Sei sulla pagina 1di 16

GNERO, AGRICULTURA FAMILIAR E (RE)ORGANIZAO DO ESPAO RURAL EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE MINAS NOVAS E CHAPADA DO NORTE VALE DO JEQUITINHONHA/MG/BRASIL1 Maria

a Aparecida dos Santos Tubaldini Universidade Federal de Minas Gerais ubaldini1@uol.com.br Raphael Fernando Diniz Universidade Federal de Minas Gerais raphaelfdiniz@yahoo.com.br Eje temtico: Poblacin, gneros e identidades culturales: Grupos y prcticas culturales; identidades; imaginarios y representaciones; movimientos migratorios; impactos de la movilidad Resumo Este artigo enfoca o trabalho feminino em comunidades rurais quilombolas nos municpios de Minas Novas e Chapada do Norte, Vale do JequitinhonhaMG/BR, destacando a rotina de servios na roa, em casa e em hortos domsticos. Noes tericas sobre comunidades e metodologia qualitativa como instrumento de coleta de informaes privilegiam a oralidade como forma de entendimento dos objetivos propostos. Busca-se analisar a identidade e o papel da mulher na manuteno das tradies culturais quilombolas, na preservao de sementes crioulas para os cultivos de alimentos e no mantenimento da sabedoria tradicional camponesa sobre a medicina popular. Observou-se que tem ocorrido um expressivo crescimento no fluxo de mulheres migrando para a colheita de caf em outros estados do Brasil, contribuindo para o sobretrabalho e ameaa manuteno da cultura e dos plantios nas roas e quintais. Percebeu-se que alm da seca que afeta a produo agrcola nas comunidades e impulsiona o xodo rural, a nova forma de migrao sazonal camponesa, incluindo agora as mulheres, tambm tem se tornado um grande entrave agregao da famlia. O trabalho feminino, entretanto, ainda preserva os laos de solidariedade tpicos de sociedades afrodescendentes, contribuindo para a agregao da famlia e continuidade das razes culturais da comunidade.
1

Trabalho desenvolvido no mbito do projeto: Estudo de gnero em Comunidades Remanescentes de Quilombos: O Trabalho das Mulheres nas Comunidades de Pinheiros e Moa Santa, manuteno cultural e diversidade Minas Novas e Chapada do Norte/MG, com apoio financeiro da FAPEMIG e desenvolvido no Laboratrio de Pesquisas Terra & Sociedade, Ncleo de Estudos em Geografia Agrria e Agricultura Familiar do IGC/UFMG.

Palavras-chave: Gnero e Agricultura Familiar, Comunidades Remanescentes de Quilombos,Vale do Jequitinhonha.


Conta, canta contador, Conta a histria que eu pedi Dizem que o Jequi tem onha, Conta as onhas do jequi2 (GONZAGA MEDEIROS, Poeta do Vale do Jequitinhonha)

Introduo Estudos cientficos tm demonstrado que a agricultura familiar representa, atualmente, um inestimvel papel para o desenvolvimento econmico do Brasil, principalmente pelo fato de que grande parte dos alimentos consumidos no pas produzida pelo trabalho dos agricultores familiares (SABOURIN, 2007; BUAINAIN et al., 2003). Ademais, constata-se que a agricultura familiar responde pela fixao de relativa parcela da mo de obra no campo, como vem tambm contribuindo para a construo de um novo paradigma de produo agrcola no espao rural brasileiro, a agricultura agroecolgica. No entanto, ao passo que diversas pesquisas so realizadas com enfoques nos aspectos econmicos, agronmicos e sociais da agricultura familiar, percebe-se que ateno menor tem sido dada a uma compreenso mais aprofundada das questes que envolvem as relaes de gnero e a agricultura familiar. Dentre os poucos trabalhos j realizados neste mbito, merecem destaque os estudos de Heredia e Cintro (2006) e Bruschini, Lombardi e Unbehaum (2006), os quais enfatizam questes como os avanos e os desafios das polticas pblicas no campo e os impedimentos para o acesso das mulheres a programas de desenvolvimento rural, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar PRONAF. No Vale do Jequitinhonha/MG, regio de expressivos contrastes na literatura cientfica, ora conhecida pela exuberncia de sua rica formao biogeogrfica, com ecossistemas de Cerrado, Mata Atlntica, Caatinga e Veredas (SAINT HILAIRE, 1938; SPIX & MARTIUS, 1981), ora retratada em estudos como uma regio economicamente deprimida (CODEVALE, 1973, 1991; FJP, 1988, 2000), a agricultura familiar tem resistido durante dcadas
2

Reza a lenda que o nome do rio Jequitinhonha e, por conseguinte, do Vale originou-se dos indgenas que habitavam a regio. Os povos primitivos do Vale usavam o "jequi", uma espcie de armadilha, para capturar peixes, os quais eram chamados de onhas. Os ndios lanavam o jequi no rio durante o entardecer e, pela manh do dia seguinte, os mais velhos da tribo pediam para os mais novos: "Vai menino, vai ver se no jequi tem onha".

aos constantes avanos da monocultura do eucalipto e escassez de polticas pblicas voltadas para o pequeno produtor rural. A manuteno da agricultura familiar nos territrios rurais do Vale do Jequitinhonha s possvel graas a uma combinao de fatores migrao sazonal camponesa, trabalho feminino, preservao dos conhecimentos tradicionais, ao de ONGs, dentre outros que permitem s famlias camponesas manter a reproduo socioespacial de seus membros no campo, ainda que com grandes dificuldades produzidas pela escassez de chuvas e pela desterritorializao provocada pelas florestas de eucaliptos. Diante desta constatao, o presente artigo procura realizar um estudo acerca das relaes de gnero em Comunidades Remanescentes de Quilombos do Vale, buscando identificar a importncia do trabalho feminino para a agregao da famlia e da comunidade, para a preservao dos saberes tradicionais e para a manuteno das tradies culturais quilombolas. Buscamos tambm avanar em anlises preliminares j realizadas sobre as relaes de gnero em comunidades quilombolas do Vale, como em Tubaldini, Diniz e Silva (2010) e Diniz, Tubaldini e Silva (2010). Acredita-se que a realizao de estudos como este representa um inegvel papel na construo de novos conhecimentos acerca da importncia das relaes de gnero na agricultura familiar e, principalmente, na (re)organizao do espao rural em Comunidades Remanescentes de Quilombos do Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais. Metodologia A metodologia que norteia a pesquisa essencialmente qualitativa, trabalhando informaes obtidas em campo atravs de entrevistas semiestruturadas concedidas pelas agricultoras quilombolas. Foram estudadas 10 (dez) comunidades rurais nos municpios de Minas Novas e Chapada do Norte, no Vale do Jequitinhonha/MG, a saber: Macuco, Pinheiros e Mata Dois (Minas Novas); Gravat 1, Moa Santa, Crrego Santa Rita, Crrego dos Gamelas, Paiol, Cuba e Misericrdia (Chapada do Norte). As comunidades de Minas Novas, juntamente com Gravat 1, esto reunidas em torno da Associao Comunitria Unio Quilombola do Macuco. J Moa Santa, Crrego Santa Rita, Crrego dos Gamelas e Paiol fazem parte da

Associao Comunitria Unio Quilombola de Moa Santa, enquanto que Cuba e Misericrdia esto vinculadas a duas outras associaes em Chapada do Norte. Ressalta-se que todas so reconhecidas pela Fundao Cultural Palmares FCP como Comunidades Remanescentes de Quilombos. Os trabalhos de campo ocorreram nos anos de 2009 e 2010, nos quais foram realizadas entrevistas semi-estruturadas junto s agricultoras quilombolas e s lideranas locais, objetivando compreender as questes que envolvem, atualmente, as relaes de gnero no mbito da agricultura familiar nestes ncleos afrodescendentes. Por meio destas entrevistas foi possvel tambm catalogar espcies vegetais utilizadas na medicina popular quilombola e identificar os manejos e as prticas tradicionais da agricultura familiar. Foram feitos registros iconogrficos fotografias e croquis dos agroecossistemas cultivados pelas mulheres em hortos domsticos e nas roas, de onde se retiram os alimentos consumidos pelas famlias e rendas extras advindas da comercializao dos cultivos em feiras livres na zona urbana de seus respectivos municpios. O trabalho feminino, bem como as manifestaes culturais nas danas e cantigas foram tambm registrados por fotografias. Destaca-se ainda que as etapas metodolgicas contemplaram a elaborao de uma reviso bibliogrfica sobre noes tericas de comunidades, a fim de compreender melhor a realidade emprica pesquisada nos territrios quilombolas. Noes tericas de comunidades O territrio no Alto Vale do Jequitinhonha, enquanto distribuio dos agricultores no espao geogrfico, normalmente est associado noo de comunidades rurais que, em grande parte, so nomeadas de acordo com a toponmia local dos crregos que cortam as terras camponesas. Com dimenses variadas, as comunidades rurais (quilombolas e no-quilombolas) possuem uma organizao interna pautada na propriedade individual (de uso exclusivo da famlia) e coletiva da terra, esta evidenciada pelas roas comunitrias, nas quais um grupo de agricultores planta e colhe alimentos em espaos de cultivos comuns.

A respeito deste uso singular da terra, GALIZONI et al. (2002, p. 12) colocam:
O sentido de pertencimento ao territrio vem da ascendncia, do convvio e da parentela, que se unificam sobre uma terra que todos, em maior e menor grau, conservam certos direitos comuns. Assim a terra da comunidade efetiva e permite o exerccio dos direitos derivados da ancestralidade: poder coletar lenha e frutos com liberalidade, ter acesso exclusivo ou cesso parcial privilegiada de um determinado barreiro ou nascente, dispor de madeiras - paus-decerne - que podem ser cedidas ou recebidas nas reas mais privativas daquela comunidade.

Entretanto, h a necessidade de se tentar clarear o conceito de comunidade e comunidade rural, uma vez que estes termos so recorrentemente utilizados no presente trabalho. Ademais, este esclarecimento torna-se pertinente na medida em que, principalmente a partir da dcada de 1970, o termo comunidade reaparece atravs da participao de grupos ligados Igreja Catlica, com a formao das Comunidades Eclesiais de Base CEBs3. Este movimento contribuiu para a (re)organizao dos agricultores familiares na luta por seus direitos atravs da formao de comunidades rurais e associaes, como o caso do Vale do Jequitinhonha, e, dentro deste contexto, o municpio de Minas Novas, onde esto inseridas as comunidades rurais quilombolas alvo deste estudo. O emprego do termo Comunidade4 no recente, mas continua recorrentemente sendo utilizado e vem ganhando cada vez mais diferentes significados. Entretanto, o mais comum a sua utilizao para identificar grupos de pessoas que tm em comum uma caracterstica relevante. Desta forma, normal encontrarmos o seu emprego em denominaes relacionadas
3

Comunidades Eclesiais de Base - As CEBs so grupos formados por leigos que se multiplicam pelo pas aps a dcada de 1960, sob a influncia da Teologia da Libertao. Sua idealizao se deve ao ento cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro, dom Eugnio Sales, integrante da corrente catlica mais conservadora. Com o decorrer do tempo, principalmente frente as injustias e perseguies a movimentos reivindicatrios durante o Regime Militar, as CEBs vinculam o compromisso cristo luta por justia social e participam ativamente da vida poltica do pas. Um dos principais tericos do movimento o ex-frade brasileiro Leonardo Boff. Apesar do declnio que experimentam nos anos 90, continuam em atividade milhares de ncleos em todo o pas. Fonte: http://www.portalbrasil.net/religiao_catolicismo.htm Acessado em: 15 de outubro de 2009. 4 Atualmente o termo comunidade empregado em diversas cincias (sociologia, psicologia, geografia, filosofia, etc.), e em inmeras situaes e ambientes sociais: no meio urbano em vilas e favelas; no meio rural; em grupos sociais e culturais (funk, samba, cinfolos, etc); atividades (pescadores, artesos, catadores, extrativistas); grupos tnicos e religiosos (judeus, indgenas, quilombolas); comunidades virtuais na web, entre outras. Para este estudo, contudo, ser abordado apenas o conceito de comunidade e comunidades rurais dentro da sociologia e da geografia rural.

etnia, religio, nacionalidade, ocupao, entre outros. Dentro da sociologia, diversos autores consideram que o conceito de comunidade no um modelo terminado, e que est em um constante processo de transformao e readaptaes. Conforme Peixoto (2006), a comunidade seria constituda a partir da unio das vontades individuais, ou seja, representa o predomnio do ns sobre o eu. Sendo assim, a comunidade teria suas principais expresses simbolizadas atravs da famlia, da religio, da nao e da etnia. Outro autor clssico recorrentemente citado em trabalhos envolvendo comunidade e sociedade Ferdinand Tnnies, socilogo Alemo da segunda metade do sculo XIX e incio do sculo XX. Conforme Brancaleone (2008) e Peixoto (2006), comunidade para Tnnies pode ser definida como sendo um grupo social caracterizado pelo envolvimento de seus membros com pessoas completas, unidas pelo compartilhamento de sentimentos e emoes e vivendo de forma ntima, privada e exclusiva. Dentro deste contexto, a comunidade pode ser representada pela famlia, pelos grupos de vizinhana, pela aldeia rural, etc. Vale ainda destacar que, para Tnnies, o conceito de comunidade no pode ser confundido ao de sociedade ou associao, os quais referemse a um envolvimento com pessoas a partir de papis parciais e especficos, condicionados por um acordo racional de interesses no mbito de uma vida pblica, onde os indivduos ingressam de forma consciente e deliberada (PEIXOTO, 2006, p.5). Trazendo estas consideraes para a realidade das comunidades rurais quilombolas estudadas, embora o esprito comunitrio entre os moradores delas seja forte, com os laos de amizade, solidariedade e parentesco, nem todos os membros participam da associao comunitria formada pelas quatro comunidades rurais em questo, que uma entidade jurdica e registrada, contendo estatuto e regulamentos. O conceito de comunidade quilombola no Brasil relaciona-se ao campesinato negro habitante dos sertes, das serras e dos vales interioranos, com predominncia de populaes de matriz africana residindo em seu territrio, as quais em tempos anteriores resistiram bravamente opresso e explorao do sistema poltico-econmico das elites governantes do pas.

O Contexto Geogrfico das Comunidades Estudadas: a dura realidade de vida das mulheres quilombolas As comunidades estudadas so compostas por residncias construdas com paredes de adobe, telhado em estilo colonial, havendo em mdia trs a quatro cmodos por casa. As moradias so desprovidas de saneamento bsico, sendo o esgoto domstico destinado s fossas negras e a gua para o consumo familiar retirada de poos artesianos comunitrios e/ou cisternas feitas para a captao de gua da chuva. O acesso s comunidades e s propriedades camponesas , em grande parte, precrio, com estradas no pavimentadas, repletas de buracos e muita lama no perodo das chuvas, o que as torna muitas vezes inacessveis ao trfego de automveis. Acrescenta-se ainda que o acesso s moradias camponesas torna-se mais difcil quando as residncias so construdas nas vertentes ngremes dos morros que formam as serras suavemente onduladas da regio, o que muito comum no territrio em estudo. O regime climtico nas comunidades caracterizado por duas estaes tipicamente definidas: um vero chuvoso, com chuvas concentradas em poucos meses do ano geralmente entre novembro a maro, e um inverno seco, com longos perodos de estiagens. A rede hidrogrfica at dcadas atrs era caracterizada por uma densa rede de crregos que margeavam os vales encaixados entre as ngremes vertentes das comunidades. Entretanto, hoje poucos crregos ainda permanecem perenes durante o ano, fato que se acredita estar intimamente ligado ao antrpica, como desmatamentos nas reas de nascentes, queimadas, extrao de pedras preciosas e ao plantio de eucalipto nas unidades geomorfolgicas das chapadas. J os solos so caracterizados por possurem ndices baixos e mdios de fertilidade, sendo os mais frteis encontrados na plancie de inundao dos crregos e os menos frteis nas chapadas e em suas vertentes. So comunidades que se caracterizam por um elevado fluxo populacional de homens que migram sazonalmente para o corte da cana e para a colheita de caf no interior dos estados brasileiros, um fenmeno caracterstico de grande parte dos territrios rurais do Vale do Jequitinhonha. A partir desta breve caracterizao geogrfica nota-se, de antemo, que o trabalho feminino encontra srias limitaes no territrio rural das

comunidades quilombolas, o que agravado ainda mais com os crescentes ndices de migrao sazonal de mulheres para a colheita do caf, como ser visto a seguir.
Aqui tanta coisa pra agente preocupar, que aqui assim: comea o dia e a menina sai... comea o dia e eu tenho que fazer de tudo, que eu cuido de boi, eu cuido de galinha, eu lavo vazia, eu fao almoo... Que quando onze horas os menino vai pra escola, eu tenho que arrumar a cozinha de novo, eu tenho que lavar roupas... eu tenho que dar conta da janta, tenho que cuidar dos trs netos que mora mais eu...tem o outro menino, da vizinha ali de cima que foi pro caf, que mora mais eu, t aqui com nis... eu tenho que cuidar de tudo...e a vem a doena e eu fico mais preocupada... Meu marido sai pro caf tambm, e eu quem cuida de tudo... (Agricultora Quilombola, 57 anos, Comunidade Remanescente de Quilombos de Moa Santa, Chapada do Norte, Vale do Jequitinhonha/MG, 2009)

As Vivas de Maridos Vivos: o trabalho feminino nas comunidades durante a migrao sazonal masculina Os territrios estudados so expressivamente caracterizados pelo grande nmero de homens que migram sazonalmente para o corte de cana no interior de estados como So Paulo, Bahia e Mato Grosso, e para a colheita do caf em cidades do interior de Minas Gerais. Dentre as principais razes que justificam a migrao sazonal camponesa, destacam-se a ausncia de emprego remunerado no campo e nas zonas urbanas vizinhas, alm das constantes perdas agrcolas provocadas pelos longos perodos de estiagem. Os homens que migram geralmente j esto na idade adulta, mas tem sido muito comum a sada de jovens a partir de 16 anos, j que as condies para se garantir a reproduo socioespacial das famlias camponesas tm sido cada vez mais limitadas. O perodo de tempo que a mo de obra masculina chega a permanecer fora da comunidade geralmente varia entre 7 (sete) a 9 (nove) meses, o que justifica o nome popular dado s esposas dos agricultores migrantes: vivas de marido vivo. Durante todo o perodo em que os homens esto migrando, cabe a suas mulheres a realizao de todos os trabalhos na propriedade, desde o cuidado com os plantios dos hortos domsticos e da roa at a construo de cercas, currais e moradias (FIG. 1).

Figura 1: Mulher quilombola no trabalho da construo civil: a escassez de mo de obra masculina no campo obriga as mulheres a realizarem inmeros e diversificados trabalhos nas propriedades rurais. Comunidade Quilombola do Crrego dos Gamelas, Municpio de Chapada do Norte, Vale do Jequitinhonha/MG, 2009. Fonte: DINIZ, R.F.

Para garantir a reproduo socioespacial da famlia durante o ano, as mulheres cultivam em hortos domsticos uma variedade muito expressiva de cultivos alimentares, como milho, feijo andu, feijo de corda, cana, fava, frutferas e hortalias, alem de criarem pequenos animais, como porcos, aves e bovinos. A criao destes animais, alm de fornecerem alimentos e renda aos agricultores, representa tambm um relevante papel nos manejos com os agroecossistemas cultivados nas roas e nos hortos domsticos, uma vez que se tornam importantes fontes de adubo orgnico para o solo. Para exemplificar a (bio)diversidade dos cultivos nestes agroecossistemas, foram registradas fotografias (FIG. 2 e 3) dos plantios, os quais so cultivados atravs de princpios da agroecologia, como sistemas de policultivos, uso de adubao orgnica (FIG. 4) e preservao da vegetao rasteira como estratgia de proteo do solo (FIG. 5).

Figura 2: Horto domstico cultivado na Figura 3: Horto domstico cultivado na Comunidade Quilombola de Pinheiros: cultivo de Comunidade Quilombola de Gravat 1: cultivo de cereais, leguminosas e frutferas. Municpio de frutferas e hortalias. Municpio de Chapada do Minas Novas, Vale do Jequitinhonha/MG, 2009. Norte, Vale do Jequitinhonha/MG, 2009. Fonte: Fonte: DINIZ, R. F. DINIZ, R. F.

Figura 5: Cobertura morta do solo: manejo Figura 4: Manejo Agroecolgico em quintal de agroecolgico utilizado para evitar perda excessiva propriedade quilombola na comunidade Pinheiros: de adubo orgnico produzido a partir de vegetao gua em perodos de estiagem. Comunidade Quilombola de Pinheiros, Municpio de Minas rasteira disposto em formato longitudinal, as leiras. Novas, Vale do Jequitinhonha/MG, 2009. Fonte: Municpio de Minas Novas, Vale do DINIZ, R. F. Jequitinhonha/MG, 2009. Fonte: DINIZ, R. F.

Alm das fotografias, os hortos domsticos foram tambm registrados em croquis, como na figura a seguir (FIG. 6), na qual pode-se ter uma noo do arranjo espacial dos cultivos. Para a manuteno dos cultivos, muitas mulheres contam com a ajuda do trabalho dos filhos jovens, os quais continuam residindo na comunidade por no poderem migrar devido pouca idade (como pode ser observado na FIG. 3, onde se v uma criana molhando as hortalias num quintal). Constatou-se que alem dos cultivos alimentares, as mulheres cultivam tambm diversas espcies vegetais de uso medicinal, como alecrim, angico, arruda, boldo, galuna, quina de papagaio, unha danta, barbatimo, dentre outras inmeras espcies catalogadas em nossas pesquisas. Os conhecimentos acerca dos usos medicinais destas plantas so passados de gerao para gerao, tendo as mulheres o papel de guardis dos saberes tradicionais quilombolas. Destaca-se que grande parte cultivos so plantados atravs da manuteno de sementes crioulas, como do feijo andu, da fava, de hortalias e de frutferas. A preservao destes materiais genticos de responsabilidade tambm das mulheres, que guardam a cada colheita as sementes para o plantio dos cultivos do ano seguinte. Entretanto, constatou-se que para outros cultivos, como do milho e de abboras, as sementes utilizadas so hbridas, o que tem representado uma ameaa constante preservao da variabilidade gentica dos cultivos alimentares dos agricultores quilombolas. Acrescenta-se ainda que a preservao destes agroecossistemas tem sido cada vez mais ameaada pela migrao sazonal. Constatou-se que nos

ltimos anos tem ocorrido um elevado fluxo de mulheres migrando em busca de trabalho, principalmente na colheita de caf no interior de Minas Gerais. A migrao sazonal feminina um fenmeno recente e resultado do expressivo corte na oferta de emprego aos homens na colheita da cana em So Paulo 5, o que implica na queda dos rendimentos do ncleo familiar e no agravamento do quadro econmico dos camponeses quilombolas.
Aqui poucas mulheres [que permanecem na comunidade] ... aqui em Moa Santa, Paiol, tudo to migrano pra So Paulo, s fica mesmo aqui olha...ficou eu, minha cunhada ... aqui o mximo que pode ficar 40% das mulheres. (Agricultora Quilombola, lder comunitria na Comunidade de Moa Santa, Chapada do Norte, Vale do Jequitinhonha/MG, 2009).

Vale tambm ressaltar que a migrao sazonal feminina tem contribuio muito significativa no sobretrabalho da mulher, uma vez que, ao retornarem para suas comunidades, cabe a elas a realizao de todos os servios deixados por fazer no perodo em que estavam fora de casa. Sendo assim, constatou-se que a rotina diria de trabalho das mulheres migrantes tem sido muito intensa durante os meses em que retornam para suas moradias, o que j tem causado srios problemas de sade s chefes de famlia. Alm dos trabalhos a serem realizados nas propriedades, constatou-se que muitas mulheres cuidam tambm de inmeras crianas que permanecem nas comunidades quando os pais e as mes migram juntos para o trabalho sazonal. Na comunidade de Moa Santa, a lder comunitria chegou a afirmar que em 2008 recebeu em sua residncia cerca de 8 (oito) crianas que ficaram rfs durante o perodo em que seus pais migravam para o corte de cana e a colheita do caf. J as mulheres idosas, as quais tem (re)conquistado o reconhecimento dentro do mbito familiar e da comunidade por se tornarem arrimos de famlias com o salrio de suas aposentadorias, mesmo com toda dificuldade enfrentada pelas limitaes da idade, ainda desempenham importantes trabalhos

A diminuio na oferta de empregos no corte da cana em So Paulo se deve Lei 11.241, de 19 de setembro de 2002, que dispe sobre a eliminao gradativa da queima da palha da cana-de-acar. Sem a queima, os grandes produtores de cana so obrigados a substituir o corte manual pelo uso de mquinas. Para mais informaes, consultar: http://www.al.sp.gov.br/legislacao/norma.do?id=217

Figura 6: Horto domstico cultivado em propriedade quilombola da comunidade do Macuco, Municpio de Minas Novas, Vale do Jequitinhonha/MG, 2009. Autor: DINIZ, R. F.

para a agregao da famlia camponesa e para a manuteno dos agroecossistemas de cultivos alimentares. Destaca-se tambm que as relaes socioculturais estabelecidas dentro das comunidades quilombolas mesclam, hoje em dia, prticas tpicas do matriarcalismo com alguns fortes resqucios de patriarcalismo. Assim, a autoridade do pai, perdida no tempo em que o homem sai para a migrao sazonal, retorna para ele quando de sua volta para casa, tornando-se novamente o chefe da famlia e o responsvel pelas decises mais importantes sobre a roa, a propriedade e as criaes. Alm disso, muitas mulheres ao se casarem mudam-se para a propriedade de seus maridos, mesmo que eles ainda no tenham construdo uma moradia, indicando, dessa forma, o papel de submisso feminina autoridade do homem nas comunidades quilombolas.
Eles pensa que se eu morar do terreno da mui o povo vai falar que eu no pude levar pro meu, no pude fazer minha casa... Aqui de jeito nenhum a gente [as mulheres] pode ter uma casa antes de a gente casar, pode ter, mas o homem no vai l dentro, racismo...eu por exemplo, nis morava numa casa de meu irmo que ele deu pra mim, era de quatro cmodos, enorme, ele [o marido] no quis de jeito nenhum, morou um ano, quis morar na casa que ele fez... (Agricultora Quilombola, 25 anos, Comunidade Remanescente de Quilombos do Macuco, Minas Novas, Vale do Jequitinhonha/MG, 2009)

Algumas vezes, para as mulheres que convivem em um sistema patriarcal muito arraigado na cultura familiar, esta autoridade do marido chega at a afetar sua liberdade, impedindo-a inclusive de trabalhar.
Eu no sei porque eu t trabalhano como agente de sade no, porque eles [os homens] no deixam no, os homes no deixa a mulher trabalhar no, porque, tipo assim, um racismo que eles tem de achar que, se trabalhar, fulano l vai achar que eu [o marido] no t dano conta de tratar da mulher, a no deixa [as mulheres] trabalhar... quase todas comunidades aqui assim, eles [os maridos] no gosta que [a mulher] trabalha.... eu mesma tenho trs irm que casaram e as mulheres deles s vivem dentro de casa...porque os outro vo achar que eles no to dano conta de tratar... (Agricultora Quilombola, 25 anos, Comunidade Remanescente de Quilombos do Macuco, Minas Novas, Vale do Jequitinhonha/MG, 2009)

Entretanto, as relaes entre gnero no so estticas e imutveis, mas sim dinmicas e em constante transformao. Neste sentido, percebe-se que diversas mudanas j so observadas na vida e no papel das mulheres jovens dentro das comunidades e em seus ncleos familiares, podendo algumas delas agora estudar, trabalhar fora da comunidade e ser responsveis por decises da propriedade que antes eram restritas autoridade do homem.

Em relao ao acesso aos seus direitos como cidads e como agricultoras rurais, constatou-se que foram poucas as mulheres que conseguiram receber o salrio maternidade ou adquiriram emprstimos pelo programa federal do Pronaf Mulher. Este fato se deve principalmente ausncia de documentaes como registro de identidade (RG), Cadastro de Pessoas Fsicas (CPF) e at mesmo de ttulos da propriedade da terra onde residem. Cabe ainda ressaltar, que a falta de informao sobre o direito de recebimento destes benefcios tambm contribuiu relevantemente para que muitas mulheres deixassem de ter acesso s conquistas que vem tendo nas ltimas dcadas. Por fim, destaca-se que a importncia da mulher para a famlia e para a comunidade vai muito alm do que se constatou at aqui. No que diz respeito manuteno das tradies culturais afrodescendentes, percebeu-se que de responsabilidade das mulheres a preservao e o ensinamento das danas e dos cantos tradicionais de sua cultura. Nestas danas, as letras das msicas tocadas referem-se a animais tpicos das matas nativas das comunidades, como o Curiango (FIG. 7) e o Dudu, e as mulheres, ao danarem, encenam os movimentos destes animais nas matas.

Figura 7: Dana do Curiango: Tradicional dana encenada somente por mulheres. Comunidade Remanescente de Quilombos de Moa Santa, Chapada do Norte, Vale do Jequitinhonha/MG. Fonte: DINIZ, R. F.

Alm disso, em perodos de festividades nas comunidades, cabe elas a preparao dos pratos tpicos (FIG. 8 e 9), chamados popularmente de quitandas, a serem servidos e leiloados nas celebraes.

Figura 8: Tradicional requeijo moreno produzido Figura 9: Mulheres carregando bacias com nas comunidades quilombolas de Chapada do Norte quitandas para festa em tradicional celebrao e Minas Novas. Comunidade Remanescente de festiva no encontro de comunidades quilombolas. Quilombos do Crrego Santa Rita, Chapada do Comunidade Remanescente de Quilombos dos Norte, Vale do Jequitinhonha/MG, 2009. Fonte: Alves, Chapada do Norte, Vale do DINIZ, R. F. Jequitinhonha/MG, 2009. Fonte: DINIZ, R. F.

Consideraes Finais A partir do presente trabalho, constatou-se o relevante trabalho desenvolvido pelas mulheres nas comunidades quilombolas de Chapada do Norte e Minas Novas, assumindo um papel de protagonistas na dinmica dos processos socioeconmicos e culturais que vem ocorrendo nestes territrios rurais caracterizados pela expressiva migrao da mo de obra masculina. Os trabalhos por elas realizados contribuem para o fortalecimento e agregao da famlia camponesa, para manuteno dos cultivos em hortos domsticos e nas roas e para a gerao de renda atravs da comercializao do excedente das colheitas em feiras livres de seus respectivos municpios. Alm disso, ressalta-se que a preservao dos conhecimentos tradicionais sobre a medicina popular quilombola, a produo de comidas tpicas, as danas e os cantos de roda so trabalhos realizados pelas mulheres que adquirem fundamental importncia para a manuteno da matriz cultural afrodescendente destas comunidades. Deste modo, o trabalho feminino nas Comunidades Remanescentes de Quilombos representa, cada vez mais, um inestimvel valor para a agregao da famlia e das comunidades, alm de manter viva a tradio sociocultural guardada h geraes pelos antigos moradores destes ncleos de resistncia da cultura afrodescendente no pas.
Referncias Bibliogrficas BRUSCHINI, C.; LOMBARDI, M. R. ; UNBEHAUN, S. Trabalho, renda e polticas sociais: avanos e desafios. In: O Progresso das Mulheres no Brasil. Braslia: UNIFEM; FUNDAO FORD; CEPIA. 2006. Disponvel em: http://www.generoracaetnia.org.br/publicacoes/Progresso%20das%20Mulheres-BR.pdf Acesso em 30/07/2009. BRANCALEONE, C. Comunidade, Sociedade e Sociabilidade: Revisitando Ferdinand Tnnies. Revista de Cincias Sociais, Fortaleza, v. 39, p. 98-104, 2008. BUAINAIN, A. M.; ROMEIRO, A. R.; GUANZIROLI, C. Agricultura Familiar e o Novo Mundo Rural. In: Sociologias, Porto Alegre, ano 5, n 10, jul/dez 2003. p. 312-347 CODEVALE. Levantamentos bsicos preliminares do Vale do Jequitinhonha. Belo Horizonte: CODEVALE.1973

_________. Breve caracterizao scio-econmica do Vale do Jequitinhonha. Belo Horizonte: CODEVALE. 1991 DINIZ, R. F.; TUBALDINI, M. A. S., SILVA, L. M. da. Gnero e Etnobiodiversidade: o trabalho da mulher na agroecologia em comunidades quilombolas de Minas Novas e Chapada do Norte - Vale do Jequitinhonha/MG. In: V Simpsio Regional de Etnobiologia e Etnoecologia/Sudeste e I Encontro Mineiro de Etnobiologia e Etnoecologia/Sudeste, 2010, Viosa. Viosa: Universidade Federal de Viosa, 2010. GALIZONI, F. M., RIBEIRO, E. M., SILVESTRE, L. H. A. Comunidades rurais e recursos comuns nas chapadas do alto Jequitinhonha, Minas Gerais. Pesquisa financiada pelo CNPq (AF 520792/01-7) e Fapemig (SHA 941/02) Lavras/MG. 2002. HEREDIA, Beatriz Maria Alsia de; CINTRO, Rosngela Pezza. Gnero e acesso a polticas pblicas no meio rural brasileiro. In: O Progresso das Mulheres no Brasil. Braslia: UNIFEM; FUNDAO FORD; CEPIA. 2006. Disponvel em: http://www.generoracaetnia.org.br/publicacoes/Progresso%20das%20Mulheres-BR.pdf Acesso em 30/07/2009. FUNDAO JOO PINHEIRO FJP. Plano Diretor para o Vale do Jequitinhonha. Belo Horizonte: FJP. 1988 _______________________________Diagnstico das condies scio-econmicas dos municpios mineiros. Belo Horizonte: FJP, 2000.

PEIXOTO, Srgio Elsio. Comunidade e Desenvolvimento Agrcola. Ncleo de estudos ambientais e rurais (NUCLAER) UFBA. Disponvel em http://www.twiki.ufba.br/twiki/pub/Nuclear/Artigo2/artigo.pdf - acessado em 09 de outubro de 2009.
SABOURIN, Eric. Que poltica pblica para a Agricultura Familiar no segundo Governo Lula? In: Sociedade e Estado, Braslia, v. 22, n. 3, p. 715-751. Set/dez. 2007 SAINT-HILAIRE, Auguste de. Viagem pelas provncias de Rio de Janeiro e Minas Geraes. Traduo de Clado Ribeiro de Lessa. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1938. 378 p. Ttulo original: Voyage dans le provinces de Rio de Janeiro et de Minas Geraes. SPIX, Johan Baptist Von & MARTIUS, Karl Friedrich Phillip Von. Viagem pelo Brasil (1817-1820). Traduo de Lcia Furquim Lahmeyer. Belo Horizonte: Itatiaia, 1981. 389 p. Ttulo original: Reise in Brasilien. TUBALDINI, M. A. dos S.; DINIZ, R. F. e SILVA, L. M. da. A Importncia do Trabalho Feminino para a Manuteno da Agricultura Familiar nas Comunidades Quilombolas de Minas Novas e Chapada do Norte Vale do Jequitinhonha/MG. In: SEMINRIO VISES DO VALE, 5., 2010, Belo Horizonte. [Anais eletrnicos...] Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2010.

Potrebbero piacerti anche