Sei sulla pagina 1di 11

Prova de Conhecimentos Bsicos, cargo soldado da PMDF.

(UnB/CESPE - PMDF) - 2009 Diante do aprofundamento da crise internacional, o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, fez previso sombria acerca do desempenho da economia global neste ano. Segundo sua estimativa, o Produto Interno Bruto (PIB) de todos os pases somados encolher entre 1% e 2% em 2009. Correio Braziliense, 13/3/2009, p. 14 (com adaptaes). Tendo o texto acima como referncia inicial, julgue os itens que se seguem, relativos aos aspectos mundiais e brasileiros da crise econmica mundial. 21 O Brasil apresenta-se imune crise, no tem seu PIB abalado pelo atual momento econmico mundial e tem sinais de elevado crescimento econmico para 2009. 22 O Japo, segunda economia do planeta, que j conheceu no passado momento recessivo, prepara-se para impacto duro da crise internacional sobre o seu crescimento. 23 Infere-se do texto um quadro bastante pessimista para a economia inglesa. 24 Os pases emergentes da sia, como a China e a ndia, no manifestam preocupaes com a crise do capitalismo, pois seguem com ndices de produo e ampliao expressiva dos seus mercados internos. 25 Os aspectos discutidos no encontro bilateral entre os presidentes Barack Obama e Lus Incio Lula da Silva, em maro de 2009, indicam que um dos caminhos para a sada da crise um plano global, multilateral e cooperativo entre as economias dos hemisfrios Norte e Sul. Gab. Prel.: 21-E/22-C/23-E/24-E/25-C Segurana tema mundial. H preocupaes nessa rea em quase todas as grandes capitais do mundo. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. 26 As solues para a insegurana presente em capitais como Londres, Paris ou Nova Iorque, que impedem o prprio direito de ir e vir dos cidados em seus espaos urbanos, so radicalmente diferentes das que podem ser utilizadas em capitais de pases como o Brasil e seus vizinhos na Amrica do Sul. 27 Mtodos violentos e a mera represso ostensiva no so suficientes para explicar as causas mais profundas da violncia que amplia o sentimento de insegurana em grandes cidades do mundo. 28 A crescente terceirizao da segurana, a privatizao dos servios de defesa de casas e condomnios, entre outros meios crescentes de garantia de segurana em grandes cidades, tem-se mostrado um caminho promissor no campo da melhoria da segurana. 29 Roubos e furtos a bancos de pequenas cidades, fazendas e stios rurais no Brasil, entre outros crimes, sugerem que h um fenmeno de interiorizao da insegurana. 30 A violncia nas grandes cidades do mundo tambm expe o consumismo desenfreado e as expectativas egostas que se formam nas crianas e nos jovens, empurrados cedo para a obteno de prazeres e bens a qualquer custo, at mesmo por meios ilcitos, o que gera insegurana no meio social em que vivem. Gab. Prel.: 26-E/27-C/28-E/29-C/30-C

Cespe/Banco do Brasil/Nvel Mdio/2009

Em 22 de maro, comemora-se o dia Mundial das guas. Parece absurdo falar em preservar gua, sendo que ela aparenta existir em abundncia, parece at ser algo infinito. Mas, a verdade no bem essa. De toda a gua existente no mundo, apenas 3% so de gua doce e grande parte no est prpria para o consumo humano, haja vista a grande incidncia da poluio dos rios, crregos e diversos outros mananciais. Do que sobra, 69% so utilizados na agricultura, 21% na indstria e apenas 10% so para o uso domstico. Editorial. Rio Branco, p. 20, de 22/3/2009 (com adaptaes). Com relao ao assunto abordado no texto acima, julgue os seguintes itens.

1) O crescimento econmico e a urbanizao tendem a tornar a gua potvel crescentemente escassa. 2) Os percentuais mencionados no texto indicam o equvoco do conceito de desenvolvimento sustentvel, pois, ao se aumentar as atividades industrial e agrcola, h maior consumo de gua e, possivelmente, aumento da sua poluio. 3) Por sua escassez, os recursos hdricos adquirem crescente importncia geopoltica.

Cespe/Funasa/Nvel Mdio/2009

Em tempo de crise, empresas de setores como acar e lcool, papel e celulose esto tirando partido de resduos do processo produtivo para produzir energia. Com isso, resolvem ao mesmo tempo um problema ambiental a destinao dos resduos , reduzem a conta de energia eltrica e ampliam o uso de fontes renovveis, como a biomassa. J h empresas transformando as caldeiras de suas fbricas em flexveis, funcionando com vrios combustveis alternativos. No setor de acar e lcool, comeam a surgir projetos de aproveitamento para fins energticos da vinhaa, resduo do processo de produo do etanol, rico em nutriente, mas que considerado um dos maiores problemas ambientais do setor. O Estado de S. Paulo, 4/2/2009, p. B14 (com adaptaes). Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando a abrangncia do tema por ele tratado, alm do quadro ambiental do mundo contemporneo, julgue os itens asseguir.

4) A questo ambiental assume, de forma crescente, posio de destaque na agenda do mundo contemporneo. 5) O conceito de sustentabilidade baseia-se na promoo do desenvolvimento preservando-se as condies de vida desta e das futuras geraes. 6) O petrleo, por ser altamente poluidor, deixou de ser a fonte energtica bsica do sistema produtivo contemporneo. 7) Produzido em grande quantidade, o lixo tornou-se grave problema ambiental e, sob vrios aspectos, passou a ser visto como questo de sade pblica. 8) A coleta seletiva de lixo disseminou-se pelo Brasil afora e, hoje, adotada integralmente pelos municpios do pas. 9) O Brasil grande produtor de lcool combustvel, que impulsiona parte considervel de sua frota de veculos. 10) Diferentemente das caldeiras flexveis citadas no texto, o Brasil ainda no consegue produzir motores de automveis que funcionem com mais de um tipo de combustvel.

Gabarito 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) 9) C E C C C E C E C

10) E

Cespe/Funasa/Nvel Superior/2009

A Itlia exige dos sem-teto que se matriculem junto ao Ministrio do Interior como vagabundos. O Senado italiano tambm revogou lei que proibia aos mdicos denunciarem s autoridades os pacientes estrangeiros que se encontrem irregularmente no pas. Com isso, o trabalhador ilegal no procura o mdico, e morre, ou o procura e, se delatado, expulso. O Parlamento Europeu aprovou norma punitiva contra os empresrios que contratem imigrantes ilegais. Podem at ser condenados priso. Mauro Santayana. O que fazer com os indesejveis. In: Jornal do Brasil, 6/2/2009, p. A2. Considerando o texto acima como referncia inicial, a temtica que ele aborda e a realidade mundial contempornea, julgue os itens.

1) Desconhecidas no passado da humanidade, as correntes migratrias passaram a existir na Idade Contempornea, impulsionadas pelo dinamismo da economia advindo da Revoluo Industrial e da consolidao do capitalismo como sistema dominante. 2) A globalizao, por sua natureza, impe dificuldades circulao de mercadorias e de capitais, mas estimula a imigrao como forma de garantir mo de obra abundante e barata nos grandes centros industriais. 3) Em situao de estabilidade dos postos de trabalho e de regularidade quanto ao funcionamento do sistema econmico-financeiro, como ocorre na atualidade, os fluxos migratrios tendem a se dirigir para os pases perifricos. 4) Manifestaes neonazistas tm ocorrido na Europa e indicam, em larga medida, a permanncia de manifestaes racistas que, no passado, levaram a perseguies e a genocdios, como os que vitimaram, entre outros, judeus, ciganos e armnios. 5) No so raros os casos de brasileiros que, nos ltimos tempos, so retidos em aeroportos europeus, a exemplo do de Madri, passam por constrangimentos e so mandados de volta ao pas de origem. 6) A expresso xenofobia, usada com relativa freqncia na atualidade, aponta para uma espcie de averso ao estrangeiro e reflete, muitas vezes, um sentimento nacionalista radical e intolerante. 7) Medidas contra imigrantes ilegais so tomadas isoladamente por governos da Europa, mas, at o momento, nada nesse sentido foi adotado pelo bloco de pases que constituem a Unio Europeia. 8) Infere-se do texto que, doravante, os mdicos italianos podem denunciar s autoridades o imigrante que, tendo procurado assistncia na rea da sade, estiver em situao ilegal no pas.

9) A atuao violenta de jovens no se restringe Europa; ela tambm se apresenta em grandes centros urbanos brasileiros, como So Paulo, voltada, por exemplo, contra nordestinos e homossexuais. 10) Divergncias entre os pases que a integram impediram at hoje que a Organizao das Naes Unidas (ONU) aprovasse um documento universal definidor dos direitos humanos. 11) Um dos efeitos sociais mais danosos da atual crise que atinge o sistema produtivo e as finanas em escala global o desemprego.

Gabarito 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) 9) E E E C C C E C C

10) E 11) C

Cespe/Antaq/Tcnico Administrativo/2009

A expectativa que se iniciou nos EUA com a posse de Barack Obama percorre a Amrica Latina, enquanto os pases aguardam a definio da nova poltica americana para a regio. Embora Obama tenha prometido uma nova era de relacionamento, existe, nessa regio, uma conscincia generalizada de que as atenes do novo presidente americano estaro mais voltadas para a crise econmica e as guerras no Afeganisto e no Iraque. Problemas, no entanto, como a violncia e o trfico de drogas no vizinho

Mxico devem requerer ateno especial de Obama, enquanto pases da regio temem que um maior protecionismo economia americana afete seus tratados comerciais. O Globo, 15/2/2009, p. 39 (com adaptaes). Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando a abrangncia do tema nele tratado, julgue os itens seguintes. 1) A eleio de Barack Obama suscitou grandes expectativas nos EUA e no mundo inteiro principalmente pelo fato de ele ser de grupo de oposio ao governo que se encerrava, o de George W. Bush. 2) Pas que j conviveu com a escravido e que tem forte tradio de discriminao racial, os EUA fizeram de Obama o primeiro negro a assumir a Casa Branca. 3) Embora tenha-se iniciado na Europa, a atual crise econmica atingiu diretamente os EUA e o Japo. 4) Financeira em suas origens, a crise hoje existente estendeu-se pelo sistema produtivo, ou seja, atingiu a economia real. 5) No rastro da presente crise, surge um grave problema com profundas repercusses sociais: o fechamento de postos de trabalho. 6) A indstria automobilstica sofre o impacto negativo da crise, com reduo de vendas, produo e nmero de empregos. 7) De acordo com o texto, a poltica externa de Barack Obama estar centrada, desde o incio e com ateno redobrada, na Amrica Latina. 8) Embora no faa fronteira com os EUA, o Mxico prioritrio para a diplomacia norte-americana por causa do grande nmero de imigrantes mexicanos instalados no territrio norte-americano. 9) Aludido no texto, o termo protecionismo econmico definido como a abertura das fronteiras do pas para proteger e estimular o comrcio internacional. 10) Na atualidade, os pases latino-americanos que melhor se relacionam com os EUA so Cuba e Venezuela. 11) No Iraque, os EUA derrubaram Saddam Hussein com relativa facilidade, mas encontraram forte resistncia posterior, gerando inmeras baixas, m repercusso internacional e crescente insatisfao da prpria opinio pblica norte-americana. 12) O Afeganisto tornou-se alvo da ao dos EUA desde os atentados de 2001, sob a acusao de que esse pas asitico servia de abrigo para terroristas.

Gabarito

1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) 9)

C C E C C C E E E

10) E 11) C 12) C

Cespe/Antaq/Tcnico Administrativo/2009

A Polcia Federal desferiu um dos maiores golpes na histria do trfico de drogas sintticas no Rio, cuja caracterstica muito distinta do praticado nos morros da cidade. Os policiais cumpriram mandados de priso por todo o pas s no Rio foram utilizados 22 agentes e presas 42 pessoas, a maioria jovens de classe mdia alta moradores da Zona Sul. Eles utilizavam um esquema de mulas (pessoas usadas para transportar a droga), que levavam cocana para o exterior e traziam ecstasy, LSD e haxixe. As operaes se estenderam por Braslia, Paran, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas, Bahia e Pernambuco. Jornal do Brasil, 12/2/2009, p. A2 (com adaptaes). Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando a importncia e as ramificaes do tema nele abordado, julgue os itens seguintes.

1) Em consequncia do carter federativo da Repblica brasileira, a instituio policial mencionada no texto subordinada e dirigida pelos governos estaduais. 2) O trfico de drogas ilcitas atividade criminosa que movimenta muito dinheiro e ocorre em escala global. 3) Utilizada pelas organizaes criminosas globais, a lavagem de dinheiro tem por objetivo dar aparncia legal aos ganhos obtidos por meios ilcitos. 4) De acordo com o texto, o trfico de drogas ocorre sempre de maneira idntica, independentemente do tipo de mercadoria e de quem a transaciona. 5) O texto confirma a crena de que a misria e a excluso social levam a prticas criminosas. 6) No episdio citado no texto, a ao policial desenvolve-se em vrias regies do pas, exceto no Sudeste. 7) No texto, a meno a drogas sintticas faz referncia cocana e maconha.

8) O trfico de drogas ilcitas um dos principais estimuladores do quadro de violncia que se observa no Brasil e em grande parte do mundo contemporneo. 9) Os avanos tecnolgicos que caracterizam o atual estgio da economia mundial, comumente denominado globalizao, tambm so apropriados por organizaes criminosas que atuam em escala mundial. 10) Na periferia dos centros urbanos brasileiros, crianas e adolescentes que vivem em situao de risco social costumam ser atrados como mo de obra de grupos e faces dedicados ao crime. 11) No raro, reas urbanas carentes costumam ser dominadas por organizaes criminosas que nelas atuam e que, muitas vezes, exercem papis tpicos do poder pblico. 12) H consenso a respeito de que as atuais polticas de combate s drogas ilcitas tm obtido expressivo xito, razo pela qual o consumo dessas substncias vem caindo vertiginosamente, sobretudo nos Estados Unidos da Amrica (EUA) e na Europa. 13) Sabe-se que, at agora, as organizaes de trfico internacional de drogas utilizamse de aeroportos para suas operaes, em razo das dificuldades com que se defrontam para agir nos grandes portos.

Gabarito 1) 2) E C

3) 4) 5) 6) 7) 8) 9)

C E E E E C C

10) C 11) C 12) E 13) E

Cespe/Banco do Brasil/Nvel Mdio/2009

O primeiro-ministro britnico Gordon Brown afirmou que o Reino Unido apoia a candidatura brasileira a uma vaga permanente no Conselho de Segurana da Organizao das Naes Unidas (ONU). "O Brasil tem o respaldo total do governo britnico para ser membro permanente do Conselho de Segurana da ONU", disse Brown, durante um seminrio sobre a prxima cpula do G-20. Brown ressaltou que, alm da vaga no conselho, o Brasil tambm deve participar mais da agenda global, sendo mais efetivo na administrao do Fundo Monetrio Internacional (FMI) e do Banco Mundial. Segundo ele, o Brasil ter um papel importante na soluo dos quatro grandes desafios que o mundo tem para enfrentar: a estabilidade financeira, as mudanas climticas, o extremismo social e religioso e o crescimento da pobreza. Inglaterra quer Brasil na ONU. In: Dirio do Nordeste. Fortaleza, 27/3/2009 (com adaptaes). Tendo o texto acima como referncia inicial, julgue os itens subsequentes.

1)

O regime poltico ingls parlamentarista.

2) Os membros permanentes do Conselho de Segurana da ONU possuem o direito de veto das decises, ainda que aprovadas por todos os outros membros. 3) Estados Unidos da Amrica, Itlia, Alemanha, China e Rssia so pasesmembros permanentes do Conselho de Segurana da ONU. 4) O FMI uma organizao financeira internacional subordinada administrativamente ao chamado G-8, o grupo de pases mais ricos do planeta.

Cespe/Inmetro/Nvel Superior/2009

Em deciso histrica, a reunio da Assembleia Geral da Organizao dos Estados Americanos (OEA), em junho de 2009, tornou sem efeito a resoluo que exclua Cuba do Sistema Interamericano de Naes. Passaram-se 47 anos de isolamento desde a reunio de Punta Del Este (Uruguai), em 1962, quando foi oficializado o afastamento da ilha. Folha de S. Paulo, Caderno Fovest, 16/6/2009, p. 6 (com adaptaes). Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando o tema por ele focalizado, alm do atual cenrio americano, julgue os itens seguintes.

5) A deciso histrica a que o texto se reporta deve ser entendida como o retorno, ainda que de forma atenuada, aos tempos da polarizao ideolgica que caracterizava a Guerra Fria. 6) Ao se afastar do comando do governo cubano, por problemas de sade, Fidel Castro foi substitudo por seu irmo Raul Castro, que o acompanha desde o incio do processo revolucionrio no pas. 7) O atual presidente norte-americano, Barack Obama, demonstra disposio em mudar o comportamento de seu pas em face de Cuba, relao que se tornou conflituosa desde a adoo do socialismo pelo regime castrista. 8) Em todos os pases das Amricas, ocorreram manifestaes populares de regozijo pela volta de Cuba aos quadros da OEA, em clara demonstrao de apoio ao regime cubano e de oposio grande potncia continental. 9) Na atualidade, governos como os da Venezuela, Bolvia e Equador defendem posies polticas assemelhadas, algumas delas claramente convergentes, e tendem a prestar apoio e solidariedade ao regime cubano.

Gabarito 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) 9) C C E E E C C E E

Potrebbero piacerti anche