Sei sulla pagina 1di 24

Hoje, a maior dificuldade que a maioria dos indivduos enfrenta quando senta-se ao computador : Ser que isso realmente

e necessrio?. A resposta : Sim e no. Sim, pois a maior funo do computador facilitar a vida de quem o utiliza. No porque isso far com que voc tenha de se acostumar com uma ferramenta nova e em constante evoluo. Mas isso no to ruim afinal, no ?! Na rea da sade, em especial na radiologia, a tecnologia tem a funo de melhorar o desempenho de um determinado aparelho, fazendo-o gerar resultados em menos tempo e de forma mais confivel. O impacto disso que o cliente tem menos tempo de exposio a elementos radioativos, menos desconforto pelo tempo que passa no aparelho, entre outras vantagens que veremos mais adiante. Para o radiologista, os benefcios tambm so muitos, desde menor tempo para cada exame, passando por melhorias na qualidade da imagem, at auxlio por computador atravs de inteligncia artificial. Enfim, as vantagens do uso da tecnologia de informao(T.I) so enormes, quer no nosso dia-a-dia (atravs do uso da internet, de programas com diversas utilidades que alcanam tarefas simples como escrever uma carta, at mesmo controlar quanto dinheiro voc tem no banco.) Mas as vantagens da T.I. no param por a; na rea profissional do tcnico em radiologia est em todas as frentes de trabalho: Desde o atendimento do cliente na recepo do hospital, passando pelo sistema financeiro/contabilidade, pelos outros sistemas/ setores do hospital (Cardiologia, UTI, Pronto Socorro, Enfermaria, Radiologia, etc.) at estar disponvel na internet para, por exemplo, o plano de sade ou o mdico particular do cliente possam acompanh-lo. A frente de trabalho do Radiologista trar enormes quantidades de desafios na rea de tecnologia, assim sendo, muito importante que o profissional que quer se manter no mercado de trabalho evolua junto com as tecnologias e procure aprend-las e conviver com elas o mximo possvel.

Algumas tecnologias que fazem parte do conjunto de conhecimentos mnimos que o Radiologista deve possuir para entender o rumo das tecnologias atualmente existentes e, inclusive, poder utiliz-las de forma total leia-se, adaptar-se s situaes do presente e do futuro da profisso so: Uma boa noo de redes de computadores, o que far com que o Radiologista compreenda como as informaes trafegam na rede, isto , que caminhos os dados que esto armazenados num computador estaro disponveis para outras pessoas, assim, este profissional ser capaz de entender a fundo as questes de segurana de informao que sua profisso o sujeita, ou seja, a responsabilidade de lidar com informaes pessoais e confidenciais estar segura. Uma noo segura de programas e hardware, suficientes para operar os aparelhos que forem necessrios para exercer sua profisso. Uma idia das tecnologias da rea da informtica mdica, incluindo as tecnologias atuais e os projetos existentes para o futuro. Assim, o maior objetivo desse material conscientizar o tcnico para um futuro de inovaes tecnolgicas constantes. Entendendo a informtica No espanta que cada vez mais utilizemos a informtica e as ferramentas que ela possui no dia-a-dia. E, no seria ousadia dizer que em alguns anos o analfabetismo virtual (conhecido tambm como excluso digital) ser o maior responsvel pelo desemprego e marginalidade. Tarefas simples, como mandar cartas, saber das notcias e ver TV mudaram dramaticamente em alguns poucos anos. Sabe por que? Por causa da informtica e, em especial, uma tecnologia: A Internet . Na rea de sade, no diferente: Nunca se obteve tantas informaes com tanta facilidade e o efeito disso que o profissional de sade tem necessidade de estar cada dia mais atualizado com as tecnologias ou estar condenado a ser excludo do mercado de trabalho. Tecnologias como telessade, SAC Virtual e virtualizao j so prticas muito comuns no

mercado que, ao contrrio do que parece, cresce mais a cada dia, ou seja, h vagas, mas para profissionais que saibam lidar com essas tecnologias. E a que entra voc: Profissional que est interessado em se atualizar, se aperfeioar ora, se voc agentou esta parte de informtica at aqui, sinal que voc possui muita fora de vontade (;-) Devemos compreender que informtica a cincia que visa o tratamento de informaes atravs do uso de equipamentos(hardware) e procedimentos (software) da rea de processamento de dados, ou seja, o tratamento da informao. O mundo moderno movido a informao e, quanto mais informao, mais capaz de emitir posicionamentos precisos um profissional. A palavra chave em informtica convergncia, ou seja, a capacidade de colocar cada vez mais funcionalidades num mesmo aparelho. Veja o exemplo dos telefones celulares: O que era um dispositivo de comunicao analgico, agora capaz de comunicar-se com outros celulares atravs de mensagens de textos, atravs de ondas invisveis chamadas bluetooth e/ou Infravermelho; capaz de tirar fotos, reproduzir msica, etc. Assim, a tendncia que cada vez se tenha mais funes em um aparelho cada vez mais simples. Melhorando essa concepo, podemos afirmar que o computador ideal deve ser intuitivo como uma televiso ou um aparelho telefnico convencional, o que hoje ainda no acontece mas o caminho que est sendo trilhado.

Conhecimentos prvios
pergunta comum do Radiologista: Que conhecimentos eu devo ter para utilizar informtica?. A resposta : Todos e nenhum. Explico. Por ser disciplina bastante complexa, compreender todas as partes da informtica virtualmente impossvel, mas se a pergunta for relacionada utilizao de equipamentos especficos, torna-se menos difcil. Tentaremos ver abaixo alguns dos conhecimentos bsicos que o radiologista deve ter para utilizar apropriadamente da ferramenta informtica.

Note-se que no uma questo de saber como um determinado modelo de equipamento de uma marca especfica funciona, mas a generalidade. Por exemplo, independentemente da marca de um rdio, todos sabem oper-lo, mas h funes especficas que cada marca e modelo tm. Nesse caso necessrio um treinamento especfico, mas se j compreendemos o princpio geral de funcionamento, fica bem mais fcil entender os detalhes especficos. 1 Conhecimentos bsicos sobre hardware e seu funcionamento importantssimo que o profissional saiba utilizar as peas ou hardware, de forma apropriada. Compreender, mesmo que genericamente, quais so as peas que constituem o computador podem ajud-lo em diversas coisas, por exemplo, se o profissional sabe que uma determinada pea obsoleta ou est quebrada fica bem mais fcil para relatar esta situao para o setor de engenharia ou informtica, inclusive, apontando melhorias indicadas pelo fabricante ou baseado em sua experincia. Mais ainda: Ao imprimir um documento, recomendado o mesmo tipo de impresso que para uma imagem radiogrfica? E como funciona uma mesa digitalizadora? Todas essas perguntas e outras mais podem ser respondidas de forma simples atravs de um conhecimento mnimo sobre o hardware, por exemplo, em relao impresso, o recomendado que para impresses de imagens radiogrficas seja utilizada impresso a cera, enquanto que para a impresso de textos pode-se utilizar impressoras matriciais. E, em relao mesa digitalizadora, esta tem a mesma funcionalidade de um scanner? Enfim, so muitas as coisas a serem observadas no tocante a hardware, mas todas muito comuns se o utilizador tiver alguma vivncia com informtica no seu dia-a-dia.

Outra dica manter-se atualizado, atravs da prpria internet ou de cadernos de informtica de jornais e revistas, sobre o que acontece no tocante s mudanas na informtica e tecnologia em geral. Recomenda-se ainda que o utilizador seja capaz, mesmo que minimamente, de identificar as principais peas de um computador. Elas esto divididas em grupos: Dispositivos de entrada peas que introduzem informaes no computador. Ex.: Scanner, teclado, microfone... Dispositivos de sada peas que obtm informaes do computador e exibem para o utilizador. Ex.: Monitor, caixas de som, impressoras... Dispositivos de entrada e sada peas que, ao mesmo tempo, obtm e introduzem informaes no computador. Ex.: Monitor touch screen, headset, impressoras multifuncionais... Dispositivos de armazenamento peas que armazenam informaes para serem utilizadas. Ex.: Pen Drives, HD, DVDS. importante dizer que muitos autores costumam englobar os dispositivos de armazenamento nos dispositivos de entrada e sada. Dispositivos de Processamento peas que servem para processar as informaes que entram e saem do computador. Ex.: Procesador, memria RAM e memria ROM. Dessa forma, possvel analisar quase qualquer produto tecnolgico e classific-lo. Por exemplo, vejamos o caso de um celular. Dispositivos de entrada: Microfone, cmera, teclado alfanumrico... Dispositivos de sada: Tela, sada de som, mdulo vibrador... Dispositivos de entrada e sada: Headset, antena... Dispositivos de armazenamento: Memria interna, carto de memria externa... Dispositivos de processamento: Processador, memria RAM e memria ROM.

Conclui-se que possvel classificar quase todos os equipamentos digitais eletrnicos partindo dos princpios acima descritos. 2 Conhecimentos sobre software Sistema operacional o principal programa de um computador. ele que far com que todos os programas entendam o que o usurio quer e o que as peas so capazes, em outras palavras, ele que far com que voc interaja com um programa e, por sua vez, com o computador. Ex.: Ao pressionar uma tecla no mouse, o usurio pede que uma determinada ao seja feita, mas o sistema operacional que detectar o mouse e o que ele faz, inclusive, dizendo aos programas para que serve clicar no mouse. Os programas tm diversas funes. E so divididos em grupos: 1 Sistemas operacionais programas que tm a funo de interpretar os comandos do usurio para o computador e vice-versa. Ex.: Ms-Windows, Linux, DOS... 2 Softwares Aplicativos Ou tambm chamados aplicativos, so programas que tm a funo definida, ou seja, executam tarefas especficas. Ex.: Editores de texto, planilhas de clculos, editores de imagem... 3 Softwares Utilitrios So programas que ajudam outros programas a funcionar, isto , so subprogramas: Programas dentro de programas. Eles tm funes complementares aos aplicativos. Ex.: Calculadora do Windows, Bloco de notas, Calculadora dentro do programa do Imposto de renda...

Radiologia Digital
H algum tempo a radiologia vem evoluindo a passos largos. Entre as maiores diferenas entre as imagens geradas de forma analgica e as imagens digitais est a qualidade final da imagem, contudo, as mudanas so tantas e o impacto dessa mudana to grande que no teramos oportunidade de discut-las aqui. Assim, vamos colocar apenas os tpicos principais das tecnologias envolvidas na radiologia digital.

Pixel

Voxel Radiologia Digital um ramo relativamente novo que traduz a tendncia do mundo moderno de utilizar o computador para resolver problemas que envolvam repeties e clculos. Para entender isso, devemos compreender que a imagem digital nada mais que uma representao numrica de uma imagem real, ou seja, ao invs de tomos para formar a imagem temos pixels e voxels. Pixel o menor ponto bidimensional de uma imagem, enquanto Voxel o menor ponto tridimensional de uma imagem digital. O processo de digitalizao de uma imagem, isto , a converso de uma imagem do mundo contnuo (fsico, real) para o mundo discreto (digital) feito atravs de alguns clculos matemticos, em que se informa ao computador onde cada parte daquela imagem existe e o computador representa esta parte atravs de pixels.

As vantagens de se utilizar imagens digitais ao invs de imagens

analgicas so muitas, dentre elas: - Diminuio da quantidade de filmes; - Menor tempo de exposio (cliente e tcnico) por conta de menos repeties do mesmo exame; - Descentralizao e mobilidade, isto , o centro de radiologia pode ser em um lugar,enquanto o centro de diagnstico em outro e/ou, o mdico pode laudar em um terceiro lugar.

Gerenciamento de Imagens e Informao

No manejo de informao dentro do hospital por meio de uma rede de computadores, surgiu inicialmente o conceito de Sistemas de Informao Radiolgica - RIS (Radiology Information Systems) e que demonstraram que possvel utilizar sistemas computadorizados para melhorar o gerenciamento dos pacientes, a gerao e distribuio de relatrios, as facilidades de utilizao dos recursos disponveis, a localizao dos filmes, e as rotinas de funcionamento do setor de radiologia. Freqentemente eles so integrados ao Sistema de Informao Hospitalar (HIS - Hospital Information Systems). Como o RIS faz tudo menos trabalhar com as prprias imagens, na dcada dos 80 este conceito foi ampliado para incluir o que chamamos de PACS (Picture Archiving and Communication System, ou sistemas de arquivamento e comunicao de imagens). um sistema que permite, como o nome diz, a armazenagem e recuperao das imagens em uma rede de computadores.

Telemedicina = Medicina distncia.

Engloba telerradiologia, telecardiologia, teleneurologia, telepediatria, etc. Permite acesso aos laudos/exames em qualquer lugar com web e a troca de informaes entre especialistas em diferentes locais fsicos; Tem o objetivo de ampliar a prestao de servios mdicos (atender a pequenas clinicas/hospitais) e dar acesso a informaes mdicas longe dos centros urbanos; Alm disso, objetiva uma medicina mais distribuda, popular e barata, a internacionalizao da informao mdica conforme padres HL7/DICOM, especificados pela OMS (Organizao Mundial de Sade). Abaixo um esquema de funcionamento da telemedicina. Ele funciona atravs de uma rede de computadores interligada internamente no hospital (LAN) e a internet.

HL7 = HEALTH LEVEL SEVEN = PADRO PARA O INTERCMBIO ELETRNICO DE DADOS ENTRE SISTEMAS DE INFORMAO EM SADE. O HL7 uma organizao que desenvolve normas na rea de sade; L7 = o mais alto nvel para a classificao de organizaes internacionais que trabalham no desenvolvimento de padres tcnicos; As normas garantem a troca, o gerenciamento e a integrao das informaes na rea de sade; Permite a criao de uma rede integrada de sade, como especificado pelo projeto da OMS (Organizao Mundial de Sade); Define regras e procedimentos de segurana, acessibilidade, comunicao, armazenamento e estruturao da informao mdica/sade; DICOM = SISTEMA DE COMUNICAO E IMAGEM DIGITAL EM MEDICINA (DIGITAL IMAGING AND COMMUNICATIONS IN MEDICINE) um conjunto de normas tcnicas que padronizam fabricantes e usurios de equipamentos de imagens mdicas (CT, RM, US, etc); Garante a comunicao integrada, permitindo que a informao mdica (imagens digitais) esteja inserida em uma rede internacional de comunicao mdica, ou seja, garante que um mesmo exame visto em qualquer ponto do planeta seja visualizado exatamente da mesma forma (previne diagnsticos errados ou duplos por conta de equipamentos diferentes).

HIS

PACS = SISTEMA DE ARQUIVAMENTO E COMUNICAO DE IMAGENS (Picture Archiving and Communication System). Consiste na especificao de uma rede, abrangendo software e hardware, responsvel pela a aquisio, o armazenamento e a visualizao de imagens mdicas digitais.

Otimizar o procedimento de diagnstico mdico. Acesso remoto (intranet/internet), em tempo real, a imagens de CT (tomografia computadorizada), CR (Raio-x computadoizado), RM (ressonncia magntica), US (Ultra-sonografia), e outras;

Eliminar os altos custos com os tradicionais filmes radiolgicos impressos.

Alguns sites de interesse para radiologistas CBR - http://www.cbr.org.br/ CONTER - http://www.conter.gov.br/ CRTRRJ - http://www.crtrrj.gov.br/ SPR - http://www.spr.org.br/ Scielo - http://www.scielo.br Google Scholar - http://scholar.google.com/ Radiologia Livre - http://br.msnusers.com/radiologialivre Histria da Radiologia - http://br.geocities.com/radioativa_br/pagina1.htm Wikipedia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Radiologia Formao de Imagem - http://rikmendes.vilabol.uol.com.br/Bioimagem.htm ABC da Sade - http://www.abcdasaude.com.br/ Radiao - http://www.fisica.net/denis/ Inca - http://www.inca.gov.br/ Aulas de Radiologia - http://vissom.web1000.com/ Radiologia - http://www.radiology.com.br/ Sade (Healthcare) / Tecnologia Mdica http://www.siemens.com.br/templates/Home2004.Aspx? channel=4789&type=3 http://wwwbr.kodak.com/global/pt/health/productsByType/svcs/proSvcs/proS vcsProduct.jhtml http://wwwbr.kodak.com/global/pt/health/index.jhtml?pq-path=521

http://www.medical.philips.com/br/ Escola Tcnica CENIB http://www.cenib.com.br

Glossrio (Organizado por ordem de ocorrncia no texto)

Computador Denomina-se computador uma mquina capaz de variados tipos de tratamento automtico de informaes ou processamento de dados. Exemplos de computadores incluem o baco, a calculadora, o computador analgico e o computador digital. Um computador pode prover-se de inmeros atributos, dentre eles armazenamento de dados, processamento de dados, clculo em grande escala, desenho industrial, tratamento de imagens grficas, realidade virtual, entretenimento e cultura. Assumiu-se que os computadores pessoais e laptops so cones da Era da Informao; e isto o que muitas pessoas consideram como "computador". Entretanto, atualmente as formas mais comuns de computador em uso so os sistemas embarcados, pequenos dispositivos usados para controlar outros dispositivos, como robs, cmeras digitais ou brinquedos.

Cliente Cliente-servidor um modelo computacional que separa clientes e servidores, sendo interligados entre si geralmente utilizando-se uma rede de computadores. Cada instncia de um cliente pode enviar requisies de dado para algum dos servidores conectados e esperar pela resposta. Por sua vez, algum dos servidores disponveis pode aceitar tais requisies, process-las e retornar o resultado para o cliente. Apesar do conceito ser aplicado em diversos usos e aplicaes, a arquitetura praticamente a mesma.

Inteligncia Artificial A inteligncia artificial (IA) uma rea de pesquisa da cincia da

computao dedicada a buscar mtodos ou dispositivos computacionais que possuam ou simulem a capacidade humana de resolver problemas, pensar ou, de forma ampla, ser inteligente.

Tecnologia de Informao(TI) A Tecnologia da Informao um termo comumente utilizado para designar o conjunto de recursos no humanos dedicados ao armazenamento, processamento e comunicao da informao, bem como o modo de como esses recursos esto organizados num sistema capaz de executar um conjunto de tarefas. A TI no se restringe a equipamentos (hardware), programas (software) e comunicao de dados. Existem tecnologias relativas ao planejamento de informtica, ao desenvolvimento de sistemas, ao suporte ao software, aos processos de produo e operao, ao suporte de hardware, etc. A sigla TI, tecnologia da informao, abrange todas as atividades desenvolvidas na sociedade pelos recursos da informtica. a difuso social da informao em larga escala de transmisso, a partir destes sistemas tecnolgicos inteligentes. Seu acesso pode ser domnio pblico ou privado, na prestao de servios das mais variadas formas.

Internet A Internet um aglomerado de fios intruduzidos no computador pelo o possuidor atravs deste depois de ter comido picanha com arroz e batatas fritas e de redes em escala mundial de milhes de computadores interligados pelo Protocolo de Internet que permite o acesso a informaes e todo tipo de transferncia de dados. A Internet a principal das novas tecnologias de informao e comunicao (NTICs). Ao contrrio do que normalmente se pensa, Internet no sinnimo de World Wide Web. Esta parte daquela, sendo a World Wide Web, que utiliza hipermdia na formao bsica, um dos muitos servios oferecidos na Internet. De acordo com dados de maro de 2007, a Internet usada por 16,9% da populao mundial[1] (em torno de 1,1 bilho de pessoas).

Programas Um programa de computador uma coleo de instrues que descrevem uma tarefa a ser realizada por um computador. O termo pode ser uma referncia ao cdigo fonte, escrito em alguma linguagem de programao, ou ao arquivo que contm a forma executvel deste cdigo fonte.

Redes de computadores Uma rede de computadores consiste de 2 ou mais computadores e outros dispositivos ligados entre si e compartilhando dados, impressoras, trocando mensagens (e-mails), etc. Internet um exemplo de Rede. Existem vrias formas e recursos de vrios equipamentos que podem ser interligados e compartilhados, mediante meios de acesso, protocolos e requisitos de segurana.

Segurana da informao Segurana de Informao est relacionada com mtodos de proteo aplicados sobre um conjunto de dados no sentido de preservar o valor que possui para um indivduo ou uma organizao. So caractersticas bsicas da segurana da informao os aspectos de confidencialidade, integridade e disponibilidade, no estando restritos somente a sistemas computacionais, informaes eletrnicas ou sistemas de armazenamento. O conceito se aplica a todos os aspectos de proteo de informaes e dados. Hardware O hardware, material ou ferramental a parte fsica do computador, ou seja, o conjunto de componentes eletrnicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam atravs de barramentos. Em contraposio ao hardware, o software a parte lgica, ou seja, o conjunto de instrues e dados processado pelos circuitos eletrnicos do hardware. Toda interaco dos usurios de computadores modernos realizada atravs do software, que a camada, colocada sobre o hardware, que transforma o computador em algo til para o ser humano.

O termo "hardware" no se refere apenas aos computadores pessoais, mas tambm aos equipamentos embarcados em produtos que necessitam de processamento computacional, como o dispositivos encontrados em equipamentos hospitalares, automveis, aparelhos celulares (em Portugal portteis), entre outros. Informtica mdica Informtica Mdica, segundo Blois & Shortliffe, o campo de estudo relacionado vasta gama de recursos que podem ser aplicados no gerenciamento e utilizao da informao biomdica, incluindo a computao mdica e o prprio estudo da natureza da informao mdica.

Excluso digital A excluso digital um conceito dos campos tericos da comunicao, sociologia, tecnologia da informao, Histria e outras humanidades, que diz respeito s extensas camadas das sociedades que ficaram margem do fenmeno da sociedade da informao e da expanso das redes digitais. No Brasil, o termo "excluso digital" mais usado para se referir ao problema, indicando o lado dos excludos, enquanto em outros idiomas os termos equivalentes a "brecha digital" ou "fissura digital" so preferidos (como no ingls digital divide e o francs fracture numrique). Os dois termos, porm, no so sinnimos perfeitos, pois enquanto "excluso digital" se refere apenas a um dos lados da questo, "brecha digital" faz referncia prpria diferena entre excludos e includos.

Telessade Telessade a promoo de sade, relacionada a servios de informao, atravs de tecnologias de telecomunicaes. Podendo ser simples, como dois profissionais de sade discutindo um caso por telefone, ou mais sofisticada com uso de redes de vdeo e web-conferncias e at o uso da robtica. O atendimento em sade depende da troca de informaes sobre o paciente, da vem a possibilidade de uso de ferramentas para ampliar os horizontes dessa rotina, alterando paradigmas.

SAC Virtual Servio de Atendimento ao Consumidor, feito via internet ou sem contato humano.

Virtualizao H muitas concepes de virtual. Algumas das definies mais comuns so estas: Algo que apenas potencial ainda no realizado (a definio histrica). Virtual referir-se-ia a uma categoria to verdadeira como a real. O virtual no seria oposto ao real. O virtual pode ser oposto ao atual, porque o virtual carrega uma potncia de ser, enquanto o atual j (ser). Algo que no fsico, apenas conceitual. Algo que no concreto. Virtual tudo aquilo que no palpvel, i. e., geralmente alguma abstrao de algo real. A simulao de algo, como em Realidade Virtual, Memria virtual, Disco virtual.

Software V. Programas

Analgico Sinal analgico um tipo de sinal contnuo que varia em funo do tempo. Um velocmetro analgico de ponteiros, um termmetro analgico de mercrio, uma balana analgica de molas, so exemplos de sinais lidos de forma direta sem passar por qualquer decodificao complexa, pois as variveis so observadas diretamente. Para entender o termo analgico, til contrast-lo com o termo digital. Na eletrnica digital, a informao foi convertida para bits, enquanto na eletrnica analgica a informao tratada sem essa converso. Um exemplo de sinal analgico o disco de vinil. O instrumento analgico consiste num painel com uma escala e um ponteiro que desliza de forma a se verificar a posio deste sobre aquela. Num

galvanmetro, por exemplo, a deflexo do ponteiro sobre uma escala fornece a leitura direta de grandezas fsicas, como tenso eltrica, ou fora eletromotriz, intensidade de corrente eltrica, resistncia eltrica, entre outras.

Tipos de impresso Quando um projeto grfico deve ser impresso em uma impressora comercial, ser muito importante definir, antes mesmo do incio do projeto enquanto arquivo digital, qual ser o sistema de impresso e o tipo de papel em que esse projeto ser impresso. No s por questes de oramentos, mas tambm por questes intimamente ligadas estrutura interna do arquivo. Para discutir estas questes procure a grfica de sua preferncia e exponha as caractersticas principais do projeto (tiragem, tamanho final, nmero de cores, etc.), para que ela possa auxili-lo numa escolha mais adequada do sistema de impresso e tipo de papel. Uma impressora ou dispositivo de impresso um perifrico que, quando conectado a um computador ou a uma rede de computadores, tem a funo de dispositivo de sada, imprimindo textos, grficos ou qualquer outro resultado de uma aplicao. Herdando a tecnologia das mquinas-de-escrever, as impressoras sofreram drsticas mutaes ao longo dos tempos. Tambm com o evoluir da computao grfica, as impressoras foram-se especializando a cada uma das vertentes. Assim, encontram-se impressoras optimizadas para desenho vectorial e para raster, e outras optimizadas para texto. A tecnologia de impresso foi includa em vrios sistemas de comunicao, como o fax. Mesa digitalizadora Um tablete grfico (ou mesa digitalizadora, no Brasil e em Portugal) um dispositivo perifrico de computador que permite a algum desenhar imagens diretamente no computador, geralmente atravs de um software de tratamento de imagem. Tabletes grficos consistem de uma superfcie plana sobre a qual o utilizador pode "desenhar" uma imagem usando um dispositivo semelhante a uma caneta, denominado "stylus". A imagem

geralmente no aparece no tablete propriamente dito, mas exibida na tela do computador. Impresso a cera Estas impressoras so mais usadas para transparncias em apresentaes empresariais e para prova de cor (criao de documentos e imagens teste para uma inspeo de qualidade antes do envio dos documentos mestre para serem impressos em impressoras industriais offset de quatro cores). As impressoras de cera trmica utilizam tambores CMYK direcionados por uma fita, e papel ou transparncia especialmente cobertos. A cabea de impresso contm elementos quentes que derretem cada cor de cera no papel conforme ele rola pela impressora. Elas so muitos teis em lojas comercias onde so impressas notas de recibo comercial. Impressora matricial Uma impressora matricial ou impressora de agulhas um tipo de impressora de impacto, cuja cabea composta por uma ou mais linhas verticais de agulhas, que ao colidirem com uma fita impregnada com tinta (semelhante a papel qumico), imprimem um ponto por agulha. Assim, o deslocamento horizontal da cabea impressora combinado com o acionamento de uma ou mais agulhas produz caracteres configurados como uma matriz de pontos. A definio (qualidade) da impresso depende, basicamente, do nmero de agulhas na cabea de impresso, da proximidade entre essas agulhas e da preciso do avano do motor de acionamento da cabea de impresso. As impressoras mais frequentemente encontradas tm 9, 18 ou 24 agulhas. Embora j sejam consideradas antigas, ainda encontram uso em aplicaes, tais como:

Scanner Digitalizador (ou scanner, scner, escner) um perifrico de entrada responsvel por digitalizar imagens, fotos e textos impressos para o computador, um processo inverso ao da impressora. Ele faz varreduras na imagem fsica gerando impulsos eltricos atravs de um captador de reflexos. dividido em duas categorias: digitalizador de mo - parecido com um rato/mouse bem grande, no qual

deve-se passar por cima do desenho ou texto a ser transferido para o computador. Este tipo no mais apropriado para trabalhos semiprofissionais devido facilidade para o aparecimento de rudos na transferncia. digitalizador de mesa - parecido com uma fotocopiadora, no qual deve-se colocar o papel e abaixar a tampa para que o desenho ou texto seja ento transferido para o computador. Eles fazem a leitura a partir dispositivos de carga dupla. O digitalizador cilndrico o mais utilizado para trabalhos profissionais. Ele faz a leitura a partir de fotomultiplicadores. Sua maior limitao reside no fato de no poderem receber originais no flexveis e somente digitalizarem imagens e traos horizontais e verticais. Ele tem a capacidade de identificar um maior nmero de variaes tonais nas reas de mxima e de mnima.

Monitor Touch Screen Os monitores touchscreen foram se tornando mais comuns medida que seus preos caam ao longo da ltima dcada. Existem 3 sistemas bsicos usados para reconhecer o toque de uma pessoa: * resistivo * capacitivo * onda acstica superficial O sistema resistivo consiste de um painel de vidro normal, recoberto por uma camada metlica condutora e outra resistiva. Estas 2 camadas so mantidas afastadas por espaadores e uma camada resistente a riscos colocada por cima de todo o conjunto. Uma corrente eltrica passa atravs das duas camadas enquanto o monitor est operacional. Quando um usurio toca a tela, as duas camadas fazem contato exatamente naquele ponto. A mudana no campo eltrico percebida e as coordenadas do ponto de contato so calculadas pelo computador. Logo que as coordenadas so conhecidas, um driver especial traduz o toque em algo que o sistema operacional possa entender, parecido com o que faz o driver do mouse do computador ao traduzir os movimentos do mouse em uma operao de clicar ou arrastar.

No sistema capacitivo, uma camada que armazena carga eltrica colocada no painel de vidro do monitor. Quando um usurio toca o monitor com seu dedo, parte da carga transferida para o usurio, de modo que a carga na camada capacitiva diminui. Esta diminuio medida nos circuitos localizados em cada canto do monitor. Considerando as diferenas relativas de carga em cada canto, o computador calcula exatamente onde ocorreu o toque e ento envia esta informao para o software do driver da tela sensvel. Uma vantagem que o sistema capacitivo apresenta sobre o resistivo que ele transmite quase 90% da luz do monitor, enquanto o sistema resistivo transmite apenas 75%. Isso d ao sistema capacitivo uma imagem muito mais clara do que o sistema resistivo. No monitor de um sistema de onda acstica superficial, dois transdutores (um receptor e um emissor) so posicionados ao longo dos eixos x e y da placa de vidro do monitor. Tambm instalados sobre o vidro, encontram-se refletores que enviam de volta um sinal eltrico proveniente de um transdutor para o outro. O transdutor receptor capaz de informar se a onda foi perturbada por um evento de toque em qualquer instante e localiz-lo. A configurao por onda acstica no possui camadas metlicas sobre a tela, permitindo a passagem de 100% da luz e uma claridade perfeita da imagem. Isso torna o sistema de onda acstica ideal para exibio de grficos detalhados, os dois outros sistemas apresentam uma degradao significativa da claridade.

Headset Headset um conjunto de fone de ouvido com controle de volume e microfone acoplado para uso em microcomputadores multimdia e tambm para telemarketing. Alternativa ideal para atendimento telefnico constante, permite as mos livres para outras tarefas e movimentao, para os modelos de headset sem fio, a movimentao pode ser de at alguns metros longe da mesa de trabalho. Seus resultados so geralmente de maior produtividae e preservao das condies fsicas dos operadores que utilizam muito o telefone.

Pen Drives Memria USB Flash Drive, tambm designado como Pen Drive (muito com apelido de "PenPen"), um dispositivo de armazenamento constitudo por uma memria flash tendo uma fisionomia semelhante de um isqueiro ou chaveiro e uma ligao USB tipo A permitindo a sua conexo a uma porta USB de um computador. As capacidades atuais, de armazenamento, so 64 MB, 128 MB, 256 MB, 512 MB, 1 GB a 64 GB. A velocidade de transferncia de dados pode variar dependendo do tipo de entrada: USB Flash Drive, tambm designado como Pen Drive um dispositivo de armazenamento constitudo por uma memria flash e uma interface USB. (Tambm existem os leitores USB de cartes de memria, esses no entanto no possuem uma memria interna, utilizando um carto de memria).

HD Disco rgido ou disco duro, no Brasil popularmente tambm HD (do ingls Hard Disk; o termo "winchester" h muito j caiu em desuso), a parte do computador onde so armazenadas as informaes, ou seja, a "memria permanente" propriamente dita (no confundir com "memria RAM"). caracterizado como memria fsica, no-voltil, que aquela na qual as informaes no so perdidas quando o computador desligado. O disco rgido um sistema lacrado contendo discos de metal recobertos por material magntico onde os dados so gravados atravs de cabeas, e revestido externamente por uma proteo metlica que presa ao gabinete do computador por parafusos. nele que normalmente gravamos dados (informaes) e a partir dele lanamos e executamos nossos programas mais usados.

DVD DVD significa (Digital Versatile Disc), ou "Disco digital verstil". Contm informaes digitais, tendo uma maior capacidade de armazenamento que o CD udio ou CD-ROM, devido a uma tecnologia ptica superior, alm de padres melhorados de compresso de dados.

Processador O processador, um circuito integrado de controle das funes de clculos e tomadas de decises de um computador, por isso considerado o crebro do mesmo. Ele faz parte de um importante elemento do computador, a Unidade Central de Processamento (em ingls CPU: Central Processing Unit). Hoje todos os circuitos e chips dispostos em diversas placas que compunham a Unidade Central de Processamento esto integrados no microprocessador. Os processadores trabalham apenas com linguagem de mquina (lgica booleana). E realizam as seguintes tarefas: - Busca e execuo de instrues existentes na memria. Os programas e os dados que ficam gravados no disco (disco rgido ou disquetes), so transferidos para a memria. Uma vez estando na memria, o processador pode executar os programas e processar os dados; - Controle de todos os chips do computador. Memria RAM Memria RAM (Random Access Memory), ou memria de acesso aleatrio, um tipo de memria que permite a leitura e a escrita, utilizada como memria primria em sistemas eletrnicos digitais. O termo acesso aleatrio identifica a capacidade de acesso a qualquer posio em qualquer momento, por oposio ao acesso sequencial, imposto por alguns dispositivos de armazenamento, como fitas magnticas.

Memria ROM A memria ROM (acrnimo para a expresso inglesa Read-Only Memory) um tipo de memria que permite apenas a leitura, ou seja, as suas informaes so gravadas pelo fabricante uma nica vez e aps isso no podem ser alteradas ou apagadas, somente acessadas. So memrias cujo contedo gravado permanentemente.

Carto de memria Carto de memria ou carto de memria flash um dispositivo de

armazenamento de dados com memria flash utilizado em videogames, cmeras digitais, telefones celulares, palms/PDAs, MP3 players, computadores e outros aparelhos eletrnicos. Podem ser regravados vrias vezes, no necessitam de eletricidade para manter os dados armazenados, so portteis e suportam condies de uso e armazenamento mais rigorosos que outros dispositivos baseados em peas mveis.

Digital eletrnico Refere-se a Circuitos digitais que so circuitos eletrnicos e que baseiam o seu funcionamento na lgica binria, em que toda a informao guardada e processada sob a forma de zero (0) e um (1). Esta representao conseguida usando dois nveis discretos de Tenso eltrica. Estes dois nveis so frequentemente representados por L e H (do ingls low - baixo - e high - alto -, respectivamente). Os computadores, telemveis, Leitores de DVD, so alguns exemplos de aparelhos que baseiam a totalidade, ou parte, do seu funcionamento em circuitos digitais.

Imagem digital Imagem digital uma representao em duas dimenses de uma imagem como um conjunto finito de valores digitais, chamados pixels. A matriz uma malha, onde cada ponto ou clula um pixel, com um valor associado a cada ponto. Esse valor chamado de intensidade da imagem e representa alguma propriedade, como cor, tonalidade, brilho e outras, ou seja, como se tivssemos uma tabela de correspondncia do nmero s vrias cores. Uma das formas de representao da imagem digital por percentagem de trs cores: vermelho, verde e azul, conhecido como RGB. Portanto a imagem guardada numa forma numrica como dados. bastante usual a imagem digital ser comprimida. Quanto mais fina a malha for maior ser a qualidade da imagem. Tambm quanto mais possibilidades temos de ter no nmero em cada pixel, maior ser a quantidade de cores que poderemos colocar em cada pixel logo, maior a qualidade da imagem, e por conseguinte, maior ser o seu tamanho.

Bidimensional 2D em computao grfica so usualmente chamados os objetos e entidades com duas dimenses. Se constituem de largura e comprimento.

Tridimensional Modelagem tridimensional (ou Modelagem 3D) um rea da computao grfica que tem como objetivo a gerao de entidades em trs dimenses, gerao de cena esttica (renderizao), imagem em movimento (animao) com ou sem interatividade. basicamente a criao de formas, objetos, personagens, cenrios. Para elaborao so utilizadas ferramentas computacionais avanadas e direcionadas para este tipo de tarefa. Existem diversos profissionais habilitados na rea. Atualmente os programas mais utilizados so: 3ds Max, Maya, ZBrush, entre outros. A modelagem em 3 dimenses conta com uma enorme variedade de ferramentas genricas, permitindo uma comunicao mais fcil entre dois programas diferentes e usurios iguais, so as mais conhecidas: tcnica por polgonos, tcnica por vrtices e tcnica por bordas. Todas elas so realizadas atravs da criao de uma malha complexa de segmentos que do forma ao objeto.

Potrebbero piacerti anche