Sei sulla pagina 1di 16

ATIVIDADE GARIMPEIRA NO MUNICPIO DE JUNA-MT: ESTUDO DE CASO DO GARIMPO JUININHA.

BASTOS, Beatriz Regina Nunes Perrone 2; LEMES, Denise Peralta 3


1

Estudo realizado para o desenvolvimento do Trabalho Final d e Graduao em Graduada em Geografia, AJES - Instituto Superior de Educao do Vale do

Geografia- AJES.
2

Juruena, Juna-MT
3

Prof Orientadora, AJES - Instituto Superior de Educao do Vale do Juruena,

Juna-MT, Brasil

RESUMO

No estado de Mato Grosso (MT) a minerao representa, desde o perodo colonial, uma atividade responsvel pelo desenvolvimento da economia e expanso dos ncleos urbanos, que deram incio a vrias cidades, porm ela um fator degradante do me io ambiente. A pesquisa se refere s degradaes ambientais causadas pela atividade garimpeira no municpio de Juna-MT e as consideraes minimizadoras dos impactos. Como mtodo utilizou-se estudos bibliogrficos e de campo. O estudo in loco foi realizado nos meses de Outubro e Novembro de 2009 no garimpo do Juininha. Observaram-se trs locais distintos, dentro da rea remanescente do garimpo: rea garimpada desativada, local ativo de extrao do diamante e rea de mata nativa. Os elementos analisados foram s degradaes ambientais e paisagsticas, processo de extrao do diamante, aspectos e impactos ambientais. Os resultados demonstraram que os danos causados pela atividade garimpeira so diversos atingindo tanto o meio bitico como o abitico, de maneir a direta e indireta, porm constatou-se que os elementos mais afetados foram o solo, a vegetao e o Rio Juininha. O local impactado apresenta grandes diferenas ambientais em relao s reas no garimpadas. Por fim foram propostas algumas medidas de diminuio dos impactos e regenerao dos locais afetados.
Palavras-chave: Degradao ambiental, garimpo, meio ambiente, Juna.

ABSTRACT

In the state of Mato Grosso (MT) the mining represent, since the colonial period, an activity responsible for the development of economy and expansion of urban areas, which began several cities, but it is a factor degrading the environment. The research refers to the environmental degradation caused by mining activity in the city of Juina MT considerations and impactos mitigaes dos. As a method we used literature review and field study. The study was conducted in mine Juininha during October and November 2009. Were observed three locations within the remaining area of the mine, mined area off, the active site of diamond extraction and native forest. The elements analyzed were environmental degradations and landscape, the diamond extraction process, environmental aspects and impacts. The results showed that the damage caused by mining activities are diverse including both the biotic and abiotic to, directly or indirectly, but it was found that the most affected were the soil, vegetation and the river Juininha. The locations impacted have large environmental differences in relation to areas not mined. Finally some meas ures were proposed for mitigation of impacts and regeneration of the affected areas.
Keywords: Environmental degradation, mining, environment, Juna.

1. Introduo

A explorao garimpeira uma atividade de extrao mineral que existe a muito tempo no mundo. Segundo MIRANDA et al., (1997), ela uma forma muito antiga de extrao mineral, iniciando-se por volta do sculo XV, na europa, com objetivo da conquista de novas terras e riquezas minerais. Os garimpos no Brasil comearam a se desenvolver com maior destaque no sculo XVIII, no estado de Minas Gerais atravs de campanhas em busca de o uro e diamantes. Os garimpos quando ilegais so extremamente difceis de serem controlados , pois na maioria das vezes localizan-se em locais afastados, dificultando o acesso e a fiscalizao. Segundo o INSTITUTO BRASILEIRO DE MINERAO, a atividade garimpeira, desde que atenda a determinadas regras e obrigaes considerada uma forma legal de extrao de riquezas minerais (INSTITUTO BRASILEIRO DE MINERAO, 1987, p. 54).

A atividade garimpeira no municpio de Ju na-MT, com destaque para a extrao de diamantes, iniciou-se por volta do ano de 1976, foi uma das principais fontes econmicas da regio, acredita -se que existam ainda na regio muitos recursos minerais a serem explorados. Nesta perspectiva o estudo realizado objetivou anali sar e identificar os efeitos degradativos ao meio ambiente causados pela atividade garimpeira, em um garimpo da regio de Juna. Posteriormente propor possveis alternativas de melhoria dos locais afetados. Destacando a importncia da atividade garimpeira para a economia do municpio.
2. Fundamentao Terica 2.1. Importncia econmica dos recursos minerais

As atividades garimpeiras so de origem milenar e muito contriburam para o desenvolvimento das sociedades tendo como seu ponto de partida a Revoluo Industrial. A vida moderna depende inquestionavelmente dos elementos minerais, por eles constituram grande parte dos produtos do cotidiano. Porm a sua extrao causa grande impacto na paisagem, o que gera nas pessoas um sentimento de averso (VIANA, 2007). Segundo a METAMAT (Companhia Matogrossense de Minerao ) a maior produo de diamantes de Mato Grosso atualmente concentra -se na regio noroeste, sendo o municpio de Juna o maior produtor de diamantes in dustriais do pas, o subsolo abriga jazidas cuja explorao pode durar por alguns anos. Nota-se que o potencial mineral de Juna ainda muito grande, isso lhe proporcionou fama nacional e internacional, foi durante muito tempo a base da economia, segundo o DNPM (Departamento Nacional de Produo Mineral ) a maior jazida de diamantes do Brasil foi descoberta no municpio, as perspectivas de explorao futuras so positivas.
2.2. O caso do garimpo de diamante

O diamante o mineral mais duro que existe, com dureza 10, segundo a escala de Mohs que vai de 0 a 10, no podendo ser riscado por nenhum outro mineral com dureza inferior a 10 , mundialmente conhecido para fabricao de jias, devido qualidade de suas gemas, porm nem todos servem para tal fim. Os

diamantes industriais possuem propriedades que o tornam ideal para utilizar como ferramentas para perfurar materiais de dureza elevada (DIANA, et al 2004). Devido aos estudos e anlises no territrio brasileiro verifica -se um atrativo potencial geolgico, as primeiras informaes sobre diamantes no pas so muito antigas, aconteceram por volta do ano de 1752 (V ALE, 2003). Segundo o CREA-MT (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso) a qualidade dos diamantes encontrados em Juna baixa, so mais utilizados nas indstrias e para fabricao de jias de baixo valor, so exportados principalmente para a ndia e Tailndia.
3. Metodologia

A realizadas

execuo pesquisas

desse

trabalho e

foi

fundamentada , do

primeiramente, bsico,

no para

embasamento terico mediante reviso bibliogrfica . bibliogrficas aquisio

Posteriormente, material

foram

contextualizao do processo de implantao do garimpo em Ju na-MT. Outras informaes sobre o garimpo de diamantes em Juna foram adquiridas atravs de entrevistas com o Senhor Jos Ferreira Lima Junior, tcnico em minerao, atualmente exerce o cargo de diretor na Cooprodil. Foram realizadas entrevistas individuais, com pessoas que j trabalharam em garimpos na regio, para conhecimento emprico do assunto em questo.
3.1. Sada de campo

Para anlise do processo de extrao do diamante, conhecimento do meio fsico e identificao dos principais efeitos que a atividade causa ao meio ambiente, foi realizada visita a campo em um garimpo de diamantes no municpio de Ju na-MT. Foram utilizados neste processo, alguns instrumentos e documentos cartogrficos tais como: imagens, mapas temticos e mquina fotogrfica. Os registros fotogrficos foram fundamentais para posterior caracterizao ambiental do local . Para melhor identificao das reas degradadas, foram analisados 3 locais distintos, dentro da rea remanescente do garimpo. Que seguem: rea garimpada desativada, local ativo de extrao do diamante e outra rea no garimpada onde se encontra ainda a mata nativa.

4. 4. . O i t l O t El i i i t l f ,l i t

l li

E i i il l t i li t t lt f i t li l i it f i t

i t li , it l

t l it l, ' " f tit li l i. A . , t li i , i ti i i i t . . P , t t l i t , t , i li i t i i Zil ` , t ltit i , i t , t l i l l it i l l t , k t t l tit t . i i ` i l ti l , . t i t ' , "

4. . O i i t t ti f i t i

$## !         %   "       
i . li t : P f it i i i i i l .

i i i l i li

mbi i t i

i t i t i i , i i t i ifi i fl t i i i f i i t i j t i , i t j ,i i i t t it t t t i ,

it i l .A .

Para uma melhor caracterizao ambiental da rea de estudo, foi feita a diviso da mesma em: rea garimpada desativada; rea ativa e rea de mata nativa. As atividades garimpeiras, no garimpo visitado, so realizadas prximas ao rio Juininha, (Figura 2 ) rio que corta a propriedade. Atualmente, o meio ambiente garimpado apresenta diferenas em relao s reas no garimpadas, isto se deve ao desmatamento, para implantao do referido garimpo, e principalmente, ao descarte do cascalho, prejudicando o solo .

Figura 2. Rio Juininha. Fonte: BASTOS, Beatriz Regina Nunes Perrone (2009) . Segundo o senhor Lima, a pedologia que predomina na rea de garimpagem do tipo Neossolo e, no procedimento de extrao do diamante, ocorre a lavagem do solo prejudicando -o ainda mais. Verifica-se na rea do garimpo do Juininha, espcies de vegetao do bioma do cerrado (figura 3), rvores de pequeno porte, vegetao fina, em relao s reas no garimpadas, onde encontramos a mata nativa, floresta densa com rvores altas e latifoliadas. Isso se atribui as atividades garimpeiras no local, que agridem o solo, afetando a vegetao nativa, acabando por selecionar espcies mais resistentes a solos com deficincia em fertilidade em decorrncia do processo de lavagem do mesmo. Esse fator deixa evidente, que na regio garimpada que sofreu e vem sofrendo os impactos no solo, permanecem apenas as plantas adaptadas aquelas condies.

Figura 3. rea desmatada. Fonte: BASTOS, Beatriz Regina Nunes Perrone (2009).
4.3.1. rea garimpada desativada

O primeiro local observado durante a visita em in loco, foi uma rea onde aconteceram atividades garimpeiras, e que j estavam desativadas a cerca de dois anos. O local tinha como caracterstica vegetao rasteira, muitas catas1 abertas, grandes montes de terras resultado do rejeito da explora o e muitos cascalhos.
4.3.2. rea ativa de extrao do diamante

Foi observada na rea ativa do garimpo, uma cata grande com cerca de 8 metros de profundidade onde no momento da abordagem estavam trabalhando dois homens, um deles operava a mangueira de presso , conhecida como bico de jato, fazendo o desmonte do s barrancos, sendo esse trabalho considerado o mais pesado, pois a gua da mangueira sai com muita presso. O outro trabalhador auxiliava atravs de um rastelo na retirada dos cascalhos maiores (Figura 4) para facilitar a dragagem dos cascalhos menores. Dentro da cata feito uma espcie de canal para melhor escoamento do cascalho, para que mquina que faz a suco poder operar melhor. Os restantes dos operrios do garimpo so responsveis pela manuteno dos maquinrios e reposio do combustvel. As trocas de posies entre os membros da equipe acontecem frequentemente, para evitar, principalmente, a exausto do operar do bico de jato.

Lugar cavado para minerao (DICIONRIO MICHAELIS, 2007).

Figura 4. Garimpo do Juininha, rea em atividade. Fonte: BASTOS, Beatriz Regina Nunes Perrone (2009) .
5. Impactos Am ientais Na Explorao Mineral 5.1. Degradao da paisagem

Observamos que o principal impacto causado pela atividade garimpeira na rea da explorao a degradao paisagstica. Os danos causados pela ativida de so diversos atingindo tanto o meio bitico como o abitico, de maneira direta e indireta. A visita a campo evidenciou-nos uma mudana grande na paisagem, o garimpo foi implantado prximo ao rio Juininha para facilitar no procedimento de explorao do diamante, que tem como mtodo o desmonte hidrulico, que faz o uso de muita gua. Porm, o garimpo em questo, mesmo no sendo no leito do rio, observou que a mata ciliar foi quase em sua totalidade retirada como ilustra a figura 8, para a realizao da atividade prxima a ele, fazendo com que o solo do local fique exposto, dando incio a processos erosivos (Figura 5).

Figura 5. Margem do rio Juininha.

Fonte: BASTOS, Beatriz Regina Nunes Perrone (2009). Sem a cobertura vegetal a gua da chuva no infiltra nas camadas subsuperficiais do solo, fazendo com que haja o escoamento superficial, atingindo os rios gerando inundaes (CLEPF, 2008). Outro fator degradante da paisagem, em que se verificou no garimpo estudado, foram as catas, lugares cavados para minerao, se formam atravs do desmonte hidrulico, para retirada do cascalho. Elas possuem uma profundidade variando em torno de 2 a 10 metros, no podendo ser de grande profundidade, pois o garimpeiro trabalha em seu interior, fazendo o desmoronamento dos barrancos. Quando elas atingem uma profundidade considervel ou at mesmo quando comea a apresentar uma baixa incidncia do minrio os garimpeiros a abandonam deixando-as, na maioria das vezes, abertas. Na figura 6, podemos observar, no garimpo do Juininha, algumas catas abandonadas a mais de 2 anos, procedimento ilegal, pois os garimpeiros ao abandonar uma cata, so obrigados a fech-las, com o rejeito de outra cata aberta. Com a chuva, essas catas abertas, acabam se tornado poas dgua, so locais passveis de ploriferao de larvas de insetos, principalmente, os do gnero da malria.

Figura 6. Catas abandonadas, inundadas devido chuva. Fonte: BASTOS, Beatriz Regina Nunes Perrone (2009). Em entrevista com um antigo garimpeiro da regio, senhor Odair Rocha de Souza, sobre a ilegalidade de se deixar uma cata aberta, ele relata o seguinte: Se a

fiscalizao baixar no garimpo, e questionarem o porqu dos buracos ainda estarem abertos, ns falamos que futuramente serviro como tanques de criao de peixes . Nota-se que a maioria das pessoas que trabalham no garimpo, tem conhecimento dos procedimentos ilegais, porm ainda desconhecem a importncia de seguir as normas legais em virtude do meio ambiente e no simplesmente por que as autoridades e leis ambientais exigem.
5.3. Processo de extrao do diamante no local de estudo

Para extrao do diamante, no garimpo analisado, utiliza-se um sistema de desmonte hidrulico , com dois conjuntos de bombas, uma de alta presso que desmonta os depsitos de material aluvionar (Figura 7). A segunda composta por uma bomba de suco do cascalho (Figura 8), que dragado e conduzido at os concentradores, espcie de caixa de ferro , mais conhecida entre os garimpeiros como resumidora. Essa caixa faz a seleo do cascalho, permanecendo nele apenas os mais pesados que se concentram ao fundo. Os rejeitos, nome dos subprodutos da escavao, so descartados simultaneamente conforme a figura 9.

Figura 7. Processo de desmonte hidrulico. Fonte: BASTOS, Beatriz Regina Nunes Perrone (2009)

Figura 8. Bomba que faz a suco do cascalho. Fonte: BASTOS, Beatriz Regina Nunes Perrone (2009).

Figura 9. Rejeito do cascalho descartado pela resumidora . Fonte: BASTOS, Beatriz Regina Nunes Perrone (2009). Ao final do dia, o garimpeiro retira o material que se concentrou no fundo da resumidora e ainda faz a lavagem manual com a peneira, para fazer a classificao e seleo dos minrios. Os minerais satlites do diamante se destacam no concentrado, pois so translcidos e atravs do movimento centrfugo da peneira se concentram ao meio. 5.4.
. Considera es minimizadoras para os impactos am ientais na rea em estudo

Visto que a garimpagem causa degradao ambiental, preciso adotar medidas minimizadoras e restauradoras dos locais afetados, para que no se

agravem ainda mais os impactos lesivos ao meio ambiente. Nesse sentido, atualmente a humanidade encontra um grande desafio, que promover o desenvolvimento sustentvel com grande eficincia e o mais rpido possvel. Este o paradoxo: sabemos que o tempo est se esgotando, mas no agimos para mudar completamente as coisas antes que seja demasiado tarde (INSTITUTO BRASILEIRO DE MINERAO, 1987, p.29). Ou seja, de fundamental importncia, para conservao dos recursos naturais, a adoo dessas medidas para garantia da preservao. Porm as reas garimpadas no podem ser recuperadas completamente . Contudo, pelo menos a utilizao de algumas dessas medidas minimizadoras, que reconstituem parte do meio natural, j um ponto positivo. Verificou-se na rea de estudo algumas medidas minimizadoras dos impactos, adotadas pelos prprios garimpeiros. Entre as quais podemos citar um tipo de barragem, feitas com bambu, para a conteno dos sedimentos, impedindo o cascalho de no escoar diretamente para o rio, conforme ilustra a figura 10.

Figura 10. Barragem para conteno dos rejeitos. Fonte: LEMES, Denise Peralta (2009). Porm essas barragens localizam-se apenas em uma nica rea, acabando por no impedir a conteno de todos os rejeitos que se direcionam ao rio (Figura 11). Consideramos que essas barragens sejam construdas em todos os terrenos, onde o cascalho possa de alguma maneira despejar -se no rio.

Figura 11. rea onde no existe a conteno dos sedimentos. Fonte: LEMES, Denise Peralta (2009). Verificou-se ainda no garimpo, que a mata ciliar do rio J uininha foi quase que completamente retirada, conforme visto na figura 12. Umas das medidas seria a recuperao dessas reas atravs do plantio de vegetao nativa. Tambm foi observado que o rio apresenta , ao longo do seu curso, alguns rejeitos de cascalho, em relao a isso poderia m reconstituir o canal fazendo a retirada dos cascalhos.

Figura 12. Mata ciliar degradada. Fonte: LEMES, Denise Peralta (2009). Outro ponto impactante constatado foi a bomba dgua, que puxa a gua do rio at a mangueira que faz o desmonte do barranco. Nota -se que um maquinrio antigo, que pode acarretar no vazamento de combustveis, acabando por poluir tanto o solo como os cursos dgua prximos a ele. Notou-se na bomba dgua do garimpo analisado um pequeno vazamento (Figura 13), umas das alternativas para

conter tal vazamento a utilizao de p de serra, abaixo do motor, ou mesmo deix-lo em caixas apropriadas.

Figura 13. Bomba dgua, com pequeno vazamento de combustvel. Fonte: LEMES, Denise Peralta (2009). Constatou-se tambm, o desmatamento da floresta nativa na rea desativada e ativa do garimpo. A recuperao desses locais poderia ser realizada atravs de assentamento de folhagens, para regenerao do bioma , e tambm a adoo de medidas de diminuio do corte de rvores. Em relao s catas desativadas que ainda se encontram abertas, uma das medidas seria o fechamento destas pelos rejeitos de outras, pois elas esto servindo como foco de doenas, ao acumular em seu interior gua da chuva. Verificou-se tambm que alguns rejeitos formaram pequenos montes de terra e cascalho (Figura 14), onde poderia utilizar-se deles para tapar as catas abertas. Ou mesmo fazer o uso dessas catas para montagem de tanques de peixes, tornando -se uma alternativa paralela de renda aos garimpeiros.

Figura 14. Montes de terra, resultantes da abertura das catas. Fonte: BASTOS, Beatriz Regina Nunes Perrone (2009). Porm para que os garimpeiros possam adotar tais medidas, em benefcio do meio ambiente, eles precisam ter conhecimento da importncia do mesmo para as geraes futuras. Esse conhecimento ser transmitido por meio de programas de educao ambiental para os trabalhadores e a comunidade.
6. Concluso

Foram diagnosticados impactos ambientais na rea do estudo, contudo tambm se verificou a adoo de algumas medidas minimizadoras, por parte dos prprios garimpeiros, porm estas no so suficientes, considerando que o meio ambiente degradado, precisa de um conjunto de medidas regeneradoras, realizadas atravs de estudos especficos. Portanto existe uma grande necessidade, de maneira imediata, de aes concretas, que intervenham nesses locais degradados direcionando a recuperao ambiental das reas j destrudas e contaminadas. Atravs estudos aprofundados realizados por pesquisadores de reas diversas, de forma a identificar detalhadamente, os problemas ambientais, para que as medidas de soluo possam ser mais bem aplicadas e elaboradas. O foco, tambm, deve direcionar-se para a informao do garimpeiro fazendo com que este se sensibilize de que suas aes impensadas acarretaro a reaes irreversveis no futuro, prejudicando no apenas ele , mas tambm seus descendentes. Foi percebido ainda que os garimpeiros, de maneira geral, tm conhecimento que seu trabalho prejudica o meio ambiente. Visto isso, para que possa mudar essa situao so necessrios investimentos nessas medidas sensibilizadoras.

7. Referncias Bi liogr ficas

DIANA,

F.

R.

et

al.

Pedras

Brasileiras,

2004.

Disponvel

em:

<http://www.pormin.gov.br/informacoes/arquivo/diamante_propriedades_aplicabilidad e_ocorrencias.pdf.>. Acesso em 16 out. 2009. DICIONRIO MICHAELIS. Cata. 3.ed. So Paulo: Melhoramentos, 2007. DNPM, Departamento Nacional de Produo Mineral, Deputado ex garimpeiro quer reserva 13 nov. 2009. IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica. Contagem da populao 2007, rea da unidade territorial . Disponvel em: <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1 .>. Acesso em 09 Out. 2009. INSTITUTO BRASILEIRO DE MINERAO. Comisso Tcnica de Meio Ambiente. Minerao e meio ambiente: impactos previsveis e formas de controle. 2.ed. Belo Horizonte: Thesaurus, 1987. METAMAT, Companhia Matogrossense de Minerao. Produo de Diamantes Regio Noroeste. Disponvel em: < http://www.dnpm.gov.br/conteudo.asp?IDSecao=68 .> Acesso em 18 set. 2009. MIRANDA, J. G. D. et al. Atividades garimpeiras no Brasil: aspectos tcnicos, econmicos e sociais, 1997. Disponvel em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370 44672004000400006 .>. Acesso em 17 set. 2009. VALE, E. Perfil da explorao de diamantes no Brasil: relatrio final, 2003. Disponvel em: <http://www.bamburra.com/Diamantes_CPRM.pdf.>. Acesso em 17 out. 2009. VIANA, M. B. Licenciamento Ambiental de Mineraes em Minas Gerais: Novas Abordagens 2009. de Gesto, 2007. Disponvel em: <http://www.ibram.org.br/sites/700/784/00001517.pdf .>. Acesso em 14 de nov. de de domnio no extrativismo. Disponvel em: <http://www.al.mt.gov.br/V2008/ViewConteudo.asp?no_codigo=17650 .>. Acesso em

Potrebbero piacerti anche