Sei sulla pagina 1di 8

ENCONTRO MARCADO

FRANCISCO CNDIDO XAVIER PELO ESPRITO DE EMMANUEL

ENCONTRO MARCADO

ndice
ndice___________________________________________________________________________2 Cooperao com Deus______________________________________________________________3 Examinando a Mediunidade _________________________________________________________4 No te impacientes ________________________________________________________________5 Na hora do desnimo_______________________________________________________________6 Libertao Espiritual _______________________________________________________________7 Ao explicador esprita ______________________________________________________________8

FRANCISCO CNDIDO XAVIER EMMANUEL -2-

ENCONTRO MARCADO

Cooperao com Deus


TEMA: Cooperao individual na execuo do plano de servio da Providncia Divina Quantas vezes ters dito que amas a Deus e te dispes a servi-lo? E quantas outras tantas ters afirmado a tua f na Providncia Divina? Provavelmente, porm, no te puseste ainda a raciocinar que os teus votos foram acolhidos e que o Todo-Misericordioso, por intermdio de vasta corrente hierrquica de assessores, te enviou as tarefas de cooperao com a sua infinita bondade, junto de causas, organizaes, situaes e pessoas, que lhe requisitam assistncia e interveno. Exposto, assim, o problema do teu setor de ao individual, ser justo considerar que esforo e dedicao constituem ingredientes inevitveis no encargo que te foi confiado, a fim de que obtenhas o xito que denominamos por dever cumprido perante Deus. Me ou pai, se recolhesses da vida to-somente os filhos robustos e virtuosos, que indcios de amor oferecerias a Deus, quando Deus te pede o corao mais profundamente voltado para os filhos menos felizes, com bastante abnegao para jamais abandona-los, ainda mesmo quando o mundo os considere indesculpveis ou desprezveis? Professor ou mentis, se reunisses contigo apenas os discpulos inteligentes e nobre, quem estaria com Deus no auxlio aos rebeldes ou retardados? Dirigente ou supervisor, nos diversos ramos da atividade humana, se fosses chamado para guiar os interesses da comunidade exclusivamente nos dias de cu azul, para entoar louvores harmonia ou presidir a distribuio de luzes e bnos, quem cooperaria com o Supremos Senhor, nas horas de tempestade, quando as nuvens da incompreenso e os raios da calnia varam a atmosfera das instituies, exigindo a presena dos que cultivem brandura e compreenso, a fim de que a Divina Misericrdia encontre instrumentos capazes de ajuda-la a restaurar os elementos convulsos? Obreiro do bem ou condutor da f, se obtivesses da Terra apenas demonstraes de apreo palmas de triunfo, quem colaboraria com Deus, nos dias de perturbao, de maneira a limitar a incurso das trevas ou a apagar o fogo do dio, entre as vtimas da iluso ou da vaidade, nos lugares em que o Pai Supremo necessite de coraes suficientemente corajosos e humildes para sustentarem a bem com o esquecimento de todo mal? Onde estiveres e sejas quem sejas, no grau de responsabilidade e servio em que te situas, agradece aos Cus as alegrias do equilbrio, as afeies, os dias rseos do trabalho tranqilo e as vises dos caminhos pavimentados de beleza e marginados de flores que te premiam a f em Deus; quando, porm, os caminhos da provao te firam a alma ou quando as circunstncias adversas se conjuguem contra as boas obras a que te vinculas, como se a tormenta do mal intentasse efetuar o naufrgio do bem, recorda que ters chegado ao instante do devotamento supremo e da lealdade maior, porque, se confias em Deus, Deus igualmente confia em ti.

FRANCISCO CNDIDO XAVIER EMMANUEL -3-

ENCONTRO MARCADO

Examinando a Mediunidade
TEMA: Mediunidade e Servio ao Prximo Aspiras ao desenvolvimento da mediunidade para mais fcil intercmbio com o Plano Espiritual. Isto perfeitamente possvel; entretanto preciso lhe abraces as manifestaes, compreendendo que ela te pede amor e dedicao aos semelhantes para que se transforme nem apostolado de bnos. Reconhecers que no retns com ela distrito de entretenimento ou vantagens pessoais e si um templo-oficina, atravs do qual os benfeitores desencarnados se aproximam dos homens, to diretamente quanto lhes possvel, apontando-lhes rumo certo os lenindo-lhes os sofrimentos, tanto quanto lhe utilizars os recursos para socorrer desencarnados que esperam ansiosamente quem lhes estenda uma luz ao corao desorientado. Recebers com ela no apenas a misso consoladora de reerguer os tristes, mas tambm a tarefa espinhosa de suportar, corajosamente, a incompreenso daqueles que se comprazem sob a nvoa do materialismo, muita vez interessados em estabelecer a dvida e a negao para obterem, usando o nome da filosofia e da cincia, livre trnsito nas reas de experincia fsica, em que a f ope uma barreira aos abusos de ordem moral. Nunca lhe ostentars a fora com atitudes menos dignas, que te colocariam na dependncia do mal, e, ainda mesmo quando ela te propicie meios com os quais te podes sobrepor aos perseguidores e adversrios, trat-los-s com o amor que no foge verdade e com a verdade que no desdenha o equilbrio, admitindo que no te assiste o direito de te antepores justia da vida. Ters a mediunidade por flama de amor e servio, abenoando e auxiliando onde estejas, em nome da Excelsa Providncia, que te fez semelhante concesso por emprstimo. E nos dias em que esse ministrio de luz te pese demasiado nos ombros, volta-te para o Cristo o Divino Instrumento de Deus na Terra e percebers, feliz, que o corao crucificado por devotamento ao bem de todos, conquanto parea vencido, carrega em triunfo a conscincia tranqila do vencedor.

FRANCISCO CNDIDO XAVIER EMMANUEL -4-

ENCONTRO MARCADO

No te impacientes
TEMA: Calma e Pacincia. A Paternidade Divina amor e justia para todas as criaturas. Quando os problemas do mundo te afogueiem a alma, no abras o corao a impacincia, que ela capaz de arruinar-te a confiana. Quantos perderam as melhores oportunidades da reencarnao, unicamente por se haverem abraado com o desespero! A impacincia comparvel fora negativa que, muitas vezes, inclina o enfermo para a morte, justamente no dia em que o organismo entra em recuperao para a cura. Se queres o fruto, no despetales a flor. Nas situaes embaraosas, medita caridosamente nos empeos que lhe deram origem! Se um irmo faltou ao dever, reflete nas dificuldades que se impuseram entre ele e os compromissos assumidos. Se algum te nega um favor, no te acolhas a desnimo ou frustrao de vez que, enquanto no chegarmos no Plano da Luz Divina, nem sempre nos ser possvel conhecer, de antemo, tudo de bom ou de mal que sobrevir daquilo que ns pedimos. No te irrites, diante de quaisquer obstculos, porquanto reclamaes censuras serviro apenas para torn-los maiores. Quase sempre a longa expectativa, em torno de certas concesses que disputamos, no seno o amadurecimento para que no falhem minudncias importantes. No queremos dizer que ser mais justo que te acomodes inrcia. Desejamos asseverar que impacincia precipitao e precipitao redunda em violncia. Para muitos, a serenidade a preguia vestida de belas palavras. Os que vivem, porm, acordados para as responsabilidades que lhes so prprias, sabem que pacincia esperana operosa: recebem obstculos por ocasies de trabalho e provaes por ensinamentos. Aguarda o melhor da vida, oferecendo vida o melhor que puderes. O lavrador fiel ao servio espera a colheita, zelando a plantao. A casa nasce dos alicerces, mas, para completar-se, pede atividades e esforos de acabamento. No te irrites. Quem trabalha pode contar com o tempo. Se a crise sobrevm na hora a que te consagras, pede a Deus no apenas te abenoe a realizao em andamento, mas tambm a fora precisa para que saibas compreender e servir, suportar e esperar.

FRANCISCO CNDIDO XAVIER EMMANUEL -5-

ENCONTRO MARCADO

Na hora do desnimo
TEMA: Nunca desanimar na seara do bem. Desnimo em ao esprita-crist francamente injustificvel. Vejamos alguns apontamentos, suscetveis de confirmar-nos o asserto. Se fomos ludibriados, na expectativa honesta em torno de pessoas e acontecimentos, o desnimo nos indicaria o propsito de infalibilidade, condio incompatvel com qualquer esprito em evoluo; se incorremos em falta e camos em desalento, isso mostraria que andvamos sustentando juzo excessivamente benvolo, acerca de ns mesmos, quando sabemos que, por agora, somos simples aprendizes na escola da experincia; se esmorecemos na tarefa que nos cabe, to-s porque outros patenteiem dentro dela competncia que ainda estamos longe de alcanar, nossa tristeza destrutiva apenas nos revelaria a reduzida disposio de estudar e trabalhar, a fim de crescer, melhorar-nos e merecer; se nos desnorteamos em amargura pelo fato de algum companheiro nos enderear determinada advertncia, nesse ou naquele passo da vida, tal atitude somente nos evidenciaria o orgulho ferido, inadmissvel em criaturas conscientes das prprias imperfeies; se entramos em desencanto porque entes amados estejam tardando em adquirir virtudes que lhes desejamos, certamente estamos provisoriamente esquecidos de que tambm ns estagivamos, no passado, em longos trechos de incompreenso e rebeldia. Claramente, ningum se rejubila com falhas e logros, abusos e desiluses, mas preciso recordar que, por enquanto, ns, os seres vinculados a Terra, somos alunos no educandrio da existncia e que Espritos bem-aventurados, em nveis muito superiores ao nosso, ainda caminham encontrando desafios da vida e do Universo, a perseverarem no esforo de aprender. Regozijemo-nos pela felicidade de j albergar conosco o desejo sadio de educar-nos, e, toda vez que o desnimo nos atire ao cho da dificuldade, levantemo-nos, tantas vezes quantas forem necessrias para o servio do bem, na certeza de que no estamos sozinhos e de que muito antes de nossos desapontamentos e de nossas lgrimas, Deus estava no clima de nossos problemas, providenciando e trabalhando.

FRANCISCO CNDIDO XAVIER EMMANUEL -6-

ENCONTRO MARCADO

Libertao Espiritual
TEMA: Libertao interior e reequilbrio. A soluo do problema da libertao espiritual, considerado originalmente, questo de foro ntimo, qual acontece ao homem na vida comum. Uma criatura poder ter renascido em lastimveis condies de penria e acordar para as responsabilidades da reencarnao em ambiente vicioso, seja na famlia consangnea ou na esfera de relaes sociais em que foi levada a conviver, atravessando, por isso, largo trecho da existncia em perigoso arrastamento ao mal; entretanto, se determina a si mesma o dever de elevar-se, acendendo no raciocnio a lmpada do estudo e abraando a trilha correta do trabalho, a breve tempo comea a receber o amparo daqueles a quem se faz til, conquistando mais alto nvel, do qual consegue estender braos fraternos, em socorro dos irmos que ficaram na retaguarda. Ocorre o mesmo nos domnios do esprito. Determinada pessoa pode encontrar-se s sbitas, debaixo da influncia de entidades perturbadoras, seja por haver atrado-as por pensamentos infelizes ou porque sejam elas aqueles companheiros que lhe constituem a equipe de scios das existncias passadas; conseqentemente capaz de sofrer indues delinqncia, em atormentados processos obsessivos, mas, se delibera emancipar-se, procurando a luz do conhecimento e situando o caminho no servio aos semelhantes, passa a recolher, de imediato, o concurso daquele a quem auxilia, alcanando mais alto nvel, do qual pode enviar apoio amigo queles mesmos Espritos que se lhe erigiram condio de perseguidores. Fcil de compreender que toda criatura est vinculada ao grupo de inteligncias e coraes que lhe so afins, sejam em nos referindo a companheiros encarnados ou desencarnados, diante das avenidas da renovao e do progresso, descerradas, indiscriminadamente, a ns todos. frente, pois, dessa verdade, toda vez que estivermos inclinados queda nas sombras da obsesso, quando na estncia fsica, ser possvel receber a cooperao salvacionista de numerosos benfeitores; reconhecendo, porm, aquela outra realidade da lei de sintonia, pela qual sabemos que o m de atrao das nossas companhias est no campo de nossa prpria alma, no ser lcito esquecer que o trabalho de nossa libertao e reequilbrio depende positivamente de ns.

FRANCISCO CNDIDO XAVIER EMMANUEL -7-

ENCONTRO MARCADO

Ao explicador esprita
TEMA: Orientao da palavra esprita. Na tarefa da explicao dos princpios espritas para a mente popular, medita na importncia do servio que a Providncia Divina te confiou. No te suponhas dissertando, simplesmente para atender a determinado item do programa traado para as reunies. Sempre que te compenetres de que toda a boa palavra como toda boa ddiva procede originalmente de Deus, carreia o socorro dos Mensageiros Divinos para as necessidades humanas. A inspirao do Mundo Espiritual se te comunica ao crebro como a fora da usina absorve os implementos da lmpada, e, assim como a lmpada acesa expulsa as trevas, a tua frase impregnada de amor dissipa as sombras do esprito, irradiando conformidade e paz, esperana e consolao. Antes do comentrio elucidativo ou reconfortante, ajusta o pensamento s disciplinas da prece. A orao valer-te- por tomada invisvel que te ligue sentimento e razo ao Plano Superior. Em seguida, aproveita os minutos com que o horrio te favorea e fala espontaneamente, trazendo o corao aos lbios. Diante do erro, esclarece amando, para que a corrigenda no tenha a fora de uma imposio, e sim a luz de uma bno. Fala, sobretudo, compadecendo-te dos que te ouvem. Lembra-te de que, muita vez, te diriges a companheiros desfalecentes e fatigados. Muitos vieram de longe ou se afastaram de obrigaes urgentes do lar para receberem de ti um apontamento de bom nimo que os ajude a suportar, corajosamente, o fardo de provaes que ainda carregam. Com o mesmo devotamento fraternal, restaura a f naqueles cujo traje d notcia da abastana material em que vivem e levanta o nimo abatido daqueles outros que trazem na prpria apresentao os sinais inequvocos da penria. Ainda mesmo quando guardes o espinho do sofrimento cravado nas reentrncias do peito, esquece as prprias mgoas e fala, auxiliando e construindo... O perfume embalsama primeiro o vaso que o transporta. Outros expositores da Verdade e do Bem sero ouvidos de ctedras e tribunas, atravs de simpsios e multides, porquanto ns todos precisamos da Verdade e do Bem, do vrtice base da pirmide da vida, A ti, porm, coube a tarefa de explic-los nas assemblias familiares do dia-a-dia, conchegando o povo no regao da prpria alma. Recorda, no entanto, que Jesus foi infinitamente grande, no tope dos montes ou nos cenculos privativos para as revelaes do Evangelho, jamais foi menor nos barcos humildes ou no clima poeirento da estrada, quando atendia aos irmos que o buscavam, sedentos de consolo e famintos de luz.

FRANCISCO CNDIDO XAVIER EMMANUEL -8-

Potrebbero piacerti anche