Sei sulla pagina 1di 4

Brasileiros acham protena que pode ser usada em tratamento contra Aids

Pesquisadores brasileiros conseguiram identificar uma protena que vai ajudar a desenvolver no Brasil uma vacina para o tratamento da Aids. O trabalho foi feito por cientistas de trs universidades no pas: em So Paulo, no Rio de Janeiro e em Pernambuco. O tratamento desenvolvido com vacina teraputica por pesquisadores das universidades federais de Pernambuco e do Rio de Janeiro e da Universidade de So Paulo no preventivo, mas pode melhorar a qualidade de vida dos doentes. Dezoito pacientes j testaram a vacina e a metade deles teve a carga viral reduzida a quase zero. Os pesquisadores quiseram saber porque um grupo de pacientes reagiu melhor medicao do que o outro. A resposta est nos fatores genticos. As clulas de defesa dos pacientes que mais reduziram a carga viral produzem uma quantidade maior de uma protena especfica, chamada NALP. O papel desta protena no combate ao vrus da Aids reconhecer o vrus e chamar a ateno de outras protenas inflamatrias que geram a cascata de eventos moleculares, visando destruio do vrus mesmo, afirma Srgio Crovella, professor da UFPE. A partir da presena da protena NALP nas clulas de defesa, os pesquisadores desenvolveram um marcador gentico, que permite identificar quais os pacientes mais resistentes e os mais vulnerveis ao vrus da Aids. A descoberta vai definir o critrio de seleo dos doentes para os estudos e poder melhorar a qualidade da vacina. O mais novo passo em direo vacina teraputica est sendo comemorado pela comunidade cientfica. Ajuda a gente a pensar melhor, a entender melhor o mecanismo da doena e da infeco, e a confeco mais inteligente da vacina, diz Luiz Cludio Arraes Alencar, afirma o pesquisador da UFPE.

Hepatite
Conceito: a hepatite viral ocorre quando um vrus causa infeco e inflamao do fgado. Os vrus que causam hepatite viral so denominados de vrus da hepatite A, B, C, D e E. Todos esses tipos de vrus causam uma hepatite viral aguda. Porm, os vrus das hepatites B, C e D podem causar infeco crnica e prolongada, s vezes por toda a vida. A Hepatite crnica (ou prolongada) pode causar cirrose, insuficincia heptica (mau funcionamento do fgado) e tambm cncer heptico. Outros tipos de vrus que menos frequentemente afetam o fgado e causam hepatite so o citomegalovirus (CMV); Epstein-Barr vrus (EBV), herpes vrus; parvovirus e adenovirus. Os sintomas mais comuns so: Ictercia: trata-se de uma colorao amarelada da pele e dos olhos. Mal-estar, cansao ou fadiga. Dor abdominal. Falta de apetite. Diarreia, nuseas ou vmitos. Febre. Dores de cabea ou dor no corpo. Pode haver urina de colorao escura (cor de coca-cola). Fezes de colorao esbranquiada (tipo massa de vidraceiro).

Os sintomas podem variar de acordo com o organismo de cada pessoa. Entretanto, algumas pessoas podem no ter sintomas.

Hepatite A
Transmisso: O vrus da hepatite A mais comumente transmitido atravs da ingesto de gua e alimentos contaminados pelas fezes de pessoas infectadas. Raramente transmitido atravs do contato com sangue contaminado. Tratamento: A deteco da hepatite A se faz por exame de sangue e no h tratamento especfico, esperando-se que o paciente reaja sozinho contra a doena. Normalmente, a hepatite A no se torna crnica. Preveno: Apesar de existir vacina contra o vrus da hepatite A (HAV), a melhor maneira de evit-la se d pelo saneamento bsico, tratamento adequado da gua, alimentos bem cozidos e pelo ato de lavar sempre as mos antes das refeies.

Hepatite B
Transmisso: O vrus da hepatite tipo B (HBV) transmitido principalmente por meio do sangue. Usurios de drogas injetveis e pacientes submetidos a material cirrgico contaminado e no-descartvel esto entre as maiores vtimas, da o cuidado que se deve ter nas transfuses sanguneas, no dentista, e em sesses de depilao ou tatuagem. O vrus da hepatite B tambm pode ser passado pelo contato sexual, reforando a necessidade do uso de camisinha. Outra forma de contgio ocorre durante o nascimento, seja parto normal ou cesreo, onde pode haver passagem do vrus da hepatite B da me para o feto. Tratamento: Frequentemente, os sinais e sintomas da hepatite B podem no aparecer inicialmente, e grande parte dos infectados s acaba descobrindo que tem a doena aps anos e, muitas vezes, por acaso, em testes realizados de rotina para esse vrus. Ao contrrio da hepatite A, a hepatite B evoluir para um quadro crnico e ento para uma cirrose ou at cncer de fgado. Os medicamentos aprovadas para o tratamento da hepatite B so o alfa-interferon e o peginterferon (ou interferon peguilado), que so drogas que reduzem a replicao do vrus e melhoram o sistema imune (sistema de defesa do organismo). H ainda medicamentos antivirais como a lamivudina, adefovir dipivoxil, entecavir e telbivudina para o tratamento da hepatite B. Crianas nascidas de mes infectadas com o vrus da hepatite B devem receber imunoglobulina humana antivrus da hepatite B e tambm a vacina para hepatite B at 12 horas aps o parto, para ajudar a prevenir a infeco. Preveno: A preveno da hepatite B inclui: Controle efetivo de bancos de sangue atravs da triagem sorolgica (exames feitos de rotina no sangue armazenado). Vacinao contra hepatite B (disponvel no SUS). Uso de imunoglobulina humana antivrus da hepatite B (tambm disponvel no SUS). Uso de equipamentos de proteo individual pelos profissionais da rea da sade. No compartilhamento de alicates de unha, lminas de barbear e escovas de dente. No compartilhamento de seringas e agulhas para uso de drogas. Como a hepatite B pode ser adquirida atravs do ato sexual, o uso de preservativos tambm ajuda na preveno desta doena.

Hepatite C
Transmisso: O vrus da hepatite tipo c (HCV) transmitido principalmente por meio do sangue. Raramente transmitido por ato sexual ou durante o nascimento (pelo contato de sangue contaminado da me com o feto). As formas de contgio da hepatite C so muito similares s da hepatite B, descritas anteriormente. Tratamento: O tratamento da hepatite C feito atravs de uma medicao chamada de interferon, junto com uma droga antiviral chamada de ribavirina.

Preveno: As formas de preveno da hepatite C so similares hepatite B. Porm, no h vacina para a hepatite C. No havendo vacina para hepatite C, os cuidados relacionados preveno de contgio devem ser redobrados. Assim como na hepatite B, muitos casos de hepatite C tornam-se crnicos, necessitando de tratamento.

Hepatite D
Transmisso: A hepatite D transmitida atravs de sangue contaminado. Esta doena s ocorre junto com a transmisso da hepatite B, ou em um indivduo que j seja portador da hepatite B. Ou seja, preciso haver o vrus da hepatite B para que a hepatite D tambm seja transmitida. As formas de transmisso so bem similares s da hepatite B. Tratamento: O tratamento da hepatite D feito com interferon peguilado. Preveno: As formas de transmisso da hepatite D tambm so similares s da hepatite B. No h vacina para hepatite D.

Hepatite E
Transmisso: O vrus da hepatite E transmitido atravs da ingesto de gua e alimentos contaminados pelas fezes de pessoas infectadas. Tratamento: No h tratamento especfico para a hepatite E. Geralmente esta doena limitada, e espera-se que o organismo do paciente reaja sozinho e fique curado aps algumas semanas do contgio. Preveno: A preveno feita com saneamento bsico adequado, higiene pessoal, higiene de alimentos e da gua. No h vacina para a hepatite E.

Potrebbero piacerti anche