Sei sulla pagina 1di 1

O REI DA FOME Era uma vez um rei que, pasmem comia histrias!!!

Gente que come ouro, criancinhas, camaro, torta de ma, caviar ou fil-mignon se pode encontrar. Mas Histrias??? Para ser mais exata: este Rei comia toda e qualquer espcie de livro que sua frente, do lado ou atrs aparecesse. Ordenava a seu criado Fiel que untasse as pginas. De manteiga, mas s do lado de dentro. Nas bordas, capa e contracapa nunca. Todo este cuidado para que ele, o Rei, no lambuzasse as pontas dos dedos Dependendo do tema, Fiel , seu criado trazia-lhe prontamente sal, organo, aafro, urucum, coentro e manjerico. E em muitas vezes pimenta, lgico, do-reino. Se fosse um romance, umas sementes de cravo e umas pitadas de canela faziam-se indispensveis. Enfim, livros , condimentos e especiarias dignos de um rei. s vezes o Rei no se contentava com todas estas exigncias e cismava que o livro no estava no ponto. Mandava-o de volta cozinha, levavam-no ao forno, retornando mesa quentinho, regado a azeite, numa travessa de prata, rodeado de folhas de alface. As viagens de Gulliver, lembro bem, foram comidas num perodo de 4 horas e 45 minutos. Demorou tanto assim pois era justamente um exemplar grosso de capa dura de uma edio muito antiga. Robinson Cruso e A volta ao mundo em 180 dias foram consumidos em 2 horas, 14 minutos e 59 segundos. J Alice no pas das maravilhas, Rapunzel, Alibab e os 40 ladres , O gato de botas e Peter Pan eram sobremesas para ele. Em poucos minutos saboreava todos. O pior que, na refeio seguinte, vido, exigia novos livros mesa. Alm de provocar sumios reais nas prateleiras do palcio, este rei era calado como um criado-mudo. Assim guardava consigo todo o segredo daquelas pginas. No adiantava insistir que ele no contava nada para ningum. Letras, palavras, frases, vrgulas, verbos, sujeitos e predicados tornavam-se propriedade dele.

sequer do ltimo estoque. Mas eis que amanhece um novo dia. Tudo parecia correr bem, mas no para Fiel que acordara doente de cama, com febre de 40 graus e olheiras enormes, e no pde nem sair para trabalhar. O Rei, quando soube ficou desesperado. Quem conseguir mais livros para o meu almoo e jantar? esbravejava, sacudindo os braos pelos corredores do palcio. Ningum se oferecia, pois no era tarefa fcil. Naquele reino, para se conseguir alguma coisa, inclusive livros, era uma novela, uma grande burocracia. At que no suportando mais a braveza do Rei, Vocabulrio, muito contrariado, resolveu providenciar novos livros para saciar sua fome. E l se vai Vocabulrio. Escreve a mquina a requisio. Bate carimbo. Pe no envelope, fecha o envelope, desce a escadaria, segue o corredor, vira direita, abre o porto, pega a carruagem, desce da carruagem, entra no cartrio, tira o papel, reconhece firma, autentica, guarda no envelope, sai do cartrio, volta para a carruagem, desce da carruagem, abre o porto, vira esquerda, segue o corredor, sobe a escadaria, d uma respirada bate na porta (pam, pam, pam) e se apresenta ao Rei. Majestade, aqui est sua requisio. S falta o senhor assinar. Qual no foi a surpresa de todos quando olham para o Rei e o vem encolhidinho, olhando assustado para o Vocabulrio com uma caneta pequenina tremendo feito gelatina. Era a descoberta do dia! O Rei no escrevia, muito menos lia. Se algum tivesse me contado, eu no teria acreditado. A verdade a seguinte: o Rei, no sabendo o que fazer com tantos livros, resolveu com-los. E durante todos aqueles anos Fiel quem assinava as requisies por ele, guardando o grande segredo do Reino a sete chaves, pois, como era fiel e temia a fria do Rei, o pobre no contava nem pra sua sombra.

Desmascarado, o Rei no teve sada, ou melhor, naquele mesmo dia teve entrada na escola do Reino, com direito a matrcula, caderno, lpis e Isolado no seu desejo de comer, o Rei nunca estava dever de casa. Quanto a Fiel, quando soube da boasatisfeito e ordenava a Fiel que providenciasse mais nova, sarou rapidinho, pois estava doente era de livros, fossem eles novos ou usados. No, no e no tanto ver tanto estrago. E Vocabulrio? Est rindo de novo. O Rei podia ser burro, por comer livros com toa, feliz da vida. E agora, segure o queixo que eu j todas aquelas histrias, mas bobo que ele no era. te conto o desfecho: vi o Rei, ainda hoje, l, no meio do beab. Ele, que at ontem s sabia os livros Ele jamais cairia em qualquer uma daquelas idias. A Vocabulrio s restou ento vigi-lo, ficar de olhos comer, hoje j est aprendendo a ler. E Fiel continua a fazer requisies. Mas no assuste, os livros daqui abertos para ver se encontrava uma soluo. em diante no sero mais triturados, e sim Acontece que naqueles dias o Rei passara dos devorados, s pelos olhos do Rei. limites: comera, sem pestanejar, toda a mitologia grega!!! Hrcules, Zeus, Afrodite, Erus, Atena, imaginem!!! Por Zeus! Deuses e mortais foram para E tudo foi resolvido de uma vez por todas na barriga de um Rei. O Rei no foi esquecido Vocabulrio estava inconsolvel. Para ele era o fim. Pois hoje est muito mudado E se no era estava perto, pois na despensa da No gosta nem de livro arranhado. cozinha no havia para o dia seguinte nem um livro

Potrebbero piacerti anche