Sei sulla pagina 1di 11

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA ___ VARA FEDERAL CVEL DE FOZ DO IGUAU ESTADO DO PARAN.

TAILONGO TURISMO LTDA., devidamente inscrita no CNPJ/MF. sob o n. 66.725.979/0001-73 e inscrio estadual sob o n. 204.068.214.111, com sede nesta cidade de Barretos, Estado de So Paulo, sito Rua Teodsio Luiz Collao, n. 322, Bairro Dom Bosco, neste ato representada por seu scio proprietrio, o Sr. Longuinho Divino de Almeida Borges, brasileiro, maior, separado judicialmente, portador do RG. 13.979.660-5 SSP SP e do CPF. 287.532.246-04, residente e domiciliado nesta cidade de Barretos, Estado de So Paulo, sito Rua Teodsio Luiz Collao, n. 322, Bairro Dom Bosco (docs. em anexo), por seu advogado e procurador que ao final esta subscreve, vem, respeitosamente a digna presena de Vossa Excelncia, para propor a presente AO CAUTELAR INOMINADA c.c PEDIDO DE LIMINAR, com base nos artigos 798 e seguintes do Cdigo de Processo Civil, em face dos operadores da OPERAO COMBOIO NACIONAL, ou seja, POLCIA FEDERAL, localizada na cidade de Foz do Iguau, Estado do Paran, sito Avenida Paran, 3471, CEP 85.852-000, a RECEITA FEDERAL, localizada na cidade de Foz do Iguau, Estado do Paran, sito a Avenida Paran, n. 1227, CEP: 85.852-000 e POLCIA RODOVIRIA FEDERAL, localizada na cidade de Foz do Iguau, Estado do Paran, sito a Rua da Repblica, n.

98, CEP 85.863-400, tendo em vista as seguintes razes de fato e de direito: 1. Do plo passivo: Como ser adiante esmiuado, a suplicante atua no ramo de transporte de passageiros, possuindo vrios nibus, entre um dos quais pesa mandado de busca e apreenso expedido pelo MM. Juzo Federal da 2 Vara Criminal de Foz do Iguau. A restrio ocorreu em virtude de investigao realizada em conjunto pelas suplicadas, Polcia Federal, Receita Federal e Polcia Rodoviria Federal, investigao esta que recebeu o nome de Operao Comboio Nacional. Desta forma, tendo as suplicadas operado tal investigao que culminou com o mandado de busca e apreenso de bem mvel de propriedade da suplicante, data vnia devero figurar no plo da presente demanda. 2. Dos fatos: A suplicante atua no ramo de transporte de passageiros por meio de fretamento, mais precisamente, faz o transporte de funcionrios para a Usina de acar e lcool Osvaldo Ribeiro de Mendona Ltda. (Fazenda So Jos da Gloria e Fazenda So Sebastio), localizada na cidade de Guara, Estado de So Paulo, conforme podemos verificar atravs do contrato de prestao de servio em anexo. Tal servio realizado pela suplicante h mais de 15 anos, sendo certo que, a mesma sempre cumpriu com suas obrigaes e compromissos, gozando de prestgio no seu ramo de atuao, no tendo nenhuma situao ou ocorrncia que a desabone. Vale lembrar, que a suplicante empresa regular, agindo formalmente e dentro dos critrios reguladores promovidos pelos rgos competentes, seja na esfera estadual como federal, possuindo toda a documentao autorizadora para efetuar transporte de passageiros, nos termos do documento emitido pela ARTESP Agncia Reguladora de Servios Pblicos Delegados de Transporte do Estado de So Paulo, em anexo. Diante do contrato supra mencionado, a suplicante, em face da necessidade de renovao de sua frota de veculos, adquiriu o

nibus de passageiro, marca/modelo SCANIA/K113 CL 4x2 360, categoria aluguel, cor branca, placas BYB 6774/MG, chassi 9BSKC4X2BR3463325, ano de fabricao 1994, em 21 de maio de 2004, junto a Empresa LG Turismo Ltda, nos termos do Certificado de registro de veculos em anexo. Efetuada a compra, o veculo foi alienado junto ao Banco Santander Brasil, conforme se extrai do contrato de emprstimo com garantia de alienao fiduciria em anexo, gerando um encargo mensal para a suplicante de R$2.244,26 (dois mil, duzentos e quarenta e quatro reais e vinte e seis centavos). Para a efetiva utilizao do veculo supra, a suplicante mantm sua documentao em ordem, conforme podemos ver atravs do certificado de registro e licenciamento de veculo em anexo. Diante da regularidade dos documentos e da conduta da empresa suplicante, a mesma recebeu com susto, no final do ms de novembro de 2005, a intimao promovida pela Polcia Civil do Estado de So Paulo para comparecesse, atravs de representante, junto a Delegacia de Trnsito para entregar o veculo supra citado, haja vista que, a existncia de ordem de busca e apreenso expedida pelo MM. Juzo Federal da 2 Vara Criminal de Foz do Iguau. Na ocasio, a suplicante compareceu na citada Delegacia, por intermdio de seu scio majoritrio, o Sr. Longuinho Divino de Almeida Borges, acompanhada por este signatrio, sendo que, deixou de apresentar o nibus, uma vez que, acreditava haver a ocorrncia de um equivoco por parte da autoridade policial e por estar o veculo a servio da Usina supra mencionada. Inconformada com a situao, a suplicante pleiteou junto ao MM. Juiz Federal da 2 Vara Federal Criminal de Foz do Iguau/PR., a concesso de vista nos autos do procedimento criminal diverso n. 2005.70.02.003121-0, para que pudesse ter conhecimento do contedo da acusao balizadora para o decreto de busca e apreenso do veculo acima narrado, mas, teve o pedido indeferido sob o argumento de que foi decretado SEGREDO DE JUSTIA, visando resguardar as pessoas investigadas e o interesse pblico na apurao dos fatos, nos termos do r. despacho em anexo. Posto isto, a suplicante encontra-se numa situao desesperadora, pois, adquiriu de boa-f o citado veculo, buscando na poca quaisquer restries, seja privada ou pblica, no encontrando nenhuma que pudesse colocar sob suspeita ou risco a aquisio do

veculo, e atualmente se v na iminncia de ter o nibus apreendido, conforme se verifica pelo documento em anexo onde consta restrio judicial do bem, sendo que, nem se quer pode ter acesso aos autos para conhecer os fatos concessores do decreto de busca e apreenso. Para piorar a compra foi financiada junto a uma instituio financeira, mediante financiamento com alienao fiduciria, ficando a suplicante como depositria fiel do bem, cujas prestaes do financiamento somam o valor mensal de R$2.244,26 (dois mil, duzentos e quarenta e quatro reais e vinte e seis centavos), sendo certo que, a mesma necessita do veculo para cumprimento do contrato junto mencionada Usina, onde se operando a restrio, a suplicante encontrar srias dificuldades em cumprir com o seu contrato de prestao de servios, bem como, em honrar o pagamento das prestaes, o que pode levar a suplicada a perda de crdito e nome na praa e conseqentemente a sua insolvncia. 3. Do direito: Assevera o artigo 7991 do Cdigo de Processo Civil, que no exerccio do poder geral de cautela conferido pelo artigo 7982 do mesmo codex acima citado, no objetivo de evitar danos, o juiz poder autorizar ou vedar a pratica de determinados atos, ordenar a guarda judicial de pessoas ou depsito de bens e impor a prestao de cauo. Nesta seara, lecionou com preciso o Ilustre Professor Jos Frederico Marques: A possibilidade de medidas cautelares, dentro daquilo que o juiz possa autorizar ou vedar, bem dilatada, a ensejar as mais diversas figuras de providncias para evitar o dano (art. 799). (Manual de Direito Processual Civil, vol. III, 9 Edio, Ed. Millennium, pg. 414) Assim, adverte o Nobre Doutrinador Nelson Nery Jnior, que tutela cautelar no fica restrita s medidas tpicas, podendo o juiz conceder outras medidas atpicas em nome do poder geral cautelar que lhe confere o CPC 798 , afirmando ainda que
1

Art. 799. No caso do artigo anterior, poder o juiz, para evitar o dano, autorizar ou vedar a prtica de determinados atos, ordenar a guarda judicial de pessoas e depsito de bens e impor a prestao de cauo.
2

Art. 798. Alm dos procedimentos cautelares especficos, que este Cdigo regula no Captulo II deste livro, poder o juiz determinar as medidas provisrias que julgar adequadas, quando houver julgado receio de que uma parte, antes do julgamento da lide, cause ao direito da outra leso grave e de difcil reparao.

...demonstrado o fumus boni iuris e o periculum in mora, ao juiz no dado optar pela concesso ou no da cautela, pois tem o dever de concede-la... ( Cdigo de Processo Civil Comentado, 6 Edio, pg. 1075, Editora RT, 2002) - grifo nosso. No caso em tela, os Tribunais vem acatando a medida cautelar para afastar qualquer constrio judicial: AGRAVO DE INSTRUMENTO - EMBARGOS DE TERCEIRO AO CAUTELAR DE SEQESTRO - COMPRA E VENDA DE BEM MVEL - TRADIO - POSSE DE BOA F DEMOSTRADA - CONSTRIO JUDICIAL INDEVIDA - DECISO MANTIDA - RECURSO NO PROVIDO - O terceiro adquirente de bem mvel, desde que na posse do mesmo e munido de boa-f, no ser atingido por medida judicial que venha restringir direito ao uso da coisa (TJSC - AI 2004.036404-7 - Gaspar 3 CDCiv. - Rel. Des. Wilson Augusto do Nascimento - J. 01.04.2005) grifo nosso.

Portanto, a suplicante encontra-se na iminncia de sofrer danos que podem ser irreparveis ao seu equilbrio econmico, desta forma necessita da tutela judicial, atravs da concesso de uma liminar, para suspender o mandado de busca e apreenso supra narrado. Posto isto, data vnia, sendo observado a presena dos requisitos legais para a concesso da cautelar, ou seja, o fumus boni iuris e o periculum in mora, dever ser concedida a cautelar ora pleiteada. A medida cautelar ora pleiteada esta muito bem amparada, haja vista que, presente se encontra o fumus boni iuris, materializado na boa-f da suplicante ao adquirir o nibus, onde no se encontrava nenhuma irregularidade ou restrio para obstaculizar a compra. H que se mencionar tambm, que se na poca que a suplicante adquiriu o citado nibus havia qualquer investigao sobre o mesmo, tal investigao no gerou qualquer restrio que pudesse ser observada pela mesma, sendo certo ainda, que a suplicante s veio a ter conhecimento do procedimento criminal e conseqentemente a busca e apreenso do veculo no final do ano de 2005, e tendo sido decretado o segredo de justia do mesmo, no conhece, na integra, os fundamentos e a natureza da acusao at o dia de hoje.

Desta forma, tendo a suplicante adquirido o veculo, ora investigado, sem qualquer restrio judicial e agindo de boa f quando da sua tradio, no pode ver-se privada do uso do mesmo, uma vez que necessitada do veculo para cumprimento do contrato particular firmado junto a Usina retro citada. Vale ainda lembrar, que a suplicante no realiza fretamento ou excurses para Foz do Iguau, muito menos, utiliza seus nibus para pratica ilcita de descaminho ou contrabando, conforme podemos notar atravs das notas fiscais emitidas em seqncia, onde podemos comprovar com clareza que a suplicante prestas servios no fretamento de funcionrios na regio de Guara/SP. e Miguelpolis/SP., ambas localizadas na regio Norte do Estado de So Paulo. Outrossim, a suplicante no afasta a hiptese de que a Empresa que vendeu o veculo, ou seja, LG Turismo Ltda., possa praticar excurses ou fretamentos a Foz do Iguau e por este nico e exclusivo motivo tornou-se o nibus adquirido pela suplicante alvo de investigao na operao Comboio Nacional promovida pelas suplicadas, quando ainda, encontrava-se na posse e propriedade daquela. Mesmo assim, por ter a suplicante adquirido o citado veculo de boa f e livre de qualquer restrio no pode a mesma ser penalizada com a apreenso do veculo, haja vista que, nunca fez uso do mesmo para praticar quaisquer irregularidades ou crimes. Nesta seara, restou pacificado que: AGRAVO DE INSTRUMENTO - EMBARGOS DE TERCEIRO - AO CAUTELAR DE SEQESTRO - COMPRA E VENDA DE BEM MVEL TRADIO - POSSE DE BOA F DEMOSTRADA - CONSTRIO JUDICIAL INDEVIDA - DECISO MANTIDA - RECURSO NO PROVIDO - O terceiro adquirente de bem mvel, desde que na posse do mesmo e munido de boa-f, no ser atingido por medida judicial que venha restringir direito ao uso da coisa. (TJSC - AI 2004.036404-7 - Gaspar - 3 CDCiv. - Rel. Des. Wilson Augusto do Nascimento - J. 01.04.2005) Mais uma vez, vale ressaltar a importncia da boa-f na preservao das relaes jurdicas e na paz social, como asseverou o julgado abaixo: EMBARGOS DE TERCEIRO - BEM ADQUIRIDO POR TERCEIRO DE BOA F - SEGURANA JURDICA NAS RELAES - A boa f e

segurana nas relaes jurdicas devem ser prestigiadas. Se inexistia ao judicial pendente em face do alienante, quando da aquisio do bem por parte do agravante, tendo ele tomado todas as cautelas na averiguao da procedncia do bem, retirando certides junto a justia do trabalho e cartrio de registro de imveis, a fim de resguardar seus direitos, constatando a ausncia de restrio, afigura-se injusta a apreenso posterior para garantia de execuo trabalhista que no fora ajuizada ainda contra o transmitente. Agravo provido para julgar procedentes os embargos de terceiros aviados, liberando-se o bem da constrio judicial. (TRT 18 R. - AP 01155-2002-009-18-00-2 - Red. p/o Ac. Juiz Aldon do Vale Alves Taglialegna - DJGO 08.03.2004) grifo nosso. Ad argumentandum tantum, conforme mencionado acima, a suplicante no teve acesso aos autos do procedimento criminal que determinou a busca e apreenso do veculo, no sabendo quais os fundamentos que gerou tal constrio judicial e tendo adquirido o bem mvel sem qualquer restrio e de boa f, restou demonstrado a presena do requisito do fumus boni iuris. Para finalizar, o fumus boni iuris encontra-se patente no caso em tela, pois, a suplicante ao adquirir um bem de forma legal e de boa f e, posteriormente, ver pesar sobre o mesmo bem uma constrio judicial, sem ao menos conhecer os fundamentos balizadores para tal decreto, teve o seu direito constitucional ferido, nos termos do artigo 5, LIV, da Constituio Federal: Art. 5 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: (...) LIV ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal; (...) - grifo nosso. Bem como, est presente o periculum in mora, tendo em vista que o suplicante atua no ramo de fretamento de veculos (nibus) para transporte de pessoas, desta forma, necessita do veculo ora guerreado para cumprir com suas obrigaes e contrato, nos termos do contrato particular de fretamento antes apresentado.

Diante do citado contrato, a suplicante v-se obrigada a prestar os servios mediante a apresentao diria dos veculos a Usina, incluindo-se o veculo supra citado, pois, o mesmo encontra-se legalmente habilitado para tal mister, nos termos do relatrio emitido pela ARTESP em anexo. Caso venha se efetivar o mando de busca e apreenso, a suplicante estar em srios apuros, pois, no possui outro veculo para suprir a falta deste, o que por certo, culminar no descumprimento contratual junto a Usina contratada, e conseqentemente, poder ser rescindido o contrato, culminando com a insolvncia da suplicante e demisso de empregados. Conforme o anteriormente narrado, a compra do veculo foi financiada junto a uma instituio financeira, mediante financiamento com alienao fiduciria, ficando a suplicante como depositria fiel do bem, cujas prestaes do financiamento somam o valor mensal de R$2.244,26 (dois mil, duzentos e quarenta e quatro reais e vinte e seis centavos), sendo certo que, a mesma necessita do veculo para cumprimento do contrato junto Usina, onde se operando a restrio, a suplicante encontrar srias dificuldades em cumprir com o seu contrato de prestao de servios, bem como, em honrar o pagamento das prestaes, o que pode levar a suplicada a perda de crdito e nome na praa e conseqentemente a sua insolvncia. Portanto, estando presentes os requisitos ensejadores para a concesso da presente liminar, data mxima vnia deve Vossa Excelncia concede-la, pois, assim vem sendo assegurado pelos Tribunais de Justia deste Pas: AO DE BUSCA E APREENSO DE DOCUMENTOS RETIDOS PELA EX-DIRETORIA DE SINDICATO - PRESENA DOS PRESSUPOSTOS FUMUS BONI IURIS E PERICULUM IN MORA - PROCEDNCIA DO PEDIDO - Demonstrados o fumus boni iuris e o periculum in mora, ao juiz no dado optar pela concesso ou no da cautela, pois tem o dever de conced-la, garantido a segurana do bem. (TJRO - AC 100.001.2003.018067-7 - C.Cv. - Rel. Des. Sebastio T. Chaves - J. 05.04.2005) grifo nosso. Devido o carter de urgncia das medias cautelares, faz-se necessrio que a cautelar seja deferida e executada com rapidez, assim sendo, tal urgncia pode ser objetivada atravs de concesso de liminar, nos termos do artigo 804 do Cdigo de Processo Civil, in verbis:

Art. 804. lcito ao juiz conceder liminarmente ou aps justificao prvia a medida cautelar, sem ouvir o ru, quando verificar que este, sendo citado, poder torn-la ineficaz; caso em que poder determinar que o requerente preste cauo real ou fidejussria de ressarcir os danos que o requerido possa vir a sofrer. (Redao dada pela Lei n 5.925, de 01.10.1973). Ocorrendo a citao valida do ru, poder o mesmo frustrar, seja por ato omissivo ou comissivo, a execuo da liminar, por isto, data mxima vnia, dever a liminar ser concedida inaudita altera parte, na forma permitida pelo citado artigo 804 do Estatuto Processual Civil, tendo em vista a urgncia da medida, sendo que esto presentes os requisitos para a concesso da medida cautelar, onde esto demonstrados atravs dos documentos carreados nos autos. Neste sentido, vale citar os seguintes julgamentos: PROCESSO CIVIL - AGRAVO DE INSTRUMENTO - CONCESSO DE MEDIDA LIMINAR INAUDITA ALTERA PARS - FUMUS BONI IURIS E PERICULUM IN MORA PRESENTES - CABIMENTO NAS HIPTESES EM QUE A OUVIDA DA OUTRA PARTE COLOQUE EM RISCO O PROVIMENTO LIMINAR - INTELIGNCIA DO ART. 804 DO CPC AGRAVO NO PROVIDO - I - O art. 798 do Cdigo de Processo Civil confere ao juiz, em nome de seu poder geral de cautela, a concesso de outras medidas que no as tpicas, sendo preciso, para sua concesso, a demonstrao da plausividade do direito (fumus boni iuris) e a irreparabilidade ou difcil reparao desse direito, na circunstncia de se aguardar o trmite ordinrio da relao processual; II - Nos casos em que

a ouvida do ru pe em risco a medida liminar, tornando-a incua ou ineficaz, dever o magistrado conced-la antes da manifestao do requerido - Inteligncia do art. 804 do cpc; III Agravo no provido. (TJMA - AI 012.925/2003 (47.387/2003) - 3 C.Cv. - Rel. Des. Cleones Carvalho Cunha - J. 27.11.2003) grifo nosso. MEDIDA CAUTELAR MEDIDA LIMINAR CONCEDIDA ART. 797 CPC AGRAVO DE INSTRUMENTO RECURSO NEGADO AGRAVO DE INSTRUMENTO MEDIDA CAUTELAR

DEFERIMENTO DE LIMINAR INAUDITA ALTERA PARTE Ante a regra do art. 797 do CPC somente em casos excepcionais e expressamente autorizados por lei o Juiz determinara' medidas cautelares sem audincia de parte contrria. Tendo o julgador o dever de cautela de ofcio, importante se verificar de seu convencimento a respeito do pedido de concesso de liminar, o que se permite quando se verifica que com a inicial vieram documentos que demonstrem saciedade a probabilidade de que, se realizada audincia com a parte contrria a medida se tornar ineficaz. A existncia de fumaa de bom direito, e o perigo de dano irreparvel, ou de difcil reparao, apreciados pelo julgador que se d por convencido, o bastante para a concesso da liminar que visa garantir a instrumentalidade do processo principal (TJRJ AI 2088/1997 (28082000) 5 C.Cv. Rel. Des. Walter D Agostino J. 20.05.2000) grifo nosso. 4. Dos pedidos: Portanto, diante das provas juntadas nos autos e dos fatos acima mencionados, requer a suplicante que seja concedido a pleiteada medida liminar inaudita altera parte para liberar, ou melhor, suspender a constrio judicial materializada atravs do mandado de busca e apreenso do veculo (nibus) supra mencionado, que foi expedido pelo MM. Juzo Federal da 2 Vara Criminal de Foz do Iguau, nos autos do procedimento criminal diverso de n. 2005.70.02003121-0, aps investigao realizada pelas suplicadas, que recebeu o nome de OPERAO COMBOIO NACIONAL, enquanto durar a ao principal, que ser intentada no prazo legal. Requer ainda, a procedncia da presente ao, que dever culminar com a condenao definitiva das suplicadas, visando a manuteno da suspenso da constrio judicial, promovendo a retirada da restrio judicial do veculo junto aos rgos competentes, bem como, devero ser condenadas no pagamento de custas processuais e honorrios advocatcios, tudo isto por inteira medida de Justia! Por fim, nos termos do artigo 806 do Cdigo de Processo Civil, a suplicante informa que intentar, no prazo legal, a competente ao principal com o objetivo precpuo de anular a constrio judicial materializada atravs do mandado de busca e apreenso sobre o veculo supra.

Protesta pela produo de provas permitidas pelo direito, mais precisamente, a produo de depoimento pessoa, oitiva de testemunhas, percias, apresentao de novos documentos, etc. D-se a causa o valor de R$300,00 (trezentos reais). Barretos, 06 de fevereiro de 2006. MAURCIO DOS SANTOS ALVIM JNIOR OAB/SP. 185.330

Potrebbero piacerti anche