Sei sulla pagina 1di 24

VESTIBULAR FATEC - 1 SEM/10

Exame: 13/12/09 (domingo), s 13h30min

CADERNO DE QUESTES
Nome do(a) candidato(a):________________________________________ N de inscrio: ________________ Caro candidato, Antes de iniciar a prova, leia atentamente as instrues a seguir: 1. Este caderno contm 54 (cinquenta e quatro) questes em forma de teste e uma redao.
2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. A prova ter durao de 4 (quatro) horas. Aps o incio da prova, voc dever permanecer no mnimo at as 15h30min dentro da sala do Exame, podendo levar este caderno de questes somente a partir das 16h30min. Voc receber do Fiscal as Folhas de Respostas Definitiva e de Redao. Verifique se esto em ordem e com todos os dados impressos corretamente. Caso contrrio, notifique o Fiscal, imediatamente. Aps certificar-se de que a Folha de Respostas Definitiva sua, assine-a com caneta esferogrfica de tinta preta ou azul no local em que h a indicao: ASSINATURA DO(A) CANDIDATO(A). A Folha de Redao estar personalizada com os seus dados, mas no dever ser assinada. Aps o recebimento das Folhas de Respostas Definitiva e de Redao, no as dobre e nem as amasse, manipulando-as o mnimo possvel. Cada questo contm 5 (cinco) alternativas (A, B, C, D, E), das quais somente uma atende s condies do enunciado. Responda a todas as questes. Para o cmputo da nota, sero considerados apenas os acertos. Os espaos em branco contidos neste caderno de questes podero ser utilizados para rascunho. Estando as questes respondidas neste caderno, voc dever transcrever todas as alternativas assinaladas para a Folha de Respostas Definitiva, utilizando caneta esferogrfica de tinta preta ou azul. Questes com mais de uma alternativa assinalada, rasurada ou em branco sero anuladas. Portanto, ao preencher a Folha de Respostas Definitiva, faa-o cuidadosamente. Evite erros, pois a Folha de Respostas no ser substituda. Preencha as quadrculas da Folha de Respostas Definitiva, com caneta esferogrfica de tinta preta ou azul e com trao forte e cheio, conforme o exemplo a seguir: A B D E C

14. recomendvel que voc elabore a redao, primeiramente, no espao reservado no final deste caderno de questes, onde h a indicao: RASCUNHO DA REDAO, e, aps, transcrev-la para a Folha de Redao, utilizando caneta esferogrfica de tinta preta ou azul. 15. Quando voc terminar a prova, avise o Fiscal, pois ele recolher as Folhas de Respostas Definitiva e de Redao, na sua carteira. Ao trmino da prova, voc somente poder retirar-se da sala do Exame aps entregar a sua Folha de Respostas Definitiva, devidamente assinada, e a Folha de Redao ao Fiscal. 16. Enquanto voc estiver realizando o Exame, terminantemente proibido utilizar calculadora, computador, telefone celular, radiocomunicador ou aparelho eletrnico similar, chapu, bon, leno, gorro, culos escuros, corretivo lquido ou quaisquer outros materiais (papis) estranhos prova. 17. O desrespeito s normas que regem o presente Processo Seletivo Vestibular, bem como a desobedincia s exigncias registradas no Manual do Candidato, alm de sanes legais cabveis, implicam a desclassificao do candidato. 18. Ser eliminado do Exame o candidato que: o apresentar um dos documentos de identidade originais exigidos no Manual do Candidato; n air da sala sem autorizao do Fiscal, com ou sem o caderno de questes e/ou as Folhas de Respostas Definitiva e de Redao; s utilizar-se de qualquer tipo de equipamento eletrnico e/ou de livros e apontamentos durante a prova; omunicar-se com outro candidato durante a prova; c ausentar-se do prdio durante a realizao da prova, independentemente do motivo exposto; ealizar a prova fora do local determinado. r 19. Aguarde a ordem do Fiscal para iniciar o Exame.

Boa Prova!

Gabarito oficial O gabarito oficial da prova ser divulgado a partir das 18 horas do dia 13/12/09, no site www.vestibularfatec.com.br e na Central de Informaes ao Candidato.

Divulgao dos resultados 1 lista de convocados - 18/01/10 2 lista de convocados - 21/01/10 Matrculas da 1 lista de convocados - 19/01/10 da 2 lista de convocados - 22/01/10

Hist ri A
Q u e s to

Neste caso, como em quase tudo, os adventcios [que chegaram depois] deveriam habituar-se s solues e muitas vezes aos recursos materiais dos primitivos moradores da terra. s estreitas veredas e atalhos que estes tinham aberto para uso prprio nada acrescentariam aqueles de considervel, ao menos durante os primeiros tempos. Para o sertanista branco ou mameluco, o incipiente sistema de viao que aqui encontrou foi um auxiliar to prestimoso e necessrio quanto o fora para o indgena. Donos de uma capacidade de orientao nas brenhas selvagens, em que to bem se revelam suas afinidades com o gentio, mestre e colaborador inigualvel nas entradas, sabiam os paulistas como transpor pelas passagens mais convenientes as matas espessas ou as montanhas aprumadas, e como escolher stio para fazer pouso e plantar mantimentos.
(HOLANDA, Srgio Buarque de. Caminhos e Fronteiras. So Paulo: Companhia das Letras, 2008, pg. 19. Adaptado.)

Segundo o historiador Srgio Buarque de Holanda, sobre os indgenas e os sertanistas que circulavam pelo sistema de estradas que ligavam a vila de So Paulo ao serto e costa, correto afirmar que (A) os sertanistas precisaram construir muitas vias de acesso entre So Paulo e o serto, substituindo as poucas e estreitas veredas abertas pelos indgenas. (B) os indgenas foram importantes colaboradores dos paulistas nas entradas. (C) os sertanistas, ao contrrio dos indgenas, pouco sabiam da arte de transpor as matas e escolher o melhor lugar para fazer pouso. (D) os sertanistas no conseguiram se adaptar aos recursos materiais dos indgenas. (E) os indgenas se diferenciavam dos sertanistas por terem uma capacidade maior de transpor montanhas e plantar mantimentos.
Q u e s to

No caso da histria americana, um dos eventos mais retratados pela memria social , sem dvida, a chamada Marcha para o Oeste. Mesmo antes do surgimento do cinema, esses temas j faziam parte das imagens da histria americana. A fronteira foi um tema constante dos pintores do sculo XIX. A imagem das caravanas de colonos e peregrinos, da corrida do ouro, dos cowboys, das estradas de ferro cruzando os desertos, dos ataques dos ndios marcam a arte, a fotografia e tambm a cinematografia americana.
(CARVALHO, Mariza Soares de. In: http://www.historia.uff.br/primeirosescritos/files/pe02-2.pdf, acessado em 29.08.2009)

Entre os fatores que motivaram e favoreceram a Marcha para o Oeste est (A) a possibilidade de as famlias de colonos tornarem-se proprietrias, o que tambm atraiu imigrantes europeus. (B) o desejo de fugir da regio litornea afundada em guerras com tribos indgenas fixadas ali, desde o perodo da colonizao. (C) a beleza das paisagens americanas, o que atraiu muitos pintores e fotgrafos para aquela regio. (D) o avano da indstria cinematogrfica, que encontrou no Oeste o lugar perfeito para a realizao de seus filmes. (E) a existncia de terras frteis que incentivaram a ida, para o Oeste, de agricultores que buscavam ampliar suas plantaes de algodo.

VEstiBulAr 1 sEm/10

FAtEC

Questo

3 Considere a foto para responder questo.

Paris Arco do Triunfo (http://www.linternaute.com/paris/magazine/diaporama/06/paris-vu-du-ciel/1950/images/2.jpg, acessado em 02.09.2009)

O Arco do Triunfo foi iniciado por ordem de Napoleo Bonaparte em 1806, e a Paris dos boulevares (das avenidas) surgiu a partir da reforma urbana implantada pelo baro Haussmann, prefeito de Paris entre 1853 e 1870, perodo em que a Frana era governada por Lus Bonaparte. A foto demonstra o resultado final dessas duas iniciativas que representam a vitria do projeto (A) socialista de uma cidade em que seus espaos devem pertencer igualmente a todos os cidados. (B) burgus em que o embelezamento da cidade, os parques, novos edifcios e monumentos devem atender mais s necessidades da classe burguesa do que s da populao mais pobre. (C) anarquista de uma cidade onde a populao no precisaria de um rgo governamental, pois os prprios cidados a governariam. (D) neoliberal em que a economia da cidade deve ser gerada no mais pelo investimento do Estado e sim pelo livre investimento das empresas privadas. (E) comunista de uma cidade moldada nas diretrizes da Primeira Internacional Comunista.
Questo

4 A charge uma aluso ao voto (A) secreto, uma conquista dos sindicatos operrios durante a era Vargas. (B) censitrio, em que havia a exigncia de uma renda anual para votar e para se candidatar a cargos pblicos. (C) da mulher, fruto da luta feminina nos anos 30. (D) da mandioca, em que votar era permitido apenas para homens livres e com uma renda igual ou superior ao valor de 1,5 toneladas de mandioca. (E) do cabresto, uma caracterstica do coronelismo.

Considere a charge para responder questo.

(http://humbertodealmeida.com.br/wp-content/uploads/2008/07/jpg, acessado em 02.09.2009)

VEstiBulAr 1 sEm/10

FAtEC

Q u e s to

Considere o texto e a charge para responder questo.


GDANSK - O presidente e o primeiro-ministro da Polnia, Lech Kaczynski e Donald Tusk, comandaram nesta terafeira, 1, em Gdansk, a cerimnia que lembrou o momento exato dos 70 anos do incio da Segunda Guerra Mundial. s 4h45 de 1 de setembro de 1939, o encouraado alemo Schleswig-Holstein abriu fogo contra a guarnio da pennsula de Westerplatte, nas cercanias de Gdansk, dando incio Segunda Guerra Mundial. Westerplatte o smbolo da luta do fraco contra o forte, assinalou Kaczynski, em discurso no qual reivindicou o papel de vtima da Polnia contra os totalitarismos nazista e bolchevique.
(http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,polemica-historica-marca-cerimonia-de-70-anos-da-2-guerra, 427842, 0.htm acessado em 05.09.2009)
BOA PIADA! NINGUM CONHECE AS NOSSAS INTENES, HEIM?

VERDADE! NEM NS...

(http://www.integral.br/zoom/imgs/324/image001.jpg, acessado em 01.09.2009)

O trecho do artigo e a charge de Belmonte remontam a um importante e polmico episdio ligado 2 Guerra Mundial. Esse episdio foi (A) a diviso da Alemanha, logo aps a 2 Guerra Mundial, em Alemanha Ocidental, pertencente ao bloco capitalista, e Alemanha Oriental, pertencente ao bloco comunista. (B) a operao Barba Ruiva, executada pela Alemanha e por ela descrita como uma cruzada para salvar a Europa do bolchevismo judaico. (C) a batalha de Stalingrado, em que soldados e civis russos defenderam a cidade de Stalingrado do ataque alemo, interessado no domnio do centro industrial existente s margens do rio Volga. (D) o Dia D, momento que marcou o avano da fora aliada, liderada pela Rssia, sobre o exrcito alemo, ocorrido na regio da Normandia. (E) a assinatura do pacto de no-agresso, assinado pela Rssia comunista e pela Alemanha nazista, pacto esse que previa, em segredo, a diviso da Polnia entre as duas partes.

VEstiBulAr 1 sEm/10

FAtEC

Questo

Considere a foto a seguir, que uma referncia da histria poltica do Brasil da dcada de 80, para responder questo.

Comcio na Praa da S - 1984

Os comcios que atraram milhares de pessoas em todo o pas eram realizados em defesa (A) da anistia aos exilados polticos. (B) das greves dos metalrgicos de So Bernardo do Campo. (C) das eleies diretas para presidente. (D) da permanncia dos militares no poder. (E) de uma ao conjunta entre Brasil e Argentina para por fim ditadura militar.

Qumi CA
Questo

Considere as seguintes misturas que resultam em transformaes qumicas: I. bicarbonato de sdio e vinagre; II. cido clordrico e hidrxido de sdio; III. zinco em p e cido clordrico; IV. gs carbnico e gua de cal (soluo aquosa saturada de hidrxido de clcio). Dentre essas transformaes, as duas que so evidenciadas pela evoluo de gs so (A) I e II. (B) I e III. (C) I e IV. (D) II e III. (E) III e IV.

VEstiBulAr 1 sEm/10

FAtEC

Q u e s to

O cheiro forte da urina humana deve-se principalmente amnia, formada pela reao qumica que ocorre entre ureia, CO(NH2)2 , e gua: CO(NH2)2 (aq) + H2O (l) CO2(g) + 2 NH3(g) O volume de amnia, medido nas CATP (Condies Ambiente de Temperatura e Presso), formado quando 6,0 g de ureia reagem completamente com gua , em litros, (A) 0,5 . (B) 1,0. (C) 1,5 . (D) 2,0 . (E) 5,0.
Q u e s to

Dados: Volume molar nas CATP = 25 L. mol-1 Massas molares, em g .mol-1 : C = 12 ; H = 1 ; O = 16 ; N = 14

O pH do suco de um determinado limo prximo de 2. Sendo assim, quando 100 mL desse suco so diludos com gua para o preparo de 1 L de limonada, o pH (A) diminui de 1 unidade. (B) diminui de 10 unidades. (C) aumenta de 1 unidade. (D) aumenta de 3 unidades. (E) aumenta de 10 unidades. 10 A anlise de certo composto orgnico, utilizado como removedor de esmaltes de unhas, revelou a presena de um composto de frmula molecular C4H8O2 . Tal composto pode ser
Q u e s t o

(A) um ster. (B) uma cetona. (C) um hidrocarboneto. (D) uma amina. (E) uma nitrila.
Q u e s to

11

Trilhos de ferrovias podem ser soldados com o uso da reao conhecida como termite. Essa reao consiste em aquecer alumnio em p misturado a xido de ferro (III), Fe2O3. Como produtos da reao, formam-se ferro metlico (que solda os trilhos) e xido de alumnio, Al2O3. Na equao qumica que representa essa reao, quando o coeficiente estequiomtrico do alumnio for 1 , o coeficiente estequiomtrico do xido de ferro (III) ser (A) 1 . 3 (B) 1 . 2 (C) 1. (D) 2 . (E) 3.

VEstiBulAr 1 sEm/10

FAtEC

Para responder questo 12, considere os seguintes dados sobre potenciais-padro de reduo. Semirreao Mg (aq) + 2 e Mg (s)
2+ -

E / volt - 2,37 -0,76 -0,44 0,34 0,80

Zn (aq) + 2 e Zn (s)
2+ 2+ -

Fe (aq) + 2 e Fe (s) Cu (aq) + 2 e Cu(s)


2+ -

Ag (aq) + e Ag (s)
+ -

Questo

12

Uma tubulao de ferro pode ser protegida contra a corroso se a ela for conectada uma pea metlica constituda por (A) magnsio ou prata. (B) magnsio ou zinco. (C) zinco ou cobre. (D) zinco ou prata. (E) cobre ou prata.

iNgls
Leia o texto abaixo para responder s questes 13 a 15.
mOOrEs lAW DOEsNt mAttEr Back in 1965, Intel cofounder Gordon Moore predicted that the semiconductor industry could double the number of transistors on a chip every 12 months (he later amended it to 24 months) for about the same cost. And for half a century, Moores Law has held true, making computers cheaper and faster and more powerful. It seems almost that long that experts have been warning that Moores Law would eventually run smack into the laws of physics, bringing everyones giddy ride to an end. It hasnt happened yet. Justin Rattner, the chief technology officer at Intel, insists the company can keep doubling the number of transistors on a processor through several more generations of chips over the next decade. The trouble isnt capacity; its speed. A few years ago microprocessors reached 3GHz. You cant make them faster, or they overheat and start to melt. To solve that problem, the industry began making chips that do several tasks at once, instead of doing a single thing faster and faster. These days were seeing dual-core and quad-core chips--in essence, processors with two or four tiny computer engines on a single chip. Within a decade we will likely see chips with 100 cores, maybe even more, Rattner says. But that raises a new problem: how to put those tiny side-by-side computer engines to good use. The operating systems arent set up for it. Neither are the programming languages and development tools. Neither, in fact, are the programmers themselves, who have all grown up writing software to run on a single engine--serially, that is, not in parallel. For 50 years weve done thigs one way, and now were changing to a different model, says Craig Mundie, chief research and strategy officer at Microsoft, which as the biggest maker of operating systems and programming tools is leading the drive to solve the puzzle. Its the biggest single change Microsoft has ever faced, Mundie says. Parallel computing has been around for a long time. But its mostly been confined to high-end supercomputers. Writing programs for them is incredibly difficult and time-consuming. The challenge now is to make it possibleand cheap--for ordinary programmers to write programs that run in parallel. Mundie predicts big things when (he doesnt say if) Microsoft works it all out. After all, the human brain is itself a massively parallel computer; writing programs that can operate in parallel is the key to making computers that seem more like us and less like machines. In a sense we are trying to build a crude approximation of what nature does in your brain, says 1 Mundie. Parallelism is the only way I to get there.

(LYONS, Daniel. Moores law doesnt matter. In: Newsweek, August 2009, p.47)

VEstiBulAr 1 sEm/10

FAtEC

Q u e s to

13

A dificuldade que a fabricante de microprocessadores enfrenta, para continuar atendendo lei de Moore, est relacionada com (A) a velocidade do microprocessador. (B) a capacidade e com o tamanho do microprocessador. (C) a velocidade e com a capacidade do microprocessador. (D) a necessidade de criao de um microprocessador com 3GHz. (E) a dificuldade em criar um microprocessador maior do que 3GHz.
Q u e s to

Leia o texto abaixo para responder s questes 16 a 18.


A TASTE OF PRISON FOOD SIX REINFORCED STEEL DOORS STAND between the outside world and the Clink, a restaurant located inside Her Majestys High Down Prison, Surrey. Diners are stripped of their mobile phones and tobacco products, and whisked through an airless waiting room filled with swaggering screws, who clank keys and slam doors. Inside lies a slick restaurant with chromotherapy mood lighting, polished black granite surfaces, and gray wool upholstered chairs that wouldnt be out of place in a West End eatery. Only the plastic cutlery gives the game away--as well as the fact that all of the chefs face special restrictions on the usage of the knives. It looks like a West End eatery, but the plastic cutlery suggests otherwise. The Clink is the brainchild of prison officer Kathleen Ruby and professional chef Alberto Crisci, who coaches offenders on how to make adventurous dishes like avocado sorbet. Their hope is that the culinary skills prisoners learn in the sparkling-clean open kitchen might help them get jobs on release. The restaurant, which serves surprisingly tasty dishes-like steak onglet with barnaise sauce, slow-cooked pork belly, cheese souffl omelette, and organic salad grown from the prisoners own gardenresembles something between Hells Kitchen and Prison Break. A charming French waiter (serving a 14-year sentence for drug offenses) completes the haute cuisine mirage. And a good-looking Spanish prisoner makes a mean espresso on the huge Gaggia machine, before sending guests back into the concrete courtyard surrounded by barbed wire and sevenmeter fences-definitely putting the kibosh on anyone planning to dine and dash (www.theclinkonline.com). S.G.
(A Taste of Prison Food. In: Newsweek, September 2009, p.48)
Questo

14

Das frases reproduzidas a seguir, aquela que traz exemplos de graus de comparao est na alternativa (A) Neither, in fact, are the programmers themselves, who have grown up writing softwares to run on a single engine serially, that is, not in parallel. (B) For 50 years weve done things one way, and now were changing to a different model. (C) Within a decade we will likely see chips with 100 cores, maybe even more, Rattner says. (D) Moores Law has held true, making computers cheaper and faster and more powerful. (E) Writing programs for them is incredibly difficult and time-consuming.
Q u e s to

15

Assinale a alternativa cuja palavra pode substituir o termo giddy, destacado na linha 5, sem prejuzo para o sentido do texto. (A) Phony. (B) Dizzy. (C) Foggy. (D) Edgy. (E) Muggy.

16

A funo do restaurante Clink, localizado numa priso norte-americana, (A) recepcionar chefs de cozinha famosos. (B) proporcionar aos prisioneiros com boa conduta oportunidade de receber seus familiares. (C) oferecer cenrio para as filmagens da srie Prision Break. (D) fornecer pratos prontos para orfanatos locais. (E) promover situaes de socializao aos prisioneiros, por meio do incentivo a habilidades culinrias.
FAtEC

VEstiBulAr 1 sEm/10

Questo

17

Questo

20

Fazem parte da decorao do restaurante Clink (A) sofs charmosos revestidos com couro. (B) poltronas confortveis revestidas com veludo. (C) cadeiras revestidas com l. (D) cadeiras de couro e sofs revestidos com l. (E) cadeiras de madeira com almofadas de veludo.
Questo

Seja f a funo quadrtica, de R em R, definida por f(x) = (k + 3)(x 2 + 1) + 4x, na qual k uma constante real. Logo, f(x) > 0, para todo x real, se, e somente se, (A) k > 3. (B) k > 1. (C) 3 < k < 1. (D) k < 1 ou k > 5. (E) k < 5 ou k > 1.
Questo

18

Um antnimo para a palavra slick, destacada na linha 7, (A) smooth. (B) clean. (C) neat. (D) sloppy. (E) utter.

21

mAt E mti CA
Questo

19

Admita que, na FATEC-SP, h uma turma de 40 alunos de Logstica, sendo 18 rapazes; e uma turma de 36 alunos de Anlise de Sistemas, sendo 24 moas. Para participar de um debate sero escolhidos aleatoriamente dois alunos, um de cada turma. Nessas condies, a probabilidade de que sejam escolhidos uma moa e um rapaz (A) 29 . 60 (B) 47 . 96 (C) 73 . 144 (D) 81 . 160 (E) 183 . 360
Q u e s t o 22 Da trigonometria sabe-se que quaisquer que sejam os nmeros reais p e q,

Na figura tem-se: a circunferncia de centro O tangente reta CE e reta EF nos pontos D e F, respectivamente; a reta OB perpendicular reta AC; a reta EF paralela reta OB .
C

O D F E

Sabendo que a medida do maior ngulo CEF igual ^ a 230, a medida do ngulo agudo ACE igual a (A) 20. (B) 30. (C) 40. (D) 50. (E) 60.

sen p + sen q = 2sen

p+q cos p q 2 2

Logo, a expresso cos x sen 9x idntica a (A) sen 10x + sen 8x . (B) 2(sen 6x + sen 2x) . (C) 2(sen 10x + sen 8x) . 1 (sen 6x + sen 2x) . 2 1 (E) (sen 10x + sen 8x) . 2 (D)

VEstiBulAr 1 sEm/10

FAtEC

Q u e s to

23
Questo

FsiCA
25 Numa viagem de carro de So Paulo a Santos, percurso de aproximadamente 60 km, um motorista informado pelo rdio que o tempo mdio de viagem estimado em 45 minutos. Considerando que ele chegue a Santos no tempo previsto, a velocidade mdia desenvolvida dever ser, aproximadamente, em km/h, de (A) 90. (B) 80. (C) 70. (D) 60. (E) 50.
Questo

Na figura esto representados no plano cartesiano xOy, parte do grfico da funo real f definida por f(x) = log 1 (x + 2) e a reta r que intercepta o grfico de f nos pontos A(a; 1) e B(98; b).
f A y Figura fora de escala.
10

98 2 0 B x

Sendo assim, a abscissa do ponto de interseco da reta r com o eixo Ox (A) 62,30. (B) 52,76. (C) 49,95. (D) 31,40. (E) 27,55.
Q u e s to

26

24

No cubo ABCDEFGH, da figura, cuja aresta tem medida a, a > 1, sejam: P um ponto pertencente ao interior do cubo, tal que DP = 1; Q o ponto que a projeo ortogonal do ponto P sobre o plano ABCD; a medida do ngulo agudo que a reta DP forma com o plano ABCD; R o ponto que a projeo ortogonal do ponto Q sobre a reta AD; a medida do ngulo agudo que a reta DQ forma com a reta AD.
H G F E

Durante uma aula de Fsica, o professor pede a seus alunos que calculem o gasto mensal de energia eltrica que a escola gasta com 25 lmpadas fluorescentes de 40W cada, instaladas em uma sala de aula. Para isso, o professor pede para os alunos considerarem um uso dirio de 5 horas, durante 20 dias no ms. Se o preo do kWh custa R$ 0,40 em mdia, o valor encontrado, em reais, ser de (A) 100. (B) 80. (C) 60. (D) 40. (E) 20.
Questo

27

Um explorador de cavernas utiliza-se da tcnica de rapel que consiste em descer abismos e canyons apenas em uma corda e com velocidade praticamente constante. A massa total do explorador e de seus equipamentos de 80 kg. Considerando a acelerao da gravidade no local de 10m/s2, a fora resultante de resistncia que atua sobre o explorador, durante a descida , em N, de (A) zero. (B) 400. (C) 800. (D) 900. (E) 1000.

C B

Nessas condies, a medida do segmento DR, expressa em funo de e , (A) sen sen . (B) sen tg . (C) cos sen . (D) cos cos . (E) tg cos .

10

VEstiBulAr 1 sEm/10

FAtEC

Questo

28

Questo

30

Um forno de micro-ondas tem em sua porta uma grade junto ao vidro, com espaos vazios menores que o comprimento de onda das micro-ondas, a fim de no permitir que essas ondas atravessem a porta. Supondo a frequncia dessas micro-ondas de 2,45 GHz (G = Giga = 109) e a velocidade de propagao de uma onda eletromagntica de 3.108 m/s, o comprimento das micro-ondas ser, aproximadamente, em cm, de (A) 2. (B) 5. (C) 8. (D) 10. (E) 12.
Questo

Um skatista brinca numa rampa de skate conhecida por half pipe. Essa pista tem como corte transversal uma semicircunferncia de raio 3 metros, conforme mostra a figura. O atleta, saindo do extremo A da pista com velocidade de 4 m/s, atinge um ponto B de altura mxima h. Desconsiderando a ao de foras dissipativas e adotando a acelerao da gravidade g = 10 m/s2, o valor de h, em metros, de
B h A

29

Uma criana brincando com um m, por descuido, o deixa cair, e ele se rompe em duas partes. Ao tentar consert-lo, unindo-as no local da ruptura, ela percebe que os dois pedaos no se encaixam devido ao magntica. Pensando nisso, se o m tivesse o formato e as polaridades da figura a seguir, vlido afirmar que o m poderia ter se rompido
sul NOrtE

(A) 0,8. (B) 1,0. (C) 1,2. (D) 1,4. (E) 1,6.

gEOgrAF iA
Leia o texto para responder s questes 31 a 33.
No seu conjunto, e vista no plano mundial e internacional, a colonizao dos trpicos toma o aspecto de uma vasta empresa comercial, mais complexa que a antiga feitoria, mas sempre com o mesmo carter que ela, destinada a explorar os recursos naturais de um territrio virgem em proveito do comrcio europeu. este o verdadeiro sentido da colonizao tropical, de que o Brasil uma das resultantes; e ele explicar os elementos fundamentais, tanto no social como no econmico, da formao e evoluo histrica dos trpicos americanos. (...) com tal objetivo, objetivo exterior, voltado para fora do pas e sem ateno a consideraes que no fossem o interesse daquele comrcio, que se organizaro a sociedade e a economia brasileiras.
(PRADO JR., Caio. Histria econmica do Brasil. 22 ed. So Paulo: Brasiliense, 1979, p.23.)

(A) na direo do plano . (B) na direo do plano . (C) na direo do plano . (D) na direo de qualquer plano. (E) apenas na direo do plano .

VEstiBulAr 1 sEm/10

FAtEC

11

31 O modelo de colonizao de explorao do Brasil durou at parte do sculo XIX e baseou-se numa srie de caractersticas econmico-sociais fundamentais. Alm da produo voltada para a exportao, temos como principais caractersticas socioespaciais desse modelo:
Q u e s to

(A) disperso da produo pelo territrio, trabalho campons e economia de subsistncia. (B) manufaturas, trabalho assalariado e policultura em regies mais prximas ao litoral. (C) comrcio de escravos, trabalho servil familiar e agricultura intensiva nos grandes centros. (D) fortes migraes do norte para o sul, trabalho cativo e concentrao urbana da produo. (E) monocultura em vastos latifndios, trabalho escravo e isolamento regional da produo. 32 A produo de mercadorias voltadas exportao colonial marcou a configurao interna do espao econmico e social brasileiro at hoje. Pensando nisso, assinale a alternativa que contenha, respectivamente, mercadorias feitas desde a poca colonial (que ainda hoje tm grande importncia econmica) e sua regio produtora no pas atualmente. Mercadorias feitas desde a poca colonial Regio produtora no Brasil atual
Q u e s to

(A) Madeiras e manufaturados (B) Ouro e tabaco (C) Pau-brasil e frutas tropicais (D) Charque e ouro (E) Acar e cacau
Q u e s t o

Norte Sul Sudeste Centro-Oeste Nordeste

33

Em 1872 apenas cerca de 10% da populao brasileira era urbana, estando concentrada em cidades como Rio de Janeiro, Salvador, Recife, So Lus do Maranho e So Paulo. Os demais povoados urbanos, nas chamadas vilas, correspondiam a apenas 5,7% da populao. Pode-se assinalar como causa principal desses baixos ndices de urbanizao, no perodo, (A) a proibio do comrcio interno de produtos nacionais entre as regies. (B) a produo industrial concentrada no interior do pas e o trabalho assalariado em crescimento. (C) a economia escravista primrio-exportadora e o pequeno mercado interno. (D) a falta de polticas de incentivo migratrio por parte do governo portugus e o baixo povoamento. (E) a expulso dos trabalhadores do campo e as fortes migraes para a Amaznia.
Q u e s to

34

Foram necessrios bilhes de anos, com uma complexidade e uma evoluo irrepetveis, para construir o patrimnio biolgico de uma nica espcie; nos prximos decnios, a interveno do homem ser responsvel pelo desaparecimento de uma espcie viva a cada quarto de hora. Mas a cultura ecolgica permanece margem da poltica e da cultura oficial. No mximo toma-se posio, no discurso, a favor do meio ambiente, mas quando os problemas ambientais opem-se s vantagens econmicas e manuteno do emprego dentro da estrutura social existente, a tendncia sempre de minimizar a gravidade das consequncias que recairo sobre as vidas futuras. O principal ponto a discutir hoje o crescimento material sem limites nem objetivos. Para isso, preciso rediscutir as relaes de produo e trabalho, mas tambm o qu, como, onde, quando produzir etc.
(TIEZZI, Enzo. Tempos histricos, tempos biolgicos. So Paulo: Nobel, 1988. Adaptado.)

Conforme as ideias do texto, correto afirmar que (A) o crescimento sustentvel possvel conservando-se os padres de produo, emprego e consumo atuais. (B) os ritmos biolgicos e geolgicos so mais rpidos que os ritmos da produo capitalista de mercadorias. (C) a sociedade superdimensiona os problemas ecolgicos para poder reduzir os empregos dos trabalhadores. (D) o crescimento desenfreado tem de ser reavaliado para decidirmos novas bases para nosso modo de vida. (E) a gravidade do problema ecolgico levada a srio na prtica dos Estados e da maior parte da sociedade.

12

VEstiBulAr 1 sEm/10

FAtEC

Questo

35

Ave madeira que desgraa / Se preciso te cortar / Bendito s o teu leite / Pros meus filhos sustentar / Porm a tua borracha / Faz os bares farrear.(Orao de seringueiro de Basilia, Acre) O texto mostra a representao, na conscincia popular, das relaes sociais entre os homens e destes com a natureza na Amaznia brasileira. Em meados do sculo XIX, essa regio comeou a se transformar com o ciclo da borracha, que se tornou a segunda mercadoria na pauta de exportaes brasileiras no perodo e trouxe grande riqueza para a regio, mas entrou em decadncia a partir de 1913. Esse ciclo estabeleceu novas relaes sociais de trabalho na regio, responsveis por toda essa riqueza, o que serviu como base para o processo posterior de ocupao da Amaznia. Assinale a alternativa que caracteriza corretamente o sistema de relaes sociais de trabalho na produo do ltex da borracha amaznica, no perodo mencionado. Sistema de relaes de trabalho (A) Sistema de contrato assalariado (B) Sistema de aviamento (C) Sistema de parceria (D) Sistema de colonato (E) Sistema de escravido indgena 36 Caractersticas Seringueiros contratam gente por salrios, com jornadas fixas e garantia de direitos sociais. Seringueiros extraem o ltex, nas terras dos seringalistas, que vendido s casas aviadoras. Diviso do produto da extrao entre partes iguais para camponeses e fazendeiros. Produo em pequenas terras de colonos nativos e venda do ltex a grandes proprietrios. Escravos ndios extraem o ltex para seringueiros, que exportado por comerciantes.

Questo

No atual processo de globalizao econmica, vem ocorrendo uma verdadeira diviso econmica e geopoltica do mundo, que distingue centros de inovao tecnolgica, reas de difuso de indstria e agroindstria avanadas, reas em desindustrializao, reas com economia tradicional em decadncia e reas a serem preservadas. Sob o comando dos grandes agentes econmicos capitalistas transnacionais, o territrio dos pases utilizado intensivamente, afetando o poder dos Estados e alienando a vida das sociedades que vivem nesses territrios. Analise as afirmaes a seguir como elementos em jogo no processo de globalizao descrito. I. Hegemonia dos processos produtivos baseados na 3 Revoluo Industrial. II. Macropolticas estatais controladoras dos fluxos econmicos e protetoras da mo-de-obra. III. Diviso mundial do trabalho entre centros hegemnicos e periferias e semiperiferias. IV. Tendncia ao aumento das reas naturais preservadas pelo desenvolvimento sustentvel capitalista. Pode-se assinalar, como verdadeiros elementos desse processo de globalizao, o que est contido nas afirmaes (A) I, II, III e IV. (B) I, II e III, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e IV, apenas. (E) IV, apenas.

VEstiBulAr 1 sEm/10

FAtEC

13

BiOl OgiA
Q u e s to

37

Novo e maior inimigo do oznio. O xido nitroso (N2O) se tornou, entre todas as substncias emitidas por atividades humanas, a que mais danos provoca camada de oznio, que responsvel pela proteo das plantas, animais e pessoas contra o excesso de radiao ultravioleta emitida pelo Sol. O xido nitroso superou os clorofluorcarbonetos (CFCs), cuja emisso na atmosfera tem diminudo seguidamente por causa de acordos internacionais conduzidos com essa finalidade. Hoje, de acordo com pesquisas, as emisses de N2O j so duas vezes maiores do que as de CFCs. O xido nitroso emitido por fontes naturais (bactrias do solo e dos oceanos, por exemplo) e como um subproduto dos mtodos de fertilizao na agricultura; de combusto; de tratamento de esgoto e de diversos processos industriais. Atualmente, um tero da emisso do gs deriva de atividades humanas. Segundo os pesquisadores, como o xido nitroso tambm um gs de efeito estufa, a reduo de suas emisses por atividades humanas seria uma boa medida tanto para a camada de oznio como para o clima.
(Adaptado de Agncia FAPESP, 28.08.2009)

Considere as afirmaes feitas sobre o texto. Atividades humanas, como a agricultura, e diversos processos industriais emitem a maior parte do xido nitroso hoje presente na atmosfera. II. Uma das principais medidas para a preservao da camada de oznio a reduo da quantidade de bactrias do solo e dos oceanos. III. A reduo das emisses de CFCs e do xido nitroso importante para a preservao da camada de oznio e para a diminuio do aquecimento global. Est correto o contido em (A) III, apenas.
Q u e s t o

I.

(B) I e II, apenas.

(C) I e III, apenas.

(D) II e III, apenas.

(E) I, II e III.

38

Observe o heredograma a seguir que representa indivduos albinos (afetados) e com pigmentao normal (normais).

Normais Maria Afetados

Hlio

Hlio e Maria vo se casar. A chance de que o casal tenha uma filha albina, considerando que Maria filha de pais heterozigotos, (A) zero. (B) 1 . 12 (C) 1 . 8 (D) 1 . 6 (E) 1 . 4

14

VEstiBulAr 1 sEm/10

FAtEC

39 Um grupo de estudantes do Ensino Mdio acompanhou, durante algumas semanas, a variao do tamanho do corpo das trs diferentes espcies animais a seguir.
Questo

Questo

40

O grfico a seguir representa a variao apresentada pelas trs espcies estudadas, desconsiderandose a escala.

tamanho do corpo

muda

China tem fssil s encontrado no Hemisfrio Sul. Uma equipe dirigida por Nick Fraser, do Museu de Cincias Naturais da Esccia, descobriu na provncia de Liaoning, no norte da China, o fssil de uma planta que era encontrada apenas no Hemisfrio Sul. Os cientistas sempre acreditaram que havia uma clara distino entre os tipos de vegetao presentes nos continentes dos dois hemisfrios, mas essa descoberta contesta essa teoria. Descobrimos um grupo de sementes nuas que se encontram frequentemente associadas a um dos fsseis de planta predominante no Hemisfrio Sul, explica Fraser, em um comunicado da instituio escocesa. Em certo sentido, isto no deveria surpreender totalmente, porque no perodo trissico (de 200 a 250 milhes de anos atrs), todos os continentes estavam unidos e formavam um nico continente chamado Pangea, acrescenta o cientista.
(Adaptado de noticias.terra.com.br, Acessado em 15.09.2009)
Tempo (maa) Alga Brifita Pteridfita Gimnosperma Angiosperma

muda

perodo de crescimento ps-muda

360

400

tempo de desenvolvimento (Adaptado de www.biomania.com.br. Acessado em 15.09.2009)


480 750 (figura sem escalas)

De acordo com as observaes feitas, os alunos formularam trs afirmaes. Afirmao A: O crescimento desses animais est relacionado s estaes do ano. Afirmao B: O crescimento s acontece aps a troca do exoesqueleto. Afirmao C: O padro de crescimento apresentado no grfico tpico dos artrpodes. Est correto o contido (A) na afirmao A, apenas. (B) na afirmao C, apenas. (C) nas afirmaes A e B, apenas. (D) nas afirmaes B e C, apenas. (E) nas afirmaes A, B e C.
VEstiBulAr 1 sEm/10

De acordo com a notcia e com a rvore filogentica apresentadas, pode-se afirmar que a planta fssil pertence a um grupo vegetal que surgiu h (A) mais de 750 maa. (B) exatamente 750 maa. (C) 480 maa. (D) 400 maa. (E) 360 maa.

FAtEC

15

Q u e s t o

41

(www.novagripe.pr.gov.br. acessado em 15.09.2009)

De acordo com o cartaz e com os seus conhecimentos sobre a gripe, pode-se afirmar que (A) os lenos de papel so recomendados por serem mais baratos que os de pano. (B) a transmisso da doena ocorre somente pelas mos e por objetos contaminados. (C) o uso da mscara impede que o usurio se contamine com o vrus da gripe. (D) a gripe s pode ser prevenida de forma eficaz por meio do uso de medicamentos. (E) as recomendaes do cartaz valem tanto para a gripe comum como para a suna.
Q u e s t o

42

O esquema a seguir mostra o processo de sntese de protenas em uma clula.


A 1
4 2 3

(Adaptado de http://www.geocities.com/ctv11ano/imsinpro.jpg . Acessado em 20.09.2009)

Os processos A e B e as estruturas numeradas de 1 a 5 so, respectivamente, A (A) (B) (C) (D) (E) Traduo Traduo B 1 mARN rARN 2 Aminocido Polipeptdeo Aminocido Protena Glicerol 3 tARN rARN tARN tARN mARN 4 Ribossomo mARN Ribossomo Protena 5 Protena Protena Glicerol mARN

Transcrio Traduo Transcrio Traduo

Transcrio tARN Transcrio rARN

Transcrio Transcrio tARN


VEstiBulAr 1 sEm/10

Aminocido rARN

16

FAtEC

multiD isC ipliNAr


Resduo eletrnico: reduo, reutilizao e reciclagem A popularizao dos eletroeletrnicos e a rpida obsolescncia dos modelos cria o mito da necessidade de substituio, que se torna quase obrigatria para os aficionados em tecnologia e para algumas profisses especficas. No entanto, o descarte desenfreado desses produtos tem gerado problemas ambientais srios, pelo volume; por esses produtos conterem materiais que demoram muito tempo para se decompor e, principalmente, pelos metais pesados que os compem, altamente prejudiciais sade humana. Alm disso, faltam regras claras e locais apropriados para a deposio desses equipamentos que, em desuso, vo constituir o chamado lixo eletrnico ou e-lixo. Faz parte desse grupo todo material gerado a partir de aparelhos eletrodomsticos ou eletroeletrnicos e seus componentes, inclusive pilhas, baterias e produtos magnetizados. Quando as pilhas e os equipamentos eletroeletrnicos so descartados de forma incorreta no lixo comum, substncias txicas so liberadas e penetram no solo, contaminando lenis freticos e, aos poucos, animais e seres humanos. A tecnologia ainda no avanou o suficiente para que essas substncias sejam dispensveis na produo desses aparelhos. O que propem cientistas, ambientalistas e legisladores que se procure reduzir, reciclar e reutilizar esses equipamentos.
Questo

(http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=32&id=379, acessado em 14.09.2009. Adaptado.)

43
ao papelo copo de zinco pasta mida de NH4CI e MnO2 basto central de grafita papel

Boa parte do lixo eletrnico constituda pelas pilhas comuns. So elas as principais fontes dos elementos zinco e mangans presentes nesse tipo de lixo. A figura mostra os principais componentes de uma pilha comum nova e sem uso.

O quadro seguinte mostra o que acontece com os constituintes de uma pilha comum, logo aps sua utilizao e depois de alguns meses exposta ao ambiente.
Componente da pilha Invlucro de ao Papelo que separa o invlucro de ao do copo de zinco Copo de zinco Perodo logo aps sua utilizao Permanece intacto. Permanece intacto. Permanece aparentemente intacto, mas com massa menor. Permanece intacto. Permanece intacto. Depois de alguns meses exposta ao ambiente Torna-se enferrujado. Fica manchado, mido e sem resistncia. Boa parte do metal corroda, aparecendo buracos no copo; o metal que resta fica recoberto por ZnO . Desfaz-se. Torna-se mais poroso e quebradio.

Papel que separa o copo de zinco da pasta mida Basto de grafita Pasta mida

Diminui a quantidade de MnO2 e de Diminui mais ainda a quantidade de MnO2 e de NH4Cl NH4Cl; passa a conter tambm Mn2O3, passa ; conter tambm ZnO, Mn(OH) e outras a 2 ZnCl2, e NH3 . substncias.

Analisando-se essas informaes, pode-se concluir que I. ocorrem transformaes qumicas durante o uso da pilha e aps seu descarte no ambiente; II. quanto antes uma pilha usada for encaminhada para reciclagem, maiores sero as quantidades de componentes originais que podero ser recuperadas; III. quando depositadas no lixo comum, as pilhas comuns no acarretam riscos para o ambiente, uma vez que so biodegradveis. correto o que se afirma apenas em (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III.

VEstiBulAr 1 sEm/10

FAtEC

17

Q u e s to

44

Um dos grandes problemas do lixo eletrnico o pequeno nmero de empresas que conhecem a tecnologia para a reciclagem de produtos como monitores e placas de circuito impresso. Uma empresa, com sede em Cingapura, conta como seu processo de reciclagem: Primeiramente separamos a sucata eletrnica por classe, efetuamos a destruio atravs da moagem e exportamos para a usina. L feita uma desintoxicao (processo de elevao de temperatura em cmara selada a 1200C e resfriamento em 4 segundos para 700C), filtragem de dioxinas, liquidificao, separao por densidade, separao por eletrlise, decantao, refinagem e solidificao em barras.
(http://lixoeletronico.org/blog/o-ciclo-do-lixo-eletr%C3%B4nico-3-reciclagem, acessado em 12.09.2009.Adaptado.)

De acordo com o processo de reciclagem exposto so feitas as seguintes afirmaes: I. A decantao um processo de separao. II. A desintoxicao um processo trmico com taxa de variao trmica, em mdulo, na ordem de 125C por segundo. III. A eletrlise consiste num processo qumico. correto o que se afirma em (A) II, apenas. (B) I e III, apenas. (C) I e II, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.
Q u e s to

45

Praticamente todos os aparelhos eletrnicos contm uma ou mais placas de circuito impresso, nas quais so soldados os componentes. As trilhas metlicas dessas placas so de cobre, como mostra a figura a seguir.

cobre

polmero

Considere as seguintes informaes, todas corretas, referentes a procedimentos experimentais (I, II, III e IV), que podem ser empregados para obteno de cobre puro, o mais rapidamente possvel, a partir de placas de circuito impresso. I. Ao mergulhar uma mistura de cobre e polmero em cido ntrico, o cobre reage formando uma soluo aquosa de nitrato cprico. O polmero se mantm intacto. II. Limpando-se a placa e depois a quebrando em pequenos fragmentos, obtm-se um material com maior superfcie de contato e que, portanto, reage mais rapidamente. III. Submetendo-se uma soluo de nitrato cprico eletrlise, forma-se cobre metlico puro. IV. Filtrando-se uma mistura de polmero e soluo de nitrato cprico, a soluo passa pelo filtro, mas o polmero fica retido. Com base nessas informaes, pode-se concluir que, para se obter cobre puro a partir de placas de circuito impresso usadas, devem-se realizar esses procedimentos na seguinte ordem: (A) II I IV III. (B) III II IV I.
FAtEC

(C) I III II IV.

(D) III IV II I.

(E) II IV I III.

18

VEstiBulAr 1 sEm/10

Leia o texto a seguir.


Tcnica permite reciclagem de placas de circuito impresso e recuperao de metais Circuitos eletrnicos de computadores, telefones celulares e outros equipamentos podero agora ser reciclados de forma menos prejudicial ao ambiente graas a uma tcnica que envolve a moagem de placas de circuito impresso. O material modo submetido a um campo eltrico de alta tenso para separar os materiais metlicos dos nometlicos, visto que a enorme diferena entre a condutividade eltrica dos dois tipos de materiais permite que eles sejam separados.
(http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010125070306, acessado em 04.09.2009. Adaptado.)

Questo

46

Considerando as informaes do texto e os conceitos fsicos, pode-se afirmar que os componentes


(A) metlicos, submetidos ao campo eltrico, sofrem menor ao deste por serem de maior condutividade eltrica. (B) metlicos, submetidos ao campo eltrico, sofrem maior ao deste por serem de maior condutividade eltrica. (C) metlicos, submetidos ao campo eltrico, sofrem menor ao deste por serem de menor condutividade eltrica. (D) no-metlicos, submetidos ao campo eltrico, sofrem maior ao deste por serem de maior condutividade eltrica. (E) no-metlicos, submetidos ao campo eltrico, sofrem menor ao deste por serem de maior condutividade eltrica.
Questo

47

Uma empresa decidiu trocar todos os seus computadores e aparelhos de telefone celular utilizados por seus funcionrios. Aps a troca, fez um levantamento do destino dado a esses equipamentos e constatou que 75% do total de equipamentos foram para a reciclagem, sendo que os computadores correspondiam a 60% do total de equipamentos e que 20% do total de telefones celulares no foram para a reciclagem. Com base nesses dados sobre o total de equipamentos, pode-se concluir que a porcentagem de computadores que foram para a reciclagem corresponde a (A) 18%. (B) 25%. (C) 30%. (D) 37%. (E) 43%.
Questo

48

Considerando verdadeiras as premissas: Todo lixo eletrnico contamina o meio ambiente. Existe lixo eletrnico que destinado reciclagem. pode-se concluir logicamente que se um determinado lixo (A) eletrnico ou destinado reciclagem, ento contamina o meio ambiente. (B) no eletrnico e contamina o ambiente, ento no destinado reciclagem. (C) contamina o meio ambiente e no destinado reciclagem, ento lixo eletrnico. (D) no destinado reciclagem e no contamina o meio ambiente, ento no eletrnico. (E) destinado reciclagem ou no contamina o meio ambiente, ento no lixo eletrnico.

VEstiBulAr 1 sEm/10

FAtEC

19

pOrtugus
Leia o texto e responda s questes 49 a 52.
O presidente Barack Obama e Hillary Clinton, a secretria de Estado dos Estados Unidos, tiveram de enfrentar uma desagradvel surpresa em suas viagens ao Mxico. O jornal mexicano El Universal, um dos mais importantes do pas, revelou algo at ento mantido sob sombras: h um item no oramento do Pentgono de 2009 consignando verba para ajudar a evitar que o Mxico se torne territrio ingovernvel. So 13 milhes de dlares destinados a fortalecer as foras armadas mexicanas. Outro dado importante foi a omisso de ambos diante do argumento do Mxico de que a violncia que coloca em risco as instituies nacionais, com a insero do narcotrfico no poder poltico, resulta da demanda por drogas por parte do mercado consumidor norte-americano. (...) H o lado policial, ou de guerra, com os Estados Unidos construindo muros e fortalecendo a represso em suas linhas de juno com o territrio mexicano. E h o lado poltico e econmico: o da imigrao. Um homem mexicano de 35 anos, com nove de instruo, pode ganhar 132% a mais trabalhando nos Estados Unidos. (...) Mas o Mxico ter de conformar-se com a reduo da sua estatura de aliado preferencial dos Estados Unidos nas Amricas. Bye, bye, Mxico, o Brasil emerge como lder da Amrica Latina. Essa frase foi escrita por Andrs Oppenheimer, colunista do Miami Herald, ntimo da comunidade hispnica e do setor do Departamento de Estado que cuida de questes latino-americanas.
(CARLOS, Newton. Narcotrfico corri a estabilidade do estado mexicano. In: Mundo geografia e poltica internacional. edio 100, ano 17, n. 4, agosto/2009, p. 11. Adaptado)
Q u e s to

Considere o seguinte trecho para responder s questes 50 e 51. Outro dado importante foi a omisso de ambos diante do argumento do Mxico de que a violncia que coloca em risco as instituies nacionais, com a insero do narcotrfico no poder poltico, resulta da demanda por drogas por parte do mercado consumidor norte-americano.
Questo

50

A crtica do Mxico, relatada no trecho destacado, refere-se (A) s instituies mexicanas, que tm sido alvo de violentas aes pelos traficantes norte-americanos. (B) ao governo norte-americano, que tem se eximido de contabilizar os danos causados ao Mxico pela compra de drogas e consequente incentivo ao trfico. (C) aos pontos do narcotrfico mexicano, que tm sido frequentemente financiados pelo Pentgono, desequilibrando a economia mexicana. (D) ao governo mexicano, que tem faltado aos encontros marcados pelos Estados Unidos, causando desentendimentos. (E) ao governo norte-americano, que tem demandado imigrao mexicana para atuar em suas instituies nacionais.
Questo

51

49

De acordo com o texto, elementos do oramento norte-americano revelam (A) a denncia feita pelo jornal El Universal sobre o Mxico ter se tornado um territrio ingovernvel. (B) a solidariedade do Pentgono no que se refere sade poltica de seu futuro aliado e vizinho na Amrica. (C) o desconhecimento dos governos norte-americano e mexicano sobre os recursos destinados estruturao arquitetnica do Mxico. (D) grande investimento financeiro mexicano na ampliao do contingente das foras armadas com vistas ao combate violncia social. (E) a preocupao do governo norte-americano em se proteger de futuros problemas com aquele pas que poder ser um ex-aliado em breve.

A palavra ambos e a expresso instituies nacionais, em destaque no trecho do texto, referemse, respectivamente, aos seguintes elementos: (A) Barack Obama e Hillary Clinton; instituies mexicanas. (B) o Pentgono e o casal que visitou o Mxico; instituies norte-americanas. (C) o jornal El Universal e o governo mexicano; instituies mexicanas. (D) as foras armadas mexicanas e o jornal El Universal; instituies norte-americanas. (E) Barack Obama e as foras armadas mexicanas; instituies mexicanas.

20

VEstiBulAr 1 sEm/10

FAtEC

Considere o trecho seguinte para responder questo 52. H o lado policial, ou de guerra, com os Estados Unidos construindo muros e fortalecendo a represso em suas linhas de juno com o territrio mexicano. E h o lado poltico e econmico: o da imigrao. Um homem mexicano de 35 anos, com nove de instruo, pode ganhar 132% a mais trabalhando nos Estados Unidos.
Questo

52

As oraes em cujo interior esto os verbos construindo e fortalecendo, destacados no trecho do texto, equivalem a oraes subordinadas adjetivas (reduzidas de gerndio). Assinale a alternativa em que essas oraes encontram-se desenvolvidas adequadamente. (A) ... Estados Unidos ainda que construam muros e que fortaleam a represso... (B) ... Estados Unidos, onde se constroem muros e se fortalecem a represso... (C) ... Estados Unidos, que constroem muros e que fortalecem a represso... (D) ... Estados Unidos logo que constroem muros e fortalecem a represso... (E) ... Estados Unidos no qual constroem muros que fortalecem a represso... Leia o texto seguinte e responda s questes 53 e 54.
Logo depois transferiu-se para o trapiche [local destinado guarda de mercadorias para importao ou exportao] o depsito dos objetos que o trabalho do dia lhes proporcionava. Estranhas coisas entraram ento para o trapiche. No mais estranhas, porm, que aqueles meninos, moleques de todas as cores e de idades, as mais variadas, desde os 9 aos 16 anos, que noite se estendiam pelo assoalho e por debaixo da ponte e dormiam, indiferentes ao vento que circundava o casaro uivando, indiferentes chuva que muitas vezes os lavava, mas com os olhos puxados para as luzes dos navios, com os ouvidos presos s canes que vinham das embarcaes. . .
(AMADO, Jorge. O trapiche. Capites de Areia. So Paulo: Livraria Martins Ed., 1937. Adaptado.)
Questo

53

Capites de Areia um romance, de Jorge Amado, que trata (A) da vida de rfos sobreviventes de um naufrgio ocorrido perto da cidade de Pernambuco. (B) do sofrimento de um grupo de meninos sobreviventes de uma chacina no Rio de Janeiro. (C) do drama vivenciado por jovens chineses e africanos encontrados nos pores de um navio no porto de Santos. (D) da pobreza vivida pelos jovens fugidos de um reformatrio em busca do sonho de liberdade em Recife. (E) das histrias cotidianas de meninos de rua que lutam pela sobrevivncia em Salvador.
Questo

54

Assinale a alternativa em que o verbo destacado tem como sujeito aquele apresentado entre colchetes. (A) Logo depois transferiu-se para o trapiche o depsito dos objetos... [os objetos] (B) ... o depsito dos objetos que o trabalho do dia lhes proporcionava. [o depsito dos objetos] (C) Estranhas coisas entraram ento para o trapiche. [estranhas coisas] (D) ... indiferentes ao vento que circundava o casaro uivando... [o casaro] (E) ... com os ouvidos presos s canes que vinham das embarcaes. . . [as embarcaes]

VEstiBulAr 1 sEm/10

FAtEC

21

rEDAO
Temos presenciado o crescimento da importncia do Brasil no cenrio poltico-econmico mundial. Os textos seguintes e os fatos a que eles se referem, a ttulo de ilustrao, permitem essa anlise:

Texto 1:
Bye, bye, Mxico, o Brasil emerge como lder da Amrica Latina. (Andrs Oppenheimer)
(apud CARLOS, Newton. Narcotrfico corri a estabilidade do estado mexicano. In: Mundo geografia e poltica internacional. edio 100, ano 17, n. 4, agosto/2009, p. 11)

Texto 2:
Lula provocado por Barack Obama aps dar uma camisa da Seleo.

(http://globoesporte.globo.com, acessado em 24.09.2009)

prOp OstA prOp OstA


Redija um texto dissertativo em que voc discuta a aproximao entre Brasil e Estados Unidos e o efeito disso para os brasileiros.

Instrues: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opinies para sustentar suas ideias e pontos de vista. No copie nem parafraseie os textos dados. Empregue em seu texto apenas a variedade culta da lngua portuguesa. No redija em forma de poema nem de poesia (em versos). D um ttulo a seu texto. A verso definitiva da redao deve ser apresentada em folha especfica e a tinta.
VEstiBulAr 1 sEm/10

22

FAtEC

rAsCuNHO DA rEDAO
__________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________

Potrebbero piacerti anche