Sei sulla pagina 1di 3

EQUIPE ECONOMISTAS NA NET

RELATRIO ECONMICO SEMANAL

2011

- Economia Brasileira A volatilidade dos mercados da ltima semana deu aos analistas a certeza de que a taxa de juros no ser elevada na prxima reunio do COPOM, que ocorrer no final do ms de Agosto. A fraqueza externa contribui para que a inflao interna arrefea e reduza a presso, principalmente, dos preos das commodities. Para o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, os pases tero pouco espao fiscal para atuar e, por isso, o esforo de retomada deve ser focado nas polticas monetrias, ou seja, deve-se esperar uma maior liquidez global. Sendo assim, pode ser que haja reduo nas projees no relatrio Focus, porm ainda muito cedo para saber se a inflao seguir o mesmo sentido.

- Mercado Externo A economia mundial passa por um momento delicado em todos os sentidos. Diferente da crise anterior, esta no est centrada no mercado financeiro. Em outras palavras, no basta um simples socorro aos bancos para acalmar os nimos e retomar o caminho interrompido at aquele momento. Os custos da crise, na verdade, atingiram os governos. As contas pblicas agora so o verdadeiro problema, acompanhadas da reduo no ritmo da atividade econmica e inflao crescente, principalmente entre os emergentes. As medidas visam a evitar o efeito contgio na Europa. Apesar de os lderes de Portugal, Espanha, Irlanda e Itlia sinalizarem forte ajuste fiscal, j h quem acredite que o Euro no se sustenta at 2013. O ano de 2013, alis, o perodo at o qual o FED no pretende alterar sua taxa de juros. Os dados da economia americana com relao aos auxlios desemprego variam a cada nova divulgao. Ora figuram pouco acima das expectativas, ora decepcionam enormemente. Fato que a crise de 2008 fez com que os bancos centrais, particularmente dos pases ricos, se utilizassem de grande parte de suas armas de combate recesso. No restam mais juros para se reduzir, e assim estimular a produo e o emprego. O que se pode fazer cortar fortemente os gastos, ajustar impostos e, em alguns casos especficos, imprimir dinheiro para se pagar as dvidas (desvalorizando a moeda e gerando inflao).

Pgina 1 de 3

EQUIPE ECONOMISTAS NA NET

2011

O resultado dessas possveis aes a socializao do ajuste dos pases ricos para com os demais. Isso j vem acontecendo no Bloco Europeu, e a Alemanha j se manifesta contrria a um resgate mais amplo em quaisquer condies. Restam as medidas heterodoxas. Como exemplo, os pases da Europa citados acima, mais afetados por suas prprias dvidas, anunciaram um pacote de ajuste fiscal que inclui a demisso de 54 mil funcionrios pblicos, municpios que deixaro de existir e passaro a integrar outros maiores e alongamento no prazo de aposentadoria, entre outras. Bolsas A preocupao generalizada com a recuperao da economia mundial ditou o ritmo dos mercados financeiros. O downgrade da economia americana afetou de modo particular todas as bolsas, mais do que outros fundamentos. Da mesma forma, a manuteno da taxa de juros nos Estados Unidos foi responsvel por alta observada principalmente na bolsa de Londres. Na Europa houve a proibio de operaes vendidas, ou vendas a descoberto (quando um investidor vende um ativo sem de fato t-lo em sua carteira). Os agentes ganhavam com essas operaes nas quedas (preo de recompra menor do que o preo de venda do ativo). O risco alto para o investidor individual e ilimitado para o mercado. As expectativas seguem, no momento, alinhadas entre os mercados. Cautela e informao ditam o rumo dos investimentos. Todas as notcias parecem direcion-los para cima ou para baixo, de acordo com sua lgica. Assim, preciso estar atento dinmica da atividade econmica e aos meios como os governos esto conduzindo suas polticas para combater a nova crise e minimizar seus efeitos.

- Mercado Financeiro e Bovespa O mercado financeiro oscilou forte na semana passada em todos os preges. O circuitbreaker quase foi acionado quando a queda chegou a 9,74%. O mecanismo, que interrompe temporariamente as negociaes na Bolsa, disparado automaticamente quando se atinge desempenho negativo em 10%. Apesar disso, no acumulado da semana, o Ibovespa fechou em alta de 0,989%, aos 53.473,35 pontos. Apesar de as aes das construtoras terem pesado na queda da segunda-feira passada, o motor do pnico nos mercados foi o rebaixamento da nota dos Estados Unidos pela Standard & Poors. A averso ao risco moveu investidores, mais acentuadamente, a migrar para aplicaes mais seguras. O que deu algum flego na sexta-feira e fez o mercado subir foi a entrada de investidores institucionais comprando, por julgarem que os papis esto baratos. De fato, a Bolsa paulista est barata. Atingiu o menor nvel desde o pior perodo da crise de 2008. Entretanto, a incerteza ainda paira no ar e novas quedas ainda so esperadas.

Pgina 2 de 3

EQUIPE ECONOMISTAS NA NET

2011

preciso estar atento aos rumos da economia mundial para assumir posies no mercado acionrio. As recomendaes so: para quem j comprou e viu seu patrimnio derreter, no venda. Para quem quer comprar, melhor esperar mais algum tempo, ou ter pacincia caso venha a se decidir por algum papel. Cmbio O dlar registrou alta de 2% na semana, e foi visto pelos investidores como uma alternativa bolsa de valores. A moeda americana fechou a semana cotada a R$ 1,61. Alis, outras moedas foram o foco da ateno dos investidores, inclusive o Iene e o Franco suio, como medida de proteo ao patrimnio. O FED sinalizou que no pretende afrouxar ainda mais sua poltica monetria. Na verdade, com juros entre 0% e 0,25% ao ano, no resta mais nenhuma manobra ao banco central americano neste sentido. Com a procura dos agentes por segurana em outras moedas, a precificao do cmbio fica agora a cargo, apenas, da lei de oferta e demanda.

Agenda domstica: A semana comea com o vencimento de opes sobre aes da Bovespa; a divulgao semanal do relatrio Focus e da balana comercial. Na tera a FGV divulga o IPC-S da 2 quadrissemana de Agosto e o CAGED apresenta seu relatrio de Julho. Na quarta a FIPE informa a inflao de So Paulo da segunda semana de Agosto. O Banco Central divulga o fluxo cambial semanal e seu ndice de atividade econmica de Junho. Na quinta a FGV divulga o IGP-10 de Agosto e na sexta o IBGE apresenta o IPCA-15, tambm de Agosto. Agenda externa: Os destaques devem ficar para as divulgaes dos EUA, principalmente os indicadores de atividade e inflao. Na tera sero publicados os dados da produo industrial de Julho e na quarta sai o ndice de inflao do produtor, tambm de Julho. Na quinta teremos a inflao ao consumidor, o ndice da atividade do FED de Filadlfia, indicadores antecedentes e os pedidos de auxlio desemprego. Fora dos EUA, a semana ter a divulgao do PIB da Zona do Euro e os leiles dos ttulos de Portugal, Espanha e Grcia.

Pgina 3 de 3

Potrebbero piacerti anche