Sei sulla pagina 1di 27

Edital Retificado de Concurso Pblico n 01/2011

O Municpio de Pedro Teixeira, Estado de Minas Gerais, pessoa jurdica de direito pblico interno, inscrito no CNPJ sob o n 18.338.228/0001-51, torna pblico que realizar Concurso Pblico para provimento de cargos efetivos da Prefeitura Municipal de Pedro Teixeira, em consonncia com a Lei Orgnica deste Municpio e, com a Lei Complementar Municipal n 09 de 27 de abril de 2010 que Dispe sobre a estruturao do Plano de Cargos e Vencimento da Prefeitura Municipal de Pedro Teixeira MG, e a Lei Complementar Municipal n 010 de 03 de maio de 2010 que Dispe sobre o plano de cargo e vencimento dos servidores integrantes do Quadro de Pessoal do magistrio da Prefeitura Municipal de Pedro Teixeira MG e a Lei Complementar Municipal n 005 de 14 de abril de 2008 que Institui o Estatuto dos Servidores Pblicos do Municpio de Pedro Teixeira MG e ainda suas alteraes, juntamente com a Instruo Normativa do TCE/MG de n 05/2007 com as alteraes da Instruo Normativa TCE N 04, de 20 de novembro de 2008 e Instruo Normativa TCE n 08, 02 de dezembro de 2009; atento aos competentes mandamentos constitucionais, que normatizam as regras insertas no presente Edital. Clusula Primeira - Disposies Preliminares: 1.1 - Este Concurso Pblico visa ao provimento de cargos efetivos da Prefeitura Municipal de Pedro Teixeira MG, no limite das vagas ora oferecidas. 1.2 - O Concurso Pblico ser regido pelo presente Edital e sua operacionalizao caber empresa ECAP CONSULTORIA LTDA, com sede Rua Manoel Lobato n 175 A, Centro, Leopoldina MG, CEP n 36700-000, CNPJ n 02.926.829/0001-45, tele/fax n (32) 3441-9061 vencedora do processo licitatrio n 056/2001 CV n 014/2011. 1.3 Pela Portaria 357/2011 de 23 de maro de 2011, o Prefeito Municipal de Pedro Teixeira instituiu uma Comisso Especial e nomeou seus integrantes, objetivando a fiscalizao e o acompanhamento deste Concurso Pblico. 1.4 - O regime jurdico dos servidores pblicos da Prefeitura Municipal de Pedro Teixeira o Estatutrio e o regime previdencirio o Regime Geral de Previdncia Social. 1.5 Integram este Edital os Anexos: I Cronograma Previsto; II Cargos Ofertados, Vagas para Deficientes, Taxa de Inscrio, Escolaridade e Requisitos Mnimos para o Provimento; III Atribuies dos Cargos, IV Contedo Programtico das Provas Objetivas de Mltipla Escolha e V Modelo de requerimento de iseno do pagamento da taxa de inscrio. 1.6 - O nico site autorizado a divulgar os dados, atos e demais informaes oficiais sobre o Concurso : www.ecapconsultoria.com.br.
1 Concurso Pblico da Prefeitura Municipal de Pedro Teixeira - MG Edital 01/2011 ECAP CONSULTORIA LTDA.

Clusula Segunda - Condies para Inscrio: 2.1 - Ser brasileiro nato, naturalizado ou cidado portugus, na forma da Lei. 2.2 - Conhecer e estar de acordo com as normas e exigncias contidas neste Edital. Clusula Terceira Condies para Posse: 3.1 - Ter sido aprovado e classificado no Concurso Pblico, na forma estabelecida neste Edital. 3.2 - nacionalidade brasileira; 3.3 - gozo dos direitos polticos; 3.4 - quitao com as obrigaes militares e eleitorais; 3.5 - nvel de escolaridade exigido para o exerccio do cargo; 3.6 - idade mnima de 18 (dezoito anos); 3.7 aptido fsica e mental; 3.8 - atendimento s condies especiais previstas para determinados cargos; 3.9 idoneidade moral, comprovada mediante Atestado de Bons Antecedentes; 3.10 - habilitao profissional exigida. Clusula Quarta Inscries: 4.1 - Presencial: 4.1.1 - Perodo: de 20 de junho de 2011 a 20 de julho de 2011, exceto aos sbados, domingos e feriados. 4.1.2 - Horrio: das 13h00min s 16h00min. 4.1.3 - Local: sede da Prefeitura Municipal, na Rua Professor Joo Lins, 447, Bairro Alvorada, Pedro Teixeira - MG. 4.1.4 - O candidato dever estar ciente das disposies contidas neste Edital, preencher e subscrever requerimento, no qual declara que atende as condies exigidas e que se submete s normas aqui insertas. 4.1.5 - A inscrio poder ser realizada por instrumento pblico ou particular de procurao, contendo poderes especficos para tal fim e, sendo particular, dever estar com a assinatura do outorgante reconhecida em cartrio. So de total responsabilidade do candidato inscrito por procurao, as informaes prestadas por seu procurador no requerimento de inscrio.

2 Concurso Pblico da Prefeitura Municipal de Pedro Teixeira - MG Edital 01/2011 ECAP CONSULTORIA LTDA.

4.1.6 - O comprovante definitivo da inscrio presencial (Carto Definitivo de Inscrio) ser entregue ao candidato ou a seu procurador, a partir do dia 1 de agosto de 2011, das 13h00min s 16h00min, na Prefeitura Municipal, na Rua Professor Joo Lins, 447, Bairro Alvorada, Pedro Teixeira - MG. 4.2 - Internet: 4.2.1 - Incio: 20 de junho de 2011, s 00h00min. 4.2.2 - Trmino: 20 de julho de 2011, s 23h59min (horrio oficial de Braslia-DF). 4.2.3 - Endereo eletrnico: www.ecapconsultoria.com.br (acessar o link C. P. Pedro Teixeira). 4.2.4 - A confirmao da inscrio via internet depender da constatao do pagamento da taxa de inscrio, cujo procedimento ser informado no endereo eletrnico mencionado no subitem anterior, e no sero acatadas quelas em que o pagamento tenha sido realizado de forma diversa a opo oferecida. 4.2.5 - O comprovante definitivo da inscrio via internet estar disponvel para impresso do candidato, a partir do dia 1 de agosto de 2011, no site www.ecapconsultoria.com.br, em rea Restrita do Candidato. 4.2.6 - Os dados cadastrais informados pelo candidato, quando do requerimento da inscrio via internet, so de sua exclusiva responsabilidade, incluindo-se a declarao de deficincia. 4.2.7 - No caber responsabilidade alguma a ECAP CONSULTORIA LTDA, pelas inscries, via internet, no confirmadas em razo do descumprimento das respectivas instrues e, bem assim, daquelas no concretizadas em virtude de qualquer motivo de ordem tcnica, seja dos computadores ou dos meios de comunicao, exceto se tais falhas tcnicas forem motivadas pela ECAP CONSULTORIA LTDA. 4.3 - Informaes complementares: 4.3.1 As inscries somente sero realizadas na forma estabelecida neste Edital. 4.3.2 - No sero confirmadas as inscries com documentao incompleta. 4.3.3 - No sero aceitos pedidos para alterao dos cargos. 4.3.4 - Nenhum candidato poder concorrer a mais de um cargo, sendo indeferidos os requerimentos formulados aps a confirmao da primeira inscrio do candidato. 4.3.5 - O pagamento da taxa no importa na efetivao da inscrio, que somente ocorre quando atendidos todos os requisitos aqui estabelecidos. 4.3.6 - Pago a taxa de inscrio, o valor desta, em hiptese alguma, ser devolvido ao candidato, salvo no caso de no realizao do Concurso. 4.3.7 - O requerimento de inscrio, bem como o valor pago, pessoal e intransfervel. Clusula Quinta Iseno da Taxa de Inscrio: 5.1 - Somente haver iseno total do valor da taxa de inscrio, para os candidatos que declararem e comprovarem hipossuficincia de recursos financeiros para o respectivo pagamento.
3 Concurso Pblico da Prefeitura Municipal de Pedro Teixeira - MG Edital 01/2011 ECAP CONSULTORIA LTDA.

5.2 - Far jus iseno do pagamento da taxa de inscrio o candidato que comprovar: ser membro e residir com famlia de baixa renda, inscrita em algum programa de assistncia social do Governo Federal ou Estadual, e apresentar declarao emitida pela Secretaria de Assistncia Social do Municpio em que esteja domiciliado, atestando que o mesmo pertence e reside com famlia de baixa renda, nos termos da legislao vigente e Carteira de Trabalho e Previdncia Social (CTPS), de forma a provar sua situao de hipossuficincia econmica e financeira e ainda fotocpia do CPF e da carteira de identidade ou documento equivalente, e declarar expressamente na forma do Anexo V deste Edital, sob as penas da lei, a sua condio de hipossuficincia de recursos financeiros. 5.3 - A inscrio mediante pedido de iseno de pagamento da respectiva taxa ocorrer, exclusivamente, nos dias 20 de junho de 2011 a 29 de junho de 2011, na Prefeitura Municipal de Pedro Teixeira no horrio de 13h00min as 16h:00min. 5.4 - Pela internet, o requerimento da iseno da taxa de inscrio dever ser realizado nos mesmos dias informados no subitem 5.3, em link especfico do site www.ecapconsultoria.com.br, e a documentao comprobatria da hipossuficincia de recursos financeiros (subitem 5.2), devera ser remetidas, via postal, Prefeitura Municipal, com data de postagem at o dia 29 de junho de 2011. 5.5 - A Comisso Especial do Concurso Pblico e a ECAP CONSULTORIA LTDA analisaro os pedidos de iseno do pagamento da taxa de inscrio, publicando, no dia 06 de julho de 2011, no mural da Prefeitura Municipal de Pedro Teixeira e no site www.ecapconsultoria.com.br, relao daqueles que foram deferidos, assegurado o direito de recurso, no prazo de dois dias teis. O recurso dever ser interposto via postal ou pessoalmente protocolado na Prefeitura, desde que a data do AR/EBCT esteja dentro do prazo recursal. 5.6 - A simples entrega da documentao no garante ao interessado a iseno do pagamento da taxa de inscrio. 5.7 - No sero aceitos, aps a entrega da documentao, acrscimos ou alteraes das informaes prestadas. 5.8 - O candidato cujo pedido de iseno tiver sido indeferido, no participar do Concurso Pblico na condio de isento, podendo efetivar a sua inscrio mediante comprovao do pagamento da respectiva taxa, at o ltimo dia estipulado para a realizao das inscries por meio da segunda via do mesmo. 5.9 - No ser concedida iseno aos candidatos inscritos que j tenham efetuado o pagamento da taxa de inscrio. Clusula Sexta - Tratamento Especial: 6.1 - Portadores de necessidades especiais e gestantes, que necessitarem de tratamento especial no dia das provas, devero entregar Pedido de Tratamento Especial, especificando os meios necessrios para a realizao dessas provas. O Pedido de Tratamento Especial dever estar acompanhado de laudo mdico, descrevendo a situao do candidato, sob pena de ser indeferido sumariamente. 6.2 - O Pedido de Tratamento Especial, acompanhado do respectivo laudo mdico, dever ser entregue, impreterivelmente at o ltimo dia das inscries (20/07/2011), na sede da Prefeitura Municipal de Pedro Teixeira.

4 Concurso Pblico da Prefeitura Municipal de Pedro Teixeira - MG Edital 01/2011 ECAP CONSULTORIA LTDA.

6.3 - Apenas em caso fortuito ou de fora maior, poder haver solicitao de tratamento especial fora da data estipulada no subitem anterior, sendo que, nesta hiptese, a aceitao do pedido depender de anlise a ser feita pela ECAP CONSULTORIA LTDA, que avaliar a possibilidade e viabilidade do atendimento, podendo indeferir o pedido em caso de no ser atendidos tais requisitos. Clusula Stima Portadores de Deficincia: 7.1 - assegurado pessoa portadora de deficincia o direito de se inscrever no presente Concurso Pblico, em igualdade de condies com os demais candidatos, na forma aqui estabelecida para provimento de cargo cujas atribuies sejam compatveis com a deficincia de que portadora. 7.2 - Cinco por cento (5%) do nmero de vagas de cada cargo ofertado ficam reservadas para as pessoas portadoras de deficincia, desprezadas as fraes. 7.3 - Se ao longo do prazo de validade deste Concurso Pblico forem institudas e/ou disponibilizadas outras vagas alm daquelas ofertadas para cada cargo, a primeira (1) nomeao de candidato portador de deficincia, desde que classificado, ocorrer quando da nomeao da vigsima (20) vaga de cada cargo, sendo a segunda (2) na quadragsima vaga (40), e assim sucessivamente. 7.4 - Ser considerada portadora de deficincia a pessoa que se enquadrar nas especificaes do art. 4 do Decreto Federal 3.298/1999. 7.5 - Os candidatos portadores de deficincia, se aprovados, sero submetidos, quando convocados, avaliao mdico-pericial, para a verificao da compatibilidade da deficincia com as atividades do cargo, sendo-lhes assegurado o direito de interposio de recurso, no prazo de dois dias teis, contados da divulgao do eventual laudo contrario. 7.6 - O candidato portador de deficincia, no ato da inscrio, alm de proceder na forma disposta no item 4.1, dever apresentar, em envelope lacrado, que no ser conferido pelo atendente, os seguintes documentos: laudo mdico com data de emisso inferior a trinta dias do ltimo dia de inscrio (original ou cpia autenticada em cartrio), atestando a espcie, o grau e/ou nvel da deficincia, constando o n do CID (Classificao Internacional de Doena) e a provvel causa da deficincia; e declarao assinada pelo candidato, constando que portador de deficincia e que est ciente de que ter de se submeter, se aprovado, ao exame mdico estabelecido no subitem 7.5. 7.7 - Pela internet, no site www.ecapconsultoria.com.br, haver link especfico para a inscrio do portador de deficincia, e a respectiva documentao comprobatria dever ser remetida via postal, Prefeitura Municipal, com data limite de postagem de at 20 de julho de 2011. 7.8 - O candidato que no apresentar os documentos mencionados no subitem 7.6 participar do Concurso Pblico como no-portador de deficincia, sendo esta deciso irrecorrvel. 7.9 - Os candidatos portadores de deficincia participaro do Concurso Pblico em igualdade de condies com os demais candidatos, no que concerne ao contedo das provas, avaliao e os critrios para aprovao, ao horrio e ao local de aplicao das provas e nota mnima exigida para classificao. 7.10 - Havendo necessidade de tratamento especial para a realizao das provas, o candidato portador de deficincia dever fazer a solicitao, nos termos do item 6.

5 Concurso Pblico da Prefeitura Municipal de Pedro Teixeira - MG Edital 01/2011 ECAP CONSULTORIA LTDA.

Clusula Oitava Cargos Ofertados, Vagas para Deficientes, Taxa de Inscrio, Escolaridade e Requisitos Mnimos para o Provimento: 8.1 - Os cargos oferecidos neste Concurso; o nmero de vagas, inclusive para as pessoas portadoras de deficincia; a carga horria semanal; o vencimento mensal de cada cargo efetivo; o valor da taxa de inscrio de cada cargo; e, o nvel de escolaridade, a habilitao e os pr-requisitos para o provimento de cada cargo esto especificados no Anexo II. Clusula Nona Atribuies dos Cargos: 9.1 - As atribuies relativas aos cargos a serem providos so as constantes no Anexo III. Clusula Dcima Contedo Programtico: 10.1 - Os Contedos programticos referentes s provas objetivas esto dispostos no Anexo IV. Clusula Dcima Primeira Provas: 11.1 - O Concurso Pblico constar de Provas Objetivas de Mltipla Escolha para todos os cargos, Provas de Ttulos Acadmicos para os Cargos de Nvel Superior e Prova Prtica para os Cargos de Motorista e Operador de Mquina. Clusula Dcima Segunda Prova Objetiva de Mltipla Escolha: 12.1 - A prova objetiva de mltipla escolha, de carter eliminatrio e classificatrio, ser realizada no dia 28 de agosto de 2011, em local e horrio que sero estipulados no Carto Definitivo de Inscrio, que o candidato retirar no site www.ecapconsultoria.com.br nos termos dos subitens 4.1.6 e 4.2.5. 12.2 - A prova objetiva constar de 40 (quarenta) questes de mltipla escolha, valendo 2,5 (dois ponto e meio) cada questo, com durao mxima de 03h00min (trs horas), sendo classificado o candidato que no zerar em nenhuma disciplina e atingir no mnimo 60% (sessenta por cento) do total de pontos. Cada questo conter 4 (quatro) opes, sendo que apenas uma opo por questo dever ser assinalada pelo candidato, em carto prprio fornecido no dia da prova, sob pena de nulidade em caso de procedimento diverso. 12.3 - Os candidatos devero estar no local da realizao das provas, 30 (trinta) minutos antes do horrio consignado no Carto de Definitivo de Inscrio, munidos: do Carto Definitivo de Inscrio, documento de identidade com o qual se inscreveu e caneta esferogrfica azul ou preta. 12.4 - O ingresso no local das provas apenas ser permitido dentro do horrio estabelecido, no sendo admitida a realizao de provas fora do local designado e, sob nenhum pretexto, haver segunda chamada para a realizao das provas. 12.5 - Ser excludo do Concurso Pblico o candidato que faltar prova escrita ou chegar aps o horrio estabelecido, ou que, durante a sua realizao, for surpreendido em comunicao com outro candidato, bem como se utilizando de livros, notas, mquinas calculadoras, telefone celular, computador porttil, relgio tipo Data Bank, BIP, impressos no permitidos e qualquer outro material para consulta. Ser excludo tambm o candidato que se retirar do recinto da prova, durante sua realizao, sem a devida autorizao; que se ausentar do recinto da prova, a no ser momentaneamente, em casos especiais e desde que na companhia de fiscal; que usar de incorrees ou descortesias para com os coordenadores ou fiscais
6 Concurso Pblico da Prefeitura Municipal de Pedro Teixeira - MG Edital 01/2011 ECAP CONSULTORIA LTDA.

de provas, auxiliares e autoridades presentes; que fizer anotao de informaes relativas s suas respostas em qualquer meio que no os permitidos; que preencher o Carto de Respostas a lpis; que se recusar a entregar o Carto de Respostas ao trmino do tempo destinado sua realizao e que se ausentar da sala, a qualquer tempo, portando o Carto de Respostas. 12.6 - Os 2 (dois) ltimos candidatos de cada sala s podero sair juntos. O candidato que insistir em sair do local de aplicao da prova, dever assinar termo desistindo do Concurso Pblico e, caso se negue, dever ser lavrado Termo de Ocorrncia, acompanhado de testemunha, pelo fiscal da sala e pelo coordenador da unidade. 12.7 - de inteira responsabilidade do candidato, acompanhar a publicao de todos os atos, editais e comunicados referentes a este Concurso Pblico, os quais sero afixados nos quadros de avisos da Prefeitura Municipal de Pedro Teixeira, e divulgados no site www.ecapconsultoria.com.br, devendo ainda manter atualizado seu endereo, e quando do preenchimento do requerimento de inscrio, fornecer o endereo completo. 12.8 - No ser permitido ao candidato fumar na sala de provas, sob pena de ser retirado do recinto de provas e ser declarado desistente do Concurso Pblico. 12.9 - Na correo das provas de mltipla escolha no sero computadas as questes no assinaladas no carto de respostas e s que contenham mais de uma resposta, emendas ou rasuras. 12.10 - As Provas Objetivas de Mltipla Escolha tero o seguinte contedo: N. de Questes/Matria
POT MAT CGE CDP NVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 NVEL FUNDAMENTAL 10 10 10 10 10 10 NVEL MDIO 10 10 10 NVEL MDIO - TCNICO 05 10 05 10 NVEL SUPERIOR COMPLETO 05 10 10 10 10 05 05 10 05 05 10 05 05 10 05 05 10 05 05 10 05 05 10 SPU 10 10 10 CES 10 10 10 10 10 10 10 15 15 15 10 20 20 20 20 20 20 Total 40 40 40 40 40 40 40 40 40 40 40 40 40 40 40 40 40

Cargos
Aux. de Servios Interno/Externos Motorista Operador de Mquina Operrio I Auxiliar Administrativo I Auxiliar de Secretaria Auxiliar Administrativo II Tcnico em Enfermagem (36h) Tcnico em Enfermagem (40h) Enfermeira Professor Municipal I Professor Municipal II Cincias Professor Municipal II Ed. Fsica Professor Municipal II - Geografia Professor Municipal II - Histria Professor Municipal II - Matemtica Professor Municipal II Portugus Legenda:
POT PORTUGUS

CDP

CONHECIMENTOS DIDATICOS-PEDAGGICOS

7 Concurso Pblico da Prefeitura Municipal de Pedro Teixeira - MG Edital 01/2011 ECAP CONSULTORIA LTDA.

MAT CGE

MATEMTICA CONHECIMENTOS GERAIS

SPU CES

SADE PBLICA CONHECIMENTOS ESPECIFICOS

12.11 - As provas sero de acordo com o nvel de escolaridade exigido neste Edital e, ainda, obedecero s matrias constantes no Anexo IV Contedo Programtico. Clusula Dcima Terceira Prova de Ttulos Acadmicos: 13.1 Somente participaro da Prova de Ttulos Acadmicos os Classificados na Prova Objetiva conforme estabelece o item 12.2 deste Edital. 13.2 - A prova de Ttulos Acadmicos, de carter somente classificatrio, abranger apenas os cargos que exigem escolaridade de nvel superior, sendo atribudo no mximo 02 (dois) pontos, da seguinte forma: a) 01 (um) ponto por curso de Ps-Graduao Latu Sensu, de no mnimo 360 (trezentos e sessenta horas), atinente rea do cargo; b) 1,5 (um vrgula cinco) pontos por curso de Ps-Graduao Stritu Sensu Mestrado, atinente rea do cargo; c) 02 (dois) pontos por curso de Ps-Graduao Stritu Sensu Doutorado, atinente rea do cargo. 13.3 A comprovao dos cursos previstos nos subitens anteriores ser feita atravs de apresentao de fotocpia autenticada de certificado ou diploma, expedido por escola oficialmente reconhecida pelo MEC ou Conselho Estadual de Educao. 13.4 Para comprovao que se refere o item anterior no sero aceitos em nenhuma hiptese, atestados, declaraes nem qualquer outro tipo de documento diferente dos descritos no item 13.3. 13.5 Os Ttulos Acadmicos devero ser entregues aps resultado das provas objetivas, no perodo de 21 de setembro de 2011 a 23 de setembro de 2011, somente pelos candidatos classificados, na sede da Prefeitura na Rua Professor Joo Lins, 447, Bairro Alvorada, Pedro Teixeira/MG, no horrio de 13h (treze) s 16 (dezesseis) horas, ou pelo correio no endereo acima, com data de postagem at o dia 23 de setembro de 2011, com os seguintes dizeres: PROVA DE TTULOS ACADMICOS PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDRO TEIXEIRA MG CONCURSO PBLICO EDITAL n 01/2011 A/C COMISSO ESPECIAL DE CONCURSO com descrio do cargo em disputa e nome do candidato; 13.6 Ser de responsabilidade exclusiva do(a) Candidato(a) a entrega da documentao referente aos Ttulos Acadmicos, no sendo aceitos se entregues por fax, Internet ou fora do prazo estabelecido; 13.7 Sero recusados, liminarmente, os ttulos que no atenderem s exigncias deste Edital; 13.8 A pontuao dos Ttulos Acadmicos ser somada pontuao obtida pelo (a) Candidato (a) na prova objetiva de mltipla escolha, desde que aprovado e para o fim de classificao final. Clusula Dcima Quarta Prova Prtica:

8 Concurso Pblico da Prefeitura Municipal de Pedro Teixeira - MG Edital 01/2011 ECAP CONSULTORIA LTDA.

14.1 A Prova Prtica para o cargo de Motorista ser aplicada apenas aos 24 (vinte e quatro) primeiros colocados respeitando os critrios de desempates disposto no item 15.3, deste que aprovados na prova objetiva de mltipla escolha e ser aplicada no veculo: Micronibus Volare A6 Ano 2004. 14.2 - A prova prtica para os candidatos ao cargo de Motorista, de acordo com as determinaes do examinador, constar de conduo de um veculo em vias pblicas da cidade, buscando evidenciar de forma profissional a postura do condutor/candidato, em obedincia aos seguintes critrios que sero observados pelo examinador: perda de 04 (quatro) pontos por falta gravssima porventura cometida; perda de 03 (trs) pontos por falta grave porventura cometida; perda de 02 (dois) pontos por falta mdia acaso cometida e perda de 01 (um) ponto por falta leve acaso cometida, entendendo-se: por falta gravssima: desobedecer sinalizao ou parada obrigatria; avanar sobre o meio fio; no colocar o veculo na rea balizada, em no mximo trs tentativas, no tempo estabelecido; avanar sobre o balizamento demarcado quando do estacionamento do veculo na vaga; transitar em contramo de direo; no completar a realizao de todas as etapas do exame; avanar a via preferencial; provocar acidente durante a realizao do exame; exceder a velocidade regulamentada para a via; cometer qualquer outra infrao de trnsito de natureza gravssima. Por falta grave: desobedecer sinalizao da via ou do agente da autoridade de trnsito; no observar as regras de ultrapassagem ou de mudana de direo; no dar preferncia de passagem ao pedestre que estiver atravessando a via transversal para onde se dirige o veculo, ou ainda quando o pedestre no haja concludo a travessia; manter a porta do veculo aberta ou semi-aberta durante o percurso da prova ou parte dela; no sinalizar com antecedncia a manobra pretendida ou sinaliz-la incorretamente; no usar devidamente o cinto de segurana; perder o controle da direo do veculo em movimento; cometer qualquer outra infrao de trnsito de natureza grave. Por falta mdia: executar o percurso da prova, no todo ou em parte dele, sem estar o freio de mo inteiramente livre; trafegar em velocidade inadequada para as condies adversas do local, da circulao, do veculo e do clima; interromper o funcionamento do motor, sem justa razo, aps o incio da prova; fazer converso incorretamente; usar buzina sem necessidade ou em local proibido; desengrenar o veculo nos declives; colocar o veculo em movimento, sem observar as cautelas necessrias; usar o pedal de embreagem, antes de usar o pedal de freio nas frenagens; entrar nas curvas com a engrenagem de trao do veculo em ponto neutro; engrenar ou utilizar as marchas de maneira incorreta, durante o percurso; cometer qualquer outra infrao de trnsito de natureza mdia. Por falta leve: provocar movimentos irregulares no veculo, sem motivo justificado; ajustar incorretamente o banco do veculo destinado ao condutor; no ajustar devidamente os espelhos retrovisores; apoiar o p no pedal da embreagem com o veculo engrenado e em movimento; utilizar ou interpretar incorretamente os instrumentos do painel do veculo; dar partida ao veculo com a engrenagem de trao ligada; tentar movimentar o veculo com a engrenagem de trao em ponto neutro; cometer qualquer outra infrao de trnsito de natureza leve. 14.3 - Concludo o trajeto da prova prtica para o cargo de Motorista, o candidato assinar a respectiva ficha de avaliao, ficando ciente do total de pontos que porventura perdeu. 14.4 - Os candidatos ao cargo de Motorista devero exibir ao examinador responsvel pelo exame de direo, original de sua carteira nacional de habilitao, de acordo com a categoria exigida neste edital (D ou E). Podero tambm, apresentar o comprovante autenticado de aprovao em exame de alterao de categoria junto ao DETRAN. O candidato que no apresentar a documentao exigida neste item no far a respectiva prova prtica, sendo, sumariamente, eliminado do Concurso Pblico. 14.5 - A prova prtica para o cargo de Motorista valer 40 (quarenta) pontos, sendo eliminado o candidato que no obtiver no mnimo 50% (cinqenta por cento) do total de pontos.

9 Concurso Pblico da Prefeitura Municipal de Pedro Teixeira - MG Edital 01/2011 ECAP CONSULTORIA LTDA.

14.6 - As provas prticas sero realizadas em horrio e local que ser publicado no Quadro de Aviso da Prefeitura Municipal de Pedro Teixeira e no site www.ecapconsultoria.com.br. 14.7 - Os candidatos habilitados para esta fase, conforme item 14.1, devero comparecer no local indicado para realizao da prova 30 (trinta) minutos antes do horrio fixado para seu incio, munidos do comprovante de inscrio e documento de identidade. 14.8 - Ser tambm eliminado do Concurso Pblico nesta fase, o candidato que se retirar do recinto da prova, durante sua realizao e sem a devida autorizao, e no estiver no local da prova no horrio previsto para assinar a lista de presena, sendo, via de conseqncia, desclassificado. Ser ainda eliminado o candidato que usar de incorrees ou descortesias para com os coordenadores ou fiscais de provas, auxiliares e autoridades presentes. 14.9 A Prova Prtica para o cargo de Operador de Mquinas Pesadas ser aplicada aos 09 (nove) primeiros colocados respeitando os critrios de desempates disposto no item 15.3, deste que aprovados na prova objetiva de mltipla escolha e ser aplicada no Equipamento: Retroescavadera - LD90 Ano 2005, segundo orientaes do examinador, o desempenho do candidato em atividades correlatas em obedincia aos seguintes critrios que sero observados pelo examinador: Falta Grave perda de 04 pontos Derrubar balizamentos, Manobras com risco segurana, No inspecionar acessrios de iamento, No posicionar os concha entre 15 e 20 cm do piso, No finalizar o percurso dentro do tempo previsto, Manobrar de r sem olhar para trs, No colocar o cinto antes de iniciar o movimento, No buzinar quando necessrio, Chocar-se contra a pilha ou carga; Faltas Mdias perda de 03 pontos Posicionamento incorreto dos concha sobre a carga, Descer da retroescavadeira sem abaixar a concha, Descer da mquina sem acionar freio de mo e desengat-la, Acelerao ou frenagem brusca; Faltas Leves perda de 02 pontos - Usar inversor de torque com a mquina em movimento, Raspar balizas, Bater ou raspar a concha no cho, Deixar motor morrer (aps 2 ocorrncia), Deixar de soltar freio de mo antes de iniciar o movimento, Postura incorreta ao subir ou descer do Equipamento; a qual valer 40 (quarenta) pontos sendo eliminado o candidato que no obtiver no mnimo 50% (cinqenta por cento) do total de pontos. 14.10 - Os candidatos ao cargo de Operador de Mquinas devero exibir ao examinador responsvel pelo exame de direo, original de sua carteira nacional de habilitao, categoria D ou superior. Podero tambm, apresentar o comprovante autenticado de aprovao em exame de alterao de categoria junto ao DETRAN. O candidato que no apresentar a documentao exigida neste item no far a respectiva prova prtica, sendo, sumariamente, eliminado do Concurso Pblico. 14.11 No haver tratamento diferenciado a nenhum candidato, sejam quais forem as circunstncias alegadas, tais como alteraes orgnicas ou fisiolgicas permanentes ou temporrias, deficincias, estados menstruais, indisposies, cibras, contuses, gravidez ou outras situaes que impossibilitem, diminuam ou limitem a capacidade fsica e/ou orgnica do candidato, sendo que o candidato dever realizar os referidos testes de acordo com o escalonamento previamente efetuado pela ECAP (turno matutino ou vespertino), o qual ser realizado de forma aleatria. Clusula Dcima Quinta Classificao: 15.1 - Ser classificado o candidato que obtiver aprovao na prova objetiva de mltipla escolha conforme item 12.2. 15.2 - A classificao final dos candidatos ser feita pela soma dos pontos obtidos na prova objetiva de mltipla escolha, na prova de ttulos acadmicos e na prova prtica se for o caso e constar de duas listas,
10 Concurso Pblico da Prefeitura Municipal de Pedro Teixeira - MG Edital 01/2011 ECAP CONSULTORIA LTDA.

contendo a primeira a pontuao de todos os candidatos, inclusive a dos portadores de deficincia e, a segunda, apenas a pontuao destes ltimos. 15.3 - Na classificao final entre candidatos empatados com igual nmero de pontos em todas as etapas (prova objetiva de mltipla escolha, prova de ttulos acadmicos e prova prtica, se existentes), e aps a observncia do disposto no art. 27, pargrafo nico, da Lei Federal 10.741/2003 Estatuto do Idoso sero fatores de desempate, sucessivamente: 1) Maior nota na Prova de Conhecimentos Especficos. 2) Maior nota na Prova de Conhecimentos Didticos-Pedaggicos. 3) Maior nota na Prova de Portugus. 4) Maior nota na Prova de Conhecimentos Gerais. 5) Maior nota na Prova de Matemtica. 6) Maior idade. 7) Sorteio Pblico. Clusula Dcima Sexta Resultados e Recursos: 16.1 - Os gabaritos preliminares da prova objetiva de mltipla escolha sero divulgados na sede da Prefeitura Municipal de Pedro Teixeira e no site www.ecapconsultoria.com.br, no dia 29 de agosto de 2011. 16.2 - Os resultados da prova objetiva de mltipla escolha tambm sero divulgados no mural da Prefeitura Municipal de Pedro Teixeira e no site www.ecapconsultoria.com.br, no dia 12 de setembro de 2011. 16.3 - Caber recurso de qualquer quesito da prova objetiva de mltipla escolha, at 02 (dois) dias aps a divulgao do gabarito oficial nos dias 29 de agosto de 2011 a 02 de setembro de 2011, e nos dias 13 a 19 de setembro de 2011, referente ao resultado da Prova Objetiva, desde que demonstre erro material e que seja devidamente fundamentado. 16.4 - Caber recurso contra erros materiais ou omisses de cada etapa, constituindo as etapas em divulgao dos gabaritos preliminares, divulgao da pontuao na prova objetiva de mltipla escolha e divulgao do resultado final includo o fator de desempate estabelecido, at 02 (dois) dias aps a divulgao/publicao oficial das respectivas etapas. 16.5 - Todos os recursos devero ser protocolados na sede da Prefeitura, das 14h00min s 16h00min, devendo ser endereados Comisso Especial do Concurso, ou enviados via postal (SEDEX com AR), com data de postagem dentro do prazo recursal, para a Prefeitura Municipal de Pedro Teixeira/MG, Rua Professor Joo Lins, 447, Bairro Alvorada, Pedro Teixeira/MG, A/C Comisso Especial do Concurso. 16.6 - O recurso contra a prova objetiva de mltipla escolha e/ou gabaritos preliminares dever ser individual, por questo, com a indicao das razes que julgar necessrias, devidamente fundamentado, comprovando as alegaes com citaes de artigos, de legislao, itens, pginas de livros, nomes dos
11 Concurso Pblico da Prefeitura Municipal de Pedro Teixeira - MG Edital 01/2011 ECAP CONSULTORIA LTDA.

autores, etc., juntando, sempre que possvel cpia dos comprovantes e ainda a exposio de motivos e argumentos com justificativas circunstanciadas. 16.7 - Sero rejeitados os recursos protocolados ou postados fora do prazo improrrogvel de 02 (dois) dias a contar da publicao de cada etapa, conforme previsto no subitem 16.4, ou no fundamentados e os que no contiverem dados necessrios identificao do candidato, como seu nome e endereo completo, nmero de inscrio e cargo e, ainda, sero rejeitados aqueles recursos enviados por fax-smile, e-mail ou qualquer outro meio que no o previsto neste edital. 16.8 - A autoridade competente para homologar os recursos julgados pela Comisso Especial do Concurso o Prefeito Municipal de Pedro Teixeira, sendo a respectiva deciso, irrecorrvel. 16.9 - Os prazos estabelecidos nos subitens 16.3, 16.4 e 16.7 sero contados em dias teis, iniciando no dia til subseqente ao da publicao/divulgao do ato. 16.10 - Os recursos julgados pela Comisso Especial do Concurso e homologados pelo Prefeito Municipal de Pedro Teixeira sero afixados no mural da Prefeitura Municipal, e divulgados no site www.ecapconsultoria.com.br . 16.11 - Aps o julgamento dos recursos interpostos, os pontos correspondentes s questes da prova objetiva de mltipla escolha, porventura anuladas, sero atribudos a todos os candidatos indistintamente, desde que no tenha sido o ponto da questo computado para o candidato em listagem anterior. Clusula Dcima Stima Convocao e Nomeao: 17.1 - O provimento dos cargos, nas vagas oferecidas neste Concurso Pblico, ser efetivado em estrita obedincia ordem de classificao dos candidatos. 17.2 - A convocao ser feita por ofcio, no endereo indicado no Requerimento de Inscrio. 17.3 - A nomeao para o cargo depender de prvia inspeo mdica oficial, conforme indicao da Prefeitura Municipal de Pedro Teixeira. 17.4 - O incio das atividades no cargo ocorrer em data a ser definida pela Prefeitura. 17.5 - O candidato, quando convocado para o provimento, alm de atender aos pr-requisitos exigidos para o cargo, dever apresentar, obrigatoriamente, o original e fotocpia dos seguintes documentos: a) Carteira de Identidade. b) Certido de Nascimento ou Casamento. c) Ttulo Eleitoral e comprovante de regularidade com as obrigaes eleitorais. d) Comprovante de regularidade com as obrigaes militares, se do sexo masculino. e) CPF. f) Carteira Nacional de Habilitao na categoria exigida para o cargo. g) Nmero do PIS/PASEP ou declarao de que no inscrito.
12 Concurso Pblico da Prefeitura Municipal de Pedro Teixeira - MG Edital 01/2011 ECAP CONSULTORIA LTDA.

h) Atestado mdico de sanidade fsica e mental, necessria ao desempenho das funes inerentes ao cargo. O exame ser realizado por mdico da Prefeitura Municipal de Pedro Teixeira ou por mdico credenciado por ela, que poder, se julgar necessrio, solicitar, ao candidato, exames complementares. i) Diploma ou Certificado de Escolaridade, conforme exigncia do cargo, registrado no rgo competente. j) Habilitao legal para o exerccio de profisso regulamentada, conforme o cargo pretendido, inclusive com registro no respectivo Conselho. l) Declarao que exerce ou no outro cargo, emprego ou funo pblica. m) Uma foto 3x4, recente. n) Outros documentos a critrio da Administrao Pblica. 17.6 A lotao do servidor nomeado ser determinada pelo Prefeito Municipal de Pedro Teixeira, conforme disposto no Estatuto do Servidor Pblico. 17.7 A nomeao dos Cargos de Professor Municipal I e de Professor Municipal II se dar para o ano letivo de 2012. Clusula Dcima Oitava Disposies Finais: 18.1 - A inexatido das afirmativas, a no apresentao ou a irregularidade de documentos, ainda que verificadas posteriormente, devero ser sanadas no prazo de 02 (dois) dias teis, contados da respectiva cincia (AR/EBCT) e na forma disposta no subitem 16.7, sob pena de eliminao do candidato e sem prejuzo das sanes penais pertinentes. 18.2 - O candidato, no ato da inscrio, est dispensado de comprovar a escolaridade exigida para o respectivo provimento. Entretanto, se aprovado, no tomar posse, caso no comprove a escolaridade exigida ou, tambm, se a mesma no estiver concluda. 18.3 - A aprovao no Concurso Pblico, no limite das vagas ofertadas e no prazo de validade do certame (que de dois anos, a partir da data da homologao do resultado final, facultada a prorrogao por uma vez e por igual perodo), assegura ao candidato direito subjetivo nomeao para o cargo que concorreu e foi aprovado, exceto nas hipteses decorrentes de fatos supervenientes, devidamente justificados e comprovados. 18.4 - A Prefeitura Municipal e a ECAP CONSULTORIA LTDA no se responsabilizam por quaisquer cursos, textos, apostilas e outras publicaes referentes a este Concurso Pblico. 18.5 - A inscrio implicar por parte do candidato, conhecimento e aceitao das normas contidas neste Edital. 18.6 - No haver informao individual aos candidatos (exceto nos casos previstos neste Edital), cabendo a estes, tomarem conhecimento de todos os atos, decises e resultados deste Concurso Pblico, nos locais indicados para divulgao. A responsabilidade pela busca de informaes exclusiva do candidato.

13 Concurso Pblico da Prefeitura Municipal de Pedro Teixeira - MG Edital 01/2011 ECAP CONSULTORIA LTDA.

18.7 - Os prazos para interposio de recursos em qualquer fase devero ser contados com estrita observncia do dia de publicao no mural da Prefeitura e da Prefeitura Municipal de Pedro Teixeira e no site www.ecapconsultoria.com.br. 18.8 - Na contagem dos prazos recursais, excluir-se- o dia da publicao/divulgao e incluir-se- o dia do vencimento, desde que seja dia til. Em caso contrrio, ou seja, se no for dia til, o perodo previsto ser prorrogado para o primeiro dia til subseqente. 18.9 - As informaes aos candidatos sero atravs da Comisso Especial do Concurso Pblico, pelo telefone (32) 3282-1129, nos dias teis, das 13h00min s 16h00min, excetuando-se quelas relativas ao resultado do concurso, que no sero prestadas por telefone. 18.10 - Outras informaes tambm podero ser obtidas pelo e-mail ecap@ecapconsultoria.com.br. 18.11 - Os casos omissos sero dirimidos pela Comisso Especial do Concurso, ouvida a ECAP CONSULTORIA LTDA. Pedro Teixeira - MG, 18 de abril de 2011.

Idlio Neves Moreira Prefeito Municipal de Pedro Teixeira

14 Concurso Pblico da Prefeitura Municipal de Pedro Teixeira - MG Edital 01/2011 ECAP CONSULTORIA LTDA.

Anexo I Cronograma Previsto do Concurso


Item 01) 02) 03) 04) 05) 06) 07) 08) 09) 10) 11) 12) 13) 14) 15) 16) 17) 18) 19) 20) 21) 22) 23) 24) Publicao do Edital do Concurso Inscries Inscrio por iseno da Taxa Relao de solicitaes de iseno deferidas ltimo dia para solicitao de Tratamento Especial Prova Objetiva Data limite para comprovao de inscries de portadores de deficincia Relao de inscritos e deferimento de inscries Liberao do Carto Definitivo de Inscrio Recurso de confirmao de inscrio Relao de candidatos por vagas e locais das provas objetivas Aplicao da prova objetiva Divulgao dos gabaritos Recurso do gabarito Divulgao do resultado da prova objetiva Recurso do resultado da prova objetiva Divulgao do resultado OFICIAL da prova objetiva Apresentao dos ttulos dos candidatos classificados Aplicao da Prova Prtica Recurso do resultado da prova prtica Resultado dos ttulos Resultado da Prova Prtica Recursos do resultado dos ttulos Recursos do resultado da prova prtica Resultado FINAL do Concurso Descrio Datas 18/04/2011 20/06/2011 a 20/07/2011 20/06/2011 a 29/06/2011 06/07/2011 20/07/2011 20/07/2011 1/08/2011 1/08/2011 02/08/2011 a 08/08/2011 09/08/2011 28/08/2011 29/08/2011 29/08/2011 a 02/09/2011 12/09/2011 13/09/2011 a 19/09/2011 20/09/2011 21/09/2011 a 23/09/2011 25/09/2011 26/09/2011 a 30/09/2011 03/10/2011 03/10/2011 04/10/2011 a 10/10/2011 04/10/2011 a 10/10/2011 18/10/2011

Pedro Teixeira - MG, 18 de abril de 2011. Idlio Neves Moreira Prefeito Municipal de Pedro Teixeira
15 Concurso Pblico da Prefeitura Municipal de Pedro Teixeira - MG Edital 01/2011 ECAP CONSULTORIA LTDA.

Anexo II
Cargos Ofertados, Vagas para Deficientes, Taxa de inscrio, Escolaridade e Requisitos Mnimos para o Provimento
Cargos Vagas Vagas p/portadores de deficincia Carga horria semanal Vencimento Base (R$) Taxa de Inscrio (R$) 20,00 20,00 20,00 20,00 20,00 20,00 35,00 35,00 35,00 60,00 60,00 60,00 60,00 60,00 60,00 60,00 60,00 Escolaridade e Pr-Requisitos Mnimos

NVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO


Aux. de Servios Interno/Externos Motorista Operador de Mquina Operrio I Auxiliar Administrativo I Auxiliar de Secretaria Auxiliar Administrativo II Tcnico em Enfermagem (36h) Tcnico em Enfermagem (40h) Enfermeira Professor Municipal I Professor Municipal II Cincias Professor Municipal II Ed. Fsica Professor Municipal II Geografia Professor Municipal II Histria Professor Municipal II Matemtica Professor Municipal II Portugus
07 08 03 06 01 05 02 04 02 01 01 01 01 01 01 01 01 Vide edital subitem 7.3 Vide edital subitem 7.3 Vide edital subitem 7.3 Vide edital subitem 7.3 Vide edital subitem 7.3 Vide edital subitem 7.3 Vide edital subitem 7.3 Vide edital subitem 7.3 Vide edital subitem 7.3 Vide edital subitem 7.3 Vide edital subitem 7.3 Vide edital subitem 7.3 Vide edital subitem 7.3 Vide edital subitem 7.3 Vide edital subitem 7.3 Vide edital subitem 7.3 Vide edital subitem 7.3 30h 40h 40h 40h 30h 30h 30h 36h 40h 36h 24h At 18 hora/aula At 18 hora/aula At 18 hora/aula At 18 hora/aula At 18 hora/aula At 18 hora/aula 545,00 901,49 901,49 545,00 704,07 545,00 Ensino Fundamental Incompleto Ensino Fundamental Incompleto Ensino Fundamental Incompleto Ensino Fundamental Incompleto Ensino Fundamental Completo Ensino Fundamental Completo Ensino Mdio Completo Ensino Tcnico correspondente com registro na entidade de classe respectiva Ensino Tcnico correspondente com registro na entidade de classe respectiva Ensino Superior na rea correspondente com registro na entidade de classe especfica Curso de Formao de Magistrio em nvel superior ou outro curso superior inerente educao Curso Superior na matria especfica de atuao Curso Superior na matria especfica de atuao Curso Superior na matria especfica de atuao Curso Superior na matria especfica de atuao Curso Superior na matria especfica de atuao Curso Superior na matria especfica de atuao

NVEL FUNDAMENTAL NVEL MDIO


720,72 674,27 749,57 1.065,30 901,49 11,46 hora/aula 11,46 hora/aula 11,46 hora/aula 11,46 hora/aula 11,46 hora/aula 11,46 hora/aula

NVEL MDIO - TCNICO NVEL SUPERIOR COMPLETO

Pedro Teixeira - MG, 18 de abril de 2011.

Idlio Neves Moreira Prefeito Municipal de Pedro Teixeira

16 Concurso Pblico da Prefeitura Municipal de Pedro Teixeira - MG Edital 01/2011 ECAP CONSULTORIA LTDA.

Anexo III Atribuies dos Cargos


NVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO

Auxiliar de Servios Interno/Externos:


Executar, sob superviso imediata, servios auxiliares na rea de obras, limpeza pblica, eletricidade, alvenaria ou pintura de menor complexidade; Manter rigorosamente limpas as dependncias sob sua responsabilidade; Auxiliar na mudana de mveis e equipamentos de escritrio e escola; Fazer e distribuir caf em horrios pr-fixado, recolhendo os utenslios utilizados, promovendo a sua limpeza e cuidando para evitar danos e perdas materiais; Preparar refeies para creches municipais, exercendo vigilncia sobre a condimentao dos alimentos; Zelar para que o equipamento e o local de cozinha estejam em perfeitas condies de utilizao, funcionamento, higiene e segurana; Verificar se os gneros fornecidos para utilizao correspondem qualidade, quantidade e s especificaes das refeies a preparar; Executar a limpeza diria dos foges e utenslios, lavando a loua de uso; Executar outras tarefas correlatas mediante determinao superior.

Motorista:
Conduzir veculos e equivalentes para o transporte de pessoas, escolares ou cargas, em vias urbanas, zona rural ou rodovias; Obedecer rigidamente as normas e regulamentos que disciplinam o trnsito e as ordens administrativas emanadas ao superior hierrquico; Vistoriar o veculo diariamente, verificando o estado dos pneus, o nvel de combustvel, gua e leo, testar os freios e parte eltrica; Verificar o itinerrio a ser seguido, a localizao do estabelecimento para onde sero transportados as pessoas, pacientes, estudantes, cargas e equipamentos da Prefeitura; Recolher o veculo aps a jornada de trabalho, conduzindo-o a garagem; Executar outras tarefas correlatas mediante determinao superior.

Operador de Mquina:
Operar mquinas montadas sobre rodas ou esteiras e providas de implementos auxiliares, que servem para nivelar, escavar e mexer terra, pedra, areia, cascalho e similares; Zelar pela boa qualidade do servio, controlando o andamento das operaes efetuando os ajustes necessrios, com o intuito de garantir sua correta execuo; Executar os servios observando as medidas de segurana recomendadas para a operao e o estacionamento da mquina, com o intuito de evitar possveis acidentes; Operar tratores, carregadeiras, reboques, rolo compressor, motoniveladoras, p mecnica e Retroescavadeira, conforme a especialidade do cargo; Conduzir e manobrar a mquina, acionando o motor e manipulando os comandos de marcha e direo, posicionando-a de acordo com as necessidades do servio; Operar mecanismos de trao e movimentao dos implementos da maquina, acionando pedais e alavancas de comando, para escavar, carregar, mover e levantar terra, areia, cascalho, pedras e outros materiais similares, limpeza de ruas e desobstruo de estradas; Efetuar carregamento e descarregamento de material; Efetuar pequenos reparos, utilizando as ferramentas adequadas com o intuito de assegurar o bom funcionamento do equipamento; Acompanhar os servios de manuteno preventiva e corretiva da mquina e de seus implementos, para posterior realizao dos testes necessrios; Executar outras tarefas correlatas mediante determinao superior. Operrio I: Efetuar atividades variadas e simples, como: abertura de valas, capina, limpeza de rea, podas de rvores; Efetuar preparo do terreno, compactao, preparo de massa e de madeira para construo, assim como manusear equipamentos, utenslios e mquinas de simples operao; Manter a rede de gua e esgoto em perfeito estado de conservao; Conservar as estradas municipais, cortando guas, roando, tapando buracos, colocando cascalho; Efetuar a limpeza urbana de varrio e coleta de lixo; Realizar carga e descarga de materiais de vrias espcies; Cuidar e controlar as hortas municipais; Realizar a manuteno do cemitrio; Executar outras tarefas correlatas mediante determinao superior. NVEL FUNDAMENTAL

Auxiliar Administrativo I:
Efetuar trabalhos de rotina que consistem em retiradas e entregas de pequenos valores, documentos e papis considerados importantes, entre os diversos setores da Prefeitura; Percorrer todos os setores da Prefeitura, verificando as necessidades dos servios que lhe esto afetos ou trabalhos mediante ordem; Efetuar servios externos em bancos, reparties pblicos, entidades de classe e, sempre observando as ordens de seus superiores; Executar outras tarefas correlatas mediante determinao superior.

Auxiliar de Secretaria:
Recepcionar, informar e encaminhar o pblico interno e externo, obedecendo s normas internas do local de trabalho; atender telefones, anotar e transmitir recados; Identificar e registrar visitantes; Receber, conferir, registrar e distribuir correspondncias e documentos; repassar informaes e relatrios conforme a necessidade do servio; Controlar entrada e sada de visitantes, de equipamentos e de utenslios; Operar mquinas de escritrio de natureza simples, tais como: telefones, computadores, impressoras, aparelhos de fax e outros; Responder a chamadas telefnicas, propiciando informaes gerais e precisas, interna e externamente; Informar segurana do local de trabalho sobre pessoas ou movimentaes estranhas ao setor; Manter a higienizao e a limpeza do local de trabalho; Executar outras tarefas correlatas mediante determinao superior. NVEL MDIO

Auxiliar Administrativo II:

17 Concurso Pblico da Prefeitura Municipal de Pedro Teixeira - MG Edital 01/2011 ECAP CONSULTORIA LTDA.

Minutar pareceres, cartas, ofcios, memorandos, despachos e expedientes de mdia complexidade; Estar atualizado em relao s mudanas dos normativos na Prefeitura; Efetuar clculos matemticos para diversas finalidades, utilizando material apropriado; Orientar o preenchimento de requerimentos e formulrios nos balces de atendimento ao pblico, conferindo a documentao exigida para a obteno dos servios solicitados; Execuo e montagem dos processos de licitao; Realizar pesquisas de mercado, apurando os preos para compra de materiais necessrios dentro da Prefeitura; Realizar anlises peridicas dos procedimentos adotados dentro do seu setor, para posteriormente corrigir as falhas, informando-as chefia; Receber, conferir, selecionar e manipular dados para escriturao de formulrios; Executar outras tarefas correlatas mediante determinao superior. NVEL MDIO - TCNICO

Tcnico em Enfermagem (36h):


Organizar as campanhas de vacinao; Fazer curativos em geral, nebulizaes, aplicar injees e visitar enfermos acamados com esta finalidade; Auxiliar o enfermeiro em pequenas cirurgias e suturas; Controlar pesar, medida, temperatura, presso arterial dos pacientes; Marcar por telefone as consultas encaminhadas para outras cidades; Esterelizar equipamentos mdicos; Solicitar materiais para serem utilizados no trabalho; Executar o trabalho dentro das normas de higiene e segurana do trabalho; Executar outras tarefas correlatas mediante determinao superior.

Tcnico em Enfermagem (40h):

Organizar as campanhas de vacinao; Fazer curativos em geral, nebulizaes, aplicar injees e visitar enfermos acamados com esta finalidade; Auxiliar o enfermeiro em pequenas cirurgias e suturas; Controlar pesa, medida, temperatura, presso arterial dos pacientes; Marcar por telefone as consultas encaminhadas para outras cidades; Esterelizar equipamentos mdicos; Solicitar materiais para serem utilizados no trabalho; Executar o trabalho dentro das normas de higiene e segurana do trabalho; Executar outras tarefas correlatas mediante determinao superior. NVEL SUPERIOR COMPLETO

Enfermeira:
Organizar e coordenar as campanhas de vacinao; Fazer curativos em geral, nebulizaes, aplicar injees e visitar enfermos acamados com esta finalidade; Auxiliar o mdico em pequenas cirurgias e suturas; Controlar pesa, medida, temperatura, presso arterial dos pacientes; Gerenciar os servios da Unidade Bsica de Sade; Solicitar materiais para serem utilizados no trabalho; Delegar e distribuir tarefas aos funcionrios; Supervisionar a equipe Tcnica em Enfermagem; Desenvolver aes de programao e avaliao das atividades de enfermagem; Executar o trabalho dentro das normas de higiene e segurana do trabalho; Executar outras tarefas correlatas mediante determinao superior.

Professor Municipal I:
Planejar, elaborar e executar o plano de ensino conforme orientao e objetivo da escola, ministrando aulas em conformidade com o plano de ensino e atividades inerentes; Acompanhar o corpo discente em seu desenvolvimento, visando uma formao unificada; Participar ativamente dos programas de capacitao promovidos pela Escola ou pela Secretaria Municipal de Educao; Preparar os planejamentos dirios, com atividades que sejam condizentes com o nvel cognitivo do corpo discente; Acompanhar o ato de aprender do aluno, para estimular o conhecimento, atravs de atividades compatveis ao mesmo; Promover ao aluno a relao intra e interpessoal, favorecendo a socializao e a interao com o meio, objetivando uma aprendizagem mais significativa; Realizar sistematicamente avaliaes processuais, visando acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem do aluno; Participar das reunies pedaggicas promovidas pela Escola ou pela Secretaria Municipal de Educao; Colaborar com diretores, orientadores e outros profissionais da escola, fornecendo informaes que possam auxililos em seu trabalho com os alunos; Envolver-se em todos os eventos organizados pela Escola ou pela Secretaria Municipal de Educao; Executar atividades inerentes ao cargo.

Professor Municipal II Cincias:


Cumprir e fazer cumprir os horrios do calendrio escolar; Planejar, elaborar e executar integralmente, os programas, planos e atividades inerentes a cada rea da especialidade do servidor, na escola; Participar da elaborao e execuo da proposta pedaggica; Respeitar alunos, colegas, autoridades de ensino e funcionrios administrativos de forma compatvel com a misso de educar; Manter absoluta assiduidade, comunicando com antecedncia os atrasos e eventuais faltas; Reunir semanalmente para a avaliao do plano de ensino; Cumprir o cronograma de obrigaes para com a secretaria e outros setores; Ser pontual quanto entrada e sada da sala de aula e demais obrigaes, registrando diariamente o seu comparecimento s aulas; Executar atividades inerentes ao cargo.

Professor Municipal II Ed. Fsica:


Cumprir e fazer cumprir os horrios do calendrio escolar; Planejar, elaborar e executar integralmente, os programas, planos e atividades inerentes a cada rea da especialidade do servidor, na escola; Participar da elaborao e execuo da proposta pedaggica; Respeitar alunos, colegas, autoridades de ensino e funcionrios administrativos de forma compatvel com a misso de educar; Manter absoluta assiduidade, comunicando com antecedncia os atrasos e eventuais faltas; Reunir semanalmente para a avaliao do plano de ensino; Cumprir o cronograma de obrigaes para com a secretaria e outros setores; Ser pontual quanto entrada e sada da sala de aula e demais obrigaes, registrando diariamente o seu comparecimento s aulas; Executar atividades inerentes ao cargo.

18 Concurso Pblico da Prefeitura Municipal de Pedro Teixeira - MG Edital 01/2011 ECAP CONSULTORIA LTDA.

Professor Municipal II Geografia:


Cumprir e fazer cumprir os horrios do calendrio escolar; Planejar, elaborar e executar integralmente, os programas, planos e atividades inerentes a cada rea da especialidade do servidor, na escola; Participar da elaborao e execuo da proposta pedaggica; Respeitar alunos, colegas, autoridades de ensino e funcionrios administrativos de forma compatvel com a misso de educar; Manter absoluta assiduidade, comunicando com antecedncia os atrasos e eventuais faltas; Reunir semanalmente para a avaliao do plano de ensino; Cumprir o cronograma de obrigaes para com a secretaria e outros setores; Ser pontual quanto entrada e sada da sala de aula e demais obrigaes, registrando diariamente o seu comparecimento s aulas; Executar atividades inerentes ao cargo.

Professor Municipal II Histria:


Cumprir e fazer cumprir os horrios do calendrio escolar; Planejar, elaborar e executar integralmente, os programas, planos e atividades inerentes a cada rea da especialidade do servidor, na escola; Participar da elaborao e execuo da proposta pedaggica; Respeitar alunos, colegas, autoridades de ensino e funcionrios administrativos de forma compatvel com a misso de educar; Manter absoluta assiduidade, comunicando com antecedncia os atrasos e eventuais faltas; Reunir semanalmente para a avaliao do plano de ensino; Cumprir o cronograma de obrigaes para com a secretaria e outros setores; Ser pontual quanto entrada e sada da sala de aula e demais obrigaes, registrando diariamente o seu comparecimento s aulas; Executar atividades inerentes ao cargo.

Professor Municipal II Matemtica:


Cumprir e fazer cumprir os horrios do calendrio escolar; Planejar, elaborar e executar integralmente, os programas, planos e atividades inerentes a cada rea da especialidade do servidor, na escola; Participar da elaborao e execuo da proposta pedaggica; Respeitar alunos, colegas, autoridades de ensino e funcionrios administrativos de forma compatvel com a misso de educar; Manter absoluta assiduidade, comunicando com antecedncia os atrasos e eventuais faltas; Reunir semanalmente para a avaliao do plano de ensino; Cumprir o cronograma de obrigaes para com a secretaria e outros setores; Ser pontual quanto entrada e sada da sala de aula e demais obrigaes, registrando diariamente o seu comparecimento s aulas; Executar atividades inerentes ao cargo.

Professor Municipal II Portugus:


Cumprir e fazer cumprir os horrios do calendrio escolar; Planejar, elaborar e executar integralmente, os programas, planos e atividades inerentes a cada rea da especialidade do servidor, na escola; Participar da elaborao e execuo da proposta pedaggica; Respeitar alunos, colegas, autoridades de ensino e funcionrios administrativos de forma compatvel com a misso de educar; Manter absoluta assiduidade, comunicando com antecedncia os atrasos e eventuais faltas; Reunir semanalmente para a avaliao do plano de ensino; Cumprir o cronograma de obrigaes para com a secretaria e outros setores; Ser pontual quanto entrada e sada da sala de aula e demais obrigaes, registrando diariamente o seu comparecimento s aulas; Executar atividades inerentes ao cargo.

Pedro Teixeira - MG, 18 de abril de 2011.

Idlio Neves Moreira Prefeito Municipal de Pedro Teixeira

19 Concurso Pblico da Prefeitura Municipal de Pedro Teixeira - MG Edital 01/2011 ECAP CONSULTORIA LTDA.

Anexo IV Contedo Programtico das Provas Objetivas NVEL FUNDAMENTAL IMCOMPLETO


PORTUGUES
CARGO: AUXILIAR DE SERVIOS INTERNO/EXTERNOS, MOTORISTA, OPERADOR DE MQUINA E OPERRIO I. Anlise e interpretao de textos; Alfabeto; Formas comuns de tratamento; Plural e Singular; Aumentativo e Diminutivo; Feminino e Masculino; Ortografia; Tipos de frases: afirmativa, negativa, interrogativa e exclamativa; Substantivo; Adjetivo; Sinnimos e Antnimos; Significado das palavras; Letras maisculas/minsculas.

MATEMTICA
CARGO: AUXILIAR DE SERVIOS INTERNO/EXTERNOS, MOTORISTA, OPERADOR DE MQUINA E OPERRIO I. As quatro operaes; Noes de dzia; Unidade, Dezena, Centena e Milhar; Arroba; problemas sobre peso, tempo, medidas de massa e rea.

CONHECIMENTOS GERAIS
CARGO: AUXILIAR DE SERVIOS INTERNO/EXTERNOS, MOTORISTA, OPERADOR DE MQUINA E OPERRIO I. Assuntos ligados atualidade nas reas: Econmica, Cientfica, Tecnolgica, Poltica, Cultural, Sade, Meio Ambiente, Esportiva, Artstica e Social do municpio de PEDRO TEIXEIRA, do Estado de Minas Gerais, do Brasil e do Mundo. Diviso geogrfica do Estado de Minas Gerais, diviso poltica do Estado de Minas Gerais e do municpio de PEDRO TEIXEIRA, nmero de municpios do Estado de Minas Gerais, Fatos histricos do Estado de Minas Gerais e do municpio de PEDRO TEIXEIRA, principais do Estado de Minas Gerais: rodovias Federais, pontos tursticos, cidades histricas, portos, aeroportos, economia. OBS: AS PROVAS FOCALIZARO O REFERIDO CONTEDO EM GRAU DE PROFUNDIDADE COMPATVEL COM A ESCOLARIDADE EXIGIDA.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
AUXILIAR DE SERVIOS INTERNO/EXTERNOS Noes bsicas de conservao, manuteno, higiene e limpeza e conservao de mveis e instalaes. Noes bsicas sobre a utilizao, guarda e armazenagem de materiais, utenslios e equipamentos de limpeza. Noes bsicas sobre seqncia correta das operaes; uniformidade da limpeza; uso correto e manuteno de utenslios e equipamentos; dosagem dos produtos e ingredientes destinados a limpeza, conservao e manuteno do patrimnio. Noes bsicas de conservao, manuteno, cozimento, armazenamento e reposio dos alimentos. Noes bsicas sobre grupos de alimentos e seu valor nutricional. Adequao da alimentao do escolar e do adolescente. Conhecimentos bsicos de higiene e limpeza dos utenslios, equipamentos da cozinha. Noes bsicas de segurana e higiene do trabalho e uso de Equipamentos de Proteo EPI inerente s atividades a serem desenvolvidas. Noes bsicas de relacionamento humano no trabalho :Boas Maneiras. Comportamento no ambiente de trabalho. MOTORISTA

Legislao de Trnsito em geral e Cdigo de Trnsito Brasileiro; Noes do funcionamento do veculo; Respeito ao Meio Ambiente; Velocidade Mxima Permitida; Parada obrigatria; Cuidados gerais ao volante; Direo defensiva, Convvio Social no Trnsito e tica profissional.
OPERADOR DE MQUINA

Legislao de Trnsito: CTB, Resoluo do CONTRAN, do DENATRAN e outros. Operao e Mecnica bsica de Mquinas do tipo p mecnica, motoniveladora (patrol), rolo compactador, retroescavadeira (traada), escavadeira e tratores. Noes bsicas de Segurana no Trabalho. Noes bsicas de tica no Trabalho. Noes bsicas de Cidadania e Direitos Humanos.
OPERRIO I

Interpretao de Plantas de Engenharia; Conhecimentos especficos de ferramentas e equipamentos prprios da rea, tipos de ferramentas e a finalidade de uso no auxlio da execuo de servios de alvenaria, preparo de argamassa, concreto, chapisco; Limpeza de ferramentas e equipamentos. Manuseio de equipamentos para transporte de cargas; Conhecimentos sobre materiais e suas composies e associaes: Tipo de tijolos,

20 Concurso Pblico da Prefeitura Municipal de Pedro Teixeira - MG Edital 01/2011 ECAP CONSULTORIA LTDA.

argamassa, cimentos, trao de concreto, chapisco; Preveno e segurana no trabalho, utilizao de equipamentos de proteo individual (EPIs) e equipamentos de proteo coletiva (EPC). tica profissional, cidadania e respeito ao meio Ambiente.

NVEL FUNDAMENTAL COMPLETO


PORTUGUES
CARGOS: AUXILIAR ADMINISTRATIVO I E AUXILIAR DE SECRETARIA

TEXTO: Interpretao de texto informativo ou literrio. FONTICA: fonema e letra; classificao dos fonemas (vogais, semivogais e consoantes); encontros voclicos; encontros consonantais; dgrafos; slabas; tonicidade das slabas. ORTOGRAFIA: Emprego das letras maisculas e minsculas; acentuao grfica; representao das unidades de medida; emprego do hfen. MORFOLOGIA: Famlias de palavras; afixos; processos de formao de palavras; reconhecimento, emprego, flexes e classificaes das classes gramaticais. SINTAXE: A estrutura da orao (classificao e emprego dos termos); a estrutura do perodo composto (classificao e emprego das oraes); emprego dos sinais de pontuao; regncia verbal e nominal; a ocorrncia da crase, concordncia verbal e nominal. MATEMTICA
CARGOS: AUXILIAR ADMINISTRATIVO I E AUXILIAR DE SECRETARIA

Sistema de medida, Sistema mtrico decimal, unidade de comprimento, unidades usuais de tempo, Razes, Propores, Grandezas direta e inversamente proporcionais, Regra de trs simples e composta, Porcentagem, Juros, Conjuntos Numricos, MDC e MMC, Equaes e inequaes de 1 grau, Sistema de equaes, Problemas de operaes e equaes, Produtos Notveis, Fatorao, Equaes do 2 grau, Relaes Mtricas no tringulo retngulo, Razes trigonomtricas no tringulo retngulo, Teorema de Tales, Teorema de Pitgoras, reas de figuras planas. CONHECIMENTOS GERAIS
CARGOS: AUXILIAR ADMINISTRATIVO I E AUXILIAR DE SECRETARIA

Assuntos ligados atualidade nas reas: Econmica, Cientfica, Tecnolgica, Poltica, Cultural, Sade, Meio Ambiente, Esportiva, Artstica e Social do municpio de PEDRO TEIXEIRA , do Estado de Minas Gerais, do Brasil e do Mundo. Diviso geogrfica do Estado de Minas Gerais, diviso poltica do Estado de Minas Gerais e do municpio de PEDRO TEIXEIRA, nmero de municpios do Estado de Minas Gerais, Fatos histricos do Estado de Minas Gerais e do municpio de PEDRO TEIXEIRA, principais do Estado de Minas Gerais: rodovias Federais, pontos tursticos, cidades histricas, portos, aeroportos, economia.
OBS: AS PROVAS FOCALIZARO O REFERIDO CONTEDO EM GRAU DE PROFUNDIDADE COMPATVEL COM A ESCOLARIDADE EXIGIDA.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
AUXILIAR ADMINISTRATIVO

Questes que simulam as atividades de rotina diria do trabalho sobre:Recepo de pessoas e mensagens: , atendimento telefnico,identificao, pretenses, orientaes, encaminhamento aos setores e pessoas devidas.tica profissional Registro de visitas e telefonemas para possibilitar o controle de entrada e sada de pessoas, veculos e materiais. Protocolo: recepo, classificao, registro e distribuio. Operaes de equipamentos de comunicao: telefone, fax e seus registros. Mecanografia: impressoras, mquinas de xrox, scanners, mimegrafo e seus registros. Arquivo. Almoxarifado. Noes gerais sobre: Relacionamento interpessoal; Sigilo e tica profissional. Cdigo de defesa do consumidor. Estatuto do idoso.
AUXILIAR DE SECRETARIA

Questes que simulam as atividades de rotina diria do trabalho sobre:Recepo de pessoas e mensagens: , atendimento telefnico,identificao, pretenses, orientaes, encaminhamento aos setores e pessoas devidas.tica profissional Registro de visitas e telefonemas para possibilitar o controle de entrada e sada de pessoas, veculos e materiais. Protocolo: recepo, classificao, registro e distribuio. Operaes de equipamentos de comunicao: telefone, fax e seus registros. Mecanografia: impressoras, mquinas de xrox, scanners, mimegrafo e seus registros. Sigilo e tica.

21 Concurso Pblico da Prefeitura Municipal de Pedro Teixeira - MG Edital 01/2011 ECAP CONSULTORIA LTDA.

NVEL MDIO
PORTUGUES
CARGOS: AUXILIAR ADMINISTRATIVO II Compreenso e interpretao de textos. Ortografia: emprego das letras e acentuao grfica. Classes de palavras e suas flexes. Processo de formao de palavras. Verbos: conjugao, emprego dos tempos, modos e vozes verbais. Regras gerais de concordncia nominal e verbal. Regras gerais de regncia nominal e verbal. Colocao dos pronomes tonos. Sinnimos, antnimos, homnimos, parnimos e figuras de linguagem. Emprego dos sinais de pontuao.

MATEMTICA
CARGOS: AUXILIAR ADMINISTRATIVO II
Equao do 1 grau e inequao. Polinmios. Potenciao. Sistema de equao do 1 grau. Equao do 2 grau. Radiciao - Operaes com radicais. Funo do 1 e 2 grau. Relao e funes. Funo Polinomial. Trigonometria: Circunferncia, Seno e cosseno de um arco e Tangente de um arco. Funo Exponencial. Funo Logartmica. Noes de Matemtica: Financeira, Porcentagem, Lucro e prejuzo, Acrscimos e Descontos, Juro Simples. Probabilidade. Progresses Aritmtica e Geomtrica.

CONHECIMENTOS GERAIS
CARGOS: AUXILIAR ADMINISTRATIVO II Assuntos ligados atualidade nas reas: Econmica, Cientfica, Tecnolgica, Poltica, Cultural, Sade, Meio Ambiente, Esportiva, Artstica e Social do municpio de PEDRO TEIXEIRA , do Estado de Minas Gerais, do Brasil e do Mundo. Diviso geogrfica do Estado de Minas Gerais, diviso poltica do Estado de Minas Gerais e do municpio de PEDRO TEIXEIRA, nmero de municpios do Estado de Minas Gerais, Fatos histricos do Estado de Minas Gerais e do municpio de PEDRO TEIXEIRA, principais do Estado de Minas Gerais: rodovias Federais, pontos tursticos, cidades histricas, portos, aeroportos, economia. OBS: AS PROVAS FOCALIZARO O REFERIDO CONTEDO EM GRAU DE PROFUNDIDADE COMPATVEL COM A ESCOLARIDADE EXIGIDA.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
AUXILIAR ADMINISTRATIVO II Questes que simulam as atividades de rotina diria do trabalho sobre: Recepo de pessoas e mensagens: , atendimento telefnico,identificao, pretenses, orientaes, encaminhamento aos setores e pessoas devidas.tica profissional Registro de visitas e telefonemas para possibilitar o controle de entrada e sada de pessoas, veculos e materiais. Protocolo: recepo, classificao, registro e distribuio. Operaes de equipamentos de comunicao: telefone, fax e seus registros. Mecanografia: impressoras, mquinas de xrox, scanners, mimegrafo e seus registros. Arquivo. Almoxarifado. Noes gerais sobre: Relacionamento interpessoal; Sigilo e tica profissional. Cdigo de defesa do consumidor. Estatuto do idoso.

NVEL MDIO - TCNICO


PORTUGUES
CARGOS: TCNICO EM ENFERMAGEM (36h) e TCNICO EM ENFERMAGEM (40h) Compreenso e interpretao de textos. Ortografia: emprego das letras e acentuao grfica. Classes de palavras e suas flexes. Processo de formao de palavras. Verbos: conjugao, emprego dos tempos, modos e vozes verbais. Regras gerais de concordncia nominal e verbal. Regras gerais de regncia nominal e verbal. Colocao dos pronomes tonos. Sinnimos, antnimos, homnimos, parnimos e figuras de linguagem. Emprego dos sinais de pontuao.

CONHECIMENTOS GERAIS
CARGOS: TCNICO EM ENFERMAGEM (36h) e TCNICO EM ENFERMAGEM (40h) Assuntos ligados atualidade nas reas: Econmica, Cientfica, Tecnolgica, Poltica, Cultural, Sade, Meio Ambiente, Esportiva, Artstica e Social do municpio de PEDRO TEIXEIRA , do Estado de Minas Gerais, do Brasil e do Mundo. Diviso geogrfica do Estado de Minas Gerais, diviso poltica do Estado de Minas Gerais e do municpio de PEDRO TEIXEIRA, nmero de municpios do Estado de Minas Gerais, Fatos histricos do Estado de Minas Gerais e do municpio de PEDRO TEIXEIRA, principais do Estado de Minas Gerais: rodovias Federais, pontos tursticos, cidades histricas, portos, aeroportos, economia. OBS: AS PROVAS FOCALIZARO O REFERIDO CONTEDO EM GRAU DE PROFUNDIDADE COMPATVEL COM A ESCOLARIDADE EXIGIDA.

SADE PBLICA

22 Concurso Pblico da Prefeitura Municipal de Pedro Teixeira - MG Edital 01/2011 ECAP CONSULTORIA LTDA.

CARGOS: TCNICO EM ENFERMAGEM (36h) e TCNICO EM ENFERMAGEM (40h) Programa Humaniza SUS. Epidemiologia: bases conceituais; indicadores de sade; vigilncia epidemiolgica; transio demogrfica e epidemiolgica; fundamentos da pesquisa epidemiolgica; sistema de informao em sade; epidemiologia e servios de sade; epidemiologia e meio ambiente, dinmica de transmisso das doenas; fatores determinantes do processo sade-doena e medidas de morbimortalidade, epidemiologia das doenas infecciosas e noinfecciosas. Sistema nico de Sade: histrico, princpios e diretrizes, organizao da rede de sade, operacionalizao da assistncia sade e financiamento. Organizao e administrao dos servios de sade; trabalho em equipe, diagnstico de sade; planejamento estratgico situacional. tica: proteo vida humana; sade fsica e mental; a AIDS e o direito; o sigilo e a preservao da confidencialidade e da privacidade do paciente; o crescente aumento dos questionamentos judiciais de pacientes contra os prestadores dos servios de sade; direitos do paciente; macrobiotica e preservao do meio ambiente sadio e ecologicamente equilibrado; tica em pesquisa, cuidados com os resduos dos servios de sade. OBS: AS PROVAS FOCALIZARO O REFERIDO CONTEDO EM GRAU DE PROFUNDIDADE COMPATVEL COM A ESCOLARIDADE EXIGIDA.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
TCNICO EM ENFERMAGEM (36h) e TCNICO EM ENFERMAGEM (40h) Fundamentos de enfermagem; Lei do exerccio profissional; tica profissional; Noes de farmacologia; Admisso, transferncia, alta, bito; Assistncia de enfermagem ao exame fsico; Enfermagem nos exames complementares; Pronturio mdico, anotaes e registros; Centro cirrgico, central de material e esterilizao; Sinais vitais; Preveno e controle de infeco hospital; Assepsia da unidade e do paciente; Medidas de conforto; Higiene corporal; Assistncia de enfermagem nas eliminaes; Assistncia de enfermagem aos pacientes graves e agonizantes e preparo do corpo aps a morte; Medidas teraputicas; Tratamento por via respiratria;. Tratamentos diversos: curativos, tricotomia etc.;. Noes de primeiros socorros; Assistncia de enfermagem em urgncia e emergncias: politraumatismo, procedimentos em parada cardiorrespiratria, estado de choque, acidente vascular enceflico, estado de coma, infarto agudo do miocrdio e angina no peito, edema agudo no pulmo, crise hipertensiva, queimaduras, hemorragia digestiva, intoxicao exgena; Enfermagem mdico-cirrgica: sinais e sintomas; Tratamento e assistncia em: clnica mdica, doenas transmissveis, clnica cirrgica; Aes bsicas em sade pblica: imunizao e vigilncia epidemiolgica; Humanizao da Assistncia.

NVEL DE ENSINO: SUPERIOR COMPLETO


PORTUGUES
CARGOS: ENFERMEIRO, PROFESSOR MUNICIPAL I, PROFESSOR MUNICIPAL II CINCIAS, PROFESSOR MUNICIPAL II ED. FSICA, PROFESSOR MUNICIPAL II GEOGRAFIA, PROFESSOR MUNICIPAL II HISTRIA, PROFESSOR MUNICIPAL II MATEMTICA e PROFESSOR MUNICIPAL II PORTUGUS Compreenso de texto; Ortografia; Pontuao; Concordncia nominal e verbal; Regncia nominal e verbal; Acentuao grfica; Ocorrncia de crase; Emprego de tempos e modos verbais; Vozes do verbo; Flexo nominal e verbal; Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocao; Anlise sinttica: termos da orao; estrutura do perodo (coordenao e subordinao); oraes.

CONHECIMENTOS GERAIS
CARGOS: ENFERMEIRO, PROFESSOR MUNICIPAL I, PROFESSOR MUNICIPAL II CINCIAS, PROFESSOR MUNICIPAL II ED. FSICA, PROFESSOR MUNICIPAL II GEOGRAFIA, PROFESSOR MUNICIPAL II HISTRIA, PROFESSOR MUNICIPAL II MATEMTICA e PROFESSOR MUNICIPAL II PORTUGUS Assuntos ligados atualidade nas reas: Econmica, Cientfica, Tecnolgica, Poltica, Cultural, Sade, Meio Ambiente, Esportiva, Artstica e Social do municpio de PEDRO TEIXEIRA, do Estado de Minas Gerais, do Brasil e do Mundo. Diviso geogrfica do Estado de Minas Gerais, diviso poltica do Estado de Minas Gerais e do municpio de PEDRO TEIXEIRA, nmero de municpios do Estado de Minas Gerais, Fatos histricos do Estado de Minas Gerais e do municpio de PEDRO TEIXEIRA, principais do Estado de Minas Gerais: rodovias Federais, pontos tursticos, cidades histricas, portos, aeroportos, economia. OBS: AS PROVAS FOCALIZARO O REFERIDO CONTEDO EM GRAU DE PROFUNDIDADE COMPATVEL COM A ESCOLARIDADE EXIGIDA.

SADE PBLICA
CARGOS: ENFERMEIRO

Programa Humaniza SUS. Epidemiologia: bases conceituais; indicadores de sade; vigilncia epidemiolgica; transio demogrfica e epidemiolgica; fundamentos da pesquisa epidemiolgica; sistema de informao em sade; epidemiologia e servios de sade; epidemiologia e meio ambiente, dinmica de transmisso das doenas; fatores determinantes do processo sade-doena e medidas de morbimortalidade,

23 Concurso Pblico da Prefeitura Municipal de Pedro Teixeira - MG Edital 01/2011 ECAP CONSULTORIA LTDA.

epidemiologia das doenas infecciosas e no-infecciosas. Sistema nico de Sade: histrico, princpios e diretrizes, organizao da rede de sade, operacionalizao da assistncia sade e financiamento. Organizao e administrao dos servios de sade; trabalho em equipe, diagnstico de sade; planejamento estratgico situacional. tica: proteo vida humana; sade fsica e mental; a AIDS e o direito; o sigilo e a preservao da confidencialidade e da privacidade do paciente; o crescente aumento dos questionamentos judiciais de pacientes contra os prestadores dos servios de sade; direitos do paciente; macrobiotica e preservao do meio ambiente sadio e ecologicamente equilibrado; tica em pesquisa, cuidados com os resduos dos servios de sade. OBS: AS PROVAS FOCALIZARO O REFERIDO CONTEDO EM GRAU DE PROFUNDIDADE COMPATVEL COM A ESCOLARIDADE EXIGIDA.

CONHECIMENTOS DIDTICOS-PEDAGGICOS
CARGOS: PROFESSOR MUNICIPAL I, PROFESSOR MUNICIPAL II CINCIAS, PROFESSOR MUNICIPAL II ED. FSICA, PROFESSOR MUNICIPAL II GEOGRAFIA, PROFESSOR MUNICIPAL II HISTRIA, PROFESSOR MUNICIPAL II MATEMTICA e PROFESSOR MUNICIPAL II PORTUGUS

Orientaes Didticas: Didtica da Lngua Portuguesa. Didtica da Matemtica. Didtica de Geografia e Histria. Didtica de Cincias. Pluralidade. Interdisciplinaridade. Planejamento. Avaliao. Alfabetizao. Metodologias. O processo de aprendizagem. Contedos. Filosofia crtica da educao. Os pensamentos filosficos da educao. Pedagogia do conflito. Ideologia e contra-ideologia na educao. Temas transversais. Ensino e aprendizagem de questes sociais. Linguagem na escola. Histria da Educao. Sociologia da Educao. Tendncias Pedaggicas. Gesto democrtica. Autonomia. Pedagogia da incluso. A relao professor/aluno. Conhecimento sobre ciclos de formao. A nova LDB. O Estatuto da Criana e do Adolescente. Estrutura e funcionamento do ensino da Educao Bsica. Reorganizao do Ensino. Educao e sociedade. Temas emergentes. A escola e seus sujeitos. As funes sociais da escola no mundo contemporneo. Cotidiano escolar. Democratizao do ensino. Avaliao. Planejamento Participativo. Plano. Projeto Poltico Pedaggico.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
ENFERMEIRO

Tcnicas bsicas de enfermagem. Assistncia de enfermagem na ateno integral mulher no ciclo grvidopuerperal. Assistncia de enfermagem na ateno integral criana. Crescimento e desenvolvimento. Controle das infeces respiratrias agudas. Controle das doenas diarricas e preveno a acidentes e intoxicaes. Assistncia de Enfermagem ao adulto. Conceito, causas, sinais e sintomas de patologias: insuficincia cardaca congestiva, hipertenso arterial, infarto agudo do miocrdio, asma, pneumonias, hemorragias digestivas, diabetes mellitus, acidentes vascular cerebral. Traumatismos. Imunizao. Cadeia de Frio. Doenas Transmissveis, doenas sexualmente transmissveis, doenas parasitrias, doenas transmissveis imunizveis e no imunizveis: agente, forma de transmisso, preveno, sinais e sintomas, assistncia de enfermagem e vigilncia epidemiolgica. Primeiros Socorros. Lei do Exerccio profissional.
PROFESSOR MUNICIPAL I
As polticas pblicas no Brasil; As diretrizes e Bases da Educao Nacional LDB-N 9394/96; FUNDEB; O Projeto Poltico Pedaggico PPP; Planejamento participativo e dialgico; Etapas de elaborao do PPP; Estrutura e Funcionamento do sistema escolar brasileiro; Organizao curricular e as competncias e habilidades; A didtica como cincia e prtica pedaggica. Avaliao escolar. O professor: formao e profisso; O professor reflexivo: gnese e conceito; As tendncias pedaggicas no Brasil; As teorias sobre a abordagem da infncia e da adolescncia; Epistemologia gentica de Jean Piaget; Teoria Scio-histrico de Vygotsky; A Epsistemologia da pessoa de Henri Wallon; A Teoria da Gestalt; O desenvolvimento fsico, emocional, cognitivo e social da criana; O desenvolvimento do adolescente e seus respectivos desafios; Concepes de desenvolvimento e de aprendizagem: inatismo, behaviorismo e interacionismo; A teoria das inteligncias mltiplas de Howard Gardner; As dificuldades de aprendizagem; As tcnicas grupais e sua aplicao. A educao inclusiva: Classificao dos alunos com necessidades educativas especiais segundo o MEC e as adaptaes de pequeno e grande porte.

PROFESSOR MUNICIPAL II CINCIAS


Trabalho cientfico; idias sobre alguns aspectos da aprendizagem, segundo Piaget; Perodo preparatrio. Contedo programtico: aprendendo cincias atravs de experimentaes; Ecologia nas quatro primeiras sries; As infestaes e doenas mais comuns nas escolas; Carlos Chagas e o saneamento rural; ajuda que a escola pode dar comunidade; Alimentao.

24 Concurso Pblico da Prefeitura Municipal de Pedro Teixeira - MG Edital 01/2011 ECAP CONSULTORIA LTDA.

PROFESSOR MUNICIPAL II ED. FSICA

Educao Fsica no contexto da Educao; Educao Fsica, esporte e sociedade; Histria da Educao Fsica no Brasil; Funo social da Educao Fsica; Papel do professor de Educao Fsica; Metodologia do ensino da Educao Fsica; Educao Fsica e lazer; Corporeidade; Aprendizagem motora; Fisiologia do exerccio; Teoria do treinamento esportivo; Psicologia da aprendizagem; Psicologia do esporte; Avaliao em Educao Fsica.
PROFESSOR MUNICIPAL II GEOGRAFIA

MUNDO EM QUE VIVEM: A Terra vista do espao, a forma e as representaes da Terra, oceanos e continentes, os paralelos e os meridianos, pontos cardeais e pontos colaterais, as coordenadas geogrficas. O BRASIL NO MUNDO: a extenso territorial do Brasil; Brasil: um pas de dimenses continentais; O Brasil na Amrica; O Brasil na Amrica do Sul. Os pontos extremos do Brasil; Representando o espao; Interpretando imagem de satlite AS PAISAGENS BRASILEIRAS: Os elementos naturais e humanizados da paisagem, as paisagens so diferentes, a vegetao e as paisagens brasileiras, a transformao da vegetao e das paisagens brasileiras; O clima e a vegetao do Brasil, os tipos de clima do Brasil, o clima na vida dos brasileiros, as formas de relevo brasileiro, o relevo e as aes da natureza e do ser humano, as formas do litoral brasileiro. Representando o espao, o que um mapa altimtrico ou de altitudes, os rios e os relevos brasileiros, o clima e os relevos brasileiros, as grandes bacias hidrogrficas brasileiras, a importncia dos rios, como os rios so transformados. Brasil: um paraso ameaado. AS REGIES BRASILEIRAS: A diviso poltica do Brasil, o Distrito Federal, o nome dos estados e das capitais, a diviso do Brasil em regies. Regio Norte: a floresta e os rios da regio norte, a agropecuria, a atividade madeireira e a devastao da floresta Amaznica, as cidades industriais da regio Norte. Regio Nordeste: Nordeste: uma regio de muitos contrastes, o clima e os rios do nordeste. Regio Centro-Oeste, a minerao e o turismo no Centro-Oeste, a populao do Centro-Oeste. Regio Sudeste: Sudeste- uma regio muito industrializada, o Sudeste uma regio populosa e urbanizada. Regio Sul: a populao da Regio Sul, a agricultura e a pecuria na Regio Sul, a indstria na Regio Sul. As grandes regies brasileiras interligadas pelas vias de transportes, como ocorre a interligao entre as regies brasileiras, a interligao das regies brasileiras pelos meios de comunicao, o desbravador, o diplomata e o territrio brasileiro. A POPULAAO BRASILEIRA: O Brasil pas populoso, o crescimento da populao brasileira, porque a populao brasileira cresceu tanto, os emigrantes e o crescimento da populao brasileira, as origens da populao brasileira, a distribuio da populao brasileira a ocupao do territrio brasileiro, as migraes internas, as migraes do espao urbano, o xodo rural e o crescimento desordenado das grandes cidades. Revelao da pirmide etria brasileira. Aspectos culturais e o folclore do Brasil. O BRASIL ATUAL: Brasil: um pais rico mas com muitos contrastes, os contrastes no espao rural brasileiro, a distribuio desigual das terras no Brasil, terras improdutivas e trabalhadores sem-terra, a importncia da reforma agrria, a industria e o espao brasileiro, os contrastes da industria no Brasil, as desigualdades sociais no Brasil. O Brasil nosso.
PROFESSOR MUNICIPAL II HISTRIA

TEMPO E HISTRIA: O tempo na histria, contando o tempo. O BRASIL TEM HISTRIA: Brasil 500 anos; os primeiros habitantes da Amrica navegando pelo oceano. PASSEANDO PELA HISTRIA: a evoluo das tcnicas de navegao, o cotidiano em alto mar, os primeiros contatos entre indgenas e portugueses, as terras indgenas viram colnia de Portugal, um governo portugus na colnia, as vilas e cidades fundadas no sculo XVII. NA POCA DOS ENGENHOS: a produo agrcola no Brasil, a cana-deacar chega a colnia, a vida dos engenhos defendendo as terras conquistadas, a ampliao do territrio no sculo XVII. PASSEANDO PELA HISTRIA: as lutas pela liberdade. O SCULO DO OURO: uma terra que d ouro, no controle das minas, impostos na atualidade, a vida nas vilas e cidades minerais, o ouro muda a capital da Colnia, a crise na minerao. PASSEANDO PELA HISTRIA: primeiros conflitos na Amrica portuguesa, a arte no sculo de ouro. BRASIL, DE COLNIA REPBLICA: a corte portuguesa chega capital da colnia, a colnia passa a ater um povo governante, o Brasil livre do domnio portugus, um imperador no governo do Brasil, um novo sistema de governo: as regncias. PASSEANDO PELA HISTRIA: principais revoltas no perodo regencial, um novo imperador para o Brasil, a modernizao das cidades no sculo XIX, a vida nas fazendas de caf, a queda da Monarquia. UM SCULO DE REPUBLICA: Os primeiros tempos de Repblica no Brasil. PASSEANDO PELA HISTRIA: conflitos nos primeiros anos da Repblica, mudanas na capital do Brasil, o crescimento e a transformao das cidades; o lazer no inicio do sculo XX; o mais longo governo republicano do Brasil, um novo governo e uma nova capital para o Brasil, o governo nas mos dos militares, a populao luta por mais participao, a populao escolhe seu novo governante, o Brasil do sculo XXI. Teoria e histria: dos Annales a nova histria cultural, novos objetos, metodologia, sua influncia na historiografia brasileira e aplicabilidade no ensino fundamental e mdio. Histria das relaes sociais, da cultura e do trabalho. Histria das relaes de poder entre naes, estados, povos e culturas. Conflitos internos e externos: lutas polticas, rebelies, guerras e revolues. A

25 Concurso Pblico da Prefeitura Municipal de Pedro Teixeira - MG Edital 01/2011 ECAP CONSULTORIA LTDA.

construo da cidadania e sua redefinio no tempo e nos diferentes espaos sociais. O cenrio internacional no mundo contemporneo: da bipolarizao ao fenmeno da globalizao e a nova ordem mundial. Histria da frica e da cultura dos afro descentes. Histria dos povos indgenas do Brasil. A histria do ensino de Histria. Histria nos PCNs. Capitalismo e consumismo. tica e corrupo na sociedade brasileira.
PROFESSOR MUNICIPAL II MATEMTICA Conjuntos; Conjuntos numricos; Funes; Relaes; Funo polinominal do 1 e 2 grau; Funo modular; Funo exponencial; Funo logartima; Progresses aritmticas e geomtricas; Matrizes; Determinantes; Sistemas Lineares; Anlise combinatria; Binmio de Newton; Conjuntos de nmeros complexos; Polinmios; Trigonometria Aplicao no triangulo retngulo, Funes circulares, Relaes e identidades trigonomtricas, Transformaes trigonomtricas; Equaes trigonomtricas; Inequao trigonomtricas; Relaes de tringulos quaisquer; Geometria Semelhana de figuras geomtricas planas, Relaes mtricas no tringulo retngulo, Polgonos regulares inscritos na circunferncia, relaes mtricas, rea das figuras geomtricas planas, Poliedros, Prismas, Pirmide, Cilindro, Cone, Esfera; Geometria analtica Introduo geometria analtica plana, Estudo da reta no plano, cartesiano, Estudo da circunferncia no plano cartesiano. PROFESSOR MUNICIPAL II PORTUGUS

1. CONHECIMENTOS LINGSTICOS: 1.1. Morfossintaxe: Os nomes, classificao e emprego; O pronome: classificao e emprego; O verbo: emprego de modos e tempos; A organizao do perodo e da orao; Concordncia nominal e verbal; Regncia nominal e verbal; Crase. 1.2. Variao Lingstica; Os principais variantes de dialetos e registros; A norma culta. 2. NOES DE TEORIA LITERRIA: 2.1. Os gneros literrios: a lrica, a pica e o dramtico. Seus elementos constitutivos; 2.2. caracterizao da linguagem literria. 3. LITERATURA BRASILEIRA: 3.1. A oralidade e sua apropriao pela literatura brasileira; 3.2. Identidade da literatura brasileira: a contribuio das culturas europias, indgena e africana. 3.3. A literatura infantil no Brasil: seu valor esttico e caractersticas da narrativa e da poesia para crianas no Brasil.

Pedro Teixeira - MG, 18 de abril de 2011. Idlio Neves Moreira Prefeito Municipal de Pedro Teixeira

26 Concurso Pblico da Prefeitura Municipal de Pedro Teixeira - MG Edital 01/2011 ECAP CONSULTORIA LTDA.

ANEXO V MODELO DE REQUERIMENTO DE ISENO DO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIO


Declaro, para todos os fins e direitos, sob as penas da lei, que no tenho condies de arcar com os valores relativos Taxa de Inscrio do Concurso Pblico n 01/2011, da Prefeitura Municipal de Pedro Teixeira MG, relativamente ao cargo de ________________________________________. Declaro, outrossim, que sou integrante de famlia de baixa renda, beneficiria de Programa Social do Governo ______________________________________________, com os quais resido. Por fim, afirmo conhecer as implicaes legais, civis e criminais, em caso de falsa declarao. Assim, juntando os documentos estipulados no Edital do Concurso, venho requerer seja deferido o pedido que formulo de iseno do pagamento do valor da taxa de inscrio para que eu possa realizar a prova pretendida. Firmo para que atingidos sejam todos os fins visados, e me comprometo com todos os termos do pedido aqui formulado.

Pedro Teixeira MG, ________ de junho de 2011.

__________________________________________________ ASSINATURA DO CANDIDATO

QUALIFICAO DO REQUERENTE

NOME COMPLETO Idlio Neves Moreira________ ENDEREO Idlio Neves Moreira_______________ ESTADO CIVIL _________________________ IDENTIDADE n ______________________ PROFISSO _____________________ CPF n __________________________

27 Concurso Pblico da Prefeitura Municipal de Pedro Teixeira - MG Edital 01/2011 ECAP CONSULTORIA LTDA.

Potrebbero piacerti anche