Sei sulla pagina 1di 25

ALGEMAS PARA A SALVAGUARDA DA SOCIEDADE: a desmistificao do seu uso

Rodrigo Carneiro Gomes*


RESUMO: A importante questo do uso de algemas tem obtido um avano significativo nos debates perante nossa Corte Constitucional. O Supremo Tribunal Federal, com sua misso institucional de uniformizao do direito constitucional e leitura do melhor direito, traz dados relevantes e norteadores da boa conduta policial. A funo policial transpassa a represso criminalidade. tambm essencial que a vida seja preservada, como regra. E para que seja regra, e no exceo, o uso de algemas, desde que consciente e no arbitrrio, deve ser incentivado e no reprimido.

SUMRIO: 1 Introduo - 2 Origem, etimologia e conceito de algemas, segundo Srgio Pitombo - 3 Legislao esparsa autorizadora do uso de algemas - 4 A interpretao pretoriana: a viso do Supremo Tribunal Federal - 5 O direito natural do preso e a periculosidade presumida do ru/investigado com mandado de priso expedido - 6 O preconceito de classes - 7 A casustica e o questionvel sistema de privilgios do art. 242 do Cdigo de Processo Penal Militar c/c 234, 1, ltima parte - 8 O equvoco na relao algemas-fora - 9 O uso de algemas uma questo de bom senso - 10 As algemas na rotina policial - 11 Algemas e o menor de idade - 12 Algemas como alternativa ao emprego de armas - 13 Sucesso de operaes policiais: a imprescindibilidade de algemas - 14 Um projeto de lei sensato - 15 A sntese do uso de algemas para a segurana pblica - 16 Concluso Referncias bibliogrficas.

PALAVRAS-CHAVE: Algemas, imobilizao, conteno, neutralizao, jurisprudncia, polcia, operao policial, integridade, priso, conduo.

fora,

preso,

1 INTRODUO Inexiste no ordenamento jurdico ptrio uma legislao federal que regulamente o uso de algemas e uniformize esse procedimento no Brasil, um pas de dimenses continentais com vrios rgos contemplados no captulo constitucional sobre a segurana pblica e, portanto, com diversas instituies se valendo das algemas.

Impende notar que o uso de algemas no restrito, por lei, s corporaes policiais ou rgos de segurana pblica, o que aumenta a gama de alternativas de sua utilizao. Por fora do art. 22, I1 e do art. 144, 72, ambos da Constituio Federal de 1988, cabe Unio, privativamente, legislar sobre direito penal, cabendo lei federal disciplinar o funcionamento dos rgos de segurana pblica. A problemtica do uso de algemas gera crticas e debates em todas as camadas da populao brasileira, profissionais da rea de segurana pblica ou no. Na ausncia de legislao adequada, os Tribunais ptrios tm exercido papel fundamental na correta interpretao dos limites da utilizao de algemas e quanto proporcionalidade no seu manejo.

2 ORIGEM, ETIMOLOGIA E CONCEITO DE ALGEMAS, SEGUNDO SRGIO PITOMBO

Em clssico artigo publicado na Revista da Associao dos Magistrados do Paran, Curitiba, v.36, p.19-61, jul./dez., 1984, uma dcada antes do surgimento da organizao criminosa de presidirios de So Paulo, o Primeiro Comando da Capital, Srgio Pitombo tratou do Emprego de algemas: notas em prol de sua regulamentao. Segundo o saudoso jurista, a palavra algema proveniente do rabe (al jamad: a pulseira), parece que, no sentido de aprisionar, apenas se torna de uso comum, no sculo XVI.

Citando Fr. Joo de Souza, propaga que o dicionarista, em seu lxico etimolgico:
diz ... ser algema instrumento de ferro com que o alcaide ou oficial de justia prende as mos do criminoso, ou dedos polegares ('Vestgios da lngua arbica em Portugal', Lisboa. Of. de Acad. Real das Scincias, 1789, p. 36). O ensino de Pereira e Sousa semelhante: "... certo instrumento de ferro com que se prende as mos ou dedos polegares, aos que so conduzidos pela Justia s cadeias" ("Esboo de hum diccionrio jurdico, theortico e prctico", Lisboa, T. Rollandiona, 1825, T I, verbete respectivo).

E prossegue:
O Cdigo de Processo Criminal de Primeira Instncia do Imprio do Brasil, no Captulo VI, intitulado "Da ordem da priso", dispunha do art. 180: Se o ru no obedecer e procurar evadir-se, o executor tem direito de empregar o grau de fora necessria para efetuar a priso; se obedecer, porm o uso da fora proibido. Surgia, assim, implicitamente, permitido o emprego de algemas, no instante da priso. Ramalho, comentando a norma processual, lecionava: emprega-se a fora necessria para cham-lo obedincia, se resiste com armas, fica o executor autorizado a usar dos meios, que julgar indispensvel a sua defesa...3" O temperamento do dispositivo, a toda a luz, , contudo, ostentado por Pimenta Bueno: Fora do caso de resistncia, ou diligncia de evaso, absolutamente proibido todo e qualquer mau trato contra o preso, pena de responsabilidade4. A lei no. 261, de 03 de dezembro de 1841, reformadora do Cdigo de Processo Criminal, deixou intocado o art. 1805. Reestruturou-se o processo penal brasileiro s trinta anos depois, com a Lei no. 2033, de 20 de setembro de 1871, regulamentado pelo Decreto no. 4824, de 22 de novembro do mesmo ano. Esse ltimo, no art. 28, ao cuidar da priso e da maneira de realiz-la estabelece:

.... O preso no ser conduzido com ferros, algemas ou cordas, salvo o caso extremo de segurana, que dever ser justificado pelo condutor; e quando o no justifique, alm das penas em que incorrer, ser multado na quantia de dez a cinqenta mil ris, pela autoridade a quem for apresentado o mesmo preso.".

Recomenda-se a leitura do inteiro teor do artigo mencionado, que pode ser acessado pela internet6 e que foi trazido colao como referncia histrica e de lanamento da pedra fundamental do estudo sobre o uso de algemas, sendo suficientes os trechos reproduzidos para que seja mantida a objetividade no debate do tema proposto. Frise-se que, as pesadas algemas de ferro no mais existem e foram abolidas h muito tempo, substitudas por materiais leves, modernos e resistentes, de tamanho reduzido.

3 LEGISLAO ESPARSA AUTORIZADORA DO USO DE ALGEMAS

A Lei n. 8.653/93, que "dispe sobre o transporte de presos e d outras providncias" preceitua que:
Art. 1 proibido o transporte de presos em compartimento de propores reduzidas, com ventilao deficiente ou ausncia de luminosidade.

Portanto, a nica lei federal que dispe sobre o transporte de preso no probe o uso de algemas. A Lei n. 9.537/97, que dispe sobre a segurana no trfego em guas territoriais brasileiras, no seu art. 10, III, permite ao comandante, com o fim 4

de manter a segurana das pessoas, da embarcao e da carga, deter o desordeiro, em camarote ou alojamento, "se necessrio com algemas:
"Art. 10. O Comandante, no exerccio de suas funes e para garantia da segurana das pessoas, da embarcao e da carga transportada, pode: I - impor sanes disciplinares previstas na legislao pertinente; II - ordenar o desembarque de qualquer pessoa; III - ordenar a deteno de pessoa em camarote ou alojamento, se necessrio com algemas, quando imprescindvel para a manuteno da integridade fsica de terceiros, da embarcao ou da carga.

Em So Paulo o Decreto n. 19.903, de 30 de outubro de 1950, que dispe sobre algemas:


Art. 1 O emprego de algemas far-se- na Polcia do Estado, de regra, nas seguintes diligncias: 1 Conduo presena da autoridade dos delinqentes detidos em flagrante, em virtude de pronncia ou nos demais casos previstos em lei, desde que ofeream resistncia ou tentem a fuga. 2 Conduo presena da autoridade dos brios, viciosos e turbulentos, recolhidos na prtica de infrao e que devam ser postos em custdia, nos termos do Regulamento Policial do Estado, desde que o seu estado externo de exaltao torne indispensvel o emprego de fora. 3 Transporte, de uma para outra dependncia, ou remoo, de um para outro presdio, dos presos que, pela sua conhecida periculosidade, possam tentar a fuga, durante diligncia, ou a tenham tentado, ou oferecido resistncia quando de sua deteno.

No Rio de Janeiro, no mbito do sistema penitencirio, vigora a Portaria n. 288/JSF/GDG, de 10 de novembro de 1976 (DORJ, parte I, ano II, n. 421), que prev a utilizao de algemas ao servio policial de escolta, para impedir fugas de internos de reconhecida periculosidade.

O Departamento de Aviao Civil (DAC), cujas atribuies so hoje exercidas pela Agncia Nacional de Aviao Civil (Anac), determinava que o transporte de presos fosse efetuado por escolta, que poderia "ser realizada por apenas um acompanhante policial, de acordo com a periculosidade do passageiro, que o algemar ou no, conforme seu entendimento".

Pela IAC (Instruo da Aviao Civil) 2504, editada pelo DAC, hoje Anac, em maro de 1988, recomendado que o preso transportado em aeronave civil, com algemas, se possvel, as ter encoberta:
4 Quando conduzindo prisioneiros, o embarque, marcao de lugares e desembarque devem ser feitos de acordo com as instrues dos integrantes do DPF os quais decidiro se desejam o embarque antecipado e desembarque prioritrio, bem como, quais os assentos mais convenientes no avio. 5 Caso o prisioneiro seja transportado com algemas esta situao dever, se possvel, ser encoberta.

Procurou-se preservar a imagem do preso.

4 A INTERPRETAO PRETORIANA: A VISO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

A importante questo do uso de algemas obteve um avano significativo nos debates perante nossa Corte Constitucional. O acrdo do habeas corpus ainda no foi publicado, mas o Informativo 437 do STF traz alguns dados relevantes e norteadores da boa conduta policial. Em razo da recente operao Domin da Polcia Federal, no Estado de Rondnia, o excelso Supremo Tribunal Federal foi instado a se manifestar sobre o uso de algemas. Reconheceu-se que o uso de algemas no est regulamentado, por falta de ato normativo que explicite o art. 199 da Lei de

Execues Penais: O emprego de algemas ser disciplinado por decreto federal, que deve ser entendido como Lei Federal. Segundo o noticiado no Informativo n. 437 do STF7, no julgamento unnime do HC 89429/RO, Relatora Ministra Carmen Lcia, em 22.8.2006, o uso de algemas no pode ser arbitrrio. E, mais adiante, afirma que a priso no espetculo, com o que concordamos plenamente, o que tem sido uma das maiores crticas atuao da Polcia Federal, principalmente, quando presos temporrios so expostos ao devastadora das cmeras de televiso, o que deve ser revisto com urgncia. Possivelmente, se no houvesse registro miditico das prises, sequer haveria provocao do STF sobre o assunto, embora seja de todo recomendvel essa manifestao pretoriana. Ainda segundo o Informativo do STF, o recurso de algemas deve ser adotado nos casos e com as finalidades seguintes: a) para impedir, prevenir ou dificultar a fuga ou reao indevida do preso, desde que haja fundada suspeita ou justificado receio de que tanto venha a ocorrer; b) para evitar agresso do preso contra os prprios policiais, contra terceiros ou contra si mesmo.

5 O DIREITO NATURAL DO PRESO E A PERICULOSIDADE PRESUMIDA DO RU/INVESTIGADO COM MANDADO DE PRISO EXPEDIDO

Sem embargo, o v. acrdo terminou por reconhecer que o uso de algemas a regra, e no exceo. O preso que tem contra si expedido mandado judicial de priso de periculosidade presumida. Alis, o instinto humano de liberdade e a presuno juris tantum de procura incessante por essa. Vejam-se os casos Salvatore Caciolla, Jorgina de Freitas, PC Farias,

entre outros que buscaram o abrigo internacional. Um deles at hoje no retornou para o Brasil, espera da prescrio. ditado popular que toda regra tem exceo, mas no quanto fuga do preso: presos que necessitam de cuidados mdicos vitais tm buscado a liberdade quando so internados e os tribunais admitem a juridicidade da tentativa de fuga por ser um direito do preso. De acordo com o julgamento do Habeas Corpus 73941, a fuga seria mesmo um direito natural do preso:
Se de um lado a fuga no pode ser considerada como fator negativo, tendo em vista consubstanciar direito natural, de outro no menos correto que a prtica delituosa a partir dela torna incontroversa a falta da indispensvel ressocializao. (HC 73491 / PR, Rel. Min. Marco Aurlio, 2 Turma do STF, publicado no DJ de 07-06-1996, p. 19827).

6 O PRECONCEITO DE CLASSES

maior

parte

das

crticas

(falta

de

regulamentao,

excepcionalidade da medida) possui como pano de fundo o preconceito de classes, pois, na priso de traficantes e assaltantes de bancos, cargas e valores, abordagens em morros, favelas e comunidades humildes, afastados dos crculos de influncia e amizade da burguesia e altas autoridades, os medalhes do direito e os mecenas da presuno de inocncia nunca levantaram suas vozes. O editorial do O Estado de S. Paulo, de 06.08.2006, classificou como privilgio a proibio de uso de algemas em determinada categoria profissional. Em outra oportunidade, em parceira com o nobre professor e Promotor de Justia do Grupo de Atuao Especial de Represso ao Crime Organizado de So Paulo (GAECO), Jos Reinaldo Guimares Carneiro8 (2005), foi consignado que: 8

Os argumentos contra as algemas so variados e criativos. Ora se diz presente excesso de poder, ora se afirma o desrespeito puro e simples a direitos constitucionais. O que no se diz, s claras, que o argumento essencialmente preconceituoso. Querem fazer crer, com pssimo propsito, que o colarinho branco no precisa ser algemado. Tiram do uso do equipamento somente a sua simbologia de suposta humilhao, para concluir, s avessas, que s quem merece as algemas o ru ordinrio, aquele que mal consegue defesa tcnica digna. O Brasil no merece debate to pobre. (...) Na ausncia da regulamentao, a questo deve ser gerida exclusivamente pela Autoridade Policial que preside a diligncia. O bom senso ir determinar a utilizao das algemas para conteno do criminoso, seja ou no de colarinho-branco, para garantir a segurana dos policiais que participam da operao. o valor primeiro a ser considerado.

7 A CASUSTICA E O QUESTIONVEL SISTEMA DE PRIVILGIOS DO ART. 242 DO CDIGO DE PROCESSO PENAL MILITAR9 C/C 234, 1, ltima parte10

A literatura policial recheada de casos de presos algemados para frente que retiram a arma do policial, fogem em aeroporto algemados, ou, conduzidos em viaturas sem algemas, agridem o policial e provocam o capotamento do veculo, muitas vezes, tragicamente, com vtima fatal. Tudo isso acontece tanto com as foras policiais responsveis pelos atos de polcia judiciria (civil e federal) quanto com as foras policiais ostensivas, fardadas, principalmente, responsveis, dentre outras funes, pela manuteno da ordem pblica, atravs do patrulhamento (ronda), conteno de distrbios e abordagem de suspeitos, como o fazem as polcias militares e rodoviria federal. Por outro lado, data venia, o magistrado no tem como aquilatar a periculosidade do agente criminoso no momento da priso. Pode faz-lo na deciso que determina a priso temporria, mas no ter elementos concretos, por falta de juzo de antecipao ftica, para prever como o preso ir se portar no ato de leitura do mandado de priso. O preso pode ser um pacato pai de famlia que, na iminncia de ter sua liberdade restrita, usar todos os recursos ao seu alcance para se livrar solto. Qual seria o parmetro ento? O preso bacharel em 9

Direito teria mais condies de avaliar seu status libertatis? O assaltante de banco, ru primrio, sem antecedentes criminais, portanto, deveria ser algemado? O nvel social ou o nvel de escolaridade deveriam contar pontos para a retirada das algemas do preso de colarinho branco ou parlamentar? A discriminao, em qualquer dos casos referidos, seria odiosa e quebraria a isonomia constitucional, como o faz o art. 242 c/c 234, 1, ltima parte, ambos do vetusto Cdigo de Processo Penal Militar, que veda o uso de algemas em ministros, parlamentares e outras autoridades que elenca. Obviamente, diga-se de passagem, a nova ordem constitucional no abraou (rectius: no recepcionou) o questionvel sistema de privilgios do art. 242 c/c 234, 1, ltima parte, ambos do CPPM, resqucio de uma poca de intangibilidade das autoridades, com escassos instrumentos de controle social e de prestao de contas. A existncia de tratamento diverso para autoridades pblicas quebra o princpio da isonomia ao vedar o uso de algemas em ministros de Estado, ministros do Tribunal de Contas, governadores, magistrados, membros do Congresso Nacional, dos Conselhos da Unio e das Assemblias Legislativas dos Estados, ministros de confisso religiosa, dentre outros, sem ressalvar o cumprimento de mandados de priso, a periculosidade, a possibilidade de porte de arma, a exaltao de nimos e a necessidade de imobilizao sem recurso fora. Na verdade, esse sistema de apartheid entre homens comuns e autoridades reprisa as Ordenaes Filipinas do sculo XVII, que no seu Ttulo CXX, previa:
que os Fidalgos de Solar, ou assentados em nossos Livros, e os nossos Desembargadores, e os Doutores em Leis, ou em Canones, ou em Medicina, feitos em Studo universal per exame, e os Cavaleiros Fidalgos, ou confirmados per Ns, e os Cavalleiros das Ordens Militares

10

de Christo, Santiago e Aviz, e os Scrives de nossa Fazenda e Camera, e mulheres dos sobreditos em quanto com elles forem casadas, ou stiverem viuvas honestas, no sejo presos em ferros, seno por feitos, em que mereo morrer morte natural, ou civil.

Os tempos modernos so outros e a permissividade, ou mesmo perniciosidade, desses dispositivos legais agrava a sensao de impunidade, discriminao e favorecimento que existe no Brasil, detentor do ttulo de pas com pior distribuio de renda do mundo, ao lado de Serra Leoa (Relatrio de Desenvolvimento Humano - RDH 2005). desvirtuada a finalidade de algemas: promove-se um privilgio e no se preocupa com a imobilizao do conduzido, preso ou condenado. Segundo as concluses do ilustre Major PMPE MALTA (2000), Instrutor dos Cursos de Formao de Oficias e Praas da PMPE, em trabalho tcnico-cientfico til para a Corporao conforme Parecer n. CTJ/3EMG/PMPE002/2002, intitulado Aspectos Legais do Emprego de Algemas por parte dos Policiais Militares11:

Todos os atos executados pelos policiais militares na labuta de sua nobre misso institucional de polcia ostensiva e preservao da ordem pblica devem ter como norte os princpios constitucionais da Carta Poltica Ptria, aliados aos princpios da necessidade e proporcionalidade, sob pena de converter-se, em tese, de condutor de uma priso para ru em um processo-criminal por abuso de autoridade. Dentro do moderno princpio da razoabilidade e com esteio nos excludentes de criminalidade da legtima defesa e do estrito cumprimento do dever legal de prender quem quer que se encontre em flagrante delito, em sendo caracterizado resistncia, tentativa ou perigo de fuga ou de agresso por parte do preso, mesmo daqueles elencados no Art. 242 do CPPM, entendo ser cabvel o emprego da algema, como meio necessrio

11

para venc-las ou para defesa dos policiais militares, no que ser imprescindvel a lavratura do respectivo auto subscrito pelo executor e por duas testemunhas.

No custa lembrar que o juiz Rowland Barnes, 64, e sua estengrafa, Julie Brandau, na corte do Condado de Fulton, Atlanta, EUA, foram assassinados no ms de maro do ano de 2005, por Brian Nichols, 34, acusado de estupro, que, sem algemas, conseguiu retirar a arma da policial da escolta e alvej-los. O acusado, recapturado, foi descrito por seu advogado como pessoa com uma personalidade tranqila e muito querido entre seus companheiros de trabalho12.

8 O EQUVOCO NA RELAO ALGEMAS-FORA

Um equvoco comum associar o uso de algemas ao emprego de fora, quando, na verdade, a algema forma de neutralizao da fora, conteno e imobilizao do delinqente. menos traumtico, doloroso e arriscado imobilizar o meliante pelo recurso algema, do que pelo acesso a tcnicas corpreas de imobilizao, o que foi anteriormente debatido na verso virtual da Revista Consultor Jurdico13.

O ato de algemar no um constrangimento ilegal. Poder slo se procedido to somente para filmagem e divulgao em rede nacional, em detrimento de direitos e garantias individuais do preso, o que sujeita o policial a sanes disciplinares, sem prejuzo de outras que sejam pertinentes. Alis, o anteprojeto do Cdigo de Processo Penal da autoria de HLIO TORNAGHI

12

admitia o uso de algemas, mas advertia que no seriam admitidas como meio de humilhao14. O que deve ser combatido a priso ilegal. Recriminar o uso de algemas querer que o policial aceite que a vida do preso mais importante que a sua prpria vida, quando, na verdade, ambas tm o mesmo valor. O policial, no exerccio regular da atividade policial e na forma legal, no deve deixar de algemar o suspeito, por compaixo ou receio de constrangimento e eleger o valor subjetivo imagem como mais importante que o valor vida.

9 O USO DE ALGEMAS UMA QUESTO DE BOM SENSO

o bom senso, no caso concreto, que deve prevalecer. O Superior Tribunal de Justia, em acrdo de relatoria do Ministro JOS ARNALDO DA FONSECA15, apreendeu bem o cerne da questo:
24. O uso de algemas h de ser aferido em cada caso concreto, no podendo haver decisum amplo, coibindo-o. Dentro dessa linha, pareceme mais sensato deixar a cargo da autoridade condutora do ru o melhor caminho a seguir, desde que no sejam tomadas providncias desnecessrias e inconseqentes, indemonstradas, por sinal, no presente caso.

A ementa foi lavrada nos seguintes termos:

"HABEAS CORPUS. PENAL. PROCESSUAL PENAL. Os pedidos referentes : apurao de responsabilidade por haver violao de segredo de justia, proibio de veiculao de imagens do paciente e fixao de mensagem, vedando filmagens, no Tribunal, no

13

so compatveis com o objeto da ao constitucional eleita, que se restringe liberdade de locomoo. O uso de algemas pelos agentes policiais no pode ser coibido, de forma genrica, porque algemas so utilizadas, para atender a diversos fins, inclusive proteo do prprio paciente, quando, em determinado momento, pode pretender autodestruio. Ordem denegada."

Na democracia brasileira, com respeito aos direitos humanos, garantias e direitos individuais, o exerccio da atividade policial exige que se distinga no s o preto do branco, mas as peculiaridades de cada caso, devendo a segurana pblica do cidado reconhecer as vrias tonalidades de cinza:
O desempenho correto e eficaz das organizaes de aplicao da lei depende da qualidade e da capacidade de desempenho de cada um dos seus agentes. A aplicao da lei no uma profisso em que se possam utilizar solues padres para problemas padres que ocorrem em intervalos regulares...Espera-se que os encarregados da aplicao da lei tenham a capacidade de distinguir entre as inmeras tonalidades de cinza, ao invs de somente fazer a distino entre o preto e o branco, certo ou errado...O fator humano na aplicao da lei no deve pr em risco a necessidade da legalidade e a ausncia da arbitrariedade... (Negritou-se)16.

Nessa esteira, tambm o ensinamento do emrito professor e doutor LUIZ FLVIO GOMES17, para quem se deve buscar o equilbrio, da proporo e da razoabilidade:

Cada caso concreto revelar o uso correto ou o abuso. Lgico que muitas vezes no fcil distinguir o uso lcito do uso ilcito. Na dvida, todos sabemos, no h que se falar em crime. De qualquer modo, o fundamental de tudo quanto foi exposto, atentar para a busca do equilbrio, da proporo e da razoabilidade.

14

No Tribunal de Jri18, o preso pode ficar algemado durante uma audincia (desde que o signo algemas no seja utilizado pela acusao como forma de influenciar o jri e indcio de culpa). Na audincia perante o Tribunal de Jri, h forte esquema de proteo policial, o meliante j se encontra contido, revistado exaustivamente e distante no tempo e no espao do calor dos fatos. O que se questiona : por qual razo, em situao outra de alta periculosidade, ausentes todas as garantias acima, adicionados outros ingredientes como a adrenalina e a imprevisibilidade, alguns setores insistem em se manifestar pela subtrao da deciso de algemar ou no o preso/conduzido da esfera de discricionariedade motivada do policial? H alguns anos, no Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios - TJDFT, ocorreu um caso de um juiz criminal, hoje Desembargador, que determinou a retirada de algemas do preso e foi, infelizmente, baleado no ombro. So, por essas consideraes, que o uso de algemas e sua retirada devem se valer do bom sendo, respeitado o conhecimento e o campo de trabalho policial sem transferncia do poder de deciso para terceiros.

10 AS ALGEMAS NA ROTINA POLICIAL

Muitos no entendem e no conhecem a rotina policial. Uma nova febre da internet so os vdeos postados no site YOUTUBE. Dentre vrios vdeos acessados diariamente, quatro deles refletem a necessidade do uso de algemas e auxiliam o entendimento da populao civil a respeito do recurso de algemas como modo de agir preventivo e no repressivo. Inicie-se pelo a.) ato de algemar, que no dos mais fceis 19; passa-se pela b.) falta de segurana de permetro e compaixo (pena) em no-

15

algemar um potencial suspeito20; c.) a guarda provisria de suspeito para interrogatrio que se suicida (situao ocorrida nos Estados Unidos21) e d.) a abordagem feita por uma policial feminina, em estrada, que termina mal, vtima de agresses gratuitas22.

11 ALGEMAS E O MENOR DE IDADE

Para a Promotora de Justia Selma L. N. Sauerbronn de Souza23:


... Em face do vigente Diploma Menorista, perfeito o entendimento que o uso de algemas no adolescente a quem se atribua autoria de ato infracional, deixou de ser uma regra geral, passando a ser conduta excepcional por parte da autoridade policial, seja civil ou militar, quando tratar-se de adolescente de altssimo grau de periculosidade, de porte fsico compatvel a um adulto, e que reaja a apreenso. Algem-lo, certamente, evitar luta corporal e fuga com perseguio policial de desfecho muitas vezes trgico para o policial ou para o prprio adolescente. Portanto, o policial que diante de um caso concreto semelhante ao narrado, optar pela colocao de algemas, na realidade estar preservando a integridade fsica do adolescente, e, por conseguinte, resguardando o direito vida e sade, assegurados pela CF, e como no poderia deixar de serem, direitos substancialmente, consagrados pelo E.C..A

E, em acrdo de 06.06.200524, o Conselho Superior da Magistratura, TJGO, Relator Desembargador Jos Lenar de Melo Bandeira:

16

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA - HABEAS CORPUS MENOR INFRATOR - AUSNCIA DE FUNDAMENTAO PARA INTERNAO PROVISRIA - INOCORRNCIA. CUMPRIMENTO EM ESTABELECIMENTO PRISIONAL - FALTA DE ILUMINAO VIOLAO DE INTEGRIDADE MORAL E INTELECTUAL

INEXISTENTE. INADMISSIBILIDADE ATUAO INTERNA CORPORIS. UTILIZAO DE ALGEMAS. POSSIBILIDADE EM SE TRATANDO DE CONTENO E SEGURANA. I - No h falar-se em falta de motivao ou nulidade processual, por ofensa aos princpios da no culpabilidade, ampla defesa e devido processo legal, se a decretao da internao provisria do paciente, ao qual imputado atos infracionais, foi editada por autoridade competente e decorre da garantia da ordem pblica e segurana do prprio adolescente, seja pela gravidade do ato infracional ou pela repercusso social, observados, portanto, requisitos impostos nos arts. 108, 122,174 e 183 do Estatuto da Criana e Adolescente. II - Admite-se internao provisria em estabelecimento prisional de adultos, inclusive delegacias de polcia, desde que em local apropriado e isolado dos maiores. A falta de iluminao numa das celas no implica em ofensa a integridade moral e intelectual do paciente, especialmente face a viabilidade da soluo do problema via administrativa, inadmissvel ao Judicirio atuao interna corporis. III - A utilizao de algemas autorizada nas hipteses em que se configure como meio necessrio de conteno e segurana, pelo que inadmissvel a invocao de arbitrariedade, se no demonstrada pela defesa situao indicativa da sua no ocorrncia. Writ indeferido. (Negritou-se).

12 ALGEMAS COMO ALTERNATIVA AO EMPREGO DE ARMAS

No Oitavo Congresso das Naes Unidas sobre a Preveno do Crime e o Tratamento dos Infratores, realizado em Havana, Cuba, de 27 de agosto a 7 de setembro de 1990, foram adotados Os Princpios Bsicos sobre o Uso da Fora e Armas de Fogo (PBUFAF), que devem incluir disposies:

17

- para desenvolver uma srie de meios, os mais amplos possveis, e equipar os encarregados com vrios tipos de armas e munies, permitindo um uso diferenciado de fora e armas de fogo; - para desenvolver armas incapacitantes no letais para restringir a aplicao de meios capazes de causar morte ou ferimentos.

O emprego de armas incapacitantes no letais para minimizar o risco de pr em perigo pessoas abrange no s as pistolas de ondas eltricas (taser M26 e X26), mas tambm a utilizao de algemas, com funo imobilizante e restrio ao uso de fora e de arma de fogo.

13 SUCESSO DE OPERAES POLICIAIS: a imprescindibilidade de algemas

O uso de algemas a prtica e tcnica de imobilizao que tem garantido o sucesso das operaes policiais de qualquer corporao que trate da Segurana Pblica, no Brasil ou no exterior, ou seja, prises sem vtimas fatais. As regras de conteno de presos e suspeitos so universais. A famlia do policial pode esperar que esse retorne para casa seguro, porque sero adotadas todas as medidas de segurana possveis para a proteo do agente pblico: planejamento operacional, algemas, colete e arma de uso pessoal.

O policial que no adota procedimentos de segurana pe em risco no apenas sua integridade fsica, mas tambm a de transeuntes, consumidores e outros terceiros no envolvidos, o que pode acarretar, inclusive, obrigao de o Estado indenizar por falta de cautela policial com suspeito de envolvimento em ato criminoso que destri o patrimnio alheio para fugir da abordagem policial.

18

14 UM PROJETO DE LEI SENSATO

O substitutivo apresentado, com parecer favorvel, pelo Deputado Federal ALEXANDRE CARDOSO ao PL 2.753 de autoria do Deputado ALBERTO FRAGA (apensado ao PL 3287/2000, do PL 4537/2001, do PL 5494/2005, e do PL 5858/2005, Comisso de Constituio e Justia e de Cidadania da Cmara dos Deputados, em 21.10.2005), a contrario sensu, prev o uso de algemas como regra, na prtica de ato policial. Durante a prtica de qualquer ato judicial, contudo, o ato de algemar foi posto como exceo: Art. 3 O emprego de algemas durante a prtica de qualquer ato judicial exceo e deve ser devidamente fundamentado.

O substitutivo do Projeto de Lei de clarividncia notvel, adequado casustica policial e sensato ao coibir o uso arbitrrio de algemas e recomendar a parcimnia no seu uso. A prxis policial tem indicado que o preso tem tendncia fuga e pe em risco a vida e a segurana da equipe policial e terceiros, caso no seja adequadamente imobilizado, podendo, inclusive, se autolesionar ou cometer suicdio, da que o uso de algemas tambm uma garantia para a integridade fsica do preso. Em recente operao, durante procedimento de busca e apreenso, um jovem se atirou pela janela do 6 andar em prdio da zona norte do Rio de Janeiro25. Por tais razes, recomenda-se o uso de algemas, na esteira do substitutivo do Projeto de Lei, na forma abaixo:
Art. 2 permitido o emprego de algemas quando o preso, custodiado, conduzido ou detido:

19

I resistir ou desobedecer ordem de priso. II tentar fugir ou der indcios de que pretende fugir. III pode por em risco a prpria integridade fsica ou de outrem. Pargrafo nico. permitido, ainda, o emprego de algemas quando o efetivo policial for menor do que o numero de pessoas a serem contidas ou quando o preso, condenado ou custodiado deva ser levado presena de alguma autoridade ou transportado para outro estabelecimento prisional.

15 A SNTESE DO USO DE ALGEMAS PARA A SEGURANA PBLICA

Em sntese, a Segurana Pblica no Estado Democrtico de Direito deve: - coibir o uso arbitrrio de algemas que vise humilhao, perseguio, prejulgamento e discriminao do preso ou conduzido em detrimento da preservao da sua dignidade, especialmente, na presena de equipes de reportagens de televiso e fotgrafos; - usar algemas com a finalidade de prevenir, desestimular e coibir a reao do preso ou conduzido, atravs de sua imobilizao e conteno, independentemente do enquadramento tpico-penal da conduta censurada, pois a avaliao do estado anmico do ru/investigado feita no ato da priso e no s pelos fatos pretritos cometidos; - estabelecer o momento adequado para imobilizao e conteno do preso, recomendado o uso de armas no-letais, desde a abordagem com a vocalizao da ordem de priso (voz de priso) at a entrega do preso em estabelecimento prisional, ultimados os atos de polcia judiciria; - colocar algemas a) para impedir, prevenir ou dificultar a fuga ou reao indevida do preso, desde que haja fundada suspeita ou justificado receio de que tanto 20

venha a ocorrer; b) para evitar agresso do preso contra os prprios policiais, contra terceiros ou contra si mesmo; c) na conduo de preso por ordem judicial ou em flagrante delito, salvo determinao justificada em contrrio, sem prejuzo da avaliao da situao de risco no momento da priso; d) para no comprometer o planejamento operacional ou fragilizar a vida e a segurana de terceiros, da vtima do delito apurado, da equipe policial e do preso ou conduzido; - ter em mente que o manejo de algemas uma alternativa ao uso de armas letais e ao uso de fora desmedida e ocorrer, em diversos nveis de gradao, mediante: a) a colaborao do preso ou conduzido; b.) a utilizao de tcnica policial adequada; c.) o recurso proporcional e razovel da fora, com finalidade de imobilizao e conteno.

16 CONCLUSO

Conclui-se que a funo policial transpassa a represso criminalidade. tambm essencial que a vida seja preservada, como regra. E para que seja regra, e no exceo, o uso de algemas, desde que consciente e no arbitrrio, deve ser incentivado e no reprimido.

* O autor Delegado de Polcia Federal da Diretoria de Combate ao Crime Organizado. Professor da Academia Nacional de Polcia, psgraduado em processo civil e segurana pblica. E-mail: rodrigocgomess@yahoo.com.br

21

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BARBOSA, Jnio Alves Braga. O uso de algemas. A realidade dentro e fora do sistema normativo no Brasil. O uso de algemas regulado por decreto federal, mas qual? DireitoNet em 17.03.2005. Disponvel em: <http://www.direitonet.com.br/artigos/x/19/49/1949/>. Acesso em: 06 out. 2006. BIGAL, Valmir. O uso de algema. Jus Navigandi, Teresina, ano 10, n. 1071, 7 jun. 2006. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=8480>. Acesso em: 06 out. 2006. CAPEZ, Fernando. Uso de algemas. Jus Navigandi, Teresina, ano 10, n. 889, 9 dez. 2005. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=7706>. Acesso em: 06 out. 2006. CARNEIRO GOMES, Rodrigo. Algemas: isonomia e o novo projeto de lei. A problemtica da exposio miditica e a segurana da equipe em operaes policiais. Jus Navigandi, Teresina, ano 10, n. 889, 9 dez. 2005. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=7662>. Acesso em: 06 out. 2006. ________________. Regra, e no exceo. Uso de algemas garante integridade de policial e acusado. Revista Consultor Jurdico, 11.02.2006. Disponvel em http://conjur.estadao.com.br/static/text/41838,1. Acesso em: 06 out. 2006. GOMES, Luiz Flvio. O uso de algemas no nosso pas est devidamente disciplinado? Jus Navigandi, Teresina, ano 6, n. 56, abr. 2002. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=2921>. Acesso em: 06 out. 2006. ________________. Uso de algemas e constrangimento ilegal. ltima Instncia Revista Jurdica, 10 out. 2004. Disponvel em: <http://ultimainstancia.uol.com.br/colunas/ler_noticia.php?idNoticia=32271>. Acesso em: 10 out. 2006. GUIMARES CARNEIRO, Jos Reinaldo e CARNEIRO GOMES, Rodrigo. Algemas e preconceito de classes. Correio Braziliense, Suplemento semanal Direito& Justia, Braslia, n. 15548, 12/12/2005, p. 2. MALTA, Frederico Srgio Lacerda. Aspectos Legais do Emprego de Algemas por parte dos Policiais Militares. Revista Doutrinal n. 01/2000 da PMPE. Revista de Direito, edio n. 02 de setembro de 2000, da Associao dos Procuradores do Estado de Pernambuco. Recife, 2000.

22

MEDEIROS, Aristides. Algemas ainda no podem ser usadas. Jus Navigandi, Teresina, ano 10, n. 1079, 15 jun. 2006. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=8518>. Acesso em: 06 out. 2006. MOREIRA, Rmulo de Andrade. Direito preservado. O uso de algemas deve ser restrito a casos excepcionais. Revista Consultor Jurdico, 29.01.2006. Disponvel em http://conjur.estadao.com.br/static/text/41408,1. Acesso em: 06 out. 2006. O Estado de S.Paulo Triste tradio. Abuso no uso de algemas no traz efeito pedaggico. Editorial de 25/07/2005. In Revista Consultor Jurdico, 25 de julho de 2005. Disponvel em: <http://conjur.estadao.com.br/static/text/36533,1> Acesso em: 06 out. 2006. PINTO, Ronaldo Batista. Da possibilidade de ser o ru mantido algemado durante o plenrio do jri. Ministrio Pblico do Estado de SP Disponvel em: <http://www5.mp.sp.gov.br:8080/caexcrim/artigos/anexos/DA%20POSSIBILIDADE%20 DE%20SER%20O%20R%C3%89U%20MANTIDO%20ALGEMADO%20DURANTE%2 0O%20PLEN%C3%81RIO%20DO%20J%C3%9ARI.doc>. Acesso em: 06 out. 2006. PITOMBO, Sergio Marcos de Moraes. Emprego de algemas: notas em prol de sua regulamentao. Revista da Associao dos Magistrados do Paran, Curitiba, v.36, p.19-61, jul./dez., 1984. RT, So Paulo, v. 592, p. 275-292, fev., 1985. Disponvel em: http://www.processocriminalpslf.com.br/algemas.htm e http://www.sergio.pitombo.nom.br/files/word/algemas_1.doc. Acesso em: 06 out. 2006. TONINI, Wagner Adilson. Breve estudo sobre a averiguao e sua legalidade. Jus Navigandi, Teresina, ano 9, n. 719, 24 jun. 2005. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=6924>. Acesso em: 06 out. 2006. VIEIRA, Luiz Guilherme. Algemas: Uso e abuso. Revista Sntese de Direito Penal e Processual Penal n. 16 - OUT-NOV/2002, pg. 11. XAVIER, Marina Corra Dignidade presa com algemas. Universidade de Braslia. Disponvel em: <http://www.unb.br/fd/noticiast34.htm> Acesso em: 06 out. 2006. ZACCARIOTTO, Jos Pedro. A polcia judiciria e suas reais dimenses no Estado Democrtico de Direito. Jus Navigandi, Teresina, ano 10, n. 1099, 5 jul. 2006. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=8604>. Acesso em: 06 out. 2006.

23

Art. 22. Compete privativamente Unio legislar sobre: I - direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrrio, martimo, aeronutico, espacial e do trabalho. 2 Art.144. 7 - A lei disciplinar a organizao e o funcionamento dos rgos responsveis pela segurana pblica, de maneira a garantir a eficincia de suas atividades. 3 Ramalho, Joaquim Igncio. "Elementos do processo criminal para uso das Faculdades de Direito do Imprio". So Paulo, L. Dois de Dezembro, 1856, 149, p 70-1. 4 Pimenta Bueno, Jos Antonio "Apontamentos sobre o processo criminal pelo jri". Rio de Janeiro, L. Imperial e Const. de J. Villeneuve, 1849, 41, item 3, p 47. O mesmo tpico acha-se repetido na segunda edio, que recebeu o nome de "Apontamentos sobre o processo criminal brasileiro" (Rio de Janeiro, Emp. Nac. do Dirio, 1857, p 95). Em Portugal, na poca a preocupao com as cautelas e cuidados, durante a execuo de qualquer ordem de custdia, ou priso, emergia a mesma. Ensinava Duarte Nazareth: "O oficial da diligncia deve conduzir-se com moderao e -lhe proibido fazer algum insulto ou violncia aos presos; e, no caso de resistncia, lhe ser lcito usar da necessria para repelir a agresso e efetuar a diligncia". Nazareth, Francisco J. Duarte: "Elementos do processo criminal" (Coimbra, Imp. da Universidade, 4 ed., 1861, 148, p. 151-2). 5 O Regulamento no. 120, de 31 de janeiro do ano seguinte, que lhe facilitou e reforou a execuo, dava aos inspetores de quarteiro competncia para prender infratores, em flagrante delito e, tambm, rus pronunciados no afianados, bem como sentenciados priso (art. 66, no. 3). O anotador de ento, arrimado em Aviso de 06 de maro de 1834, asseverava: "Para o desempenho destas atribuies, podero empregar os oficiais de justia, os quais podem, sendo preciso, usar dos meios, que tm em suas atribuies. Paulo Pessoa, Vicente Alves de "Cdigo do Processo Criminal", anotado, Rio de Janeiro, L. AA da Cruz Coutinho, 1882, nota 2.397, p. 391, o grifo nosso). 6 : http://www.sergio.pitombo.nom.br/files/word/algemas_1.doc 7 http://www.stf.gov.br/noticias/informativos/anteriores/info437.asp#Uso de Algemas e Constrangimento Ilegal - 2 8 Disponvel em http://www.novacriminologia.com.br e publicado no suplemento semanal Direito &

Justia do jornal Correio Braziliense de 12.12.2005. 9 Art. 242. Sero recolhidos a quartel ou a priso especial, disposio da autoridade competente, quando
sujeitos a priso, antes de condenao irrecorrvel: a) os ministros de Estado; b) os governadores ou interventores de Estados, ou Territrios, o prefeito do Distrito Federal, seus respectivos secretrios e chefes de Polcia; c) os membros do Congresso Nacional, dos Conselhos da Unio e das Assemblias Legislativas dos Estados; d) os cidados inscritos no Livro de Mrito das ordens militares ou civis reconhecidas em lei; e) os magistrados; f) os oficiais das Fras Armadas, das Polcias e dos Corpos de Bombeiros, Militares, inclusive os da reserva, remunerada ou no, e os reformados; g) os oficiais da Marinha Mercante Nacional; h) os diplomados por faculdade ou instituto superior de ensino nacional; i) os ministros do Tribunal de Contas; j) os ministros de confisso religiosa. 10 Emprgo de fra Art. 234. O emprego de fra s permitido quando indispensvel, no caso de desobedincia, resistncia ou tentativa de fuga. Se houver resistncia da parte de terceiros, podero ser usados os meios necessrios para venc-la ou para defesa do executor e auxiliares seus, inclusive a priso do ofensor. De tudo se lavrar auto subscrito pelo executor e por duas testemunhas. Emprgo de algemas 1 O emprgo de algemas deve ser evitado, desde que no haja perigo de fuga ou de agresso da parte do prso, e de modo algum ser permitido, nos presos a que se refere o art. 242. Uso de armas 2 O recurso ao uso de armas s se justifica quando absolutamente necessrio para vencer a resistncia ou proteger a incolumidade do executor da priso ou a de auxiliar seu. 11 MALTA, Frederico Srgio Lacerda. Aspectos Legais do Emprego de Algemas por parte dos Policiais Militares. Revista Doutrinal n. 01/2000 da PMPE. 12 http://www.cruzeironet.com.br/run/11/163485.shl 13 Revista Consultor Jurdico de 11.02.2006, sob o ttulo Regra, e no exceo - Uso de algemas garante integridade de policial e acusado (Disponvel em http://conjur.estadao.com.br/static/text/41838,1). 14 " permitido o emprego de algemas e outros utenslios destinados segurana, desde que no atente contra a dignidade ou a incolumidade fsica do preso." 15 Habeas Corpus n. 35.540, 5 Turma do STJ, publicado no DJ de 06.09.2004, p. 285.

16

O Manual de Ensino Para Instrutores - Procedimentos de Superviso e Reviso para Foras Policiais e de Segurana (caderno 15) - Comit Internacional da Cruz Vermelha, constante no anexo-1, p.8/9 do projeto de treinamento para profissionais da rea de segurana do cidado do Programa de Modernizao do Poder Executivo Federal. Apud MALTA, Frederico Srgio Lacerda. Aspectos Legais do Emprego de Algemas por parte dos Policiais Militares. Revista Doutrinal n. 01/2000 da PMPE. 17 Uso de algemas e constrangimento ilegal. ltima Instncia - Revista Jurdica, 10 out. 2004. 18 Sobre o tema h artigo do Promotor de Justia de So Paulo, RONALDO BATISTA PINTO, intitulado: Da possibilidade de ser o ru mantido algemado durante o plenrio do jri. Disponvel: <http://www5.mp.sp.gov.br:8080/caexcrim/artigos/anexos/DA%20POSSIBILIDADE%20DE%20SER%20O% 20R%C3%89U%20MANTIDO%20ALGEMADO%20DURANTE%20O%20PLEN%C3%81RIO%20DO%20J% C3%9ARI.doc Alm de inmeros acrdos: No h constrangimento ilegal no fato de ter sido o recorrente algemado durante o julgamento perante o tribunal do jri. Art. 497, I do CPP. (RHC 16808, Rel. Ministro JOS ARNALDO DA FONSECA, 5 TURMA DO STJ, publ. no DJ de 07.03.2005, p. 283). No mesmo sentido: HC 25856, Rel. Ministro GILSON DIPP, 5 Turma do STJ, publ. no DJ de 25.08.2003, p. 336. PROCESSUAL PENAL. HABEAS-CORPUS. USO DE ALGEMAS DURANTE O JULGAMENTO PELO TRIBUNAL DO JURI. CONSTRANGIMENTO ILEGAL. INEXISTNCIA. - A jurisprudncia pretoriana tem afirmado o entendimento de que no configura constrangimento ilegal a manuteno do ru algemado durante a sesso plenria do tribunal do jri se esta medida for necessria ao bom andamento e segurana do julgamento, bem como das pessoas que nele intervm. - Enquanto no regulamentado por lei o uso de algemas, o emprego deste meio de conteno, em nada incompatvel com o princpio da inocncia, deve ficar ao prudente arbtrio do juiz-presidente do jri, a quem compete a polcia das sesses. - Inteligncia do art. 497, I, do Cdigo de Processo Penal. (RHC 6922, Rel. Ministro VICENTE LEAL, 6 Turma do STJ, publ. no DJ de 09.12.1997, p. 64777). No constitui constrangimento ilegal o uso de algemas por parte do acusado, durante a instruo criminal, se necessrio ordem dos trabalhos e segurana das testemunhas e como meio de prevenir a fuga do preso. (RHC 56465, Relator Min. CORDEIRO GUERRA, 2 Turma do STF, publ. no DJ de 06-10-1978). No mesmo sentido: HC 71195, Rel. Min. FRANCISCO REZEK, 2 Turma do STF, publ. no DJ de 04-08-1995, p. 22442. 19 http://www.youtube.com/watch?v=44uAu3VNxc4 20 http://www.youtube.com/watch?v=Mr9FuCxbpxk 21 http://www.youtube.com/watch?v=Z0Tp_BkPBN0 22 http://www.youtube.com/watch?v=ojvHyQCHhVc 23 rgo informativo da Associao Geral de Policiais Civis da SSP-DF, ano II, n. 16, agosto de 1991. Apud MALTA, Frederico Srgio Lacerda. Aspectos Legais do Emprego de Algemas por parte dos Policiais Militares. Revista Doutrinal n. 01/2000 da PMPE. 24 Habeas-Corpus n. 24445-0/217. 25 http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=6560

Potrebbero piacerti anche