Sei sulla pagina 1di 22

DEBATE DEBATE

131

O CHOQUE TERICO DA POLITECNIA


THE THEORECTICAL SHOCK OF THE POLYTECHNIC

Dermeval Saviani 1

Resumo Este trabalho se originou do Seminrio

Choque Terico, realizado no Rio de Janeiro de 2 a 4 de dezembro de 1987 e organizado pela Escola Politcnica de Sade Joaquim Venncio, da Fundao Oswaldo Cruz. Convidado a participar desse seminrio para tratar da concepo de politecnia, fiz uma exposio oral, no baseada em texto escrito. A exposio foi gravada e transcrita, tendo sido publicada em livro (Saviani, 1989) acompanhada do debate que se lhe seguiu. As oito intervenes ocorridas no debate foram objeto de respostas relativamente longas em que tive oportunidade de explicitar melhor vrios dos pontos abordados na apresentao do tema. A parte I deste artigo constituda pela verso revista da exposio apresentada no referido seminrio. A parte II retoma a discusso do conceito de politecnia, trazendo novos elementos para a compreenso de seu significado, em correlao com a situao histrica atual. Palavras-chave politecnia; educao profissional; formao de trabalhadores.

Abstract This work originated at the Seminar Theoretical Shock organised by the Polytechnic Health School Joaquim Venncio of the Oswaldo Cruz Foundation from 2nd to 4th December 1987, in Rio de Janeiro. Having been invited to take part in this seminar to deal with the conception of polytechnic, I made an oral presentation not based on a written text. At the time, the presentation, together with the ensuing discussions, were taped and transcribed and later published in a book (Saviani, 1989). The eight interventions that occurred during the debate were the object of relatively long answers in which I had the opportunity to express, in a clearer form, a few of the issues dealt with in the presentation. Part I of this article is a revised version of my presentation at the seminar. Part II returns to the discussion on the concept of polytechnic, bringing new elements that will contribute towards a better understanding of its meaning in correlation with the present historical situation. Key words polytechnical education; professional education; workers formation.

Trabalho, Educao e Sade, 1(1):131-152, 2003

132

Dermeval Saviani

Sobre a concepo de politecnia

Lendo o documento Utopia em Construo, correspondente ao projeto de criao do Politcnico da Sade Joaquim Venncio2, que serviu de referencial ao Seminrio Choque Terico, chamou-me a ateno a proposta de instaurar uma atividade na perspectiva da politecnia. uma experincia que pode trazer importantes subsdios para se repensar a direo do sistema de ensino no pas. Isto traz alguns complicadores, pois trata-se de articular o presente com o futuro, formulando uma proposta no interior de um sistema de ensino cuja ordenao no corresponde exatamente ao esprito dessa proposta. De qualquer forma, me parece que esse o movimento do real. Temos de, a partir das condies disponveis, encontrar os caminhos para a superao dos limites do existente. Isso vale para a organizao de uma determinada instituio, como o caso do Politcnico da Sade, e tambm para a questo legal, a redefinio da poltica educacional e a reorganizao do sistema de ensino em todo o pas. Considero importante formular propostas e implantar, desde agora, medidas que apontem para uma nova situao, porque luz destas propostas e da experincia que se podem incorporar, legislao geral do ensino no pas, medidas mais consistentes e mais avanadas. nesse quadro que vejo a experincia do Politcnico da Sade. Claro que, enquanto ela se implantar a partir da legislao existente, ter de fazer alguns ajustes, levando em conta as normas em vigor. Mas, na medida em que avana, pode se constituir em um patamar para que a nova legislao j incorpore esses avanos e nos liberte das amarras que a atual nos impe. De incio, talvez pudesse contribuir retomando a concepo bsica de Politecnia. Considero fundamental que isto esteja suficientemente claro para que possamos tomar as medidas mais prticas relativas organizao curricular. A noo de Politecnia deriva, basicamente, da problemtica do trabalho. Nosso ponto de referncia a noo de trabalho, o conceito e o fato do trabalho como princpio educativo geral. Toda a educao organizada se d a partir do conceito e do fato do trabalho, portanto, do entendimento e da realidade do trabalho. E por qu? Para responder a essa questo, podemos partir das noes gerais que costumamos encontrar nos enunciados relativos educao: que a educao diz respeito ao homem, que o papel da educao a formao do homem, e assim por diante. Na verdade, ficamos com esses enunciados em um plano muito genrico e abstrato porque, geralmente, no nos perguntamos: o que o homem? Ora, o que define a existncia humana, o que caracteriza a realidade humana exatamente o trabalho. O homem se constitui como tal medida que necessita produzir continuamente sua prpria existncia. o que diferencia o homem dos animais: os animais tm sua existncia garantida pela natureza e, por conseqncia, eles se adaptam natureza. O homem tem

Trabalho, Educao e Sade, 1(1):131-152, 2003

Dermeval Saviani

133

de fazer o contrrio: ele se constitui no momento em que necessita adaptar a natureza a si, no sendo mais suficiente adaptar-se natureza. Ajustar a natureza s necessidades, s finalidades humanas, o que se faz pelo trabalho. Trabalhar no outra coisa seno agir sobre a natureza e transform-la. Essa ao transformadora sobre a natureza guiada por objetivos. Este outro elemento diferenciador da ao humana. Os animais tambm agem, tambm exercem uma atividade, mas essas atividades no so guiadas por objetivos. Eles no antecipam mentalmente o que vo fazer, mas o homem sim. No incio do quinto captulo do livro um de O Capital, Marx (1968), tratando do processo de trabalho em geral, distingue o pior dos arquitetos da mais hbil das abelhas pelo fato de o arquiteto antecipar mentalmente o que ir realizar, ao passo que a abelha realiza uma ao por instinto. Se o trabalho que constitui a realidade humana, e se a formao do homem est centrada no trabalho isto , no processo pelo qual o homem produz a sua existncia , tambm o trabalho que define a existncia histrica dos homens. Atravs desta atividade, o homem vai produzindo as condies de sua existncia, transformando a natureza e criando, portanto, a cultura e um mundo humano. Esse mundo humano vai se ampliando progressivamente com o passar do tempo. Na formao dos homens, deve-se considerar o grau atingido pelo desenvolvimento da humanidade. Conforme se modifica o modo de produo da existncia humana, portanto o modo como o ser humano trabalha, mudam as formas pelas quais os homens existem. possvel detectar, ao longo da histria, diferentes modos de produo da existncia humana que passam pelo modo comunitrio, o comunismo primitivo; o modo de produo asitico; o modo de produo antigo, ou escravista; o modo de produo feudal, com base no trabalho do servo que cultiva a terra, propriedade privada do senhor; e o modo de produo capitalista, em que os trabalhadores produzem com meios de produo que no so deles. Esses diferentes modos de produo revolucionam sucessivamente a forma como os homens existem. E a formao dos homens ao longo da Histria traz a determinao do modo como produzem a sua existncia. A realidade da escola tem de ser vista nesse quadro. A escola, originalmente, era algo restrito. Isso se devia ao fato de que as habilidades que desenvolve, nessas formas primitivas, se restringiam a pequenas parcelas da humanidade. Alis, a prpria origem etimolgica da palavra escola ligada ao cio, ao lazer est relacionada a essas condies sociais de produo da existncia humana. Na Grcia, a escola era o local do cio, o ginsio era o local onde se praticavam jogos, se fazia ginstica. Era uma sociedade que, em seu conjunto, se mantinha utilizando trabalho escravo. Nessas condies, as funes intelectuais e, portanto, tambm a escola, ficavam restritas a uma pequena parcela da sociedade.

Trabalho, Educao e Sade, 1(1):131-152, 2003

134

Dermeval Saviani

Na Idade Mdia, o trabalho propriamente produtivo, que sustentava o conjunto da sociedade, era o trabalho servil, o cultivo da terra. Esse tambm era um trabalho desenvolvido segundo tcnicas simples e reiterativas e que, portanto, no requeriam diretamente a incorporao de conhecimentos sistemticos. Quem se dedicava ao trabalho intelectual era a parcela dos intelectuais, fundamentalmente concentrada no clero. As escolas, naquele momento histrico, se restringiam a esta parcela e, por isso, eram chamadas Escolas Monacais. A sociedade moderna, desenvolvida a partir do advento do capitalismo, revoluciona constantemente as tcnicas de produo e incorpora os conhecimentos como fora produtiva, convertendo a cincia, que potncia espiritual, em potncia material atravs da indstria. Por confronto com a sociedade medieval, a sociedade moderna operou uma modificao, uma inverso. A sociedade medieval se baseava na propriedade da terra; a classe dominante eram os senhores feudais; o trabalho dominante era a agricultura; a forma de convivncia entre os homens era de tipo rural. Assim, na Idade Mdia, o campo prevalecia sobre a cidade e a agricultura, sobre a indstria que, no modo de produo feudal, limitava-se ao artesanato. Com as mudanas ocorridas a partir do sculo XV, inverte-se essa relao: o campo passa a se subordinar cidade, e a agricultura, indstria. Por estes motivos, a sociedade moderna tende a um processo de industrializao da agricultura e urbanizao do campo. Ela tende a assumir crescentemente a forma urbanoindustrial, porque a agricultura na sociedade moderna tende a ser crescentemente mecanizada, ou seja, industrializada. Incorporam-se as tcnicas de produo industrial na prpria produo agrcola. E o interior, o campo, tende a se urbanizar: as relaes sociais tendem a se centrar nas formas urbanas, que passam a predominar sobre as rurais. Uma das caractersticas desse tipo de sociedade a passagem do direito consuetudinrio para o direito positivo. O direito positivo significa que a sociedade se organiza segundo normas formais estabelecidas por convenes, conforme se explicita nas teorias que a sociedade moderna foi produzindo com referncia na noo de Contrato Social que, significativamente, o ttulo de uma das principais obras de Rousseau (1976). A sociedade organizada nesses moldes e distante das relaes naturais, assume, de maneira mais visvel, a forma histrica, adotando normas resultantes das prprias relaes entre os homens. E o direito positivo, que compendia essas normas, assume a forma escrita. Esse tipo de sociedade tem, pois, como pressuposto, como premissa necessria, a introduo de cdigos de comunicao no naturais, no espontneos. a partir da que se pode entender a exigncia de generalizao dos cdigos escritos, trazendo consigo, por conseqncia, a necessidade da generalizao da alfabetizao. Sobre esse pressuposto tambm se coloca a ques-

Trabalho, Educao e Sade, 1(1):131-152, 2003

Dermeval Saviani

135

to da universalizao da escola que, estando referida ao trabalho intelectual, cultura letrada, se constitui como via de acesso aos cdigos escritos. Nas formas de sociedade anteriores, a escola podia ficar restrita quela pequena parcela da sociedade que precisava desenvolver esse tipo de trabalho. A sociedade capitalista, cujo eixo passa a girar em torno da cidade, incorpora, na prpria forma de organizao, os cdigos escritos, gerando a necessidade de que todos possam domin-los. Decorre da a proposta de universalizao da escola e sobre essa base que vo se estruturar os currculos escolares. Pode-se, pois, dizer que o currculo escolar, desde a escola elementar, guia-se pelo princpio do trabalho como o processo atravs do qual o homem transforma a natureza. Os homens no transformam a natureza individualmente, isoladamente, mas relacionando-se entre si. Sabemos que o indivduo um produto histrico tardio, j que o homem se constitui inicialmente como ser gregrio, como ser em relao com os outros. Ele s se individualiza no processo histrico e somente na poca moderna, na sociedade capitalista, que surge o indivduo em contraposio sociedade. O homem transforma a natureza ao mesmo tempo em que se relaciona com os outros homens. Essa a base do currculo da escola elementar. O currculo da escola elementar envolve o conhecimento da natureza porque se o homem, para existir, tem de adaptar a natureza a si, preciso conhec-la. Progressivamente, ele vai desenvolvendo formas de identificar como a natureza est constituda, como se comporta, ou, em outros termos, que leis regem a existncia e a vida da natureza. Assim, as cincias naturais compem um bloco do currculo da escola elementar. Porm, uma vez que, ao produzir a sua existncia transformando a natureza, os homens tambm travam relaes entre si e estabelecem normas de convivncia, surge a necessidade de se conhecer como os homens se relacionam entre si, quais as normas de convivncia que estabelecem, ou seja, como as formas de sociedade se constituem. Surge, ento, a necessidade de um outro bloco do currculo da escola elementar que se poderia denominar cincias sociais, em contraposio ao de cincias naturais. No currculo tradicional da escola elementar, o bloco das cincias sociais traduziu-se nas disciplinas histria e geografia. A histria trata de como os homens se desenvolveram ao longo do tempo e das formas de sociedade constitudas; a geografia, por sua vez, estuda a ocupao do espao terrestre pelos homens e as formas como eles se distribuem nesse espao. Esses conhecimentos que compem o currculo escolar so chamados de cientficos, porque so obtidos por mtodos, por processos sistemticos. E no existe o sistemtico, o elaborado, fora de registros escritos. O oral espontneo, assistemtico; o sistemtico supe registros escritos e, por isso, a linguagem da cincia se expressa por escrito. Ns no temos propriamente cincia oral. claro que temos conhecimentos orais, uma sabedoria oral,

Trabalho, Educao e Sade, 1(1):131-152, 2003

136

Dermeval Saviani

mas no propriamente a cincia em funo do seu carter metdico; este envolve a exigncia de confronto, de teste, resultando da a exigncia de que isso se faa por escrito. por isso que, quando se faz a histria da cincia, essa histria comea com o perodo em que os cdigos de comunicao escrita se sistematizam. Nos primeiros momentos, uma histria daqueles poucos que desenvolviam conhecimento sistemtico, trabalho intelectual. A cincia tambm diz respeito a uma parcela pequena da humanidade nas formas de sociedade anteriores. Na sociedade moderna que a Cincia diz respeito ao conjunto da sociedade, porque ela se converte em potncia material incorporada ao trabalho socialmente produtivo. O domnio da cincia diz respeito, tambm, ao conjunto da sociedade, razo pela qual o currculo da escola elementar pressupe, alm dos dois elementos enunciados, os instrumentos de expresso desses conhecimentos, ou seja, o domnio da linguagem escrita. Ento, o currculo bsico da escola elementar composto pelo domnio da linguagem, da matemtica, das cincias naturais e das cincias sociais. V-se, portanto, que o princpio que orienta, que fundamenta este processo o trabalho. No ensino fundamental, o trabalho aparece de forma implcita. Nesse nvel, o trabalho orienta e determina o carter do currculo escolar em funo da incorporao dessas exigncias na vida da sociedade. A escola elementar no precisa, ento, fazer referncia direta ao processo de trabalho, porque ela se constitui basicamente como um mecanismo, um instrumento, por meio do qual os integrantes da sociedade se apropriam daqueles elementos tambm instrumentais para a sua insero efetiva na prpria sociedade. Ou seja, aprender a ler, escrever e contar, alm dos rudimentos das cincias naturais e das cincias sociais, constituem pr-requisitos para compreender o mundo em que se vive, inclusive para entender a prpria incorporao, pelo trabalho, dos conhecimentos cientficos no mbito da vida e da sociedade. medida que o processo escolar se desenvolve, surge a exigncia de explicitar os mecanismos que caracterizam o processo de trabalho. Entendo, pois, que o ensino mdio deveria j se organizar na forma de uma explicitao da questo do trabalho. Nessa etapa, o trabalho j aparece no apenas como uma condio, como algo que ao constituir, ao determinar a forma da sociedade, determina, por conseqncia, tambm o modo como a escola se organiza, operando, pois, como um pressuposto de certa forma implcito. Agora, trata-se de explicitar o modo como o trabalho se desenvolve e est organizado na sociedade moderna. A que entra, ento, a questo da politecnia. A noo de politecnia se encaminha na direo da superao da dicotomia entre trabalho manual e trabalho intelectual, entre instruo profissional e instruo geral. A sociedade moderna, que generaliza as exigncias do conhecimento sistematizado, marcada por uma contradio: como se trata

Trabalho, Educao e Sade, 1(1):131-152, 2003

Dermeval Saviani

137

de uma sociedade alicerada na propriedade privada dos meios de produo, a maximizao dos recursos produtivos do homem acionada em benefcio da parcela que detm a propriedade dos meios de produo, em detrimento da grande maioria, os trabalhadores, que possuem apenas sua fora de trabalho. Na sociedade capitalista, a cincia incorporada ao trabalho produtivo, convertendo-se em potncia material. O conhecimento se converte em fora produtiva e, portanto, em meio de produo. Assim, a contradio do capitalismo atravessa tambm a questo relativa ao conhecimento: se essa sociedade baseada na propriedade privada dos meios de produo e se a cincia, como conhecimento, um meio de produo, deveria ser propriedade privada da classe dominante. No entanto, os trabalhadores no podem ser expropriados de forma absoluta dos conhecimentos, porque, sem conhecimento, eles no podem produzir e, se eles no trabalham, no acrescentam valor ao capital. Desse modo, a sociedade capitalista desenvolveu mecanismos atravs dos quais procura expropriar o conhecimento dos trabalhadores e sistematizar, elaborar esses conhecimentos, e devolv-los na forma parcelada. O taylorismo a expresso mais tpica do que foi assinalado. Taylor (1968) partiu do estudo de tempo e movimento, observando como os trabalhadores produziam os conhecimentos sobre o trabalho que realizavam. Os trabalhadores os acumulavam a partir da prtica, da prpria experincia. Sabemos que o capitalismo, quando se constituiu, serviu-se da habilidade dos trabalhadores desenvolvida a partir da Idade Mdia. Os artesos com habilidade de produzir determinados objetos foram reunidos em um mesmo local e postos a trabalhar a servio do capital, operando com os meios de produo dos capitalistas. Isto traduz aquilo que Marx chama de Cooperao Simples: juntos, eles produzem, de maneira mais eficiente, maior quantidade em um mesmo tempo. Com muitos artesos em um mesmo local, foi-se aprofundando a diviso do trabalho. Considerou-se que, se um trabalhador se especializa em uma parte do trabalho, vai produzir, no mesmo intervalo de tempo, muito mais do que se montasse todo o produto. Ento, se 10 trabalhadores, em uma hora, por exemplo, produziam 10 mesas, na medida em que se especializam um em produzir os ps, o outro o tampo da mesa, o outro as tbuas laterais etc. vo produzir, naquilo em que se especializaram, digamos, 20, e no 10. O resultado que, neste intervalo de tempo, o conjunto deles produziu 20 mesas. Esse o processo da diviso do trabalho, partindo da cooperao simples, que realiza a socializao do trabalho sobre a base da apropriao privada dos meios de produo. A partir desse processo, a diviso foi se aprofundando e o capitalismo foi introduzindo mecanismos especificamente capitalistas de produo que culminam com a introduo da maquinaria e o desenvolvimento da grande indstria.

Trabalho, Educao e Sade, 1(1):131-152, 2003

138

Dermeval Saviani

O taylorismo desempenhou um papel importante, j que a partir do estudo do tempo e movimento, foi possvel detectar quais eram as tarefas simples que cada trabalhador tinha de desenvolver a fim de contribuir para a produo de determinados bens. Uma vez sistematizado, o conhecimento relativo ao conjunto passa a ser propriedade privada dos donos dos meios de produo, ou dos seus representantes, aqueles trabalhadores intelectuais que representam os donos dos processos produtivos. Eles tm o domnio da concepo do processo e a compreenso do conjunto. Esse mesmo conhecimento devolvido aos trabalhadores, porm na forma parcelada. Assim, o trabalhador domina algum tipo de conhecimento, mas apenas aquele relativo parcela do trabalho que lhe cabe realizar. Isso tambm est ligado questo da escola. Todos j ouviram falar naquela famosa frase atribuda a Adam Smith, que reconhecia ser necessria a instruo para os trabalhadores: instruo para os trabalhadores sim, porm, em doses homeopticas. Significa que os trabalhadores tm de dominar aquele mnimo de conhecimentos necessrios para serem eficientes no processo produtivo, mas no devem ultrapassar este limite. Nesse quadro que se delineia a concepo de profissionalizao, do ensino profissionalizante. Esta concepo capitalista burguesa tem como pressuposto a fragmentao do trabalho em especialidades autnomas. Formamse trabalhadores para executar com eficincia determinadas tarefas requeridas pelo mercado de trabalho. Tal concepo tambm vai implicar a diviso entre os que concebem e controlam o processo de trabalho e aqueles que o executam. O ensino profissional destinado queles que devem executar, ao passo que o ensino cientfico-intelectual destinado queles que devem conceber e controlar o processo. A noo de politecnia contrape-se a essa idia, postulando que o processo de trabalho desenvolva, em uma unidade indissolvel, os aspectos manuais e intelectuais. Um pressuposto dessa concepo que no existe trabalho manual puro e nem trabalho intelectual puro. Todo trabalho humano envolve a concomitncia do exerccio dos membros, das mos, e do exerccio mental, intelectual. Isso est na prpria origem do entendimento da realidade humana como constituda pelo trabalho. Se o homem se constitui a partir do momento em que age sobre a natureza, adaptando-a a si, ajustando-a s suas necessidades (e ajustar s necessidades significa plasmar a matria, a realidade, segundo uma inteno, segundo um objetivo, que antecipado mentalmente), ento o exerccio da funo intelectual j est presente nos trabalhos manuais os mais rudimentares, os mais primitivos. A separao dessas funes um produto histrico-social e no absoluta, mas relativa. Essas manifestaes se separam por um processo formal, abstrato, em que os elementos dominantemente manuais se sistematizam como tarefa de

Trabalho, Educao e Sade, 1(1):131-152, 2003

Dermeval Saviani

139

um determinado grupo da sociedade, ao passo que os elementos dominantemente intelectuais se sistematizam como tarefa especfica de um outro grupo da sociedade. Temos, ento, o que conhecemos por trabalhadores manuais, por profisses manuais. A sistematizao dessas tarefas manuais passa a definir de forma dominante essas profisses, mas no excluem a funo intelectual. O prprio fenmeno da aprendizagem evidencia isso: se o trabalhador pode aprender essas funes, exercer essas atividades, porque aplica a sua inteligncia no domnio desse processo. Inversamente, as funes e as profisses ditas intelectuais tm esse nome porque se organizam tendo como eixo de articulao as funes intelectuais. Mas tambm no se fazem sem o recurso prtica, ao manual. por isso que a cincia no se faz sem manipulao da realidade e no se pensa sem a base da ao. O que a idia de politecnia tenta trazer a compreenso desse fenmeno, a captao da contradio que marca a sociedade capitalista, e a direo de sua superao. A unio entre trabalho intelectual e trabalho manual s poder se realizar com a socializao dos meios de produo, colocando todo o processo produtivo a servio da coletividade, do conjunto da sociedade. Na medida em que o processo de trabalho, historicamente, liberta os homens do jugo da natureza, do trabalho braal, transferindo-o progressivamente para as mquinas, no ocorre nada mais do que um desenvolvimento do prprio controle da natureza pelo homem. As mquinas no so outra coisa seno energia natural que o homem controla. Ao construir as mquinas, o homem usa a energia da natureza para vencer obstculos que ele antes tinha de vencer com a energia dos prprios msculos, do prprio corpo. Ao transferir para as mquinas grande parte do trabalho socialmente necessrio, o homem libera tempo para o seu usufruto. O trabalho intelectual, ao mesmo tempo que resulta em um crescimento material que, por sua vez, repercute no trabalho intelectual, disponibiliza mais tempo para o ser humano. No entanto, tal processo, na sociedade capitalista, marcado por uma distoro: os frutos desse processo so apropriados privadamente, o que faz com que o usufruto de tempo livre s exista para uma pequena parcela da humanidade, ao passo que os trabalhadores, em que pese o crescimento da riqueza social, so lanados na necessidade de prosseguir em um processo de trabalho forado. A superao desse tipo de sociedade que viabiliza as condies para que todos possam dedicar-se, ao mesmo tempo, ao trabalho intelectual e ao trabalho manual. A idia de politecnia se esboa nesse contexto, ou seja, a partir do desenvolvimento atingido pela humanidade no nvel da sociedade moderna, da sociedade capitalista, j detectando a tendncia do desenvolvimento para outro tipo de sociedade que corrija as distores atuais.

Trabalho, Educao e Sade, 1(1):131-152, 2003

140

Dermeval Saviani

Politecnia, literalmente, significaria mltiplas tcnicas, multiplicidade de tcnicas, e da o risco de se entender esse conceito como a totalidade das diferentes tcnicas fragmentadas, autonomamente consideradas. A proposta de profissionalizao do ensino de segundo grau da lei 5692/71 (Brasil, 1971), de uma certa forma, tendia a realizar um inventrio das diferentes modalidades de trabalho, das diferentes habilitaes, como a lei chama, ou das diferentes especialidades. A escola de segundo grau teria a tarefa de formar profissionais nas diferentes especialidades requeridas pelo mercado de trabalho. E por isso que, no apndice do parecer 45/72, listavam-se mais de uma centena de habilitaes, e ainda ficava em aberto a possibilidade de se inclurem outras que tinham escapado argcia ou capacidade inventariante dos conselheiros. Os conselhos estaduais tambm poderiam acrescentar outras habilitaes consideradas necessrias nas regies sob sua jurisdio. Caso se entendesse a questo nesses termos e se a politecnia fosse o conjunto da totalidade das tcnicas disponveis, haveria uma relao sempre incompleta, sempre sujeita a acrscimo. A noo de politecnia no tem nada a ver com esse tipo de viso. Politecnia diz respeito ao domnio dos fundamentos cientficos das diferentes tcnicas que caracterizam o processo de trabalho produtivo moderno. Est relacionada aos fundamentos das diferentes modalidades de trabalho e tem como base determinados princpios, determinados fundamentos, que devem ser garantidos pela formao politcnica. Por qu? Supe-se que, dominando esses fundamentos, esses princpios, o trabalhador est em condies de desenvolver as diferentes modalidades de trabalho, com a compreenso do seu carter, da sua essncia. No se trata de um trabalhador adestrado para executar com perfeio determinada tarefa e que se encaixe no mercado de trabalho para desenvolver aquele tipo de habilidade. Diferentemente, trata-se de propiciar-lhe um desenvolvimento multilateral, um desenvolvimento que abarca todos os ngulos da prtica produtiva na medida em que ele domina aqueles princpios que esto na base da organizao da produo moderna. Como a produo moderna se baseia na cincia, h que dominar os princpios cientficos sobre os quais se funda a organizao do trabalho moderno. Pistrak, em Fundamentos da escola do trabalho (1981), afirma que o trabalho com a madeira e com o metal tem um grande valor educativo, ao passo que o trabalho com couro no tem valor educativo algum. Com este exemplo, simplesmente ele est tentando indicar que o importante o domnio dos princpios, dos fundamentos do trabalho moderno. Por que o trabalho com o couro no tem valor educativo? Porque o couro est ligado forma de trabalho artesanal, prpria da Idade Mdia, do modo de produo feudal. O capitalismo superou o trabalho artesanal, que s subsiste na nossa sociedade na forma folclrica, como uma curiosidade preservada em termos de um registro cultural, mas no como o modo de ser do trabalho produtivo social.

Trabalho, Educao e Sade, 1(1):131-152, 2003

Dermeval Saviani

141

O artesanato no tem condies de competir com a indstria moderna, que envolve a produo em escala, a incorporao de tcnicas mais avanadas e, por isto, mais econmicas. Os custos da produo industrial so muito inferiores aos da artesanal. O trabalho com o couro iria propiciar o domnio daquela atividade limitada saber manejar o couro, os instrumentos que transformam o couro em determinado tipo de objeto. J a madeira e o metal, dizia Pistrak na dcada de 20, constituam a matria-prima no s da maioria dos objetos produzidos pela sociedade moderna, mas tambm das ferramentas com que so fabricados. Por este motivo, o autor afirmava que nenhuma fbrica moderna podia dispensar uma oficina com madeira e metal. Se pensarmos assim, parece possvel entender melhor o sentido da politecnia. Se se trata de organizar o segundo grau, o ensino mdio, sobre a base da politecnia, no seria o caso de multiplicar as habilitaes ao infinito para cobrir todas as formas de atividade na sociedade. Trata-se de organizar oficinas, processo de trabalho real, porque a politecnia supe a articulao entre o trabalho manual e o intelectual. Isto ser organizado de modo que se possibilite a assimilao no apenas terica, mas tambm prtica, dos princpios cientficos que esto na base da organizao moderna. A partir deste conceito, o aluno ter no apenas de compreender todos os princpios cientficos que conhece e assimilou de maneira terica desde o ensino fundamental em suma, como a natureza e a sociedade esto constitudas , mas tambm de ser capaz de aplicar o conhecimento de que dispe. Ainda segundo Pistrak, em uma oficina onde se trabalha com madeira e metal, os princpios da Fsica podem ser compreendidos no apenas no seu enunciado terico, na sua frmula, mas em como se aplicam na prtica produtiva. Se o ensino mdio se constitui sobre esta base e se esses princpios so absorvidos, assimilados, e se o educando que passa por essa formao adquire a compreenso no apenas terica, mas tambm prtica do modo como a cincia produzida, e de como se incorpora produo dos bens, ele compreende como a sociedade est constituda, qual a natureza do trabalho nessa sociedade e, portanto, qual o sentido das diferentes especialidades em que se divide o trabalho moderno. Dessa forma, ele estar habilitado a desenvolver qualquer uma dessas atividades especficas por ter assimilado os seus fundamentos. As atividades especficas que ele venha a desenvolver passam a ser configuradas mais como uma espcie de diviso de tarefas em um processo de trabalho cujo domnio coletivo. E esta diviso de tarefas no requer uma formao especfica, porque, na maior parte dos casos, adquirida em servio. A est tambm a base do porqu de o projeto de profissionalizao do segundo grau da lei 5692/71 no ter dado certo: porque sequer correspondia realidade atual. O empresariado, na verdade, no demandava um profissional com formao especfica, mas sim uma pessoa com formao bsica, a

Trabalho, Educao e Sade, 1(1):131-152, 2003

142

Dermeval Saviani

partir da qual pudesse rapidamente absorver a forma de realizao do trabalho como organizado na empresa. Ao se pensar um projeto como o Politcnico, a referncia de realizao desta proposta se encontra delimitada ao mbito da sade, mas me parece da maior importncia que o sentido da politecnia no se perca em funo desta restrio de ordem mais conjuntural. A idia de politecnia envolve a articulao entre trabalho intelectual e trabalho manual, implicando uma formao que, a partir do prprio trabalho social, desenvolva a compreenso das bases da organizao do trabalho na nossa sociedade e que, portanto, nos permite compreender o seu funcionamento. Ao se discutir o projeto de uma escola politcnica em sade, preciso perguntar sobre a existncia de um trabalho social real, alm dos aspectos ligados articulao entre pesquisa e ensino, pesquisadores atuando em laboratrio, colocando o aparato de pesquisa a servio tambm de um projeto de ensino. Ora, a Fundao Oswaldo Cruz, mantenedora do Politcnico, tem tambm hospitais. Isso significa que presta um servio de sade real, efetivo, populao, preenchendo, pois, o requisito da existncia de um trabalho social real. Atendida essa exigncia da formao politcnica, torna-se possvel formar profissionais no apenas terica, mas tambm praticamente num processo em que se aprende praticando, mas, ao praticar, se compreendem, de forma cada vez mais aprofundada, os princpios cientficos que esto direta e indiretamente na base desta forma de se organizar o trabalho na sociedade. Parece-me que, a partir da, se teria um ponto de referncia, um eixo para a definio da questo curricular. Nesse mbito, importante considerar que necessrio ultrapassar certas concepes que, embora estejam na moda e paream muito progressistas, precisam ser submetidas crtica. Uma delas , por exemplo, a questo da interdisciplinaridade. Em certos momentos, acreditava-se que, pela via da interdisciplinaridade se iria superar a fragmentao do conhecimento, mas preciso ter presente que a noo de interdisciplinaridade pode conter o risco apenas de uma justaposio. A prpria noo, de certa forma, envolve o pressuposto da fragmentao. Com efeito, parte-se do entendimento que os conhecimentos so fragmentados e cada um tem uma especialidade. Se reno diferentes profissionais, supondo com isso superar o problema, j estou pressupondo uma perspectiva parcial do conhecimento, contendo a idia do especialista e do no-especialista. Por exemplo, se se renem quatro professores sendo um da rea de filosofia, outro da sociologia, o terceiro da rea de biologia e o ltimo da geografia para fazer um trabalho interdisciplinar e se uma questo em pauta identificada como sendo de ordem filosfica, geralmente todos se voltam para o representante da rea de filosofia. Ele quem tem de dizer como o problema se esclarece porque especialista na rea; os outros no so especialistas. Quando o problema relativo Biologia, todos os demais se vol-

Trabalho, Educao e Sade, 1(1):131-152, 2003

Dermeval Saviani

143

tam para o bilogo, porque ele vai dizer como a questo se equaciona da perspectiva da Biologia. Ento, as diferentes perspectivas continuam fragmentadas, autnomas, e apenas se justapem no trato dessa ou daquela questo. Qual a implicao do que foi exposto? Se, por exemplo, se pensa nesses termos o currculo num ensino que visa a assumir o carter politcnico, tomam-se, digamos, as matrias bsicas como as cincias naturais, sejam consideradas globalmente ou nas suas diferentes disciplinas fsica, qumica, biologia, etc.. Faz-se o mesmo com as cincias sociais: histria, geografia, sociologia, psicologia, etc. Diante desse quadro, chama-se um professor de geografia, um de histria, um de fsica, um de qumica, um de biologia, de modo que cada um d a sua contribuio para que a idia de politecnia se realize. E como fica a questo da prtica? Nesse caso, chama-se o tcnico de laboratrio ou o enfermeiro e ele pe sua experincia a servio do novo educando. Por esse caminho, a idia prpria da politecnia no est sendo realizada. at admissvel que em certos contextos se aja assim, medida que no se tenha condies para avanar mais. No entanto, importante ter claro que so duas coisas distintas, o que significa que no se pode tomar o exemplo mencionado como caracterstico do sentido da politecnia. Se tomo o trabalho como a referncia, e, portanto, a questo entender como o trabalho est organizado hoje, a interveno da histria, da geografia, dos diferentes elementos considerados necessrios, teria que se dar como aprofundamento da compreenso do objeto, ou seja, como se constitui o trabalho na sociedade moderna, quais so as suas caractersticas e por que ele assume estas caractersticas e no outras. E uma tarefa como essa no necessariamente seria desenvolvida pelos professores de cada uma das disciplinas includas no currculo. E, na hiptese de isto acontecer, esses profissionais teriam de se imbuir do sentido da politecnia e pensar globalmente a questo do trabalho, explicando historicamente, geograficamente, este mesmo fenmeno. Se, digamos, o professor de histria apenas desenvolve o currculo convencional Histria Antiga, Medieval, Moderna, Contempornea com todas aquelas noes de certo modo abstratas, desvinculadas do objetivo especfico do Politcnico da Sade, esta contribuio da histria resulta muito prejudicada. imprescindvel que a articulao com o objetivo da escola esteja presente em todos os componentes do currculo e cada um dos profissionais do Politcnico deve ter uma viso sinttica desse processo e no apenas uma viso analtica. Se ele se restringe viso analtica, tem a viso do todo, mas sem conscincia das partes que o compem; ele sabe que as partes interferem, mas no sabe como se articulam, como elas se conectam para constituir uma totalidade orgnica. A tarefa de estabelecer essa totalidade orgnica seria relegada ao prprio aluno, ou a um profissional destacado para isso.

Trabalho, Educao e Sade, 1(1):131-152, 2003

144

Dermeval Saviani

Sem levar em conta os requisitos indicados no chegaremos a ter o que est sendo chamado de um Politcnico da Sade. Teremos apenas um curso de habilitao em sade ou um curso que oferece diversas habilitaes na rea de sade, apenas organizado de uma forma mais consistente, com uma qualidade mais adequada, em condies mais satisfatrias, diferentemente das condies da nossa rede pblica de ensino que forma profissionais em condies precrias, no tem laboratrios e o professor tem de suprir o laboratrio utilizando figuras dos livros ou slides, no se configurando a instncia da atuao prtica profissional; forma profissionais de sade, mas em escolas que no dispem de hospital ou que dele dispem de uma maneira muito precria, atravs de convnios em que a prtica de estgio feita pro forma, ao passo que na Fiocruz ter-se-ia algo mais consistente, com condies satisfatrias. Mas, se para ultrapassar a concepo vigente, para se realizar a proposta em termos de uma concepo de politecnia, parece importante no perder de vista os elementos que procurei explicitar.

Revisitando a concepo de politecnia

Passados 15 anos desde a realizao do Seminrio Choque Terico, o que teria levado a recm-criada revista Trabalho, Educao e Sade deciso de iniciar suas atividades com a publicao desse texto? A pergunta pertinente, uma vez que, como se sabe, o conceito de politecnia integra a tradio socialista que sofreu um profundo abalo com o desmoronamento das experincias denominadas socialismo real, fenmeno ocorrido no final dos anos 80 e incio dos 90 do sculo XX, portanto, logo aps a produo e concomitantemente primeira publicao desse trabalho. Tentando encaminhar a resposta questo formulada, abordarei os aspectos relativos ao modo de insero do conceito de politecnia na tradio socialista e ao grau de pertinncia desse tema no contexto das transformaes pelas quais passa a sociedade atual. Na abordagem marxista, o conceito de politecnia implica a unio entre escola e trabalho ou, mais especificamente, entre instruo intelectual e trabalho produtivo. Entretanto, aps minuciosos estudos filolgicos da obra de Marx, Manacorda conclui que a expresso educao tecnolgica traduziria com mais preciso a concepo marxiana do que o termo politecnia ou educao politcnica. Mostrando a contemporaneidade entre o texto das Instrues aos delegados do Primeiro Congresso da Associao Internacional dos Trabalhadores, escrito em 1866, e O Capital, Manacorda constata que, em ambos os textos, h uma substancial identidade na definio do ensino que adjetivado de tecnolgico tanto nas Instrues como nO Capital, aparecendo o termo politcnico apenas nas Instrues (Manacorda, 1991,

Trabalho, Educao e Sade, 1(1):131-152, 2003

Dermeval Saviani

145

p.30). Contudo, para alm da questo terminolgica, isto , independentemente da preferncia pela denominao educao tecnolgica ou politecnia, importante observar que, do ponto de vista conceitual, o que est em causa um mesmo contedo. Trata-se da unio entre formao intelectual e trabalho produtivo, que, no texto do Manifesto, aparece como unificao da instruo com a produo material, nas Instrues, como instruo politcnica que transmita os fundamentos cientficos gerais de todos os processos de produo e n O Capital, como instruo tecnolgica, terica e prtica. Compreendo as preocupaes filolgicas de Manacorda que o levaram a propor uma distino sugerindo que o termo politecnicismo se refere disponibilidade para os diversos trabalhos e suas variaes, ao passo que tecnologia, implicando a unidade entre teoria e prtica, destacaria a omnilateralidade que caracteriza o homem:
O primeiro termo, ao propor uma preparao pluriprofissional, contrape-se diviso do trabalho especfica da fbrica moderna; o segundo, ao prever uma formao unificadamente terica e prtica, ope-se diviso originria entre trabalho intelectual e trabalho manual, que a fbrica moderna exacerba. O primeiro destaca a idia da multiplicidade da atividade (a respeito da qual Marx havia falado de uma sociedade comunista na qual, por exemplo, os pintores seriam homens que tambm pintam); o segundo, a possibilidade de uma plena e total manifestao de si mesmo, independentemente das ocupaes especficas da pessoa (Manacorda, op.cit, p. 32, grifo do autor).

Essas consideraes so feitas a partir da observao de que Marx, n O Capital, se refere s escolas politcnicas e agronmicas e tambm s escolas de ensino profissional onde os filhos dos operrios recebem algum ensino tecnolgico e so iniciados no manejo prtico dos diferentes instrumentos de produo (Marx, 1968, p.559). Assim, o autor reconhece a existncia dessas escolas criadas pela prpria burguesia, detectando, a, um movimento contraditrio que envolve a necessidade de se atender exigncia objetiva, imposta pela grande indstria, de substituir o indivduo parcial pelo indivduo completamente desenvolvido. E Manacorda entende, em conseqncia, que o adjetivo politcnica refere-se escola doada pela burguesia aos operrios, onde j se faz presente, de forma limitada, o contedo pedaggico da educao tecnolgica. Sem desconsiderar a validade das distines efetuadas por Manacorda, penso que, grosso modo, pode-se entender que, em Marx, as expresses ensino tecnolgico e ensino politcnico podem ser consideradas sinnimos. Se, na poca de Marx, o termo tecnologia ainda era pouco utilizado nos discursos econmicos e o era menos ainda nos discursos pedaggicos da bur-

Trabalho, Educao e Sade, 1(1):131-152, 2003

146

Dermeval Saviani

guesia, de l para c essa situao se modificou significativamente. Enquanto o termo tecnologia foi definitivamente apropriado pela concepo dominante, o termo politecnia sobreviveu apenas na denominao de algumas escolas ligadas atividade produtiva, basicamente no ramo das engenharias. Assim, a concepo de politecnia foi preservada na tradio socialista, sendo uma das maneiras de demarcar esta viso educativa em relao quela correspondente concepo burguesa dominante. Com efeito, pode-se ver que a primeira parte deste texto, ao esclarecer o sentido de politecnia, mantm-se fiel aos enunciados de Marx, incorporando os dois aspectos tratados por Manacorda sob os termos politecnicismo e tecnologia. Entendo, em conseqncia, que continua pertinente a utilizao da expresso educao politcnica com as suas derivaes escola politcnica, ensino politcnico, instruo politcnica etc., para nos referirmos a uma concepo de educao que busca, a partir do desenvolvimento do capitalismo e de sua crtica, superar a proposta burguesa de educao. E, a meu ver, essa denominao prefervel educao tecnolgica, pois, hoje em dia, esta ltima expresso que nos remete imediatamente concepo burguesa. De fato, quem, ao ouvir algum se posicionar em defesa de uma educao de carter tecnolgico, concluiria tratar-se de uma posio socialista? O inverso, contudo, no deixa de ter procedncia: a defesa de uma educao politcnica tende, imediatamente, a ser identificada com uma posio socialista. Mas, se do ponto de vista da terminologia, a politecnia resulta pertinente exatamente em razo de estar referida concepo socialista de educao, cabe perguntar sobre sua pertinncia do ponto de vista histrico, poltico e pedaggico no atual contexto marcado, de um lado, pelo desmoronamento da experincia denominada de socialismo real e, de outro, pelas transformaes que se processam na base material da sociedade capitalista traduzidas naquilo que se convencionou chamar de terceira revoluo industrial. Quanto ao primeiro aspecto, j tive oportunidade de me manifestar em algumas ocasies, inclusive no calor dos acontecimentos, quando, entre 1989 e 1990, produzi o texto A educao pblica na conjuntura atual, publicado em meu livro Educao e questes da atualidade (Saviani, 1991). De forma sinttica, entendo que a obra de Marx, que veio a ser chamada por Engels de socialismo cientfico, foi construda para analisar e compreender a sociedade capitalista. Sua motivao era colocar nas mos dos trabalhadores um instrumento de luta representado pela teoria. Em sua pesquisa, Marx se props a esclarecer as leis que regem o nascimento, a existncia, o desenvolvimento e a substituio do capitalismo por outra forma social de mais alto nvel. O socialismo o nome desta nova forma social que se gesta no interior do prprio capitalismo a partir das contradies que lhe so prprias.

Trabalho, Educao e Sade, 1(1):131-152, 2003

Dermeval Saviani

147

V-se, pois, que Marx no estudou a sociedade socialista e, como cientista, nem poderia faz-lo, pelo simples fato de que essa forma social ainda no estava e nem est, atualmente, constituda. Para Marx, essa nova forma de sociedade s se constituiria aps o esgotamento pleno de todas as possibilidades contidas no prprio capitalismo. Impe-se, pois, a concluso: Marx foi um terico do capitalismo e no do socialismo. luz dessas consideraes, encerro a apresentao do livro Educao e questes da atualidade com as seguintes palavras:
Em suma, o desmoronamento dos regimes do Leste europeu, em lugar de significar a superao de Marx, constitui, ao contrrio, um indicador de sua atualidade. Levando-se em conta que uma filosofia viva e insupervel enquanto o momento histrico que ela representa no for superado, cabe concluir que se o socialismo tivesse triunfado que se poderia colocar a questo da superao do marxismo, uma vez que, nesse caso, os problemas que surgiriam seriam de outra ordem. Mas, os fatos o mostram, ele no triunfou. O capitalismo continua sendo ainda a forma social predominante. Portanto, Marx continua sendo no apenas uma referncia vlida, mas a principal referncia para compreendermos a situao atual (Saviani, 1991, p. 14).

Segue-se, pois, que, com a queda dos regimes ditos comunistas, no faz mais sentido falar em problemas do socialismo em contraponto aos problemas do capitalismo. Todos os problemas que enfrentamos na situao atual so problemas do capitalismo. E precisam ser resolvidos, ou seja, superados. Ao mesmo tempo, comprova-se, a cada dia, que o capitalismo gera problemas que ele no capaz de resolver o que exige, de forma cada vez mais evidente, a sua transformao, repondo, agora de forma radical, a questo do socialismo. Com efeito, socialismo no outra coisa seno a categoria conceitual por meio da qual a prtica histrica e a teoria dessa prtica expressam o significado da superao do capitalismo a partir do desenvolvimento de suas contradies internas. Se do ponto de vista histrico continua em pauta, sob o aspecto poltico, a questo do socialismo como expresso da exigncia de superao da ordem capitalista, ainda vigente, ento, sob o aspecto pedaggico, mantmse tambm em pauta a questo da politecnia, j que por meio dessa expresso que se pode reconhecer imediatamente a concepo de educao que busca, a partir da prpria sociedade capitalista, superar a concepo burguesa de educao. Finalmente, cabe uma referncia ao outro aspecto da questo, ligado ao problema das transformaes da base material. Como assinala Manacorda em Il marxismo e leducazione, estamos diante de uma problemtica central no marxismo: o caminho da humanidade parte

Trabalho, Educao e Sade, 1(1):131-152, 2003

148

Dermeval Saviani

da genrica natureza humana originria, caracterizada por mltiplas ocupaes, passa pela formao de uma capacidade produtiva especfica provocada pela diviso natural do trabalho e chega conquista de uma capacidade omnilateral baseada, agora, em uma diviso do trabalho voluntria e consciente, envolvendo uma variedade indefinida de ocupaes produtivas em que cincia e trabalho coincidem. Est em causa, a, a momentosa questo da passagem do reino da necessidade ao reino da liberdade:
Sobre a base daquele reino da necessidade, l onde cessa o trabalho voltado para uma finalidade externa, e para alm da esfera da produo material propriamente dita, surge, de fato, para Marx, o verdadeiro reino da liberdade, vale dizer, o desenvolvimento das capacidades humanas como fim em si mesmo (Manacorda, 1964, p. 15).

Ora, como assinalei em outro trabalho (Saviani, 1994), as transformaes que vm se processando na base material da sociedade capitalista desde os anos 70 do sculo XX, correntemente denominadas de Terceira Revoluo Industrial, Revoluo da Informtica, Revoluo Microeletrnica ou Revoluo da Automao, vm promovendo a transferncia no apenas das funes manuais para as mquinas, como ocorreu na Primeira Revoluo Industrial, mas tambm as prprias funes intelectuais. Do mesmo modo que, com a Primeira Revoluo Industrial, desapareceram as funes manuais particulares prprias do artesanato, dando origem ao trabalhador em geral, agora tambm as funes intelectuais especficas tendem a desaparecer, provocando a necessidade de elevao do patamar de qualificao geral. Assim, se naquele perodo esse processo converteu a escola na forma principal e dominante de educao, atualmente parece que estamos atingindo o limiar desse mesmo processo quando o prprio desenvolvimento da base produtiva coloca a necessidade de universalizao de uma escola unitria que desenvolva ao mximo as potencialidades dos indivduos (formao omnilateral), conduzindoos ao desabrochar pleno de suas faculdades intelectuais-espirituais. O processo de produo se automatiza; em outras palavras, se torna autnomo, autoregulvel, liberando o homem para a esfera do no-trabalho. Generaliza-se, assim, o direito ao lazer, ao tempo livre, atingindo-se o reino da liberdade. Contudo, ao mesmo tempo que o desenvolvimento das foras produtivas materiais aponta na direo indicada, as relaes sociais vigentes, baseadas na propriedade privada dos meios de produo, realizam o movimento contrrio, conforme constatara Marx em sua anlise do desenvolvimento histrico dos modos de produo da existncia humana:
Na produo social da sua existncia, os homens estabelecem relaes determinadas, necessrias, independentes da sua vontade, relaes de produo que corres-

Trabalho, Educao e Sade, 1(1):131-152, 2003

Dermeval Saviani

149

pondem a um determinado grau de desenvolvimento das foras produtivas materiais. (...) Em certo estdio de desenvolvimento, as foras produtivas materiais da sociedade entram em contradio com as relaes de produo existentes ou, o que a sua expresso jurdica, com as relaes de propriedade no seio das quais se tinham movido at ento. De formas de desenvolvimento das foras produtivas, estas relaes transformam-se no seu entrave. Surge ento uma poca de revoluo social (Marx, 1973, pp.28-29).

Assim, as relaes sociais vigentes, ao dificultarem a generalizao da produo calcada na ampla incorporao das tecnologias avanadas, impedem tambm a universalizao da escola unitria, vale dizer, a formao omnilateral preconizada pela concepo de politecnia. Em ltima instncia, essa tendncia s poder se viabilizar com a universalizao do trabalho intelectual geral. Com efeito, se todo o trabalho passa a ser feito pelas mquinas, preciso no esquecer que as mquinas, enquanto extenso dos braos e do crebro humanos, so instrumentos por meio dos quais o homem realiza sua atividade vital para satisfazer suas necessidades existenciais. Portanto, o trabalhador propriamente dito continua sendo o homem. Seu trabalho, nessa nova situao, j que inclusive as operaes intelectuais especficas tero sido transferidas para as mquinas, ser um trabalho intelectual de carter geral. E consistir em comandar e controlar todo o complexo das suas prprias criaturas. Estamos, pois, num contexto em que, como dizia Gramsci, trava-se uma luta entre o novo que quer nascer e o velho que no quer sair de cena. O desenvolvimento material pe novas exigncias no que se refere aos processos formativos, em geral, e qualificao da fora de trabalho, especificamente. E os prprios empresrios tendem a se mostrar mais sensveis a essa questo. Desejam eles capacitao geral, rapidez de raciocnio, grande potencial de incorporao de informaes, adaptao mais gil, capacidade de lidar com conceitos abstratos e assim por diante. Mas a realizao plena dessas exigncias esbarra nos limites postos pelas relaes de produo baseadas na propriedade privada dos meios de produo. Sendo o saber um meio de produo, sua apropriao pelos trabalhadores contraria a lgica do capital segundo a qual os meios de produo so privativos dos capitalistas, da burguesia, do empresariado, cabendo ao trabalhador a propriedade apenas de sua prpria fora de trabalho. Por outro lado, se os trabalhadores no possuem algum tipo de saber, eles no podem produzir. Eis a contradio. Como resolv-la? O taylorismo associado ao fordismo foi uma forma de resolver essa questo no contexto da chamada Segunda Revoluo Industrial. A, como se explicitou no primeiro texto deste debate, se procedeu objetivao e ao parcelamento do trabalho por meio da estratgia de expropriao dos sabe-

Trabalho, Educao e Sade, 1(1):131-152, 2003

150

Dermeval Saviani

res dos trabalhadores, sua elaborao e devoluo na forma parcelada. No contexto atual, o fordismo cede espao ao toyotismo, introduzindo-se a flexibilizao do trabalho e a chamada qualidade total. Em lugar da produo em srie e economia de escala, passa-se a produzir segundo demandas determinadas, diversificando-se os processos produtivos que se dirigem a determinados nichos ou segmentos do mercado. Com efeito, o que se chama qualidade total pode ser compreendido a partir de dois vetores: o primeiro, de carter externo, diz respeito aos clientes; nesse aspecto, qualidade total significa a satisfao total do consumidor, ou seja, adequar, o mximo possvel, o produto s exigncias da clientela qual ele se destina. O segundo vetor, de carter interno, se refere ao envolvimento do operrio com o sucesso da empresa, procurando-se induzir o trabalhador a vestir a camisa da empresa, com o pleno convencimento de que seu sucesso resulta de e concomitante com o sucesso da empresa; assim, a competio inter empresas se reproduz no interior de cada empresa entre os trabalhadores em busca do mximo de qualidade, eufemismo da mxima produtividade, isto , da tendncia a elevar ao ndice mximo possvel a extrao da mais-valia exacerbando a explorao da fora de trabalho. O resultado desse processo para os trabalhadores, enquanto classe, mais desemprego, mais excluso. No contexto descrito, reedita-se, obviamente em termos novos, o fenmeno que ocorreu por ocasio da Primeira Revoluo Industrial, quando a introduo da maquinaria, de instrumento que poderia libertar os trabalhadores do trabalho pesado, se converteu em meio que maximizava a explorao dos trabalhadores. Assim, as mquinas apareciam como algozes dos operrios, porque estes tinham que se ajustar ao ritmo ferico das mquinas, esgotando todas as suas energias. Isso levou os trabalhadores a se insurgir contra as mquinas e promover a sua destruio. Entretanto, esse resultado no se devia s mquinas enquanto tais, mas aos interesses a que elas serviam. Em outros termos, o que conduzia a esse resultado era o fato de que as mquinas eram propriedade privada dos capitalistas. Portanto, o inimigo do proletariado no eram as mquinas, mas os donos das mquinas. Atualmente ocorre um processo semelhante. O advento das novas tecnologias acena com a possibilidade de libertao de praticamente todo tipo de trabalho material, ampliando sem precedentes a esfera do tempo livre e nos colocando, portanto, no limiar do reino da liberdade. No entanto, assim como as mquinas mecnicas, tambm as mquinas eletrnicas so introduzidas no processo produtivo sob a forma de propriedade privada dos capitalistas. Nessa condio, cumprem o papel de aumentar as taxas de acumulao s custas da explorao da fora de trabalho, aumentando igualmente os ndices de misria e excluso. Estamos, enfim, diante de uma situao em que, mais do nunca, se faz necessrio resistir e lutar pela transformao da sociedade, de modo a supe-

Trabalho, Educao e Sade, 1(1):131-152, 2003

Dermeval Saviani

151

rar os entraves que caracterizam a atual ordem social, caminhando em direo a uma forma social em que os homens todos os homens possam se beneficiar do imenso desenvolvimento das foras produtivas que resultaram em inestimveis conquistas, obtidas com muito sofrimento pelo conjunto da humanidade ao longo de sua existncia. Evidentemente, no estgio histrico j atingido, esse movimento de transformao no pode mais ser deixado merc de uma evoluo natural e espontnea. Necessita, ao contrrio, ser organizado de forma voluntria e consciente, de modo a superar a atual diviso e desumanizao do homem, seja ele considerado como indivduo ou como classe. E, por se tratar de um processo voluntrio e consciente, no pode prescindir do concurso da educao. Eis como a proposta de educao politcnica, enquanto uma concepo educativa voltada explicitamente para a superao das divises apontadas, resulta extremamente atual e pertinente no quadro das transformaes que se processam na realidade em que vivemos. Faz, pois, todo sentido fortalecer projetos como o da Escola Politcnica da Sade Joaquim Venncio, estendendo essa experincia a outras modalidades de atuao educativa e multiplicando-a em todo o pas.

Notas

1 Doutor em Filosofia da Educao pela PUC-So Paulo e ps-doutor pela Universita degli Studi de Bologna Itlia. Professor emrito da Faculdade de Educao da Universidade de Campinas e pesquisador do CNPq. <saviani@globo.com> 2 A hoje Escola Politcnica de Sade Joaquim Venncio se chamava, at 1989, Politcnico da Sade Joaquim Venncio, denominao mantida do texto original.

Trabalho, Educao e Sade, 1(1):131-152, 2003

152

Dermeval Saviani

Referncias

BRASIL. 1971. Lei 5.692, de 11 de agosto de 1971, que fixa diretrizes e bases para o ensino de 1o e 2o graus e d outras providncias. Dirio Oficial da Unio. Braslia, v.1, p. 6.377, de 12/08/71. MANACORDA, Mario A. 1964. Il marxismo e leducazione. Roma: Armando Armando. ___ . 1991. Marx e a pedagogia moderna. So Paulo: Cortez/Autores Associados. MARX, Karl. 1968. O Capital. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira. ___ . 1973. Contribuio para a crtica da economia poltica. Lisboa: Estampa. PISTRAK, Moisei M. 1981. Fundamentos da escola do trabalho. So Paulo: Brasiliense.

ROUSSEAU, Jean J. 1976. Du Contrat Social. Paris (Mayenne): Aubier Montaigne. SAVIANI, Dermeval. 1989. Sobre a concepo de politecnia. Rio de Janeiro: EPSJV/ Fiocruz. ___ . 1991. Educao e questes da atualidade. So Paulo: Cortez/Livros do Tatu. ___ . 1994. O trabalho como princpio educativo frente s novas tecnologias. In: FERRETTI, Celso J. et al. (orgs.) Novas tecnologias, trabalho e educao: um debate multidisciplinar. Petrpolis: Vozes. TAYLOR, Frederick W. 1968. Princpios de administrao cientfica, trad. brasileira, 5a. ed. So Paulo: Atlas.

Trabalho, Educao e Sade, 1(1):131-152, 2003

Potrebbero piacerti anche