Sei sulla pagina 1di 4

CEFET-MG / CAMPUS IV ARAX

CIRCUITOS ELTRICOS - LCCC


Resumo Dos Tpicos Que Introduzem Eletrnica Professor: Daniel Stefany Duarte Caetano 1 ELT-A

Grupo:

Rodrigo Santos dos Reis

18 de junho de 2010

Sumrio:
Tpico
1. Introduo 2. Lei de Ohm 3. Potncia Eltrica 4. Circuito Srie e Circuito Paralelo de Resistores 5. Circuito Srie-Paralelo 6. Potencimetro 7. Divisor de Tenso 8. Geradores Eltricos 9. Mxima Transferncia de Potncia 10. Concluso

Pgina
1 1 1 2 2 2 2 2 3 3

1 Introduo
Neste relatrio falarei um pouco sobre o incio do estudo da Eletrnica, com vrios tpicos resumidos que servir de base para o trabalho de um Tcnico em Eletrnica. Citaremos aqui vrios tpicos importantes, desde Lei de Ohm at Mxima Transferncia de Potncia.

2 Lei de Ohm
Atravs do estudo da Lei de Ohm conclumos que V = R x I (tenso igual a resistncia vezes a corrente) proporcional, ou seja, quando a TENSO aumenta a RESISTNCIA x CORRENTE tambm aumenta, e vice-versa. Se levantarmos um grfico (como os exemplos dados anteriormente), ele ser uma reta e com isso ser possvel calcular o valor de uma resistncia aplicando a frmula tg= V / I.

3 Potncia Eltrica
Agora falando sobre a Potncia Eltrica. Conclumos que potncia a energia dissipada pelo resistor que transformado em calor, ou seja, energia trmica. Se formos conceituar potncia numericamente, obtemos: P = V x I, ou seja, potncia igual o produto da tenso e da corrente. Utilizando a definio de potncia juntamente com a Lei de Ohm, encontramos outras relaes como: P = R x I e tambm P = V / R. Ento, estudando a Potncia Eltrica, entendemos todo o processo que faz, por exemplo, a gua do nosso chuveiro esquentar. Com ele tambm podemos descobrir o quanto de calor faz um resistncia em um determinado circuito com uma determinada corrente.

4 Circuito Srie e Circuito Paralelo de Resistores


Com as experincias feitas, durante o curso, sobre Circuito Srie e Circuito Paralelo de Resistores chegamos concluso de que os circuitos em paralelo e em srie diferem nos seus valores de corrente e tenso e que utilizando a lei de Ohm podemos calcular qualquer valor referente s resistncias. Tambm compreendemos que calculando o valor da resistncia equivalente podemos trocar todos os resistores por um s e que de acordo com todas as propriedades de cada circuito, poderemos resolver vrios problemas relacionados a Circuitos Paralelos e Circuitos em Srie.

5 Circuito Srie-Paralelo
Aprendemos tambm que o Circuito Srie-Paralelo, nada mais que uma juno do Circuito Srie com o Circuito Paralelo, mas no com as mesmas caractersticas. Por exemplo, para somarmos a resistncia equivalente do circuito, devemos tratar a parte do circuito que paralela como uma s resistncia, ou seja, achamos a resistncia equivalente da parte paralela do circuito e somamos com a resistncia equivalente da parte em srie do mesmo circuito (devemos som-los como se estivessem em srie). Para acharmos corrente e tenso, devemos seguir o mesmo procedimento, tratando a parte paralela do circuito, como uma resistncia s, bastando achar a resistncia equivalente.

6 Potencimetro
Atravs do estudo sobre Potencimetro, pudemos perceber que existem situaes na eletrnica que o uso de um potencimetro mais propicio que o uso de um resistor, pois com ele podemos variar a oposio de passagem de energia, e assim, podemos aumentar ou abaixar o som que sai do aparelho, ou at mesmo aumentar a velocidade que um ventilador gira. Tambm possvel decidir em que funo ira se utilizar o potencimetro, pois pode haver diferenas culturais de certos pases em que o sentido de aumentar ou diminuir algo e diferente, ento este componente permite ao usurio escolher qual o melhor jeito de us-lo.Um potencimetro tambm pode ser usado como um resistor sem variao. So inmeras as funes que um potencimetro pode fazer em um circuito, coisas que uma resistncia normal no faria.

7 Divisor de Tenso
Com as experincias feitas, durante o curso, sobre Divisor de Tenso chegamos concluso de que se no fosse pelo uso do Divisor de Tenso, ns precisaramos de uma fonte de energia diferente para cada aparelho eletrnico que possumos. Ento, ele facilita todo o circuito, fazendo com que s com uma fonte de energia sejamos capazes de ligar vrios aparelhos diferentes, que exigem diferentes nveis de tenso.

8 Geradores Eltricos
Com o estudo sobre Geradores Eltricos chegamos concluso de que os geradores eltricos so importantes porque eles nos permitem transformar quase qualquer tipo de energia existente em energia eltrica, podemos transformar desde energia mecnica at mesmo energia trmica. Mas apesar de todas essas possibilidades, 2

percebemos tambm que esses geradores podem causar problemas se confiarmos piamente no que nos mostrado. Como foi dito antes, por causa da resistncia que encontrada nos geradores, como o caso de uma fonte convencional, a potncia que sai deles e vai para o circuito, pode variar, principalmente de acordo com a temperatura. Ento, pudemos ver como medir os principais valores (tenso, corrente, potncia, etc.) gerados pelos geradores, principalmente a fonte, e assim, futuramente poderemos controlar a potncia que nos fornecido, no prejudicando assim, o nosso circuito e os aparelhos ligados a ele.

9 Mxima Transferncia de Potncia


Com base nas experincias feitas, durante o curso, sobre Mxima Transferncia de Potncia, podemos concluir que para obter a Mxima Transferncia de Potncia de um gerador, a carga que se encontra no circuito deve ter um valor igual ao da resistncia interna da fonte. Ns tambm notamos que atravs da diviso Pu/Pg, encontramos o rendimento de um aparelho eletrnico e atravs disso, podemos perceber se o aparelho de boa qualidade ou no (os aparelhos de boa qualidade possuem o rendimento de acima de 90%. No possvel obter um aparelho com rendimento de 100%). Podemos dizer que atingimos a mxima transferncia de potncia quando a corrente de nosso circuito estiver na metade de seu valor mximo, aps isso, a potncia ira diminuir drasticamente. Com o conhecimento obtido sobre a mxima transferncia de potncia, saberemos quando e como usar a mxima potencia possvel em um circuito eletrnica e poderemos at mesmo saber se um produto de qualidade ou no atravs de seu rendimento.

10 Concluso
Com este relatrio introdutrio rea de eletrnica, pudemos perceber, que todo o estudo feito at aqui ser de grande importncia para futuras experincias e tpicos a serem estudados. Tambm ser de enorme importncia para quando formos seguir uma carreia relacionada a eletrnica.

Potrebbero piacerti anche