Sei sulla pagina 1di 19

Data: 24/11/2010 s 14:44 De:: Lus Carlos Figueiredo .luis.carlos.figueiredo@figueiredo-br.com Para: Direito UNIMEP 2009 a 2013 Turma A direito.unimep@direitounimep2009a2013turma-a.

com Assunto: A 21 80 Questes da OAB / SP www.direitounimep2009a2013turma-a.com

Segue abaixo, a valiosa colaborao do Murilo Salla, nosso estimado colega de classe.
Boa tarde Luis. Favor trocar o arquivo do site por este. Tive que fazer uma reviso, pois havia 02 provas da OAB Minas Gerais ... ja fiz a troca pela OAB So Paulo. Atenciosamente. Murilo. Ateno: Aps uma reviso notamos que o arquivo A 20 - 80 Questes da OAB, que o Murilo, enviou, em 12/11, contm algumas questes da OAB de MG, portanto estou postando este novo artigo com alteraes de algumas questes. Atenciosamente, Lus Carlos Figueiredo

OAB-BR 2010.2 (FGV - Set/10) Estatuto da OAB/Cdigo de tica 81 Questo: Renato, advogado em incio de carreira, contactado para defender os interesses de Rodrigo que est detido em cadeia pblica. Dirige-se ao local onde seu cliente est retido e busca informaes sobre sua situao, recebendo como resposta do servidor pblico que estava de planto que os autos do inqurito estariam conclusos com a autoridade policial e, por isso, indisponveis para consulta e que deveria o advogado retornar quando a autoridade tivesse liberado os autos para realizao de diligncias. luz das normas aplicveis, d) o acesso aos autos de inqurito policial direito do advogado, mesmo sem procurao ou conclusos autoridade policial.

82 Questo: Mauro, advogado com larga experincia prossional, resolve contratar com emissora de televiso, um novo programa, includo na grade normal de horrios da empresa, cujo titulo o Advogado na TV, com o to de proporcionar informaes sobre a

carreira, os seus percalos, suas angstias, alegrias e comprovar a possibilidade de sucesso prossional. No curso do programa, inclui referncia s causas ganhas, bem como quelas ainda em curso e que podem ter repercusso no meio jurdico, todas essas vinculadas ao seu escritrio de advocacia. Consoante as normas aplicveis, correto armar que: c) o advogado, no caso, deveria se limitar ao aspecto educacional e instrutivo da atividade prossional.

83 Questo: Fbio, advogado com mais de dez anos de efetiva atividade, obtm a indicao da OAB para concorrer pelo quinto constitucional vaga reservada no mbito de Tribunal de Justia. No curso do processo tambm obtm a indicao do Tribunal e vem a ser nomeado pelo Governador do Estado, ingressando nos quadros do Poder Judicirio. Diante disso, luz das normas estatutrias ocorrer: a) o cancelamento da inscrio como advogado.

84 Questo: Joo Vtor e Ana Beatriz, ambos advogados, contraem npcias, mantendo o estado de casados por longos anos. Paralelamente, tambm mantm sociedade em escritrio de advocacia. Por motivos vrios, passam a ter seguidas altercaes, com acusaes mtuas de descumprimento dos deveres conjugais. Ana Beatriz, revoltada com as acusaes desfechadas por Joo Vtor, requer que a OAB promova sesso de desagravo, uma vez que sua honra foi atingida por seu marido, em discusses conjugais. luz das normas estatutrias, a) nenhum ato poder ser realizado pela OAB, tendo em vista que as ofensas no ocorreram no exerccio da prosso de advogado.

85 Questo: Francisco, advogado, dirige-se, com seu cliente, para participar de audincia em questo cvel, designada para a colheita de provas e depoimento pessoal. O ato fora designado para iniciar s 13 horas. Como de praxe, adentraram o recinto forense com meia hora de antecedncia, sendo comunicados pelo Ocial de Justia que a pauta de audincias continha dez eventos e que a primeira havia iniciado s dez horas, j caracterizado um atraso de uma hora, desde a audincia inaugural. A autoridade judicial encontrava-se presente no foro desde as nove horas da manh, para despachos em geral, tendo iniciado a primeira audincia no horrio aprazado. Aps duas horas de atraso, Francisco informou, por escrito, ao Chefe do Cartrio Judicial, que, diante do ocorrido, ele e seu cliente estariam se retirando do recinto. Diante do narrado, luz das normas estatutrias c) o atraso que justica a retirada do advogado est condicionado ausncia da autoridade judicial no evento.

86 Questo: Dentre as sanes cabveis no processo disciplinar realizado pela OAB no

concernente aos advogados esto a censura, a suspenso, a excluso e a multa. Dentre as circunstncias atenuantes para a aplicao do ato sancionatrio, encontrase, consoante o Estatuto, a) exerccio assduo e prociente em mandato realizado na OAB.

87 Questo: Eduardo, advogado, contratado para defender os interesses de Otvio, prspero fazendeiro, em diversas aes, de natureza civil, empresarial, criminal, bem como em processos administrativos que tramitam em numerosos rgos pblicos. Antes de realizar os atos prprios da prosso, apresenta ao cliente os termos de contrato de honorrios, que divide em valores xos, acrescidos dos decorrentes da eventual sucumbncia existente nos processos judiciais. luz das normas aplicveis, c) os honorrios de sucumbncia podem, ao alvedrio das partes, sofrer desconto dos honorrios pactuados contratualmente.

88 Questo: Caio, advogado, inscrito na OAB-SP, aps aprovao em concorrido Exame de Ordem, atua em diversos ramos do Direito. Um dos seus clientes possui causa em curso perante a Comarca de Tombos/MG, tendo o prossional comparecido sede do Juzo para praticar ato em prol do seu constituinte. Estando no local, foi surpreendido por designao do Juiz Titular da Comarca para representar Tcio, pessoa de parcos recursos nanceiros, diante da ausncia de Defensor Pblico designado para prestar servios no local, por falta de efetivo suciente de prossionais. No tendo argumentos para recusar o encargo, Caio participou do ato. Diante desse quadro c) a recusa nesses casos poder ocorrer, com justo motivo.

89 Questo: Michel, Philippe e Lgia, bacharis em Direito recm-formados e colegas de bancos universitrios, comprometem-se a empreender a atividade advocatcia de forma conjunta logo aps a aprovao no Exame de Ordem. Para gudio dos bacharis, todos so aprovados no certame e obtm sua inscrio no Quadro de Advogados da OAB. Assim, alugam sala compatvel em local prximo ao prdio do Frum do municpio onde pretendem exercer sua nobre funo. De incio, as causas so individuais, por indicao de amigos e parentes. Logo, no entanto, diante do sucesso prossional alcanado, so contactados por sociedades empresrias ansiosas pela prestao de servios prossionais advocatcios de qualidade. Uma exigncia, no entanto, realizada: a prestao deve ocorrer por meio de sociedade de advogados. No concernente ao tema, luz das normas aplicveis c) o registro da sociedade de advogados realizado no Conselho Seccional da OAB onde a mesma mantiver sede.

90 Questo: Joel experiente advogado, inscrito h muitos anos nos quadros da OAB. Em

atividade prossional, comparece sesso de tribunal com o to de sustentar, oralmente, recurso apresentado em prol de determinado cliente. Iniciada a sesso de julgamento, aps a leitura do relatrio, pelo magistrado designado para tal funo no processo, dirige-se tribuna e, regularmente, apresenta sua defesa oral. No curso do julgamento h meno, pelo Relator de data e s. constantes dos autos processuais que se revelam incorretas. No concernente ao tema, luz das normas estatutrias, o advogado b) poder usar a palavra, pela ordem, para esclarecer questo de fato, que inuencie o julgamento.

OAB-BR 2010.1 (CESPE - UnB - Jun/10) Estatuto da OAB/Cdigo de tica 1 Questo: Jlio e Lauro constituram o mesmo advogado para, juntos, ajuizarem ao de interesse comum. No curso do processo, sobrevieram conflitos de interesse entre os constituintes, tendo Jlio deixado de concordar com Lauro com relao aos pedidos. Nessa situao hipottica, deve o advogado a) optar, com prudncia e discernimento, por um dos mandatos, e renunciar ao outro, resguardando o sigilo profissional.

2 Questo: Mrio, advogado regularmente inscrito na OAB, foi condenado pela prtica de crime hediondo e, aps a sentena penal transitada em julgado, respondeu a processo disciplinar, tendo sofrido, como consequncia, penalidade de excluso da Ordem. Considerando a situao hipottica apresentada e o Estatuto da Advocacia e da OAB, assinale a opo correta.

d)

Supondo-se que o processo disciplinar tenha ficado paralisado por mais de trs anos, aguardando o julgamento, a pretenso punibilidade de Mrio estaria prescrita e ele no poderia ser excludo da Ordem.

3 Questo: De acordo com o Estatuto da Advocacia e da OAB, tem efeito suspensivo recurso contra a) deciso no unnime proferida por conselho seccional.

4 Questo: Assinale a opo correta de acordo com as disposies do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB. a) O compromisso que o requerente inscrio nos quadros da OAB deve fazer perante o conselho seccional, a diretoria ou o conselho da subseo indelegvel, haja vista sua natureza solene e personalssima.

5 Questo: Acerca das infraes e sanes disciplinares, assinale a opo correta. b) Cometer infrao disciplinar o advogado que receber dinheiro de cliente para pagar parcelas de financiamento e proceder, sem autorizao, compensao com honorrios que ele alegue devidos.

6 Questo: Assinale a opo correta acerca da situao do advogado como empregado, de acordo com as disposies do Estatuto da Advocacia e da OAB. a) O advogado empregado no est obrigado prestao de servios profissionais de interesse pessoal, fora da relao de emprego.

7 Questo: Referentemente cobrana de honorrios advocatcios, assinale a opo correta. d) A deciso judicial que arbitrar honorrios e o contrato escrito que o estipular so ttulos executivos e constituem crdito privilegiado na falncia e na liquidao extrajudicial, entre outras situaes.

8 Questo: Prescinde-se de constituio de advogado regularmente inscrito na OAB para o ajuizamento de ao na 1. instncia da justia do trabalho, ao, no valor de at vinte salrios mnimos, no juizado especial cvel,

a)

e habeas corpus.

9 Questo: Em obedincia ao que dispe o Estatuto da Advocacia e da OAB, o advogado que, por motivos pessoais, no mais deseje continuar patrocinando determinada causa deve c) comunicar ao cliente a renncia ao mandato e funcionar no processo nos dez dias subsequentes, caso outro advogado no se habilite antes.

10 Questo: Ao conselho da subseo compete d) receber pedido de inscrio nos quadros de advogado e estagirio, instruindo e emitindo parecer prvio, para deciso do conselho seccional.

OAB-BR 2009.3 (CESPE - UnB - Jan/10) Estatuto da OAB/Cdigo de tica 1 Questo: Compete ao presidente do Conselho Federal da OAB a) aplicar penas disciplinares, no caso de infrao cometida no mbito do Conselho Federal.

2 Questo: Clio, advogado regularmente inscrito na OAB/SC, tem escritrio prprio de advocacia em Florianpolis, onde atua na rea trabalhista e na do direito do consumidor. No ano de 2006, atuou excepcionalmente como advogado em quatro aes de indenizao perante o TJDFT. Em 2007, ajuizou quinze aes em face da mesma empresa perante o TRT, em Braslia - DF, e, em 2008, atuou como advogado constitudo em mais de dez causas. Na situao hipottica apresentada, Clio, de acordo com o Regulamento Geral do Estatuto da OAB, b) est obrigado, desde 2007, inscrio suplementar na Seccional da OAB/DF.

3 Questo: Assinale a opo correta acerca das caixas de assistncia dos advogados. c) A coordenao nacional das caixas de assistncia o rgo de assessoramento do Conselho Federal da OAB para a poltica nacional de assistncia e seguridade dos advogados.

4 Questo: No que se refere s eleies na OAB, assinale a opo correta. d) Para integrar uma chapa, o advogado dever exercer efetivamente advocacia h mais de cinco anos, excludo o perodo de estagirio.

5 Questo: A punio disciplinar dos advogados compete ao a) conselho seccional do estado onde a infrao for cometida, ainda que no seja o local onde o advogado tenha a inscrio principal ou suplementar, desde que a infrao no seja praticada perante o Conselho Federal.

6 Questo: Assinale a opo correta acerca do processo disciplinar a que se sujeitam os advogados inscritos na OAB. c) possvel a reviso do processo disciplinar caso haja erro de julgamento ou condenao baseada em falsa prova.

7 Questo: Considerando o disposto no Estatuto da Advocacia e da OAB e no Cdigo de tica e Disciplina da OAB, assinale a opo correta. a) A lei prev, expressamente, o termo prescricional para a ao de prestao de contas pelas quantias que o advogado recebe de seu cliente ou de terceiros por conta deste.

8 Questo: Considere que Salvador, advogado regularmente inscrito na OAB, tenha sido eleito deputado estadual e tomado posse. Considere, ainda, que, durante o mandato parlamentar, Salvador tenha sido constitudo por Manoel e ingressado em juzo com uma ao trabalhista contra a empresa privada XYZ. Nessa situao, de acordo com o Estatuto da Advocacia e da OAB, o ato processual praticado por Salvador considerado d) plenamente vlido.

9 Questo: Assinale a opo correta de acordo com o Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB. b) Considera-se efetivo exerccio da atividade de advocacia a participao anual mnima em cinco atos privativos da profisso de advogado, em causas ou questes distintas.

10 Questo: Assinale a opo correta de acordo com o Estatuto da Advocacia e da OAB. c) Na situao em que advogados se renam em sociedade civil, devem as procuraes ser outorgadas individualmente a cada causdico, com a indicao da sociedade de que faam parte.

OAB-BR 2009.2 (CESPE - UnB - Set/09) Estatuto da OAB/Cdigo de tica 1 Questo: Com relao a infraes cometidas por advogados e s sanes disciplinares a eles aplicadas, assinale a opo correta. b) So consideradas condutas incompatveis com a advocacia a prtica reiterada de jogo de azar no autorizado por lei e a embriaguez habitual sem justo motivo.

2 Questo: No que concerne capacidade postulatria do advogado, assinale a opo correta. a) Em caso de urgncia, pode o advogado postular em juzo sem procurao, devendo apresent-la no prazo de quinze dias.

3 Questo: Acerca do exerccio da advocacia, assinale a opo correta.

b)

Ao estagirio devidamente inscrito na OAB permitido praticar os atos privativos de advogado, desde que em conjunto com o advogado e sob sua responsabilidade, podendo assinar isoladamente petio de juntada de documentos.

4 Questo: No que se refere aos direitos e deveres do advogado, assinale a opo correta. d) O advogado pode ter vista, mesmo sem procurao, de qualquer processo, administrativo ou judicial, que no esteja sujeito a sigilo, podendo copi-lo e anotar o que bem entender.

5 Questo: Assinale a opo correta acerca da inscrio do advogado nos quadros da OAB. c) Promotor de justia aposentado pode solicitar inscrio nos quadros da OAB como advogado.

6 Questo: Em cada uma das opes a seguir, apresentada uma situao hipottica seguida de uma assertiva a ser julgada. Assinale a opo que apresenta assertiva correta com relao inscrio do advogado na OAB. a) Jos, advogado, tem sua inscrio principal na OAB/DF e tambm atua na comarca de Luzinia- GO, onde advoga para uma empresa, assumindo mais de seis causas por ano nessa comarca. Nessa situao, Jos deve requerer sua inscrio suplementar na OAB/GO.

7 Questo: A respeito das sociedades de advogado, assinale a opo correta. d) A sociedade de advogados s adquire personalidade jurdica aps o registro na seccional da OAB em cuja base territorial estiver situada a sede da sociedade.

8 Questo: Com relao ao advogado empregado, assinale a opo correta. d) Considere que Daniel, advogado empregado do banco Z, tenha sido chamado sala do diretor-presidente e l recebido ordem para fazer contestao do processo de separao desse diretor-presidente. Nessa situao, Daniel no est obrigado a prestar seus servios profissionais, visto que a causa de interesse

pessoal do diretor-presidente, sem relao com o contrato de trabalho. 9 Questo: Antnio, advogado que nunca fora punido disciplinarmente, est respondendo, na OAB, a processo disciplinar sob a acusao de violao de sigilo profissional. Nessa situao hipottica, se for condenado, Antnio dever ser punido com a pena de a) censura.

10 Questo: O Cdigo de tica e Disciplina da OAB no admite que o advogado b) condicione, ao trmino da causa, a devoluo dos documentos do cliente mediante o pagamento dos honorrios devidos.

OAB-BR 2009.1 (CESPE - UnB - Mai/09) Estatuto da OAB/Cdigo de tica 1 Questo: Acerca da advocacia, assinale a opo incorreta. c) O advogado indispensvel administrao da justia, razo pela qual qualquer postulao perante rgos do Poder Judicirio atividade privativa de advogado, sem exceo.

2 Questo: Acerca do exerccio da advocacia, assinale a opo correta. b) O advogado responsvel pelos atos que, no exerccio profissional, praticar com dolo ou culpa, respondendo ilimitadamente pelos danos causados aos clientes em decorrncia da ao ou omisso.

3 Questo: Manuel foi constitudo advogado para patrocinar os interesses de Lcio em uma ao de divrcio litigioso. Durante o trmite processual, surgiu a acusao de que Lcio seria bgamo, tendo sido instaurada ao penal para apurar o referido crime. Considerando a situao hipottica apresentada, assinale a opo correta de acordo com o Estatuto da OAB. b) Manuel tem o direito de recusar-se a depor como testemunha, caso tenha tomado cincia dos fatos em razo do exerccio profissional.

4 Questo: Assinale a opo correta com relao aos honorrios advocatcios. a) Os honorrios sucumbenciais so devidos ao advogado pela parte perdedora da ao, podendo o causdico, inclusive, promover a execuo ou cumprimento da sentena, conforme o caso, nos prprios autos da causa em que atuou.

5 Questo: No que concerne sociedade de advogados, assinale a opo correta. a) Nenhum advogado pode integrar mais de uma sociedade de advogados, com sede ou filial na mesma rea territorial do respectivo Conselho Seccional.

6 Questo: De acordo com o Estatuto da Advocacia e da OAB, o advogado deve apresentar procurao para b) ingressar livremente em qualquer assembleia ou reunio de que participe o seu cliente.

7 Questo: Acerca do processo disciplinar regulamentado no Cdigo de tica e Disciplina da OAB, assinale a opo correta. d) O interessado e o representado devero incumbir-se do comparecimento das respectivas testemunhas, a no ser que prefiram intimaes pessoais, o que dever ser requerido na representao e na defesa prvia.

8 Questo: Acerca dos direitos do advogado previstos no Estatuto da OAB, julgue os seguintes

itens. I- O advogado pode retirar-se, aps trinta minutos do horrio designado, independentemente de qualquer comunicao formal, do recinto onde esteja aguardando prego para ato judicial e ao qual ainda no tenha comparecido a autoridade que deva presidir a sesso. II- O advogado preso em flagrante delito de crime inafianvel tem o direito presena de representante da OAB para lavratura do respectivo auto, sob pena de a priso ser considerada nula. III- direito do advogado ver respeitada a inviolabilidade de seu escritrio e residncia, bem como de seus arquivos, correspondncia e comunicaes, salvo em caso de busca e apreenso determinadas por magistrado e acompanhadas de representante da OAB. A quantidade de itens certos igual a a) 0.

9 Questo: Mrio, advogado, foi contratado por Tlio para patrocinar sua defesa em uma ao trabalhista. O pagamento dos honorrios advocatcios ocorreu na data da assinatura do contrato de prestao de servios. No dia da audincia, Mrio no compareceu nem justificou sua ausncia e, desde ento, recusa-se a atender e retornar as ligaes de Tlio. Com relao a essa situao hipottica, assinale a opo correta. c) A conduta de Mrio caracteriza infrao disciplinar punvel com suspenso, o que acarreta ao infrator a interdio do exerccio profissional em todo o territrio nacional, pelo prazo de trinta dias a doze meses.

10 Questo: Acerca das infraes e sanes disciplinares, segundo o Estatuto da OAB, assinale a opo correta. a) A multa, varivel entre o mnimo correspondente ao valor de uma anuidade e o mximo de seu dcuplo, aplicvel cumulativamente com a censura ou suspenso, em caso de circunstncias agravantes.

OAB-SP 2008.3 (CESPE - UnB - Jan/09) Regulamento Geral, Cdigo de tica e Estatuto da OAB 91 Questo: O advogado Jairo, com o objetivo de oferecer servios jurdicos para captar causas ou clientes, criou um stio profissional na Internet, no qual incluiu dados com referncias a valores dos servios profissionais, tabelas e formas de pagamento. Em seguida, contratou uma empresa de publicidade para confeccionar adesivos com os dizeres sem advogado no se faz justia e a indicao de seu nmero de telefone. Jairo, que advoga h 40 anos, profissional renomado na rea de direitos humanos. Em maro de 2008, recebeu de um conselho seccional da OAB a comenda Medalha Rui Barbosa. O presidente desse conselho tambm o homenageou, atribuindo ao novo prdio da sede do conselho o nome de Jairo. Considerando a situao hipottica apresentada, assinale a opo correta no que se refere legislao da OAB. a) A Medalha Rui Barbosa a comenda mxima conferida s grandes personalidades da advocacia brasileira pelo Conselho Federal da OAB e no pelos conselhos seccionais.

92 Questo: Ministro aposentado do STJ props, na qualidade de parte e advogado, ao de cobrana contra Maria das Graas. Em 19/9/2008, Maria das Graas, procuradora do estado do Rio de Janeiro, foi citada por intermdio de oficial de justia para apresentar contestao. O advogado de Maria das Graas, Joo das Neves, defensor pblico aposentado e pretende candidatar-se ao cargo de presidente de seccional da OAB. Considerando a situao hipottica apresentada, assinale a opo correta referente legislao da OAB. c) Joo das Neves, como ex-integrante da advocacia pblica, elegvel e pode integrar qualquer rgo da OAB.

93 Questo: Assinale a opo correta relativamente ao Regulamento Geral do Estatuto da OAB. b) Suponha que Bernardo tenha sido agraciado com a medalha Rui Barbosa em agosto de 2005. Nessa situao, a partir dessa data, Bernardo poder participar das sesses do Conselho Pleno, com direito a voz.

94 Questo: Quanto incompatibilidade e ao impedimento do advogado, assinale a opo correta. c) Servidor da justia do trabalho no possui capacidade postulatria, por exercer funo incompatvel com a advocacia.

95 Questo: Assinale a opo correta a respeito dos fins e da organizao da OAB. a) A competncia para processar e julgar aes do interesse ativo ou passivo da OAB da justia federal.

96 Questo: Assinale a opo correta em relao ao processo disciplinar na OAB. b) Os prazos ficam suspensos durante os recessos do Conselho, reiniciando-se sua contagem no primeiro dia til seguinte ao seu trmino.

97 Questo: Ainda no que tange ao processo disciplinar, assinale a opo correta. d) O processo disciplinar na OAB tramita em sigilo at o seu trmino, contudo tero acesso s informaes dos autos as partes, seus defensores e a autoridade judiciria competente.

98 Questo: Assinale a opo correta relativamente ao Estatuto da Advocacia e da OAB.

a)

A aplicao da sano disciplinar de excluso a um advogado necessita da manifestao favorvel de dois teros dos membros do conselho seccional competente.

99 Questo: Com relao s subsees da OAB, assinale a opo correta. b) Subseo com 300 advogados efetivamente domiciliados na sua base territorial poder instituir conselho, cujo nmero de membros e cuja competncia sero fixados pelo conselho seccional.

100 Questo: Assinale a opo correta de acordo com o Regulamento Geral da OAB. c) Delegado da polcia federal legitimado para requerer desagravo pblico, a ser promovido pelo conselho seccional, em favor de advogado, inscrito na OAB, que tenha sido ofendido em razo do exerccio profissional.

OAB-SP 2008.2 (CESPE - UnB - Set/08) Estatuto da OAB/Cdigo de tica 91 Questo: Em cada uma das opes a seguir, apresentada uma situao hipottica relacionada Lei n. 8.906/1994 Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) , seguida de uma assertiva a ser julgada. Assinale a opo que apresenta a assertiva correta. a) Adelaide constituiu uma associao e pretende levar o ato de constituio a rgo competente. Nessa situao, para que o ato seja registrado, ele ter, obrigatoriamente, de estar assinado por advogado.

92 Questo: Assinale a opo correta acerca da atividade da advocacia prevista no Estatuto da Advocacia e da OAB. b) Alegao final apresentada em audincia por advogado suspenso do exerccio profissional considerada ato nulo.

93 Questo: Joo Braz e Antnio Geraldo so advogados inscritos na Seccional de So Paulo. Em janeiro de 2002, eles tornaram-se scios de um escritrio de advocacia, que foi registrado na Seccional da OAB de So Paulo com o nome Antnio Geraldo Advogados Associados. Aps seis anos de trabalho como scio de Joo Braz, Antnio Geraldo faleceu. Considerando a situao hipottica apresentada, assinale a opo correta no que se refere sociedade de advogados.

d)

Aps a morte de Antnio Geraldo, o escritrio poder permanecer com o mesmo nome, se houver previso dessa possibilidade no ato constitutivo da sociedade.

94 Questo: Assinale a opo correta em relao ao Estatuto da Advocacia e da OAB. a) A tabela de honorrios advocatcios fixada pelo Conselho Seccional e tem validade em todo o territrio do respectivo estado da Federao.

95 Questo: Segundo as disposies do Cdigo de tica e Disciplina da OAB, o advogado inscrito na OAB h vinte anos, ao fixar seus honorrios advocatcios, deve observar d) sua competncia profissional e seu renome.

96 Questo: Assinale a opo correta acerca do Conselho Federal da OAB. a) O rgo Especial do Conselho Pleno do Conselho Federal da OAB presidido pelo seu vice-presidente.

97 Questo: Assinale a opo correta acerca das disposies do Conselho Federal, previstas no Regulamento Geral da OAB. b) Primeira Cmara compete decidir o recurso de advogado impedido do exerccio da advocacia.

98 Questo: Assinale a opo correta com relao s subsees da OAB. c) As subsees so rgos da OAB vinculados ao respectivo Conselho Seccional, que fixa a sua competncia territorial.

99 Questo: No que diz respeito s eleies na OAB, assinale a opo correta. d) Advogado inscrito na OAB e com trs anos de exerccio de advocacia no pode

integrar chapa para concorrer a cargo eletivo no Conselho Seccional. 100 Questo: Assinale a opo correta acerca da competncia do Tribunal de tica e Disciplina da OAB. a) Cabe ao Tribunal de tica e Disciplina a promoo, junto aos cursos de direito, de discusses relativas tica profissional, com o objetivo de formao da conscincia dos futuros profissionais.

OAB-SP 2008.1 (CESPE - UnB - Mai/08) Estatuto da OAB/Cdigo de tica 91 Questo: Assinale a opo correta quanto sociedade de advogados. a) A sociedade de advogados que incluir no seu quadro de scios bacharel em direito sem inscrio na OAB no obter o registro no Conselho Seccional da OAB.

92 Questo: No que se refere ao sigilo profissional e s relaes com o cliente previstos no Cdigo de tica e Disciplina da OAB, assinale a opo correta. c) Caso um advogado receba um mandado de intimao para prestar depoimento em processo judicial no qual tenha atuado como procurador, ele poder recusar-

se a depor, dado o dever de guardar sigilo sobre fatos relativos ao seu ofcio. 93 Questo: Assinale a opo correta com relao ao Cdigo de tica e Disciplina da OAB. d) Um advogado regularmente inscrito na OAB pode anunciar seus servios profissionais indicando, juntamente com seu nome e nmero de inscrio na OAB, os ttulos de mestrado e doutorado conferidos por instituio de ensino superior reconhecida.

94 Questo: Assinale a opo correta em relao ao Estatuto da OAB. b) Um ex-presidente do Conselho Federal da OAB tem direito a voz nas sesses do Conselho Federal.

95 Questo: Considerando o Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB, assinale a opo correta. c) O pedido de criao de um curso de direito depende de parecer opinativo da Comisso de Ensino Jurdico do Conselho Federal da OAB.

96 Questo: Assinale a opo correta no que se refere advocacia pblica, prevista no Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB. d) Os advogados da Unio so obrigados inscrio na OAB para o exerccio de suas atividades.

97 Questo: Alberto, estagirio de renomado escritrio de advocacia da capital paulista, est inscrito na OAB/SP desde maro de 2008 e acompanha os processos do escritrio, sob a responsabilidade de um advogado, perante as varas cveis da primeira instncia da capital, bem como no Tribunal de Justia de So Paulo (TJ/SP). Considerando essa situao hipottica, assinale a opo correta de acordo com a norma em vigor. a) Alberto pode assinar petio de juntada de documento em processo em curso perante qualquer vara cvel da capital, sem a assinatura conjunta do advogado

por ele responsvel. 98 Questo: Acerca da competncia do Conselho Seccional e das Subsees, assinale a opo correta. b) Um Conselho Seccional da OAB pode ajuizar mandado de segurana coletivo em defesa de seus inscritos, independentemente de autorizao pessoal dos interessados.

99 Questo: Assinale a opo correta no tocante ao Cdigo de tica e Disciplina da OAB. c) Representao contra presidente de Conselho Seccional deve ser processada e julgada pelo Conselho Federal da OAB e, no, pelo plenrio do tribunal de tica e Disciplina da sede local.

100 Questo: Assinale a opo correta de acordo com a norma em vigor. d) Recebido o processo disciplinar, o Tribunal de tica e Disciplina deve determinar a notificao do advogado representado para apresentar defesa prvia no prazo de 15 dias.

Potrebbero piacerti anche