Sei sulla pagina 1di 53

Lngua e Linguagem qual a diferena?

Redao/Produo Textual - Qual a diferena entre lngua e linguagem?Comunicao; linguagem e lngua.


A linguagem a capacidade natural que o ser humano tem de se comunicar, seja por meio de palavras, gestos, imagens, sons , cores, expresses, etc. A linguagem pode ser classificada em: verbal e no verbal. Verbal quando usa palavras (escrita ou falada) No-verbal quando utiliza gestos, sons, cores, imagens, etc. Pode-se optar pelo uso de uma ou outra forma de linguagem, ou mesmo utilizar a combinao da duas para se comunicar. A lngua o conjunto de sinais que determinadas comunidades usam para se comunicar. So asregras gramaticais. Linguagem: universal e abstrata capacidade de todo ser humano. Por exemplo, o sorriso entendido por qualquer ser humano. Lngua: local e concreta, capacidade de determinado povo, ou de quem se disponha a aprender as regras gramaticais da lngua especfica. Por Exemplo, o idioma francs s entendido pelo povo francs, ou por quem estude e domine a gramtica da lngua francesa.

Acentuao Grfica
Ateno! O artigo abaixo no est atualizado conforme as novas regras do Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa. Para ler as novas regras de acentuao, siga para para o artigo Acentuao Grfica no novo Acordo Ortogrfico. Confira a abaixo as regras de acentuao para a Lngua Portuguesa. MONOSSLABOS So acentuados os monosslabos tnicos terminados em a, e e o seguidos ou no de s. Ex: l, c, j, gs, p, f, ms, trs, p, d, n, ns, ps No se acentuam os monosslabos terminados em: - i(s): ti, bis - u(s): tu, nus - az: paz

- ez: vez - oz: voz Tambm no se acentuam os monosslabos tonos: - artigos definidos - conjunes - preposies - pronomes oblquos - contraes (da(s), do(s), na, nos) - pronome relativo RELEMBRANDO Oxtonas: slaba tnica a ltima slaba da palavra. Paroxtona: slaba tnica a penltima slaba da palavra. Proparoxtona: slaba tnica a antepenltima slaba da palavra. OXTONAS So acentuados os oxtonos terminados em: - A(s): sabi - E(s): caf - O(s): cip Todas as palavras oxtonas terminadas em em (ns) recebem acento agudo se tiverem mais de uma slaba: recm, parabns. PAROXTONAS So acentuadas as palavras paroxtonas terminadas em: o(s): benos (s): m ei(s): vlei i(is): lpis us: Vnus um: lbum uns: lbuns r: carter x: trax n: hfen l: tnel ons: prtons ps: bceps

Os paroxtonos terminados em a, e e o seguidos ou no de s e em em (ens) no so acentuados. Ex: fora, ele, bolos, ordem

Os prefixos terminados em i (semi) e r (super) tambm no recebem acento. As palavras paroxtonas terminadas em ditongo (duas vogais na mesma slaba) so acentuados. Ex: se-cre-t-ria, -gua, t-nue, np-cias, fa-m-lia Caso a palavra termine em hiato (duas vogais em slabas separadas), no haver acento. Ex: se-cre-ta-ri-a, ele ma-go-a, ele a-ve-ri-gu-a, ne-crop-si-a, ele in-flu-en-ci-a Tu cas, ele ca so os nicos hiatos que recebem acento. PROPAROXTONASa Todas as proparoxtonas so acentuadas. Ex: mquina, tmido, fbrica OUTROS CASOS Acentuam-se as formas verbais terminadas em a, e, o seguidas dos pronomes la(s) ou lo(s). Ex: d-lo, p-los Somente o verbo pr recebe acento. Seus derivados, no. Exemplo: expor, impor - Qu: s recebe acento quando est substantivado ou no fim da frase. Exemplos: - Ele tem um qu muito especial. (substantivo) - Procura no sabe bem o qu. Os verbos do grupo cr-d-l-v (crer, dar, ler e ver) terminam em em. - Eles crem (presente do ind.) - Que eles dem (presente do subj.) - Eles lem (presente do ind.) - Ele vem (presente do ind.) - Esta regra tambm se aplica aos derivados: prever, rever As palavras terminadas em o(s) recebem acento circunflexo. Exemplo: vo, enjo, mago Os derivados dos verbos ter podem terminar de duas formas no presente do indicativo: m (3 pessoa do singular) e m (3 pessoa do plural). - Ele detm eles detm - Ele mantm eles mantm - Ele contm eles contm Os derivados de vir (intervir, convir) terminam em m 3 pessoa do singular e em m 3 pessoa do plural no presente do indicativo.

Ele intervm eles intervm Contem (verbo contar) Contm ( A garrafa contm querosene) Contm ( As garrafas contm querosene) Contem (no existe!) Provem (verbo provar) Provm (O tecido provm da China) Provm (Os tecidos provm da China) Provem (verbo prover Os armazns se provem do necessrio.) Apio (no existe!) Apoio (preciso de seu apoio) Apio (verbo Eu apio voc)

ACENTOS DIFERENCIAIS Servem para diferenciar uma palavra quando esta uma preposio, ou um verbo, ou outra entidade gramatical. Exemplos: Para: preposio Pra: verbo Pr: (acento s no infinitivo) Por: preposio Pla: verbo pelar Pela: contrao TREMA Devemos usar o trema na vogal u, quando ela for pronunciada e tona, antecedida de Q ou G seguida de E ou I. EX: freqente, tranqilo, agentar, pingim

Crase
Em sentido amplo, crase a pronncia contrada de dois fonemas iguais e adjacentes. Por exemplo: no enunciado seussapatos temos dois fonemas /s/ adjacentes. A tendncia do falante realizar uma pronncia contrada desses fonemas que, em muitos casos, chega aos ouvidos do receptor como um nico fonema. O fenmeno da crase muito comum na fala. Basta que dois fonemas iguais ocorram adjacentes. Isso se d com freqncia nas fronteiras de palavras, quando o fonema final da primeira se repete no incio da seguinte. Percebemos a crase em enunciados como: as sete espadas /stspds/ os cticos sbios /stiksbis/ o ouro ornava a aba /urrnvb/ Um dos princpios bsicos de nossa ortografia a segmentao do texto palavra a palavra, que parte da suposio que a realizao oral do discurso se d com pausas entre as palavras. Sabemos que isso no ocorre na fala cotidiana, mas h um princpio de produtividade aceitvel em favor da prtica da segmentao palavra a palavra na escrita. Escrevemos supondo que a palavra pronunciada isoladamente. Com isso, ganhamos

uma maior uniformidade na escrita, evitando que a mesma palavra possa ser representada de formas diferentes dependendo do contexto em que proferida. A conseqncia dessa conveno que nossa escrita ignora o fenmeno da crase. No entanto, h um caso particular em que representamos a crase na escrita. Para isso, fazemos uso do acento grave. Acento grave Representamos a crase somente na contrao da preposioa com o fonema //, se este formar o artigo feminino definido (a, as), ou o demonstrativo aquele e suas flexes (aqueles, aquela, aquelas, aquilo). Veja alguns exemplos: * Dirija-se a a recepo. Dirija-se recepo. * Refiro-me a aquele livro. Refiro-me quele livro. * Obedincia a as leis. Obedincia s leis. * Viagem a a Bahia. Viagem Bahia. A crase de dois fonemas // representada substituindo a+apor , ou seja, pelo a com acento grave, ou craseado. Observe que a representao da crase no se estende a outros casos de contrao de dois fonemas // contguos. No vlido usar crase em situaes como no exemplo a seguir: * Viagem tenas. Viagem a Atenas. As dificuldades no uso do acento grave O uso do acento grave costuma confundir at os redatores experientes. Isso acontece porque, devido s sutilezas de nossa estrutura gramatical, nem sempre fcil identificar corretamente a contrao a+a. Vamos analisar as frases a seguir. Viagem a Braslia. Viagem Bahia. As frases parecem similares, mas em uma temos contrao e em outra, no. A palavra Braslia no precedida por artigo em frases como a do exemplo. J, a palavra Bahia ocorre precedida por artigo. Podemos perceber melhor a presena ou a ausncia do artigo criando frases alternativas. Vamos fazer isso permutando a preposio a por at. Viagem at Braslia. Viagem at a Bahia. Soa estranho dizer: * Viagem at a Braslia. * Viagem at Bahia. Essa aparente similaridade confunde os redatores. A dvida aqui est em saber se o artigo est presente ou no e se temos contrao. Em situaes assim, o melhor tentar gerar frases similares que nos dem uma idia mais clara sobre a estrutura sinttica da frase. Outra situao que costuma gerar dvidas est exemplificada nas frases a seguir.

Respondo a pergunta. Respondo diretoria. Aqui, a dvida que pode surgir quanto presena da preposio a na estrutura das frases. Para tirar a dvida, precisamos analisar a estrutura sinttica. Fazendo isso, vamos perceber que na primeira frase, a palavra pergunta objeto direto da frase (o que respondi), logo no temos preposio. Na segunda frase, a palavra diretoria forma o objeto indireto (a quem respondo), logo temos preposio. O mdico assistiu a paciente. O mdico assistiu pea teatral. Nesse exemplo, temos que observar em que sentido o verbo est sendo empregado. Assistir no sentido de cuidar, zelar, atender no seguido de preposio, mas no sentido de acompanhar como espectador, ser seguido de preposio. Em muitos casos, a presena do artigo ou da preposio opcional. O redator, nessas circunstncias, fica livre para usar o acento grave ou no. Exemplo: Refiro-me sua prima. Refiro-me a sua prima. Artifcios para testar o uso da crase Podemos usar vrios artifcios para analisar a estrutura da frase e assim determinar se usaremos crase ou no. Um deles permutar o substantivo feminino que sucede a provvel contrao por um similar masculino. Com isso verificamos a presena do artigo feminino. Fui praia. Fui ao campo. Respondo diretoria. Respondo ao conselho de administrao. Respondo a pergunta. Respondo o teste. Se fazendo a permuta, tivermos que usar ao, ento ocorre crase, pois temos preposio + artigo. Outro artifcio para verificar a presena do artigo feminino consiste em substituir a preposio a por outra de mesmo efeito. Vire esquerda. Vire para a esquerda. Como se v, a dificuldade no est precisamente no uso do acraseado, mas sim, em saber quando se usa a preposio a e o artigo definido feminino. Infelizmente, s o convvio com o idioma nos traz a fluncia no uso de ambos e, conseqentemente, do acento grave.

ESTUDO DA CRASE
Para que haja crase (que o nome do fenmeno, no do acento!) necessrio que existam duas vogais de mesma natureza. Em termos mais prticos, haver crase sempre que tivermos: a, as (artigos); a, as (pronomes demonstrativos); aquele(s), aquela(s), aquilo (pronomes demonstrativos); a qual, as quais (pronomes relativos).

a (preposio) +

1) Preposio + artigo: O artigo a no pode ser usado: Antes de palavras masculinas: Ex.: Gosto de andar a cavalo, mas Marina prefere andar a p. Antes de verbos: Ex.: O ru no teve nada a declarar. Antes de grande parte dos pronomes: Ex.: Em relao a este processo, eu j falei a voc tudo o que penso. Obs.: H pronomes que aceitam o artigo, como senhora, senhorita, dona, entre outros. Quando isso ocorre, o fenmeno da crase pode ocorrer normalmente. Antes de nomes de cidades: Ex.: Vou a Araatuba, mas no irei a Tup. Use a frmula: Vou , volto da = crase h! Vou a, volto de = crase para que? Ex.: Vou a So Paulo, depois irei Bahia. Entre palavras repetidas:
volto de SP volto da Bahia

Ex.: Quando te encarei frente a frente, eu no vi o teu rosto.


(Caetano Veloso)

Diante de palavra feminina, o artigo deve concordar tambm em nmero com a palavra (a menina, as meninas):

Ex.: No me refiro a pessoas estranhas. No me refiro s pessoas estranhas. Na prtica, um outro truque que pode ajudar substituir a palavra feminina por um sinnimo no masculino: se a forma masculina pedir o uso de ao, a correspondente no feminino usar a crase. Por exemplo: Estava em frente ao porto. Estava em frente porta. Casos em que sempre ocorre crase: Em expresses indicativas de horas Ex.: Estarei l s duas horas. Com a expresso moda de, mesmo que implcita Ex.: Adoro fil milanesa (fil moda de Milo). Em expresses adverbiais ou locues conjuntivas femininas Ex.: vontade, vista, s vezes, toa, noite, tarde, tinta, s avessas, prestao, medida que, proporo que etc.

Mas cuidado com as seguintes expresses!!!!!!


Ex.: a cavalo, a p, a lpis, a prazo, a olho, a nado etc. Casos em que a crase facultativa: Antes de nomes prprios femininos Ex.: Eu sugeri a Cristina que voltasse ao banco. ou Eu sugeri Cristina que voltasse ao banco. Antes de pronomes possessivos femininos Ex.: Nada dissemos a sua irm. ou Nada dissemos sua irm. At a + nome feminino Ex.: Foi levado at a priso. ou Foi levado at priso.

Casos especiais: Antes de casa: s ocorre crase se a palavra vier acompanhada por um adjetivo ou termo que funcione como tal.

Ex.: Voltei a casa de manh. Voltei casa do devedor s na manh seguinte. - Antes de terra (no sentido de cho firme, em oposio a ar ou mar): s ocorre crase se essa palavra vier acompanhada por um termo de natureza adjetiva. Ex.: Os pescadores j chegaram a terra. Os pescadores j chegaram terra firme. 2) Preposio + pronomes demonstrativos: Preposio a + aquele(s), aquela(s) e aquilo: Para que voc perceba se est ocorrendo crase, substitua o demonstrativo aquele(s), aquela(s), aquilo por este(s), esta(s), isto. Se existir a preposio a na expresso, ela se evidenciar. Ex.: Nunca mais regressarei quela casa. Nunca mais regressarei a esta casa. O delinqente no obedeceu quele regimento. O delinqente no obedeceu a este regimento. Preposio a + demonstrativo a: Para que voc saiba se est havendo uma unio da preposio ao demonstrativo, use a frmula: (s) + a esta(s) Ex.: Minha indenizao igual que voc recebeu. Minha indenizao igual a esta que voc recebeu. 3) Preposio + pronome relativo a qual, as quais: Substitua o termo antecedente por um masculino e verifique: feminino + qual = masculino + ao qual

Ex.: Este o cargo ao qual me candidatei. Esta a vaga qual me candidatei.

Estrutura das Palavras


Estudar a estrutura das palavras estudar os elementos que formam a palavra, denominados de morfemas. So os seguintes os morfemas da Lngua Portuguesa.

Radical: O que contm o sentido bsico do vocbulo. Aquilo que permanecer intacto, quando a palavra for modificada. Ex. falar, comer, dormir, casa, carro. Obs: Em se tratando de verbos, descobre-se o radical, retirando-se a terminao AR, ER ou IR

Vogal Temtica: Nos verbos, so as vogais A, E e I, presentes terminao verbal. Elas indicam a que conjugao o verbo pertence:
1 conjugao = Verbos terminados em AR. 2 conjugao = Verbos terminados em ER. 3 conjugao = Verbos terminados em IR.

Obs.: O verbo pr pertence 2 conjugao, j que proveio do antigo verbo poer. Nos substantivos e adjetivos, so as vogais A, E, I, O e U, no final da palavra, evitando que ela termine em consoante. Por exemplo, nas palavras meia, pente, txi, couro, urubu. Cuidado para no confundir vogal temtica de substantivo e adjetivo com desinncia nominal de gnero, que estudaremos mais frente.

Tema: a juno do radical com a vogal temtica. Se no existir a vogal temtica, o tema e o radical sero o mesmo elemento; o mesmo acontecer, quando o radical for terminado em vogal. Por exemplo, em se tratando de verbo, o tema sempre ser a soma do radical com a vogal temtica - estuda, come, parti; em se tratando de substantivos e adjetivos, nem sempre isso acontecer. Vejamos alguns exemplos: No

10

substantivo pasta, past o radical,a, a vogal temtica, e pasta o tema; j na palavra leal, o radical e o tema so o mesmo elemento - leal, pois no h vogal temtica; e na palavra tatu tambm, mas agora, porque o radical terminado pela vogal temtica.

Desinncias: a terminao das palavras, flexionadas ou variveis, posposta ao radical, com o intuito de modific-las. Modificamos os verbos, conjugando-os; modificamos os substantivos e os adjetivos em gnero e nmero. Existem dois tipos de desinncias: Desinncias verbais: Modo-temporais = indicam o tempo e o modo. So quatro as desinncias modo-temporais: -va- e -ia- para o Pretrito Imperfeito do Indicativo = estudava, vendia, partia. -ra- para o Pretrito Mais-que-perfeito do Indicativo = estudara, vendera, partira. -ria- para o Futuro do Pretrito do Indicativo = estudaria, venderia, partiria. -sse- para o Pretrito Imperfeito do Subjuntivo = estudasse, vendesse, partisse.

Nmero-pessoais: indicam a pessoa e o nmero. So trs os grupos das desinncias nmero-pessoais. Grupo I: i, ste, u, mos, stes, ram, para o Pretrito Perfeito do Indicativo = eu cantei, tu cantaste, ele cantou, ns cantamos, vs cantastes, eles cantaram. Grupo II: -, es, -, mos, des, em, para o Infinitivo Pessoal e para o Futuro do Subjuntivo = Era para eu cantar, tu cantares, ele cantar, ns cantarmos, vs cantardes, eles cantarem. Quando eu puser, tu puseres, ele puser, ns pusermos, vs puserdes, eles puserem. Grupo III: -, s, -, mos, is, m, para todos os outros tempos = eu canto, tu cantas, ele canta, ns cantamos, vs cantais, eles cantam. Desinncias nominais: de gnero = indica o gnero da palavra. A palavra ter desinncia nominal de gnero, quando houver a oposio masculino - feminino. Por exemplo cabeleireiro - cabeleireira. A vogal a ser desinncia nominal de gnero sempre que indicar o feminino de uma palavra, mesmo que o masculino no seja terminado em o. Por exemplo: crua, ela, traidora. de nmero = indica o plural da palavra. a letra s, somente quando indicar o plural da palavra. Por exemplo: cadeiras, pedras, guas. Afixos: So elementos que se juntam a radicais para formar novas palavras. So eles: Prefixo: o afixo que aparece antes do radical. Por exemplo destampar, incapaz, amoral.

11

Sufixo: o afixo que aparece depois do radical, do tema ou do infinitivo. Por exemplo pensamento, acusao, felizmente. Vogais e consoantes de ligao: So vogais e consoantes que surgem entre dois morfemas, para tornar mais fcil e agradvel a pronncia de certas palavras. Por exemplo flores, bambuzal, gasmetro, canais.

Processo de Formao das Palavras


De que maneira um idioma pode crescer, aumentar o nmero de palavras que o compe? Cada lngua tem seus mecanismos prprios de formao de novas palavras. No caso especfico do portugus, existem alguns processos, sendo que os dois mais importantes so a derivao e acomposio. Para que voc possa diferenciar bem esses processos e, com isso, evitar erros na resoluo de exerccios, vamos inicialmente fazer a distino entre trs tipos de palavras: Palavra primitiva: toda palavra que no nasce de outra, dentro da lngua portuguesa. EX.: rua, sol, pedra, cidade etc. A palavra primitiva pode servir de ponto de partida para a formao de outras palavras. Palavra derivada: toda palavra que ser forma a partir de uma outra palavra pr-existente. EX.: novidade (novo); ensolarada (sol). Palavra composta: toda palavra que se forma a partir da reunio de duas ou mais palavras (ou radicais). EX.: pontap (ponta+p); azul-claro (azul+claro) Os dois processo principais Derivao: o processo pelo qual uma palavra nova (derivada) forma-se a partir de uma nica outra palavra j existente (chamada primitiva). Em gera, a derivao se d pelo acrscimo de prefixo ou sufixo palavra primitiva. A derivao pode ocorrer das seguintes maneiras: Derivao prefixal: quando acrescentamos um prefixo palavra primitiva. EX.: RE (prefixo) + fazer (palavra primitiva) = refazer (deriv. prefixal) Derivao sufixal: quando acrescentamos um sufixo palavra primitiva. EX.: ponta (palavra primitiva) + EIRO (sufixo) = ponteiro (deriv. sufixal) Derivao parassinttica (ou parassntese): ocorre quando a um determinado radical acrescentam-se, ao mesmo tempo, um prefixo e um sufixo. EX.: RE (prefixo) + ptria (palavra primitiva) + AR (sufixo) = repatriar (parassntese)

12

OBS: A palavra s formada por parassntese se, ao tirarmos o prefixo ou sufixo, ela deixar de ter sentido. No existe, por exemplo, patriar. Se, tirando o prefixo ou sufixo, a palavra continuar com sentido, dizemos que ela foi formada por derivao prefixal e sufixal. Ex.: infelizmente Derivao regressiva: nesse caso, ao contrrio dos anteriores, a palavra no aumenta sua forma, e sim diminui, reduz-se. Esse processo d, principalmente, origem a substantivos a partir de verbos e ocorre com a substituio da terminao do verbo pelas desinncias A, E, O. Convm notar que todo substantivo formado por derivao regressiva termina em A, E ou Oe indica uma ao. Para exemplificar esse processo, vamos considerar as duas palavra grifadas na frase: O resgate dos passageiros foi feito atravs da ncora. resgate: termina em e e indica a ao de resgatar, portanto formada por derivao regressiva ncora: termina em a, mas no indica ao, portanto no formada por derivao regressiva. Trata-se de uma palavra primitiva. Derivao imprpria: a passagem de uma palavra que pertencente a determinada classe gramatical (substantivo, adjetivo, advrbio etc.) para outra classe. EX.: fumar ( verbo) --> o fumar ( substantivo) claro ( adjetivo) --> ela fala claro ( advrbio) Note que a palavra muda de classe gramatical sem sofrer modificao em sua forma. Composio Uma palavra formada por composio quando, para constitu-la, juntam-se duas ou mais palavras (ou radicais). A composio pode ser de dois tipos: Composio justaposio: quando as duas (ou mais) palavras que se juntam no perdem nenhum fonema, mantendo, por isso, a pronncia que apresentam antes da composio. EX.: passatempo (passa + tempo); couve-flor (couve + flor); girassol (gira + sol); p-de-moleque (p + de + moleque) Composio por aglutinao: quando pelo menos uma das palavra que se unem perde um ou mais fonemas, sofrendo, assim, uma mudana em sua pronncia. EX.: petrleo (petra + leo); fidalgo (filho + de + algo). Os processos secundrios Alm dos dois processos principais j estudados (derivao e composio), temos ainda dois outros processos que, embora menos importantes, tambm contribuem para a formao de novas palavras em portugus. So eles: Hibridismo: uma palavra formada por hibridismo quando na constituio dela entram palavras pertencentes a idiomas diferentes. EX.: scio (latim) + logia (grego) = sociologia

13

Onomatopia: quando a palavra nasce de uma tentativa de reproduzir os sons da natureza. EX.: tique-taque, reco-reco, zunzum.

Colocao Pronominal
Sobre os pronomes: O pronome pessoal do caso reto quando tem funo de sujeito na frase. O pronome pessoal do caso oblquo quando desempenha funo de complemento. Vamos entender, primeiramente, como o pronome pessoal surge na frase e que funo exerce. Observe as oraes: 1. Eu no sei essa matria, mas ele ir me ajudar. 2. Maria foi embora para casa, pois no sabia se devia lhe ajudar. Na primeira orao os pronomes pessoais eu e ele exercem funo de sujeito, logo, so pertencentes ao caso reto. J na segunda orao, observamos o pronome lhe exercendo funo de complemento, e conseqentemente do caso oblquo. Os pronomes pessoais indicam as pessoas do discurso, o pronome oblquo lhe da segunda orao aponta para a segunda pessoa do singular (tu/voc): Maria no sabia se devia ajudar.... Ajudar quem? Voc (lhe). Importante: Em observao segunda orao o emprego do pronome oblquo "lhe" justificado antes do verbo intransitivo "ajudar" porque o pronome oblquo pode estar antes, depois ou entre locuo verbal, caso o verbo principal (no caso "ajudar ") estiver no infinitivo ou gerndio. Exemplo: Eu desejo lhe perguntar algo. Eu estou perguntando-lhe algo. Os pronomes pessoais oblquos podem ser tonos ou tnicos: os primeiros no so precedidos de preposio, diferentemente dos segundos que so sempre precedidos de preposio. Pronome oblquo tono: Joana me perguntou o que estava fazendo. Pronome oblquo tnico: Joana perguntou para mim o que eu estou fazendo. Colocao pronominal

14

De acordo com as autoras Rose Jordo e Clenir Bellezi, a colocao pronominal a posio que os pronomes pessoais oblquos tonos ocupam na frase em relao ao verbo a que se referem. So pronomes oblquos tonos: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos. O pronome oblquo tono pode assumir trs posies na orao em relao ao verbo: 1. prclise: pronome antes do verbo 2. nclise: pronome depois do verbo 3. mesclise: pronome no meio do verbo Prclise A prclise aplicada antes do verbo quando temos: Palavras com sentido negativo: Nada me faz querer sair dessa cama. No se trata de nenhuma novidade. Advrbios: Nesta casa se fala alemo. Naquele dia me falaram que a professora no veio. Pronomes relativos: A aluna que me mostrou a tarefa no veio hoje. No vou deixar de estudar os contedos que me falaram. Pronomes indefinidos: Quem me disse isso? Todos se comoveram durante o discurso de despedida. Pronomes demonstrativos: Isso me deixa muito feliz! Aquilo me constrangeu a mudar de atitude! Preposio seguida de gerndio: Em se tratando de qualidade, o Brasil Escola o site mais indicado pesquisa escolar. Conjuno subordinativa: Vamos estabelecer critrios, conforme lhe avisaram. nclise A nclise empregada depois do verbo. A norma culta no aceita oraes iniciadas com

15

pronomes oblquos tonos. A nclise vai acontecer quando: Verbo estiver no imperativo afirmativo: Amem-se uns aos outros. Sigam-me e no tero derrotas. O verbo iniciar a orao: Diga-lhe que est tudo bem. Chamaram-me para ser scio. O verbo estiver no infinitivo impessoal regido da preposio "a": Naquele instante os dois passaram a odiar-se. Passaram a cumprimentar-se mutuamente. O verbo estiver no gerndio: No quis saber o que aconteceu, fazendo-se de despreocupada. Despediu-se, beijando-me a face. Houver vrgula ou pausa antes do verbo: Se passar no vestibular em outra cidade, mudo-me no mesmo instante. Se no tiver outro jeito, alisto-me nas foras armadas. Mesclise A mesclise acontece quando o verbo est flexionado no futuro do presente ou no futuro do pretrito: A prova realizar-se- neste domingo pela manh. Far-lhe-ei uma proposta irrecusvel.

Pronomes Indefinidos e Interrogativos


Os pronomes indefinidos referem-se terceira pessoa do discurso de forma vaga, imprecisa e genrica. Algum deixou a torneira aberta. Pronomes Indefinidos Variveis Algum, alguma, alguns, algumas Nenhum, nenhuma Nenhuns, nenhumas Todo, toda, todos, todas Outro, outra, outros, outras Muito, muita, muitos, muitas Pouco, pouca, poucos, poucas Certo, certa, certos, certas Vrio, vria, vrios, vrias Quanto, quanta, quantos, quantas Invariveis (referem-se a coisas) algo Tudo Nada (referem-se a pessoas) Quem Algum Ningum outrem

16

Tanto, tanta, tantos, tantas Qualquer, quaisquer Qual, quais Um, uma, uns, umas (referem-se a coisas e pessoas) Cada que

Os pronomes indefinidos tambm podem aparecer sob a forma de locuo pronominal: Cada qual, quem quer que, qualquer um, todo aquele que, tudo o mais Emprego dos pronomes indefinidos - o indefinido algum, anteposto ao substantivo tem sentido afirmativo; posposto, assume sentido negativo. Algum caso teve ocorrncia. (afirmativo) Motivo algum me far desistir de voc. (negativo) - o indefinido cada no deve ser utilizado desacompanhado de substantivo ou numeral. Receberam dez reais cada um. - o indefinido certo, antes de substantivo pronome indefinido, depois do substantivo adjetivo. No entendo certas pessoas. (pronome indefinido) Escolheram o local certo para a festa. (adjetivo) - o indefinido todo e toda (singular), quando desacompanhados de artigo, significam qualquer. Todo homem mortal. (Qualquer homem mortal) Quando acompanhados de artigo do idia de totalidade. Ela jogou todo o macarro fora. Qualquer (plural = quaisquer): Vieram pessoas de quaisquer origens. Pronomes Interrogativos um tipo de pronome indefinido com que se introduzem frases interrogativas (diretas ou indiretas). Variveis Qual, quanto Quantos iro ao teatro? (direta) Quero saber quantos iro ao teatro. (indireta) Invariveis Quem que

17

Redao Empresarial I - Prof. Solange Aparecida Lara - Faculdade INED

Frase, Orao e Perodo


A estrutura do perodo.

Objetivos: o Diferenciar frase, orao e perodo. o Reconhecer a importncia dos processos de coordenao e de subordinao no processamento textual. o Praticar a estruturao do perodo, observando-se a relao lgicosemntica estabelecida entre os diferentes segmentos que o compem. Relao com a aula anterior: os segmentos que compem o perodo estabelecem entre si relaes lgico-semnticas, cujo reconhecimento e cuja compreenso contribuem para a construo do sentido global do texto. Relao com a aula seguinte: A formao e a articulao dos perodos so responsveis pela constituio do pargrafo. FRASE: qualquer enunciado com sentido completo.

Oscar 2004! Marta leva melhor maquiagem! (Jos Simo. Folha de So Paulo 03/03/04) o Oscar 2004!: frase nominal. o Marta leva melhor maquiagem!: frase verbal. ORAO: frase ou parte de uma frase que se estrutura em torno de um verbo ou de uma locuo verbal. Geralmente, composta de dois elementos bsicos: o sujeito e o predicado.

PT cobra mudanas na economia. (Folha de So Paulo 06/03/04) Marte teve gua e foi habitvel, diz Nasa. (Folha de So Paulo 03/03/04) PERODO: a frase que se estrutura em torno de uma ou mais oraes. Pode ser simples ou composto.

Cresce a demanda por seguros que cobrem processos contra executivos. (Exame
17/03/04)

Avio de Lula consome 75% dos investimentos da Unio. No ano da virada, governo gasta R$ 46,9 milhes com parcela de Airbus (Folha de So Paulo 14/03/04) A orao precisa de verbo ou de locuo verbal, mas, mesmo assim, nem sempre tem sentido completo. Por isso, nem toda orao uma frase. A frase no precisa ter verbo, mas precisa ter sentido completo. Por isso, nem toda frase uma orao. H frases com duas ou mais oraes, visto que, separadas, no possuem sentido completo. Um perodo composto de uma ou mais oraes. Perodo simples aquele que contm apenas uma orao, isto , contm apenas um ncleo verbal. Perodo composto aquele que contm mais de uma orao, isto , contm mais de um ncleo verbal O nmero de ncleos verbais igual ao nmero de oraes.

18

Um perodo pode ser composto por coordenao e/ou por subordinao.


O perodo composto por coordenao contm oraes independentes, que podem, com freqncia, ser separadas em perodos simples. O perodo composto por subordinao contm oraes interdependentes, que dificilmente podem ser separadas em perodos simples. PERODO COMPOSTO

O processo de coordenao se d por paralelismo ou relativa independncia entre as oraes. Relativa porque, se h a independncia sinttica, muitas vezes no h independncia semntica. O processo de subordinao caracteriza-se por no haver paralelismo entre as oraes, mas desigualdade de funes e variedades sintticas. PERODO COMPOSTO POR COORDENAO

Atleta obtm prata indita no salto, ganha por 0,025 ponto no solo e coroa melhor participao do Brasil na Copa. (Folha de So Paulo 15/03/04) Atleta obtm prata indita no salto, (Atleta) ganha por 0,025 ponto no solo e (atleta) coroa melhor participao do Brasil na Copa. PERODO COMPOSTO POR SUBORDINAO

Em depoimento, empresrio do jogo afirma que ex-assessor de Dirceu usou telefone do Palcio para convocar reunio com GTech. (Folha de So Paulo 15/03/04) Em depoimento, empresrio do jogo afirma que ex-assessor de Dirceu usou telefone do Palcio para convocar reunio com GTech. PERODO COMPOSTO POR COORDENAO E POR SUBORDINAO

Lula afirma que vai mexer e fazer ajustes no governo. (Folha de So Paulo 15/03/04) Lula afirma que (Lula) vai mexer (no governo) e (Lula) (vai) fazer ajustes no governo. O EMPREGO DAS CONJUNES

A conjuno uma classe de palavras invarivel, cuja funo interligar elementos de uma frase, estabelecendo entre eles relaes de sentido. As conjunes podem interligar desde palavras at perodos. Quando interligam duas ou mais oraes, classificam-se em conjunes coordenativas (ex: e, mas, porm, logo) e conjunes subordinativas (ex: j que, embora, desde que, conforme, medida que, a fim de que).

Conjuno Coordenativa 19

Elo coesivo por meio do qual se estabelece a organizao da informao e a estrutura da argumentao. mecanismo usado para assinalar as relaes de sentido entre dois segmentos coordenados, que podem ser: o sintagmas: segmentos ligados pela conjuno e; o oraes: segmentos ligados pelas conjunes mas, pois e ou; o enunciados: segmentos ligados pela conjuno portanto.

Conjunes Coordenativas e Valores Semnticos

<b.aditivas:< b="">sentido de adio, soma ou seqncia de aes. Principais conjunes: e, nem, no s ... mas tambm, no s ... como tambm. o Os gerentes devem delegar poderes e estabelecer relaes democrticas. o Os gerentes no s devem delegar poder como tambm estabelecer relaes democrticas. </b.aditivas:<>

Conjunes Coordenativas e Valores Semnticos

Adversativas: oposio, adversidade, contraste. Principais conjunes: mas, porm, contudo, todavia, no entanto, entretanto. o importante delegar responsabilidades aos colaboradores, mas preciso conhecer a capacidade deles. o importante delegar responsabilidades aos colaboradores, contudo preciso conhecer a capacidade deles.

Conjunes Coordenativas e Valores Semnticos

Explicativas: exprimem motivo, razo, explicao. Principais conjunes: que, pois (antes do verbo), porque. o A empresa teve bons resultados porque (pois) possui um time com talentos diferenciados. o Organize um time com talentos diferenciados, que (pois) isso garantir o sucesso da empresa.

Conjunes Coordenativas e Valores Semnticos

Conclusivas: exprimem concluso, hiptese, deduo. Principais conjunes: portanto, logo, por isso, pois (aps o verbo), dessa forma. o Procurou estimular a criatividade em seu trabalho, logo (por isso) alcanar boa produtividade. o Procurou estimular a criatividade em seu trabalho, alcanar, pois, boa produtividade.

Conjunes Coordenativas e Valores Semnticos

Alternativas: exprimem alternncia, escolha, excluso. Principais conjunes: ou ... ou; ora ... Ora, quer ... quer, seja ... seja. 20

Os profissionais devem estimular a prpria criatividade ora convivendo com pessoas criativas, ora lendo bons livros. o Seja no momento de lazer, seja na execuo de uma tarefa, os profissionais devem procurar desenvolver o seu potencial criativo. Elementos coesivos usados para unir sintagmas nominais, oraes e enunciados. o Introduzem novas informaes / argumentos, que possibilitam a progresso textual.
o o

Expressam as seguintes idias: adio, adversidade, explicao, concluso e alternncia. Conjunes Subordinativas

Circunstncia
Comparao Condio Conformidade Tempo Proporo Causa Consequncia Fim Concesso

Conjunes
Que, do que (depois de mais, menos, maior, menor, melhor, pior), tanto quanto, como. Se, caso, contanto que, desde que, a menos que, ano ser que. Conforme, segundo, como. Quando, antes que, depois que, logo que, assim que, desde que. medida que, proporo que. Porque, como, j que, uma vez que, visto que. Que (tal...que, tanto...que, to...que,), de forma que, de maneira que. Para que, a fim de que. Embora, ainda que, mesmo que, por mais que, por menos que, se bem que..

Exemplos: A torcida frequenta mais os estdios PROPORO: proporo FINALIDADE: para ver o que o seu time est subindo seu time vencer no clssico. na tabela do campeonato. A torcida expande suas tenses CONDIO: se o time est TEMPO: quando o time est perdendo. perdendo. A audincia do jogo garantida CONCESSO: embora a CONFORMIDADE: como transmisso no seja de boa atestam as pesquisas do Ibope. qualidade.

Elementos coesivos usados para unir oraes e enunciados. Introduzem novas informaes / argumentos, que possibilitam a progresso textual.

21

Expressam as seguintes idias: causa, conseqncia, finalidade, concesso, comparao, condio, conformidade, tempo, proporo, etc.

Consideraes finais

A compreenso e o estudo dos processos de construo de perodos contribuem para que se construam textos claros, coesos, coerentes e fluentes.

Pontuao Vrgula (,)


Emprego da vrgula no perodo simples quando se trata de separar termos de uma mesma orao, deve-se usar a vrgula nos seguintes casos: 1. Para isolar adjuntos adverbiais deslocados: Ex. A maioria dos alunos, durante as frias, viajam. 2. Para isolar os objetos pleonsticos: Ex. Os meus amigos, sempre os respeito. 3. Para isolar o aposto explicativo: Ex. Londrina, a terceira cidade do Sul do Brasil, aprazibilssima. 4. Para isolar o vocativo: Ex. Alberto! Traga minhas calas at aqui! 5. para separar elementos coordenados: Ex. As crianas, os pais, os professores e os diretores iro ao convescote. 6. Para indicar a elipse do verbo: Ex. Ela prefere filmes romnticos; o namorado, de aventura. (o namorado prefere filmes de aventura) 7. Para separar, nas datas, o lugar: 22

Ex. Londrina, 20 de novembro de 1996. 8. Para isolar conjuno coordenativa intercalada: Ex. Os candidatos, porm, no respeitaram a lei. 9. Para isolar as expresses explicativas isto , a saber, melhor dizendo, quer dizer... Ex. Irei para guas de Santa Brrbara, melhor dizendo, Brbara. Emprego da vrgula no perodo composto Perodo composto por coordenao: as oraes coordenadas devem sempre ser separadas por vrgula. Ex. Todos gostamos de seus projetos, no entanto no h verbas para viabiliz-los Nota: as oraes coordenadas aditivas iniciadas pela conjuno e s tero vrgula, quando os sujeitos forem diferentes e quando o e aparecer repetido. Ex. Ela ir no primeiro avio, e seus filhos no prximo. Ele gritava, e pulava, e gesticulava como um louco. 1 / 3Pontuao Perodo composto por subordinao Oraes subordinadas substantivas: no se separam por vrgula. Ex. evidente que o culpado o mordomo. Oraes subordinadas adjetivas: s a explicativa separada por vrgula. Ex. Londrina, que a terceira cidade do Sul do Brasil, aprazibilssima. Oraes subordinadas adverbiais: sempre se separam por vrgula. Ex. Assim que chegarem as encomendas, comearemos a trabalhar. Ponto-e-vrgula (;)

23

O ponto-e-vrgula indica uma pausa um pouco mais longa que a vrgula e um pouco mais breve que o ponto. O emprego do ponto-e-vrgula depende muito do contexto em que ele aparece. Podem-se seguir as seguintes orientaes para empregar o ponto-e-vrgula: Para separar duas oraes coordenadas que j contenham vrgulas: Ex. Estive a pensar, durante toda a noite, em Diana, minha antiga namorada; no entanto, desde o ltimo vero, estamos sem nos ver. Para separar duas oraes coordenadas, quando elas so longas: Ex. O diretor e a coordenadora j avisaram a todos os alunos que no sero permitidas Brincadeiras durante o intervalo nos corredores; porm alguns alunos ignoram essa ordem. Para separar enumerao aps dois pontos: Ex. Os alunos devem respeitar as seguintes regras: - no fumar dentro do colgio; - no fazer algazarras na hora do intervalo; - respeitar os funcionrios e os colegas; - trazer sempre o material escolar. Dois-pontos (:) Deve-se empregar esse sinal: Para iniciar uma enumerao: Ex. Compramos para a casa o seguinte: mesa, cadeiras, tapetes e sofs. Para introduzir a fala de uma personagem: Ex. Sempre que o professor Lus entra em sala-de-aula diz: __ Essa moleza vai acabar! 2 / 3Pontuao Para esclarecer ou concluir algo que j foi dito: Ex. Essa moleza vai acabar!: essas so as palavras do professor Lus. Reticncias ( ... ) As reticncias so empregadas:

24

Para indicar uma certa indeciso, surpresa ou dvida na fala da personagem: Ex. Joo Antnio! Diga-me... voc... me traiu? Para indicar que, num dilogo, a fala de uma personagem foi interrompida pela fala da outra: Ex. __ Como todos j deram sua opinio... __ Um momento, presidente, ainda tenho um assunto a tratar. Para sugerir ao leitor que complete o raciocnio contido na frase: Ex. Durante o ano ficou claro que o aluno que no atingisse 150 pontos seria reprovado; voc Atingiu 145, portanto... Para indicar, numa citao, que certos trechos do texto foram exclusos: Ex. "No momento em que a tia foi pagar a conta, Joana pegou o livro..." (Clarice Lispector)

Perodo Composto por Subordinao


Perodos compostos por subordinao so perodos que, sendo constitudos de duas ou mais oraes, possuem uma orao principal e pelo menos uma orao subordinada a ela. A orao subordinada est sintaticamente vinculada orao principal, podendo funcionar como termo essencial, integrante ou acessrio da orao principal. As oraes subordinadas que se conectam orao principal atravs de conjunes subordinativas so chamadas oraes subordinadas sindticas. As oraes que no apresentam conjunes subordinativas geralmente apresentam seus verbos nas formas nominais, sendo chamadas oraes reduzidas. I. Oraes Subordinadas Substantivas: So seis as oraes subordinadas substantivas, que so iniciadas por uma conjuno subordinativa integrante (que, se) A) Subjetiva : funciona como sujeito da orao principal. Existem trs estruturas de orao principal que se usam com subordinada substantiva subjetiva: verbo de ligao + predicativo + orao subordinada substantiva subjetiva.

25

Ex. necessrio que faamos nossos deveres. verbo unipessoal + orao subordinada substantiva subjetiva. Verbo unipessoal s usado na 3 pessoa do singular; os mais comuns so convir, constar, parecer, importar, interessar, suceder, acontecer. Ex. Convm que faamos nossos deveres. verbo na voz passiva + orao subordinada substantiva subjetiva. Ex. Foi afirmado que voc subornou o guarda. B) Objetiva Direta: funciona como objeto direto da orao principal. (sujeito) + VTD + orao subordinada substantiva objetiva direta. Ex. Todos desejamos que seu futuro seja brilhante. C) Objetiva Indireta: funciona como objeto indireto da orao principal. (sujeito) + VTI + prep. + orao subordinada substantiva objetiva indireta. Ex. Lembro-me de que tu me amavas. D) Completiva Nominal: funciona como complemento nominal de um termo da orao principal. (sujeito) + verbo + termo intransitivo + prep. + orao subordinada substantiva completiva nominal. Ex. Tenho necessidade de que me elogiem. E) Apositiva: funciona como aposto da orao principal; em geral, a orao subordinada substantiva apositiva vem aps dois pontos, ou mais raramente, entre vrgulas. orao principal + : + orao subordinada substantiva apositiva. Ex. Todos querem o mesmo destino: que atinjamos a felicidade. F) Predicativa: funciona como predicativo do sujeito do verbo de ligao da orao principal.

26

(sujeito) + VL + orao subordinada substantiva predicativa. Ex. A verdade que nunca nos satisfazemos com nossas posses. Nota: As subordinadas substantivas podem vir introduzidas por outras palavras: Pronomes interrogativos (quem, que, qual...) Advrbios interrogativos (onde, como, quando...) Perguntou-se quando ele chegaria. No sei onde coloquei minha carteira. Oraes Subordinadas Adjetivas As oraes subordinadas adjetivas so sempre iniciadas por um pronome relativo. So duas as oraes subordinadas adjetivas: A) Restritiva: aquela que limita, restringe o sentido do substantivo ou pronome a que se refere. A restritiva funciona como adjunto adnominal de um termo da orao principal e no pode ser isolada por vrgulas. Ex. A garota com quem simpatizei est sua procura. B) Explicativa: serve para esclarecer melhor o sentido de um substantivo, explicando mais detalhadamente uma caracterstica geral e prpria desse nome. A explicativa funciona como aposto explicativo e sempre isolada por vrgulas. Ex. Londrina, que a terceira cidade da regio Sul do pas, est muito bem cuidada. Oraes Subordinadas Adverbiais So nove as oraes subordinadas adverbiais, que so iniciadas por uma conjuno subordinativa A) Causal: funciona como adjunto adverbial de causa. Conjunes: porque, porquanto, visto que, j que, uma vez que, como, que.

27

Ex. Samos rapidamente, visto que estava armando um tremendo temporal. B) Comparativa: funciona como adjunto adverbial de comparao. Geralmente, o verbo fica subentendido Conjunes: (mais) ... que, (menos)... que, (to)... quanto, como. Ex. Diocresildo era mais esforado que o irmo(era). C) Concessiva: funciona como adjunto adverbial de concesso. Conjunes: embora, conquanto, inobstante, no obstante, apesar de que, se bem que, mesmo que, posto que, ainda que, em que pese. Ex. Todos se retiraram, apesar de no terem terminado a prova. D) Condicional: funciona como adjunto adverbial de condio. Conjunes: se, a menos que, desde que, caso, contanto que. Ex. Voc ter um futuro brilhante, desde que se esforce. E) Conformativa: funciona como adjunto adverbial de conformidade. Conjunes: como, conforme, segundo. Ex. Construmos nossa casa, conforme as especificaes dadas pela Prefeitura. F) Consecutiva: funciona como adjunto adverbial de conseqncia. Conjunes: (to)... que, (tanto)... que, (tamanho)... que. Ex. Ele fala to alto, que no precisa do microfone. G) Temporal: funciona como adjunto adverbial de tempo. Conjunes: quando, enquanto, sempre que, assim que, desde que, logo que, mal. Ex. Fico triste, sempre que vou casa de Juvenildo. H) Final: funciona como adjunto adverbial de finalidade.

28

Conjunes: a fim de que, para que, porque. Ex. Ele no precisa do microfone, para que todos o ouam. I) Proporcional: funciona como adjunto adverbial de proporo. Conjunes: proporo que, medida que, tanto mais. medida que o tempo passa, mais experientes ficamos. Oraes Reduzidas Quando uma orao subordinada se apresenta sem conjuno ou pronome relativo e com o verbo no infinitivo, no particpio ou no gerndio, dizemos que ela uma orao reduzida, acrescentando-lhe o nome de infinitivo, de particpio ou de gerndio. Ex. Ele no precisa de microfone, para o ouvirem.

Orao Subordinada Substantiva


As oraes subordinadas substantivas exercem funo sinttica prpria do substantivo. So geralmente introduzidas por conjunes integrantes, como que e se. Ex: Interessa-me
orao principal

que voc comparea.

orao subordinada substantiva

Classificao das oraes subordinadas substantivas As oraes subordinadas substantivas podem funcionar como: - subjetiva: funciona como sujeito do verbo da orao principal. O verbo da orao principal se apresenta sempre na terceira pessoa do singular e nessa no h sujeito, o sujeito a orao subordinada. Ex: necessrio que se estabelea regras nesta empresa. - objetiva direta: exerce a funo de objeto direto do verbo da orao principal. Est sempre ligada a um verbo da orao principal, sem auxlio de preposio, indicando o alvo sobre o qual recai a ao desse verbo. Ex: Quero saber como voc chegou aqui. - objetiva indireta: funciona como objeto indireto do verbo da orao principal. Est sempre ligada a um verbo da orao principal, com auxlio de preposio, indicando o alvo do processo verbal. Ex: Mariana lembrou-se de que Manoel chegaria mais tarde. 29

- completiva nominal: funciona como complemento nominal de um nome da orao principal. Est sempre ligada a um nome da orao principal atravs de preposio. Ex: Tenho certeza de que no h esperanas. - predicativa: funciona como predicado do sujeito da orao principal. Est sempre ligada ao sujeito da orao principal atravs de verbo de ligao. Ex: Minha vontade que encontres o teu caminho. - apositiva: funciona como aposto de um nome da orao principal. Est sempre ligada a um nome da orao principal, sem o uso de preposio e sem mediao de verbo de ligao. Ex: Fao apenas um pedido: que voc nunca abandone os seus princpios. Oraes subordinadas substantivas reduzidas As oraes subordinadas podem ser reduzidas de infinitivo, de gerndio e de particpio. As subordinadas substantivas s podem ser reduzidas de infinitivo. As oraes reduzidas so classificadas de acordo com sua funo no perodo. Assim: recomendvel os alunos assistirem palestra.
orao subordinada substantiva subjetiva reduzida de infinitivo

Imaginava no ser classificado para as finais.


orao subordinada substantiva objetiva direta reduzida de infinitivo

Por Marina Cabral


ORAES SUBORDINADAS Por sua vez, as ORAES SUBORDINADAS assim se dividem: 1. SUBSTANTIVAS: (tm valor de substantivos) - que so introduzidas pelas conjunes integrantes: QUE, SE, COMO: As ORAES SUBSTANTIVAS se subdividem em: 1.1 - OBJETIVAS DIRETAS: quando completam o sentido de um verbo transitivo direto, ao qual se ligam diretamente sem auxlio de preposio: Ex: Quero que venhas. 1.2 - OBJETIVAS INDIRETAS: que completam o sentido de um verbo transitivo indireto, ligando-se a este com auxlio de uma preposio. Ex: Tudo depende de que venhas. 1.3 - PREDICATIVAS: que completam o sentido de um verbo de ligao. Ex: O meu desejo que venhas. 1.4 - COMPLETIVAS NOMINAIS: que completam o sentido de um nome de significao incompleta (substantivo, adjetivo ou advrbio), ao qual se ligam por meio de uma preposio. Ex: Tenho certeza de que jamais os esqueceremos. 1.5 - APOSITIVAS: que vm aps dois pontos (:), explicando um termo anterior, funcionando exatamente como um aposto. Ex: S lhe digo isto: que jamais o esquecerei.

30

OBS: Vez por outra, a orao subordinada substantiva apositiva poder vir sem o conectivo expresso: este estar subentendido e a orao ter valor apositivo, assim: Ex: S te peo uma coisa: no deixes a porta aberta. (que no deixes a porta aberta). 1.6 - SUBJETIVAS: que funcionam como SUJEITO de um verbo, apresentando as seguintes caractersticas: - exerce a funo de SUJEITO de um verbo de outra orao, geralmente da anterior. - liga-se outra orao atravs das conjunes integrantes QUE, SE, COMO. - a orao a que se liga tem o verbo na 3a pessoa do singular e nunca em outra; - A orao a que se liga a SUBJETIVA tem uma destas caractersticas: a)- Verbo na passiva pronominal (VTD na 3a pessoa do singular + pronome apassivador SE. b)- Verbo na passiva analtica (Verbo SER, ESTAR, FICAR na 3a pessoa do singular +particpio do VTD); c)- verbo de ligao na 3a pessoa do singular + predicativo. d)- verbos intransitivos ou transitivos tomados intransitivamente na 3a pessoa do singular como: acontece, urge, consta, parece, importa, convm, admira, cumpre, ocorre, etc., geralmente no princpio do perodo. Exemplos: Noticiou-se por a que duvidosa a vinda deles. Senhor, bom que estejamos aqui. (Mateus 17,4) arriscado que eles venham por este caminho. Ficou combinado que elas viriam para os jogos olmpicos. Importa que eles no conversem em sala. Foi noticiado pelo rdio que um incncio destruiu o edifcio. Cumpre que cheguem hora certa. Informou-se oficialmente que o Governador chagar amanh. 2. ADJETIVAS: (tm valor de adjetivo) - que so introduzidas por pronomes relativos e se subdividem em: a)- RESTRITIVAS: Restringem a significao do substantivo ou do pronome antecedente. Indispensvel ao sentido da frase. No se separa por vrgula da orao principal. Ex: O grande obstculo que o grupo enfrenta a travessia do Liso do Sussuaro. b)- EXPLICATIVAS: Acrescentam uma qualidade acessria ao antecedente. Vm entre vrgulas e, se retiradas do perodo, no fazem falta ao sentido. Ex: Grande serto: veredas, que foi publicado em 1956, causou muito impacto. As ORAES ADJETIVAS so introduzidas pelos PRONOMES RELATIVOS : QUE, quem (=aquele que), o qual, a qual, os quais, as quais, cujo (= do qual), cuja, cujos, cujas, ONDE (= no qual + variaes), quanto, quantos, quanta, quantas, etc. Ex: Minha terra tem palmeiras ONDE canta o sabi. (G.Dias) O menino cujo pai eu vi meu aluno. QUEM for brasileiro siga-me! = Aquele que for brasileiro siga me! Que voc sinta a minha amizade em tudo quanto lhe ofereci. 3. ADVERBIAIS: que funcionam como adjunto adverbial de outra orao e vm, normalmente, introduzidas por conjunes subordinativas, exceto as integrantes (que introduzem as oraes substantivas).

CLASSIFICAO DA ORAO ADVERBIAL De acordo com a conjuno subordinativa ou locuo conjuntiva que a inicie, a orao subordinada adverbial assim se classifica: Temporal - Causal - Final - Comparativa - Consecutiva - Concessiva -

31

Conformativa - Condicional - Proporcional, conforme seja introduzida respectivamente por uma das CONJUNES SUBORDINATIVAS. 1. TEMPORAIS = quando, enquanto, logo que, desde que, apenas, at que, antes que, depois que, seno quando, sempre que, assim que, todas as vezes que, cada vez que, etc. Ex: Quando leio alguns poemas de Joo Cabral, formam-se vrias figuras geomtricas em minha mente. 2. CAUSAIS = porque, pois, porquanto, como (=porque), pois que, por isso que, j que, uma vez que, visto que, visto como etc. Ex: Como aqui a morte tanta, vivo de a morte ajudar. 3. FINAIS = para que, a fim de que, que, porque (= para que) etc. Ex: Tudo farei para que tu voltes. 4. COMPARATIVAS = que, do que ( depois de: mais, menos, maior, menor, melhor, pior), qual (depois de tal), quanto (depois de tanto), como, assim como, bem como, etc. Ex: Ela agia como um idiota. 5. CONSECUTIVAS = que (combinada com uma das palavras: tal, tanto, to, tamanho, presentes ou latentes na orao anterior) de forma que, de maneira que, de modo que, de sorte que (s vezes separadamente) etc. Ex: Leu tanto as poesias de Joo Cabral que passou a escrever como ele. 6. CONCESSIVAS = embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que, por menos que, apesar de que, etc. Ex: Ainda que ela se esforce, no vai ter sucesso. 7. CONFORMATIVAS = conforme, segundo, consoante, como (= conforme), da mesma maneira que, de modo que, assim como, bem como, como que, etc. Ex: Conforme voc j estudou, o lirismo decorre da preocupao do poeta com o prprio eu. 8.CONDICIONAIS: = se, salvo se, exceto se, caso, contanto que, sem que, a no ser que, dado caso que, a menos que, etc. Ex: ... se o compadre soubesse rezar... trabalhvamos meias. 9. PROPORCIONAIS = medida que, proporo que, ao passo que, quanto mais ... mais, quanto menos ... menos, quanto mais ... tanto mais, quanto menos ... tanto mais, etc. Ex: medida que crescia, ficava mais alienado de tudo. Outros Exemplos: 1. Antes que a Terra fosse feita, eu j existia. 2. o que te digo: vou e vou, porque devo, porque quero, porque do meus direito. (L.Barreto) 3. ... era uma manobra para chamar a ateno das tropas, a fim de que os jagunos sassem... (A.Arinos) 4. As idias amortecem como a brasa do cigarro. (G. Ramos) 5. O caminho to comprido que no tem fim. (J. de lima) 6. Por mais que se busque o segredo dessa perfeio, ele ficar impenetrvel. 7. Conforme declarei, Madalena possua excelente corao. (G. Ramos) 8. Que emprego preferes? - O que quiser, meu tio, contanto que eu trabalhe. (M. de Assis) 9. Vo os hspedes saindo do banquete, proporo que outros chegam e ocupam o seu lugar.(M. de A.) AS ORAES SUBORDINADAS REDUZIDAS

32

D-se o nome de ORAES SUBORDINADAS REDUZIDAS s que no se iniciam por pronomes relativos nem por conjuno subordinativa e que tm VERBO numa das FORMAS NOMINAIS: INFINITIVO, PARTICPIO, GERNDIO. Em geral, podem ser desenvolvidas em oraes subordinadas, raramente em coordenadas, com o conectivo claro e o verbo no modo finito. Classificam-se como as correspondentes desenvolvidas, acrescentando-se: reduzida de infinitivo, gerndio ou particpio, conforme a forma nominal em que se encontre o verbo, como neste exemplo: Conhecendo o professor os alunos, no os teria castigado. Orao principal: No os teria castigado. Orao subordinada Adverbial condicional reduzida de gerndio: Conhecendo o professor os alunos (Se o professor conhecesse os alunos). So caractersticas das ORAES REDUZIDAS: 1. No vm introduzidas por conectivo. 2. Tm o verbo em uma das formas nominais: INFINITIVO, GERNDIO, PARTICPIO. , pois, a forma nominal do verbo que indica ser reduzida a orao. Havendo locuo verbal, o auxiliar que nos indica se estamos ou no diante de uma reduzida e qual o seu tipo. Estamos viajando, tem estudado, somos amados odiado no constituem oraes reduzidas, porque os auxiliares no se acham representados por uma forma nominal. 1. Orao reduzida de infinitivo Era bom ouvir o seu barulho (verbo no infinitivo) Como classificar a orao reduzida? Basta desenvolv-la, utilizando a conjuno ou o pronome relativo. Assim: Era bom que ouvisse o seu barulho. (Orao subordinada substantiva subjetiva) Portanto, a orao ouvir o seu barulho subordinada substantiva subjetiva reduzida de infinitivo. 2. Orao reduzida de gerndio Vi um menino gritando desesperadamente pelas ruas. (verbo no gerndio) Desenvolvendo a orao reduzida, temos: Vi um menino que gritava desesperadamente pelas ruas. (Orao subordinada adjetiva restritiva) Portanto, a orao gritando desesperadamente pelas ruas subordinada adjetiva restritiva reduzida de gerndio. Observao: A orao reduzida de gerndio pode aparecer tambm no perodo composto por coordenao. Veja: Respondeu a me, derretendo-se de gosto. ( Respondeu a me e derreteu-se de gosto.) Levantou-se da cadeira, fechando o jornal com deciso. (Levantou-se da cadeira e fechou o jornal com deciso.) 3. Orao reduzida de particpio

33

Terminada a leitura, foram passear. (verbo no particpio) Desenvolvendo a orao reduzida, temos: Quando terminaram a leitura, foram passear. (Orao subordinada adverbial temporal) Portanto, a orao terminada a leitura subordinada adverbial temporal reduzida de particpio.

Funes da palavra QUE


A palavra QUE pode pertencer a vrias categorias gramaticais, exercendo as mais diversas funes sintticas. Veja abaixo quais so essas funes e classificaes. - Advrbio Intensifica adjetivos e advrbios, atuando sintaticamente como adjunto adverbial de intensidade. Tem valor aproximado ao das palavras quo e quanto. Ex1: Que longe est meu sonho! Ex2: Os braos Oh! Os braos! Que bem-feitos! - Substantivo Como substantivo, tem o valor de qualquer coisa ou alguma coisa. Nesse caso, modificado por um artigo, pronome adjetivo ou numeral, tornando-se monosslabo tnico ( portanto, acentuado). Pode exercer qualquer funo sinttica substantiva. Ex1: Um tentador qu de mistrio torna-a cativante. Ex2: Meu bem querer tem um qu de pecado ( Djavan) - Preposio Equivale preposio de ou para, geralmente ligando uma locuo verbal com os verbos auxiliares ter e haver. Na realidade, esse QUE um pronome relativo que o uso consagrou como substituto da preposio de. Ex1: Tem que combinar? (= de) Ex2: Amanh, teremos pouco que fazer em nosso escritrio. (= para) - Interjeio Como interjeio, a palavra QUE (exclamativo) tambm se torna tnica, devendo ser acentuada. Exprime um sentimento, uma emoo, um estado interior e, equivale a uma frase, no desempenhando funo sinttica em orao alguma. Ex1: Qu! Voc por aqui! Ex2: Qu! Nunca voc far isso! - Partcula expletiva ou de realce Neste caso, a retirada da palavra QUE no prejudica a estrutura sinttica da orao. Sua presena, nestes contextos, um recurso expressivo, enftico. Ex1: Quase que ela desmaia! Ex2: Ento qual que a verdade? Obs: Pode aparecer acompanhado do verbo ser, formando a locuo que. Ex: Mas que l passava bonde.

34

- Pronome relativo O pronome relativo refere-se a um termo (por isso mesmo chamado de antecedente), substantivo ou pronome, ao mesmo tempo que serve de conectivo subordinado entre oraes. Geralmente, o pronome relativo introduz uma orao subordinada adjetiva, nela desempenhando uma funo substantiva. Neste caso, pode ser substitudo por qual, o qual, a qual, os quais, as quais. Ex1: Joo amava Teresa que amava Raimundo. Ex2: s pessoas que eu detesto diga sempre que eu detesto. - Pronome substantivo interrogativo Substitui, nas frases da lngua, o elemento sobre o qual se deseja resposta, exercendo sempre uma das funes substantivas, significando que coisa. Ex1: Que ter acontecido? (= que coisa) Ex2: Que adiantaria a minha presena? (= que coisa) - Pronome adjetivo interrogativo Acompanha os substantivos nas frases interrogativas, desempenhando funo de adjunto adnominal. Ex1: Que livro voc est lendo? Ex2: Por aquela que foi tua, que orvalho em teus olhos tomba? ( Ceclia Meireles) Pronome adjetivo exclamativo Obs: Caso semelhante (o qual no figura entre os tipos de pronomes registrados pela NGB) ocorre em frases exclamativas. Nesse caso, teramos um pronome adjetivo exclamativo, sintaticamente atuando como adjunto adnominal. Ex1: Que poema acabamos de declamar! Ex2: Meu Deus! Que gelo, que frieza aquela! - A conjuno QUE O QUE pode ser conjuno coordenativa ou subordinativa. - Conjuno coordenativa Como conjuno coordenativa, a palavra QUE liga oraes coordenadas, ou seja, oraes sintaticamente equivalentes. - Aditiva Liga oraes independentes, estabelecendo uma seqncia de fatos. Neste caso, o QUE no tem valor bastante prximo de conjuno e. Ex1: Anda que anda e nunca chega a lugar algum. Ex2: Fica l o tempo com aquele chove que chove! - Explicativa A orao coordenada explicativa aponta a razo de se ter feito a declarao contida em outra orao coordenada. Quando introduz esse tipo de orao, o QUE tem valor prximo ao da conjuno pois. Ex1: Mantenhamo-nos unidos, que a unio faz a fora. Ex2: Deixe, que os outros pegam. - Adversativa Indica oposio, ressalva, apresentando valor equivalente a mas. Ex1: Outro, que no eu, teria de fazer aquilo. Ex2: Outro aluno, que no eu, deveria falar-lhe, professor!

35

- Conjuno subordinativa A conjuno QUE subordinativa quando introduz oraes subordinadas substantivas e adverbiais. Essas oraes so subordinadas porque desempenham, respectivamente, funes substantivas e adverbiais em outras oraes ( chamadas principais ). - Integrante O QUE conjuno subordinativa integrante quando introduz orao subordinada substantiva. Ex1: E ao lerem os meus versos pensem que eu sou qualquer coisa natural.( Alberto Caeiro) Ex2: Parecia-me que as paredes tinham vulto. - Causal Introduz as oraes adverbiais causais, possuindo valor prximo a porque. Ex1: Fugimos todos, que a mar no estava pra peixe. Ex2: No esperaria mais, que elas podiam voar - Final Introduz oraes subordinadas adverbiais finais, equivalendo a para que, a fim de que. Ex1: Todos lhe fizeram sinal que se calasse. - Consecutiva Introduz as oraes subordinadas adverbiais consecutivas. Ex1: A minha sensao de prazer foi tal que venceu a de espanto. Ex2: Apertados no balano Margarida e Serafim Se beijam com tanto ardor Que acabam ficando assim. ( Millr Fernandes) - Comparativa Introduz oraes subordinadas adverbiais comparativas. Ex1: Eu sou maior que os vermes e todos os animais. Ex2: As poltronas eram muito mais frgeis que o div. - Temporal Introduz orao subordinada adverbial temporal, tendo valor aproximado ao de desde que. Ex1: Porm j cinco sis eram passados que dali nos partramos. ( Cames) Ex2: Agora que a lmpada acendeu, podemos ver tudo. Curioso aluno, voc aprendeu em nossas aulas quatro funes da palavra QUE, aqui pode aprender inmeras outras funes dileto estudante. Estude sempre, sem moderao! Professora Nara Catib Curioso aluno, voc aprendeu em nossas aulas quatro funes da palavra QUE, aqui pode aprender inmeras outras funes dileto estudante. Estude sempre, sem moderao! Professora Nara Catib

VERBOS

36

Objetivos Preparar voc para ter um perfeito portugus, j que a maioria dos erros sonoros na conjugao dos verbos. A matria aqui apresentada currculo obrigatrio em vestibulares e concursos. Bom estudo! Pr-requisitos Ateno redobrada. Essa matria para muitos complicada. Lembre-se que para seu aprendizado ser completo voc dever ter dedicao e exercitar seu conhecimento, isso o que chamamos de sabedoria! Verbo Veja os exemplos: As crianas brincam no quarto. Ele estuda espanhol. Ns marcamos o nosso exame. As palavras em destaque nas frases acima so verbos. Verbo a palavra que indica ao, estado ou fenmeno da natureza situados no tempo alguma coisa que acontece ou , que aconteceu ou foi, que acontecer ou ser. Flexes do verbo a) Pessoa O verbo apresenta trs pessoas do discurso: Primeira pessoa: a que fala, o emissor. (eu e ns) Eu estudo espanhol. Ns estudamos espanhol. Segunda pessoa: com quem se fala ou a quem se destina a mensagem, o receptor. (tu evs) Tu estudas espanhol. Vs estudais espanhol. Terceira pessoa: de quem ou do que se fala. (ele, ela, eles, elas). Ele estuda espanhol. Elas estudam espanhol. O espanhol uma lngua muito falada em todo o mundo.

37

b) Nmero O verbo flexiona-se em nmero, podendo estar no singular ou no plural, concordando com o sujeito da orao: A menina canta demais. As meninas cantam demais. c) Modo O modo indica a circunstancia em que o fato pode acontecer. Veja, por exemplo, as diferentes atitudes em: Eu amo Eu amei So trs os modos verbais: Modo indicativo: exprime um fato certo, o fato ou foi uma realidade. Comprei um carro. Modo subjuntivo: exprime um fato incerto, duvidoso. Talvez eu compre um carro. Modo imperativo: exprime uma ordem ou um pedido. Compre um carro. Os verbos apresentam ainda as formas nominais: infinitivo (pessoal e impessoal), gerndio e particpio. d) Tempo A flexo de tempo indica o momento em que o fato expresso pelo verbo ocorreu, ocorre ou ocorrer. Desta forma, caracterizamos os trs tempos verbais bsicos: o presente, o pretrito (passado), e o futuro, como nos seguintes exemplos: Penso em ti. Pensei em ti. Pensarei em ti. Tempos do modo indicativo O presente indica a ocorrncia do fato no momento em que se fala:

38

Penso em ti. O pretrito indica a ocorrncia do fato antes do momento em que se fala, ou seja, passado. Pensei em ti. O pretrito pode ser perfeito, imperfeito e mais-que-perfeito. pretrito perfeito: expressa um fato j concludo totalmente no passado. Perdi minhas chaves ontem. pretrito imperfeito: expressa um fato passado, porm ainda no concludo. Fazamos boas comidas em casa. pretrito mais-que-perfeito: expressa um fato anterior a outro fato que tambm passado. A bola j ultrapassara a linha quando o jogador a alcanou. O tempo do modo indicativo futuro indica o ocorrncia futura de um fato (que ainda no aconteceu no momento em que se fala). Amanh irei ao cinema. O modo futuro pode ser: futuro do presente e futuro do pretrito. futuro do presente: expressa um fato que deve realizar-se num tempo prximo em relao ao momento presente. Ele comprar um carro. futuro do pretrito: indica o fato que ainda ir acontecer, relacionado com um fato passado. Compraria um carro, se tivesse dinheiro. Tempos do modo subjuntivo O presente indica uma ocorrncia que talvez se realize. Deus te abenoe. O pretrito imperfeito indica uma hiptese, uma condio. Se eu estudasse, a histria seria outra. O tempo do modo subjuntivo futuro expressa um fato que vai acontecer relacionado a outro fato futuro.

39

Quando eu voltar, saberei o que fazer. e) Voz As vozes verbais indicam a relao entre o sujeito e a ao expressa pelo verbo. Podemos ter trs situaes: voz ativa: o sujeito pratica a ao expressa pelo verbo. A menina comprou um sorvete. voz passiva: o sujeito recebe a ao expressa pelo verbo. A menina ganhou um sorvete. A voz passiva pode ser praticada de duas formas: Voz passiva analtica: forma-se com os verbos ser, estar e ficar seguidos de particpio. O homem corrompido pela sociedade. Voz passiva sinttica: forma-se com verbo acompanhado do pronome se (chamado apassivador). Doa-se roupas. voz reflexiva: o sujeito pratica e recebe a ao expressa pelo verbo, ao mesmo tempo. Ns nos ofendemos muito. Formas nominais do verbo So trs as formas nominais do verbo: infinitivo, gerndio e particpio. Infinitivo: desempenha funo semelhante do substantivo. Caracteriza-se pela terminao r. Viver lutar. Particpio: desempenha funo semelhante do adjetivo. Caracteriza-se pelas terminaes ado(a) e ido(a). Mulher vivida. Gerndio: desempenha funo semelhante do adjetivo e do advrbio. Caracteriza-se pela terminao ndo. gua fervendo.

40

Locuo verbal Locuo verbal a combinao de verbos auxiliares (ter, haver, e estar) com verbos nas formas nominais. Tenho escrito muitas cartas. As conjugaes Agora que j conhecemos os tempos primitivos e seus derivados, podemos montar os modelos; no caso, de conjugao verbal do verbo partir e ser. Modo indicativo Presente

Pretrito perfeito

Pretrito imperfeito

Pretrito mais-que-perfeito

41

Futuro do presente

Futuro do pretrito

Modo subjuntivo Presente

Pretrito imperfeito

Futuro

42

Modo imperativo Afirmativo

Negativo

Formas nominais Infinitivo impessoal

Infinitivo pessoal

Gerndio

Particpio

43

Concordncia Verbal
Regra geral: Estudar a concordncia verbal , basicamente, estudar o sujeito, pois com este que o verbo concorda. Se o sujeito estiver no singular, o verbo tambm o estar; se o sujeito estiver no plural, o mesmo acontece com o verbo. Ento, para saber se o verbo deve ficar no singular ou no plural, deve-se procurar o sujeito, perguntando ao verbo Que(m) que pratica ou sofre a ao? ou Que(m) que possui a qualidade? A resposta indicar como o verbo dever ficar. Por exemplo, a frase As instalaes da empresa so precrias tem como sujeito as instalaes da empresa, cujo ncleo a palavra instalaes, pois elas que so precrias, e no a empresa; por isso o verbo fica no plural. At a tudo bem. O problema surge, quando o sujeito uma expresso complexa, ou uma palavra que suscite dvidas. So os casos especiais, que estudaremos agora: 01) Coletivo: Quando o sujeito for um substantivo coletivo, como, por exemplo, bando, multido, matilha, arquiplago, trana, cacho, etc., ou uma palavra no singular que indique diversos elementos, como, por exemplo, maioria, minoria, pequena parte, grande parte, metade, poro, etc., podero ocorrer trs circunstncias: A) O coletivo funciona como sujeito, sem acompanhamento de qualquer restritivo: Nesse caso, o verbo ficar no singular, concordando com o coletivo, que singular. Ex. A multido invadiu o campo aps o jogo. O bando sobrevoou a cidade. A maioria est contra as medidas do governo. B) O coletivo funciona como sujeito, acompanhado de restritivo no plural: Nesse caso, o verbo tanto poder ficar no singular, quanto no plural. Ex. A multido de torcedores invadiu / invadiram o campo aps o jogo. O bando de pssaros sobrevoou / sobrevoaram a cidade. A maioria dos cidados est / esto contra as medidas do governo. C) O coletivo funciona como sujeito, sem acompanhamento de restritivo, e se encontra distante do verbo: Nesse caso, o verbo tanto poder ficar no singular, quanto no plural. Ex. A multido, aps o jogo, invadiu / invadiram o campo. O bando, ontem noite, sobrevoou / sobrevoaram a cidade. A maioria, hoje em dia, est / esto contra as medidas do governo. Um milho, um bilho, um trilho: Com um milho, um bilho, um trilho, o verbo dever ficar no singular. Caso surja a conjuno e, o verbo ficar no plural. Ex. Um milho de pessoas assistiu ao comcio Um milho e cem mil pessoas assistiram ao comcio. 02) Mais de, menos de, cerca de, perto de: quando o sujeito for iniciado por uma dessas expresses, o verbo concordar com o numeral que vier imediatamente frente. Ex. Mais de uma criana se machucou no brinquedo. Menos de dez pessoas chegaram na hora marcada. Cerca de duzentos mil reais foram surripiados. Quando Mais de um estiver indicando reciprocidade ou com a expresso repetida, o verbo

44

ficar no plural. Ex. Mais de uma pessoa agrediram-se. Mais de um carro se entrechocaram. Mais de um deputado se xingaram durante a sesso. 03) Nome prprio no plural: Nos casos em que o artigo se encontrar no plural, o verbo ir para o plural. Ex. Os Lusadas imortalizaram Cames. Os Estados Unidos se transformaram numa potncia mundial. B) Se for nome de lugar - cidade, estado, pas... - o verbo concordar com o artigo; caso no haja artigo, o verbo ficar no singular. Ex. Os Estados Unidos comandam o mundo. Campinas fica em So Paulo. Os Andes cortam a Amrica do Sul. 04) Qual de ns / Quais de ns: quando o sujeito contiver as expresses ...de ns, ...de vs ou ...de vocs, deve-se analisar o elemento que surgir antes dessas expresses: A) Se o elemento que surgir antes das expresses estiver no singular (qual, quem, cada um, algum, algum...), o verbo dever ficar no singular. Ex. Quem de ns ir conseguir o intento? Quem de vs trar o que pedi? Cada um de vocs deve ser responsvel por seu material. B) Se o elemento que surgir antes das expresses estiver no plural (quais, alguns, muitos...), o verbo tanto poder ficar na terceira pessoa do plural, quanto concordar com o pronome ns ou vs. Ex. Quantos de ns iro / iremos conseguir o intento? Quais de vs traro / trareis o que pedi? Muitos de vocs no se responsabilizam por seu material. Pronomes Relativos: Quando o pronome relativo exercer a funo de sujeito, deveremos analisar o seguinte: A) Pronome Relativo que: o verbo concordar com o elemento antecedente. Ex. Fui eu que quebrei a vidraa. (Eu quebrei a vidraa) Fomos ns que telefonamos a voc. (Ns telefonamos a voc) Estes so os garotos que foram expulsos da escola. (Os garotos foram expulsos) B) Pronome Relativo quem: Quando o sujeito o pronome relativo "quem", utiliza-se o verbo na terceira pessoa do singular, ou este concorda com o seu antecedente, ou seja, flexionado de acordo com o sujeito. Ex: Fui eu quem trouxe os presentes. Fomos ns quem respondemos s questes. CONCORDNCIA NOMINAL

45

Introduo Leia a frase abaixo e observe as inadequaes: Aquele dois meninos estudioso leram livros antigo. Note que as inadequaes referem-se aos desajustes entre as palavras que a constituem. Para que a frase concorde, adequadamente, entre todos os termos, necessrio:

Aquele concordar com a palavra dois; Estudioso concordar com meninos; Antigo concordar com livros. Fazendo-se os ajustes necessrios a frase ficar assim: Aqueles dois meninos estudiosos leram os livros antigos

Assim, concordncia nominal consiste na adaptao de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexes com as palavras de que dependem. No decorrer deste tutorial veremos as regras de concordncia, bem como exemplos prticos sobre as mesmas. REGRA GERAL O artigo, o pronome, o adjetivo e o numeral devem concordar em gnero (masculino/feminino) e nmero (singular/plural) com o substantivo a que se refere. Exemplo: O alto ip cobre-se de flores amarelas. Adj. Adjetivo Faz duas horas que cheguei de viagem. Num. OUTROS CASOS DE CONCORDNCIA NOMINAL 1. Um adjetivo aps vrios substantivos 1.1 Quando os substantivos so do mesmo gnero h duas concordncias: a) assumir o gnero do substantivo e vai para o plural: exemplo: Encontramos um jovem e um homem preocupados. Adjetivo No exemplo acima o adjetivo assumiu o gnero masculino e foi para o plural. b) concordar s com o ltimo substantivo em gnero e nmero:

46

Exemplo: Ela tem irmo e primo pequeno. Adjetivo Acima o adjetivo assumiu o gnero masculino e concordou s com o ltimo substantivo. Observao: Quando os substantivos so do mesmo gnero as duas concordncias podem ser usadas, embora a primeira seja mais adequada porque mostra que a caracterstica atribuda aos dois substantivos. Se o ltimo substantivo estiver no plural, a concordncia s poder ficar no plural. Exemplo: Ele possui perfume e carroscaros. Se o adjetivo funcionar como predicativo, o plural ser obrigatrio. Exemplo: O irmo e o primo dele so pequenos. VL Predicativo 1.2 Quando os substantivos so de gneros diferentes tambm h duas possibilidades: a) ir para o masculino plural: Exemplo: Uma solicitude e um interesse mais que fraternos. (Mrio Alencar) b) concordar s com o substantivo mais prximo: Exemplo: A Marinha e o Exrcito brasileiro estavam alerta. Observao: No caso de substantivos de gneros diferentes o adjetivo ir para o masculino plural, se o adjetivo tiver a funo de predicativo. Exemplo: O aluno e a aluna esto reprovados. VL Predicativo 2. Um adjetivo anteposto a vrios substantivos A concordncia se dar com o substantivo mais prximo. Exemplo: Tiveste m idia e pensamento. Velhos livros e revistas estavam empilhados na prateleira. Observao:

47

Quando o adjetivo exerce a funo de predicativo, ele pode concordar s com o primeiro ou ir para o plural. Exemplo: Ficou reprovada a aluna e o aluno. Ficaram reprovados a aluna e o aluno. Se o adjetivo anteposto referir-se a nomes prprios, o plural ser obrigatrio. Exemplo: As simpticas Lcia e Luana so irms. 3. Um substantivo e mais de um adjetivo Admitem-se duas concordncias: a) Quando o substantivo estiver no plural, no se usa o artigo antes dos adjetivos. Exemplo: Estudava os idiomas francs e ingls. b) Se o substantivo estiver no singular, o uso do artigo ser obrigatrio a partir do segundo adjetivo. Exemplo: Estudo a lngua inglesa, a francesa e a italiana. 4. bom, necessrio, proibido Essas expresses concordam obrigatoriamente com o substantivo a que se referem, quando for precedido de artigo. Caso contrrio so invariveis. Exemplo: Vitamina C bom para sade. necessria muita pacincia. 5. Um e outro (num e noutro) Nesse caso o substantivo fica no singular e o adjetivo vai para o plural. Exemplo: Numa e noutra questo complicadas ela se confundia. 6. Anexo, incluso, apenso, prprio, obrigado Por serem adjetivos, concordam com o substantivo a que se referem. Exemplo: Seguem anexos os acrdos. A procurao est apensa aos autos. Os documentos esto inclusos no processo. Obrigado, disse o rapaz. Elas prprias resolveram os exerccios. Observao A expresso em anexo invarivel. Exemplo: Em anexo segue a procurao Em anexo segue o despacho.

48

7. Mesmo, bastante Tanto pode ser advrbio como pronome. Quando for advrbio permanece invarivel. Quando pronome concorda com a palavra a que se refere. Exemplo: Os alunos mesmos resolveram o problema. Pronome Os alunos resolveram mesmo o problema. Nesse caso mesmo = realmente Advrbio Haviam bastantes razes para ela reclamar. Pronome Eles chegaram bastante cedo ao aeroporto. Advrbio 8. Menos, alerta So palavras invariveis. Exemplo: O Amazonas o Estado menos populoso do Brasil. Havia menos alunas na sala hoje. Os soldados estavam alerta. Observao Atualmente alerta vem sendo utilizada no plural. Exemplo: Nossos chefes esto alertas. 9. Meio Essa palavra pode ser numeral ou advrbio. a) Quando for numeral varivel e concorda com a palavra a que se refere. Exemplo: Tomou meia garrafa de champanhe. numeral Isso pesa meio quilo. numeral b) Se for advrbio invarivel. Exemplo: A porta estava meio aberta. Advrbio Ele anda meio cabisbaixo. Advrbio 10. Muito, pouco, longe, caro Quando essas palavras funcionam como adjetivo variam de acordo com a palavra a que se referem. Se funcionarem como advrbio so invariveis.

49

Exemplo: Muitos alunos compareceram formatura. Adjetivo Os perfumes eram caros. Adjetivo As mensalidades escolares aumentaram muito. Advrbio Vocs moram longe. Advrbio 11. S plural. a) Quando tem o significado de sozinho(s) ou sozinha(s) essa palavra vai para o Exemplo: Joana ficou s em casa. (sozinha) Lcia e Lvia ficaram ss. (sozinhas) b) Ela invarivel quando significa apenas/somente. Exemplo: Depois da guerra s restaram cinzas. (apenas) Eles queriam ficar s na sala. (apenas) Observao A locuo adverbial a ss invarivel. 12. Possvel Quando acompanhada de expresses superlativas (o mais, a menos, o melhor, a pior) varia conforme o artigo que integra as expresses. Exemplo: As previses eram aspiorespossveis. Recebemos a melhor notcia possvel. 13. Pronomes de tratamento Os pronomes de tratamento sempre concordam em 3 pessoa. Exemplo: Vossa Santidade est muito preocupado. 3 P.S CONCLUSO Neste tutorial foi mostrada a concordncia nominal dos substantivos perante adjetivos, advrbio, pronomes e numerais. Vimos que adjetivos antepostos aos substantivos concordam com o mais prximo, porm se exerce a funo de predicativo pode concordar de duas maneiras: com o mais prximo ou ir para o plural. No caso do adjetivo vir aps vrios substantivos a concordncia j muda, pois se os substantivos forem do mesmo gnero h duas possibilidades: ir para o plural ou assumir o gnero do substantivo. Enfim, este tutorial servir como base de estudos com relao a Concordncia Nominal, mas devemos nos lembrar que a Lngua Portuguesa requer bastante estudo e s

50

este tutorial no suprir tais necessidades. O aprofundamento dever ser feito atravs das Gramticas, dicionrios e afins. Classificao das Palavras Que e Se A palavra que em portugus pode ser: Interjeio: exprime espanto, admirao, surpresa. Nesse caso, ser acentuada e seguida de ponto de exclamao. Usa-se tambm a variao o qu! A palavra que no exerce funo sinttica quando funciona como interjeio. Qu! Voc ainda no est pronto? O qu! Quem sumiu? Substantivo: equivale a alguma coisa. Nesse caso, vir sempre antecedida de artigo ou outro determinante, e receber acento por ser monosslabo tnico terminado em e. Como substantivo, designa tambm a 16 letra de nosso alfabeto. Quando a palavra que for substantivo, exercer as funes sintticas prprias dessa classe de palavra(sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, etc.) Ele tem certo qu misterioso. (substantivo na funo de ncleo do objeto direto) Preposio: liga dois verbos de uma locuo verbal em que o auxiliar o verbo ter. Equivale a de. Quando preposio, a palavra que no exerce funo sinttica. Tenho que sair agora. Ele tem que dar o dinheiro hoje. Partcula expletiva ou de realce: pode ser retirada da frase, sem prejuzo algum para o sentido. Nesse caso, a palavra que no exerce funo sinttica; como o prprio nome indica, usada apenas para dar realce. Como partcula expletiva, aparece tambm na expresso que. Quase que no consigo chegar a tempo. Elas que conseguiram chegar. Advrbio: modifica um adjetivo ou um advrbio. Equivale a quo. Quando funciona como advrbio, a palavra que exerce a funo sinttica de adjunto adverbial; no caso, de intensidade. Que lindas flores! Que barato! Pronome: como pronome, a palavra que pode ser: pronome relativo: retoma um termo da orao antecedente, projetando-o na orao conseqente. Equivale a o qual e flexes. No encontramos as pessoas que saram. pronome indefinido: nesse caso, pode funcionar como pronome substantivo ou pronome adjetivo.

51

pronome substantivo: equivale a que coisa. Quando for pronome substantivo, a palavra queexercer as funes prprias do substantivo (sujeito, objeto direto, objeto indireto, etc.) Que aconteceu com voc? pronome adjetivo: determina um substantivo. Nesse caso, exerce a funo sinttica de adjunto adnominal. Que vida essa? Conjuno: relaciona entre si duas oraes. Nesse caso, no exerce funo sinttica. Como conjuno, a palavra que pode relacionar tanto oraes coordenadas quanto subordinadas, da classificar-se como conjuno coordenativa ou conjuno subordinativa. Quando funciona como conjuno coordenativa ou subordinativa, a palavra que recebe o nome da orao que introduz. Por exemplo: Venha logo, que tarde. (conjuno coordenativa explicativa) Falou tanto que ficou rouco. (conjuno subordinativa consecutiva) Quando inicia uma orao subordinada substantiva, a palavra que recebe o nome de conjuno subordinativa integrante. Desejo que voc venha logo. A palavra se A palavra se, em portugus, pode ser: Conjuno: relaciona entre si duas oraes. Nesse caso, no exerce funo sinttica. Como conjuno, a palavra se pode ser: * conjuno subordinativa integrante: inicia uma orao subordinada substantiva. Perguntei se ele estava feliz. * conjuno subordinativa condicional: inicia uma orao adverbial condicional (equivale a caso). Se todos tivessem estudado, as notas seriam boas. Partcula expletiva ou de realce: pode ser retirada da frase sem prejuzo algum para o sentido. Nesse caso, a palavra se no exerce funo sinttica. Como o prprio nome indica, usada apenas para dar realce. Passavam-se os dias e nada acontecia. Parte integrante do verbo: faz parte integrante dos verbos pronominais. Nesse caso, o se no exerce funo sinttica. Ele arrependeu-se do que fez. Partcula apassivadora: ligada a verbo que pede objeto direto, caracteriza as oraes que esto na voz passiva sinttica. tambm chamada de pronome apassivador. Nesse caso, no exerce funo sinttica, seu papel apenas apassivar o verbo. Vendem-se casas. Aluga-se carro. Compram-se jias. ndice de indeterminao do sujeito: vem ligando a um verbo que no transitivo direto, tornando o sujeito indeterminado. No exerce propriamente uma funo sinttica,

52

seu papel o de indeterminar o sujeito. Lembre-se de que, nesse caso, o verbo dever estar na terceira pessoa do singular. Trabalha-se de dia. Precisa-se de vendedores. Pronome reflexivo: quando a palavra se pronome pessoal, ela dever estar sempre na mesma pessoa do sujeito da orao de que faz parte. Por isso o pronome oblquo se sempre ser reflexivo (equivalendo a a si mesmo), podendo assumir as seguintes funes sintticas: * objeto direto Ele cortou-se com o faco. * objeto indireto Ele se atribui muito valor. * sujeito de um infinitivo Sofia deixou-se estar janela. Por Marina Cabral Especialista em Lngua Portuguesa e Literatura Equipe Brasil Escola

53

Potrebbero piacerti anche