Sei sulla pagina 1di 9

CONSTRUES GEOMTRICAS E DEMONSTRAES nvel 2

Prof. lio Mega

A partir do sculo V aC, os matemticos gregos desenvolveram uma parte da Matemtica, intimamente ligada Geometria, conhecida como Construes Geomtricas com Rgua e Compasso. Os problemas de construes geomtricas so muito interessantes e alguns deles devem ser enfrentados por quem est interessado em Geometria. bom saber que os gregos antigos propuseram e resolveram muitos problemas de construo difceis, mas no conseguiram resolver, ou melhor, no conseguiram provar que no tinham soluo os trs problemas conhecidos, respectivamente, como (1) a triseco de um ngulo (2) a duplicao de um cubo (3) a quadratura de um crculo consistindo em, usando apenas rgua e compasso, (1) dividir um ngulo dado qualquer em trs partes iguais (ou seja, em trs ngulos congruentes cuja soma o ngulo dado) (2) construir o lado de um cubo, cujo volume o dobro do volume de um cubo cujo lado dado (3) construir um quadrado cuja rea a mesma de um crculo dado Esses problemas foram enfrentados com sucesso apenas no sculo XIX, com a ajuda da lgebra. Mas isto j outra histria. Com certeza voc ainda ir ouvir bastante sobre esse assunto, em outras oportunidades. Para resolver problemas de construes geomtricas, alm de lpis e papel, utilizam-se dois instrumentos para desenhar figuras: um compasso e uma rgua (sem escala). O compasso ser utilizado para desenhar circunferncias e a rgua, para traar retas. Sero utilizadas apenas as seguintes operaes (que se justificam pelos axiomas da Geometria Euclidiana): O1. Traar uma reta1 por dois pontos conhecidos. O2. Desenhar uma circunferncia, dados o seu centro e o seu raio. O3. Marcar os pontos, quando houver, de interseco de duas linhas (duas retas, duas circunferncias ou uma reta e uma circunferncia). Para simplificar as construes, comum desenharmos arcos de circunferncia em vez de circunferncias, alm de segmentos de retas e semi-retas em vez de retas. Entretanto, h situaes em que essa prtica pode ocultar solues vlidas de um problema, sendo necessria a devida ateno para evitar isso. Uma construo geomtrica consiste numa seqncia finita de pelo menos uma dessas operaes. Iremos desenvolver um procedimento adequado para descrever os passos de uma construo (como um programa de computao). Mas o mais importante so os conceitos, idias e teoremas geomtricos envolvidos na resoluo dos problemas. Por isso, iremos exercitar a atividade fundamental caracterstica da Matemtica: a demonstrao. O fato de exibirmos uma figura desenhada no basta para afirmar que um problema foi resolvido: preciso provar, com bases nas leis da lgica e nos fatos j conhecidos (definies, axiomas ou teoremas), que tudo o que foi feito vlido. Por isso, cada passo da construo deve ser justificado (isto , demonstrado). Vamos ver um exemplo.

Na verdade, no podemos desenhar uma reta numa folha de papel. Nossas construes devero deixar claro se o que desenhamos reta, semi-reta (tem uma origem) ou segmento de reta (um segmento est limitado por dois pontos).

Construir um tringulo, dados dois de seus lados e o ngulo formado por eles.

Nesta primeira descrio da construo, iremos explicar detalhes que sero omitidos nas prximas. Procedimento: 1) Transporte o segmento maior para um lugar conveniente: marque um ponto num lugar conveniente da pgina (ponto A) coloque a ponta seca do compasso numa extremidade do segmento dado maior e a ponta com grafite na outra extremidade do mesmo sem mexer na abertura do compasso, coloque a ponta seca no ponto A e trace um pequeno arco (para a direita, por exemplo) marque um ponto desse arco (ponto B) com a rgua, desenhe o segmento AB 2) Transporte o ngulo dado, de forma que seu vrtice coincida com A e um de seus lados com o segmento AB. com ponta seca no vrtice do ngulo dado, trace uma circunferncia (arco) de raio menor do que AB; esta encontra os lados do ngulo em M e N. com mesmo raio, trace a circunferncia (arco) com centro em A, encontrando o segmento AB em M. com centro em M, trace a circunferncia (arco) de raio MN; ela encontra a circunferncia (arco) de centro A em N. trace a reta (semi-reta de origem A), passando por N. 3) Com centro em A, trace a circunferncia (arco) de raio igual ao outro lado dado; esta circunferncia (arco) encontra a semi-reta AN em C. 4) Trace o segmento AC. 5) Trace o segmento BC. A construo obtida

N M

N C

Podemos justificar as construes acima, de forma abreviada. Alm dos axiomas da Geometria Euclidiana que fundamentam as operaes O1, O2 e O3, foi utilizado o caso LLL de congruncia de tringulos no passo 2 (transporte de ngulo). Se desenharmos retas e circunferncias completas nas operaes de transporte, as construes ficaro mais complexas e provavelmente surgiro solues redundantes, isto , congruentes. No caso acima, nessas condies, a construo final ficaria assim:

Os tringulos ABC, ABC e ABC so congruentes ao tringulo ABC. Esta construo ilustra o fato de que a correspondncia LAL entre tringulos uma congruncia. Porm, nem sempre as solues so congruentes. Considere o problema a seguir. Construir um tringulo, dados dois de seus lados e o ngulo oposto ao ngulo formado por eles.

O desenho a seguir mostra uma construo onde as representaes de retas e os traados de arcos foram insuficientes para mostrar todas as solues vlidas:

B C

Uma construo cuidadosa revela que h outra soluo: um outro tringulo ABC, no congruente ao tringulo ABC acima. Isto prova que a correspondncia ALL entre dois tringulos quaisquer no uma congruncia. O leitor pode verificar que as outras solues, caso fossem feitas retas e circunferncias completas nas operaes de transporte, seriam congruentes a essas duas.

B C

importante considerar tambm as situaes em que um problema de construo enunciado, sem que sejam realmente apresentados os elementos dados. Neste caso, cabe ao leitor fazer consideraes sobre as restries do problema. Por exemplo: Construir um tringulo conhecendo-se seus trs lados. Se os supostos trs lados forem os segmentos abaixo

vemos, pela construo a seguir (onde as circunferncias tm raios iguais, respectivamente, aos segmentos menores), que no pode existir tal tringulo:

Isto ocorre porque um lado de qualquer tringulo tem que ser menor que a soma dos dois outros lados. Algebricamente, a condio para que trs nmeros reais positivos quaisquer a, b e c sejam as medidas dos lados de um tringulo a b < c < a +b . __________________________________________________________________________________ 1. Em que situaes dois tringulos so congruentes? 2. A mediatriz de um segmento a reta perpendicular ao mesmo que passa pelo seu ponto mdio. Usando rgua e compasso, desenhe a mediatriz do segmento A , desenhado abaixo. Com base na B congruncia de tringulos, explique sua construo.

3. A mediatriz pode ser descrita como um conjunto de pontos que apresentam alguma propriedade interessante relacionada com a distncia. Que propriedade essa? Justifique sua afirmao. 4. A seguir, so dados dois segmentos, de medidas a e b. __________________ _________________________________________

a) desenhe um segmento de medida c, tal que a, b e c sejam medidas dos lados de um tringulo issceles. b) desenhe um tringulo cujos lados medem a, b e
a +b . 2

5. Conceitue bissetriz de um ngulo e mostre como construir a bissetriz de um ngulo dado. 6. Desenhar a bissetriz do ngulo abaixo, sem usar seu vrtice, j que o mesmo inacessvel (est fora da folha de papel)

7. So dados, abaixo, a reta r e o segmento AB . Localizar na reta r todos os pontos X tais que a medida do ngulo AXB seja de 60o .

B A

8. Os quatro pontos dados a seguir pertencem a lados distintos de um quadrado. Desenhe esse quadrado.

9. (OIAM) Um trapzio ABCD est inscrito na circunferncia dada abaixo. Construir esse trapzio, sabendo que os segmentos dados a seguir representam, respectivamente, a altura e a soma das bases desse trapzio.

10. (OCS) Sejam A, B e C trs pontos no alinhados e E (diferente de B) um ponto qualquer no pertencente reta AC. Construa os paralelogramos ABCD (nesta ordem) e AECF (tambm nesta ordem). Demonstre que BE // DF.

__________________________________________________________________________________ As construes com rgua e compasso constituem uma ferramenta valiosa na obteno das imagens nas transformaes geomtricas, como a translao, a reflexo, a rotao e a homotetia. No iremos estudar este assunto, mas a ttulo de curiosidade iremos apresentar trs problemas relacionados ao mesmo. __________________________________________________________________________________ 11. Um carro de bombeiros est no ponto A e parte para apagar um incndio no ponto B; como est vazio, deve abastecer-se de gua no rio representado pela reta r. Desenhe o caminho mais curto que o veculo deve percorrer.
B A

12. Duas cidades S e R esto separadas por um rio de margens retas paralelas, sobre o qual se quer construir uma ponte perpendicular s margens e uma estrada formada por trechos retos ligando essas cidades e a ponte. Construa esse percurso de forma que seja o mais curto possvel.
S

13. Um professor de Matemtica d aula nos colgios A, B e C. Ele quer alugar uma casa que se encontra num ponto P tal que a soma das distncias de sua casa aos trs colgios a menor possvel.

B A

Potrebbero piacerti anche