Sei sulla pagina 1di 12

De acordo com o comando de cada uma das questes de 1 a 52, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo

designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO; ou o campo designado com o cdigo SR, caso desconhea a resposta correta. Marque, obrigatoriamente, para cada item, um, e somente um, dos trs campos da folha de respostas, sob pena de arcar com os prejuzos decorrentes de marcaes indevidas. A marcao do campo designado com o cdigo SR no implicar apenao. Para as devidas marcaes, use a folha de rascunho e, posteriormente, a folha de respostas, que o nico documento vlido para a correo das suas provas.

PARTE I LNGUA PORTUGUESA


Texto I questes 1 e 2
QUESTO 1

Como se tornar o nmero 1


Chegar ao posto mais alto de uma empresa no tarefa para acomodados. Exige talento, dedicao,

Considerando o desenvolvimento das idias do texto I, julgue a pertinncia das inseres sugeridas em cada pargrafo indicado nos itens abaixo, de modo a preservar os argumentos utilizados, as relaes de coeso e coerncia e a correo gramatical do texto.

Ao final do segundo pargrafo: Ciente disso, o economista


R. B. nunca passou mais de um ano sem participar de algum tipo de especializao e considera que a aprendizagem que vai permitir que algum permanea na funo e obtenha resultados melhores. Ao final do terceiro pargrafo: Pois, se no sabe o que quer, dificilmente o profissional vai alcanar uma funo significativa, alerta um consultor paulista. Ao final do quarto pargrafo: Correr riscos com bom senso e ter uma boa percepo so necessrios para se tornar um lder, acrescenta um diretor da Executive Search. Ao final do quinto pargrafo: Ele planejou, detalhe por detalhe, sua carreira de executivo na AXIOM Corporation, qualificando-se por meio de MBA e dedicando tempo, alm do horrio de expediente, ao aprimoramento de lnguas e pesquisas sobre o mercado. Ao final do sexto pargrafo: O executivo da CBI, J. S., concorda com M. C. P. e acrescenta: Voc tem de reconhecer a importncia de cada um e as dificuldades de sua equipe.

persistncia e principalmente uma boa dose de sacrifcio.


4

Segundo consultores de recursos humanos, justamente esse empenho e esprito de liderana que as empresas valorizam nos ocupantes de cargos mais altos. A pessoa deve ter

iniciativa, capacidade de tomar decises, fazer as coisas acontecerem, diz o diretor da Top Human Resources, de So Paulo.

10

A qualificao profissional tambm um dos principais aspectos para se alcanar o posto mais alto. Qualquer executivo tem de investir sempre em sua

13

educao, enfatiza outro diretor de recursos humanos. Seno voc ser um computador sem software, completa. Traar metas profissionais outro aspecto fundamental para quem quer chegar ao topo. Nesse caso, a ambio acaba sendo uma boa aliada. A intuio tambm uma boa arma na hora de dar um

QUESTO 2

16

Julgue os itens subseqentes com relao aos recursos de coeso textual e adequao das palavras e da pontuao utilizadas no texto I.

19

palpite em uma reunio. E, quem sabe, pode valer aquela promoo esperada... Conhecer passo a passo cada etapa do processo de

O adjetivo acomodados (R.2) est empregado, textualmente,


em oposio ao conjunto de substantivos expressos em talento, dedicao, persistncia e principalmente uma boa dose de sacrifcio (R.2-3), que, por sua vez, podem ser interpretados como resumidos em esse empenho (R.4-5). Para que o texto fosse adequado ao tema e aos leitores em potencial, o estilo muito informal de linguagem e, especialmente, o ttulo deveriam sofrer ajustes retricos de modo a se tornarem mais coerentes com o gnero argumentativo utilizado. O emprego de outro (R.15), tambm (R.18) e ainda (R.24) mostra que diferentes classes gramaticais podem desempenhar a funo de manter a coeso textual entre os pargrafos e no texto como um todo. Ao usar, to freqentemente, o recurso do discurso alheio, o autor do texto toma o cuidado de marcar por aspas aquelas afirmaes acerca das quais no tem muita certeza ou que so empregadas com ironia. De acordo com o desenvolvimento da argumentao, a troca de lugar entre o ltimo perodo sinttico do texto (R.27-30) e o primeiro (R.1-2) preservaria a coerncia e a coeso textuais.
Concurso Pblico Aplicao: 1.o/9/2002
permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

22

produo da empresa e do setor um dos principais fatores que levaram M. C. P. a uma carreira bem-sucedida. Ele aponta ainda a importncia de valorizar os colegas.

25

Ningum consegue as coisas sozinho. fundamental reconhecer a participao do grupo e sempre motiv-lo. A primeira regra da cartilha daqueles que anseiam

28

alcanar um alto cargo em uma corporao, de acordo com esses consultores, no permanecer estagnado em uma funo ou empresa por um longo perodo.

Daniela Paiva. Emprego e formao profissional. In: Correio Braziliense, 23/6/2002 (com adaptaes).

UnB / CESPE TCDF Cargo: Analista de Controle Externo 1 / 23

QUESTO 3

Texto II questes 5 e 6
1

QUESTO 6

Alguns fundamentos do modelo americano de negcios idolatrados na dcada de 90 do sculo XX so atualmente condenados. aspecto anos 90 sculo XX atualmente
4

executivos

Dcada dominada por gurus bilionrios que chegavam a ganhar 400 vezes mais que a O culto personalidade do lder empresarial acabou. As decises mdia dos empregados da empresa. Tinham tendem a ser colegiadas e transparentes. poder absoluto. Mesmo sem faturamento expressivo, lucro ou sede prpria, empresas de alta As empresas devem ter faturamento, lucro, sede, empregados e serem tecnologia chegaram a valer bilhes de avaliadas por seus resultados. dlares. Inovou-se tanto nos balanos que da H propostas para que as empresas de auditoria e contabilidade sejam agressividade se foi ao risco, da s fraudes, reguladas por uma agncia governamental para tentar impedir que estouraram sem parar. fraudes.
Adriana Carvalho. Os novos pilares do capitalismo. In: Veja, 31/7/2002, p. 90-1 (com adaptaes).

potencial de crescimento

10

contabilidade

13

Considerando as informaes do quadro acima, julgue os itens a seguir quanto manuteno das idias originais e correo gramatical.

16

Diferentemente de agora, os aspectos executivos, potencial de crescimento e contabilidade apresentavam, nos anos 90 do sculo
passado, caractersticas em que predominavam, respectivamente, o poder absoluto, empresas de alta tecnologia que valiam bilhes de dlares e balanos de risco. Atualmente, o modelo americano, quanto s caractersticas dos executivos, tornou-se mais abrangente, de personalidade menos cultuada ao lder empresarial, cujas decises colegiadas so mais transparentes. A dcada de 90 do sculo XX foi dominada por gurus bilionrios, de poder absoluto, que chegavam a ganhar 400 vezes mais que a mdia dos empregados da empresa. Hoje, com o fim do culto personalidade do lder empresarial, as decises tendem a ser colegiadas e transparentes. As empresas que hoje tm sede, faturamento e lucro so avaliadas por seus resultados , na dcada passada no tinham sede prpria mas apresentavam faturamento de bilhes de dlares. Como hoje as empresas de auditoria regulam as grandes empresas e as agncias governamentais, a contabilidade agressiva foi superada e tende-se a evitar os riscos e mesmo as fraudes que j estouraram sem parar.

19

22

Em geral, quando falamos de violncia, pensamos em uso da fora, com vistas excluso de grupos ou indivduos de uma dada situao de poder. Essa violncia pode ou no encontrar resistncia na violncia dos excludos. Como quer que seja, nos dois casos esto em jogo os princpios axiolgicos que permitem arbitrar o que legal ou ilegal, legtimo ou ilegtimo, na interao entre os humanos. O ponto central a noo de abuso de poder, de invaso desestruturante de uma ordem desejvel, posta no horizonte tico da cultura. O fato histrico do alheamento de indivduos ou grupos humanos em relao a outros no novo na dinmica social. Desqualificar moralmente o outro significa no v-lo como um agente autnomo e criador potencial de normas ticas ou como um parceiro na obedincia a leis partilhadas e consentidas ou, por fim, como algum que deve ser respeitado em sua integridade fsica e moral. No estado de alheamento, o agente da violncia no tem conscincia da qualidade violenta de seus atos. Se o possvel objeto da violncia nada tem a oferecer-lhe, ento no conta como pessoa humana e pouco importa o que venha a sofrer. Ao contrrio da crueldade inspirada na rivalidade ameaadora, real ou imaginria, a indiferena anula quase totalmente o outro em sua humanidade.
Jurandir Freire. A tica democrtica e seus inimigos. In: O desafio tico, p. 77-80 (com adaptaes).

Com respeito ao emprego das expresses ou palavras no texto II, julgue os itens que se seguem.

Por estar empregado na acepo de discorrer, o verbo falar, na expresso falamos de violncia (R.1), admite
alternativamente o emprego da preposio em ou sobre, em lugar de de. Mantm-se a coerncia textual e a correo gramatical se, na expresso excluso de (R.2), o termo sublinhado for substitudo pelo verbo excluir, com a conseqente retirada da preposio de. As expresses o outro (R.13), -lo (R.13) e algum (R.16) estabelecem uma cadeia coesiva, designando o mesmo referente. No ocorre o sinal indicativo de crase em a leis (R.15) por no estar a empregado o artigo definido feminino. Por indicar eventualidade, o tempo de presente da forma verbal que venha a sofrer (R.21-22) admite a substituio pela forma de futuro no modo correspondente sem que sejam desrespeitadas a coerncia textual e as regras gramaticais.

QUESTO 7

QUESTO 5

Os fragmentos abaixo, adaptados de VEJA, 13/2/2002, constituem um texto, mas esto ordenados aleatoriamente. I Para chefes, o caso ainda mais complexo. Os que acham que seus subordinados nunca entendem o que eles falam precisam ficar atentos prpria conduta. Talvez o problema seja tanto de habilidade quanto de falta de comunicao. II E voc? Est pronto para coordenar uma equipe ou para relatar a um grupo as propostas de seu departamento? Se a resposta no, cuide-se. Corra atrs de cursos de liderana, compre livros que lhe ensinem a expressar suas idias claramente. III O caixa da agncia bancria o mais indicado para liderar a equipe que vai propor alterao no desenho da rea de atendimento ao pblico, onde ficam as filas. O faxineiro deve tomar a frente do pessoal que decidir o local mais adequado para estocar material de limpeza. IV Competncia tcnica s um ingrediente necessrio liderana. Um bom coordenador tem de conseguir explicar como a tarefa sob seu controle vai contribuir para os resultados da companhia, ou da instituio. Considerando que a organizao de um texto implica a ordenao lgica e coerente de seus fragmentos, julgue os itens a seguir quanto possibilidade de constiturem seqncias lgicas e coerentes para os fragmentos acima.

Com respeito organizao das idias no texto II, julgue os itens a seguir.

QUESTO 4

O texto pode ser assim resumido: a violncia uma invaso


desestruturante de uma ordem desejvel que no se d apenas pelo uso da fora, mas tambm pela indiferena, pela desqualificao moral do outro. Depreende-se da argumentao do texto o seguinte esquema de causas e conseqncias:

Conduzir negcios na Internet de forma adequada um grande desafio: tarefas simples, tais como identificar um parceiro de negcios rapidamente e de maneira inequvoca, tornaram-se difceis. Entender onde exatamente o cliente est localizado no mundo para empregar regras aplicveis de impostos e negcios outro desafio. Prover a proteo adequada para as informaes recebidas de indivduos e empresas essencial para atender a requisitos legais e manter uma boa reputao. As empresas de sucesso sero aquelas que estabelecero uma infra-estrutura para garantir essa confiana: um conjunto de tecnologias e processos para gerenciar a autenticao e o controle de acesso tanto de seus empregados quanto de usurios externos. A estratgia que pode produzir melhores resultados aquela que combina tecnologia e processos para trabalhar em um nvel aceitvel de riscos.
Srgio Lozinsky. E-business e confiana. In: caro Brasil, junho de 2001, p. 36 (com adaptaes).

Os itens seguintes so reescrituras propostas para trechos do texto acima. Julgue-os quanto ao respeito s idias originais e correo gramatical.

A progresso temtica no texto vai da generalizao do


problema ilustrao histrica para chegar, no terceiro pargrafo, individualizao da violncia. O trecho a seguir serviria como concluso para a argumentao do texto: Assim, por meio da discusso constante de seus conflitos, crenas, desejos, ideais e aspiraes, elas revelam o modo como aprendem a subjetivar-se e a maneira como interpretam seus papis na conduo de tal estado de alheamento. A seguinte recomendao (adaptada de Correio Braziliense, 23/6/2002) serve como ilustrao para se evitar um tipo de violncia focalizado no texto: Aprenda a lidar com as diferentes personalidades dos colegas de trabalho ao longo do percurso, esperando de cada um somente o que podem oferecer. Quando chefiar, aproveite a variedade de comportamentos para alcanar bons resultados.
UnB / CESPE TCDF Cargo: Analista de Controle Externo 3 / 23

Primeiro pargrafo: um grande desafio conduzir negcios na Internet de forma adequada, pois tarefas simples Segundo pargrafo: Um outro desafio para empregar regras aplicveis aos impostos de um negcio dependem de entender Terceiro pargrafo: Para atender a requisitos legais e manter uma boa reputao, essencial o provimento da proteo Quarto pargrafo: As empresas que estabelecerem uma infra-estrutura para garantir essa confiana um conjunto de
tecnologias e processos para gerenciar a autenticao e o controle no s de seus empregados como tambm de usurios externos tero sucesso. Quinto pargrafo: Combinando tecnologia e processos para trabalhar para que exista nveis aceitveis de riscos, aquela estratgia pode produzir os melhores resultados. adequada s informaes prestadas por indivduos e empresas. aonde, no mundo, se localiza o cliente. tornaram-se difceis, tais como identificar um parceiro de negcios rpida e inequivocamente.

I, II, IV, III I, III, II, IV II, III, IV, I

III, I, II, IV IV, III, I, II

UnB / CESPE TCDF Cargo: Analista de Controle Externo 2 / 23

Concurso Pblico Aplicao: 1.o/9/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

Concurso Pblico Aplicao: 1.o/9/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

QUESTO 8
1

DIREITO
QUESTO 9

QUESTO 10

QUESTO 11

Cada vez que sai a lista das melhores empresas para se trabalhar, as pessoas se perguntam o que elas tm de diferente. Imaginam que provavelmente so as que melhor pagam ou que tm os melhores pacotes de benefcios, porm isso no necessariamente verdade. Boas prticas de recursos humanos tambm pesam, mas no parecem ser o mais importante. A mais relevante das caractersticas que essas empresas demonstram ter em comum a confiana. Um ambiente de confiana gera maior comprometimento dos empregados e, em conseqncia, maior disponibilidade para mudanas. Gera tambm maior flexibilidade para adaptaes s necessidades do mercado. Segundo pesquisas, o clima de confiana se desmembra em trs dimenses: a credibilidade, que a maneira como o empregado v a chefia; o respeito, que como o empregado acha que visto pela chefia; e a justia, que a percepo de um ambiente igualitrio em termos de pagamentos, benefcios, promoes etc.
Jos Tolovi. Um excelente lugar para se trabalhar. In: caro Brasil, junho de 2001, p. 38 (com adaptaes).

Sobre as finanas pblicas e a responsabilidade na gesto fiscal, julgue os itens a seguir.

No que se refere aos tributos, julgue os itens a seguir.

Acerca da interpretao, da aplicabilidade e do controle da constitucionalidade das normas no direito brasileiro, julgue os itens a seguir.

Considere que o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu,


em sede de medida cautelar, a eficcia de preceito da lei de responsabilidade fiscal que autorizava o Poder Executivo a limitar os valores financeiros destinados aos Poderes Legislativo e Judicirio e ao Ministrio Pblico, quando estes no promovessem, por ato prprio e em montantes suficientes, a limitao de empenho e movimentao financeira necessria ao cumprimento das metas de resultado primrio ou nominal definidas em lei. Nessa situao, contudo, essa matria poderia ser validamente veiculada por meio de emenda Constituio da Repblica uma vez que no seria tendente a abolir a separao dos poderes, mas visaria to-somente regular, temporariamente, uma situao de exceo , embora proposta nesse sentido no pudesse ser apreciada antes de deciso definitiva do STF acerca da constitucionalidade do preceito suspenso da lei complementar. No ordenamento jurdico brasileiro h norma impondo aos estados, ao Distrito Federal (DF) e aos municpios a aplicao de, no mnimo, 25% da receita resultante de impostos compreendida a proveniente de transferncias na manuteno e desenvolvimento do ensino. Todavia, regulamentando a vinculao de receitas, a lei de responsabilidade fiscal admite que os recursos arrecadados em um exerccio (por exemplo, oriundos da circulao de mercadorias ocorrida no ms de dezembro) e no utilizados no mesmo perodo tenham destinao diversa. Sabendo-se que, recentemente, o governo federal reduziu a alquota do imposto sobre produtos industrializados (IPI) incidente sobre a produo de veculos automotores, se, paralelamente, o governo do DF pretendesse reduzir a alquota do imposto sobre operaes relativas circulao de mercadorias e sobre prestaes de servios de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicao (ICMS) incidente sobre a venda tambm de veculos automotores, deveria faz-lo por meio da edio de lei j que no h possibilidade de edio de medidas provisrias pelo governador do DF , a exemplo do que se fez mister para a reduo do IPI, devido aos requisitos definidos na lei de responsabilidade fiscal para a renncia de receita. O aumento de despesa obrigatria de carter continuado, decorrente do reajustamento de valor de benefcios previdencirios, aplicado para efeito de preservao de seu valor real, no demanda que seus efeitos financeiros sobre os resultados fiscais, nos perodos subseqentes ao da majorao, sejam compensados pelo aumento permanente de receita ou pela reduo permanente de despesa. vedado ao DF realizar operao de crdito por antecipao de receita com instituio financeira da qual detenha a maioria do capital social com direito a voto.
Concurso Pblico Aplicao: 1.o/9/2002
permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

Considerando que, em 14/12/2001, fosse promulgada lei


ordinria instituindo contribuio de interveno no domnio econmico, ento, sendo regular a criao desse tributo, ele no teria sido institudo por meio de lei originria da Cmara Legislativa do DF, e os fatos geradores havidos a partir de 1.o/1/2002 teriam ficado sujeitos incidncia dessa nova exao.

Caso um candidato presidncia da Repblica inclua, em seu


programa de governo, proposta no sentido de destinar a cidados negros 50% das vagas nas universidades pblicas, ento essa proposio dever ser implementada, necessariamente, por meio de emenda constitucional, a qual, em face de sua hierarquia normativa, no poder ser declarada contrria Constituio da Repblica pelo STF. Considerando que uma lei, tida como constitucional em face da Constituio anterior, contrarie a Constituio em vigor, ento a sua eficcia, a par de poder ser questionada por meio do controle difuso da constitucionalidade das leis, poder ser definida pelo STF em sede de ao direta de inconstitucionalidade. A par de atribuir ao STF o controle concentrado da constitucionalidade, o texto constitucional vigente, a exemplo dos que o antecederam, no traz dispositivo explcito que admita pronunciamento de inconstitucionalidade de leis por rgos inferiores do Poder Judicirio. O controle difuso da constitucionalidade das leis, no ordenamento jurdico brasileiro, uma construo pretoriana, inspirada no constitucionalismo norte-americano e reafirmada sob a vigncia de todas as constituies republicanas. Considere a seguinte situao hipottica. O DF estava obrigado a reajustar trimestralmente os vencimentos dos seus servidores, mediante a aplicao de determinado ndice de medio da inflao no perodo. Todavia, como parte das providncias para a desindexao da economia, para efeito de reduo da inflao, foi editada lei, em 16/3/1994, revogando o reajustamento trimestral e substituindo-o por um reajustamento anual. A lei, editada a quinze dias do encerramento da apurao do ndice de reajuste do trimestre, determinou a desconsiderao do ndice de inflao at ento apurado, que atingira 18%, para efeito do reajuste anual que se seguiria sua edio. Nessa situao, no houve violao a direito adquirido dos servidores, nem ao princpio da irredutibilidade dos vencimentos. Considere a seguinte situao hipottica. Promulgada lei do DF alterando a legislao relativa incidncia do IPTU, um cidado ajuizou ao por meio da qual pretendia fosse afastada a eficcia da lei novel por contrariar a Constituio da Repblica. O pedido foi julgado procedente em todas as instncias, sendo confirmado, inclusive, pelo STF. Nessa situao, como se trata de lei distrital, o STF comunicar a deciso Cmara Legislativa do DF para que esta suspenda a execuo da lei declarada inconstitucional por deciso definitiva. Somente aps essa suspenso que no se reconhecer eficcia quela lei desde o momento de sua edio ou seja, efeito ex tunc da deciso do STF.
Concurso Pblico Aplicao: 1.o/9/2002
permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

10

13

Como ocorre em relao aos impostos, na instituio de nova


taxa pelo DF o que se faz por meio de lei ordinria deve, sem exceo, ser observado o princpio da irretroatividade da lei tributria, e os respectivos crditos somente se constituem por meio de lanamento.

16

Julgue os itens subseqentes, a respeito do emprego das palavras e expresses no texto acima.

Sendo a Unio proprietria de um apartamento em Braslia


DF, cuja ocupao tenha sido cedida, em razo da funo pblica, a determinado servidor civil, ento, mesmo durante o perodo dessa ocupao, no haver incidncia do imposto sobre propriedade predial e territorial urbana (IPTU) e da respectiva taxa de limpeza pblica (TLP), em face da imunidade tributria garantida proprietria do bem.

Textualmente, a expresso Cada vez (R.1) corresponde a


Todas as vezes, mas, para que essa substituio seja gramaticalmente aceitvel, necessrio empregar o verbo seguinte no plural: saem.

Na linha 2, as duas ocorrncias do pronome se indicam,


sinttica e semanticamente, a reflexivizao do verbo.

Na linha 2, para manter a coerncia textual e a concordncia


verbal, a supresso do pronome elas exigiria tambm a supresso do sinal de acento em tm.

A operao de entrada de produto importado em uma


empresa sediada em Sobradinho DF, destinado ao ativo fixo do prprio estabelecimento, fica sujeita incidncia do ICMS.

As dependncias sinttico-semnticas das expresses nos


perodos das linhas de 9 a 12 admitem o seguinte esquema:

A instituio de emprstimo compulsrio, destinado


realizao de investimento pblico de carter urgente e de relevante interesse nacional, dever ser efetivada pela Unio, por meio de lei complementar, e sua cobrana s poder ser realizada no exerccio financeiro seguinte quele em que a lei instituidora tenha sido publicada. Ademais, o DF no ter participao no produto da arrecadao.

Subentende-se que as palavras credibilidade (R.13), respeito (R.14) e justia (R.16) servem para rotular
diferentes aspectos ou sentidos de clima de confiana (R.12-13).
UnB / CESPE TCDF Cargo: Analista de Controle Externo 4 / 23

UnB / CESPE TCDF Cargo: Analista de Controle Externo 5 / 23

QUESTO 12

QUESTO 13

QUESTO 14

E M E N T A: PACIENTE COM HIV-AIDS PESSOA DESTITUDA DE RECURSOS FINANCEIROS DIREITO VIDA E SADE FORNECIMENTO GRATUITO DE MEDICAMENTOS DEVER CONSTITUCIONAL DO PODER PBLICO (CF, ARTS. 5.o, CAPUT, E 196) PRECEDENTES (STF) RECURSO DE AGRAVO IMPROVIDO. O DIREITO SADE REPRESENTA CONSEQNCIA CONSTITUCIONAL INDISSOCIVEL DO DIREITO VIDA. O direito pblico subjetivo sade representa prerrogativa jurdica indisponvel assegurada generalidade das pessoas pela prpria Constituio da Repblica (art. 196). Traduz bem jurdico constitucionalmente tutelado, por cuja integridade deve velar, de maneira responsvel, o Poder Pblico, a quem incumbe formular e implementar polticas sociais e econmicas idneas que visem garantir aos cidados, inclusive queles portadores do vrus HIV, o acesso universal e igualitrio assistncia farmacutica e mdico-hospitalar. O direito sade alm de qualificar-se como direito fundamental que assiste a todas as pessoas representa conseqncia constitucional indissocivel do direito vida. O Poder Pblico, qualquer que seja a esfera institucional de sua atuao no plano da organizao federativa brasileira, no pode se mostrar indiferente ao problema da sade da populao, sob pena de incidir, ainda que por censurvel omisso, em grave comportamento inconstitucional. A INTERPRETAO DA NORMA PROGRAMTICA NO PODE TRANSFORM-LA EM PROMESSA CONSTITUCIONAL INCONSEQENTE. O carter programtico da regra inscrita no art. 196 da Carta Poltica que tem por destinatrios todos os entes polticos que compem, no plano institucional, a organizao federativa do Estado brasileiro no pode se converter em promessa constitucional inconseqente, sob pena de o Poder Pblico, fraudando justas expectativas nele depositadas pela coletividade, substituir, de maneira ilegtima, o cumprimento de seu impostergvel dever, por um gesto irresponsvel de infidelidade governamental ao que determina a prpria Lei Fundamental do Estado. DISTRIBUIO GRATUITA DE MEDICAMENTOS A PESSOAS CARENTES. O reconhecimento judicial da validade jurdica de programas de distribuio gratuita de medicamentos a pessoas carentes, inclusive quelas portadoras do vrus HIV-AIDS, d efetividade a preceitos fundamentais da Constituio da Repblica (arts. 5.o, caput, e 196) e representa, na concreo do seu alcance, um gesto reverente e solidrio de apreo vida e sade das pessoas, especialmente daquelas que nada tm e nada possuem, a no ser a conscincia de sua prpria humanidade e de sua essencial dignidade. Precedentes do STF.
STF, 2.a Turma, Agravo Regimental em Recurso Extraordinrio (AGRRE) n. 271286/RS, relator Ministro Celso de Melo, Dirio da Justia, 24/11/2000, p. 101 (com adaptaes).

Acerca da prescrio e da decadncia, julgue os itens que se seguem.

Com relao aos atos e contratos administrativos, julgue os itens a seguir.

Considere a seguinte situao hipottica.

luz desse aresto e dos preceitos da Constituio da Repblica, julgue os itens que se seguem.

A tutela do direito em discusso nesse julgamento poderia ter sido promovida pelo Ministrio Pblico, inclusive por meio de ao
civil pblica.

Reconhecida a omisso do poder pblico em fornecer os medicamentos necessrios ao tratamento de pessoas carentes portadoras
do vrus HIV, ento, por fora do comando constitucional pertinente, em ato subseqente ao julgamento o STF ter dado cincia ao poder competente para a adoo das providncias necessrias.

Sabendo que o artigo 196 da Constituio da Repblica, referido no texto, tem o seguinte teor: A sade direito de todos e dever
do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao, correto afirmar que, embora se trate de uma norma de natureza programtica, como reconhecido no julgamento, reconhece-se nela, tambm, fora normativa bastante para revogar a legislao infraconstitucional com ela incompatvel e em vigor na data da promulgao da Constituio.

O STF exerceu, nesse julgamento, o controle difuso da constitucionalidade das leis. Tal deciso, para produzir efeitos em favor
de todos, e no somente do autor, dever ser comunicada ao Senado Federal.

Ultimamente, a mdia tem noticiado, com freqncia, a omisso do poder pblico em adquirir os medicamentos necessrios ao
atendimento regular dos pacientes nos hospitais pblicos do DF. Assim, com base no precedente apresentado no julgamento, um cidado afetado por essa conduta omissiva da administrao pblica poder impetrar mandado de injuno para obter ordem judicial que determine a aquisio do medicamento de uso contnuo de que necessita.

Caio celebrou, em 8/7/1997, contrato de trabalho temporrio com empresa pblica do mbito da administrao indireta do DF, tendo sido rescindido o contrato em 31/8/1998, por determinao do TCDF. Irresignado com o no-pagamento da gratificao natalina e do aviso prvio, Caio ajuizou reclamao trabalhista em 5/9/2000. Nessa situao, embora no tenham transcorrido cinco anos desde a extino do contrato de trabalho, o prazo prescricional para o exerccio da pretenso de Caio j estava consumado quando do ajuizamento da reclamao, mas o juiz no poder, de ofcio, conhecer da prescrio. Considere a seguinte situao hipottica. Em 3/3/1995, concluiu-se o processo por meio do qual Jos, servidor pblico do DF, adotou Mrcio, nascido em 5/1/1994. Jos era solteiro e no se tinha conhecimento da existncia de qualquer parente seu. Assim, quando Jos faleceu, em 10/10/1996, Mrcio era o seu nico dependente e herdeiro. A criana veio a ser cuidada por Joana, pessoa que, durante anos, prestara servios na residncia de Jos. Em 17/4/2002, alertada por um vizinho, Joana, que j detinha a guarda da criana, requereu administrativamente, em favor de Mrcio, a concesso de penso por morte. O benefcio foi deferido e, subseqentemente, submetido ao crivo do TCDF. Nessa situao, a Corte no dever aprovar a concesso do benefcio, uma vez que, decorrido o prazo qinqenal aps o bito do servidor, a pretenso estava fulminada pela intercorrncia da prescrio. Est sujeita a prazo decadencial a faculdade de a administrao pblica do DF anular ato ilegal que concedeu a servidor vantagem patrimonial indevida, de efeito contnuo, para o qual o destinatrio no concorreu com m-f. Considere a seguinte situao hipottica. Uma lei definia certo prazo de caducidade para o exerccio de uma pretenso. O titular do direito, no logrando a sua observncia espontnea, ajuizou ao para efeito de implement-lo. Efetivada a citao do ru, subseqentemente a ao veio a ser extinta por desdia do autor. Meses depois, o autor ingressou em juzo com nova ao. Ao contest-la, o ru argiu que, aps o arquivamento da primeira ao, o prazo de caducidade se consumara. O juiz, acertadamente, rejeitou a argio, afirmando que a primeira citao interrompera o curso daquele prazo. Nessa situao, pode-se concluir que o prazo em questo no era de decadncia. Considere a seguinte situao hipottica. Em 12/9/1985, Tcio praticou crime de peculato, cuja pena cominada de 2 a 12 anos de recluso. Todavia, a respectiva denncia s veio a ser recebida em 12/9/1995, interrompendo-se, ento, o curso da prescrio. Em 17/9/1997, sobreveio o trnsito em julgado, para a acusao, da sentena que condenou Tcio a quatro anos de recluso. Sabendo que o art. 109 do Cdigo Penal dispe que a prescrio regula-se pelo mximo da pena privativa de liberdade cominada ao crime, verificando-se: I - em 20 anos, se o mximo da pena superior a 12; II - em 16 anos, se o mximo da pena superior a 8 anos e no excede a 12; III - em 12 anos, se o mximo da pena superior a 4 anos e no excede a 8; IV - em 8 anos, se o mximo da pena superior a 2 anos e no excede a 4; V - em 4 anos, se o mximo da pena igual a 1 ano ou, sendo superior, no excede a 2; VI - em 2 anos, se o mximo da pena inferior a 1 ano, na situao hipottica apresentada, estar, ento, extinta a punibilidade pela prtica do peculato, em face da prescrio retroativa, uma vez que, imposta a pena de 4 anos, o prazo prescricional aplicvel de 8 anos sendo que decorreram 10 anos entre a data do delito e o recebimento da denncia.

A administrao pblica no pode celebrar contratos regidos


pelas regras do direito privado. Assim, em um hipottico contrato de manuteno de elevadores, celebrado entre uma empresa e o TCDF, valer somente em favor do rgo pblico a exceo de contrato no-cumprido. Entre as clusulas exorbitantes, implcitas nos contratos administrativos, est a possibilidade de esses contratos serem unilateralmente alterados pela administrao pblica procedimento que seria inaceitvel em contratos civis e mercantis. Assim, em uma situao hipottica em que o rgo contratante sofre reduo de dotaes oramentrias, o contrato pode ser alterado, independentemente de consentimento da empresa contratada, para efeito de os pagamentos, inicialmente ajustados para serem efetuados em moeda corrente, serem feitos em ttulos da dvida pblica a partir da alterao. Ao celebrar contrato administrativo para prestao de servio pblico, a administrao pblica s poder incluir na avena a renncia ao direito de resciso unilateral se essa condio, evidentemente favorvel ao contratado, j estivesse prevista no edital da respectiva licitao. Considere a seguinte situao hipottica. O poder pblico contratou com a empresa Alfa, aps regular concorrncia pblica, a concesso de servio de transporte pblico urbano, com itinerrio de 35 km este devidamente descrito no edital de licitao e no respectivo contrato administrativo. Aps dois anos de vigncia do contrato, havendo demanda de novos itinerrios, a administrao pblica promoveu um detalhado estudo das linhas de transporte coletivo que atendia determinada regio. Disso resultou a reduo em 10 km do itinerrio cuja explorao fora concedida empresa Alfa, bem assim a ampliao em 5 km e 2 km, respectivamente, dos itinerrios explorados por duas outras empresas concessionrias. Nessa situao, a recomposio do equilbrio econmicofinanceiro dos contratos tanto promovendo a reduo do valor auferido pela empresa Alfa quanto o aumento dos valores auferidos pelas duas outras concessionrias ser uma obrigao, e no apenas uma faculdade da administrao pblica. Considere a seguinte situao hipottica. Uma autarquia do DF celebrou contrato administrativo com a empresa Beta, por meio do qual esta se obrigou a fornecer administrao bens indisponveis no mercado nacional. Todavia, quando apenas 20% dos bens j haviam sido importados, de acordo com o cronograma de fornecimento definido no contrato, o governo federal recm-empossado alterou substancialmente a poltica de importao, restaurando a reserva de mercado de produtos de informtica, em favor da indstria nacional. Pelas novas regras, a inexistncia de produto congnere no mercado nacional autorizaria a importao, mas mediante alquota do imposto aduaneiro elevada de 100% para 300% do valor do produto. Nessa situao, a autarquia contratante no estar obrigada a compensar a empresa Beta pelos prejuzos suportados, haja vista o fato do prncipe ter sido praticado em mbito federal, e no na esfera do DF, de modo que eventuais reparaes de dano devero ser demandadas contra a Unio.

UnB / CESPE TCDF Cargo: Analista de Controle Externo 6 / 23

Concurso Pblico Aplicao: 1.o/9/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

UnB / CESPE TCDF Cargo: Analista de Controle Externo 7 / 23

Concurso Pblico Aplicao: 1.o/9/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

QUESTO 15

QUESTO 16

QUESTO 17

QUESTO 18

luz dos institutos jurdicos pertinentes, julgue os itens a seguir.

Acerca dos atos de improbidade administrativa, dos crimes praticados contra a administrao pblica e de crimes praticados por funcionrios pblicos, julgue os itens subseqentes.

Julgue os itens a seguir, relativos administrao pblica e aos servios pblicos.

Considerando a disciplina constitucional acerca da fiscalizao oramentria, atribuda ao Poder Legislativo e exercida com o auxlio de tribunais de contas, os quais exercem controle externo

Considere a seguinte situao hipottica.


Na fase prpria da licitao que tinha por objeto a manuteno de aparelhos de ar condicionado, um concorrente apresentou os documentos relativos sua habilitao jurdica, nos quais a pessoa que se habilitava era identificada como Jos da Silva Ltda. Vencedora do certame, essa empresa celebrou o contrato administrativo respectivo e iniciou a sua execuo. Subseqentemente, restou caracterizada a inadimplncia da contratada. Nessa situao, a paralisao do servio enseja a resciso do contrato administrativo. Ademais, Jos da Silva responder solidariamente com a sociedade comercial pelas sanes pecunirias impostas pelo contratante, haja vista ter dado o seu nome firma.

Considere a seguinte situao.


Recentemente, uma emissora de televiso divulgou a prtica de corrupo na secretaria de um municpio de um estado brasileiro. Na situao divulgada, o reprter atendia a alguns vereadores no gabinete do secretrio, como se ocupasse tal cargo tudo feito com a colaborao e anuncia do prefeito municipal, autoridade que nomeia os secretrios municipais. Os vereadores ofereciam vultosas propinas ao falso secretrio, em troca de contrataes privilegiadas de empresas para prestao de servios e fornecimento de produtos prefeitura. Nessa situao, o reprter no cometeu crime de usurpao de funo pblica, nem de concusso, mas os vereadores praticaram crime de explorao de prestgio. Considere a seguinte situao hipottica. O presidente da comisso de licitao de uma autarquia do DF devassou o sigilo das propostas, substituindo a que fora apresentada pela empresa X, de modo que esta veio a vencer o certame. Subseqentemente, o servidor que auxiliara o presidente da comisso, no tendo obtido a vantagem que lhe fora prometida, denunciou a irregularidade chefia do rgo. Nessa situao, na condenao pela prtica criminosa, o juiz poder impor ao presidente da comisso de licitao a pena restritiva de direito de perda do cargo pblico. Considere a seguinte situao hipottica. Com o intuito de angariar votos para a sua reeleio, o governador de um estado da Federao concluiu a construo de uma grande ponte na capital, fazendo uso de recursos oramentrios da rea social entre os quais, 70% da verba destinada aquisio de medicamentos para a rede pblica. Assim, em razo de o governador ter ordenado a realizao de despesa no-autorizada no oramento, o Ministrio Pblico ajuizou ao cautelar, preparatria da ao de reparao de danos por ato de improbidade administrativa, objetivando obstar o uso indevido das verbas pblicas. Nessa situao, na ao de reparao de danos, o governador poder ser condenado perda da funo pblica e suspenso dos direitos polticos. Em uma hipottica ao de reparao de danos por atos de improbidade administrativa, proposta pelo DF contra um secretrio de governo que tenha desviado verbas federais do Fundo de Amparo do Trabalhador (FAT), obrigatria a interveno do Ministrio Pblico como fiscal da lei, sob pena de nulidade. Ademais, vedada a realizao de transao, acordo ou conciliao, ainda que o Ministrio Pblico participe do ato. Um governador pode concorrer reeleio em 2002, mesmo que tenha sido condenado por improbidade administrativa em 2001, com imposio da pena de suspenso dos direitos polticos, s estando impedido de tomar posse para o exerccio do novo mandato se, antes da nova investidura, sobrevir o trnsito em julgado da sentena.
Concurso Pblico Aplicao: 1.o/9/2002
permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

Considere a seguinte situao hipottica.


Rafael, servidor do DF, aposentou-se regularmente em 4/6/1997. Aflito com o montante de sua renda, sensivelmente afetada pela poltica salarial praticada pelo poder pblico, Rafael resolveu fazer novo concurso pblico. Assim, aps sua aprovao no certame, retornou ativa em 8/5/1998, ao ser empossado em cargo pblico afeto estrutura da administrao direta do DF. Nessa situao, Rafael pode acumular os proventos da aposentadoria com os vencimentos decorrentes do exerccio do cargo pblico.

da administrao pblica, julgue os itens que se seguem.

Constatando o TCDF que as despesas com pessoal do Poder


Executivo ultrapassam os limites definidos em lei, ento, para efeito de dar cumprimento lei de responsabilidade fiscal, o tribunal poder ordenar que, at que a adequao oramentria seja alcanada, sejam adotadas a reduo temporria da jornada de trabalho dos respectivos servidores, ajustando-se os vencimentos nova carga horria, e a reduo dos valores atribudos remunerao dos cargos em comisso e funes de confiana.

Considere a seguinte situao hipottica.


Apurados os prejuzos causados ao TCDF pelo preposto da empresa mega, para a qual o tribunal terceirizara os servios de segurana de sua sede, a empresa emitiu um cheque, sacado de conta de sua titularidade, no valor de R$ 2.000,00, correspondente ao valor do dano. No verso do cheque, o scio-gerente da empresa mega lanou sua assinatura, sem qualquer anotao. Nessa situao, o scio-gerente ser avalista do pagamento. Assim, se o cheque for devolvido pela instituio financeira por insuficincia de fundos, tanto o emitente quanto o avalista podero ser executados pelo valor expresso no ttulo.

Caso a administrao pblica decida encampar servio


pblico de transporte coletivo urbano, ento a concessionria no pode opor-se encampao, limitando-se o seu direito indenizao dos prejuzos que o ato lhe acarretar nos quais se incluem os lucros cessantes e os danos emergentes.

A exemplo do que ocorre em mbito federal, caso o


governador do DF que venha a ser empossado em 1.o/1/2003 discorde da proposta oramentria elaborada pelo governo sucedido, poder, ento, enviar mensagem Cmara Legislativa propondo alteraes, as quais s no sero examinadas se a votao do projeto de lei oramentria j estiver concluda.

As fundaes que integram a estrutura da administrao


pblica indireta do DF so pessoas jurdicas de direito pblico, as quais no se submetem fiscalizao do Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios (MPDFT), tm imunidade de impostos sobre seu patrimnio, seus bens so impenhorveis, dispem de prazo em qudruplo para contestar aes e as sentenas que lhes sejam desfavorveis esto sujeitas ao duplo grau de jurisdio.

A deciso do TCDF que condenar determinado gestor a


ressarcir o errio em razo de realizao de despesa noautorizada na lei oramentria ter eficcia de ttulo executivo.

Pelo princpio da exclusividade oramentria, consagrado no


texto constitucional vigente, as receitas e as despesas pblicas s podem ser previstas e fixadas na lei oramentria. Constatada a inobservncia dessa regra, o TCDF dever representar Cmara Legislativa para que a Mesa daquele rgo ajuze a necessria ao direta de inconstitucionalidade.

O indivduo pode ser investido, aos dezoito anos de idade, em


cargo pblico de provimento de carter efetivo. E se isso ocorrer, cessar para ele a incapacidade civil, ainda que seja exonerado um ano depois.

O TCDF exerce controle externo da administrao financeira


e oramentria das sociedades de economia mista do DF. Todavia, apesar de exercer funes tcnicas opinativas, no h possibilidade de esse Tribunal ser consultado previamente celebrao de contrato administrativo por parte de qualquer rgo da administrao pblica.

Um veculo de propriedade do TCDF um bem nacional, de


uso especial, mvel, fungvel e indivisvel.

A auto-executoriedade atributo dos atos administrativos,


consistente na possibilidade de imediata e direta execuo de atos pela prpria administrao. Assim, ao contrrio dos particulares em geral, os crditos de que o DF for titular contra um contribuinte, por exemplo, podem ser executados diretamente pela estrutura fazendria do ente federativo, independentemente de ordem judicial.
UnB / CESPE TCDF Cargo: Analista de Controle Externo 8 / 23

A aplicao das sanes definidas em lei para a prtica de ato


de improbidade, consistente na realizao de despesa noautorizada na lei oramentria, est condicionada apurao de efetiva ocorrncia de dano ao patrimnio pblico e rejeio das contas pelo TCDF isto na hiptese de o gestor estar sujeito apresentao de contas e ao respectivo julgamento destas por aquela Corte.
Concurso Pblico Aplicao: 1.o/9/2002
permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

Uma deciso do TCDF est sujeita a controle jurisdicional


para efeito de definio de sua legalidade, podendo tambm ensejar a responsabilizao civil do Distrito Federal.

UnB / CESPE TCDF Cargo: Analista de Controle Externo 9 / 23

ECONOMIA
QUESTO 19 QUESTO 21

Nas questes de 23 a 26, considere que todos os programas mencionados esto em configurao-padro, em portugus, e que o mouse est configurado para pessoas destras. Assim, a menos que seja explicitamente informado o contrrio, expresses como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o boto esquerdo do mouse. Considere tambm que no h restries de proteo e de uso em relao aos programas, arquivos, diretrios e hardware utilizados.

A escolha em situao de escassez, as interaes entre o governo e os mercados privados, bem como as questes ligadas ao meio ambiente, so pontos relevantes para a anlise dos fenmenos econmicos. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

A anlise dos fenmenos monetrios fundamental para o entendimento dos problemas econmicos. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.
QUESTO 23

NOES DE INFORMTICA
QUESTO 24

Polticas de incentivos fiscais que estimulam o crescimento


da poupana contribuem para deslocar, para cima e para a direita, a fronteira de possibilidades de produo da economia. O desenvolvimento de tecnologias que permitam reduzir as exigncias de adubao de cana-de-acar viabilizam aumentos da quantidade ofertada, provocando, assim, um deslocamento ao longo da curva de oferta desse produto. Os aumentos substanciais dos preos dos medicamentos, que originaram uma disputa acirrada entre o governo e a indstria farmacutica, explicam-se, em parte, pelo fato de a demanda desses produtos ser inelstica, em relao ao preo. Para um estudante brasileiro, os custos de oportunidade de cursar um MBA (Master of Business Administration), nos Estados Unidos da Amrica (EUA), em regime de dedicao exclusiva, correspondem aos gastos com matrculas, mensalidades, material escolar e aqueles referentes s despesas de alojamento e manuteno do estudante nos EUA. A concesso de subsdios governamentais para a restaurao de reas tombadas pelo patrimnio histrico exemplifica a ao direta do governo para aumentar o nvel de eficincia da economia, j que essa atividade gera externalidades positivas para o conjunto da sociedade.

No final das hiperinflaes, os saldos monetrios reais


aumentam porque a queda da inflao reduz as taxas de juros reais esperadas, o que conduz expanso da quantidade demandada de moeda.

A possvel reduo do multiplicador monetrio, em


decorrncia de crise de confiana no sistema bancrio, pode restringir a expanso do crdito, contribuindo para elevar as taxas de juros.

Contrariamente moeda fiduciria, que representa apenas um


padro de valor, a moeda-mercadoria, que tem valor intrnseco, pode servir, simultaneamente, como reserva de valor e como meio de troca.

A Internet nasceu da necessidade de interconectar redes distintas que no se comunicavam entre si. A rede mundial de computadores baseia-se em um conjunto de protocolos definidos pela arquitetura TCP/IP, que permite que mensagens, divididas em pacotes, trafeguem e sejam encaminhadas para o seu destino da forma mais rpida e confivel possvel. Na presente gerao da Internet, constata-se a grande demanda por aplicaes multimdia e por aplicaes de comrcio eletrnico. Ambas possuem uma demanda de trfego bem mais exigente que uma aplicao como FTP. O problema da atual gerao da Internet deve-se ao fato de que todos os pacotes, independentemente de que aplicativo os gerou, so processados da mesma forma, impondo srias limitaes a um trfego com restries de tempo real. Esse problema agrava-se quando a rede est congestionada, pois protocolos de congestionamento, presentes no protocolo IP, descartam pacotes sem conhecer qual a aplicao os gerou.
Carlos Cavalcanti et al. Qualidade de servio em IP: nasce uma nova Internet. Internet: <http://www.informaticapublica.mg.gov.br>. Acesso em 11/8/2002 (com adaptaes).

Ao realizar uma fiscalizao em determinada empresa, um analista de finanas e controle externo do TCDF considerou a possibilidade de enviar sede desse tribunal, por meio da Internet, um texto com algumas consultas, uma tabela explicativa com valores numricos de diversos parmetros e um grfico existente em um catlogo da empresa. Nessa hiptese e sabendo que o analista tinha todos os equipamentos necessrios para a transmisso das informaes, interligados por meio de um computador com o Windows 98 e o editor de textos Word 2000 instalados, julgue os itens a seguir, acerca das possibilidades de execuo dessa tarefa.

As operaes de mercado aberto envolvem variaes nos


encaixes compulsrios que os bancos comerciais detm junto ao Banco Central (BACEN) e, portanto, afetam o crescimento do estoque monetrio.

Considerando o texto acima, julgue os itens que se seguem, relacionados a conceitos de Internet e de correio eletrnico.

Caso edite o texto no Word 2000 e ative a opo Layout


da Web, existente no menu Exibir desse editor de textos,

Na arquitetura da Internet, o encaminhamento dos pacotes

Um aumento no PIB nominal que no altere as taxas de juros


desloca a demanda de moeda para cima e para a direita.
QUESTO 22

QUESTO 20

O estudo do funcionamento do setor pblico importante para a compreenso de questes econmicas relevantes. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Com base na teoria macroeconmica, julgue os itens abaixo.

Caso a alta do dlar, que reflete as condies atuais da


economia brasileira, se converta em crise de confiana do consumidor, ela poder, a curto prazo, elevar a poupana, s expensas do consumo, contribuindo, assim, para a reduo do produto interno bruto (PIB). A acumulao de estoques nos ptios das montadoras de automveis, que motivou a recente reduo de impostos sobre os produtos industrializados (IPI), implica que, nesse perodo, o PIB seja superior renda interna bruta. Quando os brasileiros que trabalham no Japo remetem ienes para seus familiares, essa transao registrada como um crdito na Conta de Capital do Balano de Pagamentos Brasileiro. Se as exportaes brasileiras, em um determinado perodo, forem superiores s importaes, ento, o investimento estrangeiro lquido ser negativo, contribuindo, assim, para expandir a produo domstica. Programas bem sucedidos de treinamento dos trabalhadores, realizados, por exemplo, no mbito do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), concorrem para aumentar o salrio real, particularmente se o mercado do produto onde atuam esses trabalhadores for competitivo.

A funo redistributiva do governo est associada proviso


de bens e servios que no so ofertados adequadamente pelos mercados privados.

Entre os argumentos favorveis privatizao de empresas


pblicas est o fato de os incentivos organizacionais que prevalecem nessas empresas exclurem a possibilidade de falncia, alm de, em geral, sua atuao se restringir a mercados no-competitivos.

A deciso de manter o oramento equilibrado elimina a


funo contra-cclica da poltica fiscal.

Tanto no que diz respeito tributao indireta quanto no caso


dos impostos sobre a renda e a propriedade, a minimizao do gravame excessivo (deadweight loss), associado ao sistema tributrio, requer a adoo de uma base tributvel ampla, combinada com alquotas mais elevadas.

No Brasil, o dficit pblico corresponde variao da dvida


fiscal e da base monetria.
Concurso Pblico Aplicao: 1.o/9/2002
permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

provido pelo protocolo IP, enquanto o protocolo TCP se encarrega de particionar na origem e de remontar no destino os pacotes referentes a uma determinada informao. Devido s caractersticas do protocolo IP, os pacotes podem chegar no destino fora da ordem em que foram enviados na origem. Pelo fato de dividir a mensagem em pacotes, a arquitetura TCP/IP no se vem adequando s exigncias de velocidade de transmisso dos novos servios de Internet, e, por isso, vem sendo substituda pela arquitetura ATM. Atualmente, para aplicaes de multimdia em banda larga na Internet, um usurio deve dispor de tecnologia ATM instalada em seu microcomputador. Considere a seguinte situao hipottica. Ao visitar um site de seu interesse, Joo desejou enviar a Maria, na forma de uma mensagem de correio eletrnico, as informaes contidas em uma determinada pgina desse site, que continha texto e objetos na forma de figura. Para isso, Joo transcreveu as informaes dessa pgina de forma textual e anexou os objetos na forma de arquivos de figura mensagem de correio eletrnico. Nessa situao, Joo utilizou os recursos mais adequados para enviar as informaes desejadas a Maria. Atualmente, na Internet, o uso de e-mail restringe-se transferncia de arquivos textuais. Informaes na forma de figura somente podem ser enviadas como arquivos anexados a uma mensagem de correio eletrnico. O uso do conceito de Internet de banda larga constitui um dos recursos atualmente empregados para permitir a obteno de uma maior taxa de transmisso de informao na rede mundial de computadores. O uso desse recurso, por si s, no garante, todavia, que a rede mundial de computadores seja capaz de prover trfego em tempo real, com qualidade de servio adequado para aplicaes de multimdia, tal como as aplicaes de voz sobre IP. Considere a seguinte situao hipottica. Pedro, desejando acessar a Internet por meio de uma rede que lhe permitisse obter taxas de transmisso de dados maiores que 128 kbps para que ele pudesse usufruir servios de comrcio eletrnico com maior comodidade, optou pelo acesso Internet por meio de uma rede ADSL. Nessa situao, a opo de Pedro foi equivocada, pois, no acesso Internet por meio de uma rede ADSL, apesar da possibilidade de obteno de taxas de transmisso de dados maiores que 128 kbps, no so permitidos servios de comrcio eletrnico. A melhor opo, nesse caso, seria o acesso Internet por meio de uma rede dial-up.

correto afirmar que o analista ter sua disposio ferramentas capazes de realizar a transferncia FTP do arquivo referente ao documento pela Internet, diretamente para o site do TCDF, sem a necessidade de utilizao de um aplicativo de correio eletrnico. Caso edite o texto no Word 2000 e salve o documento no formato RTF, o analista gerar um arquivo criptografado, que somente poder ser visualizado se o destinatrio do documento tiver a senha utilizada na criptografia. Para inserir o grfico do catlogo em um documento do Word 2000, o analista poder utilizar a opo Figura, encontrada no menu Inserir. Por meio dessa opo, possvel a incluso de uma figura no documento acionando, a partir do Word 2000, um equipamento escner. Caso elabore um nico documento do Word 2000 contendo, em pginas diferentes, o texto, a tabela e uma figura referente ao grfico, para diminuir o tamanho do arquivo a ser enviado pela Internet, o analista poder configurar a impresso do documento para trs pginas por folha de papel, o que reduz o espao de memria necessrio para armazenar o arquivo. Caso elabore a tabela no Word 2000, o analista ter sua disposio, por meio da opo Frmula, encontrada no menu Tabela desse aplicativo, ferramentas capazes de realizar operaes de soma dos contedos numricos existentes em clulas da tabela e de inserir o resultado dessas operaes em uma determinada clula.
Concurso Pblico Aplicao: 1.o/9/2002
permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

UnB / CESPE TCDF Cargo: Analista de Controle Externo 10 / 23

UnB / CESPE TCDF Cargo: Analista de Controle Externo 11 / 23

QUESTO 25

QUESTO 26

Os computadores pessoais tm se tornado cada vez mais complexos, tanto em termos de hardware, quanto de software. Existe atualmente um grande nmero de aplicativos e um certo nmero de sistemas operacionais, que so programas essenciais ao funcionamento da mquina. Com relao a aplicativos e a sistemas operacionais, julgue os itens seguintes.
circulante disponvel contas a pagar resultado do perodo seguinte (positivo) emprstimos passivos

PARTE II CONTABILIDADE
Texto III questes 27 e 28
balano patrimonial (em R$ mil) ativo 31/12/2001 155.300 22.500 85.000 12.600 35.200 1.500 circulante contas a receber estoques crditos tributrios tributos a recolher dividendos a pagar despesas do perodo seguinte permanente investimentos 336.250 1.250 285.000 50.000 1.500 491.550 patrimnio lquido capital reservas de capital reservas de lucro lucros acumulados total passivo 31/12/2001 261.000 125.250 72.500 5.000 25.600 22.650 10.000 220.450 150.000 12.000 32.500 25.950 481.450
QUESTO 29

No que diz respeito ao programa de contabilidade, julgue os itens subseqentes.

Para efeito do clculo de dividendos e constituio

Enquanto o Windows 98 um sistema operacional


multitarefa, que utiliza uma interface grfica com o usurio, o Linux no apresenta essa interface grfica e no multitarefa, permitindo a execuo de apenas um programa por vez. A figura acima mostra uma planilha que foi elaborada por um funcionrio do TCDF no Excel 97. Com relao a essa planilha e ao Excel 97, julgue os itens subseqentes.

outros passivos circulantes

imobilizado reserva de reavaliao diferido total

A Internet tem permitido uma interao cada vez maior


entre pessoas de diferentes cidades e at mesmo de diferentes pases. Entretanto, essa versatilidade tem algumas limitaes. Uma delas a incompatibilidade entre sistemas operacionais. Um exemplo clssico o fato de que computadores que utilizam o sistema operacional Windows 98 no podem trocar mensagens de correio eletrnico com computadores que utilizam o sistema operacional Linux.

Caso as porcentagens indicadas nas clulas de

C3

a C8 no

QUESTO 27

tivessem ainda sido calculadas, para calcul-las, seria suficiente realizar a seguinte seqncia de operaes: clicar a clula C3; digitar =B3/$B$8*100 e teclar ; ajustar, usando o boto

Sabendo que o balano patrimonial apresentado no texto III contm erros de classificao de contas, julgue os itens a seguir.

apropriado, o nmero desejado de casas decimais a ser exibido; clicar a clula C3; posicionar o ponteiro do mouse no canto inferior direito da clula C3; pressionar o boto esquerdo do mouse e, mantendo-o pressionado, mover o mouse at seu ponteiro se posicionar no canto inferior direito da clula C8, liberando, ento, o boto esquerdo do mouse.

Classificando-se corretamente as contas apresentadas no balano, o


saldo do ativo total deve ultrapassar R$ 520 milhes.

Classificando-se corretamente as contas do ativo circulante, ele deve


alcanar um valor superior a R$ 230 milhes.

da reserva de lucros a realizar, considera-se realizada a parcela do lucro lquido do exerccio que exceder da soma do resultado lquido positivo da equivalncia patrimonial e lucro, ganho ou rendimento em operaes cujo prazo de realizao financeira ocorra aps o trmino do exerccio social seguinte. O lucro real, para fins tributrios, sempre igual ao lucro contbil, em cada exerccio social. O princpio da competncia determina quando as alteraes no ativo ou no passivo resultam em aumento ou diminuio do patrimnio lquido, estabelecendo diretrizes para a classificao das mutaes patrimoniais, resultantes da observncia do princpio da oportunidade. A empresa que adota o sistema de inventrio permanente obriga-se a apurar o custo das mercadorias vendidas apenas ao final do perodo contbil, adotando a equao CMV = Estoque Inicial + Compras Estoque Final. Segundo a Lei das S.A., as reservas de capital somente podero ser utilizadas para absoro de prejuzos que ultrapassarem os lucros acumulados e as reservas de lucros, para resgate, reembolso ou compra de aes, para resgate de partes beneficirias, para incorporao ao capital social e para pagamento de dividendo a aes preferenciais, quando essa vantagem lhes for assegurada.

RASCUNHO

Para adicionar bordas a todas as clulas da tabela, suficiente,


aps selecionar toda a tabela, clicar .
B8

O patrimnio lquido apresenta valor menor que o real. O passivo circulante apresenta valor inferior ao real. As despesas do perodo seguinte esto corretamente classificadas no
passivo circulante.
QUESTO 28

O Linux apresenta comandos que permitem ao usurio


realizar diversas tarefas. O comando ls, por exemplo, permite exibir a lista do contedo do diretrio corrente.

Caso o total mostrado na clula

no tivesse sido ainda

calculado, para calcul-lo, seria suficiente realizar a seguinte seqncia de aes: clicar a clula B8, digitar =soma(B3:B7) e teclar .

A respeito do balano patrimonial apresentado no texto III, julgue os itens que se seguem.

O Windows 98 um sistema operacional que apresenta


diversas ferramentas muito teis, entre elas o Windows Explorer, que permite, por exemplo, mover arquivos de uma pasta para outra.

Para centralizar todos os contedos contidos nas clulas da


coluna B, suficiente: selecionar todas as clulas cujos contedos se deseja centralizar; em seguida, pressionar a tecla e, mantendo-a pressionada, teclar C.

Pelo balano apresentado, h evidncias claras de que a empresa est


operando com prejuzo.

As contas de ativo de um balano devem possuir saldo credor e, na


hiptese de contas retificadoras do ativo, o saldo delas deve ser devedor.

O programa Access 97 um exemplo de sistema


operacional multitarefa e multiusurio, que permite, portanto, que vrios usurios estejam conectados a um computador, por meio de uma rede de computadores, compartilhando todos os recursos desse computador.

Para alterar a largura da coluna D, suficiente realizar a seguinte


seqncia de operaes: clicar o cabealho dessa coluna,
D

; clicar o menu

Formatar

O ativo permanente apresenta um saldo maior que o real. O resultado do perodo seguinte uma conta que, normalmente,
apresenta saldo credor.

; apontar, com o mouse, para a

opo Coluna desse menu; na lista de opes decorrente dessa ao, clicar Largura; escrever, no campo apropriado, o nmero correspondente largura desejada; clicar OK.
Concurso Pblico Aplicao: 1.o/9/2002
permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

A demonstrao das origens e aplicaes de recursos desse balano,


referente ao encerramento do perodo, dever apresentar como origem de recursos a tomada de emprstimos para financiamento do ativo.
UnB / CESPE TCDF Cargo: Analista de Controle Externo 13 / 23 Concurso Pblico Aplicao: 1.o/9/2002
permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

UnB / CESPE TCDF Cargo: Analista de Controle Externo 12 / 23

QUESTO 30

QUESTO 31

QUESTO 33

ms de referncia: 12/2001 (valores acumulados no exerccio, em R$ mil) descrio receita total impostos transferncias emprstimos previdencirias privatizao outras despesa total pessoal (c) previdencirias dvida (principal) outras (d) resultado sem juros e encargos juros e encargos resultado
(a) (b) (c) (d)

O planejamento de uma auditoria tem por finalidade definir


realizado 6.144.822 2.217.736 3.122.307 30.197 162.649 0 611.933 5.956.629 2.697.640 1.213.959 92.045 1.952.985 188.193 99.294 88.899

previso inicial (a) 6.395.839 2.222.050 2.749.783 218.959 145.800 0 1.059.247 6.287.485 2.581.953 969.204 112.290 2.624.038 108.354 108.354 0

previso atualizada (b) 7.043.332 2.338.964 3.131.142 226.959 153.500 0 1.192.767 7.091.200 2.829.280 1.234.276 96.215 2.931.429

questes essenciais sua realizao, razo pela qual pressupe adequado conhecimento do ramo de atividade, negcio e prticas operacionais do auditado. Entre as questes essenciais ao planejamento, consoante o Manual de Auditoria Integrada do TCDF, destaca-se a

Na auditoria no setor pblico, comum a utilizao de tcnicas de amostragem. Considerando que as pesquisas complexas, todavia, esto sujeitas a um tipo de erro denominado de no-resposta, que a falha na coleta de dados sobre todos os itens ou indivduos selecionados para a amostra, julgue os itens a seguir.

Os pesquisadores podem, em geral, assumir que os Nas variveis contnuas, quando a proporo de
no-respondentes elevada, os intervalos de confiana no podem ser estimados com preciso, a no ser por meio de aproximaes no-corroboradas pelos dados existentes. Para tornar mais claro o impacto do ndice de no-resposta sobre o intervalo de confiana, convm calcular qual seria o tamanho da amostra para um dado intervalo, supondo-se um ndice nulo de no-resposta. Para minorar o problema da no-resposta, podem ser utilizadas as tcnicas do call-back e das subamostras. Os mtodos de compensao da no-resposta, quando aplicados incorretamente, no causam danos importantes concluso dos trabalhos de auditoria em que se utiliza amostragem.
QUESTO 34

respondentes e os no-respondentes so semelhantes.

fixao de objetivos geral e especficos. delimitao do escopo e do cronograma dos trabalhos. estimativa dos custos da auditoria e dos benefcios
financeiros que ela dever proporcionar ao setor pblico.

!47.868
101.625

fixao dos critrios a serem utilizados. elaborao da minuta do relatrio de auditoria.


QUESTO 32

!149.493

meta inicial, conforme lei oramentria anual previso/dotao atualizada pelos crditos adicionais autorizados; excludos crditos bloqueados exclui despesas previdencirias exclui juros e encargos

Auditoria do TCDF em rgo da administrao do GDF verificou que houve a determinao de que, no encerramento do corrente ano, no deveria ocorrer a inscrio de quaisquer empenhos em restos a pagar. Tal fato surpreendeu a equipe de auditoria, que solicitou explicaes. Nessa situao, seria correto o gestor justificar sua orientao afirmando que, aps o advento da LRF, a inscrio em restos a pagar

comparativo do cumprimento dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) ms de referncia: 12/2001 (valores correspondentes aos ltimos 12 meses, em R$ mil) descrio R$ % RCL limite da LRF % receita corrente lquida (RCL) dvida consolidada mobiliria pessoal (total) Legislativo (1) Executivo (2) Judicirio (3) concesses de garantias antecipao de receitas oramentrias restos a pagar (4)
(1) (2) (3) (4) inclui o TCDF exclui pagamento com recursos da Unio mantido pela Unio saldo a pagar
Internet: <http://www2.tc.df.gov.br/bf/informecontrolesocial.php>. Acesso em 6/8/2002 (com adaptaes).

3.423.523 1.351.031 1.351.031 1.310.917 150.237 1.160.680 210.236

39,46 39,46 38,29 4,39 33,90

55,00 6,00 49,00

Na auditoria no setor pblico, existem normas que arrolam princpios de controles internos. Esses princpios constituem o conjunto de regras, diretrizes e sistemas que visam atingir objetivos especficos. Os princpios que devem orientar os controles internos incluem

controles sobre as transaes, pois imprescindvel


estabelecer o acompanhamento dos fatos contbeis, financeiros e operacionais, para que sejam efetuados mediante atos legtimos, relacionados com a finalidade do rgo/entidade e autorizados por quem seja competente para tanto. relao custo/benefcio, que consiste na minimizao da probabilidade de falhas ou desvios quanto ao atingimento dos objetivos e metas. Esse conceito reconhece que o custo de um controle no deve exceder os benefcios que ele possa proporcionar. H necessidade, tambm, de definio precisa de critrios, mensurao, padres de comparao e de outros elementos que permitam a identificao e a anlise de desvios, em relao aos resultados ou procedimentos previstos. a adeso a diretrizes e a normas legais, uma vez que necessria a existncia, no rgo ou entidade, de sistemas estabelecidos para determinar e assegurar a observncia de diretrizes, planos, normas, leis, regulamentos e procedimentos administrativos internos. a segregao de funes, pois a estrutura de um controle interno deve prever a coordenao entre funes de autorizao ou aprovao, de operaes, execuo, controle e funes de contabilizao das mesmas. instrues devidamente formalizadas, porque, para atingirem um grau de segurana adequado, indispensvel que aes, procedimentos e instrues sejam disciplinados e formalizados por meio de instrumentos eficazes, ou seja, claros, objetivos e emitidos por autoridade competente.
Concurso Pblico Aplicao: 1.o/9/2002
permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

deixou de existir para a administrao direta. passou a respeitar a regra de que vedado ao titular de poder
ou rgo, nos ltimos dois quadrimestres do seu mandato, contrair obrigao de despesa que no possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exerccio seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para esse efeito.

A partir da anlise do demonstrativo apresentado acima, que contm informaes de execuo oramentria do GDF (Poderes Executivo e Legislativo), correto afirmar que

passou a gerar direito lquido e certo contra o errio. passou a ser includa em relatrios que vo a conhecimento

esse demonstrativo contm receitas e despesas pblicas classificadas por categorias econmicas. o GDF encerrou o exerccio de 2001 com supervit primrio, mas com dficit nominal e operacional. o GDF realizou um dficit previdencirio superior metade da receita realizada com impostos. o Poder Legislativo superou o limite prudencial para a despesa total com pessoal. ocorreu excesso de arrecadao nas receitas de impostos e previdencirias.

pblico, entendendo o gestor que uma boa gesto aquela que minimiza a transferncia de encargos entre diferentes exerccios financeiros.

passou a ter de constar da lei oramentria anual.


UnB / CESPE TCDF Cargo: Analista de Controle Externo 15 / 23

UnB / CESPE TCDF Cargo: Analista de Controle Externo 14 / 23

Concurso Pblico Aplicao: 1.o/9/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

QUESTO 35

ADMINISTRAO FINANCEIRA E ORAMENTRIA E LEGISLAO DO TCDF


QUESTO 37 QUESTO 38

Balano oramentrio das unidades integrantes dos oramentos fiscal e da seguridade social 1998
(em R$ 1.000) receita receitas correntes receita tributria receita de contribuies receita patrimonial receita agropecuria receita industrial receita de servios transferncias correntes outras receitas correntes dedues a receita menos: transferncias entre rgos do GDF receitas de capital operaes de crdito alienaes de bens amortizaes transferncia de capital outras receitas de capital menos: transferncias entre rgos do GDF previso 4.722.854 1.396.170 164.059 58.212 41 2.243 291.948 4.254.347 345.013 execuo 4.405.949 1.440.203 126.497 45.611 39 1.593 246.461 3.811.934 300.184 (720) diferena 316.906 (44.033) 37.562 12.601 2 650 45.487 442.414 44.828 720 despesa crditos oramentrios suplementares e especiais despesas correntes pessoal e encargos sociais juros e encargos da dvida interna juros e encargos da dvida externa outras despesas correntes despesas de capital investimentos inverses financeiras amortizao da dvida interna amortizao da dvida externa 906.489 349.690 343.834 16.476 202.481 43.092 (49.084) 197.691 188.861 1.939 3.002 18.107 455 (14.673) 708.798 160.829 341.895 13.473 184.374 42.637 (34.411) repasses pessoal e encargos sociais juros e encargos da dvida interna outras despesas correntes investimentos repasses pessoal e encargos sociais juros e encargos da dvida interna outras despesas correntes investimento (!) duplicidade com a receita do GDF soma dficit total 5.629.343 559.630 559.630 (559.630) 5.629.343 456.676 337.154 170 17.200 102.954 222.476 (170) (17.200) soma supervit total 5.692.520 4.750.574 5.692.520 4.750.574 941.946 941.946 (!) duplicidade com a receita do GDF 559.630 347.142 300 154.798 57.389 (559.630) 484.323 337.196 170 120.504 26.453 (484.323) 75.307 9.946 130 34.295 30.936 (75.307) reservas de contingncia menos: transferncias entre rgos do GDF fixao 5.692.520 6.584.687 4.762.813 96.198 5.007 1.720.669 945.096 815.851 30.411 92.739 6.094 1.000 execuo 4.750.574 5.888.773 4.516.990 90.943 5.007 1.275.833 442.327 329.804 24.894 81.535 6.094 diferena 941.946 695.914 245.823 5.254 0 444.836 502.769 486.048 5.517 11.204 0 1.000 (257.736)

Institudo pela Constituio da Repblica de 1988, o sistema oramentrio brasileiro formado por trs instrumentos: o plano plurianual (PPA), a lei de diretrizes oramentrias (LDO) e o oramento anual. Acerca dos citados instrumentos, julgue os itens a seguir.

A lei oramentria anual compreende trs oramentos: o fiscal, o da seguridade social e o do investimento das empresas. Questes como prazos, elaborao e organizao desses oramentos devem ser tratadas em lei complementar, ainda no aprovada. luz do tratamento dado a esses assuntos pela Constituio da Repblica e pela Lei Orgnica do Distrito Federal (LODF), assim como pelas LDOs do DF, que vm suprindo eventuais lacunas, julgue os seguintes itens.

O PPA do DF, cujo perodo de vigncia deve coincidir com


o do mandato do governador, tem como finalidade estabelecer, por regio administrativa, as diretrizes, os objetivos e as metas, quantificados fsica e financeiramente, da administrao pblica, para as despesas de capital e outras delas decorrentes, bem como para as relativas a programas de durao continuada. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) trouxe novos contedos para a LDO. Assim, ao mesmo tempo que estabelece diretrizes para a elaborao da lei oramentria, a LDO passa a ser um pr-oramento, estabelecendo metas de resultado, estimando as receitas nas suas principais fontes e fixando as despesas por funes de governo. Considere a seguinte situao hipottica. Um projeto de lei oramentria anual foi encaminhado ao Poder Legislativo, prevendo a realizao de um conjunto de investimentos que no constavam da lei do PPA. Nessa situao, para que a aprovao da lei oramentria seja constitucional, o relator da matria deve propor que essa lei seja aprovada com a referida programao, ressalvando, entretanto, que os investimentos cuja execuo ultrapasse um exerccio financeiro s podero ser iniciados aps sua incluso no PPA. De acordo com a LRF, as LDOs, entre outros contedos, disporo acerca do equilbrio entre receitas e despesas. No anexo de metas fiscais que acompanha cada LDO, devero ser estabelecidas metas anuais para a reduo e a eliminao de eventuais dficits oramentrios de maneira progressiva durante a vigncia do PPA. Considere a seguinte situao hipottica. Um projeto de lei de iniciativa do Poder Executivo prope a criao de cargos de mdicos e de outros profissionais com vistas a ampliar o nmero de equipes do programa Sade da Famlia. Nessa situao, como se trata de despesa nova de carter continuado, o projeto, de acordo com a Constituio da Repblica, deve vir acompanhado de estimativa de impacto oramentrio-financeiro e de declarao do ordenador da despesa de que o projeto tem adequao lei oramentria e compatibilidade com o PPA e com a LDO. Para que a proposio possa ser apreciada, ser necessrio, ainda, que exista dotao oramentria suficiente e autorizao especfica na LDO.

(1.789.178) (1.565.852) (223.326)

Os oramentos fiscal e da seguridade social compreendero


apenas a programao dos Poderes, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta, bem como autarquias e fundaes pblicas.

(1.838.262) (1.580.526)

Para efeito da organizao do oramento de investimento das


empresas, consideram-se as despesas com aquisio de ativo imobilizado. Por outro lado, as empresas cujas programaes constem integralmente do oramento fiscal ou do oramento da seguridade social no integraro o oramento de investimento.

102.151 (102.151) (456.676) (102.954) 4.603.640 1.025.703 146.934 4.750.574 (146.934) 878.769

O oramento da seguridade social compreender as despesas


relativas a sade, emprego, trabalho, previdncia social e assistncia social e ser elaborado com base nos programas de trabalho dos rgos incumbidos de tais servios, integrantes da administrao direta e indireta.

Balano consolidado do DF (anexo VII da prestao de contas)

Com base no demonstrativo contbil acima, correto afirmar que

Na hiptese de o exerccio financeiro iniciar-se sem lei


oramentria aprovada, a Constituio da Repblica autoriza, at a entrada em vigor do oramento, a realizao provisria das despesas, razo de um doze avos dos valores da proposta, a cada ms.

no balano oramentrio, em funo de modificaes normativas ocorridas, a classificao das despesas utilizada nos dias de hoje

ligeiramente diversa daquela utilizada no perodo de elaborao do demonstrativo apresentado, pois foram criados novos grupos de despesa. ocorreu, na execuo, supervit no oramento corrente. o GDF se descapitalizou na sua relao com os credores. ocorreu supervit primrio, mas tambm dficit operacional. os recursos obtidos com alienao de bens foram todos despendidos com investimentos.

QUESTO 36

Considere a seguinte situao hipottica.


Durante a apreciao de projeto de lei oramentria, aps o encerramento do prazo de apresentao de emendas, a comisso de oramento da casa legislativa recebeu do chefe do Poder Executivo mensagem que propunha modificaes no projeto. Nessa situao, no possvel acolher as modificaes propostas pelo Poder Executivo.
Concurso Pblico Aplicao: 1.o/9/2002
permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

Julgue os itens subseqentes quanto sua adequao s normas que a contabilidade pblica brasileira preceitua para a avaliao dos elementos patrimoniais.

Uma autarquia do DF contabilizou os dbitos e os crditos, bem como os ttulos de renda, pelo seu valor nominal, efetuando a Um rgo do DF registrou os bens mveis pelo valor de aquisio, depreciando-os taxa de 20% ao ano, efetuando a contrapartida A CEB, por ser uma empresa pblica, registra os bens de almoxarifado pelo preo mdio ponderado das compras. A Cmara Legislativa do DF fez que as variaes resultantes da converso dos dbitos, crditos e valores em espcie fossem
na conta de despesas com depreciao. levadas conta patrimonial. A Secretaria de Estado da Educao do DF nomeou comisso para efetuar reavaliaes dos bens imveis onde esto situadas as suas escolas. converso, quando em moeda estrangeira, taxa de cmbio vigente na data do balano.

UnB / CESPE TCDF Cargo: Analista de Controle Externo 16 / 23

Concurso Pblico Aplicao: 1.o/9/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

UnB / CESPE TCDF Cargo: Analista de Controle Externo 17 / 23

QUESTO 39

QUESTO 41

QUESTO 42

QUESTO 43

Acerca do tratamento dado pelas normas aos princpios oramentrios e receita, julgue os itens subseqentes.

Acerca de temas de execuo da lei oramentria, julgue os itens abaixo.

Julgue os itens que se seguem, relativos programao da execuo financeira e aos crditos adicionais.

Considere a seguinte situao hipottica.


Um parlamentar apresentou projeto de lei na Cmara Legislativa que adicionava um ponto percentual na alquota geral do ICMS e destinava o produto da arrecadao adicional ao financiamento de programa habitacional destinado a pessoas de baixa renda. Nessa situao, a proposio tem amparo legal, cabendo aos integrantes da Cmara Legislativa considerar o mrito da proposta, bem como a oportunidade de aumentar ainda mais a carga tributria. Considere a seguinte situao hipottica. O projeto de lei oramentria anual encaminhado por um governador Assemblia Legislativa apresenta dispositivo que autoriza o Poder Executivo a abrir crditos adicionais at o correspondente a 20% da despesa total autorizada. Nessa situao, caso a maioria dos integrantes dessa assemblia estivesse disposta a aprovar esse dispositivo, deveria fixar a reduo dos crditos adicionais para, no mximo, 10% da despesa autorizada. Uma receita cujo fato gerador tenha ocorrido em 1998 e que tenha sido lanada em 1999, arrecadada em 2000 e recolhida em 2001, de acordo com a Lei n.o 4.320/1964, pertence ao exerccio de 2000. A lei de oramento compreender todas as receitas, inclusive as de operaes de crdito, nas suas diversas modalidades: em razo de mtuo, pela emisso de ttulo ou por antecipao da receita oramentria. Aps apurada sua liquidez e sua certeza, os crditos da fazenda pblica exigveis pelo transcurso do prazo para pagamento sero inscritos como dvida ativa.

De acordo com a Lei n.o 4.320/1964, imediatamente aps Uma determinada despesa que tenha sido submetida ao
processo licitatrio em 1999, contratada e empenhada em 2000 e liquidada e paga em 2001, de acordo com a Lei n.o 4.320/1964, pertence ao exerccio de 2001. a promulgao da lei de oramento, o Poder Executivo aprovar um quadro de cotas mensais da despesa que cada unidade oramentria ficar autorizada a utilizar. Por outro lado, a LRF deu novo entendimento para a programao financeira, determinando que essa ser estabelecida por meio de cronograma de cotas trimestrais. Considerando que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) declarou recentemente que o tribunal entende os cortes oramentrios anunciados em julho de 2002 como um novo contingenciamento e que, de acordo com o presidente, foi recebida mensagem do Poder Executivo que tratava da necessidade de uma limitao de despesas na ordem de R$ 41,4 milhes para o Poder Judicirio, correto afirmar que a limitao de despesas mencionada diz respeito necessidade de limitar empenhos no caso de a realizao da receita no comportar o cumprimento das metas fiscais estabelecidas na LDO. Considere a seguinte situao hipottica. Com vistas a atender despesas insuficientemente dotadas na lei oramentria, o presidente do tribunal de justia de determinado estado encaminhou Assemblia Legislativa projeto de lei em que solicitava autorizao para a abertura de crditos suplementares ao oramento do tribunal. Em ateno s normas que disciplinam a matria, esto indicadas no projeto dotaes para cancelamento. Nessas condies, o encaminhamento feito pelo presidente do tribunal tem amparo legal. Considere a seguinte situao hipottica. Por meio de decreto, um prefeito municipal estabeleceu que crditos especiais autorizados nos ltimos quatro meses do exerccio podero ser reabertos no exerccio seguinte, nos limites de seus saldos apurados em 31 de dezembro, na hiptese de existir supervit financeiro suficiente apurado em balano patrimonial. Nessa situao, a medida tem amparo legal. Considere a seguinte situao hipottica. Um prefeito municipal encaminhou projeto de lei Cmara de Vereadores no qual solicitava autorizao para a abertura de crdito especial destinado aquisio de computadores para as escolas municipais. Para ocorrer a despesa, foi indicada a arrecadao de nova taxa, cuja criao est sendo solicitada Cmara Municipal por meio de outro projeto de lei. Apreciado preliminarmente, o projeto de lei deve, com base na legalidade, ser aprovado.

A fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial dos entes da Federao e de suas entidades da administrao direta e indireta exercida pelos rgos do Poder Legislativo com o auxlio dos tribunais de contas. Considerando especialmente as disposies da Constituio da Repblica e da Lei Orgnica do TCDF, julgue os itens a seguir.

Ao TCDF compete, na forma estabelecida no seu Regimento

Uma determinada despesa que tenha sido submetida ao


processo licitatrio em 1998, contratada e empenhada em 1999 e liquidada e paga em 2000 dever ter sido inscrita em restos a pagar em 31 de dezembro de 1999.

Considere a seguinte situao hipottica.


Em determinado municpio, a Cmara de Vereadores est apreciando projeto de lei que estabelece situaes especiais em que o empenho da despesa poder ser dispensado. Nessa situao, caso o projeto mencione apenas situaes de calamidade pblica, a matria poder ser aprovada.

Despesas que no se subordinem ao processo normal de


aplicao podero ser realizadas por meio de adiantamento. Esse mecanismo consiste na entrega de dinheiro a servidor que realizar a despesa e prestar contas, cuja documentao servir de base, posteriormente, para o empenho na dotao prpria.

Interno, julgar as contas prestadas anualmente pelo governador do DF. As contas consistiro nos balanos gerais e no relatrio do rgo central do sistema de controle interno do Poder Executivo, acerca da execuo dos oramentos fiscal, da seguridade social e de investimentos das empresas. O TCDF, no exerccio de suas competncias, fornecer apoio tcnico e assessoramento aos rgos e unidades responsveis pelo controle interno. O TCDF apreciar, para fins de registro ou reexame, os atos de admisso de pessoal, de concesso inicial de aposentadorias, reformas e penses, bem como editais de licitao e os contratos, convnios, acordos, ajustes ou outros instrumentos congneres. Diante da omisso no dever de prestar contas, da no-comprovao da aplicao dos recursos repassados pelo DF, da ocorrncia de desfalque ou desvio de dinheiro, bens ou valores pblicos, ou, ainda, da prtica de qualquer ato ilegal, ilegtimo ou antieconmico, de que resulte dano ao errio, a autoridade administrativa competente, sob pena de responsabilidade solidria, dever imediatamente adotar providncias com vistas instaurao de tomada de contas especial para apurao dos fatos, identificao dos responsveis e quantificao do dano. Quando julgar as contas irregulares, havendo dbito, o TCDF condenar o responsvel ao pagamento da dvida atualizada monetariamente, acrescida dos juros de mora devidos, podendo, ainda, aplicar-lhe a multa de at 100% do valor atualizado do dano causado ao errio, sendo o instrumento da deciso considerado ttulo executivo para fundamentar a respectiva ao de execuo.

QUESTO 44

QUESTO 40

Acerca da organizao e da classificao da despesa nas leis oramentrias, julgue os seguintes itens.

A propsito da organizao e da composio do TCDF e das prerrogativas de seus membros e tendo em conta, especialmente, as disposies da Constituio da Repblica e da Lei Orgnica desse tribunal, julgue os itens seguintes.

Corrigindo

deficincias quanto classificao funcional-programtica, a nova estrutura programtica estabelecida pela Portaria n.o 42/99 passa a ser um instrumento para a adoo do oramento-programa no Brasil. Enquanto a Lei n.o 4.320/1964 estabelece que na lei de oramento a discriminao da despesa far-se-, no mnimo, por elementos, a Portaria Interministerial n.o 163/01 dispensa a obrigatoriedade de os elementos constarem da lei oramentria. Nas leis oramentrias, a classificao institucional constituda por rgo, unidade oramentria e unidade gestora. A Lei n.o 4.320/1964 define esta ltima como o agrupamento de servios a que sero consignadas dotaes prprias. Na estrutura programtica da despesa, classificam-se como operaes especiais as operaes limitadas no tempo que concorrem para a expanso da ao governamental, enquanto as operaes de manuteno e conservao so classificadas como atividades. As leis oramentrias da Unio e do DF apresentam na estrutura programtica o subttulo. A utilizao desse instrumento de programao oramentria no obrigatria para todos os entes da Federao.

O TCDF integrado por sete conselheiros e trs auditores. Dos conselheiros do TCDF, dois sero escolhidos pelo

Considere a seguinte situao hipottica.


Certo gestor viu-se obrigado a reconhecer

compromissos aps o encerramento do exerccio correspondente. Considerando que a lei oramentria do exerccio em curso no possua dotaes para atender a essa contingncia, o gestor providenciou o encaminhamento de projeto de lei ao Poder Legislativo, solicitando a abertura de crdito adicional especial destinado a atender despesas de exerccios encerrados. Nessa situao, a providncia tomada atende s normas legais.

governador do DF, com aprovao da Cmara Legislativa, sendo um escolhido, alternadamente, entre auditores, membros do Ministrio Pblico junto ao TCDF e advogados inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), indicados em lista trplice pelo tribunal. Os auditores sero convocados para substituir conselheiros quando for necessrio para efeito de completar quorum , sempre que os titulares comunicarem, ao presidente do tribunal ou da cmara respectiva, a impossibilidade de comparecimento sesso. Considere a seguinte situao hipottica. Como se tratava de vaga deferida ao Poder Executivo, o governador do DF escolheu, com base no critrio da antiguidade, o nome de novo conselheiro oriundo do quadro de auditores do TCDF, tendo a Cmara Legislativa aprovado a escolha, apesar de existir parentesco em primeiro grau entre o escolhido e outro conselheiro. Nessa situao, a nomeao legal e, por isso, deve ser mantida. Os conselheiros do TCDF e seus auditores, estes quando em substituio a conselheiros, tero os mesmos direitos, garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens dos desembargadores do TJDFT.
Concurso Pblico Aplicao: 1.o/9/2002
permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

UnB / CESPE TCDF Cargo: Analista de Controle Externo 18 / 23

Concurso Pblico Aplicao: 1.o/9/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

UnB / CESPE TCDF Cargo: Analista de Controle Externo 19 / 23

ADMINISTRAO
QUESTO 45 QUESTO 47 QUESTO 49

MATEMTICA FINANCEIRA E ESTATSTICA


Julgue os itens seguintes, relativos a estatstica e matemtica financeira.

O principal atributo de uma organizao deve ser a harmonia, a convergncia de propsitos e a coordenao das aes, a partir de uma direo firme. Os processos de trabalho devem ser meticulosamente programados, de forma a atender as necessidades dos clientes. As pessoas devem ter atribuies claras e ser incentivadas e treinadas para desenvolver seus trabalhos conforme o previsto.
Trecho de palestra proferida por John Longdon, presidente de uma grande corporao multinacional. Academy of Management, 2000, Toronto (com adaptaes).

Com base no texto acima, julgue os itens subseqentes, acerca das imagens organizacionais desenvolvidas por Morgan.

Uma entidade estatal desempenha relevantes atividades voltadas assistncia social, mas padece de problemas generalizados de gesto: a burocracia interna torna os processos lentos e consome a maior parte dos recursos; alm disso, h imensa dificuldade de aquisio de bens e servios e de contratao de especialistas. A manuteno de instalaes e equipamentos extremamente deficiente. A entidade sofre com constantes cortes oramentrios e presses para a nomeao de indicados de polticos, cujos objetivos se distanciam da misso da instituio. Tais fatos causam interrupes e graves falhas de qualidade no atendimento ao pblico beneficirio, que depende da ao do Estado. Diante de tal quadro, foi constitudo um grupo de trabalho incumbido de dar uma soluo institucional para o caso em questo. Nessa situao hipottica, conforme os princpios da nova gesto pblica contempornea, o grupo de trabalho deveria

Por Estatstica Descritiva entende-se um conjunto de ferramentas, tais como grficos e tabelas, cujo objetivo apresentar, de forma Quando aplicada em uma populao de pessoas formada pelo mesmo nmero de homens e de mulheres, uma amostra aleatria Se
simples tambm apresenta o mesmo nmero de homens e de mulheres. representa um conjunto de alturas, medidas em metros, ento a varincia dessas alturas medida em metros quadrados. Para obter-se uma medida de disperso na mesma unidade de medida das alturas originais, usual considerar ento o desvio-padro. Quando um investidor divide, em partes iguais, o prprio capital em trs empreendimentos, em que cada um distribui rendimentos de acordo com a regra de sociedade, o rendimento total do investidor igual mdia aritmtica dos rendimentos dos trs empreendimentos considerados. Uma taxa de desconto racional composto de 20% ao ano equivalente a uma taxa de desconto comercial composto de 25% ao ano.
QUESTO 50

resumida, um conjunto de observaes.

Trata-se de uma viso mecanicista, porque supe que a


organizao um conjunto de unidades ou processos e pode ser satisfatoriamente planejada e controlada. Trata-se de uma viso orgnica, porque supe que os rgos internos devem funcionar de forma integrada. Trata-se de uma viso hologrfica, porque supe que as diversas partes devem possuir uma viso integrada do todo e buscar o aprendizado de circuito duplo. luz da viso da complexidade, correto inferir que a organizao possui um modelo de gesto voltado permanente transformao organizacional. luz da viso autopoitica, correto inferir que a organizao concebida por Morgan no auto-referenciada.

Durante a recente desvalorizao do real, foi reportado na imprensa que alguns exportadores estariam retardando as vendas com o intuito de especular com a cotao do dlar. Considerando o grfico ao lado, que compara as exportaes de soja nos seis primeiros meses de 2001 e de 2002, julgue os itens a seguir.

Mdia diria de exportao da soja nos primeiros meses de 2002 em comparao com 2001
em US$ milhes

extinguir a entidade e dar uma contribuio em dinheiro para


que seus beneficirios adquirissem servios correspondentes no mercado. privatizar a entidade, que continuaria a prestar os servios comunidade mediante a cobrana ao Estado em bases per capita. extinguir a entidade e fomentar, mediante qualificao especial, entidades congneres no mbito do terceiro setor, na qualidade de entes de cooperao, para que assumissem a carteira de benefcios e seus respectivos beneficirios. promover a troca de dirigentes e dar garantias de recursos, mediante, por exemplo, contribuies vinculadas. extinguir a entidade e esclarecer populao que os impactos na reduo da despesa implicaro reduo de impostos, aumento do nvel de emprego e renda e, portanto, menor necessidade dos servios anteriormente prestados. Um estado-membro da federao criou uma agncia para a regulao de servios pblicos. Tal entidade possui prerrogativas de gesto diferenciadas: mandato de dirigentes e flexibilidade para a contratao de pessoas e a aquisio de bens, servios e obras. Essa agncia firmou um contrato de gesto com sua secretaria supervisora, por meio do qual se estabeleceram as aes a serem desenvolvidas pela agncia. Considerando essa situao hipottica, julgue os itens subseqentes.

34,3 2002 29,7

2001

As exportaes de soja, em US$, no ms de abril de 2001 foram 19,8%


superiores s mesmas exportaes no ms de abril de 2002.

25,2 21,0 20,2

Considerando o valor total dos meses de maio e junho de 2002, as


exportaes de soja caram entre 38% e 42% em comparao com o mesmo perodo de 2001.
15,6 12,4 8,9 8,6 6,8
jan fev mar abr mai jun reduo (%) -30,6 -23,6 -30,8 -19,8 -41,4

17,4

Durante os dois primeiros meses de 2001, a mdia diria de exportaes


de soja foi de US$ 10,65 milhes.

QUESTO 46

O desvio-padro da mdia diria de exportaes de soja, em US$, para


os seis primeiros meses de 2001 foi maior que o correspondente desviopadro, em US$, para os seis primeiros meses de 2002.

10,8

Com relao reforma do Estado contemporneo e evoluo da discusso a respeito desse tema, julgue os itens abaixo.

QUESTO 48

Trata-se de um movimento localizado no eixo angloamericano, a partir do qual a reduo do tamanho do Estado foi imposta aos pases em desenvolvimento pelos principais organismos multilaterais de crdito. O new public management um campo de discusses profissionais e acadmicas sobre prticas inovadoras de gesto pblica, a partir das recentes transformaes no perfil e na forma de atuao de Estados contemporneos. O princpio da transparncia tem sido crescentemente considerado to importante quanto o princpio da eficincia, inicialmente privilegiado nas iniciativas de reforma. O fortalecimento da burocracia executiva tem sido, com mais nfase nos pases em desenvolvimento, crescentemente considerado um importante elemento dos processos de reforma, essencial promoo da governana em regimes democrticos. O conceito de governana progressiva baseia-se na consolidao de um papel orquestrador do Estado, em face do fortalecimento dos mercados e do terceiro setor.

A mdia diria de exportaes de soja para os primeiros seis meses de


2002 foi inferior a US$ 17 milhes.
RASCUNHO

-38,8

A criao da agncia estadual desnecessria, porque a


regulao de servios pblicos uma competncia constitucional federal. A criao da agncia desnecessria, porque a regulao de servios no requer prerrogativas diferenciadas de gesto. A firmatura de contrato de gesto necessria, porque as prerrogativas de gesto diferenciadas devem ser controladas de forma diferenciada. O contrato de gesto deve estabelecer compromissos com resultados de eficincia, de eficcia e de efetividade, no apenas com aes. A flexibilidade para a contratao de pessoas e a aquisio de bens, servios e obras deve ser estendida a todos os rgos e entidades da administrao pblica, de forma padronizada.
Concurso Pblico Aplicao: 1.o/9/2002
permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

UnB / CESPE TCDF Cargo: Analista de Controle Externo 20 / 23

UnB / CESPE TCDF Cargo: Analista de Controle Externo 21 / 23

Concurso Pblico Aplicao: 1.o/9/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

QUESTO 51

RASCUNHO

QUESTO 52

RASCUNHO

Relatrio analtico acerca das contas Relatrio analtico acerca das contas do GDF no exerccio 2000 do GDF no exerccio 2000 dvida fundada cronograma de pagamento 2001/2005 administrao direta, autrquica e fundacional item populao do DF (1.000 habitantes) populao da RE (1.000 habitantes) consumo de energia eltrica do DF (GWh) 1996 1.800 1.000 2.972 2000 2.000 1.200 3.782
interna dvida especificao amortizaes juros e encargos subtotal amortizaes externa 2001 100.896 88.112 189.008 11.140 8.776 19.916 208.924 2002 91.025 76.413 167.438 11.140 8.116 19.256 186.694 2003 35.651 68.909 104.560 11.140 7.457 18.597 123.157 2004 36.269 65.491 101.760 11.140 6.797 17.937 2005 total 36.925 300.766 61.916 360.841 98.841 661.607 11.140 6.137 17.277 55.700 37.283 92.983

A tabela acima, com pequenas adaptaes, foi extrada de um relatrio elaborado pelo TCDF e descreve as populaes, em milhares de habitantes, do DF e da regio do entorno (RE), assim como o consumo total de energia eltrica (em GWh), para o DF, nos anos de 1996 e 2000. Nesse relatrio, tambm reportada a previso da Companhia do Desenvolvimento do Planalto Central (CODEPLAN), segundo a qual o DF atingir 3 milhes de habitantes no ano 2020. Com base nessas informaes, julgue os itens que se seguem.

juros e encargos subtotal total

119.697 116.118 754.590

Secretaria de Fazenda e Planejamento GDF.

A tabela acima descreve o cronograma de pagamentos da dvida fundada da administrao direta, autrquica e fundacional do DF para os anos 2001/2005, em milhares de reais. Com base nesses dados, julgue os seguintes itens.

De 2001 a 2005, a mdia anual de pagamentos totais da dvida Segundo a CODEPLAN, a populao do DF dever crescer
50% entre 2000 e 2020, o que corresponde a uma taxa de crescimento de 2,5% ao ano. fundada da administrao direta, autrquica e fundacional do DF ser superior a R$ 150 milhes.

A mediana dos pagamentos anuais totais da dvida fundada da


administrao direta, autrquica e fundacional do DF de 2001 a 2005 ser superior a R$ 130 milhes.

O consumo per capita de energia eltrica no DF aumentou


mais de 10% entre 1996 e 2000.

Mantendo-se o consumo de energia eltrica per capita do ano


2000 no DF, e confirmando-se a previso populacional da CODEPLAN para 2020, o consumo total de energia eltrica no DF dever ultrapassar 5.670 GWh em 2020.

O desvio-padro das despesas referentes amortizao da dvida


externa, durante os cinco anos considerados, ser igual a R$ 55.700.000,00.

Considerando-se uma taxa de desconto composta de 5% ao ano, o


valor atual, em 2001, da amortizao da dvida externa seria, em milhares de reais, superior a .

Caso, em 1996, o consumo per capita de energia eltrica na


RE fosse 30% inferior ao verificado no DF, e este consumo per capita tivesse sofrido um crescimento de 25% entre 1996 e 2000, ento o consumo de energia eltrica na RE em 2000 seria superior a 1.700 GWh.

Considerando que, para os pagamentos referentes dvida externa


durante os anos de 2001 e 2002, no tenha sido contratada nova dvida externa e que os pagamentos com juros e encargos correspondam exclusivamente a juros sobre o saldo da dvida, sendo que a taxa de juros foi a mesma para os dois anos, ento, correto afirmar que a taxa de juros sobre o saldo da dvida externa para esses dois anos foi inferior a 10% ao ano.

Se, a cada quatro anos a partir do ano 2000, a populao do


DF crescer 10% e a da RE crescer 20%, a RE passar a ser mais populosa que o DF em um perodo de doze anos.

UnB / CESPE TCDF Cargo: Analista de Controle Externo 22 / 23

Concurso Pblico Aplicao: 1.o/9/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

UnB / CESPE TCDF Cargo: Analista de Controle Externo 23 / 23

Concurso Pblico Aplicao: 1.o/9/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

Potrebbero piacerti anche