Sei sulla pagina 1di 2

DICAS DE SADE E SEGURANA NO TRABALHO Comisso Interna de Preveno de Acidentes Gesto: 2010/2011 Informativo n 23: Agosto/2011 CIPA 43 DTBP

COMO SE ORGANIZAR NO TRABALHO: DICAS

Conhea seu mais importante aliado na batalha por organizao no trabalho: a agenda! A agenda seu guia, nela vo estar presentes seus compromissos, tarefas, datas importantes, aniversrios, reunies, etc. Ser uma pessoa organizada meio caminho andado para ser um profissional de sucesso. A organizao pode ser percebida logo de cara, pela sua mesa de trabalho. O aspecto da sua mesa ou sala se reflete tambm em sua vida, e todos iro perceber, principalmente seus superiores!

MESA: Comece fazendo uma limpeza na sua mesa elimine papis sem utilidade, mas lembre-se de rasgar ou colocar os papis em uma mquina de cortar, pois informaes relevantes da sua empresa podem cair em mos erradas se forem jogadas na lixeira sem o devido cuidado. No guarde objetos sem utilidade na sua mesa. No deixe objetos pessoais espalhados, cuidado com a limpeza e higiene, tudo isso conta para manter uma boa impresso!

AGENDA: Ao escolher sua agenda procure os modelos que tem cada dia em uma pgina separada, pois assim voc poder anotar detalhes importantes de cada tarefa a ser desempenhada. Lembre-se de olhar sua agenda todos os dias antes de comear a trabalhar. Nunca deixe de anotar informaes importantes. No deixe de anexar papis importantes com o auxlio de um clips, pois assim evita que se percam.

POST IT: Alm da agenda um forte aliado para sua organizao na empresa so os bloquinhos auto-adesivos conhecidos como Post Its. Voc vai encontrar estes bloquinhos em qualquer papelaria ou supermercado de sua cidade. H Post Its disponveis em vrias cores, o que facilita para distinguir os lembretes de maior importncia. Uma dica colar os Post Its no monitor ou ainda comprar um porta-retratos de metal e usar como mural de recados. uma forma bem dinmica de no se perder nas suas tarefas.

COMPUTADOR: Se voc trabalha com computador muito fcil de se manter organizado atravs dele. Organize seus arquivos por pastas separadas por temas, datas ou clientes. Deixe no desktop do computador os arquivos, pastas e programas que voc usa com mais freqncia, assim eles estaro sempre mo quando voc precisar. Assim como sua mesa, lembre de excluir arquivos desnecessrios para no se perder. Hoje existem diversos programas para anotar compromissos no computador, que enviam notificaes e ajudam voc a se manter mais organizado. O mesmo ocorre com alguns aparelhos celulares.

PRESTE ATENO: Procure no se distrair com assuntos aleatrios, principalmente se voc trabalha com mais pessoas no mesmo ambiente ou tem acesso Internet, muito fcil se distrair e esquecer-se de suas tarefas ou compromissos. Mantenha uma caneta sempre perto de voc, por onde voc for, e tome nota sempre que receber uma nova tarefa ou recado.

ANOTE TODOS OS RECADOS: Ao atender ao telefone ou mesmo atender pessoalmente, anote todos os recados destinados a terceiros, cada mnimo detalhe importante. A partir do momento que voc solicitado para passar um recado, torna-se responsvel por esta funo, evite desentendimentos. Seja prestativo, mas procure no se sobrecarregar, compromissos em excesso podem comprometer sua organizao.

Com estas dicas simples voc vai aos poucos criando uma rotina mais organizada. Lembre-se que um funcionrio organizado se destaca entre os demais. Comece a ser organizado no trabalho e daqui a pouco vai ter desenvolvido um perfil organizado tambm em outros aspectos da vida. Organizao importante no trabalho, em casa, na faculdade e at mesmo com os amigos e a famlia. A organizao um grande passo rumo ao sucesso profissional.

SEGURANA DO TRABALHO, PRATIQUE ESSA IDIA.

Integrantes CIPA 43 Gesto 2010/2011 Ariel Flix Ferreira Cludio Ribeiro Praes Farlos Gomes de Oliveira Leonardo Ferreira e Santos Ozias Ferreira da Cruz

Edilson Bandeira Lucas Paulo Srgio dos Santos

Fonte: Disponvel em: http://www.mundodastribos.com/como-se-organizar-no-trabalho-dicas.htmlAcesso em:


31 de Julho 2011

Potrebbero piacerti anche