Sei sulla pagina 1di 8

AULA N 05 DIREITOS DA CRIANA E DO ADOLESCENTE (ECA ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE)

OBS 1: Observar o tempo, pois esta aula maior do que as aulas anteriores, em vista do contedo ser mais amplo. Tempo mnimo necessrio: 40 minutos!! OBS 2: O Estatuto da Criana e do Adolescente uma das leis mais delicadas para se trabalhar, uma vez que visa a PROTEO dessas pessoas. Contudo, sabemos que hoje em dia os DIREITOS tm sido levados populao de uma forma indiscriminada e muitas vezes de forma distorcida. Neste sentido, e apoiada no objetivo deste projeto, que levar conhecimento acerca dos direitos, sem nunca descuidar dos deveres correspondentes, esta aula no pretende abordar questes polmicas previstas no ECA, como por exemplo, famlia substituta e adoo, tampouco incutir qualquer espcie de receio em relao s medidas socioeducativas. O que visamos levar s crianas o conhecimento dos direitos bsicos que lhes so assegurados pela lei e que podem ser visualizadas na vivncia de cada um, bem como suas obrigaes como sujeitos destes direitos. Certamente, todos ns, professores voluntrios deste projeto, teremos experincias pessoais ou comunitrias para ilustrar os tpicos propostos, lembrando sempre de observar a realidade local de cada comunidade por onde passamos. Assim sendo, recomenda-se a leitura do Estatuto da Criana e do Adolescente antes de ministrar a aula para que se tenha em mente a sua abrangncia como lei. A lei pode ser visualizada atravs do site: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm Como esta aula , em tese, a ltima do semestre, julgamos interessante fazer um breve apanhado de alguns conceitos j repassados. A seguir, a aula proposta:

AULA N 05 DIREITOS DA CRIANA E DO ADOLESCENTE (ECA ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE)

[*1] Comentrio: SLIDE 1

Ns todos aqui j sabemos que no Brasil, a Constituio Federal a Lei Maior, no ? Tambm j sabemos que o que a Constituio diz, est garantido, para todos os cidados que vivem no Brasil, concordam? Certo, a Constituio a LEI maior, mas afinal, para que servem as leis? (procurar obter respostas mantendo dilogo) Vejam s, ns sabemos que no vivemos sozinhos, para todo lado que se olha, existem outras pessoas convivendo conosco.
[*2] Comentrio: SLIDE 2

Imaginem se a gente pudesse fazer tudo que deseja... Seria muito difcil a convivncia entre as pessoas, no acham? Para viver em harmonia todos devem se respeitar, mas nem sempre isso acontece! Por isso existem leis, e elas podem sem bem grandes e poderosas, como a Constituio Federal, como tambm podem ser menores, como as regras da escola e da nossa casa. L em casa, a gente no tem a hora do banho, a hora de comer, arrumar o quarto? Ento, quando essas regras servem para organizar a cidade inteira, o Estado, o pas e todos que vivem nele, essas regras ganham o nome de LEIS. Ns j estudamos que todas as leis menores devem obedecer Constituio Federal, lembram disso? E tambm vimos que a Constituio cuida de tudo o que existe na vida das pessoas, no ? A Constituio cuida de coisas e de pessoas. Entre todas as pessoas de um pas, algumas precisam de cuidados especiais. Lembram do Estatuto do Idoso? uma lei menor, que obedece a Constituio e serve para garantir os direitos de todos aqueles que j passaram dos 60 anos de idade! Alm dos idosos, existem outras pessoas que a Constituio manda cuidar de uma forma toda especial. Algum aqui arrisca adivinhar quem so essas pessoas? Aposto que vocs sabem? (dilogo Ex: Olhem bem! Por aqui hoje est repleto dessas pessoas! Quem so elas? As professoras? A diretora? Bem... essas pessoas tambm so protegidas, mas existem outras, que tem uma proteo ESPECIAL! ) Acertou quem disse as crianas, e tambm os adolescentes!! A Constituio Federal, l no artigo 227 diz o seguinte: (ler o artigo!) dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana e ao
adolescente, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-la a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso.
[*3] Comentrio: SLIDE 3 [*4] Comentrio: SLIDE 4

Nossa, tanta coisa de tirar o flego, no ? Essa Constituio no mesmo poderosa, e maravilhosa? Tudo bem at a, a Constituio fala que tudo isso deve acontecer, mas como que se faz para isso tudo virar realidade? Quem me ajuda? A Constituio manda, e quem faz valer?

[*5] Comentrio: SLIDE 5

(obter respostas, com dilogo) Uma lei menor, claro, sempre assim que acontece! Ento, vocs sabem que existe uma lei feita especialmente para as crianas e os adolescentes? Conhecem? Essa Lei foi aprovada em julho de 1990, e chama-se: ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE, mais conhecido como ECA. Essa lei menor diz que criana quem tem de 0 a 12 anos incompletos, e adolescente quem tem entre 12 anos completos at 18 anos. Dentro do ECA esto escritas as regras que vo dizer quais so os direitos e deveres que as crianas e adolescentes tem. O que direito? E o que dever? Direito o nome dado s protees daquilo que voc pode ter e fazer (privilgios). Ex: quando um brinquedo seu tomado de suas mos por quem no podia fazer isso. Nessa hora voc pode dizer que como aquele brinquedo seu voc tem direito a t-lo de volta. Dever o nome dado s nossas responsabilidades. Ex: se voc pegou por engano um brinquedo que pertencia a outra pessoa seu dever (responsabilidade) devolv-lo. O que acontece quando algum no respeita o direito dos outros ou quando tinha a responsabilidade de fazer alguma coisa e no faz? Se isso acontece em casa com vocs, os pais ou responsveis, para mostrar que isso errado, as vezes do algum castigo, para vocs sentirem, de alguma forma, que erraram, no ? (no pode ver TV, um tempo no quarto sem poder brincar...)alguma coisa assim. Quando o direito ou o dever que for desrespeitado no estiver relacionado aos assuntos da casa, e sim, com os direitos e deveres de todas as pessoas, inclusive das crianas e dos adolescentes, o que acontece so as punies (os castigos), que no ECA recebem o nome de medidas. Vamos comear falando dos DIREITOS que o Estatuto da Criana e do Adolescente traz pra todos vocs: O ECA fala numa tal proteo integral criana e ao adolescente e isto que dizer que todos devem proteger a vida, a sade, a educao, a alimentao, a cultura, a liberdade, a convivncia familiar e at mesmo o direito de brincar, exatamente como a Constituio disse no artigo 227 e ns vimos agora h pouco.
[*7] Comentrio: SLIDE 7 [*6] Comentrio: SLIDE 6

Vamos ver rapidinho os principais direitos que a Constituio garante e o ECA faz valer? (explicar de forma suscinta, sabendo que muitas crianas passam por necessidades das mais bsicas. Cuidar para no gerar polmica. Ilustrar de forma leve. Abaixo, alguns exemplos). VIDA, SADE E ALIMENTAO: ns j vimos que o direito vida est garantido pela Constituio, ningum pode tirar a vida de ningum e mesmo antes da criana nascer, quando est na barriga da me,esses direitos so garantidos, por isso existem os postos de sade (remdios, vacinas, dentista...), a assistncia social e outros lugares que ajudam a proteger esses direitos. Lembram que os idosos tem direito a uma companhia se ficarem internados? Com as crianas a mesma coisa, se precisar ficar no hospital, tem o direito a uma companhia. EDUCAO, CULTURA E LAZER: estes direitos ns vemos no dia-a-dia, no , todos vm escola, todos tem um tempinho no dia para brincar, jogar bola, e quando a gente participa de um projeto, ou quando algum vem na escola fazer uma palestra, um teatro, uma brincadeira, tudo isso faz parte desses direitos. PROFISSIONALIZAO E PROTEO NO TRABALHO: Quando vocs forem maiores, j adolescentes, o ECA assegura que vocs tero direito a aprender alguma profisso, e para isso existem vrios programas, como o Menor Aprendiz, (em Pato Branco tambm o Projeto PAE ver a realidade local para ilustrar), e muitos outros por todo o pas. DIGNIDADE, RESPEITO E LIBERDADE: O que isso quer dizer? Que todo mundo deve ser respeitado, que no se pode xingar, bater, ameaar, que podemos ser livres na religio que escolhemos, no nosso jeito de vestir, enfim, cada pessoa de um jeito e assim deve ser respeitada pelas demais pessoas.

[*8] Comentrio: SLIDE 8

[*9] Comentrio: SLIDE 9

[*10] Comentrio: SLIDE 10

[*11] Comentrio: SLIDE 11

[*12] Comentrio: SLIDE 12

CONVIVNCIA FAMILIAR E COMUNITRIA:as crianas e os adolescentes tm o direito de conviver com sua famlia e com as demais pessoas da comunidade, ou seja, com os amigos, os vizinhos, os professores, o padre, o pastor, enfim, com todos. (Ateno: existe a possibilidade de retirada da criana do convvio familiar em casos de maus tratos ou abandono, quando levada para famlia substituta ou abrigos, mas esta uma questo que deve ser muito ponderada antes de se levar s crianas. Talvez uma situao apresentada de forma deslocada do contexto social das crianas pode ser prejudicial ao invs de informativa. Avaliar se pertinente abordar esta questo)

[*13] Comentrio: SLIDE 13

PROTEO CONTRA NEGLIGNCIA, DISCRIMINAO, EXPLORAO, VIOLNCIA, CRUELDADE E OPRESSO: isto significa que as crianas e os adolescentes devem ser bem cuidados, que no podem ser discriminadas por nenhum motivo (religio, cor, classe social, etc). Tambm no podem ser exploradas, como por exemplo, trabalhar em servios inadequados para sua idade. Agora, vamos ver uma coisa, trabalho inadequado assim: uma criana no pode trabalhar como pedreiro, p.ex., porque pesado, ainda no tem fora suficiente, mas alguns servios podem e DEVEM ser feitos pelas crianas, pois fazem parte da famlia e sabemos que numa famlia, uns ajudam os outros, ento, secar a loua, ajudar o pai consertar alguma coisa, cortar grama, varrer o ptio, arrumar a cama, isso no explorao, isto solidariedade familiar, aquela ajuda que todos da famlia devem dar uns aos outros. Ainda, o ECA protege as crianas de todas as formas de violncia e crueldade Para proteger esses direitos das crianas e dos adolescentes existem vrias pessoas e vrios profissionais: Uma dessas pessoas o Juiz, que trabalha num lugar chamado Vara da Infncia e Juventude (Vara no por que o juiz vai bater em algum com uma varinha, e sim porque somente o nome dado). Nesse mesmo lugar trabalha uma outra pessoa que tambm vai tentar ajudar e o nome desse profissional Promotor de Justia. Outras pessoas com essa mesma misso so os Conselheiros Tutelares, estes trabalham no Conselho Tutelar Sempre que uma criana ou adolescente precisar de ajuda por algum ter desrespeitado os direitos mencionados acima pode contar com essas pessoas, alm de outras. Por exemplo, quando uma criana ou adolescente maltratada, quando os prprios pais no do alimentao aos filhos, quando no deixam que vocs venham pra escola, ou quaisquer outras coisas que desrespeitem queles direitos que vocs tem, cabe ento ao Juiz, ao Promotor e o Conselho Tutelar entrar em ao. Vocs devem estar pensando: Quando chegar em casa e a minha me me mandar fazer a tarefa, vou dizer que tenho o direito de brincar e se ela no deixar vou chamar o Juiz, o Promotor e o Conselho Tutelar! Pode isso? No!!! E eu explico o porqu. Cada direito que todos ns temos, e tambm estes que vocs tem a partir do ECA, (como o direito de brincar) fica sempre ligado a alguns deveres. Como quais? Dever de obedecer aos pais, de obedecer as professoras e as regras da escola, as regras do trnsito, enfim, as regras que valem para todas as pessoas, de todas as idades, que

[*14] Comentrio: SLIDE 14

[*15] Comentrio: SLIDE 15

esto presentes em outras leis, como o Cdigo Civil, o Cdigo Penal, a Constituio e muitas outras! A criana e o adolescente tm o direito de conviver com a famlia e com a comunidade (brincar nas praas, jogar bola, participar de uma festa...), mas tambm, tem a obrigao de obedecer aos limites impostos pelos pais (como horrios para retornar para casa, com quem vai sair ou estar, os locais onde se pode frequentar); Outro caso seria o do direito educao que estaria ligado ao dever da criana e do adolescente frequentar a escola, e nesta se dedicar aos estudos, tratando com respeito todos os colegas, professores e demais funcionrios. Vocs no podem esquecer que os pais, os avs, os professores, o Conselho Tutelar e a Polcia, e outros profissionais, como foi explicado, tem o dever de proteger os direitos das crianas e dos adolescentes, contudo, quando essas mesmas crianas e adolescentes descumprem com os seus deveres, esses mesmos profissionais ou familiares devem chamar a ateno e corrigir. Quando a criana ou o adolescente desrespeitam as regras que servem para todos em uma sociedade, cabe uma punio chamada de medida, que quando aplicada s crianas recebe o nome de medida de proteo e quando aplicada aos adolescentes chama-se medida socioeducativa. (Exemplos de atitudes punveis........) Antes de serem aplicadas quaisquer das medidas a criana ou o adolescente ser ouvido pela Polcia, pelo Conselho Tutelar, pelo Promotor ou pelo Juiz. Dependendo do que a criana e o adolescente fez, poder receber uma medida mais leve ou uma mais grave. As medidas socioeducativas variam da mais leve que seria a ADVERTNCIA, na qual o adolescente comparece Vara da Infncia, com os pais, para receber um sermo, isto , uma conversa com o Juiz ou com o Promotor na qual ser explicada a gravidade do ato realizado e as consequncias de continuar agindo de forma a desrespeitar as regras. Hummm, sermo do pai e da me j no legal, imagina ir l na frente do juiz ou do Promotor levar um desses...no d vergonha? Quem aqui gostaria de estar l? Acho que ningum, no mesmo? Outra medida a PRESTAO DE SERVIO COMUNIDADE, na qual o adolescente fica obrigado a trabalhar de graa no lugar que o Juiz ou o Promotor mandar. Sempre servios compatveis com a idade e a condio de pessoa em desenvolvimento, mas no por isso que ser moleza.
[*17] Comentrio: SLIDE 17 [*16] Comentrio: SLIDE 16

Ex.: Cortar lenha/grama no lar de idosos, replantar flores da praa, pintar muros de escolas, etc...

Coisa mais sem graa essa, no ? Ao invs estar brincando, passeando, lendo uma coisa legal, assistindo TV, ta l a criana trabalhando porque fez besteira!! Bobeira, no gente??? A medida mais grave a INTERNAO, que como a priso para aqueles que praticam crimes na nossa sociedade. O adolescente perde sua liberdade, mandado para uma instituio, na qual trabalha e estuda, e avaliado por mdicos e outros profissionais. Esse internamento pode durar at 3 (trs) anos, sempre dependendo da gravidade do ato realizado e do comportamento mantido na internao. Aqui a coisa complica, vocs no acham? Ficar longe do pai, da me dos irmos, dos amigos, dos colegas de escola, no muito ruim? E ainda ter que obedecer TODAS as regras que existem nesses lugares? Vamos combinar, todo mundo erra, nem todo dia a gente faz tudo certo, mas passar dos limites, pisar na bola e parar no SAS demais, no gente? No muito melhor e mais fcil ser gente boa, obedecer e levar uma vida tranqila, j que temos tanta proteo?? A condio de criana e de adolescente os torna especiais por estarem se desenvolvendo, crescendo e aprendendo, mas essa condio especial de tratamento no d qualquer tipo de direito que venha a prejudicar os direitos das demais pessoas dentro da sociedade. importante para a criana e para o adolescente retribuir esse tratamento especial, devolvendo, em forma de agradecimento, atravs do respeito a todas as pessoas preocupadas com a formao de vocs, e assim, se tornarem adultos bem formados, educados, que sempre iro respeitar os direitos dos outros, fazer valer os seus prprios direitos e tornar a sociedade cada vez melhor. RELEMBRANDO: A Constituio Federal a Lei maior do pas, que garante nossos direitos e diz quais so os nossos deveres. Que as crianas e os adolescentes so protegidas por uma lei especial, chamada ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE (ECA); Que o ECA garante s crianas e aos adolescentes, os seguintes DIREITOS: VIDA, SADE, ALIMENTAO, EDUCAO, LAZER, PROFISSIONALIZAO, CULTURA, DIGNIDADE, RESPEITO, LIBERDADE, CONVIVNCIA FAMILIAR E COMUNITRIA. O ECA tambm diz que toda criana e adolescente estar a salvo de:
[*19] Comentrio: SLIDE 19 [*18] Comentrio: SLIDE 18

[*20] Comentrio: SLIDE 20

NEGLIGNCIA, DISCRIMINAO, EXPLORAO, VIOLNCIA, CRUELDADE E OPRESSO. Que existem pessoas, alm da famlia, que ajudam a proteger estes direitos: o juiz, o promotor e os conselheiros tutelares; Que toda criana e todo adolescente tm deveres que devem ser cumpridos e respeitados; Que para crianas e adolescentes que no respeitam as regras e os deveres sero aplicadas medidas educativas, que vo desde a advertncia at o internamento. Que as crianas e os adolescentes tambm tem responsabilidades em relao sua famlia e sua comunidade, devendo agir sempre em colaborao e respeito s outras pessoas. XX XX
[*21] Comentrio: SLIDE 21 [*22] Comentrio: SLIDE 22

Potrebbero piacerti anche