tica vm mobilizando um nmero maior de atores da sociedade. Um exemplo dessa constatao na rea acadmica a tese de mestrado de Elma Lourdes Campos Pavone Zoboli, A interface entre a tica e a administrao hospitalar, apresentada ao Departamento de Prtica em Sade Pblica da Universidade de So Paulo em 1999. Dentre os aspectos especficos da rea de sade que compem a obra, o captulo A tica nas organizaes, o qual estamos publicando neste nmero, faz um importante resgate desse tema to discutido atualmente pelas empresas e que deve servir de reflexo para qualquer tipo de organizao. Resultado de um minucioso trabalho de pesquisa, a autora constri uma dissertao fluente, respaldada por diversos estudiosos do tema e traz tona inmeras referncias importantes para ampliar a sua compreenso. Esta leitura mais um incentivo para as empresas que esto descobrindo que gerir o negcio com base nos preceitos da tica e da responsabilidade social o caminho para a sua sustentabilidade, o sucesso empresarial e para a construo de uma sociedade mais prspera e mais justa.

A TICA NAS ORGANIZAES *


INTRODUO
A essencialidade das organizaes na vida pessoas leva alguns expertos a considerarem que os tempos atuais configuram uma poca managerial e a sociedade hodierna conforma uma sociedade de organizaes, cujo paradigma a empresa. Esta concepo ganha tal fora que a transformao das organizaes, com a empresa desempenhando um papel de exemplo ou modelo, vista como o caminho para a melhoria da humanidade. A empresa compreendida como um motor para a renovao social e todas as organizaes e os que nelas trabalham devem buscar aprender da tica empresarial o modo de atuao exigido a fim de que possam sobreviver, crescer e superar-se, evitando os defeitos anteriores e propondo valores adequados a esta reconstituio proposta5. Disto tambm decorre o uso indistinto dos termos tica organizacional ou nas organizaes; tica empresarial ou nas empresas e tica nos negcios. No Brasil, registra-se uma preferncia pelo uso das expresses tica nas organizaes ou organizacional e tica nos negcios, provavelmente pela mencionada influncia do idioma ingls que utiliza business ethics e organizational ethics. Cabe ressaltar que embora no presente trabalho a reflexo restrinja-se ao mbito organizacional, no se desconhece o fato de que a tica empresarial ocorre no contexto da tica social e que tambm tem peso a tica pessoal de cada membro da organizao. Pode-se dizer que a tica organizacional representa a confluncia de uma mobilizao de cidadania e de uma opo da conscincia individual. Desde suas origens na Antiga Grcia a tica convida a forjar-se um bom carter que leve a boas escolhas. O carter que uma pessoa tem decisivo para sua vida, pois, ainda que os fatores externos condicionem em um sentido ou outro o carter, se a pessoa o assumir, o centro ltimo da deciso, pois a tica uma pr5

tica irrenunciavelmente individual, intransfervel e ntima. Porm, oportuno lembrar que as organizaes com seus valores influenciam neste processo decisrio podendo facilitar as boas escolhas ou torn-las um ato herico de quem assim queira agir, pois a tica pessoal assinala que existem situaes nas quais necessrio confrontar o grupo ou a comunidade a que se pertence e atuar de maneira determinada sem importar-se com os interesses afetados. Portanto pode-se dizer que o primeiro sentido da tica um saber que pretende orientar as pessoas na forja do carter5,16,18. A tica social, que acompanha a experincia do pluralismo religioso, poltico e moral reconhecido como o ideal de sociabilidade, consiste em um denominador comum compartido pela sociedade em meio a esta diversidade. Compreende a fecundidade da convivncia de concepes distintas e defende que cada qual tem direito de tentar levar a cabo seu projeto de felicidade sempre que isto no impossibilite aos demais tambm o concretizarem. Ela parte da convico de que cada membro da sociedade um cidado capaz de tomar decises como um sujeito tico autnomo. Assim, um dos primeiros valores que compem a tica social o da autonomia tica com seu correspondente poltico, a cidadania. A estes junta-se a igualdade, entendida como a consecuo de iguais oportunidades para todos desenvolverem suas capacidades, corrigidas as desigualdades naturais e sociais e eliminada a dominao de uns pelos outros j que todos so iguais enquanto autnomos e capacitados para a cidadania. Estes valores da tica social servem de guia para as aes, mas para que eles sejam encarnados na vida das pessoas e das instituies necessrio concretiz-los e os direitos humanos, em suas distintas geraes, podem ser considerados como tal5.

A pluralidade tambm exige como componentes da tica social a tolerncia e o dilogo. O primeiro vai alm de seu sentido passivo isto , uma inclinao a no imiscuir-se nos projetos alheios por simples comodidade, mas abraa um sentido ativo, a predisposio em respeit-los porque podem ter um valor mesmo que no compartido por todos. O dilogo uma atitude que considera cada um como ser autnomo igualmente capaz de dialogar sobre as questes que afetam sua vida e que se dispe, por solidariedade, a incluir os interesses de cada um na tomada de decises. A nica maneira de cada qual se fazer compreender nesta atitude de dilogo na qual se fala e se pergunta5,9. Para o desenho de uma tica nas organizaes faz-se necessrio: determinar o fim especfico da atividade organizacional que responsvel por sua legitimao social;

averiguar os meios adequados e os valores a serem incorporados no desempenho desta atividade especfica; indagar pelos hbitos a ser adquiridos e ir forjando um carter que permita deliberar e tomar decises acertadas em relao s metas; discernir que relao deve ocorrer entre as atividades e as organizaes; identificar quais so os valores ticos da sociedade na qual est inserida a organizao e quais os direitos que essa sociedade reconhece s pessoas5. Feitas estas breves delimitaes iniciais passa-se questo especfica da tica empresarial. Os motivos para o florescimento da preocupao ou interesse com a tica nas empresas e nas organizaes de maneira geral inicia esta discusso que segue com os aspectos histricos e uma conceituao.

MOTIVAES PARA O INTERESSE EM TICA ORGANIZACIONAL


Ultimamente, o interesse ou a preocupao com a tica empresarial e de seus dirigentes e empregados, tem crescido, sendo alvo da mdia e da literatura sobre administrao. J se encontram, nos jornais, anncios selecionando supervisores ou consultores ticos, sinal de que a empresa est incluindo a preocupao com a tica formalmente em sua estrutura organizacional. Possivelmente o domnio do movimento positivista durante a metade do sculo passado e incio do sculo XX, convencendo a todos que os saberes cientficos e tcnicos deveriam se ater, ao que chamou seu fundador Augusto Comte, de regime dos fatos, relegando a um segundo plano os valores, tenha determinado a ausncia destes, na teoria empresarial clssica. Isto, segundo alguns autores, poderia explicar porque resolver problemas ticos em administrao apresenta-se como uma questo to complexa6,11.
Figura 1 - As variveis interdependentes na organizao (7-S Framework)

A pesquisa deste best-seller demonstra que uma abordagem inteligente acerca de organizaes deve abarcar, obrigatoriamente, como interdependentes pelo menos sete variveis: a estrutura; a estratgia; as pessoas (a equipe); o estilo de direo; os sistemas e os procedimentos; os conceitos que servem como guias para as aes; os valores compartilhados no bojo da cultura organizacional; as foras e as habilidades, presentes e esperadas, da corporao. Estas variveis formam o que foi chamado 7-S** Framework (Figura 1), numa tentativa de torn-las de mais fcil explicao, compreenso e incorporao pelos dirigentes15. Os atributos que emergem como os mais caractersticos da excelncia, nesta pesquisa so:

Adaptado de Peters TJ, Waterman RH. In search of excellence. Lessons No entanto, o best-seller de aufrom Americas best-run companies. New York: Warner; 1984. toria de Peters e Waterman15, In preferncia para a ao; Search of Excellence, atravs de uma pesquisa junto a empresas proximidade do consumidor; norte-americanas bem sucedidas, desfaz este mito ou tradi autonomia e esprito empreendedor; o, mostrando que, tudo que os administradores vinham produtividade atravs das pessoas; desprezando como intratvel, irracional, intuitivo e aspec orientao pelos valores; tos informais da organizao, pode ser manejado na busca circunscrio ao negcio que a organizao conheda excelncia. As abordagens quantitativas e racionalistas da ce melhor; administrao resultam incapazes de explicitar o que as com forma simples e staff enxuto; panhias, tidas como excelentes, aprenderam, pois, prov clima, no qual h dedicao para os valores centrais vel que elas tenham alcanado a excelncia devido a atribuda companhia, combinado com a tolerncia para tos culturais que as distinguem das concorrentes no mesmo 15 com os empregados que os aceitam15. ramo de negcios .
**

das iniciais das palavras em ingls structure, systems, style, staff, skills, strategy, shared values

Mas quais seriam as motivaes para todo este interesse quanto a tica empresarial? Alguns autores como Cortina e col.5, Srour18 e Gmez10 destacam dentre as razes de todo este movimento: a urgncia de recuperar a credibilidade na empresa. Escndalos como Watergate fazem com que a confiana volte a ser um valor no mundo empresarial, o que em realidade nunca havia deixado de ser, assim ela reassume a sua posio como tal; a empresa que busca somente os resultados ou as vantagens imediatas suicida, a responsabilidade a largo prazo uma necessidade de sobrevivncia e neste aspecto a tica constitui um fator importante para os ganhos. Por si s, a tica no condio para um bom negcio, mas o propicia;

bilidades neste mbito, ela est obrigada a tomar decises com implicaes ticas. A tica no s individual, mas corporativa e comunitria. Assim, no mundo empresarial comea-se a esclarecer que no s os indivduos so eticamente responsveis, tambm o devem ser as empresas. Portanto, faz-se necessria e urgente uma tica das empresas, que comeam a preocupar-se com o tipo de formao que do a seus membros especialmente a seus dirigentes; as organizaes, nos pases ps capitalistas, so a clula do tecido social e a sua transformao est sendo considerada essencial no processo de construir uma sociedade mais inclusiva. Frente s velhas e anquilosadas organizaes prope-se novas livres dos defeitos anteriores e com os valores adequados esperada renovao, o que confere tica da empresa um lugar de destaque;

na tica das empresas vai se mostrando indispensvel uma mudana na concepo de empresa, de um terrea capacidade gerencial e, conseqentemente, a figura do no de homens sem escrpulos movidos pela ganncia e lucro executivo que pouco a pouco vai se tornando um personaem direo a uma instituio socioeconmica que tem uma responsabilidade tica para com a sogem central do mundo social atual. ciedade (os consumidores, os acionisO gestor uma pessoa com claros obA empresa que busca somente tas, os empregados e os provedores). jetivos que se prope a alcan-los os resultados ou as vantagens Neste aspecto, Bernardo1 defende que atravs do desenvolvimento de grande habilidade para imaginar e criar cada dia mais vigente uma conceiimediatas suicida, meios que permitam isto. De comtuao antropolgica de empresa, que a responsabilidade a largo prazo portamento pr-ativo, criativo e com parte do entendimento da pessoa hucapacidade inovadora no se prenmana como autora, centro e fim de uma necessidade de sobrevivncia de a solues j conhecidas, mas com toda atividade econmico-social. Esta e neste aspecto a tica constitui instinto de adaptao imagina possiconceituao concebe a empresa bilidades e estratgias novas, sempre como um grupo social constitudo por um fator importante para os no marco da negociao, menos cuspessoas livres que organizadas, hierrganhos. Por si s, a tica no toso que o do conflito; quica e profissionalmente, cooperam condio para um bom negcio, de diversas formas como sujeitos de dipara o entendimento dos proreitos com base em contratos livremenmas o propicia cessos de tomada de deciso imte tratados e com a finalidade comum de produzir bens ou servios para intercmbio econmico. prescindvel a compreenso das finalidades da organizao. Em outras palavras pode-se dizer que uma vez que a empresa, Neste sentido, a educao e a preocupao com um atuar enquanto uma organizao social, deve dar conta de funes eticamente correto devero formar parte do desenvolvimenque a sociedade dela espera e exige assumindo suas responsato da organizao;

Resta, dentre as motivaes para a preocupao com a tica nas empresas, levantar a questo do modismo. Gmez 10 coloca este ponto como uma das razes para este crescente A imagem da empresa no pode florescimento da tica dos negcios, ser vilipendiada ou reduzida as organizaes sociais, hoje em j Cortina e col.5 defende uma outra dia, reclamam um atuar eticamente posio afirmando que a tica em simples pea publicitria uma adequado, mas no querem que as presarial no consiste nem em uma vez que ela representa um ativo pessoas sejam heris. No entanto, ao moda passageira, nem em ltimo inpertencer a uma empresa, cujo desetento de justificar relaes injuseconmico sensvel credibilidade nho e funcionamento pem os resultificveis, mas em uma nova forma que inspira. A dimenso tica tados econmicos a curto prazo adide orientar a atividade empresarial uma parte decisiva dentro ante do respeito dos direitos das pese o desenho das organizaes. Tamsoas ou da satisfao da necessidade bm segundo Ortiz-Ibarz14, mais que do conceito de qualidade que dos consumidores, tomar decises etium modismo, a tica nas atividades a empresa apresenta sociedade camente corretas pode tornar-se um empresariais e de qualquer organiato herico, no qual o trabalhador arzao uma necessidade mais exigida medida em que se aprofunda a complexidade do risca seu posto de trabalho. Assim, outra razo pela qual falatecido social. Estas ltimas posies expressam as reais funse de tica nas empresas a situao de insegurana e es e os objetivos da introduo da preocupao com a intranqilidade na qual se encontram muitos diretivos que tica no mundo dos negcios. No entanto, a colocao feidevem tomar as decises exigidas pela empresa, mas senta pelo primeiro autor traz um aspecto que no pode ser tem-se, segundo sua conscincia, como se estivessem agindo desprezado, h um risco de que a tica nas organizaes de maneira eticamente censurvel; revista-se de um carter de modismo e perca de vista suas finalidades. a insistncia na qualidade tica leva, por extenso, qualidade em sentido mais amplo resultando em maior rentabilidade;

a cultura do individualismo, caracterstica da modernidade, geradora de insatisfaes. Como conseqncia os indivduos buscam se integrar a uma comunidade ou corporao para recuperar seu eu concreto. Os seres humanos tornam-se pessoas dentro de comunidades concretas, nas quais aprendem os valores ticos que vo seguir defendendo. A empresa pode ser entendida como uma comunidade que prope a seus membros uma identidade, um sentido de pertena, valores a compartir, uma tarefa comum, um bem comum no distinto do bem de cada um dos seus integrantes e, at mesmo, um sentido de excelncia que o universalismo individualista incapaz de considerar. Esta a cultura das organizaes que, comeando pela famlia e continuando atravs dos demais grupos humanos que cada indivduo integra, leva ao resgate do sentido concreto da vida de cada um;

contribui para a boa imagem da empresa, pois nenhuma das grandes e excelentes companhias distingue-se pela falta de princpios ticos, mas pela qualidade do produto que colocam disposio do mercado. As empresas tm uma imagem a resguardar, patrimnio essencial para a continuidade do prprio negcio. A imagem da empresa no pode ser vilipendiada ou reduzida simples pea publicitria uma vez que ela representa um ativo econmico sensvel credibilidade que inspira. A dimenso tica uma parte decisiva dentro do conceito de qualidade que a empresa apresenta sociedade.

ASPECTOS HISTRICOS
A poca do grande florescimento da tica nos negcios, nos Estados Unidos, ocorre nos anos 80, no entanto possvel encontrar marcos histricos deste assunto anteriores dcada de 70. Em 1940, Rensis Likert publica o livro Moral and Management. Dez anos mais tarde, o socilogo Katz publica, na Harvard Bussiness Review, o artigo Los valores personales y las decisiones. No mesmo peridico, em 1969, Keneth Andrews, no artigo Toward Professionalism in Business Management, expe sua tese de que a direo de negcios no pode receber o qualificativo de profissional enquanto no aceitar um cdigo tico independente e que se encontre acima do mando mximo da empresa, de tal modo que o diretor deva respeit-lo de maneira absoluta12. Segundo Llano12, estes autores no representam um movimento isolado, so conseqncia de uma corrente poderosa, demonstrada em estudos do socilogo Wright Mills, que busca reafirmar os valores ticos das antigas classes mdias dos EUA que durante mais de 40 anos mantiveramse na defensiva. E estes valores derivados da tradio crist incluem a honradez, a laboriosidade, o altrusmo, a mentalidade cvica, a prtica religiosa e o auto - controle ou a disciplina pessoal. No final dos anos 60, o conceito de tica nos negcios toma impulso e isto se deve principalmente aos ataques indstria automotiva e ao desenvolvimento de um movimento em defesa dos diretos dos consumidores. Uma onda de escndalos levando ao questionamento da segurana dos produtos, da proteo do meio ambiente e do comportamento dos homens de negcios provoca intensas reaes da opinio pblica e a ameaa de interveno por parte do Estado. O mundo dos negcios norte-americano descobre a necessidade de uma reflexo acerca das responsabilidades sociais da empresa e dos aspectos ticos do comportamento na rea dos negcios. Os meios de comunicao interessam10

se pelo assunto e assim que nos anos 80 vive-se o florescimento da tica nos negcios12,14. Em 1980, os jesutas abrem, em Wall Street, um Centro de Reflexo para os banqueiros e os bolsistas catlicos. Cinco anos mais tarde, j esto em funcionamento nas escolas de administrao mais de 500 cursos sobre o tema com cerca de 40.000 estudantes. Em Harvard, que recebe uma doao de 23 milhes de dlares do presidente da Securities and Exchange Commission (SEC) para financiar pesquisas nesta rea, a partir do outono de 1988, tica nos negcios matria obrigatria para todos os estudantes de administrao de empresas. Criam-se, com pauta na lgica casustica, numerosos manuais para o ensino abrangendo conceitos bsicos e solues prticas . A tica dos negcios converte-se em tema de um best-seller: o autor do Manager Minute, Kenneth Blanchard, publica com Norman Peale, The Power of Ethical Management. Em 1988, outra obra sobre o tema, Pratical Ethics de Gordon Shea, publicada e promovida no meio dos negcios e nas universidades pela American Management Association (AMA)17. Alm das publicaes, o tema torna-se objeto de um mercado no qual atuam consultores especializados, como o Deyford Group que prope um programa de formao. O Managing Ethical Issues aborda desde a definio de tica at a gesto de problemas cotidianos, como o absentesmo e as notas de gastos. Robert C. Solomon, da Universidade do Texas, organiza seminrios para executivos de grandes empresas. Como conseqncia de todo este movimento, mais de 75% das grandes empresas norte-americanas tem um cdigo de conduta e algumas, como o Chase Manhattan e a General Electric, contam com cursos internos de formao e com comits de tica e de responsabilidade social17. Na Europa, so os ingleses que do incio a este interesse pela tica nos negcios. Neste pas, tambm os escndalos financeiros e os numerosos problemas de produtos

alimentcios deteriorados provocam a desconfiana do pblico. O Institute of Business Ethics (IBE) elabora um modelo de cdigo de tica a ser explicado e difundido, pelos diretivos, a todas as partes implicadas desde os empregados at os acionistas. Recomenda-se que cada empresa decida sobre a incluso do cdigo no contrato de trabalho, a sua aplicao em todas as filiais incluindo aquelas fora do pas e as sanes para o desrespeito das normas nele contidas. O Kings College de Londres conta com um centro de investigaes sobre tica nos negcios e mantm ctedras especializadas nas universidades. A Christian Association of Business Executives (CABE) publica, em 1983, um cdigo de tica nos negcios. O Journal of Business Ethics tem um grande nmero de assinantes17. Em novembro de 1987, em Bruxelas, criada a European Business Ethics Network (EBEN) com o objetivo proporcionar um espao para o debate e o intercmbio entre os responsveis por empresas e estudantes de administrao17. Na Frana, a quebra da bolsa de valores de 1987 impulsiona o florescimento da tica dos negcios. Nesta ocasio, o Instituto La-Botie publica a obra de Michael Novak, com temas de tica econmica e dos valores da economia de mercado, e promove estudos acerca dos princpios ticos implicados na direo e nas instituies. Na primavera de 1988, um jantar que debate o tema El hombre de negocios y la santidad, promovido pela Associao Francesa de Ex-alunos da Harvard Business School, conta com a sala lotada. Um pouco mais tarde, o Centro de Jovens Dirigentes escolhe a tica como o tema do congresso que comemora seu cinqentenrio. Entre 1989 e 1990, o Instituto da Empresa rene diversas associaes para uma reflexo acerca dos problemas ticos17. Quanto ao ensino da tica nos negcios na Europa, tmse a ctedra na London School of Economics e na University of Nottingham, Gr-Bretanha, na Universidade de ErlangenNuremberg, Alemanha, na Universidade de Saint-Gall, Sua, na The Netherlands School of Business, Holanda e na Escola Superior de Comrcio de Lyon, Frana17.
11

Para o Brasil, no h uma literatura disponvel que permita traar o desenvolvimento histrico e o atual estado em que se encontra o interesse pela tica nos negcios. No entanto, cabe destacar que a Escola de Administrao de Empresas de So Paulo da Fundao Getlio Vargas conta com um Centro de tica nos Negcios que, no incio do segundo semestre de 1998, promove I Congresso de Negcios, Economia e tica na Amrica. Neste sentido, tambm faz-se oportuno evidenciar afirmao de Srour18 considerando que a maioria dos empresrios brasileiros ainda confunde tica e legalidade pensando que para ser tico, basta no ser pego. Isto parece colocar o pas em posio distinta da descrita no cenrio mundial. Durante estes marcos histricos observa-se uma mudana nos tpicos que merecem a ateno nas discusses. Os acordos sobre preos e a desumanizao da fora de trabalho configuram as duas grandes preocupaes dos anos 5013. Frente a indignao de todos com a agressividade militar e a poltica do complexo industrial militar originada pela Guerra do Vietn, nos anos 60, a tica empresarial volta sua ateno para a destruio ambiental13. Os cdigos corporativos de conduta marcam a discusso tica dos anos 70. Isto ocorre em resposta aos escndalos internacionais, como Watergate e em conseqncia dos movimentos em defesa dos direitos dos consumidores em franco crescimento. Estes cdigos voltam-se contra as prticas danosas e/ou enganosas nas propagandas, embalagens e rotulagens dos produtos13. Duas fases dividem os anos 80. Na primeira metade desta dcada, a tica nas empresas caracterizada pela preocupao com a responsabilidade institucional. Na segunda, a capacidade moral dos indivduos ganha destaque. Os valores pessoais de um administrador tornam-se uma questo essencial para a empresa. Em uma pesquisa realizada em 1989 pela Korn/Ferry e pela Columbia University Graduate School of Business, com mais de 1.500 executivos de 20 pases, a tica pessoal classificada como a caracterstica primordial para o presidente da empresa ideal no ano 200013.

O foco de ateno da tica nos negcios, no anos 90, do mundo empreendedor e de superar dificuldades enfrenest centrado em como obter e manter a excelncia. Dentro tadas que, segundo Cortina e col.5 encontram-se especialdo contexto competitivo e das grandes mudanas, caractemente em dois fatos: rstico da maior parte dos setores da atividade empresarial, a) a desconfiana, por parte do prprio empresariado, quanto tica suscitando arraibusca-se um conjunto de premissas gadas predisposies, como: gerenciais que estimulem a integridaAs questes ticas bsicas devem de pessoal e possibilitem fazer frente fazer parte do clculo para a soluo quem quer fazer bons negcios ao mercado econmico. Ganha evitem que deixar a tica na porta da dncia a idia de que os administrados problemas enfrentados no empresa; dores tomam decises com implicacotidiano gerencial de uma o negcio o negcio, e a misso es ticas, pois a maioria das ativida empresa consiste em maximizar dades empresariais tm impacto soorganizao, pois quem decide faz benefcios, assim no h valor subre outras pessoas alm daquelas diescolhas entre diferentes cursos de perior conta dos resultados; retamente envolvidas, ficando assim ao e deflagra conseqncias a empresa deve preocupar-se em sujeitas a uma avaliao das conseqganhar dinheiro, deixando as ncias de benefcio ou malefcio oriquestes sociais para os mecanismos do mercado e os poginadas para todas as contrapartes. As questes ticas bsideres pblicos. cas devem fazer parte do clculo para a soluo dos problemas enfrentados no cotidiano gerencial de uma organizab) o questionamento que se faz frente aos reclames da o, pois quem decide faz escolhas entre diferentes cursos sociedade por uma maior tica nos negcios: est realde ao e deflagra conseqncias13,18. mente aludindo a uma necessidade que ela sente ou simplesmente tranqilizando a sua conscincia com a Apesar de sua breve trajetria, a tica no mundo dos aparncia de que a tica fundamental na empresa, a negcios tem apresentado mudanas, provavelmente em conexemplo da poltica ou das informaes? seqncia da tentativa de acompanhar o dinamismo prprio

12

CONCEITUAO
Antes de mais nada, preciso distinguir tica econmica e empresarial. O primeiro termo, tica econmica, refere-se ao campo geral das relaes entre economia e tica ou, especificamente, reflexo tica acerca dos sistemas econmicos5. c) A tica empresarial ou dos negcios, centra-se, principalmente, na concepo da empresa enquanto organizao econmica e instituio social ou seja, um tipo de organizao que desenvolve uma atividade que lhe peculiar e na qual resulta fundamental a funo diretiva e o processo de tomada de decises5. Para definir tica empresarial Cortina e col.5 destacam vrias correntes de pensamento com caracterizaes distintas: a) enquanto processo de deciso: nesta corrente, est M.T. Brown, que entende por tica o processo de decidir o que se deve fazer. A reflexo tica vista como a anlise da argumentao que permite tomar decises melhor justificadas e chegar a consensos. Parte-se da concepo das organizaes como agentes ticos que podem escolher, dentre diversos, um curso de ao5. enquanto preocupao s relaes externas e internas: nesta linha, a tica dos negcios vista como aquela que concerne s relaes externas das empresas ou dos profissionais independentes com os clientes, com os provedores e com o poder pblico e s relaes internas entre as pessoas na empresa, incluindo os dirigentes. Esta relao opta sempre por um modelo de cooperao em lugar do conflitivo, ganhando sentido os cdigos de conduta. Em uma empresa, o cdigo de tica e uma poltica de normas de conduta constituem meios excelentes para comunicar seus propsitos e expor os valores e convices de sua liderana. Porm quando os executivos baseiam-se demais em regras e padres, provvel que acabem se escondendo atrs de
13

um cdigo de tica e acreditando que para ser tico basta no violarem as regras, assim o papel dos ideais e do julgamento profissional pode ser perdido2,3,5. enquanto ramo da tica: em uma primeira fase, esta vertente defende a tica empresarial como um ramo da tica que trata de aplicar princpios ticos aos negcios. Em uma segunda fase, passa-se ao entendimento de que as organizaes tm obrigaes sociais que vo alm das econmicas. Quando a responsabilidade social das organizaes passa a ser alvo de uma viso mais objetiva, que busca compreender as suas finalidades como a chave para o processo de deciso, constitui-se a terceira fase desta corrente de pensamentos5. enquanto inserida no contexto de uma tica das instituies: para esta corrente que engloba as demais, S. Garca Echevarra citado por Cortina e col.5 destaca alguns elementos: a empresa , primeiramente, um sistema de valores com potencialidades que podem aflorar na cultura organizacional; as empresas, como instituies, devem definir suas finalidades a partir dos valores que as identificam; a tica constitui uma exigncia dos sistemas abertos e desregulados, pois os seres humanos necessitam de normas de comportamento baseadas nos valores da organizao empresarial; o tico rentvel, pois possibilita uma identificao com a organizao e conseqentemente uma motivao eficiente; a cultura prpria da empresa permite a sua diferenciao frente aos competidores; a clara concepo do papel do diretivo, que deve identificar-se com a organizao e ter capacidade e habilidade para integrar pessoas humanas.

d)

b)

Portanto, a tica empresarial ou organizacional pode ser entendida como o descobrimento e a aplicao dos valores e normas compartidos pela sociedade no mbito da empresa ou organizao, especificamente, no processo de tomada de decises a fim de aumentar sua qualidade5,11.

Sua tarefa principal, consiste em elucidar o sentido e fim da atividade empresarial e propor orientaes e valores ticos especficos para alcan-los. As decises conUma tica empresarial no consiste somente no conhecretas ficam nas mos dos sujeitos que so responsveis cimento da tica, mas na sua prtica. E este praticar concrepor elas e, portanto no podem tom-las sem considerar tiza-se no campo comum da atuao diria e no apenas em o fim que se persegue, os valores ticos orientadores, a ocasies principais ou excepcionais geradoras de conflitos conscincia tica socialmente alcanada e os contextos e de conscincia. Ser tico no significa conduzir-se eticamente conseqncias de cada deciso5. Srour18 considera que a quando for conveniente, mas o tempo todo2,10. Neste sentiintroduo da reflexo tica nas ordo, Srour18 advoga que indispensganizaes ajuda a diminuir a A tica no um valor acrescentado, vel a adoo de uma abordagem tiindefinio que por vezes cerca alca coerente com os valores nucleares mas intrnseco da atividade gumas situaes: da cultura organizacional, no bastaneconmica e empresarial, pois esta do exortaes ou aes pedaggicas, (....) a introduo da reflexo pois h muitos fatores em jogo, como atrai para si uma grande tica nas organizaes serve para os apelos do consumismo, do enriquantidade de fatores humanos e os elucidar as questes que suscitam poquecimento rpido, o ambiente de inlmicas ou controvrsias morais, sem certezas, o desemprego estrutural e seres humanos conferem ao que o qu, corre-se o risco de patinar na as presses para obteno do sucesso realizam, inevitavelmente, uma indefinio e de estimular abusos pessoal que, dissolvendo as convicpor parte do corpo funcional. Ao rees, estimulam uma postura de egodimenso tica. A empresa, vs, se houver respostas consistentes smo ao gosto do eu-primeiro e do enquanto instituio capaz de tomar salve-se quem puder. aos dilemas, a nervura central da cultura organizacional ser consolidadecises e como conjunto de relaes da, porque tais respostas transforComo caractersticas da tica humanas com uma finalidade mam-se em orientaes emblemempresarial, Cortina e col.5 assinalam: determinada, j tem desde seu incio ticas; dizem o que justo e injusto, certo e errado, lcito e ilcito; esclareno uma tica de convico, uma dimenso tica cem o que se espera dos funcionrimas sim de responsabilidade pelas os e dos dirigentes; demarcam os padres culturais validaconseqncias das decises tomadas***. No entanto, deve-se dos pela organizao; anunciam o que ser recompensado evitar extremos, pois aquele que pauta seu agir puramente e inibem possveis racionalizaes individuais, ao formular pela tica da responsabilidade, sem convices, pode trans18 proibies e licenas. (p.307) formar-se em um frio calculador de conseqncias;
***

A tica no um valor acrescentado, mas intrnseco da atividade econmica e empresarial, pois esta atrai para si uma grande quantidade de fatores humanos e os seres humanos conferem ao que realizam, inevitavelmente, uma dimenso tica. A empresa, enquanto instituio capaz de tomar decises e como conjunto de relaes humanas com uma finalidade determinada, j tem desde seu incio uma dimenso tica5,14.

Entende-se por tica de convico a que prescreve ou probe determinadas aes, incondicionalmente, como boas ou ms em si, sem levar em conta as condies em que devem realizar-se ou omitir-se ou, ainda, sem considerar as conseqncias que podem advir de sua realizao ou omisso. E por tica da responsabilidade, a que ordena ponderar as conseqncias previsveis das prprias decises ou das circunstncias em que ocorrem5.

14

uma vez que a atividade empresarial tem uma funo social que a legitima, a empresa que esquece deste aspecto no logra esta legitimao. Desta forma, os consumidores so interlocutores vlidos e constitui-se uma exigncia para a tica da empresa ter em conta seus interesses atravs de mecanismos de participao efetiva; os membros da empresa tambm so interlocutores vlidos, cujos direitos devem ser respeitados os membros da empresa devem cumprir com suas obrigaes e co-responsabilizarem-se pelo andamento de suas atividades, com a cooperao suplantando o conflito e a apatia. Assim, pode-se concluir que uma empresa ou organizao que atua de forma eticamente adequada a que persegue os objetivos pelos quais existe (satisfazer as necessidades humanas) e caracteriza-se pela agilidade e iniciativa, pelo fomento da cooperao entre seus membros, pela solidariedade, pelo risco racional (riesgo razonable) e pela co-responsabilidade. Mas, tudo isto deve ocorrer dentro do marco da justia, sem o que a organizao est eticamente incorreta. E este marco de justia ao qual a empresa atual deve aterse ps-convencional ou seja, no somente legal, mas sobretudo tico5.

Na medida em que as atividades das organizaes tornam-se mais complexas, a funo diretiva, na maioria delas, passa a ser desempenhada por um administrador treinado em um corpo de conhecimento formal que o habilita para a funo. Dentre os instrumentos que este administrador deve lanar mo, a fim de que a organizao produza resultados, destaca-se o uso adequado de incentivos para obter motivao e a liderana essenciais a todas as funes administrativas. Ele deve conhecer a motivao humana e saber conduzir as pessoas, isto lider-las4. Cortina e col.5 prope a liderana empresarial como liderana tica, pois o diretivo converteu-se em um dos personagens mais significativos da cultura deste fim do sculo, no apenas pela importncia das decises que toma ou por sua capacidade de gesto, mas porque sua liderana ultrapassou os limites da empresa. O administrador desempenha papel decisivo para que a empresa converta-se em um verdadeiro espao tico que decorre de um processo de aprofundamento, esclarecimento e determinao das responsabilidades dos membros que a compem. Desta forma, gera-se o thos da organizao que lhe outorga identidade distinta e dinamizado como mbito de inovao, de cooperao e de responsabilidade.

15

OBSTCULOS TICA ORGANIZACIONAL


Cada organizao tem uma misso que define todo seu sentido. Um delineamento bem preciso da misso serve de constante alerta acerca da necessidade de olhar-se para fora da organizao em busca de medidas de sucesso e no somente de clientes. Assim, mais importante definir claramente a meta e a finalidade da organizao estimulando seus membros a alcan-las do que determinar um conjunto de normas e regulamentos. So os fins que conferem sentido s atividades e as regras s podem ser fixadas se eles forem levados em conta5,7. Vale registrar dois exemplos relatados por Drucker7: o primeiro diz respeito experincia de uma grande cadeia de hospitais catlicos localizada no sudoeste dos EUA e retrata como um claro senso da misso e o foco nos resultados podem tornar-se produtivos. A despeito dos cortes nos pagamentos do Medicare essa cadeia aumentou suas receitas em 15%, conseguindo, ao mesmo tempo, chegar a um ponto de equilbrio e elevar os padres de qualidade no atendimento ao paciente. E isto deve-se ao fato da diretoria ter compreendido que o negcio de sua equipe prestao de cuidados sade, sobretudo aos mais pobres e no a direo de hospiOs empresrios excelentes indicam que, hoje em dia, tais. Quando, por razes mdicas, a assistncia mdico-sanittem mais peso a clareza dos fins do que das normas e dos regulamentos. Aqueles que tm luciria comea a transferir-se para fora dos hospitais, a cadeia promove esta tendez acerca das finalidades e sabem, Uma organizao atua de forma partindo delas, ordenar os objetivos dncia ao invs de lutar contra ela. eticamente adequada quando intermedirios esto mais capacitados Abre, dentre outros servios, centros persegue suas metas e respeita os cirrgicos ambulatoriais, centros de rea adaptar-se e/ou criar solues inovadoras frente s mudanas que survalores e os direitos compartidos pela abilitao, redes de centros radiolgijam. Ter conscincia dos propsitos cos e de laboratrios de anlises. O sociedade na qual est inserida lema da cadeia : Se isso no interesa serem perseguidos e habituar-se a se do paciente, devemos promov-lo; escolher e agir segundo eles constinosso trabalho ser torn-lo autosustentado. Esta poltica entui um fator imprescindvel na configurao de uma tica che os hospitais da rede; as instalaes tornam-se to populapessoal e das organizaes5. res que geram um fluxo constante de referncias e recomendaes. A organizao alvo deste exemplo parte da misso e Segundo Drucker7, as organizaes sem fins lucrativos, daquilo que deveria fazer acontecer fora dos seus limites para nos EUA, crescem em resultados e em nmero de voluntrimerecer recompensa e legitimao social, no principiando os envolvidos em suas atividades porque comeam seu plapela recompensa em si. nejamento pelo desempenho de sua misso, ou seja pelo ambiente externo, pela comunidade ou os futuros clientes. As melhores organizaes sem fim lucrativos dispensam grande ateno definio de sua misso, evitando declaraes abrangentes e concentrando-se em objetivos com implicaes claras para o trabalho a ser realizado pelos seus membros, funcionrios e voluntrios. O autor defende que isso focaliza a organizao na ao, define as estratgias especficas necessrias na consecuo das metas vitais e cria um organizao disciplinada.
16

o segundo exemplo refere-se ao fato da maioria dos alunos do programa para executivos de alto e mdio nvel no qual o autor leciona servirem no corpo de voluntariado de organizaes sem fins lucrativos. Provenientes de uma ampla gama de empresas, desde bancos e seguradoras at companhias aeroespaciais, eles atuam como voluntrios em igrejas, conselhos de faculdades, orquestras sinfnicas, escoteiros, ACM, Fundo Comunitrio, etc. O que chama a aten-

o a razo que boa parte deles apresenta para tal comportamento, alegando que no trabalho de cada um no h muitos desafios, nem realizaes ou liberdade de ao suficientes e, principalmente, que no existe uma misso, mas apenas convenincia. Assim, uma misso organizacional explicitamente definida, compartida e respeitada faz com que as pessoas sintam orgulho da organizao, do que ela representa e conseqentemente lutem pela sua integridade. Alm disto, sentindo-se apreciados, mais provvel que os partcipes da organizao resistam tentao de se desviarem de condutas eticamente corretas2. Uma organizao atua de forma eticamente adequada quando persegue suas metas e respeita os valores e os direitos compartidos pela sociedade na qual est inserida. No entanto, no atuar tico no cabe a expresso a qualquer preo, pois h preos que nem as pessoas, nem as organizaes podem pagar se que querem agir de maneira, alm de prudente, tambm justa. Para assegurar o bem comum deve-se observar procedimentos idneos. As empresas nas quais a transparncia do processo decisrio no comprometida, colocada de lado ou minimizada com vistas obteno de resultados almejados constituem palco de boas prticas ticas1,2,5,10. A impacincia e a pressa para chegar aos objetivos e metas constituem fatores para a negligncia no trato das questes ticas dentro das organizaes. Isto pode por em risco a satisfao dos clientes e dos empregados, iniciando um ciclo negativo que termina por afetar os resultados2. Etklin8 chama este desvio da misso organizacional, especialmente em seu aspecto social, de perversidade. Em outras palavras, a perversidade ocorre quando uma organizao, atravs das aes de seus participantes, afasta-se de sua razo de ser, do que esperado para o seu tipo de atividade. Ao isolar-se das necessidades e demandas sociais, a organizao deixa cair no esquecimento a causa primeira de sua existncia e mina a motivao de seus integrantes. Como exemplo, dentre outros, o autor refere-se a um hospital que se
17

apresenta com a misso social especfica de curar e na prtica, como um desvio na direo oposta ou um distanciamento desta misso organizacional, s cura quando se trata de um negcio vivel ou rentvel. Os sistemas perversos ou tambm chamados de dupla moral fazem aluso corrupo social que provoca a mudana arbitrria de valores de acordo com as circunstncias e as convenincias dos envolvidos. Desta forma, pode-se dizer que a perversidade sustenta-se conceitualmente em um definio que requer contextualizao. O invarivel a coexistncia de requerimentos contraditrios, como a possibilidade de ser, simultaneamente, juiz e parte em um processo8. Falar de perversidade significa referir-se a modelos de relao e formas de pensar passveis de ocorrer em qualquer grupo social. A perversidade emerge de uma relao marcada pela assimetria e desigualdade e plasmada por uma racionalidade destrutiva. As vtimas so submetidas a regras injustas que no controlam, mas que lhe causam danos. A perversidade implica que os envolvidos incorporem em suas relaes um esquema explicativo que torne admissvel ou justificvel a desigualdade, podendo chegar a consider-la normal ou mesmo a no distingui-la. Por isto relativamente comum que os protagonistas de relaes permeadas pela perversidade no admitam que em sua forma de agir exista algo de desvio ou destruio. Alegam tratar-se de alternativas escolhidas a fim de conseguirem seus fins pessoais dentro dos grupos ou organizaes s quais pertencem. Muitas vezes, o que eticamente incorreto aparece sob o rtulo de adaptao ao meio. Desta forma, bem comum as pessoas no se sentirem responsveis pelas conseqncias negativas que causam aos outros8. Os desvios e as deformaes podem restringir-se a pontos especficos da organizao, mas possvel que se estendam propiciando condutas antes no aceitas e revestindo de ambigidade a definio da misso organizacional. Brechas no controle social, como a falta de sanes e punies e a dissuaso ou a supresso deste atravs de meios indefensveis, como a corrupo e a intimidao facilitam a ocorrncia do

fenmeno da perversidade nas organizaes. A burocracia tambm pode constituir fator facilitador da instalao da perversidade quando consome uma parte exagerada dos materiais, da energia e dos recursos a ponto de suplantar o que gasto na gerao dos servios ou dos produtos tidos como os caractersticos da atividade organizacional8.
*

Frente a este risco da perversidade, necessrio que as diferentes organizaes, tendo patente o sentido da atividade que lhes caracterstica, reflitam sobre quais os bens internos a esta atividade e os meios adequados para atuar nesta direo. Talvez, seja esta a primeira tarefa de uma tica para as organizaes5.

Texto extrado (e editado) da tese de dissertao de mestrado A interface entre a tica e a administrao hospitalar, desenvolvida por Elma Lourdes Campos Pavone

Zoboli e apresentada ao Departamento de Prtica em Sade Pblica da Universidade de So Paulo para obteno do grau de Mestre, rea de concentrao: Servios de Sade, em 1999. Orientador: Prof. Dr. Paulo Antonio de Carvalho Fortes.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
1. Bernardo J. tica de los negocios. Buenos Aires: Macchi; 1993. 2. Blanchard K e Peale NV. O poder da administrao tica. Trad. de R Jungmann. So Paulo: Record; 1994. 3. Chen YSA, Sawyers RB, Williams PF. O novo caminho para a tica. HSM Management 1998; 11: 36-40. 4. Chiavenato I. Administrao: teoria, processo e prtica. 2 ed. So Paulo: Makron Books; 1994. 5. Cortina A, Conill J, Domingo-Moratalla A, Garca-Marz VD. tica de la empresa. 2a ed. Madrid: Trotta; 1996. 6. Darr K. Patient-centered ethics for health services manegers. JHHRA. 1993; 16: 197-216. 7. Drucker P. Administrando para o futuro. Trad. de N Montingelli Jr. 5 ed. So Paulo: Pioneira; 1996. 8. Etkin JR. La doble moral de las organizaciones. Los sistemas perversos y la corrupcin institucionalizada. Madrid: McGraw-Hill; 1993. 9. Flower J. A conversation with Peter Drucker, part 1. Being effective: the secret is concentration of the very resources you have where you can make a difference. Healthc Forum J. 1991; 34 (3): 52-57. 10. Gmez R. tica empresarial: teoria e casos. [snt] 11. Gracia D. Ejercicio de la medicina y gestin de la salud. Problemas ticos de la gestin sanitaria. [snt] [apostila do Ciclo de Biotica Clnica do I Magster en Biotica da Universidade do Chile e do Programa Regional de Biotica para a Amrica Latina e Caribe OPAS/OMS] 12. Llano C. El empresario y su accin. Mxico: McGraw-Hill; 1990. 13. Nash LL. tica nas empresas: boas intenes parte. Trad. de KA Roque. So Paulo: Makron Books; 1993. 14. Ortiz-Ibarz J. La hora de la tica empresarial. Madrid: McGraw-Hill; 1995. 15. Peters TJ, Waterman RH. In search of excellence. Lessons from Americas best-run companies. New York: Warner; 1984. 16. Savater F. La dimensin tica de la empresa. Santaf de Bogot: Siglo del Hombre Editores/Fundacin Social; 1998. (Conversaciones) 17. Scherrer V. En la jungla de los negocios: por una moral de la empresa. Trad. de ECT Isoard. Mxico: Grijalbo; 1991. 18. Srour RH. Poder, cultura e tica nas organizaes. Rio de Janeiro: Campus; 1998. A tica nas organizaes; p. 269-323.

18

Potrebbero piacerti anche