Sei sulla pagina 1di 26

Msica: No s palavras e sons

Por: Camila Gregori Cagnoni

A palavra msica vem do grego e significa a arte das musas. Ela no basicamente palavras e sons. Para muitas pessoas significa muito mais do que isso. Msica pode ser conjunto de sons, e tambm pensamentos, sonhos, desejos, revoltas, amores, acontecimentos e muito mais. No s a juno das notas e ritmos que faz a melodia, e sim tudo o que se passa na mente da pessoa no momento, e tudo o que ela sentia. A msica basicamente a mistura do fsico (sons, vibraes e essas coisas que eu deveria ter aprendido na aula de fsica) com o emocional. Msica tem um pouco de cada um. Existem vrios estilos de msica, variando de funk, pagode, a rock e pop, entre vrios outros. Esses estilos definem, geralmente, o estilo da pessoa. Msica se tornou um estilo de vida. Algo viciante. Algumas pessoas chegam msica por mero acaso. Simplesmente por ouvir na roda de amigos, um dia na rua, ou simplesmente na aula. As pessoas ouvem msica para animar, lembrar de algo, sorrir, chorar, pensar, se expressar e at mesmo se encontrar, ter sua prpria personalidade, jeito de ser. Msica inspira, ajuda, cria. Msica no apenas palavras juntas de uma melodia, de sons. Msica sentimento. Para muitos, a msica uma forma de fugir do mundo e encontrar algo s seu. De ser feliz, mesmo nos momentos mais tristes. Peguei a opinio de algumas pessoas sobre o que msica para elas: Yuri (@yuuriup) Msica pra mim no nada alm de pessoas que cantam ou toca algum estilo musical que gostem! Mas cada um tem um estilo prprio, um gosto prprio... a msica entra na mente... R (@ooiire) algumas pessoas quando esto se sentindo mal ou quando esto confusas, procuram amigos, familiares ou at mesmo ajuda de psicolgicos, eu, quando estou com raiva, frustrada, confusa, ou at mesmo feliz, corro pela ajuda da msica, ela sabe fazer eu me sentir bem, ou melhor, sempre tem as palavras certas, o tom certo, a melodia certa para o que eu to sentindo. No vou falar que a msica s arte, ou que um jeito de se expressar, so poucas as coisas, pessoas, melhor colocar assim, que conseguem me fazer sorrir, conseguem me deixar completa, e a msica consegue, alm de tudo minha amiga. Nath (@nathraawr) para mim musica tudo, aquilo que me relaxa, em algumas vezes o que me define, o que me alegra e em certas ocasies o que me deixa triste, o que me faz ficar apaixonada e o que me faz descobrir novos horizontes, algo que me inspira . Joo (@joao_ooe) Msica a influenciadora e criadora de muitas coisas que acontecem em nossa vida, principalmente na adolescncia, onde as pessoas comeam a formar suas opinies, definir seu estilo, etc. E, de um modo pessoal, a msica meu refgio, no s para mim, mas tambm para muitas outras pessoas. Para ver mais opinies sobre o que msica visite: http://horribleland.tumblr.com/post/880909873/oque-e-musica-para-voce. E para voc, o que msica? J pensou sobre isso?

Zezao
as obras:

descobrindo a beleza no monstruoso lixo paulistano Famoso por sua atividade nos subterrneos da cidade de So Paulo, Jos Augusto Amaro Copela, mais conhecido como Zezo, realiza a sua arte nos Crregos do Tiet, em prdios abandonados, esgotos, favelas, lugares que assola a pobreza e problemas sociais, esquecidos pelo governo, mas no pela beleza artstica. Zezo busca evidenciar os problemas sociais, chamando ateno com a arte do grafite. O seu trabalho demonstra que arte pode ser feita em qualquer lugar e no s em museu e galerias de arte. Ele declara que se fizesse grafite em lugares de alta classe em So Paulo, no mesmo dia a prefeitura da cidade mandava cobrir com tinta branca, fato que ocorreu diversas vezes. Por esse motivo, sua arte desconhecida pela alta classe paulistana, no entanto j levou seu grafite a grandes exposies de arte no Brasil e no exterior. Com o grafite ele transforma sentimentos marginais em arte urbana. O artista declara que a escolha dos lugares de suas obras a melhor forma do grafite continuar vivo e com sua essncia. Zezo traz cor, imaginao e cultura vida de quem no tem condies de comprar a arte. O artista por tras das obras

Gabriela Lopes, Herbet Soares, Janaina Alves, Mariane Ribeiro, Vitor Ramos 2

Graf ite

Op-art um estilo artstico que cativa o observador?


O nome originalmente significa arte ptica e se constitui de diferentes figuras geomtricas, tanto coloridas quanto preto o branco, onde quando distribudas no papel nos do umas sensao de movimento.O movimento voltado para simbolizar as constantes mudanas da nossa realidade. Como so movimentos so gerados a partir da geometria por composio do a impresso de velocidade que acabam chamando a ateno do espectador, como parecendo o hipnotizar. Os trabalhos de opart so em geral, abstratos, e muitas das peas mais conhecidas usam apenas o preto e branco, mais tambm recebeu influncias da poca que vo desde o surrealismo ate a arte moderna. Aps ter ganhado significativo destaque nos anos 60, a Op art quase caiu no esquecimento. Um dos motivos para isso talvez seja o fato dela no despertar sentimentos nas pessoas, estando mais prxima da cincia do que do homem em si. Mas na realidade, uma das formas de arte que mais cativa os espectadores, por chamar a ateno e fazer com que os nossos olhos enxerguem em um estilo 3D.

Pop-art:

origem

curiosidades.
Pop-art significa arte popular e teve origem na Amrica, para designar os produtos da cultura popular, sobretudo os que eram de origem dos Estados Unidos. Comeou a tomar forma na dcada de 50,quando os artistas passaram a transform-las em smbolos e produtos, colocando-os em suas obras.

Passo -a - passo:
Existem vrios tipos de expresses com o pop art, para fazer uma figura vamos precisar de uma foto ou uma figura. Do lado oposto da figura, rabisque-a com um lpis grafite at ela ficar inteira da cor do lpis. Em seguida, vire a figura e a coloque sobre outro papel, ento comece a desenhar os contornos da figura, de forma que todos sejam marcados com esta tcnica, os contornos da figura iro sair no papel debaixo. Aps isso, s finalizar com vrias cores.

sonho uma experincia que possui significados distintos se for ampliado um debate que envolva religio, cincia e cultura. Para a cincia, uma experincia de imaginao do inconsciente durante nosso perodo de sono. Em diversas tradies culturais e religiosas, o sonho aparece revestido de poderes premonitrios ou at mesmo de uma expanso da conscincia. Independente dos significados e das interpretaes que podemos dar a eles, eles consistem em algo de uma riqueza de informaes incrvel que pode e deve ser utilizada para estimular nossa criatividade. kira Kurosawa, um importante cineasta japons do sculo XX, bebeu desta fonte para produzir um filme no ano de 1990, cujo nome Sonhos. Esta produo composta de oito episdios, todos baseados em sonhos verdadeiros que o cineasta teve em momentos diferentes de sua vida. O filme mais baseado em imagens do que no dilogo, e divide-se em oito histrias distintas, mas unidas pelo mesmo tema.

Foi utilizando a temtica sonhos aliada ao modelo deste filme que surgiu a idia da atividade de esttica cinematogrfica nas aulas de projeto de produes artsticas deste primeiro semestre de 2010 na Etecvav. Em um primeiro momento assistimos a dois episdios do filme Sonhos de Kurosawa, analisando a esttica e o enredo, para ento estipularmos os grupos de trabalho. Nas aulas posteriores iniciamos a coleta dos sonhos de todos os componentes dos grupos para que pudssemos selecionar quais iriam ser utilizados na elaborao do roteiro. O comeo foi difcil, a idia era confeccionar uma histria com comeo meio e fim, com elementos que muitas vezes no tinha conexo alguma entre si, para que pudssemos filmar e elaborar um curta-metragem.

Trecho do filme Sonhos de Kurosawa

Algumas regras para o trabalho: 1. O filme deveria ser baseado mais em imagens do que no dilogo. 2. Os alunos deveriam atuar em seus filmes. 3. Utilizar fragmentos de sonhos de todos os componentes do grupo. 4. Deveriam ter um cuidado especial na trilha sonora, que deveria auxiliar na

Com as regras em mente e passada a dificuldade inicial de capitao de idias para o roteiro, a criatividade tomou conta e comecei a observar idias muito criativas tomando formato. O passo seguinte foi a distribuio dos trabalhos e as filmagens teriam de ficar por conta dos alunos que, seguindo as instrues em sala, filmariam no horrio fora de aula que fosse mais adequado ao grupo, at mesmo pelo fato da necessidade de outras locaes.

Tempo para isso foi uma das maiores dificuldades que os grupos encontraram, o que muitos me relataram no trmino das atividades, problema que foi contornado de diferentes formas por eles. Proporcionando a eles uma forte noo de responsabilidade e autonomia na soluo de problemas para que o produto esttico final alcanasse qualidade para apresentao. Os alunos levaram a srio e as produes contaram desde participaes especiais de pessoas de fora e de dentro da comunidade escolar, como outros alunos e at professores, como tambm produo de animao, produo de maquiagem, etc. A criatividade ultrapassou o objetivo da prpria atividade (que era treinar a esttica, trabalho em grupo e compreender os processos de criao), a maioria dos grupos apresentaram trabalhos que podemos muito bem classificar como Surrealistas.

Falando em surrealismo temos o curta Um co andaluz (Un Chien Andalou ) que um clssico do cinema de vanguarda da dcada de 20 do sculo passado, de cerca de 17minutos. Ele marca a estria de Buuel como diretor cinematogrfico e com o roteiro co-escrito pelo pintor Salvador Dali. Curta que considerado o primeiro filme surrealista da histria. Lanado em 1928, alm da clebre cena do olho cortado, temos cenas em que um cavalo morto aparece sobre um piano, uma pessoa cutuca uma mo amputada no meio da calada, uma erupo de formigas da palma da mo de um homem. Tudo literalmente surreal.

O retorno dos trabalhos foi excelente e culminou na apresentao em sala dos trabalhos, que fechou com chave de ouro todo o processo. Um processo rico e muito gratificante, que resultou de algo de nosso dia a dia como os sonhos. Portanto, independente da credibilidade que voc d quilo que voc sonha, se voc tenta interpret-los ou no, pense neles como bons instrumentos para trabalhar sua criatividade. Enfim, tenha bons sonhos e aproveite-os!!!

Quer conhecer alguns dos trabalhos apresentados?


Acesse ao site www.youtube.com e busque pelos nomes ou atravs dos links: 2B Sleeping up in Vegas http://www.youtube.com/watch?v=5JrhIIEMa5k 2 C Lembranas Filme PJ. Artes - ETEVAV http://www.youtube.com/watch?v=xgm2TyQ2Rs&feature=related -

O ULTIMO VAGO.wmv http://www.youtube.com/watch?v=MUHSpPbrzN Q&feature=related 2D ETEVAV-Formula Macabra-Relatividade assassina http://www.youtube.com/watch?v=U4gf8SYumy E&feature=related ETEVAV - A Trilha (Alice - Avril Lavigne) http://www.youtube.com/watch?v=17qOztuwnT8 &list=QL&feature=BF 2E Gives You Hell-Projeto de Artes -ETEVAV 2010 http://www.youtube.com/watch?v=-ER4_raqOsw

Para saber: Curta metragem: ou simplesmente curta, um filme com durao de at 15 minutos. Surrealismo: O Surrealismo foi um movimento artstico e literrio surgido primeiramente em Paris nos anos 20. As caractersticas deste estilo: uma combinao do representativo, do abstrato, do irreal e do inconsciente. Segundo os surrealistas, a arte deve se libertar das exigncias da lgica e da razo e ir alm da conscincia cotidiana, buscando expressar o mundo do inconsciente e dos sonhos.

10

Patrimnio Cultural

11

Frans Krajcberg
A histria do homem que foi salvo pela natureza brasileira. Nascido na Polnia, em 1 2 de abril de 1 921 , Frans estudou engenharia e artes na Unio Sovitica em plena Segunda Guerra Mundial. Em 1 941 se juntou ao exrcito polons e lutou at o fim da guerra, ento, foi para a Alemanha estudar na Academia de Belas Artes de Stuttgart. Veio para o Brasil em 1 948, participou da Bienal de So Paulo em 1 951 e ficou comovido com a natureza do pas, Ela me salvou. Sorria para mim e nunca perguntava de onde eu vinha ou que religio tinha. Foi quando descobri a vida. De 1 958 a 1 964 viveu entre as cidades de Paris, Ibiza e Rio de Janeiro, onde produziu seus primeiros trabalhos fruto do contato direto com a natureza. Na dcada de 60 morou em uma caverna no interior de Minas Gerais, era conhecido na regio como o Barbudo das Pedras, foi quando comeou suas gravuras e esculturas em pedras. Em 1 964 comeou suas esculturas com troncos de rvores mortas, viajou Amaznia e ao Pantanal Matogrossense, recolhendo materiais para seus trabalhos e fotografando e documentando desmatamentos. Krajcberg e suas esculturas feitas de Suas obras refletem a paisagem brasileira, rvores incineradas. em particular a floresta amaznica e a sua preocupao na preservao do meio ambiente. Quero que minhas obras sejam um reflexo das queimadas. Por isso, uso as mesmas cores: vermelho e preto, fogo e morte. Frans ao longo de sua carreira denunciou queimadas no estado do Paran, explorao de minrios em Minas Gerais, o desmatamento na Amaznia brasileira, defendeu tartarugas marinhas que buscam o litoral de Nova Viosa para desova e postou-se a frente de um trator para evitar a construo de uma avenida. Est desde 1 972 no sul da Bahia, onde tem seu ateli, Stio Natura, em Nova Viosa, em uma casa a sete metros do cho, no alto de um tronco de pequi, com 2,6 metros de dimetro. No stio, em Suas obras apresentam cores um resqucio de Mata Atlntica e Manguezal, semelhantes ao fogo das queimadas. Krajcberg plantou mais de dez mil espcies nativas. O litoral do municpio procurado no inverno por baleias jubarte. No stio, dois pavilhes abrigam mais de trezentas obras do artista. Futuramente, com mais cinco construes projetadas, ali se construir o Museu que levar o nome do artista.
12

1 8 4 2 6

1 - Pas natal 2- Academia de Belas Artes 3- Local onde morou no interior de Minas 4- Era conhecido como... 5- Cores que refletem as queimadas 6- Ateli 7- Lutou em ... 8- Defendeu ... em Nova Viosa

"Quero que minhas obras sejam um reflexo das queimadas. Por isso, uso as mesmas cores: vermelho e preto fogo e morte"
,

13

14

15

16

17

rte

tica
O termo Gtico foi utilizado pelos italianos renascentistas, que consideravam a Idade Mdia como a idade das trevas, poca de brbaros, e como para eles os godos eram o povo brbaro mais conhecido, utilizaram a expresso gtica para designar o que at ento chamava-se "Arte Francesa". A palavra gtico tem sido usada desde o sculo XVIII para se referir a coisas diferentes, distintas, obscuras. A palavra agrega sentidos que lembram: vitoriano, medieval, onrico, sombrio, assustador, fantasmagrico, macabro, amedrontador, etc. Aqui vamos ver alguns tipos de arte que so chamadas de gticas, tanto em seu sentido literal, quanto no sentido moderno.

O estilo Gtico desenvolveu-se na Europa durante a Baixa Idade Mdia e identificado como a Arte das Catedrais. Enquanto a Arte Romntica tem um carter religioso tomando os mosteiros como referncia, a Arte Gtica reflete o desenvolvimento das cidades. Porm deve-se entender o desenvolvimento da poca ainda preso religiosidade, contribuindo para o desenvolvimento racional das cincias, tendo Deus como elemento supremo. Dessa maneira percebe uma renovao das formas, caracterizada pela verticalidade e por maior exatido em seus traos, porm com o objetivo de expressar a harmonia divina.

Arquitetura A arquitetura foi a principal expresso da Arte Gtica e propagou-se por diversas regies da Europa, principalmente com as construes de imponentes igrejas. Apoiavase nos princpios de um forte simbolismo teolgico: as paredes eram a base espiritual da Igreja, os pilares representavam os santos, e os arcos e os nervos eram o caminho para Deus.

Alm disso, nos vitrais pintados e decorados se ensinava ao povo, por meio da mgica luminosidade de suas cores, as histrias e relatos contidos nas Sagradas Escrituras. Do ponto de vista material, a construo gtica, de modo geral, se diferenciou pela elevao e desmaterializao das paredes, assim como pela especial distribuio da luz no espao. 18

Do ponto de vista material, a construo gtica, de modo geral, se diferenciou pela elevao e desmaterializao das paredes, assim como pela especial distribuio da luz no espao. Tudo isso foi possvel graas a duas das inovaes arquitetnicas mais importantes desse perodo: o arco em ponta, responsvel pela elevao vertical do edifcio, e a abbada cruzada, que veio permitir a cobertura de espaos quadrados, curvos ou irregulares. No entanto, ainda considera-se o arco de ogiva como a caracterstica marcante deste estilo.

A primeira das catedrais construdas em estilo gtico puro foi a de Saint-Denis, em Paris, e a partir desta, dezenas de construes com as mesmas caractersticas sero erguidas em toda a Frana. A construo de uma Catedral passou a representar a grandeza da cidade, onde os recursos eram obtidos das mais variadas formas, normalmente fruto das contribuies dos fiis, tanto membros da burguesia com das camadas populares; normalmente as obras duravam algumas dcadas, algumas mais de um sculo.

Escultura A escultura gtica desenvolveu-se paralelamente arquitetura das Igrejas e est presente nas fachadas, tmpanos e portais das catedrais, que foram o espao ideal para sua realizao. Caracterizou-se por um calculado naturalismo que, mais do que as formas da realidade, procurou expressar a beleza ideal do divino; no entanto a escultura pode ser vista como um complemento arquitetura, na medida em que a maior parte das obras foi desenvolvida separadamente e depois colocadas no interior das Igrejas, no fazendo parte necessariamente da estrutura arquitetnica. A princpio, as esttuas eram alongadas e no possuam qualquer movimento, com um acentuado predomnio da verticalidade, o que praticamente as fazia desaparecer. A rejeio frontalidade considerado um aspecto inovador e a rotao das figuras passa a idia de movimento, quebrando-o-rigorismo-formal. As figuras vo adquirindo naturalidade e dinamismo, as formas se tornam arredondadas, a expresso do rosto se acentua e aparecem as primeiras cenas de dilogo nos portais. Pintura A pintura gtica, uma das expresses da arte gtica, apareceu apenas em 1200 ou quase 50 anos depois do incio da arquitetura e escultura gticas. A transio do romnico para gtico bastante imprecisa e no uma quebra definida, mas pode-se perceber o incio de um estilo mais sombrio e emotivo que o do perodo anterior.

19

A pintura (a representao de imagens numa superfcie) durante o perodo gtico era praticada em quatro principais ofcios: afrescos, painis, iluminura de manuscritos e vitrais. Os afrescos continuaram a ser utilizados como o principal ofcio pictogrfico narrativo nas paredes de igrejas no sul da Europa como continuao de antigas tradies crists e romnicas. No norte, os vitrais foram os mais difundidos at ao sculo XV. A pintura de painis comeou na Itlia no sculo XIII e espalhou-se

pela Europa, tornando-se a forma dominante no sculo XV, ultrapassando mesmo os vitrais. A iluminura de manuscritos representa o mais completo registro da pintura gtica, fornecendo um registro de estilos em locais onde no sobreviveu nenhum outro trabalho. A pintura a leo em lona no se tornou popular at aos sculos XV e XVI e foi um dos ofcios caractersticos da arte renascentista.

Estilo de vida e msica Gticos Grande parte apaixonada por A definio da palavra Gtico mudou muito literatura, vinhos, crucifixos, anjos, de uns anos para c. Ela passou a cultura vamprica, artes em geral, e caracterizar todo um movimento cultural e cemitrios, que ao contrrio do que muita um estilo de vida, derivado do ps punk. O gente pensa no significam paixo pela movimento gtico surgiu no Reino Unido, no morte, mas so apenas lugares belos e inicio dos anos 80, e, ao contrrio dos punks tranqilos, onde tm-se a oportunidade de que tinham como caractersticas as msicas ficar sozinho. pesadas e as roupas extravagantes, os Muitas pessoas tm preconceito com gticos ouvem msicas geralmente leves, os gticos por no compreenderem. Acham que mesclam os sintetizadores (tpicos de que eles so anti-cristo, ou adoradores do msica eletrnica) com guitarras (tpicas do diabo, apenas pelo visual obscuro. Mas rock), com influncias de EBM, darkwave, qualquer um que veja a letra de uma industrial, etc., e no gostam de chamar msica, ou leia um livro gtico, ver que muita ateno com suas roupas (apesar de isso no verdade. Os gticos apenas eles despertarem muita ateno). Os vem beleza onde ningum mais v, e so gticos so caracterizados pela sua frieza apaixonados por ela. sombria, quase um ceticismo. Geralmente isso interpretado como depresso.

20

Visual Gtico: As roupas so geralmente pretas, vermelhas e brancas. Destacam-se na moda gtica corsets, sobretudos, coturnos, roupas de couro, vinil e ltex, muitas correntes e acessrios de metal. Vale tambm ressaltar o estilo de roupa medieval; A maquiagem pode variar da mais pesada e extravagante: com sombras pretas, batons vermelhos, pele branqussima, at a mais leve e delicada: com a pele num tom claro, porm natural, sombras claras, apenas com um pequeno trao escuro, e batons claros; Os acessrios podem variar de gargantilhas, crucifixos, caveiras, pentagramas, coleiras, spikes (espinhos) , munhequeiras e luvas rasgadas, at uma correntinha com um pingente simples, luvas de cetim, rosas, e pulseiras de cristal. Cyber Gothic/Punk Industrial Ao contrrio dos gticos tradicionais, os cybergoths ouvem msica eletrnica mais freqentemente do que rock. Pode ser considerado um dos estilos mais excntricos. Embora o termo 'cybergoth' fosse dado em 1988 no Reino Unido, pela Games Workshop, por seu RPG Dark Future, o estilo da moda no surgiu at uma dcada depois. O cybergoth combina elementos da msica industrial, com um estilo conhecido como "graver". O visual "graver" mistura o 'raver' britnico e o 'ClubKid' novaiorquino com um visual mais gtico e excntrico. Essa fuso de estilos comeou em 1999. O estilo colorido dos ravers, no combinava com o estilo gtico. Em 2002, as vestimentas ravers super coloridas, foram influenciadas pelos acessrios industrials tais como as roupas pretas e "goggles" (culos tipo aviador). Os cyber goths de hoje tendem a usar roupas pretas, com detalhes em cores non, e roupas feitas de materiais como Vinil, Ltex, PVC e botas com plataformas gigantes. Usar "Dread Falls" ou tingir o cabelo com cores brilhantes e vrios piercings so tpicos. "Goggles" so muitas vezes usados. Alguns cybers tambm usam mscaras de gs ou mscaras (muitas vezes de mdico) em PVC. Acreditam em um futuro catico e adoram smbolos como o da radioatividade e biohazards.

21

Visual Cyber Goth: O visual cybergoth influenciado por filmes de fico cientfica. Androginia comum; O estilo mistura roupas pretas com cores brilhantes, cores non verde, vermelho, azul, cromo, ou rosa; Materiais como borracha e PVC podem ser misturadas e combinadas em um esforo para criar uma aparncia mais artificial; Maquiagem com padres cibernticos, placas de circuitos LED; Cabelos coloridos, s vezes com Dread Falls sintticos, "CyberLox" (feito com um material conhecido como "Tubular Crin" e fiaes eltricas) e "FoamFalls" (feitos com material EVA); Calas pretas apertadas e com fivelas, coletes, camisas rasgadas, Corsets em ltex, mscaras de gs e botas plataforma e culos tipo aviador, normalmente usado na testa ou ao redor do pescoo.

Lolita Gothic Lolita ou Gosurori uma moda urbana japonesa popular entre adolescentes e jovens adultas (e por vezes pessoas do sexo masculino), que vestem roupas de inspiradas, em sua maioria, pela moda vitoriana, rococ ou edwardiana e freqentemente tentam imitar a aparncia de bonecas de porcelana ou princesas. A origem do gosurori uma combinao da moda lolita que envolve tentar parecer fofa ou meiga a ponto de parecer infantil e certas caractersticas da moda gtica. O estilo floresceu nos idos de 1997/1998 e se tornou um estilo bem esta-

belecido, com suas prprias grifes, disponvel em diversas boutiques, e at mesmo em algumas grandes lojas de departamentos a partir de 2001. No entanto, o gothic lolita talvez no possa ser considerado como uma subcultura propriamente dita j que no existe uma ideologia ou um credo comum a todas, um padro de comportamento, nem msica ou arte especficas a serem apreciadas - mas acima de tudo lolitas no so criaturas necessariamente grupais, que buscam socializar com outras lolitas. Sendo assim individualistas, no h como classific-las como uma tribo.

22

Visual Lolita: Combina preto e branco, muitas vezes especificamente tecido preto com renda branca, e cujas roupas so tipicamente decoradas muita renda. Puro preto, preto e vermelho escuro, preto e cinza, e preto e azul escuro tambm so combinaes bastante usuais;

As saias so na altura dos joelhos ou um pouco mais curtas, e geralmente possuem anguas e/ou armaes por baixo para aumentar seu volume. Como na moda japonesa em geral, meias 5/8, 7/8 e so extremamente populares entre as lolitas. O uso de meias listradas e meia-cala branca ou preta tambm comum; O cabelo das Lolitas muitas vezes cacheado para completar o visual boneca de porcelana, e a franja reta acima dos olhos uma constante, embora no seja uma regra. Os tons de cabelo mais freqentes so o negro e castanho escuro usuais das japonesas, assim como o castanho claro. Aventais em estilo Alice no Pas das Maravilhas, cartolas e mini-cartolas, chapus em miniatura, coroas, arcos com laos, sombrinhas, luvas de renda e retngulos ou crculos de tecido enfeitados com renda, laos, flores e afins, usados no alto da cabea, seja centralizado ou de lado dependendo do formato; As roupas costumam ser recatadas, incluindo mangas longas e bufantes. Decotes e saias curtas demais no so parte da moda lolita;

. Sapatos boneca e botas -quase sempre com bicos redondos e com saltos plataforma, quadrados ou at sem salto algum; Blusas bem ajustadas com babados e acabamento de renda, camisas com jabots e golas arredondadas ; Os acessrios Lolita costumam possuir temas como naipes de baralho, asinhas, coroas, coraes, laos, borboletas, animais. As Gothic Lolitas diversas vezes carregam outros acessrios como bolsas em forma de morcego, caixes, crucifixos e afins. Ursinhos de pelcia e outros brinquedos do tipo tambm so comuns, e algumas marcas fazem bichinhos especficos para as gosurori. Muitas carregam bonecas de porcelana ou pano;

23

Coleo de Capas criadas pelos alunos , para nossa revista de Artes que participaram

da votao que elegeu nossa capa oficial. Um bom exerccio de criatividade!

24

Potrebbero piacerti anche