Sei sulla pagina 1di 6

AS ORIGENS E A HISTRIA DA MAONARIA Oficialmente

a Maonaria surgiu em 1717 na Inglaterra e logo se espalhou por todas as colnias da Inglaterra. Entretanto, essa data se refere MAONARIA MODERNA. Historicamente a origem da Maonaria antecede nossa contagem de tempo crist. Algumas fontes de pesquisa citam que a Maonaria surgiu por volta de 4 mil anos antes de Cristo, quando o mestre-construtor HIRAM ABIFF ( VINDO DE TIRO ) ergueu um templo para o Rei Salomo, nessa poca j havia o ideal maom entre os operrios. Hiram Abiff era membro de uma antiga sociedade, a ARTFICES DE DIONSIO, na qual usavam sinais e senhas secretas e praticavam filantropia entre as classes menos favorecidas. Entre os pedreiros havia membros de outra sociedade conhecida sua: a dos JNIOS e todos que vieram trabalhar no Templo de Salomo sabiam usar a Geometria Sagrada.

Findo

o trabalho no templo, os Artfices de Dionsio passaram a

denominar FILHOS DE SALOMO e adotam o selo ( estrela de seis pontas ou dois tringulos sobrepostos ) como insgnia ( que depois virou o esquadro e o compasso sobrepostos ). Os que ficaram em Israel fundaram uma corporao de artesos chamada CASSIDENS que mais tarde se tornariam os Essnios.

Outros pesquisadores citam que a maonaria teve origem nos colgios


fundados pelo segundo rei de Roma: NUMA POMPILIO ( 714, 674 aC ) que sucedeu o rei Rmulo. O sabino NUMA POMPLIO era justo e se preocupava com a agricultura e a religio. Criou leis de segurana e reformou o calendrio romano para 12 meses. Foi o primeiro a organizar os artesos de Roma distribuindo-os em corporaes as quais chamou de COLLEGIA FABRORUM . Cada um dos nove colgios tinha seus prprios regulamentos e aceitava artesos de uma determinada profisso (ourives, sapateiros, carpinteiros). Por onde as legies romanas passavam

destruindo, por causa das guerras de conquista, os COLLEGIATTI iam atrs construindo e reconstruindo.

Conta a tradio que o Imperador Augusto ( 63-14 aC ) foi gro-mestre


do Colgio Romano de Arquitetos e Pedreiros, sociedade estabelecida em corporaes que usavam smbolos baseados nas ferramentas de seu ofcio ( fio de prumo, compasso, esquadro e o nvel ). O Colgio Romano fazia valer rituais iniciatrios baseados no mito pago da morte e do renascimento. Um templo usado por eles foi achado nas runas de Pompia ( cidade soterrada pelo vulco Ves vio em 71 dC ); em suas remanescentes paredes podiam ser vistos o tringulo, a prancha de decalque preta e branca, a caveira, o fio de prumo, o basto de peregrino e o manto esfarrapado smbolos usados na Maonaria Medieval que surgiu na era Crist, na idade mdia da Europa Ocidental, tempo em que se formaram e floresceram as guildas, nessa poca havia apenas uma Igreja e se algum ou alguma associao no pertencesse a ela, se tornari a socialmente marginalizado, isto , excomungado; e depois na Maonaria Especulativa, descendente direta da Guilda de Ofcio correspondente, que aceitavam em suas lojas os no operativos, que acabariam por dominar a Guilda de Ofcio, no s em nmero, mas tambm na sua administrao, transformando-a na organizao manica que conhecemos a partir de 1717.

Na poca do Imperador Teodsio ( 346 -395 dC ) surge a Ordem dos


Mestres Comancini, fundada por membros do Colgio Romano de Arquitetos e Pedreiros que foram obrigados a fugir dos ataques brbaros fixando sua sede na Ilha de Comancina, no Lago Como ( Lombardia, norte da Itlia ). Os Comancini obtm em 643 dC a proteo da Rainha da Lombardia que lhes concede o controle sobre todos os pedreiros e arquitetos da Itlia. A Ordem dos Mestres de Comancini era dividida em lojas governadas por mestres e todos os membros usavam aventais e luvas brancas e se reconheciam por meio de sinais e senhas secretas.

Durante

a Idade Mdia, a hoje chamada Maonaria Operativa ou

Maonaria de Ofcio se desenvolveu fortemente, preservando assim a Arte Real entre os mestres construtores da Europa. Aps o sculo VI o segredo ficou confinada aos conventos, pois as associaes monsticas eram formadas por clrigos. Isso deu certa segurana, pois a qualquer ataque brbaro os artistas e arquitetos se escondiam nos conventos e os segredos estavam salvos.

Surgem ento os frades, construtores que ensinam leigos e isso gera a


formao de confrarias leigas at o sculo X. Em 926 dC, o rei A thelstan, aps vencer os escoseses, passa pela cidade de York, localizada s margens do Rio Ouse, Inglaterra, fundada em 71dC, e se rene com os Colideus na Catedral de So Pedro, imediatamente ele proclama um dito ( preceito legal ) para que todos os operrios e construtores se renam ali para tratar de assuntos pertinentes associao de construtores, ou seja: reparar os prejuzos que as associaes tiveram com as sucessivas guerras e invases. York era famosa pelo nm ero de confraria de construtores e se tornou de grande importncia para o Imprio Romano, tudo leva a crer que foram os CLLEGIATTI que participaram de sua construo. Voltando a 926 dC, aps a reunio, o prncipe Edwin ( filho de Athelstan ), concede CARTA CONSTITUTIVA LOJA DE YORK e se torna seu primeiro Venervel Mestre. A carta ( hoje chamada de York ) contm um estatuto que deveria ser seguido como lei suprema pela confraria.

Por volta do sculo XII surgem associaes que preparam profissionais:


as chamadas GUILDAS associaes estabelecidas entre corporaes de operrios, artesos, negociantes ou artistas. A palavra vem de gh ilda (latim medieval com origem no neerlands: gild que significa corporao ). As GUILDAS tinham um ritual no qual se despejava fora trs chavelhos (chifre) de cerveja: 1) Homenageava os deuses; 2) Honrava antigos heris; 3) Agraciava os parentes e amigos mortos. Aps o extico brinde os participantes juravam defender uns aos outros como irmos.

As reunies nas guildas eram feitas com banquetes, prtica repugnada


veementemente pela Igreja devido origem pag . Para amenizar essa situao perante os clrigos da Igreja, cada guilda tinha um santo como patrono.

A Carta de York o primeiro documento que cita a palavra Loja como


designativo de corporao. Outros documentos manicos antigos conhecidos so a Carta de Bolonha e o Poema Rgio. O texto da Carta de Bolonha foi redigido em latim por um tabelio sob a ordem do Prefeito da cidade italiana de Bolonha, Bonifacii De Cario, no dia 08 de agosto de 1248. O historiador espanhol, padre Ferrer Benimeli, especializado em Maonaria, traduziu e comenta: Tanto pelo aspecto jurdico, quanto pelo simblico e representativo, o Estatuto de Bolonha de 1248, com seus documentos anexos nos coloca em contato com uma exper incia construtiva que no foi conhecida e que interessa moderna historiografia internacional, sobretudo da Maonaria, porque situa -se, pela sua cronologia e importncia, at agora no conhecida, altura do manuscrito britnico Poema Regius , do qual muito anterior e que at hoje tem sido considerado a obra mais antiga e importante .

Os Estatutos de Bolonha de 1248, foram seguido pelos de 1254/1256. O


fato que em 1257 decidiu-se a separao entre os Mestres do Muro (pedreiros) e os Mestres da Madeira (marceneiros), que na poca eram uma nica corporao, apesar de separados nas assemblias, tinham os mesmos Chefes.

A importncia do documento procede, pois em 1723, quando o Pastor


Presbiteriano James Anderson, de nacionalidade Escocesa, compilou informaes para publicar as CONSTITUIES DE ANDERSON, documento bsico da maonaria especulativa ou moderna, com certeza consultou a Carta de Bolonha. O Poema Rgio (Regius Poem) ou Manuscrito de Halliwel (sobrenome de seu descobridor) foi escrito por volta de 1930 em ingls arcaico sobre pele de carneiro. Cr-se que as 64 pginas so cpias de um documento mais antigo. Contm lendas, fatos bblicos, descries

de artes e normas. Outros documentos antigos e interessantes sobre a Maonaria Operativa so: Prembulo Veneziano dei Taipiera (1307); Manuscrito de Cooke (1430/40) e Manuscrito de Estrasburgo ( 1488 ).

Havia dois tipos de pedreiros o rough mason (pedreiro bruto) que


trabalhava com a pedra sem dar-lhe forma, e o free mason (pedreiro livre) que detinha o segredo de dar forma a pedra bruta. A pedra bruta simboliza as arestas da personalidade que o maom deve aparar para se aperfeioar. Tais arestas so os vcios, a falta de moral e dos bons costumes; enfim os defeitos humanos. A mxima milenar CONHECE-TE A TI MESMO , foi escrita no Portal do Templo de Apolo, em Delphos, e atribuda a Scrates ( 470 aC ) que a ensinava a seus discpulos. Alegava que a sabedoria comea no reconhecimento da prpria ignorncia: S sei que nada sei ! . Dizia que a virtude era a mais importante de todas as coisas. A mxima Conhece-te a ti mesmo encontra abrigo na ao do maom, pois esse conhecimento interior o tornar polido, perfeito (a pedra cbica).

As

sociedades manicas so oriundas ento das corporaes de

construtores da Idade Mdia. A palavra francesa maonnerie e a inglesa masonry significam construo . Enfim, todas as afirmaes esto ligadas certamente construo que, na verdade, significa A CONSTRUO DO TEMPLO DA VIRTUDE E DA VERDADE, CONSTRUO DE SI MESMO, DE SEU CARATER E DE SUA PERSONALIDADE. CONSTRUO DE UM HOMEM JUSTO E PERFEITO PARA UM MUNDO MELHOR. Objeto da Pesquisa:
O presente trabalha foi extrado de forma simplificada do texto original escrito por Heitor Pitombo intitulado MAONARIA NO BRASIL ; algumas citaes minhas e pesquisas em outras fontes na internet.

Ir.: Carlos Magno Cardoso de Souza


Membro da ARLS 13 de Maio Or.: de Ecoporanga (ES) 04/07/2011

Com o p assar da histria muito bonito e atrativo apegar-nos s coisas do pressentes e e passsado,

Potrebbero piacerti anche