Sei sulla pagina 1di 8

AULA dia 04/07/2010

CRIME ELEITORAL
Conceito: Crimes eleitorais compreendem todas as violaes as normas legais que disciplinam as diversas fases de operaes eleitorais. Caracterizao do crime eleitoral: necessria que a conduta esteja tipificada como crime eleitoral e seja praticada com finalidade eleitoral. IP 2430/DF. Bem jurdico: Proteo do livre exerccio dos direitos polticos. E proteo da regularidade e lisura dos processos eleitorais. A garantia que o processo eleitoral ser sem maculas e vcios. So crimes comuns ou polticos? 1 corrente diz que so crimes polticos porque atinge de forma imediata o estado como unidade poltica e social nesse sentido Nelson Hungria; Diz que crime poltico porque o eleitor por meio do voto no exerce direito individual e sim uma funo orgnica do estado, ou seja, o eleitor atua em nome e por conta do estado; Diz que os crimes eleitorais ofendem diretamente a ordem poltica. 2 corrente: diz que so crimes comuns por que: protege apenas o processo eleitoral e os direitos eleitorais de partidos e eleitores, ou seja, os crimes eleitorais no visam a defesa do estado em sua ordem interna ou externa, portanto no pode ser considerados crimes polticos STF/I P 507. Classificao doutrinaria dos crimes eleitorais: 1- crimes eleitorais especficos ou puros: so crimes que s podem ser praticados na esfera eleitoral art. 289 Cdigo Eleitoral. 2- crimes eleitorais acidentais ou impuros: so crimes que esto previstos na legislao eleitoral e tambm na legislao no eleitoral. Nesses casos sero eleitorais quando cometidos com a finalidade eleitoral.

Crimes da lei 9.504/97 1. Pesquisa fraudulenta art. 33 4. 1.1 Sujeitos:

Ativo qualquer pessoa mesmo que ela no tenha sido responsvel pela divulgao da pesquisa. Sujeito passivo o candidato ou partido prejudicado. Tambm pode responder pelo crime os representantes legais que fez a pesquisa e da que veiculou a pesquisa. Estes sero punidos se agiram com dolo, porque no existe responsabilidade penal objetiva. 1.2 Tipo objetivo:

divulgar tornar pblico o eleitorado em geral. Se a divulgao no for para o eleitorado em geral, esta no tem potencialidade ofensiva de influir nas eleies. A divulgao poder ser realizada por qualquer meio como: jornais, email, propaganda, comcios etc. 1.3 Objeto material:

a pesquisa fraudulenta. Esta pesquisa significa manipular os dados verdadeiros apurados na pesquisa ou obter os dados da pesquisa por fraude. Obs.: Suzana de Camargo Gomes diz que tambm h o crime na conduta de divulgar pesquisa inexistente, ou seja, pesquisa que no fopi realizada. 1.4 Consumao e tentativa:

A consumao se d com a divulgao potencialmente lesiva, ainda que efetivamente no influa na eleio. crime formal ou de consumao antecipara. A tentativa possvel se o agente no consegue realizar a divulgao. 2. Realizao de Propaganda Eleitoral no dia da Eleio e Boca de Urna art. 39 5. 2.1 Sujeitos:

Ativo qualquer pessoa. Passivo so o eleitorado e o estado. A conduta consiste em praticar no dia das eleies as seguintes condutas: Inciso I- usar alto falantes e amplificadores de som, comcio ou carreata ex: passeata com uso de aparelhos sonoros. Este inciso revogou o art. 322 do cdigo eleitoral. Esta conduta s configura crime se for praticada no dia da eleio. Dia da eleio o perodo compreendido de 00h antes at 00h do dia da eleio. Inciso II- arregimentar significa praticar atos que possam influir na livre convico do eleitor. Obs.: a propaganda de boca de urna no precisa ser perto das sees eleitorais, ou seja, pode ocorrer em qualquer lugar, mesmo longe de uma seo eleitoral. Prestar ateno nesta expresso boca de urna vimos que no significa ta perto da seo de voto. Obs. 02:

No configura propaganda de boca de urna A manifestao individual e silncios DE preferncia do cidado por determinado partido ou candidato ex: o eleitor que vai votar com bon, camisa, adesivo, bandeira, broche do seu candidato. Este inciso s se caracteriza se ocorrer no dia da eleio. Inciso III- aplica-se o que foi dito no inciso II, inclusive a necessidade de ser o crime cometido no dia da eleio. 2.2 Elemento subjetivo:

o dolo para os trs incisos. 2.3 Consumao e tentativa:

A consumao se d com a simples prtica de qualquer das condutas e de qualquer dos trs incisos, ainda que no influenciem nos resultados das eleies. A tentativa possvel nas trs formas de execuo do crime. 3. Crime do art. 25 da lei complementar 64/90.

O crime argio de inelegibilidade temerria ou de m -f. Argir a inelegibilidade impugnar o pedido de candidatura ou impugnar o registro j deferido da candidatura de forma temerria, ou seja, de forma imprudente sem adotar as cautelas mnimas par a verificao da procedncia. M-f o propsito deliberado de prejudicar o candidato ou a candidatura. 3.1 sujeitos:

Ativo so apenas as pessoas legitimadas a realizar a argio ou a impugnao. Passivo o estado, o candidato e pretendente a candidato . S haver crime se uma das duas condutas for praticada sob influncia do poder econmico ou abuso de poder. Ex: promotor eleitoral impugna a candidatura de algum com o fim de prejudicar o partido poltico. 4. Lei 4.737/65 Cdigo Eleitoral.

Este cdigo tem disposies gerais que situados nos art. 283 a 288 e depois trs os crimes em espcies nos art. 289 e seguintes. 4.1 Disposies Gerais art. 283:

Este artigo trs o conceito de funcionrio pblico para fins penais. Magistrado mesmo sem competncia eleitoral, mas esto exercendo funo eleitoral ou presidindo juntas apuradoras ou encontra -se exercendo funo sob coordenao do tribunal eleitoral. O conceito do 1 igual ao conceito de funcionrio pblico do art. 327 do CP.

2 fala de funcionrio pbli co equiparado. 4.2 art. 284: 4.2.1 Pena mnima nos crimes eleitorais:

Quando o tipo penal incriminador no comina a pena mnima para a infrao ela ser de 15 dias no caso de deteno e de 1 ano no caso de recluso art. 284. 4.3 art. 285:

Agravao ou atenuao so causa de aumento ou diminuio. Se o tipo penal prev causa de aumento ou de diminuio, mas no prev o quantum, ou seja, os patamares, eles sero de 1/5 a 1/3, mas no podero extrapolar os limites cominados no tipo incriminador bsico. 4.4 art. 286:

Os tipos penais incriminadores j indicam a quantidade de dias multa cominada como, por exemplo, no art. 289. Cada dia multa no valor de um salrio mnimo. O juiz pode triplicar a multa mxima cominada para o crime, desde que ela no ultrapa sse 300 (trezentos) dias multa que o Maximo previsto no art. 286 caput e 2. 4.5 art. 287:

O cdigo penal sempre se aplica subsidiariamente as leis penais especiais. 4.6 art. 288:

Este artigo diz que os crimes do cdigo eleitoral prevalece sobre os crimes da lei de imprensa. Ocorre que a lei de imprensa foi declarada no recepcionada na ADPF 130, por isso esta no se aplica mais, sendo assim, este art. 288 perdeu sua eficcia. 4.7 art. 289:

No tem pena mnima no tipo incriminador, sendo assim, ser esta pena mnima de 1 (um) ano. 4.8 sujeitos:

Ativo qualquer pessoa inclusive o eleitor j alistado que solicita fraudulentamente a transferncia do titulo. Passivo o estado. 4.9 conduta:

A inscrio uma etapa do alistamento eleit oral.

4.10 elemento subjetivo: o dolo no se exigindo nenhuma finalidade especfica. fraudulentamente, onde induz algum a erro ex: apresentao de documento falso de residncia, porque o eleitor tem que ser inscrever no seu domicilio, e o agente faz isso para se inscrever onde no tem domicilio. Outro o documento falso de nascimento dado a uma adolescente de 15 anos. Obs.: Domiclio para fins eleitorais no s o local da residncia, mas qualquer local onde o agente possua um imvel. Ex: uma casa de praia. Obs.: Se o eleitor tem vrios domiclios pode se inscrever em qualquer deles. 4.11 consumao e tentativa: 1 corrente: O crime se consuma com o simples requerimento de inscrio, ainda que ele seja indeferido e o ttulo no seja expedido. Suzana de Camargo Gomes. 2 corrente: a consumao s se d com o deferimento do pedido de inscrio e a expedio do ttulo de eleitor. A tentativa possvel independentemente da correte adotada pela consumao. Nesses casos o crime de falsidade documental fica absorvido pelo art. 289. 4.12 art. 290: Pune aquele que induz algum a se inscrever como eleitor. Isso uma exceo pluralstica a teoria unitria. 4.13 art. 291: O juiz tem que agir com dolo. Sendo um crime prprio, s podendo ser praticado por juiz eleitoral. Juiz eleitoral todo aquele que exerce funo eleitoral designado pelo tribunal. Quanto consumao e tentativa aplica o que foi dito no art. 289. 4.14 art. 292: O tipo penal s prev multa. Quando o cdigo eleitoral prev apenas multa no se trata de crime e sim uma contraveno penal eleitoral, nesse sentido Tourinho.

4.14.1

sujeitos:

Sujeito ativo s pode ser o juiz competente para julgar os pedidos de inscrio. crime prprio. Esse crime pode ser praticado pela autoridade judiciria de 2 grau por via de recurso. As condutas so negar e retardar. 4.14.2 Elemento subjetivo:

o dolo e no se exige nenhuma finalidade especfica. No h forma culposa. Consumao se d com a simples negativa ou retardamento. A tentativa no possvel. 4.15 Art. 293: 4.15.1 sujeitos:

Sujeito ativo qualquer pessoa e passivo o estado e a pessoa prejudicada. Obs.: no pode ser sujeito deste crime os estrangeiros, os militares conscritos durante o servio militar obrigatrio e os menores de 16 anos, porque eles no podem se alistar como eleitor. 4.15.2 Objeto material:

o alistamento eleitoral. Este se inicia com o requerimento de inscrio para ser eleitor e se encerra com a expedio do ttulo de eleitor ou com o indeferimento da expedio. O alistamento dividido em duas fases: 1- apresentao do requerimento com os documentos necessrios. 2- anlise dos documentos e diligncias necessria, com deferimento ou indeferimento do pedido. 4.15.3 consumao e tentativa:

O crime se consuma se a perturbao ou impedimento ocorrer em qualquer dessas fases do alistamento, ainda que o alistamento no seja evitado. Tentativa possvel quando o infrator no conseguir perturbar ou impedir o alistamento. 4.15.4 o dolo. 4.16 art. 295: elemento subjetivo:

4.16.1

sujeitos:

Sujeito ativo qualquer pessoa. Passivo o eleitor titular do ttulo retido. Conduta: reter que significa no entregar quando solicitado. S h o crime se essa reteno for contra a vontade do eleitor, se for com o consentimento dele fato at pico. Obs.: se houver reteno do comprovante e no do ttulo, haver o crime do art. 91 nico da lei 9.504/97. Isso um conflito aparente de normas: O art. 295 pune a conduta de reter o ttulo eleitoral. O art. 91 nico tambm pune a conduta de reter ttulo. Art. 295 O art. 295 s pode ocorrer aps a expedio do ttulo de eleitor. Crime do 295 s ocorre se for praticado contra vontade do eleitor. 295 crime comum que pode ser praticado por qualquer pessoa. Art. 91 nico O crime do art. 91 s ocorre por ocasio da inscrio do eleitor ou por ocasio do termino do alistamento. 91 o crime ocorre se a reteno se der contra, ou pela vontade do eleitor 91 crime prprio, s pode ser praticado por servidor eleitoral

4.16.2

Elemento subjetivo:

o dolo no se exige finalidade especifica. 4.16.3 Consumao e tentativa:

1 corrente. D-se com a simples reteno do ttulo, ainda que no ocorra prejuzo ao eleitor, nesse sentido Joel Candido. 2 corrente: o crime s se consuma se a reteno causar prejuzo ao eleitor, Suzana de Camargo Gomes. A tentativa possvel se o retentor no consegue ter a posse tranqila do ttulo retido. Ele desapossado antes de conseguir reter o ttulo. 4.17 art. 298: 4.17.1 Sujeitos:

Ativo qualquer pessoa e no apenas autoridades. Passivo eleitor, membros de mesa receptora, fiscal, delegado de partido ou cand idato.

Conduta: prender ou deter as pessoas com violao ao art. 236. Eleitor 5 dias antes da eleio ou ate 48h aps s pode ser preso em flagrante de qualquer crime inafianvel por fora de sentena penal condenatria, ainda que sujeita a recurso, por desrespeito a salvo conduto concedido a outro eleitor. No pode ser preso fora de situao de flagrante, por condenao de crime afianvel e por mandado de priso preventiva ou temporria. Membros de mesas receptoras, fiscal, delegados de partidos durante o exerccio de suas funes s podem ser presos em flagrante, no podem ser presos em nenhuma outra situao, nem mesmo por ordem judicial. Candidatos 15 dias antes das eleies s podem ser presos em flagrante delito, no podem ser presos em nenhuma outr a situao. 4.17.2 Elemento subjetivo.

dolo no tem forma culposa. 4.17.3 Consumao e tentativa:

A consumao se d com a simples deteno do eleitor ainda que ele no sofra o prejuzo de votar. A tentativa possvel se o agente no consegue efetivar a priso ou deteno irregular.

Potrebbero piacerti anche