Sei sulla pagina 1di 18

CEFET-RN / Curso Superior de Tecnologia em Automao Industrial / Redes Industriais Aula 06

Famlia de Protocolos da Allen Bradley Protocolos Abertos


Ethernet/IP ControlNet DeviceNet Foundation Fieldbus

Protocolos Proprietrios
RIO : Universal Remote I/O DH-485 : Data HighWay 485 DH+ : Data HighWay Plus

Controlar, Configurar e Coletar Uso do CIP Control and Information Protocol Arquitetura Produtor/Consumidor

1. A Allen Bradley, uma empresa do grupo Rockwell Automation, oferece uma arquitetura integrada de rede viabilizando um eficiente fluxo de informaes e dados em todos os nveis da automao industrial. 2. So disponibilizados protocolos abertos para os nveis de dispositivos, controle e informao com possibilidade de combinaes sem sacrifcio de desempenho. 3. Protocolo aberto significa que as especificaes e tecnologia no so gerenciadas ou controladas pela Rockwell Automation. Estas solues so um avano dos antigos protocolos de comunicao proprietrios da Rockwell. 4. Com esta arquitetura possvel: Controlar: Estipulando transferncia de dados em vrios mtodos com selecionveis taxas de atualizao de E/S, entradas compartilhadas, mensagens multicast e ponto a ponto e intertravamentos entre controladores. Configurar: Viabilizando a configurao de todos os dispositivos da rede de qualquer localizao. Coletar: Estipulando uma soluo para visualizao de dados em IHMs, com grficos de tendncias e anlises de dados para manuteno e soluo de problemas.

CEFET-RN / Curso Superior de Tecnologia em Automao Industrial / Redes Industriais Aula 06

Famlia de Protocolos da Allen Bradley

Information

Automation and Control

DH+ DH485 RIO

Discrete Device

Process Device

1. A figura mostra trs nveis de um sistema de automao industrial onde podemos localizar as solues propostas pela Rockwell. 2. No nvel inferior, o cho de fbrica, o protocolo DeviceNet possibilita a interligao de dispositivos com informaes discretas enquanto que a instrumentao de processo faz uso do Foundation Fieldbus. 3. No nvel intermedirio, os CLPs, IHMs e PCs fazem uso do protocolo ControlNet, onde antes a Rockwell tinha como soluo os protocolos Data Highway Plus e Data Highway 485. 4. No nvel superior ou de informao proposta a utilizao do protocolo Ethernet/IP.

CEFET-RN / Curso Superior de Tecnologia em Automao Industrial / Redes Industriais Aula 06

DeviceNet Caractersticas
Rede para interligao de:
Sensores e atuadores ON/OFF Chaves de partida eletrnicas Controladores Lgicos Programveis Interfaces Homem Mquinas.

Padro aberto
Mantido pela associao ODVA.

Baseado no protocolo CAN.


Definio do meio fsico. Especificao da camada de aplicao

1. A rede DeviceNet, lanada em 1994, derivada da rede CAN, adaptada para operar ao nvel de equipamentos desde os mais simples como sensores on/off e mdulos I/O at os mais complexos, como interfaces homem mquinas e inversores de freqncia para controle de velocidade de motores. 2. A rede DeviceNet possui protocolo aberto, tendo um expressivo nmero de fabricantes ofertando equipamentos, regulamentados via a associao OVDA (Open DeviceNet Vendor Association www.odva.org), organizao independente que tem o objetivo de divulgar, padronizar e difundir a tecnologia visando seu crescim ento global. 3. Coube a especificao do DeviceNet definir o meio fsico e conectores e definir a camada de aplicao. 4. O DeviceNet tem todos os ingredientes para o sucesso, chips disponveis (variaes do CANbus), um forte patrocinador com um mercado consolidado, software de gerenciamento da rede e uma poderosa associao para promover o produto.

CEFET-RN / Curso Superior de Tecnologia em Automao Industrial / Redes Industriais Aula 06

DeviceNet e o Modelo OSI


Semi Devices User Layer Application Object Library Pneu Valve AC Drives Position Cntrllrs Other Profiles

Application Layer

CIP Application Layer Explicit, I/O, Routing

Transport and Data Link Layer

DeviceNet DLL Transport

ControlNet DLL Transport

encapsulation
UPD IP TCP

Future

Physical Layer

DeviceNet Physical Layer

ControlNet Physical Layer

Ethernet Physical Layer

Future

ATM, Firewire USB, etc.

1. A figura mostra a relao entre o protocolo DeviceNet e o modelo OSI. 2. As camadas inferiores so baseadas no CAN, enquanto que as superiores fazem uso do protocolo CIP.

CIP

CEFET-RN / Curso Superior de Tecnologia em Automao Industrial / Redes Industriais Aula 06

DeviceNet Meio Fsico


Cabo Grosso

Cabo Fino

Cabo Chato

1. A rede DeviceNet utiliza dois pares de fios, um deles para a comunicao e o outro para alimentao em corrente contnua dos equipamentos conectados a rede. Existe ainda uma blindagem externa dos pares, via fita de alumnio e a blindagem geral do cabo via malha tranada com fio de dreno. 2. As cores dos fios so padronizadas, com o par de alimentao em vermelho (V+) e preto (V-) e o par de comunicao com branco para o sinal chamado de CAN High e azul para o CAN Low. 3. Existem hoje 3 cabos disponveis, o cabo tronco tambm conhecido por cabo grosso, que tem dimetro externo de 12,5 mm, outro chamado de cabo fino com dimetro externo de 7 mm e um terceiro chamado flat que possui um perfil chato para ser utilizado por conectores especiais com a tecnologia de perfurao visando reduzir o tempo de montagem. 4. Os sinais de comunicao utilizam a tcnica de tenso diferencial para os nveis lgicos, visando diminuir a interferncia eletromagntica, que ser igual nos dois fios e aliada a blindagem dos cabos, tende a conservar a integridade da informao.

CEFET-RN / Curso Superior de Tecnologia em Automao Industrial / Redes Industriais Aula 06

DeviceNet - Topologia
Topologia fsica em Barramento.
Linhas tronco e derivaes.

Conexo de at 64 elementos. Taxas de transmisso de 125 a 500 kbps. Resistores de terminao de 121 ohms.

1. A rede DeviceNet admite somente a topologia com um cabo tronco (principal) e derivaes executadas obrigatoriamente do cabo principal. 2. A rede admite 64 equipamentos ativos, endereados de 0 a 63, porm sugerido a utilizao de no mximo 62 equipamentos, deixando os endereos 62 e 63 livres, sendo o 62 reservado para a interface de comunicao com o micro de configurao da rede e o endereo 63 para conexo de novos instrumentos, visto que este o endereo default que os equipamentos saem de fbrica. 3. A tabela ilustra as restries quanto ao comprimento dos cabos em funo da taxa de transmisso adotada para a troca dos dados na rede. 4. A rede DeviceNet requer resistores de terminao montados nos dois extremos do cabo principal da rede, que tem como funo evitar a reflexo dos sinais, e deve ser montado com resistores de 121? watt, conectado entre os dois fios do par de comunicao (azul e branco).

CEFET-RN / Curso Superior de Tecnologia em Automao Industrial / Redes Industriais Aula 06

DeviceNet Aquisio de Dados


Polling, Strobed, Cclico e Mudana de Estado

mudana-de-estado

mudana-de-estado

polling E/S Digitais E/S Analgicas

mudana-demudana-de-estado cclico a cada 1000ms

cclico a cada 500ms

polling

1. O conceito de produtor - consumidor foi adotado pela rede DeviceNet, sendo que um elemento produz a informao no barramento e os elementos que necessitam desta informao a consomem, diferentemente da maioria dos protocolos em que a comunicao nica e exclusivamente entre dois elementos. 2. O conceito produtor - consumidor visa eliminar troca de informaes desnecessrias, e utiliza mtodos de comunicao apropriados tais como: polled, strobed, change-of-state e cyclic. 3. Polled message: Neste mtodo o mestre, no caso o carto scanner da rede montado no controlador, gera uma mensagem de comando direcionada a um determinado escravo (ponto-a-ponto) e a resposta do escravo direcionada ao mestre, portanto podemos perceber que para cada escravo o mestre gera uma requisio individual e recebe um pacote de informaes do respectivo escravo. 4. Strobed message: Neste mtodo o mestre gera uma requisio tipo multicast no barramento da rede e todos os escravos com comunicao strobed respondem um aps o outro, portanto temos uma requisio geral do mestre e respostas individuais de cada escravo strobed; 5. Cyclic message: Neste mtodo o escravo atualiza seus dados no mestre da rede em intervalos de tempo pr-definidos, e este mtodo tem grande utilizao em aplicaes onde a variao de determinado ponto no necessita de atualizao instantnea; 6. Mudana de Estado (Change Of State): Neste caso o escravo ir enviar seus dados ao mestre somente quando houver mudana de estado de suas entradas, e quando o escravo configurado para trabalhar com mtodo COS ele tem um recurso de comunicao cclica para indicar ao mestre que ele est na rede e funcionando corretamente, sendo este recurso conhecido como heartbreaker.

CEFET-RN / Curso Superior de Tecnologia em Automao Industrial / Redes Industriais Aula 06

Viso Geral da ControlNet


Histria
Desenvolvido pela Allen Bradley em 1995. Protocolo aberto em 1996 controlado pela ControlNet International

Caractersticas
Rede nica para mdulos de E/S, comunicao e programao (upload/download) de CLPs Modelo produtor/consumidor. Repetibilidade e Determinismo. Taxa de 5Mbps. Capacidade para 99 ns. Substituta dos protocolos Data Highway

1. A necessidade de uma rede de controle que permita uma previso confivel de quando os dados sero entregues e assegure que os tempos de transmisso sejam constantes e no imunes a conexo e desconexo de dispositivos na rede, levaram ao desenvolvimento da ControlNet. 2. Trata-se de uma rede para o nvel intermedirio, ou de controle, com transferncia de dados em tempo real, provendo transportes de dados crticos de E/S e mensagens, incluindo o upload e download de programao e configurao de dispositivos. 3. Usufruindo totalmente do modelo produtor consumidor, ControlNet permite que mltiplos controladores acessem e controlem entradas e sadas em uma mesma rede. Isto uma vantagem significativa sobre outras redes, onde somente um mestre detm o controle do barramento. 4. ControlNet permite tanto o multicast de dados quanto a comunicao ponto a ponto, reduzindo o trfego no barramento e aumentando o desempenho do sistema. 5. ControlNet apresenta determinismo e repetibilidade, necessidades crticas para assegurar um desempenho em tempo-real. 6. Determinismo a habilidade de prever com confiabilidade quando os dados sero entregues. 7. Repetibilidade assegura que os tempos de transmisso so constantes e imunes conexo e desconexo de dispositivos na rede.

CEFET-RN / Curso Superior de Tecnologia em Automao Industrial / Redes Industriais Aula 06

ControlNet e o Modelo OSI


Semi Devices User Layer Application Object Library Pneu Valve AC Drives Position Cntrllrs Other Profiles

Application Layer

CIP Application Layer Explicit, I/O, Routing

Transport and Data Link Layer

DeviceNet DLL Transport

ControlNet DLL Transport

encapsulation Future
UPD IP TCP

Physical Layer

DeviceNet Physical Layer

ControlNet Physical Layer

Ethernet Physical Layer

Future

ATM, Firewire USB, etc.

1. A figura mostra a relao entre o protocolo ControlNet e o modelo OSI. 2. As camadas inferiores so especificadas pelo protocolo ControlNet, enquanto que as superiores tambm fazem uso do protocolo CIP assim como a DeviceNet.

CIP

CEFET-RN / Curso Superior de Tecnologia em Automao Industrial / Redes Industriais Aula 06

ControlNet Camada Fsica


Concebida com uma robusta rede de comunicao para aplicaes industriais Meios Fsicos
Cabo coaxial RG 6/U 75 com conector BNC. Fibra tica

Redundncia

1. Ao ter sido concebida visando o uso industrial a ControlNet procurou usar os meios fsicos mais confiveis, ou seja, cabo coaxial e fibra tica e ao mesmo tempo com ampla disponibilidade no mercado. 2. recomendado o cabo coaxial tipo RG-6 com quatro malhas de proteo bastante usado nas instalaes de televiso a cabo. 3. A redundncia de cabeamento opcional, devendo ser usada quando a disponibilidade do sistema seja essencial ao permitir que a rede continue funcionando na presena de uma eventual falha em um cabo. 4. A alimentao eltrica dos dispositivos deve ser feito por cabeamento em separado.

10

CEFET-RN / Curso Superior de Tecnologia em Automao Industrial / Redes Industriais Aula 06

ControlNet Camada Fsica


Topologias
Barramento, estrela, rvore ou qualquer mistura. Distncia de 1km sem repetidores. Distncia de 5km com repetidores.

1. A topologia fsica o barramento com derivaes (taps) permitidas em qualquer posio. 2. Com repetidores possvel montar topologias em rvore e estrela conforme mostram as figuras do slide. 3. A distncia de 1,000m com cabo coaxial s pode ser alcanada em uma rede com dois ns. 4. Com 32 ns possvel chegar a 500m. Com 48 ns possvel chegar a 250m. 5. Com o uso de repetidores e fibra tica possvel chegar a 30km de rede. 6. A quantidade de repetidores limitada pelo atraso de propagao dos sinais. 7. A quantidade de ns limitado em 99, ou 48 em um mesmo segmento sem repetidores.

11

CEFET-RN / Curso Superior de Tecnologia em Automao Industrial / Redes Industriais Aula 06

ControlNet Camada de Enlace


Como a ControlNet Funciona
Servios da Camada de Enlace
Intervalo de Atualizao da Rede

Servio Agendado

Servio No Agendado

Servio Manuteno

Acesso Mltiplo Concorrente no Dominio do Tempo

1. O acesso a rede controlado por uma algoritmo de diviso de tempo chamado Acesso Mltiplo Concorrente no Domnio do Tempo ou CTDMA. Este determina a oportunidade de um determinado n transmitir em cada intervalo de acesso a rede. A largura do intervalo de acesso a rede selecionado pelo usurio atravs da seleo de um parmetro chamado NUT (Network Update Time). 2. Este parmetro tem valor mnimo de 2ms podendo chegar a 50ms. 3. Informaes crticas so enviadas durante a parcela de tempo destinada ao servio agendado de uma forma determinstica e com repetibilidade. 4. Informaes que podem ser enviadas sem restries de tempo, como dados de configurao, so enviadas durante os intervalos de tempo destinado aos servios no-agendados. 5. O intervalo de tempo destinado aos servios de manuteno chamado de guardband e aloca um intervalo de tempo para necessidades eventuais de uso da rede.

12

CEFET-RN / Curso Superior de Tecnologia em Automao Industrial / Redes Industriais Aula 06

Viso Geral da EtherNet IP


Histria
Criado a partir de esforos para encapsular os protocolos DeviceNet e ControlNet em uma rede com protocolo Ethernet/TCP-IP. Mantida pela associao ODVA

Objetivos
Fornecer um servio de comunicao de dados industriais usando o hardware e cabeamento ethernet usufruindo da sua velocidade e baixo custo.

1. EtherNet/IP, onde IP significa Industrial Protocol , foi criada pelos esforos combinados da ODVA, ControNet International e Rockwell Automation. Os esforos anteriores da Rockwell para encapsular o protocolo ControlNet no protocolo ethernet/TCP-IP foi a base para o seu desenvolvimento. 2. A EtherNet/IP foi projetada para implementar a transferncia de dados eficientemente com o protocolo CIP na camada de aplicao usando a estrutura largamente utilizada dos protocolos Ethernet e TCP/IP. 3. Pela sua larga utilizao e disponibilidade de fornecedores, o custo do hardware da Ethernet se torna mais acessvel que o da ControlNet.

13

CEFET-RN / Curso Superior de Tecnologia em Automao Industrial / Redes Industriais Aula 06

EtherNet/IP e o Modelo OSI

1. Os protocolos DeviceNet, ControlNet e Ethernet/IP tem em comum o uso do protocolo CIP (Communications and Information Protocol) na camada de aplicao. 2. No CIP, cada dispositivo de rede representa ele mesmo como uma srie de objetos. Cada objeto simplesmente um agrupamento de valores de dados relacionados em um dispositivo. 3. Por exemplo, cada dispositivo CIP tem a necessidade de colocar um objeto Identidade disponvel na rede. O objeto identidade contem dados relativos a sua identificao chamado de atributos. Os atributos para este objeto so a identificao do fabricante, data de fabricao, nmero de srie e outros dados de identificao. 4. O CIP especifica quais valores ou atributos devem estar presentes e quais devem ser disponibilizados aos demais dispositivos. 5. O objeto identidade um exemplo de um objeto essencial, mas h trs tipos de objetos: 6. Objetos Essenciais: Esto presentes em todos os dispositivos. So exemplos: O objeto Identidade, j citado, o objeto Rede, que contm os dados de conexo fsica com a rede como o MacID e endereo IP, e ainda o objeto Roteador de Mensagens. 7. Objetos de Aplicao: So os objetos que definem o dado encapsulado pelo dispositivo. Estes objetos so especficos ao tipo de dispositivo e funo. Por exemplo, um objeto Motor em uma chave de partida tem atributos descrevendo a freqncia, corrente nominal e potncia do motor. Um objeto Entrada Analgica em um mdulo de E/S tem atributos que definem o tipo, resoluo e valor de corrente para a entrada analgica. 8. Objetos Especficos: So os objetos no encontrados em um perfil para uma classe de dispositivos e criados especificamente para um determinado dispositivo.

14

CEFET-RN / Curso Superior de Tecnologia em Automao Industrial / Redes Industriais Aula 06

Control and Information Protocol CIP


Trfego de Informao
estabelecida uma conexo explicita, ponto-a-ponto para transmitir grandes quantidades de dados. Adequada para operaes que requerem mais confiabilidade do que desempenho em tempo real. Usufruto da confiabilidade inerente do protocolo de transporte TCP

Trfego de dados de E/S em tempo real


estabelecida uma conexo implcita, usando o protocolo UDP para transmitir pequenas quantidades de dados referentes as atualizaes dos dados de E/S.

1. Em adio a especificao de como os dados dos dispositivos so representados na rede, o protocolo CIP especifica diferentes meios nos quais os dados podem ser acessados tais como cclico, polled e mudana, conforme descrio efetuada no estudo da DeviceNet. 2. O protocolo CIP, a partir do tipo de dado e do mecanismo de transferncia adotado, decide qual o protocolo da camada de transporte ser adotado: TCP ou UDP.

15

CEFET-RN / Curso Superior de Tecnologia em Automao Industrial / Redes Industriais Aula 06

Control and Information Protocol CIP


Trfego de dados por mecanismos cclicos, polled e por eventos.
estabelecida uma conexo implcita, usando o protocolo UDP para transmitir dados de um produtor para mltiplos destinatrios (consumidores)

16

CEFET-RN / Curso Superior de Tecnologia em Automao Industrial / Redes Industriais Aula 06

1. A figura demostra o CIP solicitando servios dos protocolos da camada de transporte do TCP/IP, sendo o UDP para controle de E/S em tempo real e oTCP para mensagens explicitas usadas em configurao dos dispositivos.

17

CEFET-RN / Curso Superior de Tecnologia em Automao Industrial / Redes Industriais Aula 06

Arquitetura Integrada
Ethernet ControlNet DeviceNet Fieldbus H1

SLC 5/03

AL N - R DE LE B A L Y

CCMi

CCMi CCMi

SLC 5/03 AL N - R DE LE B A L Y

Honeywell

Magnew

Magnew
Honeywell

0 7 8 9

CCMi
'

< -

<

< F 1 F 2 F 3 F 4 F F F 6 F 7 F 8 F 9 5 1 0 <

<

'

F F

5 1 <

^ > v

^ > v

1. A figura mostra um exemplo de arquitetura integrada de um sistema de automao utilizando as redes da Rockwell. 2. Pode-se observar a existncia de gateways entre ControlNet e DeviceNet, e ainda entre ControlNet e Foundation Fieldbus. Inclusive permitindo a configurao de dispositivos Foundation Fieldbus de qualquer ponto da rede ControlNet. 3. Percebe-se que h uma forte tendncia de fazer com que o Ethernet/IP ocupe o espao da ControlNet na parte superior do sistema (interligao de CLPs e PCs), devido a sua maior velocidade e menor custo para os mesmos dispositivos. 4. Na parte inferior do sistema (Interligao entre CLPs e mdulos de E/S) o DeviceNet pode cumprir o papel da ControlNet. 5. Portanto, apesar das claras evidncias da eficincia da ControlNet, no se recomenda o seu uso em novas instalaes, onde o conjunto Ethernet/IP e DeviceNet possa ser uma soluo.

18

Potrebbero piacerti anche