Sei sulla pagina 1di 2

Guia Rpido Notebook

Voc acaba de fazer uma excelente aquisio: um dos notebooks mais modernos do mercado. Um produto de qualidade, fabricado com o que h de melhor e mais confivel em componentes e softwares. Apresentamos a seguir, recomendaes rpidas, para que voc comece a usar seu notebook. Para informaes mais detalhadas, consulte o Manual do Usurio. No deixe de ler tambm o Certificado de Garantia. Esperamos que voc aproveite o mximo de seu notebook.

Passo a Passo

1 Em uma superfcie plana, firme, limpa e lisa,


coloque cuidadosamente seu notebook virado para baixo, antes da retirada do plstico protetor da tampa.

2 Coloque a bateria em seu compartimento deslizando pelas guias


na direo indicada pela seta. A trava emitir o som de um clique, indicando que a bateria foi encaixada adequadamente.

3 Para maior segurana, certifique-se que as duas travas estejam


na posio aps o encaixe da bateria. A trava indicada na imagem deve ser movimentada para a posio manualmente.

4 Vire seu notebook para a posio de uso e retire o plstico protetor da tampa.
Conecte o adaptador CA em primeiro lugar ao seu notebook e posteriormente rede eltrica. O adaptador CA automtico, ou seja, pode ser ligado em 110V ou em 220V.
Obs.: O indicador de carga da bateria no notebook fica na cor laranja para indicar que o carregamento est em progresso. Quando a bateria estiver totalmente carregada, o indicador passa para a cor verde.

5 Abra seu notebook


levantando a tampa.

Ateno: Para um melhor aproveitamento da vida til de sua bateria, leia cuidadosamente as recomendaes e os procedimentos de carga no Manual do Usurio, Captulo 3 - Gerenciamento de Energia, na rea de trabalho do seu computador. Sempre carregue totalmente sua bateria, at a cor do indicador de energia se tornar verde.

6 Pressione o boto Liga/Desliga.


O sistema operacional iniciar.

Configure seu sistema operacional


Quando seu notebook for ligado pela primeira vez, dependendo do sistema operacional, voc dever configurar programas, entre eles o prprio sistema operacional. O procedimento simples: basta seguir passo a passo cada uma das telas. Isso levar alguns minutos para ser concludo. A partir da segunda vez que voc ligar seu notebook, a inicializao do sistema operacional ser bem mais rpida, pois as configuraes personalizadas j estaro definidas. Na mesma ocasio, o antivrus mostrar uma mensagem informando que est desatualizado. No se preocupe: essa mensagem aparece devido ao fato de que, durante o tempo que se passou da fabricao do notebook at o primeiro uso, o antivrus ficou sem atualizaes, pois o notebook no se conectou internet. A mensagem tambm surgir toda vez que seu notebook no se conectar Internet por alguns dias. medida que voc for utilizando cada um dos programas do notebook, novos procedimentos de configurao iro surgindo. Leia-os atentamente, siga os passos das telas e usufrua de tudo que seu notebook oferece.

Conexo Internet:
O desempenho da conexo, incluindo velocidade e estabilidade, para navegao na Internet est diretamente relacionado ao tipo de conexo: discada ou banda larga. Para acessar a Internet com uma conexo discada (se disponvel em seu equipamento), o usurio deve ter uma linha telefnica fixa ativa e um discador, que j vem disponvel no seu notebook. O desempenho da conexo discada limitado a 56 kbps e influenciado pelo horrio de acesso, tipo da linha telefnica, entre outros. Os custos das ligaes telefnicas, sejam locais ou interurbanas, so de responsabilidade do cliente. No caso da conexo banda larga, as condies do servio incluindo o tipo, seja via cabo, wireless ou mvel, a velocidade de navegao, so definidas conforme interesse e escolha do usurio. O desempenho depende da estrutura da prestadora de servio, velocidade da conexo contratada, condies de disponibilidade do servio, tipo de modem adquirido, entre outros. As configuraes e demais informaes necessrias para o funcionamento da conexo banda larga so fornecidas pela prestadora do servio.

Guia do Sistema de Recuperao


O Sistema de Recuperao uma ferramenta de segurana que permite a reinstao do sistema operacional original de fbrica no seu computador. Este programa encontra-se instalado no HD (disco rgido). Para utiliz-lo no necessrio o uso de mdias como DVD ou CD. A utilizao do Sistema de Recuperao pode ser necessria, caso voc tenha algum problema para inicializar o sistema operacional, aps ligar o computador. Caso voc tenha dvidas sobre a utilizao do Sistema de Recuperao aps a leitura deste guia, ligue para a Central de Relacionamento: 4002 6440 (Curitiba / Belo Horizonte / Braslia / So Paulo capital) ou 0800 644 7500 (para o restante do Brasil), de segunda a sbado, exceto feriados, das 8 s 20 horas. IMPORTANTE: Utilize o Sistema de Recuperao apenas como ltimo recurso disponvel. Disco ou Pendrive de Recuperao: Dentre os procedimentos de segurana, existe ainda a possibilidade de criar um disco ou pendrive de recuperao, dependendo da configurao de seu computador. Alguns modelos no possuem drive tico, portanto deve ser feito o pendrive de recuperao. Para sua segurana recomendamos a execuo desse procedimento, pois, em caso de problemas no disco rgido (HD), voc conseguir reinstalar o sistema operacional de fbrica. Assim como o sistema de recuperao eletrnico, ao utilizar a recuperao via disco ou pendrive, todos os arquivos instalados sero apagados, incluindo softwares adicionais ou demonstrativos gratuitos, portanto mantenha sempre cpias de segurana de seus arquivos em outros locais: como discos DVD, CD ou dispositivos de memria flash, entre outros.

ATENO: Ao utilizar o Sistema de Recuperao voc apagar todos os arquivos instalados no seu computador. Alertamos que o Sistema de Recuperao no restaura os arquivos gravados, softwares adicionais ou demonstrativos gratuitos que acompanham originalmente o equipamento. Por preveno salve habitualmente cpia de seus arquivos mais importantes: em discos (caso tenha unidade tica DVD ou CD disponvel no seu equipamento) ou dispositivos externos de armazenamento como pendrive e HD (disco rgido) externo.
Para iniciar o procedimento simples, basta seguir os passos abaixo:

Windows

Acione o boto liga/desliga do seu computador.

2 Pressione a tecla F7 quando a tela


com um cursor piscando, no canto superior esquerdo, for exibida (ao lado). Preste muita ateno, pois essa tela exibida por apenas alguns segundos.

3 Selecione a opo Avanar para


iniciar o processo ou selecione Cancelar para reiniciar, caso voc tenha entrado no Sistema de Recuperaoacidentalmente.

4 Insira sua senha de administrador,


a senha utilizada para acessar o sistema operacional, caso tenha configurado uma. Se no tiver senha deixe o campo Senha em branco. Selecione a opo OK para continuar o processo.

5 A tela com as opes de


recuperao ser exibida, para iniciar a recuperao completa do sistema operacional selecione a opo Reinstalar o Windows.

6 Um aviso de advertncia ser


exibido, leia-o e selecione a opo Sim para continuar com o processo de recuperao ou selecione a opo No para cancelar todo processo.

Linux

3 Digite sua senha de administrador, 1


Acione o boto liga/desliga do seu computador.

5 Aps finalizada a recuperao do 4 Neste passo ser exibida a tela de


preservao de dados do usurio: a) selecione a opo Sim para preservar os dados do usurio (contidos no diretrio /home); b) selecionando a opo No, os dados do usurio sero eliminados. sistema a tela ao lado ser exibida. Pressione ENTER para finalizar o processo.

2 Utilizando as teclas

e selecione Recuperao via HD e pressione a tecla ENTER. Preste muita ateno, pois essa tela exibida por apenas alguns segundos.

que foi configurada na primeira vez que voc acessou o sistema operacional. Pressione TAB e selecione a opo OK, utilizando as teclas e . Caso Para abortar a operao, pressione TAB e selecione a opo Cancelar.

2010 - Todos os direitos reservados. Este documento de propriedade do fabricante, no podendo ser reproduzido, transmitido, transcrito, total ou parcialmente, sem autorizao prvia por escrito da mesma. Seu contedo possui carter tcnico-informativo. O fabricante reserva-se o direito de realizar as alteraes que julgar necessrias em seu contedo sem prvio aviso. Todos os nomes de empresas e produtos citados so marcas registradas de seus respectivos proprietrios. Fotos meramente ilustrativas. Componentes sujeitos alterao sem prvio aviso.

11066339_guiarapido_E4125_NOBRAND.indd 1

17/05/2010 18:13:10

Certificado de Garantia Notebook


Este notebook garantido pelo fabricante, conforme as condies abaixo estabelecidas:
Condies gerais: O fabricante assegura ao proprietrio deste notebook garantia integral contra qualquer defeito ou vcio de fabricao, desde que se constate falha em condies normais de uso do equipamento e mediante apresentao da nota fiscal de compra; Peas defeituosas e substitudas na vigncia da garantia so de propriedade do fabricante; A garantia se d na modalidade balco, ou seja, o cliente deve levar seu equipamento at a Assistncia Tcnica Autorizada mais prxima; Para que a garantia tenha validade necessrio que sejam mantidas as configuraes originais de fbrica. Prazo de garantia: A Garantia Legal obrigatria de 90 (noventa dias) contados do dia da compra e da emisso da nota fiscal. Ela garante qualquer inadequao ou vcio de fabricao dos produtos ou das peas dos equipamentos do fabricante. A Garantia Contratual, suplementar garantia legal, de 9 meses e, por este Certificado concedida pelo fabricante, a sua validade comea imediatamente aps o final da garantia legal. A bateria, o replicador de portas (se disponvel) e outros acessrios, tm 3 meses de garantia, j incluso a garantia legal. Problemas no seu computador que sejam relacionados com programas de computadores, ou decorrentes deles, dos softwares como so conhecidos, no esto cobertos por essa garantia contratual de 9 meses. Como proceder: No caso de problemas com seu equipamento, leve-o at a Assistncia Tcnica Autorizada. Confira a relao atualizada da rede no site do fabricante; Quando transportar o equipamento at a Assistncia Tcnica Autorizada, preferencialmente acomode-o na embalagem original para evitar danos. No esto cobertos pela garantia: Defeitos provocados por mal uso da bateria Defeitos provocados por utilizao de dispositivos externos (cartes de memria, pendrive, leitor tico externo USB, memria flash USB, HD externo USB, etc.) defeituosos ou de m qualidade; Defeitos ocasionados por transporte inadequado do produto; Defeitos ocasionados por causas externas ao produto, que estejam interferindo em seu correto funcionamento, tais como: interferncias eletromagnticas, flutuao de energia eltrica, descargas eltricas, entre outras; Manuteno preventiva, ou seja, intervenes que no estejam caracterizadas para a correo de um problema especfico; Problemas advindos de erros de operao que causem perda de funcionalidades ou desconfigurao, incluindo ajustes da BIOS, sistema operacional e aplicativos; Danos causados por vrus; Gerao de cpia de segurana (backup) dos programas e arquivos utilizados no equipamento, estando o fabricante isento da responsabilidade pela perda destes; Danos fsicos ao gabinete do notebook, incluindo tela do LCD, teclado e touchpad; partes consumveis, tais como: baterias norecarregveis; Defeitos provocados pelo uso indevido do equipamento (batidas, fogo, queda, influncia de temperaturas anormais, utilizao de agentes qumicos e corrosivos, etc.), em desacordo com o Manual do Usurio, ou provenientes de caso fortuito e fora maior; Consertos, adaptaes ou modificaes feitos por pessoas ou empresas no-autorizadas pelo fabricante, caso em que a garantia ser cancelada; Custos de transporte do equipamento. Problemas relacionados a instalao de outro sistema operacional que no o original de fbrica. Trmino de garantia: Pelo decurso normal do prazo de validade da garantia; Por no ter sido utilizado conforme as Instrues do Manual do Usurio, do Guia Rpido e deste Certificado de Garantia; Por violao, ajuste ou conserto feito por pessoas ou empresas no-autorizadas pelo fabricante. Por alterao da configurao original de fbrica do equipamento. Suporte Tcnico e Dvidas Para orientaes sobre garantia e suporte tcnico ou em caso de dvida sobre a Rede de Assistncias Tcnicas Autorizadas, entre em contato conosco: 1 Pela Internet: www.positivoinformatica.com.br, seo SUPORTE. L, voc encontrar respostas a perguntas frequentes, drivers, entre outros. 2 Via e-mail: positivoinformatica@positivo.com.br. Ao encaminhar sua dvida via e-mail, no se esquea de citar seu nome completo, telefone e nmero de srie do equipamento. 3 Ligando para a Central de Relacionamento: 4002 6440 (Curitiba / Belo Horizonte / Braslia / So Paulo - capital) ou 0800 644 7500 (para o restante do Brasil), de segunda a sbado, exceto feriados, das 8 s 20 horas.

Cd. 11066339

Rede de Assistncias Tcnicas Autorizadas O fabricante possui uma Rede de Assistncias Tcnicas Autorizadas em todo o Brasil. Confira a lista completa no manual da Rede de Assistncias Tcnicas Autorizadas.

Preservao Ambiental
A conscientizao ambiental faz parte da cultura de cada pessoa, faa a sua parte. Recomenda-se que seu notebook antigo e em desuso no seja descartado no lixo comum. Para saber como colaborar, entre em contato com a Central de Relacionamento.

11066339_guiarapido_E4125_NOBRAND.indd 2

Utilize apenas a flanela que acompanha o produto para limpeza da tampa superior. No utilize detergente ou solventes, como querosene ou lcool, para limpeza.

Remova a proteo plstica da tampa somente depois da colocao da bateria. Remova esta proteo vagarosamente e com cuidado. No utilize fora exagerada para a retirada dessa proteo, pois isso pode danificar a superfcie High Gloss da tampa superior. No utilize objetos pontiagudos na superfcie da tampa e no coloque qualquer tipo de objeto apoiado sobre ela. No exponha a tampa e o notebook calor excessivo ou luz do sol.

aconselhvel desligar o equipamento das redes de energia eltrica e telefnica durante tempestades ou ocasies em que possa haver queda de energia. Raios podem danificar seu notebook.

Qualquer procedimento que envolva acesso ao interior do produto deve ser executado exclusivamente por uma Assistncia Tcnica Autorizada. Evite choque mecnico (quedas) contra o notebook. A unidade de disco rgido (HD), assim como outros componentes, podem ter o funcionamento comprometido.

NOTEBOOK

GUIA RPIDO

Recomendaes de uso:

Leds indicadores de status e comunicao (mdulo wireless, disco rgido, teclado numrico, maiscula/minscula e rolamento de tela)

Microfone integrado

Teclado

Leds indicadores de status de energia e status da bateria

Webcam integrada (item no disponvel para alguns modelos)

*A funcionalidade depende do sistema operacional.

Tecla de acesso instantneo para programa de e-mail padro*

Touchpad (dispositivo similar ao mouse com funo de movimentao e barra de rolagem)

Boto Liga/Desliga

Habilita/Desabilita funo silenciosa*

Tecla de acesso instantneo para programa de navegao padro na internet*

Conhea seu notebook

Conector de energia (CC)

* * Para mais informaes leia Usando o cadeado de segurana, no manual do usurio que est na rea de trabalho do computador.

Unidade tica para CDs, DVDs ou Blu-ray (opcional) e boto de ejeo Portas USB 2.0 para conexo de dispositivos compatveis Entrada para microfone Sada para fone de ouvido Conexo para vdeo externo Porta USB 2.0 para conexo de dispositivos compatveis Conector de modem (RJ-11) para conexo de Internet discada (no disponvel em alguns modelos)

Porta de rede Ethernet (RJ45) para conexo de rede corporativa ou de uma conexo banda larga

Sada de alta definio - HDMI (item no disponvel para alguns modelos)

Aberturas para ventilao

Leitor de cartes

Slot ExpressCardTM 34

Fechadura para bloqueio Kensington * *

17/05/2010 18:13:21

Potrebbero piacerti anche