Sei sulla pagina 1di 42

Srie RECURSOS ENERGTICOS

NOTA TCNICA DEA 01/11

Sistema de Acompanhamento de Medies Anemomtricas

AMA Manual do Usurio

Rio de Janeiro Janeiro de 2011

(Esta pgina foi intencionalmente deixada em branco para o adequado alinhamento de pginas na impresso com a opo frente e verso - double sided)

Srie RECURSOS ENERGTICOS

NOTA TCNICA DEA O1/11


GOVERNO FEDERAL Ministrio de Minas e Energia Ministro dison Lobo Secretrio Executivo Mrcio Pereira Zimmermann Secretrio de Planejamento e Desenvolvimento Energtico Altino Ventura Filho

Sistema de Acompanhamento de Medies Anemomtrica

AMA Manual do Usurio

Empresa pblica, vinculada ao Ministrio de Minas e Energia, instituda nos termos da Lei n 10.847, de 15 de maro de 2004, a EPE tem por finalidade prestar servios na rea de estudos e pesquisas destinadas a subsidiar o planejamento do setor energtico, tais como energia eltrica, petrleo e gs natural e seus derivados, carvo mineral, fontes energticas renovveis e eficincia energtica, dentre outras.

Coordenao Geral Mauricio Tiomno Tolmasquim Amilcar Guerreiro Coordenao Executiva Amilcar Guerreiro Coordenao Tcnica Juarez C. Lopes Equipe Tcnica Chaim Ruchleimer Cludia Bento Jos Francisco X. de Souza Mauricio R. Cavalcanti Tereza Zani Juarez C. Lopes Kriseida Alekseev Torsten Schwab (GIZ)

Presidente Mauricio Tiomno Tolmasquim Diretor de Estudos Econmico-Energticos e Ambientais Amilcar Guerreiro Diretor de Estudos de Energia Eltrica Jos Carlos de Miranda Farias Diretor de Estudos de Petrleo, Gs e Bicombustvel Elson Ronaldo Nunes Diretor de Gesto Corporativa Ibans Csar Cssel
URL: http://www.epe.gov.br Sede SAN Quadra 1 Bloco B Sala 100-A 70041-903 - Braslia DF Escritrio Central Av. Rio Branco, n. 01 11 Andar 20090-003 - Rio de Janeiro RJ

Rio de Janeiro Janeiro de 2011

(Esta pgina foi intencionalmente deixada em branco para o adequado alinhamento de pginas na impresso com a opo frente e verso - double sided)

Ministrio de Minas e Energia

Srie RECURSOS ENERGTICOS NOTA TCNICA DEA 01/11


Sistema de Acompanhamento das Medies Anemomtricas

AMA Manual do Usurio

SUMRIO
1 INTRODUO_______________________________________________________ 2 2 PLATAFORMA DO SOFTWARE E ACESSO AO AMA ____________________________ 3 3 ESTRUTURA E COMANDOS DE OPERAO E DE INFORMAO __________________ 5 4 ESTAO ANEMOMTRICA _____________________________________________ 8 5 ANEXOS DA ESTAO ANEMOMTRICA __________________________________ 10 6 INSTRUMENTOS ____________________________________________________ 12
6.1 6.2 6.3 6.4 6.5 6.6 DATA LOGGER BARMETRO TERMMETRO HIGRMETRO ANEMMETRO WIND VANE 13 16 18 21 24 27

7 CONFIGURAO DATA LOGGER ________________________________________ 30 8 RELATRIO DE INTERVENES ________________________________________ 31 9 ENVIO ___________________________________________________________ 34 10 CONSULTA DOS ARQUIVOS ___________________________________________ 35 11 CONSULTA POR PERODO ____________________________________________ 37

Nota Tcnica DEA 01/11 - Manual do Usurio do Sistema de Acompanhamento de Medies Anemomtricas AMA

Ministrio de Minas e Energia

INTRODUO

Este manual um instrumento de orientao dos usurios do Sistema de Acompanhamento de Medies Anemomtricas - AMA, aplicativo computacional desenvolvido pela Empresa de Pesquisa Energtica EPE para registro das medies anemomtricas e climatolgicas fornecidas pelos parques elicos vencedores dos leiles de energia de reserva e leilo de fontes alternativas promovidos pelo Governo Federal, atravs do Ministrio de Minas e Energia, em 2009 e 2010. Tais medies constituiro uma base de dados permanente e referencial para estudos relativos energia elica e para o desenvolvimento de instrumental tcnico voltado ao planejamento, operao e integrao de parques elicos ao sistema eltrico nacional. O Manual relaciona as informaes necessrias constituio de base de dados confivel e adequada aos estudos da energia elica, com os padres de qualidade e de rastreabilidade preconizados pelas Normas Tcnicas. A EPE expressa seus agradecimentos aos especialistas Afonso Pacheco, Daniel Faro, J. P. Molly, Jonas Telcken, Odilon Camargo e Regina Araujo, que em muito colaboraram, com suas sugestes e comentrios, para o aperfeioamento da base de dados e deste Manual.

Nota Tcnica DEA 01/11 - Manual do Usurio do Sistema de Acompanhamento de Medies Anemomtricas AMA

Ministrio de Minas e Energia

PLATAFORMA DO SOFTWARE E ACESSO AO AMA

O aplicativo AMA utiliza a plataforma de software Microsoft e as ferramentas C#, ASPNet e gerenciador de banco de dados MS SQL Server 2008. A base de dados AMA est instalada na EPE e permanentemente disponvel para os responsveis pelos parques elicos usurios do sistema, permitindo acesso por meio de qualquer computador conectado internet e que disponha de navegador (browser) compatvel com o Internet Explorer IE verso 7 ou superior. Para utilizar o sistema AMA basta acessar a pgina da EPE na rede mundial de computadores (www.epe.gov.br) e clicar no selo do sistema localizado na parte inferior da tela direita (figura abaixo).

O acesso ser autorizado aos responsveis pelo cadastramento dos parques elicos no Sistema de Acompanhamento de Empreendimentos Geradores de Energia AEGE na fase de Habilitao para os leiles LER 2009, LER 2010 e FA 2010, que devero identificar-se preenchendo os campos Nome do usurio e Senha na tela de identificao com os mesmos cdigos utilizados para o acesso ao Sistema AEGE na fase de Habilitao.

Nota Tcnica DEA 01/11 - Manual do Usurio do Sistema de Acompanhamento de Medies Anemomtricas AMA

Ministrio de Minas e Energia

Eventuais substituies ou incluses de responsveis devero ser efetuadas atravs do Sistema AEGE. Em caso de dvidas, solicitamos entrar em contato com a EPE pelo endereo eletrnico ama@epe.gov.br.

Nota Tcnica DEA 01/11 - Manual do Usurio do Sistema de Acompanhamento de Medies Anemomtricas AMA

Ministrio de Minas e Energia

ESTRUTURA E COMANDOS DE OPERAO E DE INFORMAO

O sistema AMA foi concebido sob a hiptese de que cada parque elico registrar um nico posto de medies aqui denominado estao anemomtrica e que poder haver um responsvel nico, identificado por senha de acesso exclusiva, pelo registro e envio das informaes de mais de um parque elico. Para cada parque elico identificado pelo responsvel devero ser registradas informaes: sobre a estrutura fsica e localizao geogrfica da estao anemomtrica do parque elico identificado; sobre a identificao e caractersticas dos instrumentos que compem a estao anemomtrica; sobre procedimentos de instalao, manuteno ou substituio dos instrumentos que compem a estao anemomtrica; das medies efetuadas pela estao anemomtrica.

O AMA constitudo de 8 guias, 5 das quais destinadas prestao de informaes relativas estao anemomtrica, aos instrumentos nela instalados e s rotinas de manuteno desses instrumentos. A sexta guia se presta ao envio quinzenal das medies anemomtricas e climatolgicas efetuadas e as duas guias restantes se destinam verificao e consulta das medies informadas EPE. Futuramente outras guias sero acrescentadas para a apresentao de anlises tcnicas baseadas nas medies informadas.

Estao Anemomtrica destinada seleo do parque elico para cadastramento e envio das informaes da estao anemomtrica; Anexos da Estao destinada ao envio dos relatrios de instalao e fotografias da estao anemomtrica; Instrumentos destinada identificao dos instrumentos de medio e registro instalados na estao anemomtrica (data logger, barmetro, termmetro, higrmetro, anemmetros e wind vanes); Configurao Data Logger destinada verificao da configurao dos canais do data logger e emisso do relatrio de cadastramento da estao anemomtrica; Relatrio de Intervenes destinada ao registro das manutenes e/ou substituies dos instrumentos da estao anemomtrica; Envio destinada remessa quinzenal do arquivo de dados das medies anemomtricas e climatolgicas EPE; Consulta dos Arquivos destinada a consultas e download dos arquivos de dados das medies enviados EPE; Consulta por Perodo destinada s consultas das medies e outras informaes enviadas EPE em perodo definido.

Em todas as guias o AMA exibe: conjunto de botes de operao da rea de formulrio da guia;

Nota Tcnica DEA 01/11 - Manual do Usurio do Sistema de Acompanhamento de Medies Anemomtricas AMA

Ministrio de Minas e Energia

rea de formulrio onde so selecionados os itens da guia e preenchidas as informaes relativas a esse item; conjunto de botes de pesquisa na lista de itens da guia j registrados no AMA; lista de itens da guia j registrados no AMA (salvos no sistema) gistrados sistema).

1. Botes de operao

2. rea de formulrio 3. Botes de pesquisa

4. Lista de itens registrados no AMA

BOTES DE OPERAO Permitem a realizao de operaes vinculadas s informaes apresentadas na rea de formulrio da guia.

Incluir ( ) habilita os campos do formulrio da guia para a incluso de infor informaes sobre um novo item. Editar ( ) habilita os campos do formulrio da guia para alteraes de informaes sobre um item j registrado no AMA. O item a ser editado deve ser selecionado na linha correspondente da lista de itens registrados no AMA. Salvar ( ) registra (salva) no AMA todas as informaes contidas no formulrio da guia. Este boto estar ativo somente aps o acionamento de um dos botes Incluir ou Editar. ste Excluir ( ) exclui o item selecionado da lista de itens registrados no AMA e todas as informaes do formulrio referentes a este item.

Nota Tcnica DEA 01/11 - Manual do Usurio do Sistema de Acompanhamento de Medies Anemomtricas AMA S

Ministrio de Minas e Energia

Desfazer ( ) cancela todas as novas informaes adicionadas ou alteradas e ainda no salvas e reapresenta na rea de formulrio as informaes efetivamente registradas no AMA. Este boto estar ativo somente aps o acionamento de um dos botes Incluir ou Editar Editar.

REA DE FORMULRIO rea destinada prestao das informaes sobre os itens da guia. Cada guia conta com um formulrio especfico relativo ao seu tema. BOTES DE PESQUISA NA LISTA DE ITENS REGISTRADOS NO AMA Destinados pesquisa ordenada na lista de itens da guia registrados no AMA, segundo a convenincia do usurio.

Buscar ( ) permite a escolha de critrios para filtragem da lista de itens da guia O boto guia. abrir um dilogo para insero de critrios de busca por coluna; Consultar ( ) executa a pesquisa de acordo com os critrios definidos pelo usurio;

Desfazer ( ) exclui os critrios de pesquisa e re-exibe a lista completa de itens da guia exibe registrados no AMA.

LISTA DE ITENS REGISTRADOS NO AMA Relaciona os itens e informaes da guia j registrados (salvos) no sistema AMA. Tem como funo adicional permitir a seleo de um item da lista para apresentao no campo do formulrio e alterao das informaes j registrad (clicar na linha do item desejado). registradas

Nota Tcnica DEA 01/11 - Manual do Usurio do Sistema de Acompanhamento de Medies Anemomtricas AMA S

Ministrio de Minas e Energia

ESTAO ANEMOMTRICA

Esta guia identifica e cadastra a estao anemomtrica instalada no parque elico. Todas as informaes desta e das demais guias estaro referenciadas estao anemomtrica selecionada nesta guia.

PARQUE ELICO Na caixa de seleo estaro relacionados todos os parques elicos assinalados no Sistema AEGE como de responsabilidade do usurio, que dever selecionar um parque por vez para o preenchimento da guia. Cada parque se constitui em um item da guia. O acesso s demais guias deve ser precedido da seleo do parque elico nesta guia. ESTAO Apresenta o cdigo numrico de 6 dgitos que identificar a estao anemomtrica do parque elico selecionado e que dever constar nos nomes e no header dos arquivos de dados de medio a serem enviados EPE, conforme Nota Tcnica EPE NT DEA 14/09 R1. TIPO DE ESTAO O tipo da estrutura da torre de suporte dos instrumentos de medio dever ser selecionado entre as formas Tubular e Trelia (lattice) com a marcao do boto correspondente.

Nota Tcnica DEA 01/11 - Manual do Usurio do Sistema de Acompanhamento de Medies Anemomtricas AMA

Ministrio de Minas e Energia

SEO A forma da seo transversal da torre de suporte dos instrumentos de medio deve ser selecionada entre Triangular ou Quadrada com a marcao do boto correspondente. Este campo estar ativo apenas caso a torre seja do tipo Trelia. ALTURA Informar a altura da estao anemomtrica, definida pela distncia entre a base da torre e o eixo do anemmetro de topo (anemmetro superior), em metro metro. ALTITUDE Informar a altitude da base da estao anemomtrica em relao ao nvel do mar, em metro. em ORIENTAO DO PARA-RAIOS Informar o ngulo do brao do para raios em relao ao norte geogrfico, em grau (). para-raios DATA DE INSTALAO Informar a data de instalao (concluso da montagem) da estao anemomtrica, no form formato dd/mm/aaaa. COORDENADAS UTM E GEOGRFICAS As coordenadas de localizao da estao anemomtrica sero fornecidas no sistema UTM, devendo ser preenchidos os campos Coordenada N (Northing) e Coordenada E (Easting) e selecionada a Zona UTM na caixa de se seleo. O boto UTM para GEO pode ser usado para transformar as coordenadas UTM para coordenadas geogrficas. Alternativamente, podero ser informadas as coordenadas geogrficas Latitude e Longitude (em graus, com seis casas decimais) e acionado o boto GEO para UTM para que se faa a transformao para UTM. O usurio pode verificar visualmente a localizao da estao anemomtrica pelo Google Maps, acionando o cone Google maps. Para isso, necessrio ter disponveis as coordenadas geogrficas no formulrio. LISTA DE ITENS DA GUIA REGISTRADOS NO AMA Na parte inferior da guia so relacionadas as estaes anemomtricas j registradas no AMA. Ateno Para o acesso inicial rea do formulrio da guia e seleo do parque elico necessrio pressionar o boto de controle Incluir ( ). Para alterar informaes j registradas no AMA, o basta clicar na estao anemomtrica desejada da lista de itens da guia e acionar o boto Editar ( ). Finalizado o preenchimento do formulrio da guia de cada estao anemomtric clique no anemomtrica, boto de controle Salvar ( ) para que as informaes sejam registradas no AMA. Observe que a lista de itens, na parte inferior da guia, incrementada aps o registro de cada estao anemomtrica. Uma vez selecionada a estao anemomtrica, todas as demais guias sero referenciadas a essa estao.

Nota Tcnica DEA 01/11 - Manual do Usurio do Sistema de Acompanhamento de Medies Anemomtricas AMA S

Ministrio de Minas e Energia

ANEXOS DA ESTAO ANEMOMTRICA

Esta guia trata do registro do relatrio de instalao e das fotografias da estao anemomtrica. A estao anemomtrica selecionada na guia anterior, cujos relatrios sero includos, identificada na parte superior da rea de formulrio.

TIPO DO ANEXO Na caixa de seleo estaro relacionados os anexos solicitados para o registro da estao anemomtrica selecionada na guia anterior (relatrio de instalao e fotos dos lados norte, sul, leste e oeste). Cada relatrio ou foto se constitui em um item da guia e o usurio deve selecionar um anexo por vez para o preenchimento do formulrio da guia. ARQUIVO O arquivo digital correspondente ao anexo selecionado ser localizado no computador do usurio acionando-se o boto Procurar, que abrir uma caixa de dilogo de upload para busca do arquivo. Em seguida, o arquivo deve ser carregado, acionando-se o boto Carregar Arquivo. O nome do arquivo digital carregado ser apresentado no campo Arquivo Anexado. ARQUIVO ANEXADO O nome do arquivo digital carregado ser apresentado neste campo e o contedo do arquivo poder ser conferido acionando-se o boto Ver Arquivo.

Nota Tcnica DEA 01/11 - Manual do Usurio do Sistema de Acompanhamento de Medies Anemomtricas AMA

10

Ministrio de Minas e Energia

LISTA DE ITENS DA GUIA REGISTRADOS NO AMA Na parte inferior da guia so relacionados os anexos da estao anemomtrica j registrados no ia AMA. Ateno Para o acesso inicial rea do formulrio da guia e seleo do tipo do anexo necessrio pressionar o boto de controle Incluir ( ). Para alterar informaes j registra registradas no AMA, basta clicar no anexo desejado da lista de itens da guia e acionar o boto Editar ( ). Finalizado o preenchimento do formulrio da guia de cada anexo, clique n boto de controle no Salvar ( ) para que as informaes sejam registradas no AMA. Observe que a lista de itens, na parte inferior da guia, incrementada aps o registro de cada anexo. Devem ser enviados EPE: Relatrio de Instalao: um nico arquivo agregado com extenso .pdf que descreve o processo de instalao da estao anemomt anemomtrica. O relatrio deve conter as informaes . referentes instalao segundo o guia MEASNET Evaluation of Site-Specific Wind Conditions Specific - Version 1, de novembro de 2009 (referenciado na Nota Tcnica EPE DEA 14/09 R1); , a 4 fotos da estao anemomtrica: conjunto de fotografias no formato .jpg que tem como conjunto finalidade uma impresso visual completa da estao e seus arredores. Devem ser fotografias panormicas tiradas a uma distancia de pelo menos 50m da estao.

Nota Tcnica DEA 01/11 - Manual do Usurio do Sistema de Acompanhamento de Medies Anemomtricas AMA S

11

Ministrio de Minas e Energia

INSTRUMENTOS

Esta guia descreve os instrumentos de medio e registro instalados na estao anemomtrica instrumentos selecionada e identificada na parte superior da rea de formulrio Para cada instrumento, formulrio. apenas os campos de preenchimento obrigatrio sero habilitados.

INSTRUMENTO Na caixa de seleo estaro relacionados os instrumentos solicitados para o registro da estao o anemomtrica (data logger, barmetro, termmetro, higrmetro, anemmetros e wind vanes). Cada instrumento se constitui em um item da guia e o usurio deve selecionar um instrumento por vez para o preenchimento do formulrio da guia. ez LISTA DE ITENS DA GUIA REGISTRADOS NO AMA Na parte inferior da guia so relacionados os instrumentos da estao anemomtrica identificada na parte superior do formulrio da guia registrados no AMA. Ateno Para o acesso inicial rea do formulrio e seleo do instrumento de medio e registro ra necessrio clicar no boto de controle Incluir ( ). Para alterar informaes j registradas no AMA, basta clicar no instrumento desejado da lista de itens da guia e acionar o boto Editar ( ). Finalizado o preenchimento do formulrio de cada instrumento, clique no boto de controle Salvar ( ) para que as informaes sejam registradas no AMA. Observe que a lista de itens, na parte inferior da guia, incrementada aps o registro de cada novo instrumento.

Nota Tcnica DEA 01/11 - Manual do Usurio do Sistema de Acompanhamento de Medies Anemomtricas AMA S

12

Ministrio de Minas e Energia

6.1

DATA LOGGER

POSIO - Campo desabilitado. MODELO Selecionar o modelo do data logger utilizado na estao anemomtrica a partir de uma relao inicial que inclui os seguintes modelos: Ammonit METEO-32, Ammonit METEO-32X, Ammonit METEO-40, Kintech EOL Zenith e SecondWind Nomad 2. Caso o modelo utilizado no se encontre relacionado, o usurio deve entrar em contato com a EPE pelo endereo eletrnico ama@epe.gov.br para fornecimento da especificao tcnica do data logger utilizado e incluso do modelo na lista do AMA. DATA DE INSTALAO Informar a data de instalao do data logger no formato dd/mm/aaaa. ALTURA Informar a distncia vertical do data logger em relao ao solo em metro, com uma casa decimal. NMERO DE SRIE Informar o nmero de srie fornecido pelo fabricante do data logger. VERSO DO SOFTWARE Informar a verso atual do software instalado no data logger.

Nota Tcnica DEA 01/11 - Manual do Usurio do Sistema de Acompanhamento de Medies Anemomtricas AMA

13

Ministrio de Minas e Energia

CANAL FSICO - Campo desabilitado. CANAL LGICO Campo desabilitado. O data logger utiliza os canais CH01 a CH03 conforme informado na Nota Tcnica EPE DEA 14/09 R1. OFFSET - Campo desabilitado. SLOPE - Campo desabilitado. COMPRIMENTO DO BRAO - Campo desabilitado. DIMETRO DO BRAO - Campo desabilitado. DIREO DO BRAO - Campo desabilitado. DATA DE CALIBRAO/AFERIO Informar a data de aferio do data logger, conforme documento de aferio do fabricante, no formato dd/mm/aaaa. DATA DE REMOO Em caso de substituio do data logger, informar a data de remoo, no formato dd/mm/aaaa. A guia Relatrio de Interveno deve ser preenchida e o novo data logger deve ser cadastrado e acrescentado lista de instrumentos da estao anemomtrica. DOCUMENTAO COMPLEMENTAR Esse campo destinado ao upload de um nico arquivo digital, em formato .pdf, com documentao do data logger que deve conter: Especificao tcnica fornecida pelo fabricante; Cpia do Certificado de aferio; Listagem contendo a relao dos parmetros informados ao data logger para processamento das grandezas medidas (input configuration);

O arquivo ser localizado no computador do usurio acionando-se o boto Procurar, que abrir uma caixa de dilogo de upload para seleo do arquivo. Em seguida, o arquivo deve ser carregado acionando-se o boto Carregar Arquivo. ARQUIVO ANEXADO O nome do arquivo digital carregado ser apresentado neste campo e o contedo do arquivo poder ser conferido acionando-se o boto Ver Arquivo. INFORMAES DE CONEXO DE ACESSO AO DATA LOGGER Conforme previsto na Nota Tcnica EPE DEA 14/09 R1, a EPE pode, eventualmente, acessar o data logger para verificao de informaes. Qualquer necessidade de acesso ser previamente comunicada ao responsvel pelo parque elico.

Nota Tcnica DEA 01/11 - Manual do Usurio do Sistema de Acompanhamento de Medies Anemomtricas AMA

14

Ministrio de Minas e Energia

NMERO DO TELEFONE Caso a comunicao com data logger possa ser feita atravs de conexo direta por linha telefnica, informar o nmero do telefone do data logger, composto pelo DDD (no formato XX) e , o telefone (no formato XXXXXXXX, sem espaamentos ou caracteres especiais XXXXXXXX, especiais). SENHA Informar a senha de acesso ao data logger para conexo via linha telefnica. A senha ser criptografada para evitar uso indevido indevido. HORA INICIAL DISPONIBILIDADE Informar hora e minuto de incio do perodo de disponibilidade de acesso ao data logger, no formato hh:mm. HORA FINAL DISPONIBILIDADE Informar a hora e minuto de final do perodo de disponibilidade de acesso ao data logger, no formato hh:mm. Ateno A listagem solicitada tipicamente contm o nmero de srie e verso do software do data logger, offset e slope dos anemmetros, fatores de converso de unidade das medidas dos diversos transdutores, etc. Finalizado o preenchimento da guia para incluso ou alterao de informaes, o boto de controle Salvar ( ) deve ser acionado para que as informaes sejam registradas no AMA. Observe que a relao de itens na parte inferior da guia acrescida a cada novo data logger ve registrado no AMA.

Nota Tcnica DEA 01/11 - Manual do Usurio do Sistema de Acompanhamento de Medies Anemomtricas AMA S

15

Ministrio de Minas e Energia

6.2

BARMETRO

POSIO campo desabilitado. MODELO Selecionar o modelo do barmetro utilizado na estao anemomtrica a partir de uma relao inicial que inclui os seguintes modelos: Ammonit P 6330.2, Setra 276, Thies B-278T e Vaisala PTB. Caso o modelo utilizado no se encontre relacionado, o usurio deve entrar em contato com a EPE pelo endereo eletrnico ama@epe.gov.br para fornecimento da especificao tcnica do termmetro e incluso do modelo na lista do AMA. DATA DE INSTALAO Informar a data de instalao do barmetro no formato dd/mm/aaaa. ALTURA Informar a distncia vertical (altura) do barmetro em relao ao solo em metro, com uma casa decimal. NMERO DE SRIE Informar o nmero de srie fornecido pelo fabricante do barmetro. VERSO DO SOFTWARE - Campo desabilitado.

Nota Tcnica DEA 01/11 - Manual do Usurio do Sistema de Acompanhamento de Medies Anemomtricas AMA

16

Ministrio de Minas e Energia

CANAL FSICO Informar o canal fsico do data logger ao qual o barmetro est ligado. Esta informao permitir identificar falhas do instrumento atravs do cdigo de erro ou de inconsistncias nos dados de medio. CANAL LGICO Campo desabilitado. O barmetro utiliza o canal lgico CH0 CH04, conforme informado na Nota Tcnica EPE DEA 14/09 R R1. OFFSET Campo desabilitado. SLOPE Campo desabilitado. COMPRIMENTO DO BRAO - Campo desabilitado. DIMETRO DO BRAO - Campo desabilitado. DIREO DO BRAO Campo desabilitado. DATA DE CALIBRAO/AFERIO Campo desabilitado. DATA DE REMOO Em caso de substituio do barmetro, informar a data de remoo, no formato dd/mm/aaaa. A aso guia Relatrio de Interveno deve ser preenchida e o novo barmetro deve ser cadastrado e acrescentado lista de instrumentos da estao anemomtrica. DOCUMENTAO COMPLEMENTAR PLEMENTAR Esse campo destinado ao upload de um nico arquivo, em formato .pdf, que agrega informaes , auxiliares sobre o barmetro, devendo conter: Especificao tcnica (data sheet ) fornecida pelo fabricante do barmetro; data sheet) Cpia do certificado de aferi aferio fornecido pelo fabricante do instrumento.

O arquivo ser localizado no computador do usurio acionando se o boto Procurar, que abrir acionando-se uma caixa de dilogo de upload para seleo do arquivo. Em seguida, o arquivo deve ser carregado acionando-se o boto Carregar Arquivo Arquivo. ARQUIVO ANEXADO O nome do arquivo digital carregado ser apresentado neste campo e o contedo do arquivo poder ser conferido acionando-se o boto Ver Arquivo. se NMERO DO TELEFONE Campo desabilitado. SENHA Campo desabilitado. INTERVALO DE TEMPO DE CONEXO Campo desabilitado. O Ateno Finalizado o preenchimento da guia para incluso ou alterao de informaes sobre o barmetro, o boto de controle Salvar ( ) deve ser acionado para que as informaes sejam , registradas no AMA. Observe que a relao de itens na parte inferior da guia acrescida a cada ue novo barmetro registrado no AMA.

Nota Tcnica DEA 01/11 - Manual do Usurio do Sistema de Acompanhamento de Medies Anemomtricas AMA S

17

Ministrio de Minas e Energia

6.3

TERMMETRO

POSIO campo desabilitado. MODELO Selecionar o modelo do termmetro utilizado na estao anemomtrica a partir de uma relao inicial que inclui os seguintes modelos: Ammonit P 6311, Ammonit P 6312, Ammonit P 6300, EOL 307, NRG #110S, Thies Compact e Vaisala HMP. Caso o modelo utilizado no se encontre relacionado, o usurio deve entrar em contato com a EPE pelo endereo eletrnico ama@epe.gov.br para fornecimento da especificao tcnica do termmetro e incluso do modelo na lista do AMA. DATA DE INSTALAO Informar a data de instalao do termmetro no formato dd/mm/aaaa. ALTURA Informar a distncia vertical (altura) do termmetro em relao ao solo em metro, com uma casa decimal. NMERO DE SRIE Informar o nmero de srie fornecido pelo fabricante do termmetro. VERSO DO SOFTWARE - Campo desabilitado.

Nota Tcnica DEA 01/11 - Manual do Usurio do Sistema de Acompanhamento de Medies Anemomtricas AMA

18

Ministrio de Minas e Energia

CANAL FSICO Informar o canal fsico do data logger ao qual o termmetro est ligado. Esta informao permitir identificar falhas do instrumento atravs do cdigo de erro ou de inconsistncias nos dados de medio. CANAL LGICO Campo desabilitado. O termmetro utiliza o canal lgico CH05, conforme informado na Nota Tcnica EPE DEA 14/09 R1. OFFSET Campo desabilitado. SLOPE Campo desabilitado. COMPRIMENTO DO BRAO Campo desabilitado. DIMETRO DO BRAO Campo desabilitado. DIREO DO BRAO Campo desabilitado. DATA DE CALIBRAO/AFERIO Campo desabilitado. DATA DE REMOO Em caso de substituio do termmetro, informar a data de remoo, no formato dd/mm/aaaa. A guia Relatrio de Interveno deve ser preenchida e o novo termmetro deve ser cadastrado e acrescentado lista de instrumentos da estao anemomtrica. DOCUMENTAO COMPLEMENTAR Esse campo destinado ao upload de um nico arquivo, em formato .pdf, que agrega informaes auxiliares sobre o termmetro, devendo conter: Especificao tcnica (data sheet) fornecida pelo fabricante do termmetro; Cpia do certificado de aferio fornecido pelo fabricante do instrumento.

O arquivo ser localizado no computador do usurio acionando-se o boto Procurar, que abrir uma caixa de dilogo de upload para seleo do arquivo. Em seguida, o arquivo deve ser carregado acionando-se o boto Carregar Arquivo. ARQUIVO ANEXADO O nome do arquivo digital carregado ser apresentado neste campo e o contedo do arquivo poder ser conferido acionando-se o boto Ver Arquivo. NMERO DO TELEFONE Campo desabilitado. SENHA Campo desabilitado. INTERVALO DE TEMPO DE CONEXO Campo desabilitado.

Nota Tcnica DEA 01/11 - Manual do Usurio do Sistema de Acompanhamento de Medies Anemomtricas AMA

19

Ministrio de Minas e Energia

Ateno Alguns modelos agregam diferentes sensores em um nico instrumento, como por exemplo o Vaisala HMP 155, de temperatura e umidade relativa do ar. Nesses casos, solicitamos cadastrar cada sensor separadamente, nos itens correspondentes do AMA, todos com o mesmo nmero de srie. Finalizado o preenchimento da guia para incluso ou alterao de informaes sobre o termmetro, o boto de controle Salvar ( ) deve ser acionado para que as informaes sejam , cionado registradas no AMA. Observe que a relao de itens na parte inferior da guia acrescida a cada novo termmetro registrado no AMA.

Nota Tcnica DEA 01/11 - Manual do Usurio do Sistema de Acompanhamento de Medies Anemomtricas AMA S

20

Ministrio de Minas e Energia

6.4

HIGRMETRO

POSIO campo desabilitado. MODELO Selecionar o modelo do higrmetro utilizado na estao anemomtrica a partir de uma relao inicial que inclui os seguintes modelos: Ammonit P 6312, Ammonit P 6300, Thies Compact e Vaisala HMP. Caso o modelo utilizado no se encontre relacionado, o usurio deve entrar em contato com a EPE pelo endereo eletrnico ama@epe.gov.br para fornecimento da especificao tcnica do higrmetro e incluso do modelo na lista do AMA. DATA DE INSTALAO Informar a data de instalao do higrmetro no formato dd/mm/aaaa. ALTURA Informar a distncia vertical do higrmetro em relao ao solo em metro, com uma casa decimal. NMERO DE SRIE Informar o nmero de srie fornecido pelo fabricante do higrmetro. VERSO DO SOFTWARE - Campo desabilitado.

Nota Tcnica DEA 01/11 - Manual do Usurio do Sistema de Acompanhamento de Medies Anemomtricas AMA

21

Ministrio de Minas e Energia

CANAL FSICO Informar o canal fsico do data logger ao qual o higrmetro est ligado. Esta informao permitir identificar falhas do instrumento atravs do cdigo de erro ou de inconsistncias nos dados de medio. CANAL LGICO Campo desabilitado. O higrmetro utiliza o canal lgico CH06, conforme informado na Nota Tcnica EPE DEA 14/09 R1. OFFSET Campo desabilitado. SLOPE Campo desabilitado. COMPRIMENTO DO BRAO - Campo desabilitado. DIMETRO DO BRAO - Campo desabilitado. DIREO DO BRAO campo desabilitado. DATA DE CALIBRAO/AFERIO Campo desabilitado. DATA DE REMOO Em caso de substituio do higrmetro, informar a data de remoo, no formato dd/mm/aaaa. A guia Relatrio de Interveno deve ser preenchida e o novo higrmetro deve ser cadastrado e acrescentado lista de instrumentos da estao anemomtrica. DOCUMENTAO COMPLEMENTAR Esse campo destinado ao upload de um nico arquivo digital, em formato .pdf, que agrega informaes auxiliares sobre o higrmetro, devendo conter: Especificao tcnica (data sheet) fornecida pelo fabricante do higrmetro; Cpia do certificado de aferio fornecido pelo fabricante do instrumento.

O arquivo ser localizado no computador do usurio acionando-se o boto Procurar, que abrir uma caixa de dilogo de upload para seleo do arquivo. Em seguida, o arquivo deve ser carregado acionando-se o boto Carregar Arquivo. ARQUIVO ANEXADO O nome do arquivo digital carregado ser apresentado neste campo e o contedo do arquivo poder ser conferido acionando-se o boto Ver Arquivo. NMERO DO TELEFONE Campo desabilitado. SENHA Campo desabilitado. INTERVALO DE TEMPO DE CONEXO Campo desabilitado.

Nota Tcnica DEA 01/11 - Manual do Usurio do Sistema de Acompanhamento de Medies Anemomtricas AMA

22

Ministrio de Minas e Energia

Ateno Alguns modelos agregam diferentes sensores em um nico instrumento, como por exemplo o Vaisala HMP 155, de temperatura e umidade relativa do ar. Nesses casos, solicitamos cadastrar cada sensor separadamente, nos itens correspondentes do AMA, todos com o mesmo nmero de srie. Finalizado o preenchimento da guia para incluso ou alterao de informaes sobre o higrmetro, o boto de controle Salvar ( ) deve ser acionado para que as informaes sejam registradas no AMA. Observe que a relao de itens na parte inferior da guia acrescida a cada novo higrmetro registrado no AMA.

Nota Tcnica DEA 01/11 - Manual do Usurio do Sistema de Acompanhamento de Medies Anemomtricas AMA S

23

Ministrio de Minas e Energia

6.5

ANEMMETRO

POSIO Para o anemmetro instalado no topo da torre de medio (anemmetro superior) deve ser assinalado o campo Superior. Para os demais anemmetros deve ser assinalado o campo Outro. MODELO Selecionar o modelo do anemmetro utilizado na estao anemomtrica a partir de uma relao inicial que inclui os seguintes modelos: Thies Fist Class, Thies First Class Advanced, Vaisala WAA 252, Vector A100 L / LK / LM e WindSensor P2546A. Caso o modelo utilizado no se encontre relacionado, o usurio deve entrar em contato com a EPE pelo endereo eletrnico ama@epe.gov.br para fornecimento da especificao tcnica do anemmetro e incluso do modelo na lista do AMA. DATA DE INSTALAO Informar a data de instalao do anemmetro no formato dd/mm/aaaa. ALTURA Informar a distncia vertical (altura) do instrumento em relao ao solo em metro, com uma casa decimal. NMERO DE SRIE Informar o nmero de srie fornecido pelo fabricante do instrumento.

Nota Tcnica DEA 01/11 - Manual do Usurio do Sistema de Acompanhamento de Medies Anemomtricas AMA

24

Ministrio de Minas e Energia

VERSO DO SOFTWARE - Campo desabilitado. CANAL FSICO Informar o canal fsico do data logger ao qual o anemmetro est ligado. Esta informao permitir identificar falhas do instrumento atravs do cdigo de erro ou de inconsistncias nos dados de medio. CANAL LGICO Campo preenchido automaticamente pelo sistema. O anemmetro superior utiliza os canais CH07 a CH10 e o segundo anemmetro, posicionado cerca de 20 metros abaixo, utiliza os canais CH13 a CH16. OFFSET Parmetro informado pela instituio responsvel pela calibrao do anemmetro e registrado no certificado de calibrao. Deve ser informado com preciso de 3 (trs) casas decimais. SLOPE Parmetro informado pela instituio responsvel pela calibrao do anemmetro e registrado no certificado de calibrao. Deve ser informado com preciso de 5 (cinco) casas decimais. COMPRIMENTO DO BRAO Informar o comprimento do brao que suporta o anemmetro, em milmetro. Este campo estar desabilitado para o anemmetro superior. DIMETRO DO BRAO Informar o dimetro do brao que suporta o anemmetro, em milmetro. Este campo estar desabilitado para o anemmetro superior. DIREO DO BRAO O Boom Orientation corresponde ao ngulo, em graus, medido a partir do norte geogrfico (ou verdadeiro, ou true north) para o brao. Este campo estar desabilitado para o anemmetro superior. DATA DE CALIBRAO/AFERIO Informar a data que consta no certificado de calibrao do anemmetro, no formato dd/mm/aaaa. DATA DE REMOO Em caso de substituio do anemmetro, informar a data de remoo, no formato dd/mm/aaaa. A guia Relatrio de Interveno deve ser preenchida e o novo anemmetro deve ser cadastrado e acrescentado lista de instrumentos da estao anemomtrica. DOCUMENTAO COMPLEMENTAR Esse campo destinado ao upload de um nico arquivo digital, em formato .pdf, com documentao do anemmetro que deve conter:

Nota Tcnica DEA 01/11 - Manual do Usurio do Sistema de Acompanhamento de Medies Anemomtricas AMA

25

Ministrio de Minas e Energia

Especificao tcnica (data sheet ) fornecida pelo fabricante do anemmetro; data sheet) Cpia do certificado de calibrao realizada por instituio acreditada MEASNET, conforme Nota Tcnica EPE DEA 14/09 R1.

O arquivo ser localizado no comp computador do usurio acionando-se o boto Procurar, que abrir se uma caixa de dilogo de upload para seleo do arquivo. Em seguida, o arquivo deve ser carregado acionando-se o boto Carregar Arquivo Arquivo. ARQUIVO ANEXADO O nome do arquivo digital carregado ser apresentado neste campo e o contedo do arquivo esentado poder ser conferido acionando-se o boto Ver Arquivo. se NMERO DO TELEFONE Campo desabilitado. SENHA Campo desabilitado. INTERVALO DE TEMPO DE CONEXO Campo desabilitado. Ateno No registro inicial do anemmetro, o certificado de calibrao deve ser emitido por instituio metro, acreditada MEASNET. Caso se trate de novo registro d um mesmo anemmetro aps de recalibrao, no h exigncia de que a instituio seja acreditada MEASNET Havendo mais MEASNET. anemmetros na estao, estes devem utilizar os canais lgicos CH19 a CH22 e CH25 a CH22. ao, Finalizado o preenchimento da guia para incluso ou alterao de informaes sobre o anemmetro, o boto de controle Salvar ( ) deve ser acionado para que as informaes sejam registradas no AMA. Observe que a relao de itens na parte inferior da guia acrescida a cada novo anemmetro registrado no AMA.

Nota Tcnica DEA 01/11 - Manual do Usurio do Sistema de Acompanhamento de Medies Anemomtricas AMA S

26

Ministrio de Minas e Energia

6.6

WIND VANE

POSIO Para o wind vane instalado mais prximo ao topo da torre deve ser assinalado o campo Superior. Para o segundo wind vane deve ser assinalado o campo Outro. MODELO Selecionar os modelos dos wind vanes utilizados na estao anemomtrica a partir de uma relao inicial que inclui os seguintes modelos: Ornytion 207, Second Wind PV-1, Thies First Class, Thies Classic e Vector W200 P. Caso o modelo utilizado no se encontre relacionado, o usurio deve entrar em contato com a EPE pelo endereo eletrnico ama@epe.gov.br para fornecimento da especificao tcnica do wind vane e incluso do modelo na lista do AMA. DATA DE INSTALAO Informar a data de instalao do wind vane no formato dd/mm/aaaa. ALTURA Informar a distncia vertical do wind vane em relao ao solo em metro, com uma casa decimal. NMERO DE SRIE Informar o nmero de srie fornecido pelo fabricante do wind vane.

Nota Tcnica DEA 01/11 - Manual do Usurio do Sistema de Acompanhamento de Medies Anemomtricas AMA

27

Ministrio de Minas e Energia

VERSO DO SOFTWARE - Campo desabilitado. CANAL FSICO Informar o canal fsico do data logger ao qual o wind vane est ligado. Esta informao permitir identificar falhas do instrumento atravs do cdigo de erro ou de inconsistncias nos dados de medio. CANAL LGICO Campo preenchido automaticamente pelo sistema. O wind vane superior utiliza os canais CH11 e CH12 e o wind vane posicionado mais prximo do anemmetro situado cerca de 20 metros abaixo do topo utiliza os canais CH17 e CH18. OFFSET Informar o ngulo, em graus, medido a partir do norte geogrfico (ou verdadeiro, ou true north) para a marca zero grau do wind vane, considerando a ordem crescente no sentido horrio, vista superior. Observe que a direo efetiva do vento ser dada pela soma algbrica do ngulo informado pelo wind vane e o valor do OFFSET. SLOPE - Campo desabilitado. COMPRIMENTO DO BRAO Informar o comprimento do brao que suporta o wind vane, em milmetro. DIMETRO DO BRAO Informar o dimetro do brao que suporta o wind vane, em milmetro. DIREO DO BRAO O Boom Orientation corresponde ao ngulo, em grau, medido a partir do norte geogrfico (ou verdadeiro, ou true north) para o brao. Observe que o valor numrico da DIREO DO BRAO ser igual ao do OFFSET quando a marca zero grau do wind vane aponta na mesma direo da extremidade externa do brao. DATA DE CALIBRAO/AFERIO Informar a data de aferio do wind vane, constante no documento de aferio do fabricante, no formato dd/mm/aaaa. DATA DE REMOO Em caso de substituio do wind vane, informar a data de remoo, no formato dd/mm/aaaa. A guia Relatrio de Interveno deve ser preenchida e o novo wind vane deve ser cadastrado e acrescentado lista de instrumentos da estao anemomtrica. DOCUMENTAO COMPLEMENTAR Esse campo destinado ao upload de um nico arquivo, em formato .pdf, que agrega informaes auxiliares sobre o wind vane, devendo conter: Especificao tcnica (data sheet) fornecida pelo fabricante do wind vane;

Nota Tcnica DEA 01/11 - Manual do Usurio do Sistema de Acompanhamento de Medies Anemomtricas AMA

28

Ministrio de Minas e Energia

Certificado de aferio fornecido pelo fabricante do wind vane.

O arquivo ser localizado no computador do usurio acionando se o boto Procurar, que abrir acionando-se uma caixa de dilogo de upload para seleo do arquivo. Em seguida, o arquivo deve ser carregado acionando-se o boto Carregar Arquivo Arquivo. ARQUIVO ANEXADO O nome do arquivo digital carregado ser apresentado neste campo e o contedo do arquivo poder ser conferido acionando-se o boto Ver Arquivo. se NMERO DO TELEFONE Campo desabilitado. SENHA Campo desabilitado. INTERVALO DE TEMPO DE CONEXO Campo desabilitado. Ateno Havendo mais um wind vane na estao, este deve utilizar os canais lgicos CH23 e CH24. Finalizado o preenchimento da guia para incluso ou alterao de informaes sobre o wind vane, o boto de controle Salvar ( ) deve ser acionado para que as informaes sejam registradas no AMA. Observe que a relao de itens na parte inferior da guia acrescida a cada novo wind vane registrado no AMA.

Nota Tcnica DEA 01/11 - Manual do Usurio do Sistema de Acompanhamento de Medies Anemomtricas AMA S

29

Ministrio de Minas e Energia

CONFIGURAO DATA LOGGER

Esta guia se destina verificao da correspondncia entre os canais fsicos e lgicos do data logger e emisso do relatrio de cadastramento do parque elico.

RELATRIO DA ESTAO ANEMOMTRICA Imprime relatrio, em formato .pdf, com as informaes registradas no sistema AMA relativas estao anemomtrica selecionada e registra a data de cadastramento da estao no sistema AMA, vlida para a comprovao do atendimento das obrigaes contratuais estabelecidas na Clusula 5 do CER (leiles de Energia de Reserva 2009 e 2010) e na Clusula 6 do CCEAR (leilo de Fontes Alternativas 2010). LISTA DE ITENS DA GUIA REGISTRADOS NO AMA Na parte inferior da guia so relacionados os canais lgicos e fsicos atribudos a cada uma das grandezas medidas ou calculadas pelos instrumentos da estao anemomtrica identificada na parte superior do formulrio da guia, conforme registrado no AMA. Ao clicar na linha correspondente a um canal lgico, informaes relativas ao instrumento que utiliza esse canal sero apresentadas no formulrio da guia.

Nota Tcnica DEA 01/11 - Manual do Usurio do Sistema de Acompanhamento de Medies Anemomtricas AMA

30

Ministrio de Minas e Energia

RELATRIO DE INTERVENES

Essa guia se destina ao registro de manutenes ou substituies de instrumentos da estao anemomtrica identificada na parte superior do formulrio da guia.

EQUIPAMENTO Selecionar o instrumento da estao anemomtrica submetido manuteno ou substitudo. Cada instrumento se constitui em um item da guia e o usurio deve selecionar um instrumento por vez para o preenchimento do formulrio. MOTIVO Selecionar o motivo da interveno realizada, se manuteno preventiva, manuteno corretiva ou substituio de instrumento. Caso se trate de substituio de anemmetro, o certificado de recalibrao do instrumento substitudo deve ser registrado no campo Documentao Recalibrao desta guia. Esse registro deve ser feito mesmo que o anemmetro seja definitivamente retirado de operao (recalibrao post-mortem). DATA INTERVENO Informar a data em que ocorreu a interveno no instrumento, no formato dd/mm/aaaa. EFEITO NOS DADOS Informar o efeito causado nos dados pelo incidente que motivou a interveno. O AMA reconhece trs tipos de efeito:

Nota Tcnica DEA 01/11 - Manual do Usurio do Sistema de Acompanhamento de Medies Anemomtricas AMA

31

Ministrio de Minas e Energia

Dados totalmente perdidos: quando os dados no foram registrados ou apresentam erros que recomendam seu descarte; Dados afetados: quando dados so afetados pelo incidente que motivou a interveno, porm no de forma destrutiva, ou seja, quando os dados podem ser recuperados aplicando-se, por exemplo, correes matemticas para erros sistmicos; Dados no afetados: quando o motivo da interveno no alterou a preciso dos dados informados.

PROBLEMA RESOLVIDO ? Informar se o problema foi ou no foi resolvido pela interveno. INCIO EFEITO NOS DADOS Informar data e hora estimada a partir da qual foi observado o efeito nos dados, no formato dd/mm/aaaa e hh:mm. FIM EFEITO NOS DADOS Informar data e hora estimada a partir da qual foi cessado o efeito nos dados, no formato dd/mm/aaaa e hh:mm. DOCUMENTAO RECALIBRAO Este campo estar ativo apenas em caso de substituio de anemmetro. destinado ao upload, em formato .pdf, de cpia do certificado de recalibrao do anemmetro substitudo. O arquivo ser localizado no computador do usurio acionando-se o boto Procurar, que abrir uma caixa de dilogo de upload para seleo do arquivo. Em seguida, o arquivo deve ser carregado acionando-se o boto Carregar Arquivo. ARQUIVO ANEXADO O nome do arquivo digital carregado ser apresentado neste campo e o contedo do arquivo poder ser conferido acionando-se o boto Ver Arquivo. Para dirimir eventuais dvidas sobre a interveno executada, so solicitadas as informaes a seguir. Nenhum contato direto ser feito sem comunicao prvia ao responsvel pelo parque elico. EMPRESA DE MANUTENO Informar o nome da empresa que efetuou a interveno no campo. NOME TCNICO Informar o nome do tcnico responsvel pela interveno no campo. CONTATO TELEFONE Informar o telefone de contato com o tcnico responsvel pela interveno, composto pelo DDD (no formato XX) e o telefone (no formato XXXXXXXX, sem espaamentos ou caracteres especiais).

Nota Tcnica DEA 01/11 - Manual do Usurio do Sistema de Acompanhamento de Medies Anemomtricas AMA

32

Ministrio de Minas e Energia

DESCRIO Nesse campo deve ser feita uma breve descrio da manuteno. LISTA DE ITENS DA GUIA REGISTRADOS NO AMA Na parte inferior da guia so relacionadas e ordenadas por data as intervenes realizadas nos instrumentos da estao anemomtrica. Ateno Em caso de substituio de instrumento, a data da remoo do instrumento deve ser informada o na guia Instrumentos. Essa guia tambm dever ser preenchida para registro no AMA do instrumento substituto (novo ou recalibrado recalibrado). Para o acesso inicial rea do formulrio e seleo do instrumento de necessrio clicar no boto de controle Incluir ( ). Para alterar informaes j registradas no AMA, basta clicar no instrumento desejado da lista de itens da guia e acionar o boto Editar ( ). Finalizado o preenchimento da guia para informao de intervenes, o boto de controle Salvar , ( ) deve ser acionado para que essas informaes sejam registradas no AMA. Observe que a relao de itens na parte inferior da guia acrescida a cada nova interveno registrada no AMA. nova

Nota Tcnica DEA 01/11 - Manual do Usurio do Sistema de Acompanhamento de Medies Anemomtricas AMA S

33

Ministrio de Minas e Energia

ENVIO

Essa guia se destina remessa quinzenal do arquivo de medies EPE.

ARQUIVO (CSV) Esse campo destinado ao upload do arquivo de medies anemomtricas a ser enviado quinzenalmente EPE. O arquivo ser localizado no computador do usurio acionando-se o boto Procurar, que abrir uma caixa de dilogo de upload para seleo do arquivo. Em seguida, deve-se clicar no boto Processar para verificao, pelo AMA, da conformidade do arquivo com o protocolo e formato dos dados estabelecido na Nota Tcnica EPE DEA 14/09 R1. Ateno O AMA registrar o arquivo de medies e retornar a mensagem Arquivo carregado com sucesso caso no se verifique nenhuma inconformidade com o padro estabelecido. Caso contrrio, o arquivo no ser registrado no AMA e o sistema retornar a mensagem H erro no arquivo. Arquivo recusado.

Nota Tcnica DEA 01/11 - Manual do Usurio do Sistema de Acompanhamento de Medies Anemomtricas AMA

34

Ministrio de Minas e Energia

10

CONSULTA DOS ARQUIVOS

Esta guia se destina consulta da relao de arquivos de medio registrados no AMA e eventual download individual desses arquivos.

RELATRIO DOS ARQUIVOS REGISTRADOS NO AMA Imprime relatrio, em formato .pdf, com a relao dos arquivos de medies da estao anemomtrica selecionada registrados no sistema AMA, vlido para a comprovao do atendimento das obrigaes contratuais estabelecidas na Clusula 5 do CER (leiles de Energia de Reserva 2009 e 2010) e na Clusula 6 do CCEAR (leilo de Fontes Alternativas 2010). DOWNLOAD Este boto permite copiar para o computador do usurio, arquivos de medies registrados no AMA. O boto ficar ativo aps a seleo do arquivo desejado na lista de itens da guia. LISTA DE ITENS DA GUIA REGISTRADOS NO AMA Na parte inferior da guia so relacionados e ordenados por data de recebimento todos os arquivos de medies da estao anemomtrica j registrados no AMA. A seleo de um arquivo para download deve ser feita clicando na linha da lista correspondente ao arquivo desejado.

Nota Tcnica DEA 01/11 - Manual do Usurio do Sistema de Acompanhamento de Medies Anemomtricas AMA

35

Ministrio de Minas e Energia

Ateno Dependendo da configurao do browser do usurio, possvel que ao invs do dilogo de download surja uma janela de exibio do arquivo selecionado, como mostrado na figura a seguir.

Nota Tcnica DEA 01/11 - Manual do Usurio do Sistema de Acompanhamento de Medies Anemomtricas AMA

36

Ministrio de Minas e Energia

11

CONSULTA POR PERODO

Essa guia se destina visualizao das medies anemomtricas registradas no AMA.

DATA INCIO Informar a data e a hora inicial do perodo que se deseja visualizar, no formato dd/mm/aaaa e hh:mm. DATA FIM Informar a data e a hora final do perodo que se deseja visualizar, no formato dd/mm/aaaa e hh:mm. CONSULTAR Ao acionar esse boto ser exibida a ordem dos canais lgicos do data logger e, a seguir, as medies informadas EPE no perodo selecionado, na ordem e formato estabelecidos na Nota Tcnica EPE DEA 14/09 R1, como mostram as figuras abaixo.

Nota Tcnica DEA 01/11 - Manual do Usurio do Sistema de Acompanhamento de Medies Anemomtricas AMA

37

Ministrio de Minas e Energia

Nota Tcnica DEA 01/11 - Manual do Usurio do Sistema de Acompanhamento de Medies Anemomtricas AMA

38

Potrebbero piacerti anche