Sei sulla pagina 1di 4

PROJECTS PROJETS PROYECTOS

CHRISTIAN LIFE COMMUNITY COMMUNAUT DE VIE CHRTIENNE COMUNIDAD DE VIDA CRISTIANA

PROJETOS

No.149, Julho 2011


Original : Ingls

COMUNIDADE DE VIDA CRIST

Um lao entre o Conselho Executivo e a Comunidade Mundial de Vida Crist

Elementos chave no nosso caminho: : Assessores de Comunidades e DEAA

Queridos Amigos, Saudaes a vocs e suas famlias! Com este nmero de Projetos queremos tratar do andamento de dois aspectos importantes para o nosso estilo de vida CVX: Assessores de Comunidades e a dinmica do DEAA. A Presidente, em sua carta para as Comunidades Nacionais (Novembro 2009, Outubro 2010), havia lhes pedido informaes a respeito desses pontos. Agradecemos aos que nos responderam e ao mesmo tempo pedimos aos demais que nos enviem suas respostas, inclusive para esta ltima etapa. Para o nosso crescimento como comunidade mundial til ou melhor, dizendo, necessrio que tenhamos a informao mais completa e atualizada possvel. A. ASSESSORES DE COMUNIDADES Na carta da Presidente de novembro de 2009 foi reafirmado o papel central dos Assessores na vida da CVX. As Comunidades foram convidadas a compartilhar a sua situao a respeito da: quantidade de assessores, percepo do seu papel, formao e a disponibilidade de recursos para form-los. Vinte comunidades nacionais enviaram suas respostas. Em seguida apresentamos um resumo seguido da sugesto de um plano de ao.

1. Nmero de Assessores
alentador observar o aumento dos assessores, bem como os esforos para a preparao de novos para o futuro. Mesmo que muitos continuem sendo Jesutas e religiosos/as, tambm notamos um movimento para se ter mais leigos/as assumindo este papel. Outra caracterstica positiva o cuidado assumido para assegurar que pelo menos as novas comunidades recebam acompanhamento para a sua caminhada na CVX. Havendo notado este belo desenvolvimento, sem dvidas que precisamos assinalar que ainda no contamos com um nmero suficiente de assessores para as nossas necessidades. Os Assessores atuais servem comunidade com grande generosidade, mas esto sendo exigidos alm das suas capacidades. Na medida em que a CVX cresce na sua identidade como uma Comunidade Apostlica, os membros vo requerendo ser acompanhados em novas e diversas maneiras, cobrando assim um maior nmero de assessores bem formados. 2. O papel do Assessor

unnime a percepo de que os assessores exercem um papel central na vida de uma comunidade CVX. Ele/ela promove o crescimento pessoal e espiritual, assegura o processo inaciano, leva ao discernimento comunitrio, facilita as dinmicas de grupo e acompanha os membros rumo aos compromissos temporais e permanentes. Tambm notamos que o papel dos assessores no esttico, mas evolui na medida em que a comunidade amadurece. A percepo geral de que o Assessor est chamado a ser mais diretivo durante as etapas iniciais da comunidade. Com o amadurecimento do grupo ele, permanecendo em seu papel fundamental, vai se tornando menos visvel. Em algumas comunidades nacionais o assessor um membro da prpria comunidade, enquanto em outras se requer que ele venha de fora. Em alguns lugares, quando no h ningum mais disponvel, o assessor tambm assume o papel de coordenador que planeja as atividades e que atual como elo junto comunidade regional.

3. Formao de Assessores
Os membros com maior experincia so convidados a discernir se podem assumir esta responsabilidade. Os programas de formao de assessores podem compreender finais de semana ou encontros noite. Acontecem tambm num perodo intensivo durante vrios dias seguidos. O apoio e a troca entre assessores acontecem na forma de encontros ocasionais para o intercmbio de experincias e de prticas que se mostraram teis. Parece que a falta de programas de formao tem deixado a CVX com menos assessores do que gostaramos de possuir. Afortunadamente, algumas comunidades nacionais tm elaborado planos anuais que vo produzindo bons resultados. O Secretariado Mundial facilitar o intercmbio de idias e materiais para que outros possam fazer uso desses recursos.

4. Desafios enfrentados
Um desafio importante o de identificar, motivar e formar novos assessores. Muitos membros resistem em se oferecer para este servio. Isto se d devido falta de tempo, ou devido falsa idia de que este papel est reservado para o clero e para religiosos/as. Muitas comunidades nacionais necessitam criar e implementar um programa efetivo de formao de assessores. Algumas precisam lidar com limitaes financeiras e as grandes distncias. Para aquelas que j iniciaram um programa de formao, o desafio atualizar o contedo e integr-lo mais especificamente com a dinmica DEAA. Planos de seguimento

Fervorosamente animamos s Coordenaes Nacionais para fazer da Formao de Assessores uma das suas prioridades imediatas. Este ponto urgente para as comunidades nacionais que carecem de um programa planificado de formao. A solicitao para que iniciem urgentemente um plano de formao de assessores, a partir das necessidades das comunidades locais e embasada nos nossos diversos documentos. As Comunidades podem usar com grande proveito a dinmica do DEAA na identificao de pessoas que poderiam ser futuros assessores, organizando sua formao, enviando-os para esta misso e proporcionando-lhes apoio contnuo. Convidamos a que leiam o Suplemento No. 64 de Progressio Proceso de crecimiento en CVX: Orientaciones para la Formacin especialmente a seo 5.1 Roles Comunitarios. O documento est disponvel no nosso site www.cvx.clc.net O Secretariado Mundial disponibilizar no site orientaes sobre o Papel do Assessor, junto com temas que podem ser includos na sua formao.

Atravs da Progressio, pretendemos partilhar experincias pessoais de Assessores. A comunidade mundial sente necessidade de uma melhor maneira para partilha de recursos e experincias. Nosso Secretariado pedir a algumas comunidades nacionais que disponibilizem seus mdulos de formao para os demais. Mas, por favor, no esperem que lhe seja perguntado. Caso sintam que tm algo valioso para oferecer, dem um passo adiante e deixem-nos saber.

B. A dinmica do DEAA
Em outubro de 2010 nossa Presidente fez um convite s comunidades nacionais para que refletissem sobre o nosso entendimento e prtica do processo de Discernir Enviar Acompanhar - Avaliar (DEAA). Recebemos respostas de 39 comunidades nacionais. Este significativo aumento no nmero de respostas um sinal alentador do nosso crescimento como uma comunidade mundial. Eis um resumo das respostas:

1. A prtica do DEAA
A dinmica est em todo mundo em suas primeiras etapas de desenvolvimento. bom ter em conta que todas as comunidades que responderam tm vivido pelo menos uma experincia do DEAA. Na maioria dos casos este processo experimentado durante os encontros nacionais e no funcionamento do Conselho Executivo Nacional. Em algumas comunidades vemos que o DEAA j se converte em parte do vocabulrio CVX e do seu processo de pensamento. Em muitas outras comunidades sentem que h ainda um grande caminho a ser percorrido. Em geral podemos dizer que a CVX como corpo tem assumido o DEAA, mas que ainda falta integr-lo de maneira apropriada a uma prtica comum e comunitria em todos os nveis da vida.

2. Formao para o DEAA


Ressaltamos que tem havido uma grande quantidade de material preparado e distribudo a respeito desse processo e sua importncia. Os membros tm sido informados sobre o processo e suas etapas, junto com lembranas freqentes a cerca da sua importncia para o nosso estilo de vida. Os encontros de comunidades locais tm sido estruturados ao redor desses passos. Programas especiais de formao vo sendo oferecidos a membros em geral e a assessores de modo particular. . Em alguns casos um comit Ad hoc tem sido criado para estudar e promover o processo. Num outro nvel, a formao permanente em Espiritualidade Inaciana tem levado a uma compreenso mais profunda sobre o DEAA. Muitos tm recorrido aos Exerccios Espirituais como chave para ler e assimilar melhor o processo. Os membros so animados a rezar com os quatro passos, partilhando e acompanhando aos demais ao longo deste caminho.

3. Nossa Experincia com os Quatro Passos


Discernir e Avaliar so os passos que melhor so compreendidos e os que se implementam mais amplamente. Os membros j esto familiarizados com eles e j os usam h algum tempo. O processo de Enviar praticado por alguns para a instalao de uma nova equipe regional/nacional. s vezes usada quando se assume uma misso comum a nvel nacional. As comunidades expressam dificuldades com o passo de Enviar simplesmente porque ainda no o sentem como fazendo parte do nosso modo de proceder. Tambm falta clareza sobre quem faz o envio e com que grau de autoridade. O passo mais fraco o de Acompanhar. Este geralmente praticado como rezar pelos que so enviados. A maioria das comunidades est consciente de que o processo de Acompanhar vai mais alm do que orar, mas no se sentem seguras a respeito de como devem expressar este apoio de uma forma concreta.

4. Os desafios que enfrentamos

O maior desafio que temos crescer em nosso entendimento e prtica do que significa ser um Corpo Apostlico na Igreja e no Mundo. neste contexto que o processo do DEAA adquire seu pleno significado. Outro desafio para os membros o de assimilar e viver os Exerccios Espirituais, assim como aprofundar sua prtica de discernimento pessoal. O caminho a ser percorrido

Todos esto convidados a uma leitura atenta e reflexiva da Projetos 125 (Outubro 2003). Animamos a todos para que faam regularmente os Exerccios Espirituais, porque isto o que nos anima e sustenta como corpo apostlico. As comunidades so convidadas a partilhar suas experincias do DEAA na Progressio. Este intercmbio pode ser considerado como uma forma de Acompanhar a outros na vivncia da dinmica. Desde o Secretariado ser facilitada a troca de recursos de formao atravs do site. O ExCo est trabalhando num documento sobre a CVX como um Corpo Laico Apostlico. Ele promover uma reflexo mais profunda da nossa identidade com uma renovada conscincia do DEAA, como o meio para construir o corpo apostlico (Documento de Ftima, n 3.2).

Expressamos nosso agradecimento a todos aqueles que dedicam com devoo seu tempo, talentos e energia como assessores de comunidade ou como iniciadores de ao apostlica. Que Deus os abenoe pela generosidade. Desejamos uma feliz Festa de Santo Incio. Que sua constante intercesso e exemplo nos inspire para conhecer, amar e seguir mais de perto a Jesus Cristo. No Senhor, Chris Micallef Vice presidente Rita El Ramy Consultora Luke Rodrigues s.j. Vice Assistente Eclesistico

Potrebbero piacerti anche