Sei sulla pagina 1di 7

4.

A respeito do metano, so feitas as seguintes afirmaes: I) O metano o primeiro membro da srie dos alcanos e apresenta -se como um gs incolor e inodoro. II) O metano pode formar-se pela fermentao de material orgnico em depsitos de lixo e em esgotos sanitrios, podendo tambm ser encontrado no gs natural (de 70 a 90%). III) Uma das aplicaes do metano, e que se tem difundido em nosso pas, como combustvel para veculos automotivos, devido ao seu baixo custo. IV) O metano um composto orgnico de frmula molecular C 2H2. Assinale a alternativa CORRETA. (A) Somente II e III (B) Somente II, III e IV (C) Somente a I (D) Somente a II (E) Somente I, II e III
Este Blog Este Blog

S E XT A -FE I RA , 18 DE S E TE MB RO DE 20 0 9

HIDROCARBONETOS - ALCANOS LISTA DE EXERCCIOS - 17 - HIDROCARBONETOS ALCANOS

1. O gs liquefeito de petrleo, GLP, uma mistura de propano, C 3H8, e butano,C 4H10. Logo, esse gs uma mistura de hidrocarbonetos da classe dos (A) alcanos. (B) alcenos. (C) alcinos. (D) cicloalcanos.

(E) cicloalcenos. 2. A anlise de um hidrocarboneto saturado de cadeia aberta constatou que 9,03 x 10 21 molculas dessa substncia pesam 1,71 gramas. A frmula molecular desse hidrocarboneto (A) C6H14 (B) C8H18 (C) C7H14 (D) C8H16 (E) C9H6 3. A composio de um determinado desodorante aerosol traz como propelente os gases butano, isobutano e propano. Qual da s precaues abaixo, transcritas da embalagem do desodorante, no se refere ao sistema propelente, mas aos outros constituintes do desodorante? (A) inflamvel. No pulverizar perto do fogo; (B) no perfurar, nem incinerar; (C) no expor ao sol nem a temperaturas superiores a 50 C; (D) no contm CFC. Inofensivo para a camada de oznio; (E) no usar se a pele estiver irritada ou lesionada. 4. A respeito do metano, so feitas as seguintes afirmaes: I) O metano o primeiro membro da srie dos alcanos e apresenta-se como um gs incolor e inodoro. II) O metano pode formar-se pela fermentao de material orgnico em depsitos de lixo e em esgotos sanitrios, podendo tambm ser encontrado no gs natural (de 70 a 90%). III) Uma das aplicaes do metano, e que se tem difundido em nosso pas, como combustvel para veculos automotivos, devido ao seu baixo custo. IV) O metano um composto orgnico de frmula molecular C 2H2. Assinale a alternativa CORRETA. (A) Somente II e III (B) Somente II, III e IV (C) Somente a I

(D) Somente a II (E) Somente I, II e III 5. A escassez de recursos energticos uma problemtica de importncia no mundo contemporneo. A populao mundial cresce a cada ano, aumentando a demanda por energia. Alternativas para a obteno de energia tm sido sugeridas, tais como a queima de gs metano proveniente de aterros sanitrios. Considere as seguintes afirmaes: I. o gs metano pode ser utilizado nas usinas termeltricas em substituio ao leo diesel, sendo ecologicamente vantajoso, pelo fato de o metano ser um dos gases responsveis pelo aquecimento global; II. a combusto do gs metano no libera gases causadores do aquecimento global, como acontece na combusto do leo d iesel; III. o uso do gs metano, proveniente da decomposio do lixo, apresenta a vantagem de no envolver a destilao fracionada de combustveis fsseis. Est correto o contido em (A) I, apenas. (B) III, apenas. (C) I e II, apenas. (D) I e III, apenas. (E) I, II e III. 6. A unio do radical isobutil com o radical isopropil forma um composto orgnico, cuja nomenclatura IUPAC encontra-se na alternativa (A) 3 - metil hexano (B) 2,2 - dimetil pentano (C) 2,2,3 - trimetil butano (D) 2 - etil hexano (E) 2,4 - dimetil pentano 7. Quantos tomos de carbono hidrognio? (A) 5 tem um alcano com 42 tomos de

(B) 10 (C) 20 (D) 30 (E) 40 8. O gs adquirido em botijes no comrcio, usualmente consumido como combustvel em foges, (A) sinttico e, portanto, sempre produzido em laboratrio. (B) mistura de hidrocarbonetos derivados do petrleo. (C) obtido pela combusto da madeira. (D) uma nica substncia. (E) mistura de compostos inorgnicos.
8) Escreva a frmula estrutural para cada um dos seguintes compostos :

a) 2,2,4-trimetilhexano j) cido etanico s) ciclopentanona b) 2,2-dimetilpropano k) 2-propanol t) 1,2-dimetilciclohexano c) 2,4,5-trimetil-3-etiloctano l) ciclopenteno u) cido 3-metilpentanico d) 2,2-ddimetil-5-butilnonano m) etanal v) 2-metilpentanoato de fenila e) 4-isopropiloctano n) cido hexanico x) 5-metilheptanoato de metila f) 3,3-dimetilpentano o) eteno y) 1,3-ciclohexadiona g) 3-pentanona p) 1-propanol w) butanodial i) etanol r) ciclopentanol z) cido hexanodiico 9) Explique por que os nomes seguintes esto errados segundo a nomenclatura da IUPAC, indicando a seguir o nome correto dos compostos : a) 1,3-dimetilbutano b) 4-metilpentano c) 2,2-dietilbutano d) 3-metil-2-etilpentano e) 2-propilpentano f) 2,2-dietilheptano g) 2,2-dimetilciclopropano h) 1-etil-5metilciclohexano

Petrleo

Exerccios sobre petrleo Leia o artigo: Petrleo

QUESTES:

01. (UFRN) O chamado ter de petrleo constitudo principalmente de: a) ter etlico b) hidrocarbonetos aromticos c) pentanos e hexanos d) lcoois e fenis e) metano e etano 02. Na destilao do petrleo, ao ser aumentada gradativamente a temperatura, so obtidos, sucessivamente: a) leo diesel, gasolina, guas amoniacais; b) gasolina, querosene, leo diesel; c) leos lubrificantes, gasolina, querosene; d) alcatro, querosene, guas amoniacais; e) leo diesel, gasolina, querosene. 03. (UFSM - RS) Durante a destilao fracionada do petrleo, obtm -se, sucessivamente, produtos gasosos, nafta, gasolina e leos lubrificantes. A ordem de volatilidade da cada frao est relacionada com o(a): a) origem do petrleo - animal ou vegetal; b) formao de pontes de hidrognio intermoleculares; c) tamanho da cadeia carbnica; d) ocorrncia de compostos fortemente polares; e) tipo de petrleo empregado - parafnico ou asfltico. 04. (CEFET - PR) O gs de cozinha (GLP) produzido por refino do petrleo. falso afirmar que: a) gasoso na temperatura ambiente; b) sob presso, est liquefeito dentro do bujo; c) formado por compostos de 5 a 6 tomo s de carbono; d) menos denso que a gasolina; e) tem ponto de ebulio mais baixo que o querosene. 05. (ACAFE - SC) O ter de petrleo, usado como dissolvente, constitui -se de alcanos com 5 a 6 carbonos, recebendo este nome por ser muito voltil. Sobre este material verdadeiro afirmar que: a) obtido por fracionamento do petrleo; b) apresenta ponto de ebulio elevado; c) constitudo de propano e butano; d) destila entre 250 e 350C; e) destilado juntamente com leos lubrificantes.

06. (FUVEST - SP) A figura mostra esquematicamente o equipamento utilizado nas refinarias para efetuar a destilao fracionada do petrleo.

Os produtos recolhidos em I, II, III e IV, so respectivamente: a) gs de cozinha, gasolina, leo diesel e asfalto; b) lcool, asfalto, leo diesel e gasolina; c) asfalto, gasolina, leo diesel e acetona; d) gasolina, leo diesel, gs de cozinha e asfalto; e) querosene, gasolina, leo diesel e gs de cozinha. 07. (UFRS) O GLP (gs liquefeito de petrleo) uma frao de destilao constituda essencialmente de: a) metano b) propano e butano c) hexanos d) metano, etano e propano e) hidrocarbonetos parafnicos com at dez carbonos na molcula 08. (UECE) O tetraetilchumbo, agente antidetonante que se mistura gasolina, teve sua utilizao proibida no Brasil porque: a) aumenta a octanagem da gasolina; b) sem esse aditivo, a gasolina teria melhor rendimento; c) aumenta a resistncia da gasolina com relao ex ploso por simples compresso; d) seus resduos, que saem pelo escapamento do carro, poluem o meio ambiente; e) n.d.a.

09. (U. E. - PONTA GROSSA - PR) Em relao ao petrleo, assinale alternativa incorreta: a) A composio do petrleo no constante , diferindo de acordo com a regio de onde extrado. b) O processo de cracking possibilita extrair do petrleo maior quantidade de gasolina. c) A frao de hidrocarbonetos que contm de 3 a 17 carbonos apresenta -se lquida. d) O gs natural, que precede a sada do petrleo, constitudo principalmente por metano. e) O petrleo produto da decomposio da matria orgnica e ocorre em bolses aprisionados por rochas impermeveis. 10. (FESP - UPE) O cracking das fraes mdias de destilao do petrleo , hoje, uma tecnologia empregada na maioria das refinarias porque: a) aumenta o rendimento em leos lubrificantes; b) economiza energia trmica no processo de destilao; c) permite a utilizao de equipamento mais compacto; d) facilita a destilao do petrleo; e) aumenta o rendimento em fraes leves.

Potrebbero piacerti anche