Sei sulla pagina 1di 4

CULTURA EM SISTEMAS HIDROPNICOS

UNIVERSIDADE DO ALGARVE Professores Maribela Pestana e Pedro Correia


1. Fundamento do mtodo:
As culturas em sistemas hidropnicos consistem no desenvolvimento de plantas em meio inerte ou simplesmente em gua, sem utilizao de solo. Existem vrios tipos destes meios, nomeadamente a gravilha, a areia, a serradura, a perlite, a vermiculite e outros, mas o sistema hidropnico por excelncia a gua. Qualquer que seja o sistema (substrato slido ou lquido), haver a adio de uma soluo contendo todos os elementos nutritivos essenciais ao desenvolvimento da planta. A seleco do meio de cultura slido deve ter em conta a sua capacidade de reteno de gua, dependente da forma e porosidade das partculas, permitir a oxigenao das razes, e atender aos seguintes factores: Qualidade do meio Disponibilidade do meio Relao custo/produo Tipo de sistema Provvel existncia de materiais txicos no suporte (ex: areia de origem calcria) f) Tempo de durao. A consistncia do suporte deve manter-se durante o ciclo cultural da planta. g) A dimenso e a forma das partculas no deve danificar as razes e os caules. Para o xito de um sistema de hidroponia devem ser assegurados os seguintes pontos: a) O arejamento das razes (fornecimento de O2 e circulao da soluo nutritiva atravs de uma bomba ou compressor); b) A obscuridade das razes (pois a luz promove o desenvolvimento de algas que competem pelos nutrientes, alteram o pH da soluo e podem contaminar o sistema com substncias txicas); c) E o suporte das plantas (evitar materiais de fcil decomposio). Por outro lado, a seleco e composio da soluo nutritiva deve atender aos seguintes factores: Proporo relativa dos ies Solubilidade em gua Forma como os nutrientes so absorvidos Relao entre o custo e a qualidade a) b) c) d) e)

Tipo de substrato Compatibilidade na mistura Disponibilidade no mercado Espcie e variedades a implementar Estado de desenvolvimento da cultura Parte da planta que ser colhida Estao do ano (condies climatricas) A utilizao de cultivos hidropnicos em gua, em larga escala, dever atender ainda qualidade da gua em especial quanto sua condutividade, pH e dureza. A soluo nutritiva deve ser substituda periodicamente de modo a evitar a acumulao de sais. Na tabela seguinte esto apresentadas algumas das vantagens do sistema de hidroponia comparativamente ao sistema tradicional, em solo: Prtica de cultivo Tradicional Hidroponia Esterilizao do meio Nutrio vegetal Vapor, fumigantes, processo demorado. Podem aparecer muitas deficincias. Os nutrientes podem no ser utilizados pelas plantas devido a factores adversos (Ex.: reaco do solo, estrutura, etc.). necessrio Grande variedade de doenas e pragas. Pode ser necessrio fazer rotao de culturas. Perdas de gua por evaporao, lixiviao etc. Maior dificuldade em calcular as dotaes de rega adequadas. A aplicao dos fertilizantes no to ajustada s necessidades nutritivas das plantas. Interaco com o solo de difcil previso. necessrio preparar o solo. Tempo reduzido. Controlo completo. Fcil ajuste, atravs da composio das solues nutritivas. Homognea para todas as plantas. No necessrio Sanidade facilmente controlada.

Controlo de infestantes Doenas e parasitas

gua

Rega controlada. Maior eficincia no uso da gua.

Fertilizantes

Transplantao das plantas

Os nutrientes aplicados coincidem com as necessidades nutritivas das plantas. Utilizao mais rigorosa. No necessita de ateno especial. 1

2. Objectivos:
Instalao de plantas de tomateiro em soluo nutritiva (ensaio de hidroponia). Visualizao da sintomatologia associada deficincia de determinado elemento nutritivo. Estudo comparativo entre grupos de plantas em soluo nutritiva completa (controlo) e em deficincia, com base na variao sazonal de parmetros fenolgicos.

3. Reagentes:
Nitrato de clcio - Ca(NO3)2 Nitrato de potssio - KNO3 Dihidrogenofosfato de potssico KH2PO4 Sulfato de magnsio MgSO4.7H2O cido brico -H3BO3 Cloreto de mangans - MnCl2.4H2O Sulfato de zinco - ZnSO4.7H2O Sulfato de cobre - CuSO4.5H2O Molibdato de amnio - (NH4)6Mo7O27.H2O Hampiron (Fe-EDDHMA)

4. Material e Mtodos: 4.1. Realizao das solues Stock Macronutrientes


Reagentes Nitrato de clcio - Ca(NO3)2.4H2O Nitrato de potssio - KNO3 Dihidrogenofosfato de potssico - KH2PO4 Sulfato de magnsio MgSO4.7H2O Soluo stock (g/L) 236,2 101,1 136,1 246,5 Soluo nutritiva (ml a pipetar por L) 5 5 1 2

Micronutrientes
A soluo de micronutrientes, com excepo do Fe, preparada em conjunto conforme indicado na seguinte tabela. Pesam-se as quantidades de cada um dos reagentes e dissolvem-se em conjunto para um volume final de 1000 ml.

Soluo stock Soluo nutritiva (g/L) (ml a pipetar por L) cido brico - H3BO3 2,86 Cloreto de mangans - MnCl2.4H2O 1,81 1 Sulfato de zinco - ZnSO4.7H2O 0,22 Sulfato de cobre - CuSO4.5H2O 0,08 Molibdato de amnio* - (NH4)6Mo7O27.H2O 0,02 * O molibdato de amnio pode ser substitudo por MoO3 e nesse caso pesar 0,016g/l Soluo de Ferro - preparar uma soluo stock de Fe dissolvendo 1,67 g de Hampiron 654 Gs (composto que contem 6% de Fe na forma quelatada de Fe-EDDHMA) em 1 litro de gua destilada. Todas as solues Stock devero ser armazenadas no frio em frascos escuros, devidamente identificadas (soluo; turma, data).

Reagentes

4.2. Preparao da soluo nutritiva de Hoagland:


Por litro de soluo nutritiva adicionar 5 ml da soluo stock de Ca(NO3)2.4H2O, 5 ml de KNO3, 1 ml de KH2PO4, 2ml de MgSO4.7H2O, 1 ml da soluo de micronutrientes (sem ferro) e 1 ml da soluo de ferro perfazendo o volume at 1 litro com gua desionizada. Cada grupo deve preparar 4 litros de soluo nutritiva e ficar responsvel por um tratamento o qual, excepo do controlo, no ir incluir uma das solues descritas anteriormente (exemplo: Tratamentos: sem Fe; sem P; sem Ca; sem Mg). Acertar o pH da soluo nutritiva para 6-6.5 e anotar o valor de condutividade. Nota 1: Aferir o garrafo onde preparada a soluo nutritiva a 4 litros. Nota 2: Para que no ocorra a precipitao de alguns dos reagentes necessrio que antes da adio dos nutrientes sejam colocados cerca de 2 litros de gua no respectivo garrafo e que seja respeitada a ordem de adio dos nutrientes acima indicada.

Potrebbero piacerti anche