Sei sulla pagina 1di 18

UNIVERSIDADE ESTCIO DE S ENFERMAGEM

Ana Paula Ferreira da Rocha Gilberto Rodrigues Chermaut Jessica Perisse Moreira Sandro de Carvalho Barcelos

ATENDIMENTO INICIAL AO INFARTO AGUDO DO MIOCRDIO

Nova Friburgo 2011

UNIVERSIDADE ESTCIO DE S ENFERMAGEM

ATENDIMENTO INICIAL AO INFARTO AGUDO DO MIOCRDIO

Projeto de Trabalho de Concluso de Curso realizado para obteno de crditos na disciplina. Orientado pela Prof Ms Zilma Denize Mascarenhas Xavier.

Nova Friburgo 2011


2

SUMRIO 1. INTRODUO .................................................................... ............................. ........ 04 2. CAPITULO II REVISO DE LITERATURA .................................................................. ............. 07 3. CAPITULO III METODOLOGIA ................................. .................................................................... 10 4. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS .................................................................... 1 6

ANEXOS Anexo 01- ENTREVISTA DO PROFISSIONAL................................................ .. 14 Anexo 01- ENTREVISTA DO CLIENTE .................................... ........................ 15

Resumo O Infarto Agudo do Miocrdio (IAM) uma doena isqumica causado pela reduo do fluxo coronariano acarretando que ocorrer um processo de necrose do msculo cardaco devido diminuio da quantidade de oxignio adequado. Sendo O IAM uma das enfermidades de grande freqncia nas salas de emergncias sendo necessria a internao hospitalar. O atendimento emergencial envolve abordagem diagnstica e tratamento simultneo, baseados em algoritmos de ressuscitao e na anlise de dados do exame fsico imediato, especialmente sinais vitais, assim como resultados de exames complemen tares e tambm so necessrios os tratamentos farmacolgicos como os trombolticos e analgsicos. A pesquisa tem como objetivo analisar o tempo para a identificao da determinao do diagnstico do cliente IAM e avaliar o conhecimento da equipe de enfermagem sobre as prioridades no atendimento ao paciente com IAM de um Hospital no Municpio Municipal de Nova Friburgo, a onde a coleta de dados ser realizada atravs de um questionrio com perguntas fechadas.

Palavras-chaves: infarto agudo; emergncia, enfermagem

I.

INTRODUO

Esta pesquisa est inserida na linha de pesquisa O Cuidar no Processo Sade-doena, tendo como rea dominante a Enfermagem no Cuidado ao Cliente Crtico Adulto / Emergncia. Este projeto de pesquisa ir analisar o tempo referente ao atendimento de emergncia ao paciente com infarto agudo do miocrdio de um hospital pblico do Municpio de Nova Friburgo.
4

O infarto agudo do miocrdio (IAM) faz parte de um grupo de doenas chamadas doenas isqumicas do corao. O IAM um evento agudo que requer internao hospitalar, tendo um diagnstico clnico bem estabelecido, geralmente baseado na histria clnica, evoluo eletrocardiogrfica e curva enzimtica. Apesar do advento das unidades coronarianas, com os avanos da terapia fibrinoltica e com os novos processos de interveno percutnea estas doenas cardacas representam a principal causa de morte no Brasil e no mundo. Vrios estudos realizados demonstraram que cerca de 20% dos clientes com dor torcica aguda chegam ao setor de emergncia antes de duas horas de incio dos sintomas (FRANCO, et al, 2008). Vrios fatores podem estar relacionados com o retardo em procurar auxlio mdico como o no reconhecimento por parte dos clientes como sendo um evento cardaco, automedicao utilizada por alguns clientes, o baixo nvel socioeconmico, o sexo feminino, as condies de transporte, negao em aceit-lo e pelo atendimento prvio no especializado. O enfermeiro tem um papel muito importante para a reduo do tempo gasto desde o surgimento dos primeiros sintomas at a busca do servio de sade pelo cliente. Cabe ao enfermeiro a funo de educao em sade, orientando a populao quanto preveno de doenas e informando sobre os sinais e sintomas dessa e de outras doenas, ressaltar a importncia em procurar auxlio dos profissionais de sade e quando faz-lo, assim como prover o treinamento contnuo de sua equipe para que esta possa prestar um atendimento adequado. De acordo com o DATASUS, 2005, cerca de 58.000 pessoas ainda morrem vtimas de IAM no Brasil, e indicam a ocorrncia de 84.945 bitos por doena isqumica do corao somente no ano de 2005, no pas. A taxa de mortalidade global varia de 5 a 30%, sendo que as metades das mortes ocorrem antes dos clientes receberem atendimento adequado. Dentre aqueles que chegam ao hospital, aproximadamente 25 % dos bitos ocorrem nas primeiras 48 horas. O IAM a destruio da musculatura miocrdica, devido deficincia de fluxo sanguneo para uma regio do msculo cardaco, cujas clulas sofrem necrose por falta de aporte nutritivo. A interrupo do fluxo coronrio geralmente se deve a aterosclerose, estreitamento de uma artria coronria causado pelo acmulo de placas de ateroma (gordura), ou pela obstruo total de uma coronria por mbolo ou trombo (cogulo sanguneo).

A caracterstica fundamental do IAM a dor prolongada, localizada na regio subesternal, epigstrica, abdominal alta ou precordial e se irradiando para o pescoo, mandbula, ombro, brao e para a mo esquerda (SMELTEZER; BARE 2008). Os sintomas so: dor ou forte presso no peito, dor no peito refletindo nos ombros, brao esquerdo, pescoo e maxilar, dor abdominal, suor, palidez, falta de ar, perda temporria da conscincia, sensao de morte iminente, nuseas e vmitos. E os fatores de risco so: histrico familiar de doena coronariana, idade (a partir dos 60 anos), colesterol alto, triglicerdeo elevado, hipertenso arterial, obesidade, diabetes, fumo, estresse e sedentarismo. Atravs destes dados do Ministrio da Sade e com as observaes nos campos de estgio o grupo se prope a realizar a pesquisa na busca de entender como ocorre o atendimento ao paciente em sofrimento cardiovascular na emergncia, e de qual forma poderiamos contribuir para a mudana neste atendimento. 1.1 - Questes norteadoras  Quanto tempo gasto para a determinao do diagnstico de IAM na Emergncia?  Na emergncia existem protocolos de atendimento s doenas miocrdicas?  Profissional de sade conhece as prioridades para o atendimento ao cliente de IAM com ou sem existncia de protocolo? 1.2 - Objetivos  Identificar o tempo utilizado para o diagnstico no atendimento inicial do IAM;  Identificar a existncia de protocolo no atendimento inicial do IAM.  Identificar as prioridades no atendimento ao cliente de IAM. 1.3 - Relevncia O presente estudo visa a busca de esclarecimento de aes em enfermagem para proporcionar para sua equipe de emergncia, de um modo claro e objetivo, mtodos para um atendimento hospitalar melhor e mais seguro ao cliente portador de IAM. Nos dias atuais, em decorrncia do grande nmero de vtimas de IAM necessria a realizao de pesquisas sobre o tema e o contnuo esforo dos profissionais da rea de sade no sentido de reduzir, ainda mais, as taxas de mortalidade deste evento atravs de um atendimento mais qualificado e eficaz. Diminuio no nmero da morbi-mortalidade, com consequente reduo de gastos durante o tratamento dispensado pelas instituies de sade gerando uma maior qualidade de

vida para o cliente, como tambm uma menor reduo da fora de trabalho, o que poderia gerar perdas para a sociedade como um todo.

CAPTULO II. REVISO DE LITERATURA A abordagem da doena aguda difere em diversos aspectos daquele adotado na prtica do tratamento no emergencial. A histria da doena e os dados referentes ao paciente so limitados, muitas vezes se obtendo a relativa ao atendimento pr-hospitalar. O atendimento emergencial envolve abordagem diagnstica e tratamento simultneo, baseados em algoritmos de ressuscitao e na anlise de dados do exame fsico imediato, especialmente sinais vitais, assim como resultados de exames complementares. Na admisso, at que se prove o contrrio, espera-se que o paciente se apresente instvel ou necessitando medidas de ressuscitao. Estas medidas so parte do Suporte Bsico de Vida (BLS Basic Life Support), determinado pela American Heart Association, OUTUBRO DE 2010, que utiliza o CABD (compresses torcicas, via area, respirao, desfibrilao) na abordagem inicial do paciente. Associado s medidas iniciais sobrepem-se as medidas do Suporte Avanado de Vida (ACLS Advanced Cardiac Life Support). Ambos foram inicialmente desenvolvidos para abordagem de pacientes com IAM, com instabilidade ou parada cardiorrespiratria, porm, apresenta atualmente aplicabilidade universal na ressuscitao de pacientes instveis, incluindose mais recentemente a abordagem doena aguda no traumtica.
7

Aps a abordagem inicial e estabelecido que no h necessidade de ressuscitao, deve-se obter a queixa principal e a histria da doena atual, com ateno especial aos sinais vitais, que so obtidos e/ou monitorados de acordo com a apresentao do paciente, visto que a interpretao dos dados, o diagnstico e tratamento constituem etapas simultneas na abordagem emergencial. (TINOCO, 2002, p.21).

Para que o atendimento ao paciente com IAM seja adequado no basta apenas o diagnstico correto, o tratamento deve necessariamente ser iniciado o mais rapidamente possvel. Indiscutivelmente, o diagnstico e o tratamento precoces salvam vidas. Nesse contexto, devemos considerar a teraputica eltrica das arritmias graves (cardioverso e desfibrilao) e a reperfuso precoce da artria relacionada ao infa (tromblise mecnica rto ou farmacolgica). Todos os pacientes que apresentem um quadro clnico de IAM com elevao do segmento ST ou Bloqueio Completo do Ramo Esquerdo (presumidamente novo) at 12 horas do incio dos sintomas devero receber a teraputica tromboltica. A teraputica tromboltica no dever ser administrada em caso de contra-indicao ao uso da droga ou caso exista a possibilidade da tromblise mecnica primria. A tromblise mecnica no seria indicada caso esta opo resultasse em retardo superior a 90 minutos para dilatao da artria culpada pelo IAM, quando comparado ao tempo da administrao do tromboltico. (COELHO, et al, 2005).
A finalidade dos trombolticos dissolver e lisar o trombo (tromblise) em uma artria coronria, permitir que o sangue flua novamente atravs da artria coronria (reperfuso), minimizar o tamanho do infarto e preservar a funo ventricular. O analgsico de escolha para o IAM ainda o sulfato de morfina, administrado em bolos intravenosos. A morfina no somente reduz a dor e a ansiedade, como tambm reduz a pr-carga, o que, por sua vez, diminui a carga de trabalho do corao e relaxa os bronquolos para estimular a oxigenao. (BRUNNER & SUDDARTH, 2008)

Dos pacientes que realmente apresentam um IAM, apenas a metade tem um eletrocardiograma com alteraes clssicas como supradesnvel de segmento ST (CSST) admisso. Menos da metade dos pacientes com IAM sem supradesnvel de segmento ST (SSST) apresenta creatinoquinase-MB (CK-MB) elevada admisso.

Esses dados podem explicar porque, mesmo em centros de referncia, 2 a 3 % de pacientes com IAM so indevidamente liberados da emergncia, taxa que pode alcanar valores de at 10 a 20 % em alguns servios, sendo que destes, 25% apresenta desfecho letal. As taxas de falha teraputica demonstram uma tendncia atual de inserir o atendimento da dor torcica no conceito das UNIDADES DE DOR TORCICA (UDT), nas quais o paciente receberia uma ateno mais direcionada, com condutas padronizadas para diagnstico e teraputica. Geralmente, a UDT pode funcionar no mesmo espao fsico da sala de emergncia, bastando o treinamento da equipe multiprofissional de sade nas rotinas estabelecidas. A abordagem inicial ao cliente com dor torcica consiste em se definir, atravs de uma breve histria clnica, se o sintoma decorre de uma provvel causa cardaca ou de provvel causa no cardaca. TIPOS DE DOR TORCICA Tipo A (dor definitivamente anginosa) CARACTERSTICAS Dor torcica cujas caractersticas do a certeza do diagnstico de Sindrome Coronariana Aguda Tipo B (dor provavelmente anginosa) (SCA), independentemente do resultado dos exames complementares. Dor torcica cujas caractersticas sugerem SCA como principal hiptese diagnstica, porm com necessidade para a de exames do complementares diagnstico. Tipo C (dor provavelmente no anginosa) Dor torcica cujas caractersticas no sugerem SCA como a principal hiptese diagnstica, porm Tipo D (dor definitivamente no anginosa) h necessidade de exames complementares para exclu-la. Dor torcica cujas caractersticas no sugerem SCA no diagnstico diferencial etiolgico.
Fonte: Protocolos clnicos da Cooperclim AM: Dor torcica na sala de emergncia

confirmao

Pacientes com ECG CSST (supradesnvel de segmento ST) e dor torcica tipo A/B so diagnosticados como IAM CSST e devem ser internados preferencialmente em UNIDADE CORONARIANA (UCO) e tratados conforme rotina especfica.
9

Pacientes com ECG SSST (infradesnvel ou inverso de T) com dor torcica tipo B/C, ou ainda com ECG inespecfico, porm com dor torcica tipo A/B deve permanecer em observao na Sala de Dor Torcica e submetidos a dosagens de enzimas (CK -MB /CKT) seriadas a cada 3h e ECG 6/6h por 9 s 12h. Neste perodo, qualquer evidncia de necrose miocrdica justifica transferncia UCO. Caso contrrio, deve-se utilizar um teste provocatico (teste ergomtrico ou cintilografia miocrdica) tardio (aps controle da dor), podendo-se considerar alta caso o teste seja negativo ou internao em UCO e cateterismo cardaco caso positivo para isquemia. Pacientes com ECG inespecfico e dor torcica tipo C tem baixo risco de angina instvel, porm, devem seguir protocolo, com tempo de observao menor (6h). Pacientes com dor torcica no isqumica, mas com suspeita de TEP (Tromboembolismo Pulmonar) ou SATA (Sndromes Articas Torcicas Agudas) devem ser internados em UCO e sequenciados conforme protocolos especficos. Paciente com ECG normal ou inespecfico e dor torcica tipo D podem receber alta do Pronto Socorro com seguimento ambulatorial posterior, excetuando-se, obviamente, os que apresentem outro diagnstico que necessite cuidados de urgncia. (AGUIAR, 2008)

CAPTULO III. METODOLOGIA Pesquisa o processo onde se busca informaes sobre determinado assunto para que se construa conhecimento. a atividade bsica das cincias na sua indagao para encontrar a realidade (MINAYO, 2004). atravs da pesquisa que encontramos respostas. Metodologia o caminho que se segue para encontrar as respostas sobre os questionamentos gerados pela pesquisa, segundo Minayo (2003, p.16) metodologia o caminho do pensamento a ser seguido. Ocupa um lugar central na teoria e trata-se basicamente do conjunto de tcnicas a ser adotada para construir uma realidade. Ela utiliza vrias ferramentas como forma de abordagem, procedimentos tcnicos e etc. Segundo Lakatos (2003) a razo para se conduzir uma pesquisa quantitativa descobrir quantas pessoas de uma determinada populao compartilham uma caracterstica ou um grupo de caractersticas. Segundo Vergara (2005, p.47) a pesquisa descritiva expe caracterstica de determinada populao ou de determinado fenmeno. Pode tambm estabelecer correlaes entre variveis e definir sua natureza. No tem compromisso de
10

explicar os fenmenos que descreve, embora sirva de base para tal explicao. A pesquisa de campo investigao emprica realizada no local onde ocorre ou ocorreu um fenmeno ou que dispe de elementos para explic-los (VERGARA 2005, p.48). O objetivo da pesquisa quantitativa medir relaes entre variveis por associao e obter informaes sobre determinada populao. As anlises quantitativas so muito divulgadas e, nesse sentido, sua planificao geralmente necessita de menos explicaes que as anlises qualitativas (CONTANDRIOPOULOS, 1994, p.90). Para realizao da pesquisa sero utilizadas as bases de dados da BVS, LILACS, Med Line. Sero pesquisados artigos cientficos e monografias que contenham os descritores: Atendimento mdico de emergncia; enfermagem de emergncia e Infarto Agudo do Miocardio. O recorte temporal foi de 10 anos e teve como critrio de incluso artigos e monografias que apresentavam arquivo na ntegra, de idioma Portugus, e como critrio de excluso artigos tipo relato de experincia, outras lnguas e mais de 10 anos de publicao. Este estudo objetiva identificar o tempo utilizado para a realizao do diagnstico e a prestao do atendimento de qualidade ao cliente portador de IAM no ambiente da emergncia do hospital municipal da cidade de Nova Friburgo. O instrumento necessrio implementao da pesquisa de campo quantitativa ser a realizao de entrevista contendo perguntas fechadas aplicada dentro da emergncia da unidade. De acordo com (Vergara, 2005, p. 54) na coleta de dados o autor deve ser informado de como se pretende obter os dados de que precisa para responder ao problema. Segundo Fachin (2010,p.37) o mtodo observacional fundamenta-se em procedimentos de natureza sensorial, como produto do processo em que se empenha o pesquisador no mundo dos fenmenos empricos. uma busca deliberada, levada a efeito com cautela e predeterminao, em contraste com as percepes, em contraste com as percepes do senso comum. Pesquisar significa, de forma bem simples, procurar respostas para questionamentos propostos. Segundo Fachin (2010), a pesquisa um procedimento intelectual. o pesquisado que adquire conhecimentos por meio de investigao de uma realidade e da busca de novas verdades sobre um fato (objeto, problema). Com base em mtodos adequados e tcnicas apropriadas, o pesquisador busca conhecimentos especficos, respostas ou solues para o problema estudado.

11

J para Lehfeld (2010), por meio da pesquisa, chega-se a um conhecimento novo e totalmente novo, isto , o pesquisador pode aprender algo que ignorava anteriormente, porm que j era conhecido por outro, ou chegar a dados desconhecidos por todos. Pela pesquisa chega-se a uma maior preciso terica sobre os fenmenos ou problemas da realidade. Ou seja, pesquisa um conjunto de aes, propostas e/ ou respostas para encontrar a soluo de um problema, que tm por base procedimentos racionais e sistemticos. A pesquisa realizada quando se tem um questionamento e no se tem informaes para solucion-lo, para isto, se determinam objetivos a fim de tentar resolver essas questes. A presente pesquisa ir se utilizar do mtodo quantitativo o qual considera que tudo pode ser quantificvel, ou seja, traduzir em nmeros opinies e informaes para classificlas e analis-las. Requer o uso de recursos e de tcnicas estatsticas para a anlise de suas respostas. Segundo Lehfeld (2010), o investigador na pesquisa de campo assume o papel de observador e explorador, coletando diretamente os dados no local (campo) em que se deram ou surgiram os fenmenos. O trabalho de campo se caracteriza pelo contato direto com o fenmeno de estudo. A partir do uso de tcnicas como observao, participante ou no participante, entrevistas, questionrios, coleta de depoimentos e estudo dos casos, o pesquisador busca as informaes sobre o objeto de estudo. A entrevista uma tcnica que permite o relacionamento estreito entre entrevistado e entrevistador. (Lehfeld,2010) Para Fachin (2010, p.151) refere-se entrevista como formulrio sendo assim: Fundamentado em uma srie de questes ordenadas sucessivamente e relacionadas com o objetivo do estudo. Na aplicao desse instrumento, necessria a assistncia do pesquisador; logo haver um intenso contato pessoal entre as ambas as partes. Ele uma lista formal, catlogo ou inventrio, destinado coletas de dados, resultante de observaes ou de interrogatrio, e o seu preenchimento feito pelo prprio investigador, medida que faz as observaes ou recebe as respostas. Nesta pesquisa ser utilizado o mtodo pesquisa descritiva observacional participante onde realizaremos visitas emergncia do hospital municipal da cidade de Nova Friburgo com o intuito de observar como prestado o atendimento inicial pela equipe de enfermagem ao cliente portador de infarto agudo do miocrdio, onde ser possvel obter dados estatsticos relacionados ao nmero de clientes que necessitaram receber atendimento, e tambm

12

relacionado ao tempo gasto para a realizao do diagnstico e a implementao do adequado tratamento. Durante estas visitas sero realizadas entrevistas com perguntas fechadas com os profissionais de enfermagem da instituio visitada contendo informaes sobre o reconhecimento dos sinais e sintomas iniciais do IAM e qual sero as medidas a serem adotadas caso haja suspeita de ocorrncia desta afeco, assim como tambm com os clientes acometidos por esta afeco objetivando colher informaes sobre o inicio dos sinais e sintomas, a importncia que o mesmo dispensou a esta situao e se ocorreram motivos que o levaram a retardar a busca pelo atendimento em uma unidade de sade. 2.1 Aspectos tico-legais A pesquisa ser realizada obedecendo a Resoluo 196/96, que garante ao participante da pesquisa o direito privacidade, ao anonimato, o respeito aos seus hbitos, costumes e crenas, sendo protegido de qualquer preconceito ou estigmatizao e, por fim o direito de abandonar a pesquisa no momento em que achar necessrio, sem qualquer dano moral ou material. A identificao ser feita por cdigos; utilizaremos as iniciais do nome seguido pela categoria profissional, tais como: Enfermeiro EN; Tcnico ou Auxiliar de Enfermagem - Tenf; Auxiliar de Enfermagem Aenf; seguido pela data da entrevista e no fazendo distino de sexo, quanto aos pacientes tambm ser realizada codificao utilizando as siglas do nome e sobrenome. 2.2 Sujeitos da Pesquisa Equipe de enfermagem da unidade de sade e os pacientes diagnosticados com IAM. 2.3 Tcnicas de Coleta e Anlise dos Dados Questionrio fechado com perguntas objetivas.

13

Anexo 01 - ENTREVISTA DO PROFISSIONAL

Nome: ________________________________________________________ Funo: __________________________ S etor: ___________________ ____ Tempo de experincia: ___________________________________________ Tempo no setor: ________________________________________________ Planto: Diurno( ) Noturno( ) Diarista( ) Escala: 12X60( ) 24X144( )

SIM A instituio possui protocolo de atendimento Conhece o protocolo da instituio Aplica o protocolo da instituio

NO

14

Considera o protocolo da instituio adequado Recebe treinamento peridico Promove treinamento para sua equipe Conhece todos os materiais disponveis (desfibrilador, monitor cardaco no invasivo, oxmetro de pulso e outros) Realiza check list dos materiais sempre ao assumir o planto Enumere de acordo com a prioridade, a sequncia para o atendimento de um cliente com suspeita de IAM na emergncia. Realizar RCP Avaliar nvel de conscincia Realizar um ECG Ofertar oxignio Desobstruir VAS Identificar PCR Administrar medicaes Promover conforto

Anexo 02 - ENTREVISTA DO CLIENTE

Nome: ________________________________________________ ___ Idade:_____________ ________ Sexo: Masculino ( ) Feminino ( )

Profisso: ______________________ ___________________ ________ Data: ____/_____/______ __ Hora: __________________________ ___ Patologia de base: ____________________________________ _______ Medicao em uso: ____________________________________ ______
15

SIM Demorou + de 2h para buscar atendimento Dispnia Dor torcica Dor precordial Dor no brao Dor na mandbula Inicio dos sintomas >2h Orientado Palidez Sudorese Tosse Vmito

NO

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS  AGUIAR, L.D. TATIANE; Dor Torcica na sala de Emergncia;  ARAJO; L. Thelma; Vivendo infarto: os significados da doena segundo a perspectiva do paciente; Revista Latino- AM.; 742-748; 2003.  COELHO; R. Otvio, et al; Como atender melhor o infarto agudo do miocrdio em hospitais no especializados; So Paulo; 2005; Disponvel em <http://ser1.cremesp.org.br/?siteAcao=Jornal&id=456> acessado em 13 de Novembro de 2010.

16

 CONTANDRIOPOULOS, Andr-Pierre, et all. Saber preparar uma pesquisa. So Paulo Rio de Janeiro: Hucitec, 1994.

 BRASILEIRO, L.D.S. ANTONIO; SAMU 192 e a abordagem pr-hospitalar do Infarto Agudo do Miocrdio no Brasil: Esperana para o paciente ou mais uma oportunidade perdida?; Rio de Janeiro; p.45 - 46; 03/01/ 2007.  FACHIN, Odlia; Fundamento de Metodologia; 5 ed. rev. atual.;So

Paulo;p.37,139,151.2010.  FRANCO, Betina; Rabelo R. Eneida; Pacientes com Infarto Agudo do Miocrdio e os fatores que interferem na procura por servio de emergncia: implicaes para a educao em sade; Rev. Latino-am enfermagem; 2008.  FERRARI, D.L. Andrs; Manenti, Euler; IAM com supra ST Tromblise ou ICP: consenso; Porto Alegre; n.11; p.1-5; 2007.  LEHFELD, A. S., Neide;et. al.; Fundamentos de Metodologia Cientfica; 3 ed.; So Paulo;p.82,90,108; 2010.  LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Cientfica. 5 ed. rev. e ampl. So Paulo: Atlas, 2003.  MESQUITA, Evandro Tinoco; CLARE, Cristina Monsanto. Rotinas de Emergncias Cardiovasculares: Hospital pr-cardaco. So Paulo: Atheneu; p.21; 2003.  MACHADO, V. Cristiane; Metodologia para estimativa de padres de qualidade: o caso do Infarto Agudo do Miocrdio; Rio de Janeiro; p. 71-83; 1996.  MINAYO, M. C. de S.; Et AL. Pesquisa social Teoria, Mtodo e Criatividade. 22 ed. Petrpolis: Vozes, 2003.  MUSSI, C. Fernanda; O Infarto e a ruptura com o cotidiano: Possvel atuao do enfermeiro na preveno; REV. Latino-am. Enfermagem; p. 751-759; 2004.  NASCIMENTO, F.G. Ingrid; TRINDADE, A. Zeidi; O que fazer quando o corao aperta? Dinmica Conjugal ps-infarto; Braslia; vol.18 n.1; p. 107-115; 2002.
17

 POTSCH, A. Alfredo; Importncia da protena C-Reativa no diagnstico e prognstico intra-hospitalar em pacientes com dor torcica na sala de emergncia; Rio de Janeiro; p.275-280; volume 87; n.3; 2006.  PORTELA, C. Margareth; O sistema de informaes hospitalares e assistncia ao infarto agudo do miocrdio; Revista sade pblica; p.491-499; 2002.  SANTOS, S. Elizabete; Registro da Sndrome Coronariana Aguda em um Centro de emergncias em cardiologia; Arq. Bras. Cardiol.; So Paulo; p.597-602; 87; 2002.  SAMPAIO, S. Elieusa; MUSSI, C. Fernanda; Cuidado de enfermagem: Evitando retardo pr- hospitalar face ao Infarto Agudo do Miocrdio; Rio de Janeiro; p.442446; 02.03.2009.  SAYRE, R. Michael, et al; Destaques das Diretrizes da American Heart Association 2010 para RCP e ACE; Texas;p.4;2010.  SMELTZER, C. Suzanne; Bare, G. Brenda; Brunner&Suddarth: Tratado de Enfermagem Mdico- cirrgica; 11ed; Rio de Janeiro;Guanabara Koogan S.A.;pg.735744;2008.  SOARES, S. Tatiana; Tempo de porta- eletrocardiograma: um indicador de eficcia no tratamento do infarto agudo do miocrdio; Porto Alegre; p.120-126; 2009.  VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatrios de Pesquisa em Administrao. So Paulo: Atlas, 2005

18

Potrebbero piacerti anche