Sei sulla pagina 1di 15

PEQUENA CIDADE EM REAS NO METROPOLITANAS DO BRASIL

Prof. Dr. Winston Kleiber de Almeida Bacelar Professor Adjunto da Universidade Federal de Uberlndia Instituto de Geografia Brasil winston@ig.ufu.br
INTRODUO Uma das formas de crtica ao processo de globalizao como estabelecido

nestas ltimas dcadas a homogeneidade dos fatores poltico -administrativos em nvel dos paises capitalistas. Contudo, mesmo sabendo que a tendncia mundial nos paises centrais e semiperifricos o incremento de uma administrao pblica gerencial que se baseia fundamentalmente na reduo do Estado e nos resultados tcnicos e prticos, no podemos esquecer que o aprofundamento do aparelhamento da sociedade e do esforo democrtico, tambm assegura uma resistncia a estas prticas puramente tcnicas e apolticas. Mesmo porque, concomitante a proliferao de receitas e gurus da nova administrao pblica, observa-se outras opes para a reforma do Estado. Pode at parecer um contra-senso o retorno a estas idias, porm no necessariamente ser um retorno, obrigatoriamente uma defesa. Isto no contraproducente ou mesmo a histrico, antes de tudo uma crtica a uma maneira de se encarar o papel do Estado, especialmente nos pro psitos deste trabalho, em que a realidade das pequenas cidades vem ao contrrio do proposto na maioria das experincias acerca da reduo do papel do Estado. Destante, as novas atribuies/responsabilidades de proteo social das cidades chocam-se com as presses ideolgicas no sentido da reduo do papel do Estado na economia e sociedade. Esta linha de anlise nos parece mais coerente e real, providencial at. Contudo, a hegemonia de uma idia no quer dizer sua concretude ou mesmo uma verdade absoluta. As crticas, ou mesmo a no aceitao, ao modo gerencial de administrao pblica, voluntria ou inconsciente por parte dos administradores de cidades, especialmente das pequenas cidades, aquelas em que as ondas modernizantes ou no foram assimiladas ou m esmo no foram digeridas completamente por diversos motivos so excludas das anlises acadmicas das cincias sociais e no entendemos os motivos. A resistncia na absoro

do moderno modelo de administrao do bem pblico no nos parece um simples anacronismo ps-moderno, mas antes de tudo uma necessidade amalgamada no modo de se fazer a poltica administrativa de uma pequena cidade. Estes negligenciadores ou resistentes da idia de um Estado mnimo so em grande medida contrrios, involuntariamente o u ideologicamente doutrina global de um capitalismo empresrio e de um Estado empresarial, em que a cidade, especialmente atravs dos aparelhos do Estado, est a servio apenas dos processos econmico -produtivos. Ora, isto em uma pequena cidade, em que as relaes entre a populao e os agentes polticos so estreitas e diretas, no possvel. Ser antagnico ao pensamento dominante no ser retrgrado, antes de tudo ser cuidadoso. Como a histria no teve fim, no tem fim tambm a luta ou pelo menos o entendimento de que em sociedades democrticas semiperifricas ao menos o Estado agente importante no processo de regulao de aes e opes sociais, culturais, econmicas e espaciais. A busca pela observao de dados estruturais de desencadeamento da luta contra, ou mesmo contestao/resistncia a, uma democracia de mercado em que o Estado visto como empecilho dinmica econmica e produtiva e concomitantemente scio-cultural inerente s anlises geogrficas mais atuantes. Nada nos impede de busc ar alternativas, mesmo que estas nos deixem luz de crticas amalgamadas na verdade totalizante 1 da modernidade anglo -sax. O territrio compartido de que fala Santos (200 5) aquele em que as relaes sociais, e por que no dizer polticas, so reali zadas a partir de heranas culturais que acumuladas fazem o jeito, a maneira e o modo de ser de um povo, de uma categoria social que se regozija de ser como e ao mesmo tempo temerria de se abrir, pois as crticas a este modo vo da simples palavra, tradicional, at as mais duras: arcaica, retrgrada, pr -moderna e desajustada.
ANLISE

Sobre isto j nos alertara Holanda (2004, p. 165) quando afirmou que: No tm conta entre ns os pedagogos da prosperidade que, apegando -se a certas solues onde, na melhor hiptese, se abrigam verdades parciais, transformam-se em requisito obrigatrio e nico de todo progresso.

OS RESDUOS DA HERANA PORTUGUESA NA CONFIGURAO POLTICA ADMINISTRATIVA DAS PEQUENAS CIDADES BRASILEIRAS: EVOLUO E PROPSITO

A herana histrica de um povo vem como bagagem cultural que se processa em momentos que, mesmo impregnados de objetividades, as subjetividades sempre afloram. O que aflora o modo de ser de um povo que, mesmo assimilando traos, fortes ou fracos, de outr as culturas, sempre prevalece. Porm, prevalece parcialmente, pois o poder de assimilao do diferente do povo brasileiro espantoso. O cosmopolitismo da vida urbana nos grandes e mdios centros, nas regies mais desenvolvidas economicamente e com elevados teores de interligaes ao mundo da modernidade da globalizao, a assimilao e incorporao dos ditames do mundo anglo -saxo foram, quando no completos, mais harmnicos. No obstante, na pequena cidade, os traos culturais relativos herana scio cultural ibrica ainda esto muito presente no dia a dia e nas relaes scio politicas entre a administrao pblica e a populao local. Mesmo com todo bombardeamento das informaes (especialmente televisivas) e das imposies legais, a herana cultura l mostra-se resistente e dominante na pequena cidade. O rompimento desse modo de vida difcil e tambm o a alterao nas relaes polticas internas. Este estilo ibrico de viver na pequena cidade sempre relacionado ao mundo rural, ao tradicional est ilo em que as relaes interpessoais so baseadas na famlia, no compadrio e na vizinhana. Acerca desse assunto, Holanda (2004, p. 136), em sentido mais amplo, at mesmo explica as virtudes ibricas em no assimilar o processo de produo capitalista co mo o fizeram as culturas anglo-saxnicas:
Em realidade no pela maior temperana no gosto das riquezas que se separam espanhis ou portugueses de outros povos, entre os quais viria a florescer essa criao tipicamente burguesa que a chamada mentalidade capitalista. No o sequer por sua menor parvificncia, pecado que os moralistas medievais apresentavam como uma das modalidades mais funestas da avareza. O que principalmente os distingue , isto sim, certa incapacidade, que se diria congnita, de fazer prevalecer qualquer forma de ordenao impessoal e mecnica sobre as relaes de carter orgnico e comunal, como o so as que se fundam no parentesco, na vizinhana e na amizade.

A administrao pblica na pequena cidade no rompeu ainda com as prtica s patrimonialistas e sua relao com o bem pblico uma extenso da famlia 2. Administra-se a cidade com a viso de uma extenso da famlia e assim o modo burocrtico to caro a Weber no foi adotado na administrao pblica das pequenas cidades de reas no metropolitanas do Brasil. Se for assim, as novas formas de administrao impostas pela globalizao anglo -sax so apenas uma vitrine legal. Em forte crtica sobre este assunto, Holanda (2004, p. 141):
O estado no uma ampliao do crculo familiar e, ainda menos, uma integrao de certos agrupamentos, de certos agrupamentos, de certas vontades particularistas, de que a famlia o melhor exemplo. No existe, entre o crculo familiar e o Estado, uma gradao, mas antes uma descontinuidade e at uma oposio... S pela transgresso da ordem domstica e familiar que nasce o Estado e que o simples indivduo se faz cidado, contribuinte, eleitor, elegvel, recrutvel e responsvel, ante as leis da cidade.

A modernidade apregoa o rompimento do estilo patrimonialista pelo burocrtico para se alcanar o moderno, ou seja, as formas liberais e neoliberais de se administrar o bem pblico. Ora, na pequena cidade o patrimonialismo ainda impera! Sobre este carter histrico e persistente do patrimonialismo no Brasil, Holanda (2004, p. 146) argumenta:
No Brasil, onde imperou, desde tempos remotos, o tipo primitivo de famlia patriarcal, o desenvolvimento da urbanizao que no resulta unicamente do crescimento das cidades, mas tambm do crescimento dos meios de comunicao, atraindo vastas reas rurais para a esfera de influncia das cidades ia acarretar um desequilbrio social, cujos efeitos permanecem vivos ainda hoje. No era fcil aos detentores das posies pblicas de responsabilidade, formados por tal ambiente, compreenderem a distino fundamental entre os domnios do privado e do pblico. Assim, eles se caracterizam justamente pelo que separa o funcionrio patrimonial do puro burocrata conforme a definio de Max Weber. Para o funcionrio patrimonial, a prpria gesto poltica apresenta-se como assunto de seu interesse particular; as funes, os empregos e os benefcios que deles aufere relacionam -se a direitos pessoais do funcionrio e no a interesses objetivos, como sucede no verdadeiro Estado burocrtico, em que prevalecem a especializao das funes e o esforo para se assegurarem garantias jurdicas aos cidados. A escolha dos homens que iro exercer funes pblicas faz se de acordo com a confiana pessoal que meream os candidatos, e muito menos de acordo com suas capacidades prprias. Falta a tudo a ordenao impessoal que caracteriza a vida no Estado burocrtico. O funcionalismo patrimonial pode, com a progressiva diviso das funes e
2

Foi nesse sentido que Holanda (2004) cunhou a expresso homem cordial, segundo afirmao de Sanches (1995, 12): A cordialidade para Srgio Buarque de Holanda uma caracterstica do brasileiro entendida como a indistino entre o ambiente pblico e ambiente privado. Para ele, h mesmo um complemento entre esses dois ambientes, verificados pela invaso do Estado pela famlia, do nepotismo, da corrupo, e isto, diga -se, no tem nada haver com bondade. A cordialidade do homem brasileiro uma realizao da cultura ibrica, e s serve para o bom entendimento do nosso passado colonial e de sua crise.

com a racionalizao, adquirir traos burocrticos. Mas em sua essncia ele tanto mais diferente do burocrtico, quanto mais caracterizados estejam os dois tipos.

Enclausurado nos ditames da extenso familiar, na famlia patriarcal a maneira de se governar a cidade, seus agentes e parte da populao resiste s normas burocrticas e absorve do moderno apenas o que lhe convm. Mais uma vez Holanda (2004, p. 146) nos remete ao processo de formao histrica do Brasil para o bom entendimento do assunto:
No Brasil, pode dizer-se que s excepcionalmente tivemos um sistema administrativo e um corpo de funcionrios puramente dedicados a interesses objetivos e fundados nesses interesses. Ao contrrio, possvel acompanhar, ao longo de nossa histria, o predomnio constante das vontades particulares que encontram seu ambiente prprio em crculos fechados e pouco acessveis a uma ordenao impessoal. Dentre esses crculos, foi sem dvida o da famlia aquele que se exprimiu com mais fora e desenvoltura em nossa sociedade um . dos efeitos decisivos da supremacia incontestvel, absorvente, do ncleo familiar a esfera, por excelncia dos chamados contatos primrios, dos laos de sangue e de corao est em que as relaes que se criam na vida domstica sempre forneceram o modelo obrigatrio de qualquer composio social entre ns. Isso ocorre mesmo onde as instituies democrticas, fundadas em princpios neutros e abstratos, pretendem assentar a sociedade em normas antiparticularistas.

Os concursos arranjados, a doao de material de construo, o aviamento constante de receitas mdicas, a doao de combustvel para parte da populao, o pagamento de viagens a pessoas mais carentes, o emprego fcil e o nepotismo, so prticas que no dependem do partido que est no poder, da ideologia reinante no momento. Depende, isto sim de uma prtica patrimonialista herdada de um modo, de um estilo, de uma herana ibrica ainda arraigada nestas localidades em que o controle social sobre o poder pblico ainda pfio. Segundo Torres (2004, p. 82):
O cerne da questo pode ser colocado da seguinte maneira: o controle social previsto e esperado para a fiscalizao das polticas pblicas prev um nvel de organizao e mobilizao social que, a bem da verdade, a sociedade brasileira ainda no alcanou. Nesse aspecto especfico, a herana colonial portuguesa deixou uma marca cultural muito negativa e de difcil superao, colocando obstculos consistentes para a implantao bem-sucedida do controle social. A herana colonial portuguesa deixou-nos como legado um Estado pesado e empreendedor que fundou uma sociedade sobre um imenso vazio geogrfico. No Brasil, por nossa tradio ibrica, sempre tivemos um Estado grande e empreendedor que capitaneou boa parte do processo de desenvolvimento econmico nacional e de nossa formao poltica. A mquina estatal brasileira sempre teve como caracterstica uma vocao reguladora e controladora muito forte. apropriado dizer que essa caracterstica foi acentuada em demasia pelo regime militar entre 1964 e 1985. Assim, temos um setor pblico bastante grande, que esteve frente de um intenso processo de desenvolvimento econmico a partir de meados dos anos de 1960. Ao contrrio da tradio norte-americana, no Brasil o Estado antecedeu a sociedade e a moldou com suas

caractersticas patrimoniais... Tambm contribuiu de modo negativo outro aspecto da tradio patrimonial ibrica na qual as esferas pblica e privada no so bem delimitadas, levando o governante a utilizarse indistintamente de seus bens e das riquezas do Estado que administra.

O rompimento de tais prticas ainda um sonho. Romper com tradies enclausuradas na pequena cidade difcil pelo relativo isolamento das discusses e debates acerca das novas formas de se enxergar o bem pblico. Vrios fatores vm como complicadores para tal empreita: o tamanho populacional da pequena cidade; a pequena oferta de mo -de-obra especializada para o corpo tcnico; o pensamento dominante de que a prefeitura para o povo, no sent ido de auxlio e assistencialismo, que vem de encontro a viso de que o aparelho de Estado municipal para uso, pois o dinheiro no de ningum e assim de todos, todos os que esto no poder naquele momento. 3 Isso deriva objetivamente de uma herana histrica ibrica que para Holanda (2004, p. 155 -156):
... no trabalho no buscamos seno a prpria satisfao, ele tem o seu fim em ns mesmos e no na obra: um finis operantis, no um finis operis. As atividades profissionais so, aqui, meros acidentes na vida dos indivduos, ao oposto do que sucede entre outros povos, onde as prprias palavras que indicam semelhantes atividades podem adquirir acento quase religioso.

Romper estes dogmas histricos apenas com legislaes federais e estaduais temerrio. Para Holanda (2004, p. 179) , o rigor da lei em si no causa final da mudana. Segundo este autor nesse erro se aconselharam os polticos e demagogos que chamam ateno freq entemente para as plataformas, os programas, as instituies, como nicas realidades verdadeiramente dignas de respeito. Acreditam sinceramente que da sabedoria e sobretudo da coerncia das leis depende diretamente a perfeio dos povos e dos governos. No se quebra a espinha dorsal de uma prtica histrica arraigada desde os tempos do Brasil colnia de maneira to impositiva 4. O modo luso-brasileiro ou
3

Podemos estabelecer um paralelo sobre a discusso levantada por Holanda (2004, p. 160) sobre a introduo dos ideais positivistas no Brasil com as novas frmulas de governar o aparelho de Estado da atualidade, quando este autor afirma que: trouxemos de terras estranhas um sistema complexo e acabado de preceitos, sem saber at que ponto se ajustam s condies da vida brasileira e sem cogitar das mudanas que tais condies lhe imp oriam. Na verdade, a ideologia impessoal do liberalismo democrtico jamais se naturalizou entre ns. S assimilamos efetivamente esses princpios at onde coincidiram com a negao pura e simples de uma autoridade incmoda, confirmando nosso instintivo hor or s hierarquias e r permitindo tratar com familiaridade os governantes, a democracia no Brasil foi sempre um lamentvel mal-entendido. 4 Sobre isto Paula (2005, p. 106) argumenta que no Brasil, devido tradio patrimonialista, os empregos e benefcios que se aferem do Estado costumam estar ligados aos interesses pessoais e no aos interesses pblicos. Esse personalismo do funcionalismo pblico brasileiro

colonial de fazer administrao pblica e de se portar socialmente frente ao bem pblico ainda reinante e dificulta sua dissoluo. Mesmo porque, a transio de uma sociedade patriarcal fincada nos moldes rurais para a urbana muito recente no Brasil e, especialmente, no caso da pequena cidade. No tocante administrao pblica, o fato dessa modernidade ser exemplificada pela descentralizao do Estado oriunda da Constitui o de 1988 que encarrega os municpios de vrias atribuies, provoca um outro estrangulamento: a mo de obra da prefeitura. Na pequena cidade, o aparelhamento burocrtico da prefeitura ainda impregnado de apadrinhamento o que acarreta dissabores na mqu ina do Estado. Outro problema se refere ao aperfeioamento dessa mo -de-obra que sempre emperra no tempo de permanncia dos agentes pblicos na administrao, pois os cargos de prefeito e de vereadores so cargos de carter poltico e o corpo burocrtico tem carter tcnico. Tudo isto combinado, os processos tcnicos e legais de gerenciamento do aparato burocrtico das prefeituras carece sempre de uma mo de obra mais especializada para acompanhar as necessidades modernas do aparelho institucional do Estado -municpio social que se quer moderno a partir das novas imposies legais da Constituio Federal de 1988. Para Torres (2004, p. 86) o processo de transferncia de responsabilidades e atribuies para os municpios tem encontrado forte estrangulamento na precria, sucateada, ineficiente e desmotivada burocracia pblica municipal. A contradio entre novas regras jurdicas, tributrias e organizacionais do novo Estado descentralizado que se forjou a partir da Constituio Federal de 1988 (que exigem o en tendimento legal, jurdico, contbil, financeiro, burocrtico e poltico) provoca no municpio, especialmente os que possuem pequenas cidades, no apenas prejuzos em mdio prazo, mas especialmente em longo prazo pela no adequao da mo -de-obra burocrtica que no consegue seguir as novas exigncias deste Estado. Assim, perdem-se recursos financeiros oriundos das esferas federal e estadual e tambm de organizaes supranacionais, pela simples falta de conhecimento tcnico em
relaciona-se com a tica de fundo emotivo que permeia a nossa cultura: o homem cordial avesso impessoalidade e ao formalismo e, consequentemente, burocracia. Por outro lado, a herana colonial contribuiu para a centralizao do poder na cpula e o autoritarismo do poder pblico se tornassem traos distintivos da administrao pblica brasileira.

organizar e produzir projetos, encaminhar em prazos especficos, incapacidade em lidar com recursos de informtica, e a falta de capacidade tcnica que impossibilita o pleno conhecimento da mquina estatal em seus trs nveis e suas regras, e o que pior, a fraca capacidade tcnica de captao de recursos pelos diversos caminhos criados e possibilitados pela C onstituio Federal de 1988 e suas regulamentaes. Como argumenta Torres (2004, p. 74):
Um nmero gigantesco de servidores (municipais) ...constitui, em sua grande maioria, recursos humanos desmotivados, mal remunerados, sem treinamento ou profissionalizao, sem planos de carreiras, muitas vezes com salrios e dcimo terceiro atrasados...em poucas palavras, possvel argumentar que, no quadro institucional que se vem delineando desde 1988, o municpio passou a ter muitas atribuies importantes, pouca arrecadao e nenhuma competncia burocrtica. Assim, so preocupantes as conseqncias perversas e explosivas que essa combinao potencializa, especialmente para a populao carent que e tanto depende da ao estatal municipal em reas sociais cruciais ... por tudo isso, parece-nos haver um inescapvel e perigoso descompasso entre a capacidade burocrtica e gerencial do municpio e a necessidade de desempenhar as importantes polticas pblicas que foram descentralizadas sem que se fizesse qualquer estudo, programa ou esforo no sentido de aparelhar melhor as mquinas administrativas das prefeituras.

A mudana na maneira de administrar a pequena cidade acontecer quando o estilo de administrao pblica no for to dependente do modo de vida calcado nos resduos da herana portuguesa, que ainda impregna o modo de vida e o estilo de administrao pblica 5. Contudo, tal processo esbarra em limitaes culturais que so prprias do aparelh o burocrtico das prefeituras de pequenas cidades, como especialmente os relacionados ao insuficiente processo de capacitao tcnica e educacional da mo -de-obra, o relacionamento mais aproximado dos gestores pblicos com a maioria da populao e a ausncia de maior dinmica econmico -produtiva que deixa parte da populao sem opes de emprego ou mesmo de empregos com maior valorao econmica. Segundo Holanda (2004, p. 172):
Se o movimento que, atravs de todo o imprio, no cessou de subverter as bases em que assentava nossa sociedade ainda est longe, talvez, de ter atingido o desenlace final, parece indiscutvel que j entramos em sua fase mais aguda. Ainda testemunhamos presentemente, e por certo continuaremos a testemunhar durante largo tempo, as ressonncias
5

Aquilo que Faoro (1975) definiu como estamento poltico , em que um grupo de identidade vive em funo do Estado e a elite poltica um apndice desse estamento poltico. Assim, nessa concepo, as relaes entre o Estado e a populao e dessa para com o Estado, produz e reproduz o Estado patrimonial na pequena cidade, e assim, esta relao herdeira desse tipo de estamento poltico. Nesse sentido, seu rompimento difcil e demanda alteraes profundas nas relaes que foram cultural e historicamente estabelecidas.

ltimas do lento cataclismo, cujo sentido parece ser o do aniquilamento das razes ibricas de nossa cultura para a inaugurao de um estilo novo, que crismamos talvez ilusoriamente de americano, porque seus traos se acentuam com maior rapidez em nosso hemisfrio. No Brasil, e no s no Brasil, iberismo e agrarismo confundem-se... No dia em que o mundo rural se achou desagregado e comeou a ceder rapidamente invaso impiedosa do mundo das cidades, entrou tambm a decair, para um e outro, todo o ciclo das influncias ultramarinas especficas de que foram portadores os portugueses.

Mesmo que tenhamos em mente a certeza de que no se trata de uma herana nica e exclusiva no molde ideolgico e dos traos culturais do povo brasileiro, e neste quesito em especial das pequenas cidades aqui retratadas, observamos uma profunda marca de registro de nossa herana cultural, especialmente, no modo de se fazer o gerenciamento u rbano e no trato da populao com o poder pblico municipal nestas pequenas cidades. Segundo Domingues (2002, p. 473):
Seria interessante considerar, nesse passo, mais uma vez a questo da passagem a uma ordem polirquica no Brasil. Na verdade, mais que uma dinmica social hobbesiana desbragada, o que possivelmente se divisa na sociedade brasileira hoje a evoluo unilateral da herana ibrica, to importante na formao nacional. Antes de nos determos nela, quero, contudo, sublinhar que no se trata em a bsoluto de uma herana exclusiva e nica, tampouco unvoca. Muitos outros elementos se misturaram na formao e ao longo da histria do Brasil, oriundos de muitas fontes. Traos comunitrios e expressivos, conformando diversos espaos de solidariedade e integrao popular, foram incorporados e emergiram no curso desse processo. Lutas populares, defensivas, visando preservao de espaos e modos de vida, por direitos ou por interesses instrumentais, tm contribudo para a manuteno ou o surgimento de tradies nacionais, cujas memrias so criativamente atualizadas no cotidiano de largas camadas da populao, gerando e reproduzindo laos de solidariedade. A prpria expanso colonial e a dinmica do pas aps a Independncia fizeram outras possibilidades irromperem. Doutrinas, formas de conscincia e modos de comportamento so importados do Ocidente tambm desde h muito e acabaram por deitar razes e conformar memrias que, ademais, evoluem ao longo dos sculos.

O interessante nestas argumentaes que m esmo se considerarmos a influncia de aspectos outros que determinaram sobremaneira a formao de nossa cultura, enquanto formao social e, especialmente, enquanto sociedade e povo, no podemos relevar sobremaneira o peso da herana ibrica na configurao da forma de se fazer e realizar as relaes entre o poder pblico e a populao, e vice-versa, em vrios nveis de comprometimento e de dependncia. O que queremos demonstrar que tais relaes so visualizadas em todas as cidades do Brasil, porm em n veis maiores ou menores devido s formas com que a assimilao de novas maneiras mais modernizadas - e

travestidas de uma imposio de trejeitos administrativos fortemente impregnados da modernidade anglo -sax se d. Na pequena cidade, o desencaixe de tais tradies ainda no aconteceu. O que observamos ainda a forte presena de uma herana histrico -cultural ibrica de se fazer a administrao pblica e de se relacionar o poder pblico com a populao e esta com o poder publico. Tal maneira de encarar a situao vlida, pois em nosso entender as tradies que tentam suplantar a forma patrimonialista de se fazer o urbano e sua administrao na pequena cidade so facilmente assimiladas e digeridas pelo modo lusitano ainda persistente. Criando assim um Estado-municpio social assentado em slidas bases sociais que se fez dessa mistura de preceitos culturais, porm com estruturas vinculadas a uma herana ibrica que se sobrepe. Nas sociedades protestantes h uma introjeo da norma, o indivduo livre, mas sua liberdade depende das regras do bem comum. Nas ibricas, o controle do indivduo externo. O Estado responsvel pelas normas, deve conduzir as subjetividades, que os indivduos se expiem desse controle e sejam anarquicamente livres. Com a crescente complexidade da sociedade, mecanismos de controle pelo alto, de tipo ibrico, revelaram -se ineficazes. Massas populacionais ficaram de fora do alcance dos favorecimentos sociais e tornam-se agentes do processo de modificao. No entanto, a perspecti va individual anmica (a individualidade anrquica) persiste. Assim, mesmo considerando a complexificao da sociedade brasileira, as novas formas de organizao social e tambm as novas formas de gerenciamento urbano, as relaes sociais e polticas na pequena cidade ainda se fazem a partir de um espectro inerente ao modo de se fazer a administrao pblica voltada para os ditames ibricos. Sobre esta complexificao da sociedade brasileira, Domingues (2002, p. 475) argumenta que:
Com essa crescente complexificao e o avano dos processos de desencaixe, no s os mecanismos tradicionais de controle se mostraram incapazes de cumprir suas tarefas, mas tambm o projeto e as estratgias de incorporao ao estilo ibrico, pelo alto, se esgotaram. Tampouco esquemas baseados no favor puderam reproduzir se. As massas tornaram-se, aos poucos, protagonistas crescentemente presentes da histria do Brasil. O mesmo, contudo, no poderia ser dito da perspectiva individualista anmica, que era a outra face do binmio ibrico esta longe de se esgotar. Assim, provavelmente de um hbrido semi-institucional que deveramos em parte falar. Isso se

desenha medida que as instituies polirquicas avanam, seguindo uma trajetria peculiar entre ns, como de resto por toda parte, sem que, em contrapartida, aquele tipo de individualismo encontre ncoras institucionais. Se o Estado era, enquanto entidade exterior aos indivduos, e nesse sentido a qualquer noo de cidadania, o responsvel nico e exclusivo pela integrao e pela solidariedade social, que instituies hoje poderiam cumprir esse papel, sem se restringir a promover interesses e solidariedades particularistas, porm sem se remeter direta e forosamente ao Estado? Como tecer laos entre indivduos que mantm uma relao ambivalente com as instituies, aceitando-as como universais ao serem impostas de cima ou ao corresponderem a seus interesses particulares e circunstanciais, estando sempre prontos, contudo, a transgredir as regras sociais, se de seu interesse, e se no sofrerem sanes por parte dos poderes externos que garantem a ordem coletiva?

Porm, o que podemos constatar que as formas de desencaixe trazidas pelos ventos da modernidade, especialmente do perodo tcnico -cientficoinformacional, fora menos incidente e de carter tangencial na pequena cidade. As instituies, tanto pblicas (as ONGs e especialmente os conselhos municipais 6) como privadas, surgidas como possveis mediadoras no processo de administrao pblica e das relaes da comunidade com os aparelhos de Estado, na pequena cidade, no existem de forma mais aguda a cumprirem este papel. So realizadas pelo e para o Estado -municpio social. So instituies criadas a partir dele e para seu propsito e assim garantir a permanncia do status quo gerencial e de relaes scio-polticas da populao para com o Estado-municpio social e deste para com a populao. Segundo Domingues (2002, p. 474) as instituies produzidas nestes moldes tiveram como resultado um controle maior por parte do Estado, d evido a que a modernizao conservadora manteve-a em grande medida em seu horizonte, combinando-a com um tipo de patrimonialismo societrio e esquemas de controle e subordinao pessoal baseados no favor. A modelagem do estilo, da forma de vida urbana conduzida maneira do Estado-municpio social o resultado final (do agora) dessa mistura que se faz entre diferentes modelos de se realizar o espao da pequena cidade. A fuso da herana histrica ibrica com formas gerenciais advindas da municipalizao modernizadora propostas e impostas pela Constituio Federal de 1988, que transfere incumbncias institucionais, operacionais e

Estes conselhos municipais foram criados a partir de regulamentaes constitucionais e esto diretamente relacionados s necessidades de regulamentao de ordem social e de assistencialismo pblico. Dentre estes conselhos podemos citar o Conselho Tutelar, Educao, Sade, patrimonial, etc.

sociais do Estado Federal e Estadual para o Estado -municpio social, a amalgama desse novo estilo, ou seja, a gn ese do Estado-municpio do Bem Estar Social ou mesmo do Estado -muncpio social. Juntamente a isto se tem o Estado Federal e sua poltica assistencialista que corrobora com este esprito 7. Viver na pequena cidade no difcil; do ponto de vista social e econmico, com situaes engendradas pelo Estado municpio social. Todavia, menos caras e mais acessveis populao, o Estado-municpio social preenche parcialmente a lacuna da falta de emprego e tambm garante o acesso parcial de parte considervel d a populao a bens como sade, educao e lazer. O Estado-municpio social conveniente pois no deixa aberturas possveis populao. No deixa aberturas noo de auto -sustentao de maneira organizada e independente. As associaes, sindicatos e orga nizaes sociais nas pequenas cidades, especialmente nas trs localidades analisadas neste trabalho, so obrigaes do prefeito e do Ministrio Pblico. A criao de organizaes sociais motivo de disputa pelo Estado -municpio social. O Sindicato Rural, as Associaes de Garimpeiros, os vrios conselhos municipais, dentre outros so criados sob os auspcios do Estado-municpio social e por ele gerenciado. Deste modo, a organizao social/entidades de classe em pequenas cidades de reas no metropolitanas esto diretamente vinculadas s leis criadas a partir da Constituio Federal de 1988, entretanto no so propostas sadas de uma necessidade produzida pela espontaneidade da populao ou mesmo fruto de luta no interior da sociedade. O controle das d iversas instituies (das escolas, sindicatos, associaes e conselhos) motivo poltico e manuteno do poder do Estado-municpio social. Em sua maioria existem porque assim a lei o quer e o determina. Dessa forma cabe a indagao: tal fato representa uma forma de controle arbitrrio ou ela forma de se realizar o espao social e poltico benfico pequena cidade? Assim, contrapondo crise do Estado do Bem Estar Social europeu, que fez ressurgir polticas mais liberais, que tentam reduzir a efetiva p articipao do
7

Estamos nos referindo s vrias transferncias sociais e assistenciais do governo federal e algumas da esfera estadual, como a Bolsa Famlia, aposentadorias, penses, auxlio gs, bolsa estudantil, etc.

Estado na economia e no social da sociedade capitalista desses pases, leis e regras novas so produzidas e incorporadas ao processo econmico \produtivo e social brasileiro 8 e sua assimilao na pequena cidade produz um Estado municpio social que se equilibra entre o ser agente econmico e o ser agente social de maneira mais efetiva que em outras localidades. Os agentes polticos da pequena cidade, muito mais que em outros casos, agem de maneira mais direta nestes processos. Quase no so d elegadas responsabilidades, os prefeitos atuam diretamente no fomento de tais polticas. Ele a figura centralizadora do Estado -municpio social. Atua no processo produtivo, na funo de articulador maior de atrao de empresas, coordena e negocia diretamente as possveis isenes fiscais e as bases estruturais do processo. E ainda, o Estado-municpio social, atua na manuteno das polticas sociais de baixo impacto. Esse personalismo gerencial e poltico se faz marcante na pequena cidade do Estado -municpio social. Os agentes polticos, na figura do prefeito, oscilam entre as prticas modernas da cidade econmica/gerencial e a prtica poltica administrativa construda no seio do Estado-municpio social. um arranjo de um Estado do Bem Estar Social, mistura de prticas herdadas de um patrimonialismo ibrico com polticas assistencialistas, rascunho do Welfare State tupiniquim e microlocal 9.
CONSIDERAES FINAIS

A modernizao administrativa, vista aqui como sinnimo de avano nas relaes sociais e democrticas entre os gestores pblicos e a populao, entre a populao e as instituies geridas por ela mesma e tambm pelas orquestradas pelo Estado, no so de fato to democrticas assim, pois deixa de fora do jogo poltico/administrativo toda uma ga ma de complexidades polticas, especialmente quando observamos a realidade da pequena cidade 10. Ela, a modernizao administrativa, tem que ser uma mudana de estilo de vida e de viso de mundo por parte da populao e assim refletir na administrao pblica de modo a no mais encarar o bem pblico ou mesmo a mquina do Estado-municpio social como sendo de alguns, e sim de uma

Uma interessante anlise sobre a constituio do Welfare State no Brasil foi realizada por Medeiros (2001). 9 Sobre o assunto ver Ianni (2000, p. 23). 10 Sobre o assunto ver Paula (2005, p. 98).

populao que vive e reside no espao do municpio, com seus problemas e, portanto, com suas possveis solues comuns. Porm, a imposio de maneiras e frmulas 11 de administrao pblica calcada na modernidade anglo -sax perversa para com a pequena cidade que no possui aparato econmico-produtivo slido, convive continuamente com a falta de empregos, para os jovens, especialmente, e a prefeitura no tem fontes de recursos prprios suficientes. Cria-se um paradoxo que complexifica ainda mais as relaes internas nestes municpios, pois o modelo atual calcado em fortes bases histrico-ideolgicas no se sustenta frente s novas necessidades scio-polticas, bem como a imposio de modelos exgenos via regras e recursos legais so apenas aplicados na superfcie da administrao pblica. aquela parte que satisfaz ao Tribunal de Contas e ao Ministrio Pblico. Contudo, no podemos deixar de destacar outros graves problemas da pequena cidade exemplificada pela sua situao interna: seu estrangulamento econmico-financeiro induz aos vrios problemas de ordem interna que so de difcil soluo. Do estrangulamento econmico -financeiro, o que resta o papel poltico/ideolgico dos agentes polticos. Da deriva as migalhas distribudas na forma de relaes polticas como o nepotismo, o assistencialismo e a distribuio do bem estar social via prefeitura (Estado -municpio social). 12 Do estrangulamento produtivo-econmico resta o Estado-municpio social como empregador e financiador de polticas culturais e sociais de baixo impacto populacional. Do estrangulamento tcnico resta o Estado -municpio social cabide de empregos, doador de benes ses e produtor de moeda corrente, a partir da doao de combustveis com notas no posto de gasolina. Do estrangulamento social resta o papel assistencialista e tambm de fomentador do comrcio farmacutico com seus vrios momentos de aviao de receitas. Portanto, percebemos, a partir da anlise das realidades dos municpios que possuem pequenas cidades em reas no metropolitanas do Brasil, que seus
11

maiores

problemas

no

so

derivados

da

falta

de

recursos

Para Holanda (2004, p. 161): Os campees das novas idias esqueceram-se, com freqncia, de que tais formas de vida nem sempre so expresses do arbtrio pessoal, no se fazem ou desfazem por decreto. 12 Sobre o assunto ver Gomes, Silva e da Silva (2003, p.2).

financeiro/econmicos. O maior problema da pequena cidade deriva de questes polticas e das relaes poltico -administrativas que encerram um Estado-municpio social que se fortalece na nova roupagem municipal determinada pela Constituio Federal de 1988, que promoveu uma estruturao federativa sui generis, em que o municpio ganha novos contornos e autonomia. Assim, paradoxalmente, o Estado-municpio social, resultado acabado da simbiose que se promoveu pela aglutinao de dois fatores determinantes, herdeiro do estamento poltico , como alegado por Raimundo Faoro.
REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS DOMINGUES, Jos Maurcio. A dialtica da Modernizao Conservadora e a

Nova Histria do Brasil. In: DADOS Revista de Cincias Sociais , Vol. 45, n 3. Rio de Janeiro: 2002, p. 459-482. FAORO, Raimundo. Os Donos do Poder: Formao do Patronato Poltico
Brasileiro (2a ed. revista e aumentada). Porto Alegre/So Paulo, Editora

Globo/Editora da Universidade de So Paulo. 1975. GOMES, Rita de Cssia, SILVA, Anieres Barbosa e DA SILVA, Valdenido Pedro. Gesto social das polticas pblicas nas pequenas cidades . Natal: 2003, 12 p. Extrado do stio www.ufrn.gov, em julho de 2007. HOLANDA, Srgio Buarque de. Razes do Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 26 ed., 19 impresso, 2004, 220 p. IANNI, Otvio. Tipos e mitos da modernidade . Campinas: Extrado do stio www.fae.unicamp.br2000\trabs\2475 em agosto de 2006. MEDEIROS, Marcelo. A trajetria do Welfare State no Brasil: papel redistributivo das polticas sociais dos anos 1930 aos anos 1990. IPEA, Texto
para discusso n 852 . Braslia: 2001, 27 p.

PAULA, Ana Paula Paes de. Por uma nova gesto pblica . Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas Editora, 2005, 201 p. SANCHES, Rodrigo Ruiz. A questo da democracia em Razes do Brasil de
Srgio Buarque de Holanda . Araraquara: 2001, 32 p.

SANTOS, Milton. Da totalidade ao lugar . So Paulo: Edusp, 2005,170 p. TORRES, Marcelo Douglas de Figueiredo.
Estado, democracia e administrao pblica no Brasil . Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas

Editora, 2004, 224 p.

Potrebbero piacerti anche