Sei sulla pagina 1di 15

ATIVIDADES DE GEOGRAFIA ESCOLAR COM O EMPREGO DA LINGUAGEM DE QUADRINHOS Eunice Isaias da Silva Professora de Geografia do Centro de Ensino e Pesquisa

Aplicada Educao da Universidade Federal de Gois (Cepae-UFG), Brasil. E-mail: euniceisaias@gmail.com

Resumo Este trabalho contm algumas propostas de atividades escolares de Geografia com o emprego de quadrinhos. Comunica-se, assim, resultados de uma investigao sobre a possibilidade de estudar contedos de Geografia escolar com a mediao da linguagem de quadrinhos no estudo de cidade. Portanto, o objetivo foi refletir acerca do potencial de tais imagens e discursos para consolidar conceitos relativos geografia escolar. Foram selecionadas nesta pesquisa tiras de quadrinhos do livro Toda Mafalda, do argentino Quino, bem como charges ou tiras de quadrinhos dos desenhistas brasileiros Jorge Braga e Mariosan e do personagem Katteca, criado por Joo Lus Brito de Oliveira, o Britvs, publicadas no jornal O Popular, de GoiniaGO. O critrio de seleo foi a presena de elementos que se articulam com o ensino de Geografia de cidade. Procedeu-se observao participante em aulas de Geografia, com alunos de uma escola pblica de Goinia. O processo de aprendizagem sugerido pressupe a elaborao do conhecimento por sujeitos ativos, tendo o dilogo como meio de comunicao, de modo que os significados, de maneira no linear, sem hierarquia entre si, formem uma rede de significaes que se entrecruzam, constituindo os ns (conceitos ou significados). As atividades indicadas se inserem nesta concepo de ensino-aprendizagem. Palavras-chave: Ensino de Geografia. Linguagem alternativa. Cotidiano e Geografia. Eixo 3: Ensino e aprendizagem de Geografia.

Introduo A pesquisa de doutorado intitulada: A linguagem dos quadrinhos na mediao do ensino de Geografia: charges e tiras de quadrinhos no estudo de cidade, foi gerada, essencialmente, pela certificao do potencial de tiras de quadrinhos e

similares na conduo de atividades educativas, para elucidar contedos cientficos em vrias reas de conhecimento. O processo de investigao orientou-se pela tese de que a linguagem polifnica dos quadrinhos capaz de mediar a construo do hipertexto, um outro texto originado pelo cruzamento de vrias vozes que tecem a rede de significao (SILVA, 2010). Os quadrinhos motivam a discusso e a reflexo e, principalmente, estimulam uma leitura mais apurada da realidade vivida e a desmistificao do discurso ideolgico que permeia as relaes sociais e polticas do mundo. Alm disso, a linguagem desse produto cultural capaz de fazer a aula mais agradvel para muitos alunos, tornando-os mais receptivos ao contedo, uma vez que apreciam esse tipo de atividade, por promover debates polifnicos, estimular a perspiccia e o pensamento crtico. Contudo, os professores nem sempre tm acesso a esse material ou disponibilidade de tempo para enriquecer suas aulas. Esta proposta de estudo , em ltima instncia, uma tentativa de fornecer algumas sugestes e possibilidades aos professores de Geografia, desde o ensino bsico at o nvel superior, alm de ser uma contribuio pessoal ao ensino de Geografia no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada Educao (Cepae/UFG). As indicaes de atividades com a linguagem de quadrinhos foram inseridas neste estudo para sugerir algumas maneiras do professor orientar o trabalho com charges e tiras de quadrinhos na mediao de estudos da cidade ou de outros temas geogrficos, procurando alcanar a produo de conceitos por meio da interdisciplinaridade. O objetivo destas propostas no oferecer frmulas de como se fazer uso de quadrinhos na sala de aula, mas apenas mostrar algumas maneiras pelas quais essa linguagem pode, com eficincia, mediar a construo de conceitos geogrficos. Certamente, a criatividade do professor e a participao dos alunos provero outras formas de interpretar os elementos de Geografia contidos nessas produes culturais (SILVA, 2008). A primeira proposta para o estudo de ambiente urbano. A segunda uma proposio para se estudar a temtica da migrao. A terceira uma indicao para se discutir sobre vrios contedos geogrficos. A quinta, aborda o assunto sobre o habitar na cidade. E, finalmente, a quarta e a sexta atividades so outras propostas para se debater o tema ambiente urbano.

interessante pensar o ambiente de forma mais abrangente, de modo que inclua alm da conscincia ambiental, o respeito pelo outro, a preservao da vida, enfim, a responsabilidade poltica pelo viver em sociedade. Por isso, fundamental refletir sobre a importncia de uma cidadania que contemple tambm o direito a um ambiente saudvel. Ambiente que envolva ser humano e natureza em uma relao dialtica, porque o ser humano natureza, porm uma natureza diferenciada. A natureza capaz de limitar a atuao do ser humano, mas somente ele possui a capacidade de modific-la intensamente e produzir cultura. Um ambiente urbano sadio compreende a preservao do patrimnio ambiental e histrico, condio digna de vida, no violncia, segurana, moradia digna, boa alimentao, acesso cultura e lazer tudo que signifique melhor qualidade de vida para o ser humano. Isso se torna um desafio, especialmente nas grandes cidades, onde se assiste a uma degradao ambiental constante, com a queda das condies essenciais sobrevivncia. A finalidade dessa atividade hipertextualizada, em que se utilizam diversas linguagens, tentar despertar o interesse pela situao ambiental da cidade e o compromisso poltico com a vida urbana. No se pode esquecer, ainda, dos sonhos coletivos, do outro, da construo de uma Geografia preocupada com a realidade do espao geogrfico e suas contradies sociais.

Atividade I A atividade indicada composta por uma manchete de jornal, uma

charge e uma tira de quadrinhos, uma cano. Esses textos so indicados para motivar o dilogo sobre o ambiente e nas trocas de informaes, tecerem um novo texto, o hipertexto.

- Recursos didtico-pedaggicos sugeridos Manchete de jornal

Temporal no incio da noite de ontem, cobriu capital com nuvem de poeira e causou estragos e alagamentos. Ventania derrubou rvores ( DRUMMOND, 2007.
Adaptado).

Charge e tira de quadrinhos

Figura 1 Charge de Jorge Braga: inundao Fonte: O Popular (23 fev. 2008).

Figura 2 Tira diria do Katteca: tempestade Fonte: O Popular (20 out. 2007).

Sampa

Uma cano

Composio: Caetano Veloso Alguma coisa acontece no meu corao Que s quando cruza a Ipiranga e Avenida So Joo que quando eu cheguei por aqui eu nada entendi Da dura poesia concreta de tuas esquinas Da deselegncia discreta de tuas meninas Ainda no havia para mim Rita Lee A tua mais completa traduo Alguma coisa acontece no meu corao Que s quando cruza a Ipiranga e Avenida So Joo Quando eu te encarei frente a frente e no vi o meu rosto Chamei de mau gosto o que vi, de mau gosto, mau gosto que Narciso acha feio o que no espelho E mente apavora o que ainda no mesmo velho Nada do que no era antes quando no somos mutantes E foste um difcil comeo Afasto o que no conheo E quem vem de outro sonho feliz de cidade Aprende depressa a chamar-te de realidade Porque s o avesso do avesso do avesso do avesso Do povo oprimido nas filas, nas vilas, favelas Da fora da grana que ergue e destri coisas belas Da feia fumaa que sobe, apagando as estrelas Eu vejo surgir teus poetas de campos, espaos Tuas oficinas de florestas, teus deuses da chuva Pan-Amricas de fricas utpicas, tmulo do samba Mas possvel novo quilombo de Zumbi E os Novos Baianos passeiam na tua garoa E novos baianos te podem curtir numa boa.

Fonte: Veloso (2010).

- Proposta de operacionalizao Nesta exemplificao, pode-se iniciar o dilogo com qualquer um dos recursos sugeridos e ir puxando os fios, estimular a discusso com reflexes e debates, despertar para novas relaes e pesquisas. Por exemplo, ao iniciar pela charge de Jorge Braga (Figura 1), pode-se, juntamente com os alunos situar a origem da tira e questionar sobre a situao representada, localizao, se eles conhecem a cano referida na charge e conversar sobre seu significado. Ser que esse problema se restringe apenas ao lugar mencionado? Deix-los comentar sobre as percepes da Figura 2 e ir dirigindo e relacionando com os outros recursos didticos, como a manchete, lig-los cano. Conversar sobre os problemas sociais, histricos e ambientais, expressos na cano. Provocar a discusso para suas causas e solues e outras questes pertinentes ao tema. E assim, ou em uma outra sequncia de reflexo, so tecidos novos conhecimentos e textos comprometidos com o contexto sociopoltico, condies sociais e ambientais, construo e luta pela cidadania plena. Atividade II A sugesto com o tema migrao. - Recursos didtico-pedaggicos sugeridos Reportagem

Figura 3 Reportagem: Praa de Maio

Fonte: Mes (2007). Uma cano


O bbado e a equilibrista Composio: Joo Bosco e Aldir Blanc Caa A tarde feito um viaduto E um bbado trajando luto Me lembrou Carlitos A lua tal qual a dona do bordel Pedia a cada estrela fria Um brilho de aluguel E nuvens L no mata-borro do cu Chupavam manchas torturadas Que sufoco Louco O bbado com chapu coco Fazia irreverncias mil Pra noite do Brasil... Meu Brasil... Que sonha Com a volta do irmo do Henfil Com tanta gente que partiu Num rabo de foguete Chora A nossa ptria me gentil Choram Marias e Clarisses No solo do Brasil Mas sei Que uma dor assim pungente no h de ser inutilmente A esperana dana na corda bamba de sombrinha E em cada passo dessa linha Pode se machucar Azar A esperana equilibrista Sabe que o show de todo artista Tem que continuar. Fonte: Regina (s. d.).

Tira de Quadrinhos

Figura 4 Tira de quadrinhos da Mafalda: migrao Fonte: Quino (2003, p. 1).

- Sugesto de operacionalizao Esta proposta de atividade-dilogo pode tambm ser iniciada por qualquer um dos recursos sugeridos e com o estmulo de discusso, reflexes, debates, despertar a ateno para novas relaes e pesquisas. Por exemplo, pode-se comear pela contextualizao da cano. Buscar informaes da histria brasileira e nos fatos reais do perodo militar, esquecido ou at mesmo desconhecido por alguns. Discutir sobre a realidade exposta na tira da Mafalda 9 (figura 4), situar com os alunos a origem da tira, relacionar o tema com a Amrica Latina e o mundo. Refletir sobre o papel destas e de outras manifestaes culturais como expresses de resistncia no perodo militar, quando os rgos de censura nem sempre as compreendiam. Lig-las reportagem (figura 3) sobre o processo de valorizao da memria dessa poca na Argentina (pas de Quino). Apreciar a msica e fazer elos da sua mensagem, aprofundando o tema discutido. Analisar a questo poltica (local, nacional, mundial) e debater sobre as migraes, sua complexidade e mltiplos fatores e consequncias para o indivduo e para a sociedade. Realar que a migrao raramente espontnea, um desejo individual, pois o motivo principal quase sempre econmico, embora possa ocorrer por razes polticas, por catstrofes naturais, para fins educativos. Alm disso, conversar sobre a existncia de vrias formas de migraes. Dialogar sobre o sentido de exlio como uma migrao forada, seus transtornos, a crise de identidade, dificuldades de sobrevivncia. E, assim, ou em uma outra sequncia de reflexo, tecer novos conhecimentos e textos comprometidos com o contexto sociopoltico e cultural, a identidade regional, a luta pela cidadania plena e a sua construo. Outros conceitos podem ser derivados desses recursos. Como exemplos, podem ser citados: identidade cultural e poltica; participao poltica; a cartografia do trfico e uso de drogas no Brasil e no mundo; Amrica Latina no contexto mundial; poltica econmica internacional; influncias dos Estados Unidos da Amrica no panorama mundial.

Atividade III A proposta deste trabalho com base em trs tiras da Mafalda.

Tiras de quadrinhos

Figura 5 Tira de quadrinhos da Mafalda: o dia e a noite Fonte: Quino (2003, p. 32 ).

Figura 6 Tira de quadrinhos da Mafalda: cidade Fonte: Quino (2003, p. 407).

Figura 7 Tira de quadrinhos da Mafalda: o movimento da Terra Fonte: Quino (2003, p. 26).

Na Figura 5, o dilogo, que ocorre na casa de um dos personagens, permite a discusso sobre o porqu das diferenas de horrio na Terra e proporciona

questes sobre relaes internacionais. possvel conversar sobre a Guerra Fria e sobre as novas regionalizaes do mundo. Pode-se, ainda, relacionar tempoespao, com o paralelo entre o modo de vida urbano atual e o do passado, quando atitude como escrever carta era um uso generalizado, alm de outros comportamentos urbanos, hoje considerados ultrapassados. J a Figura 6, tem um discurso mais complexo e ser mais bem compreendida se utilizada no encerramento de contedos referentes a lugares da cidade e cidadania, ambiente urbano, modo de vida urbano, cultura, enfim, para refletir sobre o viver na cidade. mais indicada para o nono ano, ensino mdio e universitrio, porque exige uma maior capacidade de abstrao. A Figura 7, no entanto, parece mais apropriada para as sries iniciais do ensino fundamental. Poder introduzir estudos de astronomia e cartografia, como os movimentos da Terra, o sistema solar, fuso horrio. As trs tiras podem ser relacionadas entre si. Elas possibilitam o trabalho interdisciplinar com vrias disciplinas, como Literatura e Lngua Portuguesa, Histria, Sociologia, Filosofia, Cincias. Afinal, deve-se pensar em desenvolver um trabalho mais coletivo e crtico na escola.

Atividade IV A sugesto desta atividade com o tema cidade, por meio de emprego de outra tira da Mafalda: Tiras de quadrinhos

Figura 8 Tira de quadrinhos da Mafalda: o sujeito. Fonte: Quino (2003, p. 219).

Figura 9 Tira de quadrinhos da Mafalda II Fonte: Quino (2003, p. 219. Adaptada).

A proposta de trabalho com as figuras 8 e 9 a seguinte: de posse da primeira tira, os estudantes devero l-la e refletir sobre sua mensagem. O professor dever motiv-los a questionar sobre a veracidade da situao exposta. Sero os governantes os nicos responsveis pela limpeza ou sujeira da cidade? Quando a turma j estiver satisfeita com o debate realizado, o momento de entregar a nova cpia da tira, sem as falas, para eles darem continuidade ao dilogo dos dois personagens. Observe que o balo est aberto na parte superior, para no limitar a escrita. O balo, tambm, no est ligado a nenhum personagem, deixando a critrio do aluno decidir de quem ser a fala, ou mesmo o pensamento, para o qual ele produzir o discurso. No final eles podero divulgar as tiras, comentar, compartilhar. Essa atividade pode ser muito mais produtiva e proveitosa se for trabalhada com Lngua Portuguesa, Filosofia, Histria, Artes, que podero explorar outros aspectos dessa linguagem, aprofundando esse debate.

Atividade V A outra atividade que se prope por intermdio de trs tiras do Katteca, que trata das condies de vida na cidade: Tiras de quadrinhos

Figura 10 Tira diria do Katteca: fome I Fonte: O Popular (31 out. 2007).

Figura 11 Tira diria do Katteca: o voto Fonte: Oliveira (2000, p. 36).

Figura 12 Tira diria do Katteca: fome II Fonte: O Popular (1 jan. 2008).

As figuras 10 e 12 so tiras do personagem Katteca, so do Jornal O Popular. A Figura 11 do livro, O melhor do Katteca. Prope-se, aps a leitura e interpretao, pedir aos estudantes para construrem uma histria, relacionando as mensagens das trs tiras de quadrinhos, contemplando uma discusso sobre cidadania, ambiente urbano, uso poltico das desigualdades sociais, solidariedade, condies de vida na cidade.

Atividade VI

O tema da proposta o ambiente urbano. Integram os recursos didticopedaggicos sugeridos uma tira da Mafalda e uma reportagem do jornal local. Tira de quadrinhos

Figura 13 Tira de quadrinhos da Mafalda: o vento Fonte: Quino (2003, p. 331).

Reportagem

Chuva chega com vento e granizo Temporal no incio da noite de ontem cobriu capital com nuvem de poeira e causou estragos e alagamentos. Ventania derrubou rvores.
Fonte: Drummond (2007).

A Figura 13, que uma tira da Mafalda, do argentino Quino, pode ser interpretada de forma isolada ou com o auxlio de outros recursos didticopedaggicos. Na elaborao de uma atividade com a tira da Figura 13, sugere-se, tambm, o uso de uma manchete que, no caso, informa sobre um temporal em Goinia-GO. Primeiramente, pode-se entregar a tira e solicitar a sua interpretao. Depois, distribuir a reportagem e pedir para relacionar com os quadrinhos. Em seguida, conversar sobre o ambiente urbano, localizar os lugares da reportagem, comentar sobre os aspectos fsicos, humanos, econmicos, polticos, que podem ser abstrados desses dois recursos didtico-pedaggicos. Essa tira de quadrinhos permite mediar perfeitamente em relao a qualquer lugar geogrfico e pode ser relacionada com reportagens, canes, contedo do livro didtico, livro literrio, outros quadrinhos de publicaes locais, imagens. No

final de todo o debate, pode-se pedir aos alunos, a elaborao de um texto sobre o que foi discutido. Para finalizar segue uma relao de endereos eletrnicos selecionados que contm informaes e imagens de quadrinhos. Esses endereos disponveis na Internet podem ser consultados livremente. A maioria permite que se copiem as tiras, cartuns ou charges. Assim constituem fontes opcionais de pesquisa e de recursos didtico-pedaggicos.

http://blogdosquadrinhos.blog.uol.com.b r http://jorgebragahumor.blogspot.com http://www.acharge.com.br http://www.jblog.com.br/quadrinhos.php http://www.mafalda.net http://www.monica.com.br http://www.quino.com.ar http://www.universohq.com http://www.vidabesta.com

Consideraes finais A realizao deste trabalho teve o propsito de contribuir com o debate sobre a relao ensino-aprendizagem de Geografia, bem como de fornecer subsdios ao uso de charges e tiras de quadrinhos como sugesto de recursos didticopedaggicos. A inteno fundamental foi indicar algumas atividades que podem demonstrar a potencialidade das tiras de quadrinhos e produes similares para mediar o processo ensino-aprendizagem da Geografia da cidade. No entanto, importante destacar que o uso de quadrinhos e similares no exclui outras linguagens, pelo contrrio, essa diversidade amplia o conhecimento crtico e estimula possibilidades interdisciplinares. Entre as vrias informaes necessrias para a compreenso da linguagem dos quadrinhos, h muitas que se relacionam com as outras reas do conhecimento.

Portanto, esse dinamismo tambm permite fomentar realizaes interdisciplinares. O prprio texto produzido pelos alunos, por exemplo, pode ser foco de anlise dos estudiosos da Lngua Portuguesa. Afinal, a proposio e o enfrentamento dos desafios com uma postura interdisciplinar (KAECHER, 2001) seria uma posio sbia de cada docente, pois, alm da leitura, interpretao, compreenso e produo de texto, no h como no relacionar o contedo das charges, cartuns e quadrinhos com economia, poltica, tica, histria e outros. mais uma tentativa de superao de uma prtica geogrfica mais tradicional e de transposio de obstculos para a atuao com um novo posicionamento em sala de aula. Kaercher (2002, p. 225) diz ser necessrio formar uma conscincia espacial para a prtica da cidadania. Conscincia espacial como sinnimo de perceber o espao como um elemento importante de nossa organizao social, presente no cotidiano. Nessa perspectiva, a leitura, a interpretao e a compreenso dos signos verbais (fala dos bales, ttulos ou legendas) e signos visuais (expresses das imagens) dos quadrinhos podem contribuir para uma reflexo crtica sobre as categorias espaciais. Enfatiza-se que essa produo cultural indicada no de difcil acesso, principalmente para os professores. Ela divulgada pelos meios de comunicao do cotidiano e o seu custo relativamente baixo. No entanto, muitas pessoas no tm acesso, no a lem, no a compreendem. Deve-se considerar que mesmo com a divulgao em jornais, revistas, Internet, nem todos tm possibilidades de decodificar a linguagem dos quadrinhos. Ela se destina ao pblico que tem condies econmicas e intelectuais de consumi-la nesses veculos de comunicao. Este mais um motivo para os professores escolares promoverem o debate de charges, cartuns e tiras de quadrinhos para mediar contedos didticos. Cabe escola motivar e alfabetizar os alunos na leitura dessas imagens, considerando que o autor de quadrinhos tem um olhar sensvel, porm irnico da realidade da cidade. O seu ponto de vista como observador da dinmica urbana se manifesta por meio da fala e da expresso das imagens de seus personagens. A interpretao do leitor subjetiva, sendo que a linguagem dos quadrinhos permite vrias opes de leitura, tanto pelo discurso verbal, como pelos signos no-verbais. Parece no restar dvidas sobre a eficincia dessa linguagem no processo ensino-aprendizagem. Todavia, mesmo com este consenso, importante expressar com veemncia que apenas a utilizao de determinados procedimentos

pedaggicos no garantia do sucesso educacional, porque este depende de vrios outros fatores, sociais, culturais, histricos, geogrficos, psicolgicos, econmicos.

Referncia DRUMMOND, P. Chuva chega com vento e granizo. O Popular, Goinia, 19 out. 2007. Caderno Cidades. KAERCHER, N. A. Estudos Sociais: reflexes, conflitos e desafios. In: CASTROGIOVANI, A. C, et al. (orgs.) Geografia em sala de aula: prticas e reflexes. 3. ed. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS/AGB-Seo Porto Alegre, 2001. p. 49-55. ___. O gato comeu a Geografia crtica? Alguns obstculos a superar no ensinoaprendizagem de Geografia. In: PONTUSCHKA, N. N.; OLIVEIRA, A. U. (Orgs). Geografia em perspectiva. So Paulo: Contexto, 2002. p. 221-231. MES da praa de maio. O Popular, Goinia, 13 maio 2007. Caderno Magazine. OLIVEIRA, J. L. B. [BRITVS] O melhor do Katteca. Goinia: Ed. do Autor, 2000. O POPULAR. Britvs [OLIVEIRA, J. L. B.]: Katteca - tiras de quadrinhos (4 mar. 2007-30 mar. 2008). Goinia, 2007-2008. [Tiras publicadas de segunda-feira a sbado, no caderno Magazine]. O POPULAR. Jorge Braga: charges (4 mar. 2007-30 mar. 2008). Goinia, 20072008. [Charges publicadas de segunda-feira a sbado, no caderno Cidades]. QUINO, J. L. Toda Mafalda. So Paulo: Martins Fontes, 2003. REGINA, E. O bbado e a equilibrista. Elis por ela. Faixa 7, n. 177104-2 WEA. s/d. 1 CD-ROM. SILVA, E. I.; CAVALCANTI, L. S. A linguagem dos quadrinhos na mediao do ensino-aprendizagem em Geografia. Espaos da Escola, Iju., v. 1, p. 59-69, maio/dez. 2008. SILVA, E. I. A linguagem dos quadrinhos na mediao do ensino de Geografia: charges e tiras de quadrinhos no estudo de cidade, 2010. Tese (Doutorado em Geografia) Instituto de Estudos Socioambiemtais Universidade Federal de Gois, Goinia, 2010. VELOSO, C. Sampa. Disponvel em: <http://www.caetanoveloso.com.br/site/letras/sampa.htm>. Acesso: 25 jan. 2010.

Potrebbero piacerti anche