Sei sulla pagina 1di 22

I Central de Concursos

/Dogmu Cultural

TECNICA DE APRENDER
c1tmaurJ! !?erez'ra cYKunzz

Em convenio com a Empresa Brasileira de Recursos Humanos

.egrau Cultural

..
~

Central de Concursos / Degrau Cultural

~~""""'~~~~~"'" RIO DE JANEIRO ~"""""~"""""~~""""""""""~ CINELANDIA: Pra~a Mahatma Gandhi. 2 / 2 andar * (21) 2279-8257 CENTRO: Rua da Alfandega, 80/2 andar * (21) 3970-1015 COPACABANA: Av. N. Sra. Copacabano, 807/2 andar * (21) 3816-1142 MADUREIRA: Shopping Tem~Tudo/ SIj 18 * (21) 3390-8887 MEIER: Rua Manuela Barbosa, 23/2, 3 e 4 andares * (21) 3296-8857 NITER61: Rua S60 Pedro, 151 / Sobreloja * (21) 3604-6234

"""""""""'~~=-=-=-""" SAO PAULO .~~~~""""""""""~ SAOPAULO: Rva Bar60 de Itapetininga, 163/6 andar * (11) 3017-8800 SANTO ANDRE: Av. Jose Cabalero, 257 ,.;(11) 4438-8777 SANTO AMARO: Av. Santo Amaro, 5860* (11) 5181-2221

Central de Concursos / Degrau Cultural

I Central

de Concursos / Degrau Cultural

TECNICA
A sua aprova~ao no concurso em que se inscreveu depende fundamentalmente da quantidade e da qualidade da aprendizagem feita sabre as assuntos constantes dos respeetivos programas.

DE APRENDER
Conselho Editorial
Marizete Ribeiro CastanheiraMartins Andrea Martins Para chegar a tal aprendizagem, voce sabe muito bem que devera estudar. No entanto, talvez nao estejaalertado para a fato de que existem formas de estudar mais eficazes do que au':' tras. Isto significa que voce nao deve preocupar-se apenas com a que deve estudar (as assuntos do programa), mas, tambem, com a que vai estudar (as tecnicas de estudo a usar). Estudando da forma adequada, isto e, usando as tecnicas apropriadas, voce conseguira num mesmo intervalo de tempoaprender maior quantidade de conhecimentos. Mas nao e s6: alem de aprender mais, voce podera aprender melhor. Isto significa que a sua aprendizagem ganha em quantidade e qualidade. Assim sendo, e fora de duvida que yale a pena reservar uma parte do seu tempo para aprender algumas tecnicas de estudo.

Reda~ao
Amaury Pereira Muniz

Supervisao Metodologica e Didatica


Marcia Nogueira

Projeto Gratlco
VivianaAssunr;ao

Capa
Marcelo Fraga

Revisao
Priscila Oliveira

o prop6sito do presente volume e exatamente este: fazer com que voce aprenda a aprender. Usando apropriadamente as tecnicas de estudo voce aumentara a rendimento de sua aprendizagem.
Aprendendo mais e melhor, voce subira com mais facilidade a seu degrau culturale estara mais apto a alcanc.;ara exito quealmeja.

I~]
.egrau .ultural
Proibida a reprodur,;iiono todo au em partes, par qualquer meio au processo, sem autorizar,;iio expressa. A violar,;iiodos direitos autorais e punida como crime: C6digo Penal, art. 184 e seus paragraios e art. 186 e seus incisos (ambos atualizados pela Lei n 10.69512003 e Lei n 9.610198 - Lei dos Direitos Autorais). .

Central de Concursos / Degrau Cultural

Voce encontrara, aqui, uma orientac;ao basica para seus estudos. Trata-se de um trabalho preparado com grande zelo . pedag6gico par um educador consagrado, cuja vida foi dedicada, par inteiro, causa da educaC;ao.

Este compendia foi pautado pela diretriz de uma linguagem simples e objetiva, sem se descuidar da riqueza de seu conteudo. A sfntese foi uma preocupac;ao permanente do autor.

o professor Amaury Pereira Muniz (*) deixou uma lacuna no meio educacional, s6 atenuada pela semente de seriedade, de competencia e de dedicac;aoque deixou plantada em tudo que fez.
Ao reeditar esta obra, desejamos registrar nossa homenagem a esse grande educador que soube sempre conjugar a simplicidade com a grandeza do trabalho que realizou. . Nesta obra, cada um encontrara Iinguagem, ao lado da riqueza no conteudo. a simplicidade na

(*)

0 professor Amaury Pereira Muniz, autor desta obra, no seu vasto curriculo profissional, deixou registrados alguns tftulos que merecem ser lembrados: Diretor de Ensino Medio e Superior cia Secretaria de Educac;ao do antigo Estado do Rio; Membro do Conselho Estadual de Educac;ao; Diretor Teenico do ITE (Instituto de' Teenologias Educacionais); Membro do ConselhO do Museu da Imagem e do Som; Diretor do Colegio Universitario da Universidade Federal Fluminense; Presidente da Fundac;ao Educacional e Cultura Nova Friburgo; Diretor do Centro de Estudos Pedagogicos da Fundac;ao Getulio Vargas; Diretor da Faculdade de Educa9ao de Itaboraf; Vice-Presidente da Companhia Nacional de Educandarios da Comunidade; Presidente da Academia Fluminense de Educac;ao.

Central de Concursos / Degrau Cultural


I

D[iJcD~GCB
!f Introduc;60

.-

)( Saber estudar
)0;

Interesse pelo estudo As condic;6es ffsicas devem ser favor6veis

09 09 09
10
11 12

')c

lC

preciso controlar

0 tempo

)( Aprenda

a concentrar-se .: aprender a pessoa mais

Exercfcio I '<Saber ouvir significa X'Saber ver enriquece Exercfcio II \Finalidades da leitura

13 15 17 18 ,

20
21 , 22 23 25 29 31 : 32 32 34 36 37

Ie' Saber selecionar

e importante
melhor

x Saber ler para aprender


>tLer reflexivamente Exercfcio III )rTipos de estudo

)( Esquema de leitura Verifique suas respostas

Resolver os exercfcios Exercfcios IV


)C

Atividade

mental intensa a confus60 no ato de pensar

~Elimine

Exercfcio V
j('

40
42 43 ~ 46 nas provas e exames

Regras gerais de estudo

o sucesso
Bibliografia

Central de Concursos

/ Degrau Cultural

SABER ESTUDAR ORIENTACAo SaBRE COMO ESTUDAR


1. IMPORTANCIA
Ihora-se sional.

DO ESTUDO
importante. Aprendendo a estudar mena vida escolar, nas provas e na vida profis-

o estudo e uma atividade


0 desempenho

As normas e as tecnicas seguintes constituem, no seu conjunto, uma orienta9aq segura sobre como estudar melhor. Portanto, muito util conhece-Ias ... e usa-Ias.

2.1

Tenha interesse pelo estudo. S6 se executa bem uma atividade quando se tem interesse por ela. E quando se produz bem, 0 interesse aumenta. Procure um motivo, ou melhor, varios motivos para estudar. Quem estuda deve saber por que e para que 0 faz. Um bom motivo e conseguir a sua aprOva9Elono concurso. Estude, pois, com a melhor boa vontade!

2.2 2.3

01 di,cnica ae o1prenaer
2.4

Central de Concursos / Degrau Cultural

I Central
3.5 3.6

de Concursos / Degrau Cultural

Nao disperdice esta oportunidade de aprender a aprender. Isto e importante, nao apenas para alcanc;:ar um bom resultado no seu concurso, mas, tambem, para 0 seu desempenho no seu trabalho.

Antes de iniciar 0 seu estudo, providencie todo 0 material de que vai necessitar e arrume-o convenientemente (livros, dicionarios, mapas, tabelas, pape/ para anotac;:oes,caneta, regua,etc.). Adquirao habito de estudar no lugar certo.

3.

AS CONDI<;OES FislCAS
As suas condic;:oesfisicas e as do seu ambiente de estudo devem ser favoraveis, possibilitando 0 trabalho atento e tranqUilo. Criar melhores condic;:oesffsicas de estudo e melhorar 0 seu rendimento. Para tanto observe 0 seguinte:

3.1 3.2

Conserve-se em boas condic;:oesde saude. Cuide dos problemas ffsicos, porventura existentes e que dificultam a sua atividade de estudar: visao e audic;:ao deficientes, aden6ides, respirac;:ao nasal obstruida, etc. Fac;:aos tratamentos necessarios, de acordo com as indicayoes medicas e odonto/6gicas.

3.3

Cuide de sua higiene pessoal para manter a boa saude: Usando alimentac;:ao completa e equilibrada; Comendo lenta e moderadamente; Praticando diariamente exercicios ao ar livre, sem excess os e sem violencias; Equilibrando trabalho com repouso e lazer; Dormindo 0 suficiente para refazer-se do cansayo diario (cerca de oito horas por noite).

4.

CONTROLE DO TEMPO
Quando se deve estudar? E por quanto tempo? Como deve ser distribuido 0 tempo disponfvel? E importante dar respostas corretas a estas perguntas.

3.4

Procure tomar me/hores as condic;:oes do seu local de estudo. Adapte-se ao que nao puder modificar.

o seuambiente

de estudo deve ser:

Bem iluminado -Iuz suficiente e bem distribuida (a luz natural e melhor!) Arejado - janelas abertas para melhorar a ventilac;:ao; Silencioso - radio, TV e aparelhos de som desligados; sem a presenya de pessoas conversando ou se distraindo; Mobiliado adequadamente - dispondo de uma mesa onde voce possa trabalhar.

i,~c:n.uecnica
4.1 4.2 4.3

t:fe dJprendQr

Central de Concursos

/ Degrau

Cultural Central de Concursos 5.1 / Degrau Cultural

4.4 4.5

4.6

4.7 4.8 4.9

Utilize bem 0 tempo de que voce dispoe. Inicie a seu estudo agressivamente e nao perea tempo com sonhos au passatempos na hora de estudar. Estude para saber. Procure aprender a assunto ate a seu completo dominio. Determine com antecedencia a tempo disponivel para a seu estudo, Distribua-o em periodos de 50 minutos, pelo menos. Separe dais periodos consecutivos par intervalos de 10 minutos em que voce deve levantar-se e distrair-se. Procure estabelecer a seu ritmo proprio de trabalho, de acordo com as suas condiyoes pessoais. Determine a numero de per[odos de estudo necessaria. Estabeleya a numero de periodos de estudos de acordo com a tempo disponivel naquele dia e suas necessidades reais de estudar para saber. Fay3 a distribuiyao dos periodos Distribua-os pelas disciplinas, de acordo com a impressao geral que voce tenha de sua necessidade deestudar cada uma delas (grau de dificuldade, grau de exigencia do professor, sua maior au menor facilidade para a disciplina, etc.). Faya seu plano de estudo par escrito. Habitue-se a fazer isso par escrito para cada semana (plano semanal de estudo) e a procurar cumprir a que estabeleceu. Habitue-se a estudar em horario certo. Nao se esqueya de que eimportante aprender a cumprir prazos! Isso e exigido de qualquer profissional! Use modelos para as seus planas de estudo.

dJ e!ecnica t:fe dJprent:fer

5.2 5.3 5.4


5.5. 5.6.

Decida a concentrar-se. Assuma aatitude fisica e atitude mental de quem presta atenyao Comece a trabalhar imediatamente e com agressividade. Acostume-se a nao se distrair com solicitayoes exteriores. Naodeixe a seu pensamento "voar". Se a sua tarefa Ihe parecer extensa au complicada, divida-a em tarefas parciais e va executando-as uma a uma. Estude com a intenyao de aprender a assunto e reter as seus dados essenciais. Nao permita que a aplicayao intensa se transforme em confusao au ansiedade. Nas paginas 13 e 14 voce encontrara modelos de tabelasque devera usar para estabelecer as seus pianos de estudo. Observe-os e use-os.

Atividades empregado A concentrayao e indispensavel para que se p08sa estudar com proveito. 0 importante e a concentrayao mental. Mas uma irrequietude exterior revela faIta de concentrayao. No entanto, pode-se estar exteriormente quieta sem seestar concentrado. 0 pensamento podeestar longe. 0 estudante nao deve permitir que isto Ihe aconteya na hora de estudo. Para tanto deve proceder como S8 segue: Sono Trabalho Transparte Alimentacao Estudo Lazer, atividades socia is e descanso Total

Tempo 7 6 3 2 2 4 horas horas haras haras horas horas

Percentual do dia 29,2% 25,0% 12,5% 8,3% 8,3% 16,7%

24 horas

100,0%

o quadro

I foi preenchido partindo de um exemplo hipotetico: um bancario que nao reside muito distante do seu local de trabalho e

t~ gecnica

d"edtprend"er .' Central de Concursos / Degrau Cultural

Central de Concursos / DegrauCultural

precisa estudar para submeter-se a um concurso. 0 registro foi feito a partir do horario tipico de um dia de trabalho (no fim de semana seria bem diferente!). No nosso exemplo. a estudante podera ganhar mais tempo de estudo agindo assim:

Avaliados tais elementose a epoca provavel de realiza9ao do concurso, distribuem sua atividade de estudar pelo tempo de que voce realmente dispoe. Para tanto use a quadro 1/1. QUADRO III Previsao semanal da materia a estudar.
2" HORA ~ 3" 4" 5" 6"
SABADO

1. Reduzindo as periodos de lazer e atividades sociais nos dias


comuns (0 descanso bem dosadoe necessaria ao bom rendimento do trabalho); 2. Intensificando as estudos no fim de semana (0 sucesso exige sacriffcios, e preciso estar disposto a faze-Ios). Fa9a um quadro analogo e preencha-o para a seu caso. Analise-o e veja como pode ganhar mais tempo de estudo. QUADRO II Previsao semanal do tempo de estudo.

II
-No quadro II/ voce deve registrar apenas as intervalos de estudo. Faga-o, porem, minuciosamente, registrando as disciplinas a estudar em cada intervalo e as capitulos do texto que constituem a sua meta. Depois disso, seja persistente e ... flexivel. Tenha forga de vontade para seguir as seus planas de estudo! Mas siga-os com inteligencia e bom sensa, modificando-os quando necessaria.

Preencha agora a quadro 1/e registre nele as previsoes para a seu estudo, semanal, incluindo sabados. Registre, em cada dia, as intervalos destinados a:

1. Despertar, higiene e a primeira refei9ao;


2. Horario de trabalho (horario de aulas, se for a caso); 3. Deslocamentos (transporte); 4. Alimenta9ao; 5. Pequenos periodos de descanso; 6. Estudo. Avalie a tempo necessaria ao estudo de cada uma das disciplinas a estudar. Leve em conta seu maior au men or conhecimento sabre elas; a extensao dos seus programas e as possiveisgraus de dificuldades.

6.

SABER OUVIR
Para ouvir as sons que se produzem em torno de si, basta que a pessoa nao seja surda. Para escutar e entender em toda a extensao e profundidade, e diferente. A pessoa deve, antes de mais nada, querer ouvir, deve estar "Iigada" na mensagem recebida e refletir sabre ela para compreende-Ia.

c:IJcfhcnica de dtprender

Central de Concursos / Degrau Cultural

Central de Concursos / Degrau Cultural

Billl'iliMM.

Escutar bem exige aten<;ao e atividade mental. Veja como se deve proceder:

Nao e, no entanto, a caso. Mesmo estudando sozinho, nada impede que voce converse com um vizinho, um amigo au um colega sabre assuntos relacionados com 0 seu estudo. Quando isto acontecer, esteja preparado para aproveitar bem a oportunidade e preencher bem a seu tempo. Para tanto, basta ouvir como
0

indicado em 6.1; 6.2; 6,3; 6.4 e 6.5.

7.

SABER VER
Saber ver e trabalho de acuidade intelectual ao mesmo tempo que de acuidade visual. Muita gente com boa visao nao "enxerga" 0 que se passa em tomo de si. Quem sabe ver se enriquece profissional e culturalmente, descobrindo fatos que passam despercebidos a outras pessoas. Os que sabem ver muito aproveitam em viagens, visitas e excurs5es. Na observa<;ao da natureza e nos trabalhos de laborat6rio, saber ver e essencial. Para ver com total proveito e importante considerar a seguinte: Observe atenta e interessadamente as coisas, os processos, as pessoas e as cenas de que seja espectador (au participante). Distingua as partes, as etapas, as fases, os fatos, as rea<;5es e as modifica<;5es importantes e significativas. Fa<;aanota<;5es utilizando gn3ficos e esquemas. Relacione entre si os elementos colhidos e anotados. Complete posteriormente as suas anota<;5es. Saber ver e importante para todos. Voce pode pensar que nao e bem 0 seu caso, porque seu estudo se faz atraves de texto escrito e, em geral, voce estuda sozinho. Mas nao e assim. Mesmo em tais circunstElncias 0 saber ver e elemento que facilita e melhora a sua aprendizagem. Quem sabe ver descobre nas palavras, nas figuras, nos graficos e nos esquemas dados importantes que escapam a quem nao se habituou a olhar, ver e distinguir.
W

7.1. 7.2. 7.3. 7.4. 7.5.

6.1

Escutar bem e necessario para que se possa: acompanhar a exposi<;aode um professor ou de um conferencista; tirar proveito de uma conversa culta e construtiva.

6.2. 6.3. 6.4. 6.5.

Para escutar bem voce deve estar atento e interessado no que expositor vai dizer (sem preconceito!).

Penetre nas ideias do expositor e separe-as pela sua importElncia. Anote as ideias, diretrizes, reconstituindo a perspectiva da questao examinada (0 esquema geral da exposi<;ao). Complete posteriormente essa atividade, enriquecendo os seus apontamentos. Voce vai estudar sozinho, com os volumes que a DEGRAU CULTURAL preparou para tanto. Pode parecer entao que 0 dito acima nao se aplica ao seu caso.

Central de Concursos / Degrau Cultural


EXERCICIO II Cubra a coluna da direita e obseNe atentamente durante 1 minuto as desenhos da coluna a esquerda. Cubra agora a coluna da esquerda e tente assinalar a que esta faltando nos desenhos da coluna a direita (tambem em 1 minuto).

I Central de Concursos
2.

/ Degrau Cultural

Olhe durante 1 minuto as figuras da esquerda. Cubra-as com um papel e complete, tambem em 1 minuto, a ultima da sequencia:

Nas perguntas abaixo a letra "T" corresponde ao trii':tngulo, a letra "R" corresponde ao reti':mgulo e a "C" ao cfrculo.

Responda em 3 minutos as seguintes perguntas: a) b) c) d) e) f) g) h) i) Qual e a numero que esta ao mesmo tempo em T; em R e em C? Qual e a numero que esta ao mesmo tempo em Teem nao e R? Qual e a prod uta dos numeros que estao em T? Qual a somados numeros que estao em R? Qual a soma dos numeros que estao apenas em T, em R au em C? Qual a numero que esta em Teem R, mas nao em C? Quais sao as numeros pares que estao pelo menos em duas figuras? Qual seria a resposta da questao nO1, se voce considerasse a triangulo como Reo retangulo como C? Qual seria a resposta da questao n 4, se voce considerasse a retangulocomo T? C, mas

_
4. Qual e
0

Centralde Concursos/ DegrauCultural


maior:
0

I Centralde Concursos/ DegrauCultural_


8.3.

segmento A ou
'-(-----

segmento B?

E uma atividade de fundamental aprender.

importancia

para

estudante

8.4.

Quando voce deseja aprender algum assunto novo, deve ser feito de modo especial. E pois necessario aprender essa forma de ler e usa-I a no seu estudo. E uma atividade basica na formagao cultural da pessoa.

Um texto bem escrito, com gosto e elevagao, e uma apreciavel fonte de beleza e proporciona ao leitor um extraordinario deleite. Alem disto, encontramos nos livrosmensagens de elevado teor moral, cfvico e espiritual. Elas muito contribuem para a formagao cultural de cada um de nos. 8.5. E uma atividade diaria. 3. 4. Respostas dos itens de a atei: a (3); b (2); c (48); d (22); e (19); f (8); 9 (8 - 2 - 4); h (3) e i(14). Sao iguais. Leia 0 quanta puder. Alem dos livros, e preciso incluir nas suas leituras, pel a menos, umjornal diario e uma revista semanal. Nao se esquega de ler as editoriais, as segoes cientrficas, as literarias e as de arte em geral.

9.

SABER SELECIONAR
Voce percebe que a estudante precisa saber ler. Saber ler tem aqui um sentido multo mais amplo do que se da no inicio da vida escolar, quando a crianga e alfabetizada. Veja em que importa a saber ler:

9.1. A leitura e uma atividade extremamente importante para a homem civilizado. Ela pode atender a finalidades diferentes. 8.1.

Determinar a finalidade da leitura. Determinar se e uma leitura para obter informagoes sobre alga; para entretenimento; para deleite literario para chegar ao conhecimento de um assunto, etc. Observe bem: essas finalidades nao se excluem. 0 que se precisa distinguir e a finalidade predominante, ligada ao interesse que nos leva a leitura.

~."';.".'."' ~'~ .'

.'....".".".'.".'.>'.'.' . ' j

......

~,.,JI

"'"

,&;'k;;;;;) ,L;;-i;-v . ..

E uma preciosa fonte de informagoes.

9.2.

Adequar procedimentos de leitura as suas finalidades. Os procedimentos a serem adotados na leitura devem ser escolhidos de acordo com a sua finalidade. Tais procedimentos sac as tecnicas de leitura. Selecionar a material de leitura. Ha Iivros excelentes, verdadeiras preciosidades. Infelizmente tamtem ha alguns livros ruins. Dentre as livros bans alguns sao adequados a certa finalidade, mas inadequados a outra.

Seja qual for a assunto sobre a qual voce deseja informar-se, desde que ele ja tenha sido estudado, ha alga escrito a respeito. Resta que 0 interessado saiba onde (bibliotecas publicas, livrarias) e como procura-Io (consulta aos catalogos, aos bibliotecarios, aos professores, etc.) .

9.3.

E uma excelente atividade de lazer. A leitura de uma historia bem urdida, de um conto, de uma cronica e de diversos outros generos literarios constitui uma valiosa atividade a ser inclufda nos seus periodos de lazer.

~.

Central de Concursos / Degrau Cultural

Central de Concursos / Degrau Cultural EXERCiclO III Uma ficha para registrar as impressoes do leitor numa primeira e rapida visao de um livro: 01 - Titulo da obra: 02 -Autor: 03 - Tradutor: 04 - Editor: 05 - Edic;:ao/ N de paginas: 06- Indice: 07 - Sintese do prefacio: 08 - Dados extraidos da "orelha" e/ou da apresentac;:ao: 09 -,-Apresentac;:ao, quadros e exercicios: 10- Primeiras impressoes sobre
0

a) fixar-se nos tltulos e subtitulos; b) procurar ter uma ideia geral do seu conteudo. c) localizar os pontos-chave do texto, ou seja, os pontos estruturalmente mais importantes. 11.2. Fac;:auma segunda leitura. Leia agora mais vagarosamente e questione tudo 0 que Ihe parecer questionavel: pontos obscuros; pontos dubios; pontos incompletos, etc. 11.3. Nesta segunda leitura detenha-se nos pontos-chave e procure relacion a-Ios entre si. 11.4. Agora feche 0 livro e pense no texto lido. Procure: a) rever os pontos-chave; b) eliminar as duvidas e as dificuldades havidas; c) discutir 0 texto como um todo. 11.5. Volte ao texto para sua compreensao definitiva. Leia-o agora com velocidade normal, detendo-se nas partes mais diffceis e discutfveis. Nesta leitura: a) sublinhe os pontos-chave; b) registre nas margens do Iivro as suas observac;:oes importantes. 11.6. Anote em fichas as ideias-chave que retratam, no seu conjunto, a estrutura da sec;:aoou do capitulo estudado. Dialogue com 0 autor e estabelec;:a relac;:oesentre tais ideias. Anote apenas 0 essencial. Guarde as fichas ordenadamente num fichario, que pod era ser adquirido nas lojas do ramo ou podera ser improvisado com material domestico. 11.7. Enriquec;:aseu vocabulario. Isto Ihe permitira aumentar a compreensao dos textos lidos. A pobreza de vocabulario e causa de ma leitura e baixo desempenho escolar. 11.8. Use um dicionario durante a leitura. Consulte-o sempre que se deparar com uma palavra desconhecida. Anote 0 significado da palavra. Use as palavras aprendidas sempre que puder .. 11.9. Procure aumentar a sua velocidade de leitura. Para isto: a) aprenda a nao mover as labios enquanto Ie; b) aprenda a ler por grupos de palavras e nao palavra par palavra.

livro:

01.

Use a ficha acima para registrar 0 resultado do exame feito nos seus livros e naquelas que tiver em maos e puder examinar como Ihe foi ensinado. Destaque do texto abaixo a orac;:aosintese, em tome da qual esta centrado todo a paragrafo. "Vivemos numa epoca de impetos. A vontade, divinizada, afirma sua preponderancia, para desencadear au encadear; a deliria fascista au a torpor marx/sta sao expressoes pouco d/ferentes do mesmo imperio da vontade, A realidade substituiu-se a dinamismo; a inteligencia substituiu-se a gesto e a grito; e na mesma linha desse dinam/smo estao as amadores de imprecaqaes e as amadores de mordaqas( ...)," (Gustavo Corc;:ao,Dez anos, 84) (ELE - pg. 219)

02.

o bom estudante e capaz de ajustar sua velocidade de leitura a natureza do texto e ao objetivo de sua atividade.

_
03.

Central de Concursos I Degrau Cultural


Leia 0 texto abaixo e destaque, em cada questao seguinte, a resposta certa:

I Central de Concursos

I Degrau Cultural

1. Uma das caracteristicas do nosso seculo parece ser 0 aumento prodigioso que tem experimentado em seu decurso as pessoas que "sofrem dos nervos" e a quem tecnicamente chamamos "neuroticas". Ser neur6tico significa, pois, viver de tal maneira que a todos os problemas existenciais agrega-se 0 de um padecimento provocado por um desequiIfbrio ou desarmonia funcional do sistema nervoso, ao qual compete assegurar a unidade e a sintese pessoal, ao mesmo tempo que proporcionar os recursos necessarios para manter uma capacidade normal de adaptac;:ao individual as variac;:oesdo ambiente. Muitas sac as pessoas que confundem 0 neur6tico com 0 "desequilibrado", isto e, com 0 sujeito que esta descentrado no seu modo de pensar e sofre de manias; nao ha duvida que ha neur6ticos desequilibrados, como existem tambem desequilibrados neur6ticos, mas 0 fato de quem sofre de dor de cabe<;:atambem possa sofrer de calos nos pes nao autoriza a confundir esses dois males. Em geral, as pessoas a quem 0 vulgo chama "desequilibradas", sac as que os medicos especialistas denominam de "psicopatas" ou, melhor "psicoticas", e representam os diversos tipos e graus de altera<;:oesmentais cranicas, muitas vezes compativeis com a vida social. 2. Ajulgar pela venda de remedios tonificantes, calmantes, regularizadores, etc. do sistema nervoso, podemos inferir que, principal mente nas grandes cidades do chamado Mundo Livre - que sac as unicas das quais possuimos ate agora dados estatisticos oficiais sobre este as" sunto - 0 numero de neur6ticos e real mente alarmante. Assim, por exemplo, em Nova lorque calcula-se que uma de cada dez pessoas pode ser incluida nessa classifica<;:ao, sendo uma em seis transitoriamente tributaria da farmacopeia acima citada. Consequentemente, 0 numero de medicos e servi<;:os destinados ao tratamento dos diversos tipos de neurose - melhor seria escrever: dos diversos modos de existir neuroticamente - tem aumentado em progressao geometrica nas duas ultimas decadas naquela cidade. E do mesmo modo tem aumentado as' discussoes, as teorias, os metod os e os meios com que se procura compreender e atacar tao alarmante fenameno. 3. Podemos agora perguntar-nos quais seriam, em linhas gerais, os motivos determinantes dessa endemia neur6tica, e logo se revelariam fatos de notavel importEmcia:em primeiro lugar, ja se pode adiantar que

muitos dos transtornos considerados durante 0 seculo passado como alterac;:5esdos diversos orgaos corporais, san atualmente atribuidos ao desequilibrio do sistema nervoso,o que implica nao tanto um aumento real do numero de pessoas neuroticas, mas um aumento do numero de neuroticos diagnosticados como tais. Assim, uma grande parte da clientela que no inicio deste seculo enchia os consultorios dos grandes clfnicos e especialistas do aparelho digestivo, circulat6rio, end6crino etc. dirige-se hoje aos consult6rios dos neurologistas, psiquiatras, psicanaIistas, em geral, dos psicoterapeutas. Em segundo lugar e preciso reconhecer que efetivamente 0 cidadao de qualquer capital durante 0 seculo passado levava uma vida muitissimo mais simples e tranqOila do que a que se leva atualmente. 0 progresso tecnico tem acelerado e comprimido nossas reac;:5esde tal modo que no decorrer de um dia nossa mente ve-se obrigada a enfrentar um verdadeiro bombardeio de estimulos e elaborar ante eles as respostas correspondentes. Nao e exagerado afirmarse que qualquer individuo que atravessa uma zona urbana ve-se obrigado a par em marcha dez vezes mais reflexos que ha meio seculo. (Psicologia da Vida Moderna - Mira Y Lopes, Livr. Jose Olympio Editora, Rio, 1966 pg. 161/2) (ELE pg. 220 e 221) 1. a) b) c) d) e) 2. a) b) c) d) As palavras inferir, transit6riamente e tributaria (2) significam, respectivamente, (destaque a resposta certa): atender/passageiramente/contribuinte deduzir/instantaneamente/homenageada deduzir/passegeiramente/contribuinte introd uzir/i nstantaneamente/homenag eada introduzir/longamente/pagamento Segundo
0 0

texto, neur6tico e (destaque a res posta certa): que sofre de manias

0 individuo

0 individuo 0

individuo que esta desviado em sua maneira de pensar desequilibrado

individuo que nao tem capacidade de adaptar-se as variac;:oes ambientais.

~ decnica de ~l'render

Central de Concursos

/ Degrau Cultural

Central de Concursos

/ Degrau Cultural TIPOS DE ESTUDO

Segundo 0 texio, 0 autor para constatar 0 elevado lndice de neur6ticos no "Mundo Livre", (destaque a melhor resposta): consultou varias receitas medicas buscou dados estatfsticos sobre a materia examinouos remedios tonificantes, calmantes, etc. consultou medicos especialistas no assunto consultou vasta bibliografia sobre doengas nervosas. Pode ser apontado como fator de incremento de servigos destinados ao tratamento das endemias nervosas (destaque a melhor resposta): a quantidade de remedios tonificantes e regularizadores do sistema nervoso; o grande numero de neurologistas, psic610gos e psiquiatras que se formam anualmente; a vasta farmacopeia existente; o fracas so dos cllnicos e especialistas no inicio deste seculo; o reconhecimento de que as neuroses provocam perturbagoes funcionais nos diversos 6rgaos. Segundo 0 que se depreende do texto e mais susceptivel as neuroses (destaque a melhor resposta): o cidadao de qualquer capital durante 0 seculo passado; o individuo que e obrigado, por forgas das circunstancias, a responder a maior numero de estimulos; o individuo que atravessa uma zona urbana; o individuo que nao toma calmantes; o individuo que leva uma vida simples e tranqUila.

E possivel c1assificar 0 estudo pelo tipo de experiencia de que se utiliza 0 estudante: estudo pela vivencia, estudo pelo laborat6rio, estudo pela leitura e estudo pelo raciocinio. Na primeira categoria incluimos os casos em que 0 estudan;te vive as situagoes reais que constituem 0 objeto do estudo. E importante observar que experiencias diretas cada um de n6s vive todos os dias, e delas resulta inegavelmente uma aprendizagem assistematica. Isso porem nao constitui estudo, que exige intengao e pensamento dirigido.A finalidade da participagao, a atitude do estudante e a decisao com que mobiliza os seus recursos pessoais para alcangar 0 seu prop6sito e que permitem' identificar algumas experiencias diretas como estudo. Na segunda figuram os estudos em que 0 estudante aprende pel a experiencia simulada, sendo, pois, de notar que a palavra laboratorio tem um sentido muito mais ample do que Ihe e comumente atribuido: local onde se realizam as expei"iencias de Fisica ou Quimica. Nesse sentido amplo, qualquer sala de aula ou local de estudo pode funcionar como um laborat6rio, bastando, para isso, que se proceda experiencias simuladas e esteja presente 0 espirito atento e perscrutador de quem estuda. Essa e as duas categorias seguintes constituem muito mais tipicamente aquilo que denominamos estudo. A terceira categoria de estudos e, como ja vimos, a mais encontradiga nos meios escolares, e de tal forma 0 seu uso e mais freqUente, que por vezes chega a ser considerado como 0 unico tipo possivel de estudo. Faria de Vasconcelos chega a afirmar que 0 estudo pela leitura constitui oito decimos de todo 0 estudo realizado pelos alunos da escola de 1 grau e dois ter<;os do realizado pel os alunos da escola de 2 grau e superior. Na quarta categoria incluem-se os estudos em que a leitura a fazer consiste no entendimento de uma pequena parte de texto, sendo 0 restante do temp,? ocupado completamente pelo raciocinio na busca de ideias e solu<;oes. Eo tipo de estudo que se usa, por exemplo, quando se busca resolver problemas e exercicios de Matematica. Mira Y Lopez indica uma outra forma de classifica<;ao: estudo cultural e estudo vital. Por estudo cultural, entende a atividade de carater te6rico-conceitual e abstrato que pretende I~vara um dominie em maior ou menor grau, da cultura sistematizada. Eo tipo de estudo que realizam os alunos matriculados nas escolas que integram os sistemas oficiais de ensino, desde 0 1 grau ate os institutos universitarios que ministram cursos de p6s-graduagao: 0 mestrado e 0 doutorado. Ja 0 estudo vital e menos abstrato, tem um ~arater concreto-pratico e importa em agao sobre a realidade exterior. Eo tipo de estudo que realizam os alunos em preparo

Central de Concursos / Degrau Cultural

Central de Concursos / Degrau Cultural

para aplicac;oes praticas imediatas. 0 primeiro tipo importa mais em aquisic;ao de ideias, apreciac;oes e aptidoes gerais; 0 segundo, mais no conhecimento de processos, no desenvolvimento de habilidades e aptidoes particulares. Levando em conta os processos mentais predominantes na atividade de estudar, poderiamos distinguir os seguintes tipos de estudo: assimilador, criador, analitico e fixador. No primeiro tipo, 0 fundamental e o estudante compreender 0 que seja conceitos, relac;oes ou processos; no segundo, e imaginar e criar seja 0 que for; no terceiro, e raciocinar para resolver e, no quarto, e organizar e associar para reter e poder evocar. o estudo pode ainda serfeito individual mente ou em grupo, conforme 0 estudante estude sozinho ou 0 fac;a com um grupo de colegas ou amigos. Para a pratica eficiente do estudo, nao importa saber essas classificac;oes ou especular qual delas e a melhor e deve ser preferida. Posto nesses termos 0 problema seria mal compreendido. Importa, no entanto, e ai esta a sua utilidade, em tornar claro que a forma de estudar pode ser bastante variada e deveadaptar-se ao fim em vista, sendo esse um principio basico a observar. A tendencia do estudante e restringir-se ao ensino fixador. Voce deve usar 0 ensino assimilador, 0 criador, 0 analitico e 0 fixador, escolhendo 0 tipo de acordo com a meta que pretende alcanc;ar, respectivamente, a compreensao, a criatividade, a capacidade de resolver problemas ou a retenc;ao ou evocac;ao. E precise desenvolver ainda uma atitude favoravel ao use, tanto do estudo individual como do estudo em grupo, pois ambos oferecem excelentes oportunidades de aperfeic;oamento. (APRENDENDO A ESTUDAR - Amaury Pereira Muniz - Brasilia Editora, Vit6ria, 1974).

ESQUEMA DE LEITURA

estudo pela vivencia

estudante vive as situac;oes reais. A sua atitude, a decisao com que mobiliza as recursos pessoais que permitem ldentificar experlencias diretas como estudo.

estudo pelo laborat6rio

estudante aprende pela experiemcia simulada em sala de aula au local de estudo, estando presente 0 espirito atento e perscrutador de quem estuda. 0 laborat6do tern ai, como se ve, urn sentido amplo.

A categoria mais encontradiC;8 e de usa mais frequente: Faria de Vasconcelos afirma que 0 estudo pala leitura constitui

8/10 dos estudos realizados pelos alunos


do 1, grau e 2/3 superiores. dos de 2 9 rau e cursos

o estudo

pelo raciocinio

Neste tipo incluem-se as estudos em que a leitura consiste no entendimento de uma pequena parte do texto, e a restante do tempo ocupado palo raciocinio na busca de ideias e seluyoes.

---~

Estudo Cultural

Ativldade de carater teorlco-conceitual e abstrato que pretende levar a um dominio da cultura sistematizada. Imperta mais em aquisiyao de ideias e aptidoes gerais.

Meno5 abstrato, tern um carater concreto pn3itico e, importa em ayoes sobre a realidade exterior. lmporta mais no conhecimento de proces50S, no desenvolvimento de habilidades e

aptid5es particulares.

3. ClassificaC;:30 segundo os processos mentais predominantes ao estudar. .

Central de Concursos / Degrau Cultural

c:It c9'ecnica as c:ltprenasr

o importante nao e saber a classificavao do estudo, mas que a forma de estudar pode ser variada e deve adaptar-se ao fim em vista. 12.1. Preste bastante aten<;:aoaos exemplos e exercicios apresentados no texto. Quando fechar 0 Iivro para refletir sobre <;:aesses exerclcios.
0

(APRENDENDO A ESTUDAR -Amaury Pereira MunizBrasilia Editora. Vitoria -1794)

terna estudado, refa-

12.2. Resolva os exercicios propostos e confira as suas respostas com o gabarito feito pelo autor. 2. 3. Vivemos numa epoca de lmpetos Respostas aos itens de 1(c); 2(d); 3(b); 4(c); 5(b). Observa9ao: Os itens 4, 5 e 6 nao tem propriamente uma resposta. Mostre 0 seu trabalho a alguem que possa ajuda-Io, criticandoo e melhorando-o. Aproveite a oportunidade para controlar 0 seu aprendizado. Em caso de duvidas volte ao texto e torne a estuda-Io. 12.3. Fa<;:a com cuidado e aten<;aoos calculos porventura necessarios solu<;:aodos exercicios propostos.

12.

RESOLVER OS EXERCICIOS
Para saber real mente um assunto estudado voce deve ser capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos. Esta e a razao pela qual os cursos da DEGRAU CULTURAL incluem exercicios. Os exemplos e exercicios encontrados no texto servem para permitir a sua compreensao. Os exercicios que se seguem aos varios capltulos tem um triple objetivo: permitem 0 controle de sua compreensao do conteudo do texto estudado; indicam os pontos em que voce ainda tem duvidas e, portanto, devem ser objeto de um novo e cuidadoso estudo; completam e enriquecem vasto e s6lido.
0

Saber calcular e muito importante para voce. Aprenda a determinar a exatidao compatfvel com os seus calculos e nao a ultra passe. Critique com bom senso os resultados finais para nao responder cOm disparates! 12.4. Tenha interesse em resolver os exercjcios para completar a sua aprendizagem. Ninguem vai vlgia-Io. Ninguem vai olhar sabre os seus ombros para verificar se voce esta resolvendo os exercicios. Mas, por favor, nao se engane! Os exerclcios foram colocados ap6s as textos para ajuda-Io a aprender! Resolva-os, aprenda de fato e habillte-se ao sucesso no concurso!

seu conhecimento, tornando-o mais

Dentre esses exercicios ha, quando necessario, problemas numericos, cuja solwiao exige calculos. Saber calcular e caracteristica da pessoa que recebeu uma educa<;ao vasta e equilibrada. Calcule com aten<;ao e sabendo 0 que faz. Esteja atento para a exatidao necessaria aos seus calculos e nao tente ultrapassa-Ia, pois seria contraproducente!

dt 8ecnz'ca d"e dtprend"er

Central de Concursos EXERC[CIO IV

/ Degrau Cultural

I Central
3.

de Concursos

/ Degrau Cultural
-

_
5x + 6 = 0 I?

Quais sac as rafzes da equac;:a9 x2

Um terreno tem 12m de frente e 30m da frente aos fundos. Qual e a sua area? Resolul$ao: Nao esta dito no enunciado, mas esta implicito que a forma do terreno e retangular. Entao: A = 30 x 12 = 360 Resposta: A = 360m2

Resolu9ao: Trata-se
resolver aplicando

de uma equac;:ao do 2 grau, que voce pode a formula.

x=-------2x1

- (-5) ~ 52 _ 4 x 6 x 1

Cuidados a tomar:
1.1. 1.2. Verifique se as duas dimens5es estao expressas dade (em nosso caso, estao); Nao se esquec;:a de colocar a unidade de superficie no resultado! na mesma uni-

au x=-----

5h5 -24
2

correspondente au x=--=--

5J1
2

51
2

2.

Voce se comprameteu a pagar ao intermediario da venda de um objeto, 8% do seu prec;:o. 0 objeto foi vendido por R$ 62.500,00. Quanta voce deve pagar ao intermediario? Resolu9ao: 8% --0,08 Logo voce ficou de pagar: 62.500 x 0,08 = 5.000 Resposta: Voce deve pagar R$ 5.000,00.

Entaa:

X1

5+1 = -=3

X2=

--

2 5 -1 2

Cuidados a tomar:
2.1.. 2.2. 2.3. Nao se esquec;:a da unidade (no caso e 0 real); Nao deixe de dar a resposta; A res posta deve ser completa e correta; critique-a questao como resolvida. Antes de responder, habitue-se obtido. Neste caso, temos: antes de dar a a verificar a correc;:ao do resultado

a)

(3)2 - 5 x 3 + 6
ou 15 - 15 = 0

=0

ou 9 - 15 + 6 = 0

Observa90es:
18) Se, por distrac;:ao, voce tivesse encontrado a res posta R$ 50.000,00, um pouco de atenc;:ao sobre 0 resultado 0 levaria a perceber logo 0 erra. De fato, 8% e menos que 10% (decima parte) que, por simples observac;:ao voce conclui ser igual a 6.250,00. Logo, 8% tem que ser uma quantia menor do que essa. Antes de efetuar os calculos necessarios resoluc;:ao de um problema, e util calcular a ordem de grandeza do resultado, 0 que evitara erras como 0 apontado no exemplo da observac;:ao precedente. b)

(2)

2 -

2 + 6

=0

ou 4 - 10 + 6 = 0 ou 10- 10= 0

28)

Resposta: As raizes sac 3 e 2. Observa90es:


3.1. 3.2. muito importante, antes de responder, verificar se as respostas estao corretas; os meios variam com as quest5es; Em nosso caso as raizes devem transformar a sentenc;:a aberta (equac;:ao dada) em sentenc;:as fechadas (identidades resultantes).

cA cr!ecnica ae cAprenaer
13.

Central de Concursos / Degrau Cultural

I Central

de Concursos / Degrau Cultural

ATIVIDADE MENTAL INTENSA Voce ja percebeu que em todas as situagoes de estudo procuramas ressaltar a importancia da reflexao. Observando au imitando, lendo ou anotando, escrevendo au falando, a estudante deve estar mental mente ativo. Refletir e a atividade de maior importancia tanto para a aprendizagem, como para a desenvolvimento de ideias pr6prias. , o ato de pensar e que caracteriza verdadeiramente a homem. Cumpre-I he, portanto, aprender a pensar bem. Saber refletir e ir ao fundo das questoes pensadas e estabelecer novas relagoes com fatos e ideias ja conhecidos. Saber refletir e pensar ordenada e criativamente. Saber refletir e, enfim, tirar proveito das pr6prias reflexoes, destacando, integrando e retendo as principais ideias suscitadas pela pr6pria atividade mental. Para bem orientar a sua atividade mental voce deve seguir os quatro principios do metodo cartesiano.* 13.1. DA EVIDENCIA - s6 aceite algo como verdadeiro quando 0 conhega com evidencia como tal. Ou seja: nao aceite ideias resultantes de precipitagao, de prevengao e de exames incompletos; certifique-se seguramente de que sao corretas.

13.4. DA ENUMERA<;Ao - faga, em todas as fases, enumeragoes completas e revisoes gerais, de modo a ter certeza de nao haver omitido alga que deveria ter sido considerado. Estas regras 0 ajudarao a bem conduzir 0 seu pensamento. Useas emtodas as oportunidades - e pense claramente! 14. ELIMINE A CONFUSAO NO ATO DE PENSAR A capacidade de pensar.logicamente depende nao somente do nivel intelectual da pessoa, mas, tambem, do treinamento que ela tenha recebido de aplicar os principios de 16gica nos seus estudos, na solugao de problemas, nas discussoes de que participa e nas suas reflexoes. Se voce deseja refletir melhor, entao deve afastar certas causas que toldam a seu pensamento, tornando-o obscuro au confuso. Algumas dessas causas sac apresentadas adiante. 14.1. Evite pensar preconceituosamente. As pessoas tem a tendencia a pensar em termos de preconceitos, ideias rfgidas e preestabelecidas, generalizando indevidamente qualidades, defeitos ou mesmo caracteristicas. Isto acontece, por exemplo, quando se procura rotular pessoas, enquadrando-as em estere6tipos correspondentes a grupos raciais, politicos, profissionais e outros.

13.2. DAANALISE - decomponha as questoes a examinar no numero de partes necessaria a sua melhor com preensElOe analise-as uma a uma.
13.3. DA SINTESE - conduza por ordem os seus pensamentos comegando pelos fatos mais simples e faceis de conhecer, chegando gradualmente aos conhecimentos mais complexos.

14.2. Evite que ci seu desejo de acreditar influencie a sua crenga.

E fato comprovado que a crenga e seriamente afetada pelo desejo de acreditar. Assim, mesmo quando as evidencias sac contrarias, seu desejo (nao percebido!) deacreditar pode leva-Io a uma opiniao erronea, na qual voce pode encastelar-se. E preciso procurar ser isento enquanto pensa, a fim de perceber a realidade dos fatos e considerar com imparcialid9de as suas evidencias.
distinguir fatos de opinioes. As pessoas opiniaticas falam seus pontos de vista como se eles fossem fatos comprovados e verdades incontestaveis. E 0 pior e queelas acabam acreditando nisso. Tome cLiidado! Fatos sac distintos de opinioes, que pod em ser discutidas e exigem comprovagoes.

E precise

Cartesiano - Vem de Cartesius, nome latino de Descartes (Rene Descartes), mate matico e fil6sofo frances do seculo XVIII e fundador da Filosofia Moderna.

Central de Concursos / Degrau Cultural

Central de Concursos / Degrau Cultural

14.3. Evite a dicotomia do tudo au nada.


As caracteristicas da afetividade, da ac;ao e do pensamento humano, distribuem-se nos mais diversos niveis de graduac;ao, como se pode perceber nas diferentes areas da vida. A ideia do "aila au ailenta" e completamente errada e conduz a conclusoes par vezes muito distantes da realidade. 14.4. Evite concluir quando tem insuficiencia de dados, e quando ainda nao formulou todas as hip6teses possiveis. A deficiencia em reconheceros principais dados que influem numa questao leva inevitavelmente a erros de julgamento, fato muito comum no dia-a-dia. Par outro lado a negligencia em considerar todas as hip6teses possiveis relacionadas com um determinado fato provoca conclusoes erroneas e defeituosas. Julgar atraves de impress5es gerais, de hip6teses simplistas, de conhecimentos parciais e condenar-se a pensar confusamente e concluir mal. Procure nao falhar na identificac;ao de todas as hip6teses a considerar numa dada questao, pois isso importara na reduc;ao de suas possibilidades de refletir bem e descobrir as verdadeiras relac;oes entre as efeitos percebidos e suas causas reais.

Exemplo: 0 fato de dais fenomenos ocorrerem conjuntamente nao significa que necessariamente um deles e a causa do outro. Quando tal fato existe e necessaria verificar, par exemplo, se ambos' nao sao influenciados par um terceiro fenomeno.

14.7. Evite confundir conceitos diferentes designados par um mesmo


nome.

E preciso

cuidado para distinguir palavras de ideias.

A confusao entre ambos pode levara alterar ideias par causa do significado das palavras. Este erro e muito freqOente e, quando ocorre, perturba a pensamento.

14.8. Evite tropec;ar na terminologiatecnica.


A comunica<;ao entre as pessoas se efetua comumente par meio de palavras simples e de significado impreciso. A terminologia tecnica, no entanto, deve atender a necessidade dos especialistas da area de exprimir seu pensamento com precisao, usando termos e expressoes cujo significado real eles con hecem e identificam facilmente. Um termo tecnico tomado no sentido da linguagem comum pode conduzir a pensamentos confusos e conclus6es erroneas.

14.5. Evite analisar defeituosamente os dados de que voce dispoe.


Antes de aceitar como verdadeiras as opinioes emitidas par pessoas au Iidas em livros, revistas e jornais, e preciso verificar: seu valor 16gico; sua coerencia com outros fatos e opinioes com elas relacionadas; a autoridade da fonte que as emitiu e seu grau de isenc;ao. 14.6. Evite enganar-se ao estabelecer as rela<;oes entre causa e efeito. Ha quem considere apenas os efeitos e, sem considerar as causas, forma juizos e emite opini6es que, par forc;a dessas circunstancias, sao erradas e nao raramente absurdas. Mas, mesmo buscando as causas, nao raramente se cometem erros.

14.9. Pensamentos e opinioes devem ser comprovados.


Aceitar apressadamente pensamentos e opinioes,sem amadurece-Ios critica-Ios, e uma temeridade e uma fonte de erros .

e a cr/tica devem serfeitos cautelosamente, com a auxiIio dos princ/pios da 16gica, a fim de podermos nos convencer da veracidade das opini6es e do valor dos pensamentos .

o exame

E comum as pessoas procederem assim:


a) partem de uma ideia falsa, fazem raciocinios corretos e chegam a uma conclusao falsa; b) partem de uma ideia verdadeira, fazem raciocinios verdadeiros e tiram deles uma ideia falsa. Cuidado, portanto, com esses tipos de defeitos no modo de pensar! Cuidado, por exemplo, com as generalizac;oes apressadas e indevidas, fontes de freqOentes eabundantes erros.

cA gecnica de dtprender

Central de Concursos / Degrau Cultural


EXERCiclOV

Central de Concursos / Degrau Cultural


Um sherife aos guardas:

1.

Escreva adiante de cada afirmagao abaixo V ou F, conforme ela seja, respectivamente, verdadeira ou falsa: cera; logo voce

- Guardas, amanha para receber 0 eclipse que dara a explicag80 necessaria sabre 0 chefe, ofen6meno serauniformizado no patio. E isto, se chover dentro do alojamento, 0 que nao acontece todos os dias. 3. Ma interpretagao provoca respostas erradas.

1.1. Toda pessoa persistente acaba vencendo; ora, voce certamente ven-

e persistente.

1.2. Basta ser estudioso para vencer nos exames; ora, todos os alunos do curso supletivo sac estudiosos; logo todos os alunos do mencionado curso vencerao nos exames.

Em certa. ocasiao, uma familia britanica foi passar as ferias na Alemanha. No decorrer de certo passeio, os membrosda referida familia encontraram uma pequena casa de campo, que Ihes pareceu 6tima para passaremas ferias de verao. Conversaram com 0 proprietario, um pastor protestante, e pediram que Ihes mostrasse a casa. A residencia agradou aos visitantes ingleses, que combinaram de ficar com ela para 0 verao pr6ximo. Regressando a Inglaterra,discutiram muito sobre a planta da casa, quando, de repente, a senhora lembrou-se de nao ter visto 0 "WC". Confirmado 0 senso pratico dos ingleses, escreveram ao pastor para obter tal pormenor. Acarta foi assim redigida: "Gentil pastor, sou membra da familia que h8 pouco tempo 0 visitou, com a finalidade de alugar a sua casa no pr6ximo verao, mas como esquecemos um detalhe muito imp ortante agradeceriamos se nosinformasse onde se encontra 0 "WC"." pastor alemao, nao compreendendo 0 sentido da abreviatura "WC" e julgando tratar-se da capela da seita inglesa White Chapel, assim responde: "Gentil senhora, recebi a sua carta e tenho 0 prazer de comunicar-Ihe que 0 local a que se refere fica a 12 km da casa. Isto e muito comodo, sobretudo se tem 0 habito de ir la freqOentemente. Neste caso e preferivellevar comida para ticar la 0 dia todo. Alguns VaGape, outros de biCicleta. Ha lugar para 400 pessoassentadas e 100 em pe. 0 ar condicionado e para evitar inconvenientes comuns nas aglomeraqoes. Os assentos sac de veludo; recomenda-se chegar cedo para arrumar lugar sentado. As crianqas permanecem ao lado dos adultos e todos cantam em cora. A entrada, e fornecida uma folha de papel a cada pessoa, mas se chegardepoisda distribuiqao, pode usara folha do vizinho ao lado. Tal fo/ha deve ser restituida para ser usada durante um meso Existem amplificadores de sons. Tudo 0 que se recolhe para as crianqas pobres da regiao. Fot6grafos especiais tiram flagrantes para os jornais da cidade, de modo que todos possam ver seus semelhantes no cumprimento de um dever tao honrado."

1.3. Todos os grandes genios da musica sac alemaes ou italianos; ora, Vivaldi e um dos maiores genios da musica; logo ele e italiano ou alemaoD 1.4. Todos os mong6is tem olhos amendoados; ora, os chineses tem olhos amendoados; logo os chineses sac mong6is. 2.

Distorgao de uma mensagem pelo nao entendimento do seu conteudo.

Um chefe de uma empresa de vigilancia disse ao inspetorgeral: - Inspetor! Dando-se amanha um eclipse do sol, determine que os vigilantes estejam formados, uniformizados, no patio de exercicios, onde darei explicagoes em tome do raro fen6meno, que nao acontece todos os dias. Se por acaso chover, nada se podera ver e, neste caso, a guarda fica no alojamento.

o Inspetor

geral aos Inspetores auxiliares:

- Inspetores! De ordem do chefe, amanha havera um eclipse do sol, formado e uniformizado. Toda a guarda tera de estar formada no patio, onde 0 chefe dara as explicagoes necessarias, 0 que nao acontece todos os dias. Se chover, 0 fen6meno sera mesmo dentro do alojamento. Um Inspetor aos "sherifes" de grupos: - Sherifes, 0 nosso chefe fara amanM um eclipse do sol no patio uniformizado. Se chover, 0 que nao acontece todos os dias, nada se podera ver. Formado 0 chefe dara a explicagao necessaria, dentro do alojamento, fen6meno que nao acontece todos os dias.

c;Itdecnica de c;ltpr~nder 15.

Central de Concursos / Degrau Cultural

Central de Concursos / Degrau Cultural

REGRAS GE~AIS DE ESTUDO


As regras que se seguem completam 0 quanto foi dito e ajudam a melhorar 0 rendimento do estudo. Conhe<;:a-ase use-as com bom senso.

Nao se esque<;:adeque os bons resultados do seu estudo dependemde sua capacidade de concentrar-se. A concentra<;:ao e um dos grandes segredos da superioridade intelectual. Concentrado, voce estara desperto, ativo e consciente, pronto para compreender, aprender e pensar. Ai esta a chave do sucesso. Use-a!

15.1. Estude individualmente - salvo se tiver a certeza de que estudando com outros voce aumenta a propria eficacia (discutindo pontos de duvidas, porexemplo). . 15.2. Tenha ideia clara dos resultados que voce deseja alcan<;:are afaste do seu pensamento tudo 0 que seja alheio ao seu estudo. 15.3. Aprenda os conceitos, principios e regras gerais antes de tentar aplica-Ios. 15.4. Destaque os aspectos importantes de sua tarefa,seja ela qual for, e considere-os de acordo com essa importancia. 15.5. Fa<;:a constantes revisoes - aproveite tais oportunidades para eliminar os seus pontos fracos. 15.6. Procure resolver as suas dificuldades sozinhos mas nao deixe de pedir auxilio se perceber que ele e mesmo necessario. 15.7. Distribua bem os seus esfor<;:os durante 0 estudo - estude por etapas a materia muito vista, importante ou dificil. Distribua as eta pas por mais de um periodo de estudo.

16.

0 SUCESSO NAS PROVAS ENOS EXAMES


Voce esta estudando para prestar um concurso, que constara de provas as quais devera submeter-se. 0 sucesso e a sua meta. Ele se traduzira em uma aprova<;:aoque Ihe permitira classificar-se bem, garantindo urna das vagas existentes. Po is bem, esse sucesso nao 0 resultado do acaso ou de um esfor<;:oisolado ede ultima hora, mas uma conquista realizada no esfor<;:ode cada dia, desde que voce se decidiu ainscrever-se no concurso e estudar com 0 fim de prestar as provas respectivas. Isto significa que 0 resultado final das suas provas, em condi<;:oes normais, esta diretamente relacionado com 0 esfor<;:odespendido por voce no seu estudo e com a eficacia atingida nessa atividade. . A prepara<;:aopara provas e exames naodeve ser feita atraves de "viradas" de ultima hora, varando madrugadas em esfor<;:ofebril, mas, antes, atraves de um estudo consciente e continuado, distribuido racionalmente pelo tempo disponlvel. Observe, portanto, as seguintes normas de a<;:ao:

15.8. Aprenda a materia estudada de modo a poder reduzi-Ia a uma


unidade. 15.9. Aplique
0

aprendido. Use"o sempre que Ihe seja possivel.

Se voce adotar as tecnicas aqui expcistas, em pouco tempo tera aprendido a aprender. Seu estudo rendera mais, tera maior eficacia. Mas as regras apresentadas nao devem escravita"lo. Voce devera domina-Ias e aplica-Ias como um senhor, usando-as em seu proveito. Usando-as com bom senso, que e mais do que 0 senso comum, pois e uma no<;:ao mista que se assemelha a intui<;:ao por sua rela<;:aocom 0 real, seu metodo e seu aspecto criativo, mas se vincula com a inteligencia pelos resultados palpElVeis a que conduz.*

16.1. Prepare-se tranqOila e conscientemente para

seu concurso.

Escolha 0 concurso; certifique-se das provas que deve prestar, inclusive de como serao organizadas e propostas; selecione os livros por onde vai estudar; avalie 0 tempo disponivel e fa<;:8a sua distribui<;:ao racibnal; inicie imediatamente 0 seu estudo e nao interrompa sua prepara<;:aoate 0 dia da prova. 16.2. Seja persistente! Estude com tecnica, com interesse e com paciencia. 0 bom resultado final euma conseqOencia natural de sua boa prepara<;:ao:estude como Ihe foi ensinado aqui, adaptando os ensinamentos assuas condi<;:oespessoais. Trabalhe com persistencia, mas, tambem, com calma. Nao se afobe! 16.3. Uma prepara<;:aointe6siva proxima do concurso e uti!. As vesperas do concurso osprogramas de todas as disciplinas ja devem ter sido suficientemente estudados e aprendidos. Reserve essa etapa final para as revisoes e a realiza<;:aode exercicios especiais.

Central de Concursos / Degrau Cultural 1

dl rf!ecnica cfe dlprencfer ganharia a Loteria Esportiva toda semana. Mas nao ganhou, nao e? Entao trate de refletir, responder com firmeza e assegurar oham resultado de que voce precisa! 16.8. Se houver qu~~toeslongas e discursivas ~redayao, dissertayao, resoIUyao de problemasou provas de uma propriedade matematica - faya antes um plano no rascunho, aprimore-o e s6 entao as elabore em definitivo. Faya um bomesquema. Critique-o eo aperfeiyoe. Depois disso desenvolva 0 seu trabalho. Pense bem para escrever bem! Cuidado com a ortografia! Cuidado com os calculos e/ou as transformayoes matematicas! Cuidado coma apresentayaodo seu trabalho! 16.9. Aproveite bem todo 0 tempo que Ihe foi concedido. Mesmo que a prova tenha side facil e esteja conclufda, nao a entregue antes de o tempo esgotar-se. Aproveite os momentos que Ihe restaram e releia todo 0 seu trabaIho. Quem sabe ha um "cochilo " a corrigir? Ou algo a melhorar? Aperfeiyoe 0 seu trabalho, entregue-o quando 0 tempo co ncedido estiver esgotado e tenha a certeza de ter feitq 0 melhor para conseguir um resultado favoravel!

Procure agora memorizar conceitos, regras e dados significativos. Voce vai precisar te-Ios presentes na hora de responder as questOes propostas nas provas. Conserve a tranquilidade de espfrito, a vontade e a fe. 16.4. Faya a sua revisao tecnicamente. No perfodo de revisao voce nao vai estudar tudo de novo. Nao ha tempo para isso e nem e necessario .. Faya a revisao lendo nos textosas partes sublinhadas e as anotayoes feitas. Complete este trabalho estudando pelos resumos, esquemas e fichas que voce preparou durante 0 seu estudo. 16.5. Encare a prova com calma, otimismo, coragem e fe. Nada de ansiedade, ela provoca tensao e diminui suas possibilidades de sucesso. Nadade negligencia, desanimo e desatenyao. Qualquer dessas atitudes negativas pode comprometer as suas pretens6es. Concentre-se, esteja atento a tudo e seja bem cuidadoso na resoIUyao dasquest6es propostas pelos examinadores. OUya atentamente qualquer instruyao que seja dada pelo fiscal eleia com toda atenyao as instruyoes constantes da prova antes de escrever qualquer resposta. 16.6. Leia a prova como um todo. Leia "em diagonal", como voce praticou durante 0 seu estudo. Avalie asquestoes. Veja as que voce conhece bem, as que conhece regularmente e as que parecem ser dificeis. Nao se afobe em hip6tese alguma, mesmo que 0 numero de questOes julgadas "dificeis" seja grande. No momento de resolve-las, a dificuldade desaparece. 16.7. Inicie a resoluyao pelas questOesdo primeiro grupo, (mais faceis); passe depois para as do segundo grupo (dificuldade media) e s6 entao resolva as do terceirogrupo (dificeis). Trabalhe sem perder tempo, mas sem pressa demasiada. Diz a sabedoria popular que a pressa e inimiga da perfeiyao. Trabalhe atentamente e seja precise nas suas respostas, voce vera ao final que as questoes "dificeis" eram mais simples do que aparentavam. Nas questoes objetivas nao responda ao acaso. Raciocine e conclua sobre a resposta certa. Conte com os seus conhecimentos e com a sua capacidade de raciocinar. Se a "sorte" valesse, voce

Por diversas razoes, as afirmayoes constantes dos quatro itens do exercicio V sac falsas.

Potrebbero piacerti anche