Sei sulla pagina 1di 16

Manual Prtico dos Gestores

Ol! Este um material que criamos atendendo solicitao dos gestores, para dar suporte ao seu dia a dia na gesto de pessoas. Esse material trar alguns conceitos tericos (afinal, nada como uma boa teoria para organizar a prtica) e tambm questes do dia - a - dia para a sua reflexo. Isso significa que aqui voc encontrar todas as respostas para as suas perguntas? Provavelmente no. Cuidar de gente uma tarefa complexa to complexa quanto compensadora. Mas este material seguramente vo ajud-lo a compreender os processos como um todo, seus porqus e qual o seu papel como gestor para que eles corram bem. Quando voc tiver alguma situao mais complexa nas mos e que no esteja contemplada aqui, pode contar com o suporte da equipe de Recursos Humanos.

Administrao de Pessoal

Alm de estarem de acordo com as leis do nosso pas, as normas do Viva Comunidade para admitir um colaborador, organizar a jornada de trabalho e as frias e tudo o mais que tem a ver com administrao de pessoal - esto organizadas de modo a facilitar o nosso dia-a-dia, sem complicao. Este manual vai ajud-lo a: - Ter clareza sobre os principais processos de Administrao de Pessoal, suas regras e aspectos legais alm de papis e responsabilidades.

1. Admisso

Conhecendo o Processo

- O RH responsvel por realizar todo o procedimento de admisso do novo colaborador. - Voc receber do RH e/ou Assessores um e-mail avisando sobre a admisso do novo colaborador. Sua responsabilidade garantir um local de trabalho disponvel e a integrao do mesmo a equipe. - A admisso do novo colaborador deve ser feita at o 15 dia do ms. Caso isso no ocorra, a admisso passar para o ms seguinte. Observe tambm O exame mdico precisa ser feito no momento da admisso, periodicamente e no momento da demisso. Contratos de Trabalho O Viva Comunidade pode contratar seus colaboradores por um tempo determinado ou indeterminado, mas qualquer que seja o tipo de contrato, deve ser assinado no dia da admisso. O contrato por prazo determinado vlido por at dois anos e utilizado para situaes determinadas por lei: servios que tenham natureza ou transitoriedade que justifique a pr-determinao do prazo e atividade empresarial de carter transitrio (a lei permite uma nica prorrogao, at atingir o limite mximo de dois anos).

Contrato de experincia (mximo de 90 dias)

Voc deve ficar atento a algumas especificaes importantes sobre o contrato de experincia:

- Deve ter o prazo de 45 dias corridos prorrogveis por no mximo 45 dias (no ultrapassando 90 dias determinados por lei)

- Se no houver manifestao de nenhuma das partes envolvidas na data de trmino, passa automaticamente para prazo indeterminado. - Se uma das partes rescinde sem justa causa, no cabe aviso prvio. Nesse caso, pode ser feita apenas a indenizao prevista nos Art. 479 e 480 da CLT (indenizar metade daquilo que o colaborador ganharia at o final do contrato).

Prazos dos contratos de trabalho

Ao estipular prazos para os contratos de trabalho, lembre:

- Se h mais de uma prorrogao, o contrato passa a vigorar sem prazo determinado. - Para assinar um novo contrato com o mesmo empregado necessrio um intervalo mnimo de 3 meses.

Suspenso do contrato de trabalho: a suspenso do contrato de trabalho ocorre quando o fato no causa efeitos jurdicos. Isso acontece se o colaborador no presta servios e se o Viva Comunidade no paga o salrio. Portanto, nenhuma conseqncia flui do contrato enquanto dure este processo.

So exemplos de suspenso: - Afastamento por doena (a partir do 16 dia do afastamento). - Perodo de licena sem remunerao concedida ao colaborador. - Suspenso disciplinar do empregado, at 30 dias.

Interrupo do contrato de trabalho: ocorre quando a lei autoriza o colaborador a deixar de prestar os servios para o Viva Comunidade. O contrato de trabalho no interrompido e o colaborador no perde o direito ao salrio e aos outros benefcios.

So exemplos de interrupo: Perodo de frias. Licena remunerada concedida ao colaborador. Afastamento por acidente do trabalho (at o 15 dia pago pelo Viva Comunidade, os demais, pelo INSS). Licena Maternidade.

2. Jornada de trabalho A jornada de trabalho no Viva Comunidade de 40 horas semanais, divididas em oito horas/dia. IMPORTANTE: A jornada mxima de trabalho dirio pode ser prorrogada para at 10 (dez) horas, ou seja, duas horas extras. A lei trabalhista probe que o colaborador trabalhe alm das 10 horas por dia e prev penalidades administrativas se a empresa a descumprir (art. 59 da CLT). Caso o colaborador do ESF trabalhe aos sbados ele ter direito a um dia de folga durante a semana. Se trabalhar Domingos ou feriados poder folgar dois dias na semana. Intervalos - O colaborador tem direito a um perodo mnimo de descanso de 11 horas consecutivas entre duas jornadas de trabalho. Alimentao - Jornada maior ou igual a seis horas - intervalo de uma hora para almoo. - Jornada que ultrapassa quatro horas e no excede de seis horas: intervalo para almoo de 15 minutos. Registro do ponto - No incio e fim do expediente. - No incio e fim do horrio extraordinrio, respeitado o limite dirio de 2 horas, ou total de 10 horas de trabalho. - No precisam registrar o ponto os colaboradores que exercem funo externa como agentes comunitrios de sade e os isentos de horrio de trabalho por exercerem cargos de confiana, gerentes, assessores, coordenadores, etc.

Trabalho noturno - realizado entre as 22h de um dia s 05h do dia seguinte e tem a durao de 52 minutos e 30 segundos. Suspenso e interrupo - contrato de trabalho A suspenso acontece nas seguintes situaes: - Ausncia por motivo de doena, a partir do 16 dia. - Aposentadoria do colaborador (Invalidez). - Suspenso disciplinar. - Faltas injustificadas. Abandono de emprego (30 dias de afastamento do trabalho, sem justificativas formais).

3 13 Salrio

um direito garantido pelo Art. 7 da Constituio Federal de 1988. Consiste no pagamento de um salrio extra ao trabalhador a cada final de ano. Clculo O valor do 13 salrio calculado sobre o salrio integral do trabalhador. Nos casos dos trabalhadores que completaram os 12 meses de trabalho, o salrio ser integral com os devidos descontos. Nos casos em que o trabalhador no completou 12 meses de trabalho o valor do 13 salrio proporcional a data de admisso. Descontos
Sobre o 13 salrio incidem descontos tributrios de INSS e IR sobre o valor recebido, conforme tabela vigente.

Pagamento
O pagamento do 13 salrio feito em duas parcelas.

A primeira parcela corresponde a 50% do valor do salrio proporcional aos meses trabalhados (isenta de descontos tributrios) paga dia 30/11, ou por ocasio das frias caso o funcionrio solicite. A segunda parcela (com descontos) paga at o dia 20/12.

4. Frias O perodo de frias do colaborador deve acontecer aps cada perodo de 12 meses de vigncia do contrato de trabalho. Ele tem direito a 30 dias de frias sem alterao na sua remunerao se no faltou durante o ano ou:

At 05 faltas................. 30 dias corridos De 06 a 14 faltas.......... De 15 a 23 faltas.......... De 24 a 32 faltas.......... 24 dias corridos 18 dias corridos 12 dias corridos

Acima de 32 faltas........... perde o direito

Voc pode usar um controle de freqncia para facilitar a apurao das faltas do colaborador durante o perodo aquisitivo e saber exatamente quantos dias proporcionais de frias ele tem direito.

A programao de frias dever ser feita anualmente e encaminhada ao Departamento Pessoal at o ms de fevereiro de cada ano.

Quando o colaborador perde o direito s frias? No tem direito a frias o colaborador que durante o perodo aquisitivo: - Deixar o emprego e no for readmitido dentro dos 90 (noventa) dias aps sua sada. - Permanecer de licena recebendo salrios por mais de 30 dias. - Deixar de trabalhar e continuar recebendo salrio por mais de 30 dias em virtude da paralisao parcial ou total dos servios da empresa. - Receber da Previdncia Social prestaes de acidente de trabalho ou de auxliodoena por mais de seis meses, mesmo descontnuos (artigo 133, incisos I e IV da CLT).

IMPORTANTE: Todo colaborador deve agendar suas frias, at 11 meses aps completar 12 meses de trabalho. Caso contrrio o Viva Comunidade deve pagar em dobro o perodo de frias.

A solicitao de frias dever ser devidamente assinada pelo colaborador e encaminhada ao Departamento Pessoal da Viva Comunidade com antecedncia de at 30 (trinta) dias antes da data de inicio das frias.

O prazo para pagamento das frias pelo empregador de 02 (dois) dias antes do incio da mesma.

Na formalizao da solicitao, o funcionrio dever fazer a opo de dias de descanso que deseja tirar:

30 dias de frias; 20 dias de frias 10 dias em pecnia; 10 dias de frias 20 dias em pecnia; IMPORTANTE: obrigatrio que os colaboradores com menos de 18 anos e mais de 50 anos tirem frias em um s perodo. Sobre as frias incidem descontos tributrios de INSS e IR sobre o valor recebido, conforme tabela vigente.

O Colaborador pode solicitar o adiantamento de 50% do seu 13 salrio em sua solicitao de frias.

5. Medicina, sade e segurana do trabalho

Licena Mdica

Compete a voc gestor:

- Acompanhar fluxo de informaes referentes a atestados de licenas mdicas, assim como resultado de percias mdicas recebidas.
7

- Informar ao Departamento Pessoal sobre os afastamentos por motivo de doena, maiores ou iguais a 15 dias. - Encaminhar ao Departamento Pessoal cpia das licenas mdicas recebidas. - Mediante apresentao de atestado mdico, os primeiros 15 (quinze) dias de afastamento so de responsabilidade da empresa. - Caso o colaborador necessite de maior tempo de afastamento (superior a 15 dias), o mesmo dever solicitar ao mdico um novo atestado e se dirigir ao RH do Viva Comunidade, num prazo de 24 horas antes de completar os 15 dias de afastamento, para que a Viva Comunidade possa dar entrada no requerimento do auxlio doena no INSS. - O colaborador s poder retornar ao trabalho mediante atestado de sade fornecido pelo perito do INSS e pelo mdico do trabalho da empresa.

Licena Maternidade

- Enviar Viva Comunidade o atestado solicitando o afastamento preferencialmente at o dia 20 de cada ms. - A funcionria gestante tem direito a licena-maternidade de 120 dias, sem prejuzo do emprego e do salrio; - O salrio maternidade consiste numa renda mensal igual sua remunerao integral; - Em caso de parto antecipado, a mulher ter direito aos 120 dias previstos na Lei; - Caso haja necessidade de prorrogao do prazo de afastamento da licena maternidade necessrio apresentao de um novo atestado mdico, que deve ser enviado a Viva Comunidade imediatamente.

Auxlio Doena e Acidente de Trabalho

- Nos casos de afastamentos superiores h 15 dias, o colaborador dever comparecer Percia Mdica do INSS. - Para retornar as suas atividades na empresa, o colaborador deve receber aptido da percia mdica do INSS; depois dever se dirigir imediatamente ao Departamento Pessoal para realizar o exame de retorno ao trabalho.

Acidente de Trabalho

- Levar o acidentado ao Pronto Socorro mais prximo; - Em mos do laudo mdico, passar o documento Viva Comunidade para abertura da CAT (Comunicao de Acidente de Trabalho) com no mximo 24 horas posterior ao acidente (passado esse perodo, corre-se o risco da Empresa ser autuada pelo Ministrio do Trabalho); - Caso o colaborador necessite de um afastamento superior a 15 dias, o mesmo dever solicitar ao mdico um novo atestado e enviar ao Gestor e Recursos Humanos, num prazo de 24 horas antes de completar os 15 dias de afastamento, para que a Viva Comunidade possa dar entrada no requerimento do auxilio acidente de trabalho no INSS.

Faltas Injustificadas - So aquelas, que no esto contempladas no art. 473 da CLT e que sero efetivamente descontadas do salrio do trabalhador.

Faltas abonadas / justificadas - Mediante apresentao de atestado mdico at 48h aps o incidente ou autorizao por escrito da chefia imediata. Tais documentos devero ser encaminhados ao RH/DP da OSS Viva Comunidade via malote e o incidente informado imediatamente por email.

Licena Abonada

Descrio (motivo) Casamento (gala) Nascimento de filho (paternidade) Falecimento de parentes (1 grau) Doao de sangue Vestibular Justia do trabalho Justia eleitoral Licena mdica

Dias de licena abonada Trs dias consecutivos Cinco dias consecutivos Cinco dias consecutivos Um dia a cada doze meses Durante horrio das provas Conforme ofcio Conforme ofcio Conforme atestado mdico

IMPORTANTE: Licena mdica at 15 dias.

CIPA Comisso interna de preveno de acidentes

- Obrigatria sempre que a empresa possuir mais de 50 empregados regidos pela CLT, que ser composta de representantes do empregador e dos empregados. - Os representantes dos colaboradores so indicados por meio de eleio realizada com os prprios colaboradores da empresa.

6. Desligamentos

- Deve ser comunicado imediatamente por email ao RH/DP a dispensa do colaborador, e posteriormente enviado por malote a OSS, com as seguintes informaes: Tipo de demisso (Dispensa por parte do empregador ou pedido de demisso por parte do colaborador); A carta deve ser enviada a OSS com pelo menos 05 dias de antecedncia nos casos de dispensa por parte da empresa e de imediato por solicitao do colaborador; Relao de dbitos ou crditos a serem computados na resciso (faltas, atrasos, reembolsos e etc.).

Obs.: O colaborador deve ser encaminhado ao Departamento Pessoal da OSS imediatamente aps assinatura da carta de demisso, para dar continuidade ao processo de desligamento (marcar a data para recebimento, fazer exame demissional, etc).

Prazos para pagamento de resciso

- No primeiro dia til

imediato ao termino do contrato, quando o aviso prvio for

trabalhado ou na extino normal do contrato por prazo determinado; - No dcimo dia, contados da data da notificao do aviso indenizado ou na sua ausncia (justa causa, morte do empregado, etc.).

10

Demisso com aviso prvio indenizado - O funcionrio dispensado a partir da data do aviso prvio e o pagamento feito no prazo de 10 dias. - O funcionrio tem direito : Aviso Prvio Indenizado; Saldo de salrio; Frias vencidas; 1/3 frias vencidas; Frias proporcionais; 1/ 3 de frias proporcionais; 13 salrio proporcional; Multa de 50% sobre FGTS (sendo 40% do funcionrio e 10% do governo); FGTS (depsitos) Seguro Desemprego.

Demisso com aviso prvio cumprido - O funcionrio trabalha no perodo de aviso prvio podendo optar por faltar 7 dias corridos ou sair 2 horas mais cedo por dia, at o termino do aviso. O pagamento da resciso feito no dia seguinte ao termino do aviso. - O funcionrio tem direito : Saldo de salrio; Frias vencidas: 1/3 Frias vencidas; Frias proporcionais; 1/3 Frias proporcionais; 1/3 das frias proporcionais; 13 salrio proporcional; Multa de 50% sobre FGTS (sendo somente 40% do funcionrio e 10% do governo); FGTS (depsitos); Seguro desemprego.

11

Demisso por antecipao ou Trmino do Contrato. - O funcionrio dispensado antes ou quando se encerra o contrato por tempo determinado ou perodo de experincia. Na Viva Comunidade o perodo de experincia equivale a dois ciclos de 45 dias, totalizando os 90 dias previstos por Lei. - No caso de termino de contrato o funcionrio tem direito a: Saldo de salrio Frias proporcionais; 1/ 3 das frias proporcionais; 13 salrio proporcional; FGTS (depsitos); No tem direito a aviso prvio.

- No caso de antecipao do contrato o funcionrio tem direito a: Saldo de salrio; Frias proporcionais; 1/3 das frias proporcionais; 13 salrio proporcional; Multa (Art. 479); FGTS (depsitos); No tem direito a aviso prvio;

Pedido de Demisso - O funcionrio pode solicitar demisso com dispensa do cumprimento do aviso prvio ou poder cumprir o aviso, cabe a empresa assumir ou no o nus da dispensa. - O funcionrio que solicita dispensa tem direito a: Saldo de salrio; Frias proporcionais; 13 salrio proporcional; Quando o aviso no cumprido a empresa desconta o valor do aviso na resciso; Quando o funcionrio solicita dispensa no perodo de experincia a empresa desconta metade dos dias faltantes para o trmino do contrato (Art.481 CLT);

- No caso de pedido de demisso o colaborador dever fazer uma carta de prprio punho solicitando a dispensa, exemplo:
12

Rio de Janeiro, XX de XXXX de XXXX.

VIVA COMUNIDADE

Ref.: Pedido de Dispensa

Prezado(s) Senhor(es) Por razes particulares, venho apresentar-lhes meu pedido de dispensa do emprego que ocupo nesta empresa, tendo interesse em desligar-me imediatamente, pelo que solicito-lhes a dispensa do cumprimento do Aviso Prvio previsto nas disposies legais vigentes.(Informar se vai ou no cumprir o aviso prvio)

Aguardando um pronunciamento favorvel, subscrevo-me

Atenciosamente,

______________________________________ NOME DO COLABORADOR CPF: XXXXXX

13

Dispensa com Justa Causa

- Quando existir uma falta considerada grave, o funcionrio poder ser demitido por justa causa. Deve ser encaminhado ao RH/DP um ofcio solicitando a demisso por justa causa, mencionando o ocorrido. O ofcio ser analisado pelo departamento jurdico da Viva Comunidade que analisara a possibilidade do funcionrio ser dispensado ou no por justa causa conforme Art. 482 CLT. - Anlise de dispensa por justa causa (Art. 182 CLT) Ato de improbidade Ao maldosa com dolo. Caracteriza-se tambm como furto ou roubo de materiais da empresa, falsificao de documentos para obteno de horas extras no prestadas, apropriao indbita de importncia da empresa, o funcionrio justifica suas faltas com atestados mdicos falsos e etc. Incontinncia de conduta est ligada ao aspecto sexual dentro da empresa (Exemplo: fotos de sexo explcito enviadas a um colega de trabalho via internet/intranet); Mau procedimento uma atitude irregular do funcionrio, um procedimento incorreto, incompatvel com as regras da moral e dos bons costumes (Exemplo: Brincadeiras de mau gosto de um funcionrio que atrapalha o desempenho profissional de seu colega); Negociao Habitual diz respeito aos atos de comrcio praticados com habitualidade pelo funcionrio sem anuncia do empregador. O trabalho concorrente ou prejudicial ao servio proibido pela Lei (exemplo: funcionrio vendendo produto semelhante ao que a empresa fabrica); Condenao Criminal o funcionrio tem que ser condenado criminalmente, por sentena da qual no caiba mais nenhum tipo de recurso; Desdia o desleixo, preguia, m vontade, desateno, indiferena, desinteresse, funcionrio com baixa produtividade e com imperfeio tcnica de trabalho. uma falta comportamental que apurada em comparao com os trabalhos dos demais funcionrios (exemplo: um determinado funcionrio mantinha uma boa produtividade, porm ultimamente demonstrava desinteresse pelo trabalho e cometia vrios erros, prejudicando a qualidade do servio); Embriaguez considerada pelo consumo voluntrio de lcool ou drogas, que leva a alterao psicolgica do funcionrio, inabilitando-o ao exerccio da funo, podendo colocar em risco a sua vida e a de colegas;

14

Violao de segredo da empresa informao tida como confidencial, ao qual o funcionrio teve acesso em razo do contrato de trabalho ou em funo da prestao de servios. Violar o segredo tornar publica essa informao.

Indisciplina uma desobedincia do funcionrio a uma regra de carter genrico, aplicada a todos ou a um grupo de funcionrios;

Insubordinao uma desobedincia do funcionrio a uma ordem especifica a ele dirigida, por seu superior hierrquico, desde que essa ordem seja licita e possvel relacionada ao trabalho;

Abandono de emprego a ausncia injustificada ao trabalho (por 30dias) e para caracteriz-la basta apenas a convocao registrada do funcionrio ao trabalho, via telegrama.

IMPORTANTE: Advertncia/Suspenso Para a caracterizao da justa causa, muito importante que o empregador esgote as oportunidades de recuperao do empregado. Portanto recomendvel o seguinte: Advertncia oral (Anexo tal); Advertncia por escrito (Anexo tal); Suspenso de 1 dia; Suspenso de 2 dias; Aplicao da justa causa.

Observar que a seqncia recomendada sempre pelo mesmo motivo.

Na justa causa o funcionrio tem direito :

Somente saldo de salrio.

15

CONTATOS:

Coordenao de RH Marcia Email: marciaestellita@vivacomunidade.org.br Ramal: 3265 Chefe de Departamento Pessoal Elaine Email: elaine@vivacomunidade.org.br Ramal: 3233 CAP 2.1 Hlio Email: heliooliveira@vivacomunidade.org.br Ramal: CAP 3.1 Simone Email: simonesilva@vivacomunidade.org.br Ramal: 3316 Alice Email: alicecardoso@vivacomunidade.org.br Ramal: 3317 CAP 3.3 - Ana Ceclia Email: anacecilia@vivacomunidade.org.br Ramal: 3219

16

Potrebbero piacerti anche