Sei sulla pagina 1di 13

127

O princpio da solidariedade e o direito econmico

Angela Maria Rocha Gonalves de Abrantes*

RESUMO. No Estado Federado e na moderna integrao de Estados exige-se a efetiva aplicao/concretizao do princpio da solidariedade como forma de cooperao, redeno e de tratamento igualitrio entre todos os entes, nos aspectos econmicos e sociais. Este trabalho, partindo da conscincia da atualidade e importncia do tema, conceitua o Princpio da Solidariedade e o Direito Econmico, bem como identifica na Constituio Federal brasileira tal princpio constitucional e o seu relacionamento com as regras do Direito Econmico. Palavras-chave: Princpio da solidariedade. Direito econmico. Desenvolvimento nacional.

1 Introduo
Um dos assuntos considerados fundamentais, para o Direito Econmico, em um Estado Social, o Princpio da Solidariedade. Esse princpio constitucional, apesar de to necessrio, diante dos novos paradigmas do direito atual e de ser utilizado no dia a dia pelos Estados ou por Comunidades de Estados ainda, um assunto considerado pouco estudado ou at desconhecido para alguns. Indica, portanto, que h um longo caminho a ser percorrido, at se chegar a sua real compreenso. O Princpio da Solidariedade consiste em possibilitar a integrao entre Estados ou entre regies (de um mesmo Estado ou de Estados diferentes), visando ao desenvolvimento social e econmico, de forma equilibrada e harmnica, para a aferio e distribuio de riquezas, garantindo a subsistncia da comunidade, o bem estar dos indivduos e o fortalecimento dos entes estatais. O Direito Econmico, ao buscar a aplicao do Princpio da Solidariedade minimizar os desequilbrios interterritoriais, favorecer o desenvolvimento igualitrio, a extino das desigualdades regionais e a aplicao dos direitos fundamentais econmicos e sociais, entre outros. Conseqentemente, tal princpio pertinente ao Direito Econmico visto que este ramo do direito trata de reunir as normas de carter econmico que visam a instituir a poltica, as diretrizes, as regras, o planejamento e o processo econmico de um Estado.

Professora do Centro de Cincias Jurdicas e Sociais da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Campus de Sousa.
*

Prim@ Facie ano 3, n. 4, jan./jun. 2004

128 Portanto, quando do processo de planejamento e da adoo de polticas visando a diminuir as desigualdades regionais, pode-se invocar e aplicar o princpio constitucional da Solidariedade.

2 Informaes bsicas sobre o princpio da solidariedade


O ordenamento jurdico de um Estado composto por normas regras e princpios formando um bloco sistemtico e harmnico, onde a Constituio ocupa lugar de destaque. A Constituio que d unidade, fundamento, legitimidade e validade a todas as normas do sistema jurdico do Estado. Dentre as normas materialmente constitucionais, portanto, de mais alto grau, encontram-se os princpios fundamentais. Os princpios so mandamentos nucleares, diretrizes que constituem a base fundamental do ordenamento jurdico estatal; so normas escritas ou no escritas das quais derivam as demais normas; so os pilares de sustentao do sistema jurdico de um Estado. Para Roque Antnio Carrazza (2000, p. 31), um princpio jurdico um enunciado lgico, implcito ou explcito, que, por sua grande generalidade, ocupa posio de preeminncia nos vastos quadrantes do Direito e, por isso mesmo, vincula de modo inexorvel, o entendimento e a aplicao das normas jurdicas que com ele se conectam. O professor Paulo Bonavides (1997, p.230) recorre aos estudos feitos por Ricardo Guastini para identificar seis pontos relevantes para a precisa compreenso, em todos os seus aspectos, do que seja princpios jurdicos:
Em primeiro lugar, o vocbulo princpio, diz textualmente aquele jurista, se refere a normas (ou a disposies legislativas que exprimem normas) providas de um alto grau de generalidade; Em segundo lugar, prossegue Guastini, os juristas usam o vocbulo princpio para referir-se a normas (ou a disposies que exprimem normas) providas de um alto grau de indeterminao e que por isso requerem concretizao por via interpretativa, sem a qual no seriam suscetveis de aplicao a casos concretos. Em terceiro lugar, afirma ainda o mesmo autor, os juristas empregam a palavra princpio para referir-se a normas (ou disposies normativas) de carter programtico. Em quarto lugar, continua aquele pensador, o uso que os juristas s vezes fazem do termo princpio para referir-se a normas (ou a dispositivos que exprimem normas) cuja posio na hierarquia das fontes de Direito muito elevada. Em quinto lugar novamente Guastini os juristas usam o vocbulo princpio para designar normas (ou disposies normativas) que desempenham uma funo importante e fundamental no sistema jurdico ou poltico unitariamente considerado, ou num ou noutro subsistema do sistema jurdico conjunto (o Direito Civil, o Direito do Trabalho, o Direito das Obrigaes). Prim@ Facie ano 3, n. 4, jan./jun. 2004

129
Em sexto lugar, finalmente, elucida Guastini, os juristas se valem da expresso princpio para designar normas (ou disposies que exprimem normas) dirigidas aos rgos de aplicao, cuja especfica funo fazer a escolha dos dispositivos ou das normas aplicveis nos diversos casos.

Destarte, os princpios quer implcitos, quer explcitos constituem a base do ordenamento jurdico, pois, do unidade, coerncia, equilbrio, sustentao, bem como, interligam todo o conglomerado de normas existentes no Estado. Da, na concepo de Celso Antnio Bandeira de Melo (1996, p.545), pode-se conceituar os princpios como: [...] mandamento nuclear de um sistema, verdadeiro alicerce dele, disposio fundamental que se irradia sobre diferentes normas compondo-lhes o esprito e servindo de critrio para a sua exata compreenso e inteligncia, exatamente por definir a lgica e a racionalidade do sistema normativo, no que lhe confere [...] sentido harmnico. O professor Bonavides (op. cit. p. 231) escreve que os princpios, quando positivamente constitucionalizados perde parte, ainda, propalada indeterminao, passando, pois, de princpios gerais para princpios constitucionais com fora de aplicao imediata, auto-aplicveis (no meras normas programticas). Com base nos estudos e escritos de Alexy, Dworkin e Crasafulli, Paulo Bonavides (op. cit. p. 243) entende que os princpios so normas e as normas compreendem igualmente os princpios e as regras. Indo mais alm e citando Joseph Esser, o Professor Bonavides menciona [...] que o princpio atua normativamente; parte jurdica e dogmtica do sistema de normas [...]. Assim, chega-se compreenso de que as normas seriam compostas por regras e princpios, os quais podem vir implcitos (latente) em um sistema jurdico ou expresso em forma de regras, com aplicao direta. O princpio, quando mera norma programtica ou quando est implcito, tem a sua aplicabilidade mais restrita pois, as vezes, necessita de regulamentao, embora existam casos em que ele (mesmo implcito) invocado e aplicado e interpretado imediatamente. Mas, quando o princpio vem expresso, a sua implementao direta, imediata; ele aplicvel como regra ou tem eficcia interpretativa. Por isso, entende-se que os princpios fazem parte do Direito Positivo, porque podem tomar o carter de normas, converter-se em leis, subsidiarem o trabalho de interpretao e de aplicao do Direito (possuindo eficcia direta) ou terem sua aplicao concretizada diretamente. Para o Prof. Bonavides (op. cit. p. 246), observando-se os aspectos interpretativos e integrativos dos princpios, conclui-se que eles esto esfera do Direito Positivo no mais alto grau constitucional. E, estando nesta esfera do sistema jurdico, os princpios possuem uma amplitude conceitual que abrangeria a dimenso fundamentadora, interpretativa e de aplicao direta das diretrizes, das normas constitucionais e do seu ncleo e fundamento essencial. Sendo, portanto o elemento propulsor das Constituies na poca do ps-positivismo. Da,
Prim@ Facie ano 3, n. 4, jan./jun. 2004

130 graas aos princpios que os sistemas constitucionais possuem unidade de sentido e coerncia. Assim, tem-se que os princpios so sustentculos do sistema jurdico, so normas1 fundamentais, com poder de aplicao direta; havendo, pois, o reconhecimento da sua superioridade, hegemonia e supremacia (no somente formal mas sobretudo material) sobre as demais regras do ordenamento e sendo considerados normas supremas ou normas das normas. No Brasil, dentre os princpios constantes na atual Constituio destacam-se: o do respeito dignidade da pessoa humana, o da liberdade do homem, o da igualdade, o da democracia, o republicano, o federativo, o da separao dos poderes, o da proporcionalidade, o da solidariedade, entre outros. O Princpio Constitucional da Solidariedade esta presente quando h uma Federao ou em um ente como a Unio Europia (onde ocorre um pacto /tratado / acordo entre vrios Estados ou Estados Soberanos) em que se impe a cooperao, colaborao, partilha, diviso, distribuio de encargos, de sucessos e insucessos, e de vantagens e desvantagens, trocas de experincias e de tecnologias entre os Estados, ou entre regies de um mesmo Estado. Com isso, tal Princpio visa ao desenvolvimento social e econmico (de forma equilibrada, harmnica, sem discriminaes) entre Estados ou entre regies de um Estado -, com a insero de todos os entes estatais no contexto de aferio e distribuio de riquezas, para a devida subsistncia da comunidade e, por conseqncia, do bem estar dos indivduos. Em um Estado Federado, em uma Confederao ou na Unio de Estados (como no caso da Unio Europia) para a precisa implementao dos direitos fundamentais econmicos e sociais, o desenvolvimento igualitrio e a extino das desigualdades regionais faz-se necessrio invocao do princpio da Solidariedade, entre outros. O Princpio da Solidariedade (tambm conhecido como princpio da Integrao ou Princpio da Solidariedade Comunitria) implica em dever recproco, em cooperao, em lealdade, em ajuda mtua, em coeso entre os Estados, tudo em prol do desenvolvimento igualitrio entre Estados, regies e Comunidades de Estados. Est, portanto, tal princpio, ligado ao exerccio da atividade econmica, s diretrizes traadas por um Estado no seu planejamento e no seu desenvolvimento poltico-econmico. Ele fundamental para a garantia da unidade entre os Estados ou entre regies de um Estado, bem como para o fortalecimento da unio entre Estados:
1

Para o Prof. Bonavides (op. cit. p. 259, 263) entende que as normas seriam o gnero e os princpios e regras as espcies, bem como advoga a supremacia e o poder de aplicabilidade direta dos princpios. Assim, (...) os princpios, em grau de positivao, encabeam o sistema, guiam e fundamentam todas as demais normas que a ordem jurdica institui e, finalmente, tendem a exercitar aquela funo axiolgica vazada em novos de sua relevncia.

Prim@ Facie ano 3, n. 4, jan./jun. 2004

131 Federao, Confederao ou a moderna Unio Comunitria. Em tais entes, para no ocorrer preponderncia de uns sobre os outros ou a discriminao ou a excluso de alguns tanto no campo econmico como no social este princpio essencial para minimizar problemas desta natureza. Assim, o Princpio da Solidariedade oferece subsdios e fundamentos para a implementao de outros princpios, como o do equilbrio institucional, da coeso, da interdependncia, da multilateralidade, da no discriminao entre Estados ou regies. Joo Mota Campos (1997, p. 175) com base nos artigos 130-A a 130-E, aditados ao Tratado da Comunidade Econmica, pelo Ato nico Europeu justifica que o Princpio da Solidariedade importante para a Unio Europia, por exemplo, porque ampara procedimentos que visam ao reforo da sua coeso econmica e social, atravs, designadamente, da reduo da diferena entre as diversas regies e do atraso das regies favorecidas (cit. Art. 130-A). Menciona, ainda, o jurista portugus (Campos, op. cit. p. 175) que com referncia a Unio Europia em nome deste Princpio, os Estados mais ricos da Comunidade exprimem a sua solidariedade em relao aos menos desenvolvidos consentindo, atravs da sua contribuio para o oramento comunitrio e portanto do financiamento das despesas comuns, numa transferncia de recursos financeiros que implica o correspondente sacrifcio prprio. Esto, pois, os Estados-membros ditos desenvolvidos obrigados, pela solidariedade, a criarem e utilizarem mecanismos de auxlio aos demais membros da Unio Europia. Compreende-se, conseqentemente, que pelo Princpio da Solidariedade os Estados ditos mais ricos ou tecnologicamente mais desenvolvidos em certas reas devem (em nome da colaborao e do equilbrio, da unio, da integrao e da coeso entre os Estados) partilhar seus avanos e riquezas com os Estadosmembros, com aqueles considerados mais atrasados ou menos desenvolvidos. Com a implementao deste princpio deve haver o desaparecimento do individualismo estatal em nome da harmonia, do equilbrio, da coeso, da cooperao, da colaborao dos Estados entre si, para existir a devida redeno de todos e o respeito aos direitos fundamentais (em todos as suas dimenses) e a melhoria das condies de vida dos seus cidados. Visa, ainda, tal princpio, a minimizar as disputas entre Estados ou a excluso de outros no processo de desenvolvimento, como as ditas guerras fiscais existentes na Federao brasileira. O Princpio da Solidariedade, portanto, refere-se defesa dos direitos de igualdade de tratamento, dos interesses coletivos, supra-individuais, gerais ou pblicos. O Professor Rgis Frota (1999, p. 50) menciona a existncia e efetivao do Princpio da Solidariedade para corrigir os desequilbrios econmicos interterritoriais e minimizar as diferenas regionais e sociais entre os Estados da Europa e, tambm, no Brasil (s que, neste caso, entre regies). O Princpio da Solidariedade foi estudado inicialmente em vrios Estados da Europa: Espanha, Itlia, Alemanha, entre outros pases constando em suas

Prim@ Facie ano 3, n. 4, jan./jun. 2004

132 Constituies ou em aes efetivas ou nos Tratados Internacionais. No Brasil ele est expresso em vrios artigos da atual Constituio Federal. Na Alemanha tal princpio denominado de Finanzaus Gleich que significa compensao, solidariedade. Na Espanha, o Princpio da Solidariedade est explcito no atual texto constitucional, quando da criou o Fondo de Compensacin Interterritorial (FCI) com o claro objetivo de receber e dispor de recursos das Cortes Gerais (do governo central) visando a atender projetos tendentes a abolir as desigualdades regionais e os problemas sociais da oriundos. Tais recursos seriam canalizados para um fundo de reservas que estabelece as diretrizes a serem seguidas, as aes, bem como as prioridades no atendimento s regies menos desenvolvidas ou no integradas, para desenvolv-las nos mais diversos aspectos: infra-estrutura, educao, economia, agricultura, tecnologia, gerao de emprego, entre outros, objetivando a insero destas regies no contexto dos Estados, em igualdade de condies. Em Portugal, embora o Princpio da Solidariedade no esteja previsto expressamente na sua Constituio, ele ali se fez presente, essencialmente, quando da criao do Fundo Especial de Financiamento (FEF). Tal Fundo possui os mesmos objetivos do FCI, quais sejam: minimizar as desigualdades regionais existentes em Portugal e evitar a excluso social, bem como incrementar e instaurar o conseqente desenvolvimento econmico unificado. Assim, na Unio Europia o Princpio da Solidariedade vem sendo considerado como fundamental para a realizao dos objetivos da unio e integrao dos Estados-membros, eis que promove a coeso comunitria, o equilbrio institucional, a no discriminao (entre pessoas ou entre Estados e regies), o tratamento igualitrio e o desenvolvimento dos seus entes. Ele est formalmente presente, com citado, na atuao de fundos de compensao que podem ter um carter horizontal (quando os recursos do fundo so oriundos do governo central de um Estado e ele mesmo os utiliza em benefcio prprio) ou vertical (quando os recursos so originrios dos Estados-membros para serem usados por um ou outro Estado da Unio Europia, que for considerado deficiente ou carente em determinada rea, desde que seja apresentado um projeto ou proposta de ao a ser implementada). Na Carta Constitucional brasileira o Princpio da Solidariedade ou da Integrao est expresso, inicialmente no seu Prembulo, que assim menciona: Ns, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assemblia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrtico, destinado a assegurar [...] uma sociedade fraterna2. O Princpio da Solidariedade encontra-se, tambm, inserido no artigo 3 incisos I e III, ao estabelecer que os objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil so: I. construir uma sociedade livre, justa e solidria; III.

BRASIL, 1988. Constituio da Repblica Federativa do. 2001. Prembulo

Prim@ Facie ano 3, n. 4, jan./jun. 2004

133 erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais3;. (grifo nosso) Est, ainda, expresso no artigo 159, inciso I, alnea c; art. 43 (com seus pargrafos e incisos); art. 151 inciso I; art. 159, I alnea c; art. 165 6, 7 e inciso II do 9; art. 170 e o seu inciso VII; caput do art. 192 e mais o seu inciso VII; artigos 194 e 195; os direitos sociais previstos nos artigos 6 ao 11, bem como o 10 do art. 34 das Disposies Constitucionais Transitrias todos da Constituio brasileira. E, de forma implcita, em outros artigos, os quais visam a minimizar as desigualdades regionais existentes no Brasil. Para implementar alguns dos supracitados dispositivos o Brasil possui os chamados fundos constitucionais compensatrios , mecanismos de proteo s regies nordeste/norte/centro-oeste e que visam minimizar as desigualdades econmicas e sociais ali existentes, reduzir a pobreza e acabar com os desequilbrios existentes, ao tempo que objetivam patrocinar e incentivar o desenvolvimento dos Estados das citadas regies. Tudo em nome da hegemonia da Federao.

3 Dados sobre direito econmico


Dentre os Direitos Fundamentais de terceira gerao ou dimenso, como ensina Willis Guerra Filho (1999, p. 38), concebidos institucionalmente depois das guerras mundiais do sculo XX, com o advento do Estado Social destacam-se os direitos econmicos, culturais e sociais. Tais direitos foram assegurados nas Constituies modernas em algumas passando categoria de princpios e em outras a simples regras constitucionais. Foi o que ocorreu com grande parte da matria que abrange o Direito Econmico no Brasil. Como rea de interesse do Direito Econmico, tem-se o planejamento econmico dos Estados (seja no aspecto nacional, estadual, regional, provincial ou, como no Brasil, tambm o municipal), o controle da economia, as diretrizes oramentrias, a produo, distribuio e circulao de bens, capitais, servios e riquezas; compreendendo tanto as leis, quanto os mecanismos e instrumentos, as polticas pblicas necessrias para a viabilizao da economia dos Estados. Eros Grau (2000, p. 164), citando Washington Peluso A. de Souza, conceitua o Direito Econmico como sendo o ramo do Direito, composto por um conjunto de normas de contedo econmico e que tem por objeto regulamentar as medidas de polticas econmicas referentes s relaes e interesses individuais e coletivos,

BRASIL, 1988. Constituio da Repblica Federativa do. 2001. Prembulo e artigo 3. Op. cit. p. 1 - 3
3

Prim@ Facie ano 3, n. 4, jan./jun. 2004

134 harmonizando-as pelo princpio da economicidade4 com a ideologia adotada na ordem jurdica. O Direito Econmico seria, pois, todo o ordenamento jurdico: regras e princpios, que visam a instituir, ordenar e normatizar a poltica e o processo econmicos de um Estado. Incluindo-se, consequentemente, desde as normas constitucionais, que tratam da matria econmica e social, s normas infraconstitucionais e os Tratados e Convenes Internacionais como as regras que disciplinam a matria financeira, tributria, da seguridade social, do trabalho, do comrcio, do planejamento e da interveno no domnio econmico dos Estados. No esquecendo, ainda, das regras que regem o sistema financeiro, o sistema cambial, as exportaes, a propriedade industrial, os contratos mercantis nacionais e internacionais, os direitos sociais dos trabalhadores, os recursos minerais, o ecossistema e outras matrias conexas ou a ele vinculados, estabelecendo linhas de condutas no mbito do desenvolvimento econmicosocial. Incluindo-se, tambm, os meios para a instituio de infra-estrutura e de instrumentos5 necessrios para a concretizao dos direitos econmico, sociais e culturais, visando a reduo das desigualdades e o desenvolvimento regionais, bem como a insero dos Estados e das regies no contexto do mundo dito desenvolvido. Para Eros Grau (op. cit., p.163), Pensar Direito Econmico pensar o Direito como um nvel do todo social nvel da realidade, pois como mediao especfica e necessria das relaes econmicas. Luza Helena Moll (2000, p. 142) menciona que: Por fora das novas tecnologias que alteram os paradigmas das cincias, o Direito econmico, ramo das Cincias Jurdicas, consolida-se definitivamente como sntese normativa, no mais aparecendo como meramente um Direito Social, dado que todo o direito o , porque o seu objeto normativo de carter multidisciplinar, condio objetiva que determina seu pressuposto epistemolgico. Assim, deve-se concluir que o Direito Econmico compreende um conjunto de normas jurdicas que possui insero social no servindo to somente para os governos dos Estados instrumentalizarem suas polticas econmicas dissociadas da realidade regional que podem causar, muitas vezes, a excluso social. O Direito
4

Eros Grau (op. cit., p. 165) menciona que [...] economicidade a linha de maior vantagem nas decises econmicas (ou de polticas econmicas, quando cuidamos do Direito Econmico). Ainda, que [...] o princpio da economicidade [...] o que se pe em prtica por medidas de poltica econmica, visando realizar o que a sua soberania democrtica tenha definido na Constituio, como o fundamento dos princpios ideolgicos que a inspiram. Dentre estes instrumentos pode-se citar a instituio dos Fundos Constitucionais de Financiamentos das Regies (FNE) Norte, Nordeste, Centro-Oeste, no Brasil ou o Fondo de Compensacin Interterritorial (FCI) na Espanha, entre outros.

Prim@ Facie ano 3, n. 4, jan./jun. 2004

135 Econmico, amparado em princpios constitucionais como o da Solidariedade, por exemplo e em nome da governabilidade, pode estabelecer um planejamento econmico e polticas pblicas em que haja a efetiva garantia da incluso de Estados e de regies (no caso da comunho de Estados, em uma Federao ou em uma Confederao) no contexto de desenvolvimento com a efetiva aplicao dos Direitos Fundamentais em todas as suas dimenses ou geraes. No Brasil, a atual Constituio (no art. 170 e demais dispositivos dispostos em outros ttulos) estabeleceu um conjunto de regras e princpios voltados ordem econmica, dando, pois, o direcionamento ideolgico poltica econmica do pas. Da, no entendimento de Eros Grau (op. cit., p.166), a atual Constituio ser, inquestionavelmente, dirigente. Constituio dirigente aquela que procura direcionar, determinar, dirigir a poltica econmica do Estado e a sua economia. Ela estabelece as diretrizes e os programas, de forma a controlar as polticas e a atividade econmica do pas. Tal espcie de Constituio concebe, pois, um Estado intervencionista, visto que seus dispositivos determinam ou ditam regras traando a poltica econmica estatal, impondo um controle acentuado na economia e no planejamento econmico. interessante observar o posicionamento de Rgis Frota (op. cit., p.45), no sentido de que O quadro brasileiro, neste tocante, apresenta-se digno de consideraes especiais. O Estado intervm no domnio econmico mais por imposio histrica do que pelo respaldo constitucional. O texto magno em vigor, at 1988 de fato, pelas disposies inseridas em seus artigos 163 e 170, estabelece os limites, deveres e faculdades intervencionistas do aparelho estatal no domnio da economia, onde a empresa privada preferencialmente o rgo competente para tal exerccio tambm ser apoiada em seu carter suplementar. Tais limites e deveres esto expressos no seu artigo 174 e seus incisos, que asseguram a possibilidade da criao de mecanismos visando a efetiva aplicao do Princpio da Solidariedade, quando assim se expressa: Como agente normativo e regulador da atividade econmica, o Estado exercer, na forma da lei, as funes de fiscalizao, incentivos e planejamento, sendo este determinante para o setor pblico e indicativo para o setor privado [...]. Embora, no Brasil, exista garantia constitucional no campo econmico e uma aparente preocupao dos agentes econmicos e polticos em incentivarem o desenvolvimento das regies ditas carentes quando da instituio de mecanismos de proteo as micros e pequenas empresas ou das atividades agrcolas visando a minimizar as desigualdades regionais, elas efetivamente so irrisrias se comparados aos incentivos, ao protecionismo e outros mecanismos de ajuda institudos s empresas ou as localidades similares em diversos pases, como os dos Estados da Unio Europias, dos Estados Unidos da Amrica para citar alguns. A invocao e aplicao do Princpio Constitucional da Solidariedade, no caso brasileiro para efetivamente minimizar as desigualdades econmicas e sociais entre as regies ainda incipiente, est em sua face inicial. No foi
Prim@ Facie ano 3, n. 4, jan./jun. 2004

136 despertado pelas lideranas polticas, pelos agentes pblicos e exigido pelo povo, menos ainda pelos Tribunais.

4 Mecanismo de concretizao da solidariedade


Muitas vezes observa-se um desequilbrio econmico muito grande entre regies de um mesmo Estado ou entre Estados diferentes alguns so considerados altamente desenvolvidos (Estados centrais ou dominantes) e outros considerados dependentes ou menos desenvolvidos ou perifricos. Inmeras so as causas de tamanhas disparidades. Importante ser mencionar que tais distncias geram conflitos ou divergncias de toda espcie, alm do retardamento de avanos tecnolgicos e do desenvolvimento harmnico, ocasionando a excluso social, as disputas por mercados e a conseqente fragilizao do Estado ou da Comunidade de Estados. Neste contexto, torna-se imprescindvel criao de mecanismos de proteo e defesa para os entes estatais economicamente fracos tudo visando a minimizar estes e outros problemas de ordem econmica e social. Diante desta moderna realidade surgiram novos direitos, novos princpios, o Direito Econmico, a Solidariedade, entre outros. Em particular, o Princpio da Solidariedade est estreitamente ligado ao Direito Econmico, pois, ele pode e deve ser invocado quando da elaborao das estratgias governamentais, do Planejamento e das polticas econmicas dos Estados e quando da promoo do desenvolvimento econmico-social de regies de Estados ou da Comunidade de Estados. A efetiva realizao progressiva dos direitos econmicos voltados efetivao dos direitos sociais e culturais e demais direitos fundamentais requer, dos Estados, meios ou mecanismos necessrios promoo e concretizao de diversos direitos. Para tanto, faz-se necessrio criao de Fundos compensatrios. Estes Fundos captam recursos que so gerados do quadro de atividades de produo, servios e de consumo nos territrios dos Estados-membros (no caso da Unio Europia e de uma Federao) ou em regies mais desenvolvidas (no interior dos prprios Estados), para assim implementarem polticas que venham a contribuir, em conjunto, para suportar o custo das aes comunitrias, independentemente dos benefcios que delas possam retirar. Neste aspecto, surgem outros princpios, tais como o da Coeso Econmica e Social que auxilia a devida aplicao do princpio da Solidariedade para reforar, justificar, fundamentar e garantir a estabilidade de uma Federao ou da Unio Europia e favorecer e insero dos estados-membros no desenvolvimento da Comunidade de Estados. Registra-se, outrossim, que o Comit de Direitos Econmicos, Sociais e Culturais elaborou e divulgou quatro Comentrios Gerais, os quais estabelecem as diretrizes que os Estados devem implementar para a garantia dos direitos econmicos, sociais e culturais. Dentre estes comentrios, destaca-se a advertncia
Prim@ Facie ano 3, n. 4, jan./jun. 2004

137 para que os Estados-membros criem formas de intercmbios de experincias que venham a facilitar a resoluo conjunta das dificuldades ou carncias detectadas. Para tanto, os Estados-membros da Unio Europia, criaram com base na efetiva aplicao do princpio da Solidariedade os fundos constitucionais compensatrios. Assim, a ttulo de exemplo, pode-se citar que na Espanha, os fundos criados pelos espanhis, objetivando minimizar os desequilbrios econmicos interterritoriais, tornando mais efetivo a solidariedade , destaca-se o Fundo de Compensao Interterritorial (FCI). Verifique-se que os recursos pertencentes a tal Fundo so distribudos pelas Cortes Gerais entre as Comunidades Autnomas espanholas que precisam de incentivos para o desenvolvimento econmico e social, nas mais diversas reas (desde a infraestrutura at a educao). No caso brasileiro, a atual Constituio instituiu mecanismos para o financiamento e estabelecimento de programas que visam atender s regies Norte, Nordeste e Centro-Oeste, consideradas menos desenvolvidas do pas e que necessitam de polticas de incentivos, em especial, no setor produtivo e a efetiva insero dos seus respectivos estados na Federao, de modo cooperativo. Para a implementao de polticas pblicas de desenvolvimento econmico e social a regio Nordeste contava com diversos programas de financiamento aos setores produtivos, em consonncia com o Plano Regional de Desenvolvimento PRD; onde, os recursos eram oferecidos, a longo prazo, para a promoo e o desenvolvimento regional. Alm do FNE, do FINOR, da SUDENE (hoje j extinta), h, entre outros, o Banco do Nordeste S.A que, alm de recursos financeiros, dispe de estudos estruturais e pesquisas, bem como de programas de financiamentos e de aes que visam a fornecer recursos, transferncia de tecnologias e de informaes, voltadas para a identificao de atividades produtivas e para inovaes tecnolgicas capazes alavancar o desenvolvimento e maximinizar o retorno econmico-social dos investimentos na regio Nordeste.

5 Concluso
Apesar dos mecanismos citados, no Brasil existem poucos programas e efetivas aes governamentais objetivando a efetiva aplicao da Solidariedade pois, no h interesses poltico para a resoluo dos efetivos problemas das desigualdades e desequilbrios regionais. Um exemplo claro a situao centenria das secas peridicas no Nordeste e suas drsticas conseqncias problema que at hoje no foi resolvido ou minimizado. Continua, ainda, havendo a mesma distribuio de migalhas aos nordestinos, ou seja: de cestas bsicas, de esmolas aos excludos da Federao brasileira. Os parcos recursos, quando chegam, quase sempre so capturados por uma elite poltica que representa a chamada indstria da seca. Enquanto isto, vrios so os planos, os projetos concretizados, os recursos e o conseqente endividamento externo com um gigantesco volume de
Prim@ Facie ano 3, n. 4, jan./jun. 2004

138 emprstimos do BNDES tudo para o efetivo desenvolvimento do Sudeste e do Sul do Brasil, apesar destas regies concentrarem um alto percentual de riquezas, se comparado ao Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Portanto, no Brasil, embora o Princpio da Solidariedade esteja previsto constitucionalmente, ele utilizado de forma incipiente, no possibilitando ao atendimento pleno do seu conceito, de seus objetivos e a sua efetiva implementao. Conseqentemente, verifica-se em pleno sculo XXI a gritante desigualdade regional no Brasil que causa problemas de ordem econmica e social. Talvez, fosse necessrio, classe poltica e aos brasileiros, a leitura da obra: Formao Econmica do Brasil do paraibano Celso Furtado para que todos viessem a compreender as razes do problema e tivessem interesse e seriedade na sua resoluo.

5 Referncias
BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. 1988. 27. ed. atual. e ampl. So Paulo: Saraiva, 2001. BONAVIDES, Paulo. Curso de direito constitucional. 7. ed. rev. atual. amp. So Paulo: Malheiros, 1997. CAMPOS, Joo Mota de. Direito comunitrio: o ordenamento jurdico comunitrio. 5. ed. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian. 1997. v. 2. CARRAZZA, Roque Antnio. Curso de direito tributrio. 14. ed. rev. amp. atual. So Paulo: Malheiros, 2000. FROTA, Rgis. Teoria econmica e direito. Sobral: Edies UVA, 1999. GUERRA FILHO, Willis Santiago. Processo constitucional e direitos fundamentais. So Paulo: Celso Bastos Editor, IBDC, 1999. GRAU, Eros Roberto. A ordem econmica na constituio de 1988. 5. ed. rev. atual. So Paulo: Malheiros, 2000. MELLO, Celso Antnio Bandeira. Curso de direito administrativo. 8. ed. So Paulo: Malheiros, 1996. MOLL, Luza Helena. Externalidades e apropriao: projees sobre o direito econmico na nova ordem mundial. In: Desenvolvimento econmico e interveno do estado na ordem constitucional: estudos jurdicos em homenagem ao professor Washigton Peluso Albino de Souza. So Paulo: Malheiros, 2000.

Prim@ Facie ano 3, n. 4, jan./jun. 2004

139 TRINDADE, Antnio Augusto Canado. Do direito econmico aos direitos econmicos, sociais e culturais. In: Desenvolvimento econmico e interveno do estado na ordem constitucional: estudos jurdicos em homenagem ao professor Washigton Peluso Albino de Souza. QUADROS, Fausto de. Direito das comunidades europias e direito internacional pblico: contributo para o estudo da natureza jurdica do direito comunitrio europeu. Reimpresso. Lisboa: Coleco Teses, 1991.

Prim@ Facie ano 3, n. 4, jan./jun. 2004

Potrebbero piacerti anche