Sei sulla pagina 1di 15

NOS CAMINHOS DA RAPOSA SERRA DO SOL (RORAIMA): A REGIO, FORMAS DE CONTEMPLAO, USOS E APROPRIAES

Glson de Lima Garfalo songil1@uol.com.br / songil@pucsp.br / songil@usp.br Economista, Mestre, Doutor e Livre Docente em Economia, Professor Titular da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUCSP) e Professor Associado da Universidade de So Paulo (USP) - BRASIL Jean Carlos Vieira Santos svcjean@yahoo.com.br Gegrafo, Especialista (FSL), Mestre e Doutor em Geografia (UFU), Bolsista CAPES-PDEE/Universidade do Algarve (Portugal); Professor do Departamento de Geografia da Universidade Estadual Gois - Campus Quirinpolis (UEG) BRASIL Terezinha Filgueiras de Pinho terezinharr@yahoo.com.br / terezinha@ifrr.edu.br Economista, Tecnlogo em Gesto Pblica, Mestre em Economia-Gesto de Empresas, Professora e Pr Reitora de Administrao e Planejamento do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Roraima (IFRR) - BRASIL

O objetivo deste trabalho desenvolver uma anlise regional contribuindo s formas de contemplao, usos e apropriaes da paisagem do Territrio Indgena da Raposa Serra do Sol, por meio de desdobramentos fundamentados nos contextos sociais, culturais, econmicos e geogrficos de uma rea caracterizada por inconsistncias e incertezas. O estudo, focado no nordeste do Estado de Roraima, abrange os municpios de Normandia, Uiramut e Pacaraima, na regio da trplice fronteira Brasil Repblica Cooperativa da Guiana (ex Guiana Inglesa) - Repblica Bolivariana da Venezuela. A rea territorial de 1.747.465 ha. Nessa perspectiva, tomou-se aqui a leitura da categoria geogrfica regio e o trabalho emprico, buscando entender as limitaes e necessidades de definio fundirias das terras do Estado roraimense. Estas dificultam o delineamento de aes sob a tica da preservao/conservao da natureza e cultura do norte brasileiro. Enfim, tais apontamentos no so especficos da regio a ser considerada neste estudo, assim como tambm no o so suas implicaes carregadas de contradies, uma vez que essas relaes e entrelaamentos so vistos e abordados em outras partes do mundo globalizado. Palavras-Chave: rea Indgena; Trplice Fronteira; Categoria Regio; Roraima. Eixo temtico: Ordenacin, gestin, riesgos y vulnerabilidad.

1. Introduo Este estudo tem como objetivo principal desenvolver uma anlise regional contribuindo s formas de contemplao, usos e apropriaes da paisagem da rea denominada de Terra Indgena Raposa Serra do Sol localizada no nordeste do estado de Roraima, o mais setentrional das 27 (vinte e sete) unidades federativas componentes do territrio brasileiro. Com 1.747.465 ha, abrange os municpios de Normandia, Uiramut e Pacaraima, na regio da trplice fronteira Brasil - Repblica Cooperativa da Guiana (antiga Guiana Inglesa) - Repblica Bolivariana da Venezuela. Os procedimentos analticos do trabalho envolvem desdobramentos fundamentados nos contextos sociais, culturais, econmicos e geogrficos dessa reserva indgena caracterizado por inconsistncias e incertezas. Sobre os aspectos metodolgicos, estes compreendem duas fases: pesquisa documental (levantamento das referncias) com trabalho de campo e, por meio, deste, a construo de material embasador de reflexes a respeito da situao vivenciada. Dentro desse contexto, houve a opo pela discusso da categoria geogrfica regio que compartilha uma srie de temas comuns e tambm possui diversos desdobramentos abrangentes e divergentes, no s na geografia como em reas afins: econmica, sociolgica e histrica. So assuntos identificados com as questes culturais, ambientais, sociais e de economia, favorveis as dimenses do contexto regional encontrado no interior do estado de Roraima. 2. Consideraes sobre a Categoria Geogrfica Regio A categoria de anlise elencada, denominada por Milton Santos de velha categoria regio (1996, p.16), foco terico principal deste artigo, contribui com o debate sobre as limitaes e necessidades de definio fundiria das terras no estado de Roraima, que dificultam o delineamento de aes sob a tica da preservao/conservao da natureza e cultura do norte brasileiro. Cabe, ento, Geografia e reas afins o papel de pensar o espao social, poltico, econmico e geofsico apropriado e os entrelaamentos na regio da trplice fronteira Brasil - Repblica Cooperativa da Guiana - Repblica Bolivariana da Venezuela. Isso gera enormes responsabilidades nas reflexes dos longos processos

de construo regional, em que os elementos humanos vo sedimentando historicamente os lugares e, ao mesmo tempo, sofrendo mutaes ou interferncias. Sempre que pesquisadores e estudiosos de reas afins elegem essa categoria geogrfica consideram significativamente o momento poltico, as relaes sociais e econmicas dos espaos vividos, fornecendo dados para a anlise das antigas e novas configuraes regionais, pois de acordo com Vaz (2003, p.92) a regio pode refletir estilos de vida distintos. Para Bezzi (2004, p.17) tal concepo tem sido, desde muito tempo, considerada por alguns autores como o conceito central, o core do trabalho geogrfico; outros, entretanto, argumentam que falar de regio trazer tona um dos problemas epistemolgicos da geografia. Segundo Santos (2010, p.44) deve haver a noo de regio para entender como o Estado, a partir dessa compreenso, torna-se agente da regionalizao, isto , organizando, desorganizando e rearranjando os mapas regionais, fundamentado no sistema de mercado atual, mostrando como o espao se reproduz de forma desigual. Na trajetria histrica da categoria de anlise geogrfica regio, fica a informao de que a noo de termo originou-se na Geologia e, de acordo com as contribuies de Moraes (1990, p. 75) e Corra (2005, p. 183), foi trazida para a Geografia por L. Gallois, autor da importante obra Regies Naturais e Nomes de Lugares. Nesse sentido, pode-se afirmar que a palavra regio deriva do latim regere, composta pelo radical reg, que significa domnio e poder. correto deduzir-se que a ideia de regio sempre esteve ligada a mecanismos de dominao resultantes de uma situao hegemnica de posse, de conquista, de poder. Outras consideraes da categoria so inerentes s definies da Geografia tradicional e, segundo a literatura disponvel, gegrafos clssicos, como Vidal de La Blache e Hettner sempre enfatizaram que as regies no eram singulares, mas nicas, isto , uma combinao exclusiva de princpios gerais de um dado local e tempo (Bezzi, 2004, p. 27; p.97). Moraes (1990, p.75), lembra que La Blache planejou uma obra coletiva, a Geografia Universal, que foi executada por seus discpulos. Cada um escreveu sobre uma determinada poro do planeta, explicitando um conceito vislumbrado por Vidal de La Blache, que seria tomado como o balizamento central da Geografia francesa posterior. A regio era:
[...] a denominao dada a uma unidade de anlise geogrfica, que exprimiria a prpria forma de os homens organizarem o espao terrestre. Assim, a

regio no seria apenas instrumento terico de pesquisa, mas tambm, um dado da prpria realidade. As regies existiriam de fato, e caberia ao gegrafo delimit-las, descrev-las e explic-las (Moraes, 1990, p.75).

Historicamente, Pierre George (1968, p.05) responde que o primeiro passo do esprito geogrfico a respeito da regio procede da permanente discusso da noo de determinismo que preocupou constantemente os gegrafos europeus durante os primeiros trinta e cinco anos do sculo vinte. Esse autor observa que:
O ponto de partida ento a pesquisa de uma geografia regional fsica. Isto to representativo da geografia uma vez que a regio fsica ou regio natural se define na maioria dos casos como uma realidade sinttica. Mas a regio geolgica para o gegrafo uma regio sntese, uma vez que sua criatividade geolgica se traduz em originalidade geomorfolgica, topogrfica, pedolgica: como regio geogrfica regio natural - uma macio antigo no somente uma massa velha de rochas cristalinas e cristalofilianas, mas corresponde a um tipo de velhas montanhas (George, 1968, p.06).

Entende-se que esse conceito da dcada de 1960, tinha uma abordagem puramente voltada para a Geografia Fsica Regional na qual esto implcitas as caractersticas anatmicas da regionalizao no contexto histrico. Entretanto, na Geografia Contempornea no pode ser definido apenas por uma via de anlise, isto , por um nico elemento fsico da paisagem ou administrativo, esquecendo-se de valorizar as prticas sociais, econmicas e culturais presentes, sem demonstrar que reas, como a da Terra Indgena Raposa Serra do Sol, existem nas relaes socioeconmicas pretritas e presentes com o meio. Em outra perspectiva, diferente da citao anterior, Pierre George (1968, p.14) destaca que a polarizao integral de um territrio regional ou de uma frao de continente no pode se realizar em uma s operao. Efetivamente, a geografia natural e a histria indicam espaos privilegiados para as regies se tornarem estruturadas. Nesse caso, cabe primeira fornecer os elementos e diagnsticos desses conjuntos de lugares, considerando os aspectos culturais base de reproduo regional mostrando, assim, o papel de identidades e cidadanias compartilhadas e vivenciadas pelos agentes sociais ali presentes. Para a Nova Geografia ou Geografia Terico-Quantitativa, a regio, como espao, considerada um sistema econmico, de acordo com a sua histria de ocupao, explorao e organizao. O crescimento da mesma vincula-se ao nvel tcnico que a sociedade consegue impor sobre as condies fsicas existentes naquele espao. Como nem sempre tcnica e espao fsico se conciliam, foram relevantes os estudos que permitiram o planejamento regionalizado, objetivando descrever desequilbrios existentes (Bezzi, 2004, p.171).

Geiger (1996, p.233) destaca que formalmente a regio refere-se a uma complementao de um objeto, podendo valer para uma extenso do globo terrestre, de um pas, do corpo humano, ou mesmo de algo abstrato, como na frase: esta regio do conhecimento. Desse modo, nas palavras de Corra (1986, p.22; e 2005, p.183) o termo regio passou a designar uma dada poro da superfcie terrestre estando ligado noo fundamental de diferenciao de rea, divergindo das propostas estatais de tornar homogneos diferentes lugares. Para Santos (1988, p.46-47), compreender uma regio passa pelo entendimento do funcionamento da economia mundial e seu rebatimento nos diversos lugares de um pas, com a intermediao do Estado, penetrando num mar de relaes, formas, funes, organizaes e, estruturas. A regio torna-se importante categoria de anlise, para compreender as implicaes carregadas de contradies num espao de trplice fronteira (Brasil - Repblica Cooperativa da Guiana - Repblica Bolivariana da Venezuela) com srios problemas fundirios. De outro lado, Bezzi (2004, p.19) afirma que o significado de regio liga-se, fortemente, s tendncias filosficas de cada poca, uma vez que elas permitem entender as idias caractersticas inerentes momento histrico e, desse modo, a arquitetura do mundo. A palavra regio est to presente no cotidiano que qualquer pessoa pode identificar, por exemplo, por meio de uma imagem de telenovela, caso das novelas Tieta e Selva de Pedra, onde ela se passa. Os filmes tambm do um bom indicativo sobre a imagem regional:
Auto da Compadecida ou Lisbela e o Prisioneiro, por exemplo, reafirmam a imagem do nordestino ligada religiosidade e comicidade como trao peculiar da regio, diferentemente de filmes como Cidade de Deus, onde a metrpole do Rio de Janeiro associada violncia, ou o Quatrilho, quando so observados diferentes traos culturais daqueles que vivem no sul do Brasil (Arrais, 2004, p. 30).

Arrais mostra que, por vezes, a regio utilizada para reproduzir imagens distorcidas e preconceituosas com discurso que materializa trao, especificidades violncia, pobreza ou a riqueza - e generaliza como identidade do lugar, representando de forma homognea toda densidade regional, realidade que no se contradiz com as paisagens encontradas na Terra Indgena da Raposa Serra do Sol. Nas palavras de Souza (1976, p.109), a regio deve ser um conjunto geogrfico e socioeconmico diferenciado, complexo, polarizado, orgnico e integrado. A posio da regio, no conjunto estadual e nacional:
[...] no se constitui num espao autrquico, mas num espao aberto s relaes com o exterior (o que exterior a ela, regio), integrao num

conjunto maior e, solidariedade com as outras regies, as condies essenciais, para crescimento do territrio e, deve figurar com objetivo essencial do desenvolvimento regional e de estratgia inter-regional (Souza, 1976, p.109).

Essa literatura de Souza (1976, p.111) traz o exemplo de So Paulo, no que se referem diviso administrativa do territrio paulista, que levou definio de reas/ncleos, passveis de adoo pela administrao central e setorial do Estado como unidades de superviso administrativa, em nveis pr-determinados, excluindo densidades cuja substncia reflexo de contexto histrico e cultural da populao regional. Entende-se que essas abordagens movimentam outros elementos do contexto regional, passando a explorar as resistncias, reivindicaes e at mesmo carncias de grupos sociais que buscam assegurar um espao fechado e pouco democrtico. No caso do Territrio Indgena da Raposa Serra do Sol uma oportunidade de mostrar que as imposies no anulam os diferentes lugares que formam a regio, tanto nas questes de luta pela terra como em outras atividades econmicas. A essa variabilidade da categoria regio, pode-se definir um grupo no-limitado de conceitos onde so observados contrastes que se incorporam vida social dos conjuntos de lugares que formam as reas de conflitos pelo interior e fronteiras do Brasil. A crescente complexidade requer cada vez mais estudos envolvendo a Geografia e outros ramos do saber cientfico relacionadas s polticas pblicas de Estado. Sendo assim, Barreira (2002, p.77) define regio como uma forma de articulao concreta das relaes de produo em determinado tempo e lugar. Percebe-se a valorizao de uma relao nas quais os processos sociais presidem as adaptaes das populaes ao meio natural. Outra forma de compreender a regio por meio de sua concepo como um:
[...] foco de identificao, onde a regio definida como um ponto especfico de relaes culturais entre um grupo e lugares particulares, ou seja, baseia-se numa certa conscincia dos habitantes da existncia de uma cultura comum e de diferenas relativamente a outros grupos (Barreira, 2002, p.77).

Percebe-se, pelo olhar da Geografia, Economia e de cincias afins a importncia de compreender a Regio Terra Indgena da Raposa Serra do Sol. Isto acontece em funo das particularidades, densidades e, ao mesmo tempo, do conjunto de lugares em que se desenvolve a vida em todas as suas dimenses, medida que os usos, prticas e apropriaes vo se definindo no espao pelas mos dos homens e, conseguintemente, fixam os seus movimentos sociais, econmicos e culturais passados e contemporneos.

3. Estado de Roraima Aps a reflexo sobre o conceito de regio com todas as peculiaridades, particularmente as geogrficas, que lhe so inerentes e de introduzir o assunto da Terra Indgena da Raposa Serra do Sol, impe seja mais bem situado, histrica e geograficamente, o estado de Roraima. Este, como uma das 27 unidades da federao brasileira, tem existncia legal a partir da promulgao da Constituio de 1988 a qual, desde ento, rege os destinos do Pas e dos brasileiros. Esta Carta Magna transformou em Estado, o Territrio Federal de Roraima criado pelo Decreto-Lei 5.812, de 13/09/1943, com o nome do Territrio Federal do Rio Branco. A sntese histrica apropriadamente efetuada por Miranda (2003, p. 21-23) e tem-se:
Em 1830 a fazenda Boa Vista passou a ser o ponto de referncia da regio. No ano de 1858 foi criada a Freguesia de Nossa Senhora do Carmo do Rio Branco, sendo que, aps a Proclamao da Repblica, constituiu-se o Municpio do Rio Branco. No ano de 1890, com territrio desmembrado do Municpio de Moura do estado do Amazonas, a Freguesia foi elevada a categoria de Vila. Em 1943 o presidente Getlio Vargas criou o Territrio Federal do Rio Branco sendo que, em 13/12/1962, ocorre a mudana na denominao para Territrio Federal de Roraima e, finalmente, em 05/10/1988, o Territrio foi transformado em Estado, mantidos seus atuais limites geogrficos. Miranda (2003, p. 21 a 23).

O mesmo autor (Miranda, 2002, p. 49) destaca que as entradas na terra de Macunama, (denominao mstica de Roraima e como popularmente conhecida, significando o Grande Pai - criador de tudo e de todos, especialmente dos primeiros habitantes dessas terras), foram efetuadas no principio do Sculo XVIII, pelo Capito Francisco Ferreira. Este cidado teria adentrado no vale percorrendo as guas dos rios Uraricoera, Itacutu e outros cursos d gua, atravessando os campos gerais de modo que pudesse reduzir os indgenas locais sujeio Portuguesa. Outro autor, Brasil (2008, p. 12) relata que em 1776 o governador do Rio Negro, Tinoco Vicente, encarregou o Alferes Jos de Agostinho Diniz a viajar pelo Rio Branco com receio de invases dos espanhis. Estes vinham ocorrendo pelo rio Uraricoera desde 1760 e haviam construdo o forte chamado Santa Rosa. Este fato apressou a concluso, j em 1778, do Forte So Joaquim, marco e apoio para o inicio do povoamento e, consequentemente, da colonizao do Territrio do Rio Branco, atualmente o estado de Roraima. Por sua vez, Vieira (2007, p.3) demonstra que estudar a histria de Roraima, seja a do perodo colonial, seja no perodo mais recente, possibilita entender o que sempre foi um dos motores evolucionistas dessa regio: a ocupao das terras indgenas.

Segundo a Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento de Roraima (2010), o Estado integra a Amaznia Legal, com uma rea de 224.298,980 km (em extenso territorial, ocupa o 14. lugar relativamente aos outros estados brasileiros), limita-se ao Norte com a Repblica Bolivariana da Venezuela e a Repblica Cooperativa da Guiana, ao sul com o Estado do Amazonas, a leste com a Repblica Cooperativa da Guiana e o Estado do Par e a Oeste com a Repblica Bolivariana da Venezuela e o Estado do Amazonas. So 15 os municpios existentes no estado e a capital a cidade de Boa Vista. O ponto extremo norte do territrio brasileiro est localizado na Serra do Monte Cabura e apresenta limites internacionais que se estendem por 958 km com a Venezuela e 964 km com a a Guiana num total de 1922 km de fronteiras. A densidade demogrfica de 45,68 hab/km. O estado de Roraima, no extremo norte do Brasil, encontra-se cravado na regio da selva amaznica. Na busca do desenvolvimento e da harmonia com a natureza, como muitos outros locais, recebe de braos abertos as pessoas desejosas de ai fixarem residncia (brancos, negros, orientais, ndios, caribenhos) e dispostos a interagir com os nativos da terra como waipixana, waimiri-atroari e os yanomamis. Essa interao deve tambm acontecer com a beleza exuberante da natureza local, com os rios a cortar florestas e os campos gerais com destaque para os buritizeiros1. Roraima detentor de uma fauna elegante e exuberante onde se destacam as araras, macacos, onas, garas, entre outros. Note-se que como integrante da Amaznia, deve ser levada em conta a diversidade desta. Segundo Kitamura (1994 p. 72) a biodiversidade regional caracterstica marcante, representada pela multiplicidade de espcies, genes e ecossistemas. O autor destaca que para os povos da floresta, e mesmo para os caboclos, o valor dessa biodiversidade mensurada no cotidiano, uma vez que grande parte da subsistncia desses povos vem do meio natural como a caa, pesca e a coleta de produtos da floresta.

4. Questo Indgena no Brasil


1

Buritizeiros - Nome cientfico: Mauritia flexuosa. Nomes populares: miriti (no estado do Par), moriti, muriti, boriti, coqueiro-buriti, carand-guau, caranda-guau, palmeira-dos-brejos. O fruto buriti fonte alimentar importante para os indgenas amaznicos

O territrio brasileiro possui a extenso de 9.372,614 km2, sendo superado pela Rssia (17.075,400 km2), Canad (9.970,610 km2) e China (9.572,900 km2), respectivamente. Essa dimenso continental propicia diversidades de cultura, hbitos, grande variedade de paisagens, climas e relevos. O pas conta com 3 (trs) fusos horrios conforme a Lei 11.662, de 24/06/2008.

ESTADO Acre

Quadro 1: Brasil - Sociedades Indgenas (2008) SOCIEDADES INDGENAS Arra, Asheninka, Huninquim, Katukina do Acre, Manitenri, Maxineri, Poyanwa, Yaminau, Yawanwa, Makurp, Apurin, Ikatukina, Kulina,(Venezuela/Colombia) Jamawka e Kaxinawa (Peru) Jerinpanc, Karapot, kariri-Xoc, Tingui-Bot, Wass, Xucur Kariri Galibi Marwornoo, Karipna, Palikur, Waipi, Galibi (Guiana Francesa) Banav - Jafi, Caixana, Corvana, Deni, Diahi, Himarim, Hixkaryana, Iss, Jarawra, Juma, Kambba, Kanamati, Ikanamari, Katawixi, Kokma, Korubo, Marbo, Maus, Mayorna, Miranha, Mura, Mra-Pirah, Nakuini, Parintintin, Paumari, Sater, Maw, Tariana, Tenharin.i,Tikuna, Tora, Tshom-Djap, Tukano, Wamiri, Yamamadi, Yabana, Zuruah, maku, Warekna (Venezuela), Karafawyna Sakiribar, Apurin katukina, Kulina, (Venezuela/Colombia), Mak (Colombia), Baniwa ( Colombia/Venezuela), Bar (Venezuela), katuena, Mawayana, Munduruku, Xeren, Vitot (Per), Atroari, Yanomami, Waiwai, Kaxarari. Aricob, Gern, Kaimb, Kantarur, Kiriri, Pankarar, Pankar, Patax, Patax ha h he, Xucur-kariri, Pankarar, Tux Calabassa, Jenipapo Kanind, Kariri, Paiaku, Pitaguari, Tapeba, Tabajara, Trememb Tupiniquim, Guarani, M. Bia Tapuia, Av-Canoeiro, Karaj Canela, Guaj, Guajajra, Kokuiregatej, Kreye, Krikati, Urubu-Kaapor, Gavio Apiak, Arra Do Aripuan, Arar Do Guariba, Aweti, Bakairi, Boror,Irntxe, Kalaplo, Kamayur, Kuikru, Matipu, Mehinku, Ofay, Paran, Paresi, Rikbaktsa, Suy, Tapirap,Tapayuna Truma, Txiko, Jumutina, Waur, Xavante, Yawaiapiti, Kadiwu, Jurna, Kayabi, Kaiap, Cinta Larga, Zor, Itogapuk, Nambikwra, Suru, Karaj Camba, Guat, Kadiwu, Guarani-Nhandeva, Guarani-Kaiw, Terena- Kaiw, Terena

POPULAO 6.610

Alagoas Amap Amazonas

4.917 5.095 89.529

Bahia Cear Esprito Santo Gois Maranho Mato Grosso

8.561 4.650 1.347 142 14.271 17.329

Kaxix, Krenak, Maxakali, Xakriab Amanay, Anamb, Apalai Arra do Par, Arawet, Asurini do Trocar, Asurini do do Koatinemo, Kaxuyna, Parakan, Suru do Par, Tiry, Turiwra, Warikyna, Wayna, Xipya, Zo`, Temb, Karafawyna, Katuena, Mawayana, iMunduruku, Xeren, Jurna, Kayabi, Kayap, Gavio, WWaiwai, Karaj, Kuruya Paran Guarani-Nhandeva, Guarani M.Bi, Kaingng, Xet Pernambuco Atikum, Fulni, Kambiwa, Kapinaw, Truk, Xukur, Pankarar, Tux Rio Grande do Norte Potiguara Rio Grande do Sul Kaingng Rio de Janeiro Guarani M. Bia Rondnia Aikan, Ajur, Akuntsu, Arar, Arikap, Arikm, Aru, Awak, Gavio, Jabuti, Kano, Karipuna do Guapor, karitina, Koaia, Mekm, Pakanova Paumelenho, Tupari, Uari, Urueuwauwau, Urubu, Urup, Cinta-Larga, Zor, Itogapk, Nambikwra, Suru, Sirion (Bolivia), Kaxarari, Makurap, Sakiribar Roraima Ingarik, Makuxi, Mayongng, Taulipang, Wapixana, Atroari, Yanomami, Waiwai Santa Catarina Xoklng, Guarani-M.Bi, Kaingng So Paulo Guarai-Nahndeva, Guarani M. Bi, Kaingng, Terena Sergipe Xoc Tocantins Apinay, Java, Krah, Xambio, Xerente, Av Canoeiro, Karaj Total Fonte: Brasil (2008, p. 78-79)

Mato Grosso do Sul Minas Gerais Par

45.259 6.200 15.715

7.921 19.950 6.902 13.354 271 5.573

37.025 6.667 1.774 230 6.360 325.652

Neste contexto, apesar de estudos mais acurados e detalhados em fontes histricas diversas, a populao autctone com suas terras espalhadas ao longo do Brasil vem representando aproximadamente 11,12% do territrio nacional. Conforme

demonstrado no Quadro 1, segundo o autor Brasil (2008, p. 77), a populao indgena alcana aproximadamente 325.652 indivduos, distribudos em 215 etnias e falando 170 lnguas distintas. Em Roraima, esto 11,4% dos ndios do Pas.

5. Terra Indgena Raposa Serra do Sol A Terra Indgena Raposa Serra do Sol est localizada, na regio da trplice fronteira Brasil - Repblica Cooperativa da Guiana Repblica Bolivariana da Venezuela, tendo sido homologada de forma contnua, atravs do Decreto Presidencial Sem Nmero de 15/04/2005. Por esse diploma legal ficaram excludas dessa rea as extenses territoriais ocupadas pelo 6. Peloto Especial de Fronteira (situado no Municpio de Uiramut), os equipamentos pblicos e instalaes da Unio e do governo estadual j existentes, o ncleo urbano correspondente sede do Municpio de Uiramut, as linhas de transmisso de energia eltrica e os leitos das rodovias federais e estaduais implantadas na regio em apreo.
Figura 1: Estado de Roraima - Brasil - Localizao da Terra Indgena Raposa Serra do Sol

Fonte: www.google.com.br/images/terraindgenaraposaserradosol. 14/02/2011. A rea sob considerao, com 1,7 milhes de hectares (12 vezes o tamanho da cidade de So Paulo e 7,7% do estado de Roraima), totaliza aproximadamente 135 malocas indgenas (cada uma com seu territrio definido, sob as autoridades dos tuxauas por eles escolhidos, sendo as principais: Maloca da Raposa, Napoleo, Xumina, Conto, Conto Galo, Bismark, Serra do Sol, Manalai, Karamambata e a

Maracan).

Abriga

etnias

indgenas

(Macuxis2,

Ingarics,

Patamonas

Taurepangues e Uapixanas) e nela convivem cerca de 19.000 ndios, na maioria organizadas em associaes como: Sociedade de Defesa dos ndios Unidos do Norte de Roraima - SODIURR, Aliana para o Desenvolvimento das Comunidades Indgenas de Roraima - ALIDICIR, Associao Regional Indgena dos Rios Kin, Cotingo e Monte Roraima - ARIKON e Conselho Indgena de Roraima - CIR. A regio desde longa data se constituiu em motivo de disputa entre brancos e ndios, uma vez que enquanto alguns defendiam que a mesma fosse demarcada e homologada em forma de ilhas, outros defendiam e propunham que isso acontecesse em rea contnua, alternativa que acabou prevalecendo. Arajo (2006, p. 27) narra que essas divises no se restringiam s posies em relao demarcao da terra e s alianas com diferentes agentes de contato, mas estendiam-se a outros planos, como por exemplo, o lingustico. Por outro lado, Fernandes Neto (2006, p. 247) questionou se as estratgias territoriais dos indgenas eram verdadeiramente expresses de demandas prprias enquanto um povo ou se envolviam aes e expectativas de frentes de ocupao no indgenas e do prprio governo. Seja como for, a territorialidade indgena acabou sendo a mais marcante. Observa-se que a rea Terra Indgena da Raposa Serra do Sol contempla adequadamente a definio apresentada por Barreira (2002, p.77) anteriormente exposta, quando uma regio era pontuado e definida como ponto especfico de relaes culturais entre um grupo e lugares particulares, ou fundamentada numa certa conscincia dos habitantes da existncia de cultura comum e de diferenas relativamente a outros grupos. Hoje os habitantes da rea tomam as decises de forma conjunta em assemblias peridicas das associaes em que se congregam, se sustentam parcialmente graas ao prprio trabalho, a produo agropecuria garante o alimento alm do comrcio entre as comunidades locais e com os municpios vizinhos. No obstante, as reivindicaes so crescentes, mormente nas reas de sade e de educao. Qualquer ao governamental depende de aceitao prvia pela comunidade. Neste particular, cabe citar a recente aprovao concedida pelos indgenas para construo de uma Mini Central Hidreltrica (MCH) dentro da Terra
2

Macuxi a designao corrente para os grupos Pemon que habitam o sul da rea circum-Roraima, as vertentes meridionais do Monte Roraima e os campos ou savanas que se estendem pelas cabeceiras dos rios Branco e Rupuni, territrio politicamente partilhado entre Brasil e a Repblica Cooperativa da Guiana (Santilli, 2001, p. 19)

Indgena Raposa Serra do Sol e que se integra ao Programa Nacional de Universalizao do Acesso e Uso de Energia Eltrica - Luz para Todos. Esse empreendimento, indito no Brasil, traz como alternativa de execuo os aproveitamentos hidroenergticos das terras locais para uso exclusivo das respectivas comunidades, devendo garantir energia eltrica limpa e produtiva 24 horas, alm de colaborar ao desenvolvimento econmico local, melhoria da vida dos silvcolas, incentivar ao ecoturismo e ao lazer. Programas sociais do governo tambm so disponibilizados, como Bolsa Famlia e Bolsa ndio, contribuindo a um padro de vida mais apropriado. 6. Consideraes Finais A ideia deste trabalho foi a de levar adiante uma anlise subsidiando as formas de contemplao, usos e apropriaes da paisagem da Terra Indgena Raposa Serra do Sol localizada no estado de Roraima, extremo norte do Brasil. Neste mister, para melhor entend-la dentro das inconsistncias e incertezas que a permeiam, houve-se por bem proceder a pormenorizada abordagem geogrfica do vocbulo regio. Contribuies de conceituados autores, inclusive dentro de uma evoluo histrica, aconteceram e, certamente, permitiram melhor situar as limitaes e necessidades de definio fundiria que se fazem presentes no territrio roraimense. A caracterizao do estado de Roraima, um dos mais novos da federao brasileira conjugada a breve incurso pelo quadro silvcola prevalecente no pas, precederam a focagem especfica da Terra Indgena da Raposa Serra do Sol. Nesta, reflexes foram efetuadas quanto ao processo demarcatrio das terras em rea contnua preservando-a exclusivamente aos silvcolas. Neste contexto, observou-se a plena aplicabilidade do conceito de regio como ponto especfico de relaes culturais entre um grupo e lugares particulares, ou seja, de basear-se em certa concordncia dos habitantes quanto existncia de uma cultura comum e de diferenas relativamente a outros grupos localizados no estado roraimense e no segmento territorial deste que constituiu objeto de estudo. Certamente, se de um lado, a Regio da Raposa Serra do Sol hoje territrio exclusivamente indgena, o trabalho apontou que os silvcolas tiveram de encontrar os meios para geri-lo com competncia e independncia. Entretanto, notrio que continuam a prescindir da ao governamental e, assim, reivindicaes, clamores e

solicitaes ao poder pblico seguem acontecendo e as decises mais relevantes, dentro dos princpios bsicos de administrao, so resultados de consenso da comunidade extrado nas assemblias que regularmente realizam. Finalmente, cabe registrar que a abordagem efetuada neste estudo, dada a complexidade apresentada pelo assunto, foi apenas um ponto de partida para trabalhos futuros e discusses e/ou reflexes sobre to palpitante matria, que certamente acontece em igual teor em outras naes latinoamericanas. 7. Referncias Bibliogrficas ARAJO, M. Do Corpo Alma. Missionrios da Consolata e ndios Macuxi em Roraima. So Paulo: Associao Editorial Humanas e FAPESP, 2006 ARRAIS, T. A. Geografia Contempornea de Gois. Goinia (GO): Vieira, 2004 BARREIRA, C. M. C. A. Vo do Paran: a Estruturao de uma Regio. Braslia (DF): Ministrio da Integrao Nacional: Universidade Federal de Gois, 2002 BEZZI, M. L. Regio: uma (Re)Viso Historiogrfica - da Gnese aos Novos Paradigmas. Santa Maria (RS): Editora da UFSM, 2004 BRASIL, A. Roraima e a Questo Indgena. Boa Vista (RR). 2008 BRASIL. PRESIDNCIA DA REPBLICA. Decreto-Lei 5.812, de 13/09/1943 Cria os Territrios Federais do Amap, do Rio Branco, do Guapor, de Ponta Por e do Iguass. Disponvel em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/19371946/Del5812.htm Acesso em 05/02/2011 ____________. Decreto Sem nmero, de 15/04/2005 -Homologa a Demarcao Administrativa da Terra Indgena Raposa Serra do Sol, Localizada nos Municpios de Normandia, Pacaraima e Uiramut, Estado de Roraima. Braslia (DF): Dirio Oficial da Unio, Seo I, 18/04/2005, p. 11-12 ____________. Lei 11.662, de 24/04/2008 - Modifica os fusos horrios do Estado do Acre, de parte do Estado do Amazonas e da parte ocidental do Estado do Par. Braslia (DF): Dirio Oficial da Unio, 25/04/2008. Disponvel em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11662.htm Acesso em 30/01/2011 CORRA, R. L. Regio e Organizao Espacial. So Paulo: tica, 1986 _______. Trajetrias Geogrficas. 3. Edio. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005

GARFALO, G. L. e PINHO, T. F. Desenvolvimento Regional e Demarcao de Terras- Realidade Brasileira na Cooperao Econmica Luso-Angolana. Livro de Actas do I Encontro Luso-Angolano em Economia, Sociologia e Desenvolvimento Rural. vora (Portugal): Universidade de vora, 2008. p. 205-226 FERNANDES NETO, P. A Demarcao da Terra Indgena Raposa/ Serra do Sol (Roraima): Conflitos entre Territorialidades. Dissertao de Mestrado. Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), 2006 GEIGER, P. P. Des-Territorializao e Espacializao. In: SANTOS, M.; SOUZA, M. A. A. DE.; SILVEIRA, M. L. (Org.) Territrio - Globalizao e Fragmentao. So Paulo: Hucitec, 1996. p. 233 - 246 GEORGE, Pierre. Reflexes Sobre a Noo de Regio em Geografia e sua Aplicao. Boletim Paulista de Geografia (Associao dos Gegrafos Brasileiros - Regional So Paulo), n. 45, junho/1968 GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA. Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento. Informaes Scio Econmicas do Estado de Roraima 2010 KITAMURA, P. C. A Amaznia e o Desenvolvimento Sustentvel. Centro Nacional de Pesquisa, Monitoramento e Avaliao de Impacto Ambiental. Braslia: EMBRAPA, 1994 MIRANDA, A. G. Historiando a Terra de Macunama. A Questo Indgena. Boa Vista: Faculdade Atual/Instituto Gursen de Miranda. 2002 MIRANDA, A. G., Souza, R. O., Silva, C. A. B., Gianluppi, D, Marcolino, J. S., Pereira, J. K. Perfil Territorial do Estado de Roraima. Boa Vista: GTE, 2003 ___________. rea Indgena Raposa Serra do Sol: Viso Regional. Boa Vista: GTE, 2004 MORAES, A. C. R. GEOGRAFIA: Pequena Histria Crtica. So Paulo: Hucitec, 1990 PINHO. T. F. Reflexo Scio Econmico que o Decreto de Homologao em rea Contnua Causar em Agroindstrias do Setor Orzicola: A Realidade do Estado de Roraima. Dissertao de Mestrado. Universidad Autnoma de Asuncin (UAA), Assuno (Paraguai), 2008 PINHO, T. F. e GARFALO, G. L. Arroz em Roraima - Conjuntura Desfavorvel? Norte Cientfico, Vol. 2. 2007, p. 01-15 SANTILLI, P. Pemongon Pat: Territrio Macuxi, Rotas de Conflito. So Paulo: UNESP, 2001

SANTOS, J. C. V. Polticas de Regionalizao e Criao de Destinos Tursticos entre o Lago de So Simo e a Lagoa Santa no Baixo Paranaba Goiano. Tese de Doutoramento em Geografia. Universidade Federal de Uberlndia (UFU) - Instituto de Geografia. Uberlndia (MG), 2010 SANTOS, Milton. Metamorfose do Espao Habitado. So Paulo: Hucitec, 1988 ____________. O Retorno do Territrio. In: SANTOS, M.; SOUZA, M. A. A.; SILVEIRA, M. L. (Org.). Territrio - Globalizao e Fragmentao. So Paulo: Hucitec, 1996. p. 15 - 20 SOUZA, Maria Adlia A. Regionalizao: Tema Geogrfico e Poltico o Caso Paulista. Boletim Paulista de Geografia (Associao dos Gegrafos Brasileiros Seo Regional de So Paulo), n. 50, maro/1976 VAZ, M. M. F. da C. Expresso Regional do Desenvolvimento Turstico. Tese de Doutoramento em Economia. Universidade da Beira Interior Departamento de Gesto e Economia. Covilh (Portugal). 2003 VIEIRA, J. G. Missionrios, Fazendeiros e ndios em Roraima: A Disputa pela Terra. Boa Vista. Editora UFRR, 2007

Potrebbero piacerti anche