Sei sulla pagina 1di 5

EMABH

Sistema Operacional

Internet
O que internet?
A internet uma estrutura de rede de computadores espalhada pelo mundointeiro.Nessaredeexistemvriasmquinasqueficaminterligadasatravsde redes menores, as quais por seu turno podem ter diferentes formatos. A operao da internet se deve a uma linguagem comum, compreendida por todos esses diferentes computadores. Quelinguagemessa?Soosprotocolosderede. O que um protocolo de rede? um conjunto de regras utilizadas pelos computadores de uma rede estabelecer a comunicaoentreeles.Assimcomonalinguagemfalada,onde duas pessoas somente se comunicam se falarem a mesma lngua,doiscomputadoresspodemsecomunicarseutilizarem omesmoprotocolo. Oqueoprotocolo TCP/IP umconjuntodeprotocolosusadosemredesde ? computadores. TCP e IP so dois protocolos dessa famlia e por serem os mais conhecidos,tornousecomumusarotermoTCP/IPparasereferirafamliainteira.O protocoloTCP/IPpermiteaconexodecomputadorestantoempequenasredeslocais (LAN)quantoemredescorporativasinterligandodiversospases.

Origem
AtecnologiaeosconceitosfundamentaisutilizadospelaInternetsurgiramde projetosconduzidosaolongodosanos60,pelodepartamentodedefesadosEstados Unidos. Esses projetos visavamodesenvolvimentode uma redede computadores, para comunicao entre os principais centros militares de controle que pudessem sobreviveraumpossvelataquenuclear.Aolongodosanos70emeadosdosanos80 muitasuniversidadesseconectaramaessarede.

Oquesepodefazernainternet?
HojeexistemincontveisprogramasparaaInternet,queofereceminmeras possibilidadesdeaplicao.Emconseqncia,noexisteumaformaespecificade comousaraInternetporissodependemuitodasnecessidadesedosinteressesde cadaum.Existem,porm,algumasopesdeuso,dasquaisnosepodefugir: e mail e World Wide Web. Eamil significa correio eletrnico entre usurios da Internet.EaWorldWideWebumagigantescacoleodepginas,interligadaspor milharesdeconexescruzadas.Umadessaspginaspodecontertextos,imagem, filme, som e muito mais. como se folhessemos atravs da Web um livro gigantesco,escritopor,milharesdeautoresdiferentes. HinmerosmitossobreaInternet.OmaiordelesodequeaInternetest repleta de pornografia, drogas e propaganda nazista. Isso no procede de modo algum.Sensnoestivermosaprocuradetaiscoisas,elasnoseroencontradas. EvitaraInternetporcausadissonotemqualquerfundamento.Poroutrolado,ela reflete naturalmente os interesses de seus usurios. Um outro mito: A internet
Pgina 1

EMABH

Sistema Operacional

pertenceaosEUA.verdadequetudocomeoulequeaparticipaoamericana na Internet continua sendo verdadeiramente dominante. Mas, graas estrutura descentralizadadarede,nenhumpastemapossibilidadededominaraInternet apesardeelaconstituirdediversasredes,cadaqualpertencenteaumpas,uma empresa ou organizao diferente. Conseqentemente, tambm no possvel aos EUAditarqualquerregrasobreosodaInternet,quesejamvlidasparaoutrasreas quenoareaamericana.

O que voc precisa para navegar pela Internet?


Computadorvocprecisadeumcomputador. Modemoaparelhoqueinterligaoseucomputadorcomaredetelefnica.
Eleindispensvel,pois,ossinaisdocomputadorprecisamserconvertidosemuma formaquepermitaquepermitaquesejamtransmitidospelaredetelefnica.Existem modems com diferentes velocidades, medidas em bps (bits por minuto). No convenienteinstalarummodemmuitolento,poisissoiraumentarsensivelmentea suacontatelefnica. Existemdoistiposdemodem:ointernoeoexterno.Omodeminternouma placadeexpanso,queinstaladanocomputador.Aopassoqueoexternotemuma prpriafontedealimentaoeumgabinete,queficaaoladodeseucomputador.Em ambas os casos, a sua ligao com um plugue que voc conecta tomada do telefone. Provedor acesso o prximo passo fazer uma assinatura com um provedor de acesso Internet. Na prtica, isso significa que voc ter uma linha telefnica asuadisposio,aqualvocchamacomoauxiliodeseuprogramade Internet. Browser Tambm conhecido como navegador , um programa para visualizaodepginasnaInternet.Existemdiversostiposdebrowsernomercado, por exemplo: Mozilla, Firebird, Internet Exporer. Porm a manipulao de ferramentasbsicascomumparatodos. Estudaremos o Mozilla, a partir dele voc ter noo do funcionamento dos demaisnavegadores.

Executando o Browser Mozilla


ParaexecutaroMozillasegaosseguintespassos: CliquenomenuIniciar>Internet>MozillaNavigator

Pgina 2

EMABH

B Sistema Operacional

Pgina 3

EMABH

Sistema Operacional

Os principais componentes da janela do Mozilla


A)BarradeTtulos Informaadesignaodositeacessadoeaidentificaodo programa. B)Botesdecontroledajanela Comotodososaplicativospadronizadosparao sistema Linux, os botes de controle da janela servem respectivamente para minimizar,maximizar/restaurarefecharobrowser,encerrandoanavegao. C) Barra de Rolagem Vertical e Horizontal Permite a visualizao das sees inferiores e posteriores da pgina. A barra horizontal inferior o mesmo efeito, permitindoarolagemnossentidosesquerdoedireita. D) Barra de Status Fornece informaes atuais sobre a posio do apontador quandoesteestposicionadoemcimadeumlink.Indicaoestadodatentativade conexoadeterminadoservidoreseurespectivoendereo. E)BarradeFerramentasBarraquecontmbotesdefuneseolocalondeos sites podem ser visualizados atravs da digitao do endereo no local correspondente.AodigitarumendereoeteclarEnter,obrowserprontamente institudoparadescarregarocontedodolocaldesejado. F)BarradeMenus Paraacessoatodasasfunesdoaplicativo.Cadaumdos menuspodeserabertocomumcliquedomousesobreoseunomecorrespondente, ou atravs de atalho. Pressionandose ALT simultaneamente tecla da letra sublinhadanomenudesejado.

Navegandocom o Mozilla
AcessandoSites Oacesso a sites pelo Mozilla, feitoda mesma forma que feita nos outrosprogramasdacategoria,ouseja,atravsdadigitaodoendereoeletrnico deumsitequalquer,ouatravsdecliquesemlinksespecficos. SitesdaWebsoendereosondesoexibidoscontedosvisualizadosna readoBrowser.Osignificadoliteraldapalavrasite,local,refereseaumapgina dawebouaumconjuntodepginasinterligadasporlinks. Aseguirosprocedimentosgeraisdenavegao. Campoendereo: Seousuriopossuirumendereocorretodeumsiteespecfico, ele pode ser digitado no campo Endereo para o acesso e descarregamento do contedodapginanareadevisualizao.Omenudropdowndoladodireitodo campo,exibeumalistadosltimosendereosacessados.Paravoltaraumendereo dalista,abraomenudropdownecliquesobreonomedesejado.

Recurso Auto Completar


Pgina 4

EMABH

Sistema Operacional

O recurso Auto Completar permite a concluso rpida da digitao do endereoeletrnico desejadoatravsdeummenudropdown.Nomenu,exibido umalistadossitesacessadoscomasiniciaisdaspalavrasdigitadaspelousurio.

Pgina 5

Potrebbero piacerti anche